Só fato de grande repercussão muda tendência pró-Dilma - José Roberto de Toledo - Estadao.com.br
ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

29.outubro.2010 04:01:37

Só fato de grande repercussão muda tendência pró-Dilma

A ampliação da vantagem de Dilma Rousseff (PT) na reta final do segundo turno dificulta muito a tentativa de José Serra (PSDB) de virar a eleição na última hora. O tucano briga contra a inércia do eleitorado. A esta altura, só um fato novo de grande repercussão lhe daria chance de mudar a tendência do voto.

A petista se distancia do tucano em praticamente todos os segmentos importantes de renda, escolaridade e faixa etária. Nas maiores regiões, ela consolidou a proporção de 2 votos para 1 no Nordeste, e aumentou para dez pontos sua diferença no maior colégio eleitoral, o Sudeste.

O fator religioso, principal responsável por levar a eleição para o segundo turno, foi neutralizado. Dilma tirou a vantagem de Serra entre os evangélicos, ampliou sua diferença entre os católicos e recuperou parte dos eleitores agnósticos, ateus e de religiões não-cristãs.

A recomendação do papa aos bispos para que atuem politicamente no Brasil contra quem defenda o aborto poderia ser o fato novo esperado pelos partidários do tucano?

Para surtir efeito eleitoral, a manifestação de Bento 16 precisaria chegar rapidamente aos seguidores da Igreja e com força suficiente para reverter a preferência de 55% dos católicos pela petista. No primeiro turno, Dilma perdeu quatro pontos entre os católicos nos últimos dias de campanha.

Uma queda nessas proporções entre os católicos agora implicaria diminuir de 14 para 9 pontos a vantagem de Dilma no total. Sem contar o eventual efeito inverso que isso poderia resultar entre os evangélicos e eleitores anti-clericais.

Com a questão moral de lado, o bolso voltou a ser soberano na eleição. No começo do segundo turno, os programas sociais do governo federal brecaram a queda de Dilma e impediram que o tucano empatasse.

Mas foi no eleitorado não-bolsista que ela cresceu nas últimas duas semanas. Ele tem sido o responsável por aumentar sua diferença sobre Serra. Hoje, segundo o ibope, 2 em cada 3 eleitores da petista não participam de nenhum programa federal.

E por que esse eleitor declara voto nela? Muito provavelmente pelo bom momento da economia, que expande o emprego, a renda e, principalmente, o crédito para o consumo. Um indicador indireto disso é a avaliação do governo Lula.

Entre o terço de eleitores que dá nota 10 à atual gestão, Dilma tem 78% do total de votos. Entre os 15% que dão nota 9, ela tem 2 em cada 3 votos. O divisor de águas é a nota 8, que compreende 23% do eleitorado.

Nela, Serra chegou a empatar com Dilma no começo do segundo turno: 47% a 47%. Agora, a petista voltou a abrir uma pequena diferença, e lidera por 48% a 43%. De 7 para baixo, o tucano vence por larga margem, mas esses eleitores são apenas um quarto do eleitorado.

Tags: , , , , ,

Comentários (41) | comente

41 Comentários Comente também
  • 29/10/2010 - 07:56
    Enviado por: LINDENBERG OLIVEIRA

    Agora só nos resta esperar o debate da Globo. Creio que a Dilma já estar escolada em debate e caso o Serra parta para baixaria, Dilma amplia a vantagem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 08:08
    Enviado por: Marco Antonio

    É como disse o Toledo só um fato novo poderia reverter, quem viu a reportagem da Record ontem, sobre o metro de SP viu um fato novo, e sobre os Bispos e Padres católicos, na minha opinião ele deveriam ficar calados, ou correm o risco de perder mais fiéis

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 08:28
    Enviado por: Flavia

    Mas foi no eleitorado não-bolsista que ela cresceu nas últimas duas semanas
    Dai cai por terra a falacia do PSDB.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 08:35
    Enviado por: Simone

    A questão é dá para acreditar em pesquisas?? No primeiro turno, a maioria das pesquisas errou. Em SP, por exemplo, as pesquisas apontavam o Aloysio Nunes, em terceiro lugar. Com as urnas apuradas, o Aloysio Nunes foi o senador mais votado do país com mais de 11 milhões de votos. Eu não acredito em pesquisas. Todas as pessoas que conversam, todos dizem que irão votas no Serra e mtos que disseram que votaram na Dilma no primeiro turno, irão votar no Serra agora, pq se arrependeram de votar nela diante das besteiras que ela anda falando.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 08:40
    Enviado por: Jorge

    Entre Serra e Dilma, agora voto em Marina Silva.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 09:05
    Enviado por: willy matos

    Você falou bem, só um fato de grande repercussão muda tendência pró-dilma, que tal a declaração do PAPA e todos os padres nas missas seguintes falando: “o Papa disse não vote no PT. Este é o fato !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 09:24
    Enviado por: arionildo a lima

    o voto e conceitual. é ideologico nao se muda o voto ao piscar ollhos. concordo em numero, genero. e grau

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 09:32
    Enviado por: Arthur Victor

    O Serra foi vítima das próprias baixarias criadas pela sua campanha. Seu índice de rejeição está batendo recordes. É lamentável um político experiente igual ao Serra não saber perder de cabeça erguida. A derrota era óbvia se comparado os governos FHC e Lula, porém ele poderia ter poupado a sua imagem, agora praticamente queimou o seu filme para as próximas eleições!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 09:38
    Enviado por: Tweets that mention Só fato de grande repercussão muda tendência pró-Dilma « José Roberto de Toledo -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Jose Roberto Toledo, Coluna Arame Farpado, Olivia Soares, pvictor, Joana B. and others. Joana B. said: #13confirma RT @borgesbm Boa análise. RT @zerotoledo Só fato de grande repercussão muda tendência pró-Dilma http://bit.ly/aFtKSn [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 09:58
    Enviado por: gustavo

    Uai..nao entendi a logica; porque essa tal declaração do papa teria que chegar aos catolicos a tempo, a fim de favorecer Serra? Estas dizendo que Dilma é a favor de aborto, e Serra nãO? Ambos tem a mesma posição, e ambos foram ambiguos suficiente pra jogar pro eleitor. Apenas a tropa de choque do PSDB foi eficiente em tirar proveito deste tema no final do prmeiro turno… como fez com varios outros temas. O problea do PSDB eh a soberba que nao tem tamanho; gente ruim tem em todo grupo, empresa, profissao, ams o PSDB acha que está isento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 10:12
    Enviado por: Beatriz

    Esse é o resultado da campanha maliciosa, ironica, cheia de factoides de ultima hora e desprovida de programas de governo independendentes dos programas do proprio governo atual. Nao sei se a Dilma é a melhor opcao do mundo, mas melhor que o Serra isso ela é… Obrigada PSDB por mandar um candidato “des”preparado. O Pt agradece e o Brasil tambem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 10:20
    Enviado por: Antonio Luiz Carlos

    O Brasil está seguindo por um caminho muito perigoso, com a fome zero, bolsas e salário à família de presidiários. Até quando as finanças do Brasil vai aguentar a equilibrar-se. Quando essas pessoas vão prucurar uma melhoria em suas vidas, se o estado está dando? quando um detento vai deixar a violência se o estado está dando suporte à sua família? fico me perguntando: que tipo de governo estão tentando implantar em nosso Brasil?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 10:24
    Enviado por: Luiz

    Com o emprego em alta, não vai ser dificil o serra encontrar trabalho a partir de segunda-feira. É Dilma neles.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 10:27
    Enviado por: Amelia Gama

    E o que Sua Santidade tem a dizer sobre pedofilia na Igreja?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 10:28
    Enviado por: Luis Stefano Gigolin

    Permita-me discordar, caro José Roberto de Toledo. A única coisa certa nestas eleições é que as pesquisas não funcionam. Nem a justiça eleitoral funcionou, nem mesmo o STF, não como deveriam. A dinâmica do voto segue um padrão de cristalização que ocorre diante das mais variadas informações que chegam ao eleitor, até sua final decisão. A enxurrada de escândalos e impropriedades do governo e sua candidata é tão grande quanto o eleitorado que busca ideologia, aqueles que votaram em Marina. Ninguém foi capaz de mostrar com precisão, qual a tendência deste eleitorado novo no Brasil. Ninguém discute essa questão e minimiza o potencial deste novo eleitor. As urnas reservam surpresas e não apostaria um único centavo nessa sua crença, desculpe!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 10:40
    Enviado por: Kleber

    Adeus Serra… aqueles que você abandonou na prefeitura de SP te abandonam agora… até nunca mais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 11:02
    Enviado por: Bruno Guerreiro de Moraes

    É sem duvida vai dar Dilma, ainda bem, a idade média não vai voltar. (Risos)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 11:09
    Enviado por: EDILOY A C FERRARO

    Nesta avaliação, dá para entender que os votos verdes ou da Marina, caminharam pró Dilma ? As margens previstas para brancos e nulos não indicam um percentual de renitentes oposicionistas, os que não votariam de forma alguma em nenhum dos dois contendores, aliás, nesse quesito rejeição, segundo datafolha, Serra lidera com 43%. Então, para reflexão, os votos de Marina Silva desembocaram em qual candidatura, talvez a maior parte pró Serra, o que se explicaria ele ter levado perto de 33% no 1° turno e estar em torno de 40% no momento, enquanto Dilma de perto de 46% no 1° estaria em torno de 50% neste 2° turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 11:31
    Enviado por: Mendesmendes

    Esse crescendo nas pesquisas, devem se confirmar no resultado das urnas.
    A tentativa de desmoralizar os Institutos não resulta num fator positivo para a
    Oposição. Daqui até o dia lº a tendência é só aumentar em favor da DILMA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 11:38
    Enviado por: Maria do Socorro

    Deus é maior e Serra ha de vencer! Eu creio!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 11:41
    Enviado por: Jose de Arimatéia

    Acreditar é isto, afirmar algo mesmo contra todas as evidencias…sustentar uma ideia, um desejo, mesmo diante de provas contrarias…ja vi muita gente ser curada, ser resgatada quando provas, exames e diagnosticos diziam NAO. Tambem creio que o melhor para o Brasil é Serra porque com ódio nao se faz progresso. Deus ponha sua mão divina sobre nosso país no domingo e ilumine a mente das pessoas para que elas, ao chegarem nas urnas, pensem e decidam melhor!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 12:18
    Enviado por: Kaká

    Espero que o Brasil seja digna de conseguir o tão sonhado cenário de ser conduzido por um líder honesto e competente. O resultado disso veremos na semana que vem ! a mentalidade de aceitar “Roubar mas faz” é um burrice que tem que ser mudado para que o Brasil saia da linha de ignorância. boa Sorte Brasil !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 12:36
    Enviado por: Tarciso Campos

    Apenas uma pergunta: Por que com todo mundo que se conversa é contra a Dilma e ela não cai nas pesquisas?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 12:42
    Enviado por: Alpas

    O fato de grande repercussão vai ser o êrro nas pesquisas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 12:50
    Enviado por: Observador Celeste

    Não superestime as pesquisas de opinião. O voto é secreto e pesquisa de opinião não. Não são todos que aceitam declarar seu voto. Principalmente se for contra governo, contra quem está (supostamente) na frente e que tem militância agressiva. Na urna, o voto é secreto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 13:25
    Enviado por: Hercilio

    Caso o papa tivesse essa influência toda a natalidade não teria caído no Brasil, ele é contra o sexo a não ser que seja para a procriação, contra a camisinha, contra a pílula e por aí vai, uns 99% dos católicos não seguem essa orientação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 13:48
    Enviado por: Geraldo Majela Guimarães

    Prezados, O Serra já perdeu. Direita no poder nunca mais. Governaram o Brasil durante 500 e tantos anos e só fizeram lambanças. O Lula com 8 anos fez mais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 14:05
    Enviado por: Marco Aurélio

    Isto SE as pesquisas estiverem certas… se estiverem como no 1° turno, Serra já ganhou.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 14:34
    Enviado por: Warley F. Dias

    Só milagre muda tudo. Nem golpe muda agora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 15:03
    Enviado por: Alcides B. Garcia

    Quem sabe a ajuda tenha vindo de onde não se esperava. Quem sabe!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 15:19
    Enviado por: Carlos Alberto Grangeiro Alencar

    Simplesmente o velho ditado esportista “Não se mexe em time que tá ganhando..”Sou professor do estado de São Paulo, o Estado mais rico da federação paga apenas o 14º salário de professores. Como votar nesse homem? e ainda diz que uqe um pacto nacional pela educação? Dilma é povão, ela é que é do bem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 15:29
    Enviado por: fernando

    Respeito pesquisa mas resultado das urnas so depois de contar o ultimo voto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 15:37
    Enviado por: Guaracy monteiro

    O Aloysio está até agora dando risada destas pesquisas ….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 16:55
    Enviado por: pedrocampos

    Parabens pela matéria, verdadeira, esclarecedora, entretanto não concordo com sua afirmativa que somente um fato de grande repercussão possa mudar ou tirar a vitória da Dilma, esta mensagem de Bento XVI não transfere voto pro Serra, na verdade essa questão é passado, eleição é dinâmica, se ocorre um fato e nada se altera, o retorno deste fato vem moribundo. Não sou guru, nem instituto de pesquisa, mas creio que o mais provável é a urna mostrar Dilma 58% – Serra 42%, no mais é esperar pra ver, sem esquecer a margem de erro de 2%. Parabens por seu extraordinário talento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 17:00
    Enviado por: FERNANDODORECIFE

    Perfeita ão nem como comentar o artigo do TOLEDO
    Onde estão os serristas para criticar .Não têm competencia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 17:28
    Enviado por: Carlos de Souza

    Respondam, qual o fato de grande repercussão ocorreu nesses 28 dias entre o primeiro e segundo turno para que a candidata Dilma que estava em queda inclusive com anuncio no dia 11 de Outubro de empate técnico, revertese a tendencia de queda para ficar com 14% na frente de Serra? Vejamos os fatos, caso Erenice, caso tesoreiro do PT, desdobramentos do caso Cardeal etc etc. O que o governo fez de relevante para ajudar a dona Dilma? Ah sim, ontem anunciou a descoberta da maior reserva de petróleo.Como sempre, propaganda enganosa lançada na mídia todas as vezes que o governo precisa desviar a atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 18:26
    Enviado por: Petterson

    Ainda não apareceu nenhum comentário?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 18:44
    Enviado por: Luiz Pedro

    Lêdo engano…absolutamente não foi o fator religioso, que levou a eleição para o segundo turno… 1. Fator MARINA… com mais ou menos 20.000,000 de votos …2. em consequência todas as pesquisas foram pegas no contra-pé que mesmo sabendo que ela estava crescendo, não se esperava em tamanha proporção. 3. Se tivesse mantido o percentual de MARINA DE 8% a 11% que as pesquisas davam, não teria havido o segundo turno. Por outro lado se a MARINA tivesse de forma tão ortodoxa em sua campanha e tivesse feito de forma AMPLA, provavelmente era ela que estaria no segundo turno. Desta forma o SERRA TEM que dar graças à DEUS à MARINA, POR não ter sido liquidado o assunto no PRIMEIRO TURNO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 19:51
    Enviado por: ROGERIO PETENUCCI

    Nao deviam ter deixado chegar alguem do povo, agora nao dá mais pra voltar atrás. É Lula sempre! Abaixo neo-liberais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 20:21
    Enviado por: SIDNEY ULIANA

    A ultima carta pode ser o debate. Os marketeiros poderiam ter orientado Serra a não ter entrado nessa guerra fria do PT. O eleitor esta cansado de ouvir ataques pessoais, ele quer sim ouvir propostas e nesse quisito Dilma tem sido melhor. Precisavamos sim de um candidato estadista como Aecio Neves, quem sabe na próxima seja a vez dele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2010 - 21:07
    Enviado por: Links do pós-eleição de nossa primeira presidenta, Dilma Rousseff – Lá e de Volta, um blog de viagens pelo mundo «Lá e de Volta

    [...] Importante lembrar também que não houve divisão dos votos por classe social. Não achei dados das pesquisas propriamente dita mas este blog do insuspeito Estadão destaca: [...]

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão