Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

A teoria do Cisne Negro resolveu a crise da Síria?

Leia também

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Teoria dos Jogos para entender o dilema de Assad

Por que os cristãos sírios apoiam Assad?

Entenda a batalha da Síria no Congresso dos EUA

O dicionário de Obama para a Síria

O Argumento dos libertários do Partido Republicano contra uma intervenção na Síria

Publicidade

Como Obama conseguirá convencer o Congresso a autorizar uma intervenção?

Por que a Rússia apoia Assad?

Uma tentativa de explicar a crise das armas químicas na Síria

Por que Assad teria usado armas químicas? Respostas curiosas neste post

Uma intervenção militar contra Assad será péssima para os cristãos sírios

Publicidade

Como seria a resposta de Assad a bombardeios dos EUA e seus aliados

PUBLICIDADE

Um resumo das armas químicas na Síria

Qual estratégia de Obama para a Síria? Um bombardeio punitivo, sem derrubar Assad

A teoria do Black Swan (Cisne Negro), do milionário libanês e professor da NYU, Nicholas Nassim Taleb, se aplicou perfeitamente à crise síria. Há semanas, a discussão era se os EUA, com o apoio de alguns aliados, deveriam intervir ou não na Síria em resposta ao ataque químico atribuído às forças de Bashar al Assad pelo governo americano - o regime sírio nega e não há confirmação independente.

Tudo mudou ontem quando o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou, em entrevista coletiva, que a única opção para evitar um ataque seria a Síria abdicar imediatamente das armas químicas. Mas, segundo o chefe da diplomacia americana, isso seria impossível de acontecer.

Publicidade

Surpreendentemente, isso aconteceu. Horas depois de Kerry falar, o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, encampou a ideia. Disse que governo russo apoiava. Imediatamente, o ministro das Relações Exteriores da Síria afirmou receber bem a proposta. À noite, embora mantendo a cautela, o presidente Barack Obama já celebrava a ideia. Hoje veio a resposta oficial, e positiva, do regime em Damasco.

A próxima etapa será uma resolução no Conselho de Segurança, que já começou a ser redigida pela França. A Rússia tende a apoiar, pois foi a idealizadora da proposta. O consenso chega à comunidade internacional. O Congresso dos EUA, por enquanto, não precisará decidir sobre uma intervenção.

Quase todos saem beneficiados. A Rússia por ter idealizado a proposta. Os EUA por, pelo menos agora, não precisarem se envolver em uma mais uma guerra no Oriente Médio. Obama por não correr o risco de perder no Congresso. Deputados e senadores por não terem a necessidade de adotar posições em um conflito impopular nos EUA. Assad porque não será bombardeado e manterá o apoio da Rússia, além de seguir sem restrições no uso de armamentos convencionais. A oposição perde por não ver um bombardeio que alteraria a balança de poder, mas ganha ao ver seu adversário sem armas químicas.

Claro, o ceticismo deve ser elevado nesta questão. Não dá para confiar no regime de Assad. Mas, se a Rússia estiver séria, Damasco precisará colaborar.

Agora, o que me pergunto é - Por que ninguém teve esta ideia antes? Nenhum diplomata, nenhum militar, nenhum analista, nenhum deputado, nenhum presidente? Na verdade, muitos até tiveram. Mas ninguém imaginou que a Rússia e a Síria aceitariam tão facilmente. É o Cisne Negro.

Publicidade

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim no gugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.