PUBLICIDADE

Novo golpe promete botão 'Não Curti'

Aplicativo 'Enable Dislike Button' para Facebook, que surge como uma das notificações no perfil do usuário, não passa de vírus

Por Redação Link
Atualização:

Aplicativo “Enable Dislike Button” para Facebook, que surge como uma das notificações no perfil do usuário, não passa de vírus

PUBLICIDADE

Nayara Fraga, do Radar Tecnológico

SÃO PAULO – O contrário do botão “Curtir” (“não curtir” ou dislike, em inglês) não existe no Facebook. E é aproveitando essa ausência entre os recursos oferecidos oficialmente pela rede social que o aplicativo malicioso “Enable Dislike Button”, detectado neste mês, tenta infectar usuários, como se fosse uma novidade.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram

 

O aplicativo, na verdade, não passa de mais um vírus se espalhando pelo Facebook, a exemplo do “Mude o a cor do seu perfil” e “Veja quem visitou o seu perfil”. O “Enable Dislike Button” aparece como uma mensagem de notificação. Ao clicar, o usuário é direcionado à página do suposto aplicativo na rede social.

“Introduzindo o novo recurso não-curtir no Facebook”, diz o texto que descreve a ferramenta. “Sempre quis um botão não-curtir para clicar nos posts das pessoas no Facebook? Agora você pode.”

Aceitar o aplicativo, no entanto, leva o usuário a outra página que pede login no Facebook (Log in with Facebook, diz o botão, em inglês). Se o usuário clica nele, o aplicativo ganha acesso às informações básicas do seu perfi, como revela o site Facecrooks.

Publicidade

A essa altura, a vítima, provavelmente, já verá na tela de seu computador uma janela pop-up com o envio do convite para o aplicativo “Enable Dislike Button”. O clique direciona o usuário, então, para uma página que pede o download de uma extensão para o navegador — nesse caso, o vírus.

O QUE FAZER?

Especialistas dizem que o Facebook costuma ser eficiente na exclusão de aplicativos cuja intenção é espalhar vírus pela rede. Mas, apesar dos esforços, a empresa ressalta ser necessária a colaboração do usuário. Veja abaixo dicas da própria rede social e de Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab e integrante do Grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança (ARIS):

- Ative o modo de navegação https em Configurações de Conta > Segurança > Navegação segura.

- Vejas as dicas do Facebook para denunciar aplicativos maliciosos e deletar apps instalados que estejam causando dano ao usuário . (Observe que à esquerda de todo aplicativo o penúltimo item diz “denunciar página”.)

- Recomenda-se curtir a página de segurança do Facebook para receber atualizações (em inglês) sobre fatos relacionados à segurança na rede. Os tipos de spam mais comuns estarão, provavelmente, relatados nessa página.

- Caso tenha percebido alguma modificação indevida na sua conta e suspeite que outra pessoa possa estar com acesso a ela, acesse esta página e siga as instruções.

Publicidade

- Ligue o “desconfiômetro”. Duvide de recursos inéditos que nem foram anunciados pelo Facebook. A rede social nunca ofereceu a opção de mudar a cor do perfil ou ver quem o visitou. E observe a maneira como esses aplicativos apresentam a novidade: muitos têm erros de português, como “vizitou”.

- Instale um bom antivírus. O plug-in baixado pelo especialista citado acima foi identificado pelo antivírus de seu computador.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.