Dilma passa Serra no Ibope e deixa rival com dilema grego - José Roberto de Toledo - Estadao.com.br
ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

23.junho.2010 16:28:05

Dilma passa Serra no Ibope e deixa rival com dilema grego

Do jeito que está, a campanha de José Serra (PSDB) a presidente não parece ter um futuro promissor. O tucano foi ultrapassado por Dilma Rousseff (PT) justamente no período em que mais concentrou sua propaganda nos horários patidários do PSDB e dos aliados. Ou seja: sua comunicação não funcionou contra o “meu nome é Dilma” de Lula.

Para continuar a ter chances, Serra precisará encontrar um novo discurso e uma nova estratégia de campanha. Fora disso, só lhe restará esperar por um erro da adversária. Mal-comparando, seria jogar como a Grécia jogou frente à Argentina na Copa: mesmo precisando da vitória, armou uma retranca e deixou só um jogador na frente.

Não funcionou para a Grécia, que acabou desclassificada. Se quiser ganhar, Serra vai ter que partir para o ataque.

Screen shot 2010-06-23 at 16.27.04

(clique na imagem para ampliar)

Tags: , , , , , , ,

Comentários (85) | comente

85 Comentários Comente também
  • 23/06/2010 - 17:01
    Enviado por: Raí Costa

    O problema que a oposição não tem discurso, aliás o discurso oposicionista mais parece ódio, a cada vez que um figurão tucano ataca o proletário Lula, está ofedendo o mediano Brasileiro; ainda mais depois que o Serra, falou em mudanças

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:07
    Enviado por: Tomás Rosa Bueno

    O problema de o Serra partir para o ataque é que vai ser difícil piorar a baixaria a que já se dedica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:08
    Enviado por: Gustavo

    Ele vai ter que atacar Lulla; e eu acho que deve fazer isso, pelo bem do país. O rei deve ficar nu, e esse país precisa ver o sem-vergonha que Lulla é. Só assim teremos um futuro decente.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/07/2010 - 18:39
      Enviado por: Ubiratan Mendes

      Pois é, Gusttavo … opinião política é que nem bumbum de neném – cada um tem o seu e o utiliza como e quando quer. Discordo de você e acho Lula um presidente comparável a JK. Dilma é a chance de prosseguimento dos programas sociais que tiraram mais de 30 milhões da miséria e indigência.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/06/2010 - 17:11
    Enviado por: Gil Freitas

    Concordo com o escrito acima ,mas pondero dizendo que sempre vi a candidata Dilma favorita,mesmo quando estava atras;e ainda acho que as eleicoes nao estao definidas-longe disso- eleicoes sao como nuvens no ceu a cada hora estao de um jeito.Ela continua muito fraca como candidata e continua tendo um grande cabo eleitoral o Lula.O candidato Serra precisa dizer a meu ver ,que o Lula e otimo sim so que a Dilma nao e o Lula sequer tem barba.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:12
    Enviado por: Sergio Roberto Santos

    Pelo que se viu no ultimo programa Roda Viva. O Candidato Serra cresce quando enfrenta os temas como a ploitica economia e cai quando foge deles como atribuir as criticas ao trolóló do PT.
    Infelizmente esta eleição será decidida entre o ruim e o menos pior. É obvio que a estratégia de Serra de deixar para seus aliados a desconstrução de DIlma não funcionou.
    Sua unica chance agora é partir para um debate de idéias aberto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:14
    Enviado por: Laerte Nascimento

    Serra poderia escolher para vice uma mulher, nordestina, negra, simpática e carismática. Se tiver um ferfil desse no PSDB ou DEM, esse pode ser um fato novo que mude o quadro eleitoral a favor de Serra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:17
    Enviado por: Ihhama - ESQUEÇAM LULA!!! ESQUEÇAM FHC!!!

    Só tem um jeito: adotar os mesmos métodos espúrios do PT. Mentir, mentir, mentir.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:19
    Enviado por: PAULO SÉRGIO MOREIRA

    Se Serra pegar para vice o Sérgio Guerra, com o caso dos “FANTASMAS”, ele passa a Dilma;
    Se Serra pegar para vice o José Arruda do DEM, ele…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:20
    Enviado por: Lucas Freitas

    Agora, a Dilma só perde com alguma armação da oposição, algum petista retardado ou com golpe. Do contrário, o BRASIL já sabe: a mudança tem que continuar!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:23
    Enviado por: GABRIEL PORTELA

    E agora Zé? Será que vai partir para o ataque? Cuidado para o tiro não sair ainda mais pela culátara. Porque atacar o Pt e o governo Lula é suicidio, então o que fazer? seria melhor entrar na justiça para proibir divulgação de pesquisas eleitorais, proibir divolgação do nome de Dilma na internete, no jarnais e nas revistas, ah também proibir o Lula fazer campanha para a sua Candidadta, è meu caro que situação hem? Brasil pra frente, Dilma presidente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:30
    Enviado por: jef

    Pra mim tanto faz. A bomba que o Lula armou vai estourar na mao do proximo governo indiferente do partido. Tomara que seja no colo da Dilma.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:33
    Enviado por: Domingos Sávio

    O SERRAbaixo está perdido. Já falei, se não tem vice, também não tem voto.
    Vai ficar desempregado e terá que torcer para o Alckmin ganhar e ser Secretário de Saúde de São Paulo. Se quiser.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:38
    Enviado por: Sandô Alves

    Rarará…

    O jacaré fechou a boca, degustou o careca e parte para a vitória consagradora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:39
    Enviado por: roberto.pinho

    o problema não reside no serra,dilma ou marina.
    o problema fundamental reside na alternância no poder.
    aguentar mais quatro anos de PT com DILMA e as lorotas de LULLA será um sacrifício torturante.
    seja serra ou marina ou qualquer outro: aguentar DILMA será pior que tortura na idade média.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:42
    Enviado por: Douglas

    Se a oposição não tem capacidade para desmascarar o populismo do Lula, talvez seja melhor perder mesmo, pois esta incompetência é sinal de um governo desastroso. Só de ver o Serra insinuar que o Banco Central não deve ser independente para já ficar com medo das besteiras que ele pode vir a fazer na economia caso eleito. Estamos com dois candidatos muito ruins, que vença o menos ruim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:43
    Enviado por: sergio jose alegretti

    Provavelmente,Dilma devera ganhar as eleições no primeiro turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:50
    Enviado por: domingos lana

    A imagem q Serra esta procurando divulgar nestes ultimos dias contradiz a o q ele sempre se mostrou. Não dá para desfazer a imagem q ele já ossui há muito tempo de hostoria na politica do país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:54
    Enviado por: nivaldo

    Dilma vai levar essa no primeiro turno
    O Serra só leva em S.Paulo porque o povo está atordoado pela máquina tucana e acomodou-se aos coronéis tucanos. Enquanto o Brasil avança cada vez mais rápido, S.Paulo contentou-se com pouco. Preconceito? Força da mídia pró tucanos? Só Deus sabe o que passa pela cabecinha do eleitor Paulista que não
    enxerga o desastre dessas administrações tucanas e o atraso em que estamos metidos aqui no Estado de S.Paulo… É uma pena. . .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:59
    Enviado por: Grilo D

    Serra conta apenas com o eleitorado conservador. Em SP, este é maioria, mas o resto do Brasil é diferente.
    Sua única chance é uma combinação de fatores: um vice de peso, um discurso construtivo, algum erro desastroso na campanha de Dilma ou no governo Lula e um comportamento respeitoso em entrevistas e debates. Como nenhum destes fatores tem chance significativa de acontecer, o mais provável é uma sequência de golpes baixos contra Dilma (denúncias falsas, argumentos preconceituosos, e distorções de fatos do governo), como é costumeiro nestas campanhas. Se bem que isto já está sendo feito…
    Ou, de repente, os tucanos tirarem Serra e colocarem Aécio. Mas talvez seja tarde, e Aécio também não tem fôlego garantido contra a candidata de Lula – e nem está a fim.

    Mas ainda tem muita água pra rolar. Só estará decidido após a apuração.
    Abraços,
    Grilo D

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 17:59
    Enviado por: lairson rosa ferreira

    É José Serra, nao tem jeito nao, seu discurso oposicionista nao surtiu efeito e a vaca foi literalmente para o brejo. Lula é carismático e está fazendo um ótimo governo, isso tem refletido positivamente em favor de sua candidata DILMA, que certamente vencerá no primeiro turno. A pesquisa IBOPE/CNI está confirmando o resultado de outras pesquisas, e todas elas mostrando o crescimento da candidata do PT.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:02
    Enviado por: Paulo

    A atual situação só mostra a incompetência do PSDB, tanto no governo, quanto na oposição.
    Também mostra a desunião e o predomínio dos projetos pessoais sobre o projeto do partido, vide sumiço do Aécio Neves.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:03
    Enviado por: vera

    Eu duvido que a Dilma esteja a frente pois em todos os lugares e pessoas que eu conheço e olhar que o meu trabalho é com o publico ninguém vota na Dilma todos vota no Serra, eu não acredito vamos ver nas urnas se realmente essa pesquisa esta certa ou se quem esta certa sou eu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:04
    Enviado por: Raimundo Dias

    Toledo estou é você acreditar nesta pesquisa, ora meu amigo esta CNI quem banca e o LULA e alem do mais a muito tempo ela está em campanha. E tem mais o ódio que esta mulher tem vai fechar até este jornal já que atingiram o adversário dela o SARNEY, que no Maranhão a filha é so mentir dizendo que tá na frente das pesquisa, só te digo uma coisa na hora que começar a campanha vamos arregaçar as mangas e te mostrar que O Brasil vai mudar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:09
    Enviado por: josé

    Atacar como? com que? com quem?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:11
    Enviado por: Ramos

    Será? A pesquisa foi encerrada e divulgada antecipadamente de forma a não captar plenamente o efeito da propaganda Serrista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:14
    Enviado por: José Joaquim

    Enfim, o Zé Azarão, que foi um péssimo governador do Estado de São Paulo, está caindo na real. Massacrou o funcionalismo público, instituiu o pedágio mais caro do mundo, acabou com a segurança da população, destruiu a saúde, acabou com a educação, que apresenta os resultados mais pífios do Brasil em face de capacidade do Estado paulista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:15
    Enviado por: Hernán

    Fala sério.
    O dossiê não é ataque?
    Serra teria que ter feito um programa, teria que ter governado São Paulo decentemente.
    Agora para ele já é tarde

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:26
    Enviado por: DEUS

    Se quiser ganhar, NÃO.
    Se quiser TENTAR ganhar, Serra vai ter de partir para o ataque.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:28
    Enviado por: Marco Casanova

    Nem o factóide dos supostos dossiês criado pela mídia demotucana conseguiu alavancar a candidatura de José Serra…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:28
    Enviado por: Alberto F. P. Ferraz

    Toledo, o Serra está no teto e a Dilma continua crescendo de forma firme e vigorosa, grandes possibilidades da eleição ser decidida já no primeiro turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:30
    Enviado por: josé

    A situação de Serra é se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:30
    Enviado por: glorioso

    O Serra precisa mesmo melhorar sua comunicação com o povo. Ele ainda fala difícil, tal qual o FHC. Por exemplo, na última entrevista da Veja, ele disse “instantâneo”, em vez de “fotografia”. Meu Deus do Céu, eu sou médico, tenho Mestrado e Doutorado, e leio muito. Mesmo assim, só conheci este termo há poucos anos atrás. Existem diversos outros exemplos. Será possível que um sujeito tão inteligente e articulado possa ter tanta dificuldade em fazer o básico, ou seja, FALAR SIMPLES?. E isso vale também para o Sérgio Guerra e outros aliados e tucanos. Sinceramente, é muita incompetência. E o pior, é que o Lula está a 8 anos dando aulas gratuitas de como se fala com o povo. Sabe, a sensação que tenho é aquela de torcer para um time onde todos os jogadores são melhores que o do outro time, mas esse time perde de goleada, porque o técnico é “burro”, mas muito burro mesmo! (desculpe-me pelo termo, mas é assim mesmo que o povo fala, ou não é?)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:33
    Enviado por: Santiago Itaituba-Pa

    Caro Toledo! Nós brasileiros não queremos voltar ao passado. O Brasil vai otimo com LULA!! porque mudar? Vamos Eleger Dilma!!! O Serra tem que entender que ele representa o passado! de atrazo, de desemprego, da estagnação da economia. apagão, da corrupção embaixo do tapete. Basta! QUEREMOS DILMA PRESIDENTE!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:40
    Enviado por: mac

    sabe por que um poste ganharia de serra?
    não abre a boca!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:51
    Enviado por: Paulo Panossian

    Assim como uma equipe que está perdendo precisa reagir e até fazer substituições, concordo que a cúpula tucana precisa ousar anunciando seu programa de governo. Não ter vergonha de propagar os grandes avanços de reformas no governo FHC. E mobilizar, e principalmente convencendo o Aécio Neves de ser vice do Serra.
    Com um bom trabalho no sul e sudeste, a virada é certa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:54
    Enviado por: José Marcos

    Quem seria louco de trocar o certo o que vai muito bem, pelo duvidoso, alias duvidoso não, um modelo que já foi testado por 8 anos (Fernando Henrique Cardoso) e não funcionou. Logo, quem já percebeu este detalhe já se decidiu. “Dilma neles” moçada!!!.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:55
    Enviado por: Gerardo

    Não se bate em adversário com mãos de luva; tem que bater firme, como se fosse o único e último golpe a desferir. Acorda Serra! Acorda Brasil!!
    Gerardo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 18:59
    Enviado por: Valter

    O serra é mesmo governista ou oposição? não sem qual é a dele; certamente vai ter de construir um discurso muito poderoso se quiser “desconstruir” o mito Lula e sua continuidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:00
    Enviado por: José Francisco Peres França

    Serra, não saiu para campanha fechado com a população de São Paulo,agora está difícil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:01
    Enviado por: Alessandro

    A subida da sra. Dilma confirma o que todos sabemos: grande parte do povo brasileiro se acostoumou com o “pão e circo” do companheiro e não quer “largar o osso” de jeito nenhum. Os petistas de carteirinha e principalmente aqueles que enxergam o companheiro como operador de milagres não estão nem aí para o inchaço da máquina pública, aumento da corrupção, mentiras e outros fatos. O Serra vai fazer um governo perfeito? Certamente não, pois em parte será impedido pelos buracos no orçamento deixados pelo atual mandatário (que milagrosamente sumirão em eventual mandato da dona Dilma) mas certamente o governo Serra será mais sério e transparente que esta mentira que está aí. Serra Presidente!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:07
    Enviado por: FATIMA REGINA QUAGLIA

    Eu realmente não acredito nessa pesquisa.

    Lembram da Colômbia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:18
    Enviado por: Chico Pardal - Cariacica (ES)

    FHC É MESMO UM SÁBIO. ACABOU DE DIZER QUE ACHA MUITO DIFÍCIL SERRA GANHAR ELEIÇÃO. CALA, A BOCA FHC!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:25
    Enviado por: HERMES DE PAULA

    Toledo. Bons seus comentários,pena que incompletos. Digo isto, porque só avalia possibilidades de o serra voltar à liderança. Faça também suposições de a dilma não errar, ir para o ataque, ser mais eficiente nos programas epropostas de campanha, etc. Por favor, seja imparcial para que seja crível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:32
    Enviado por: Luiz Moura

    Cadê a média móvel com efeito alicate Sr. Toledo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:34
    Enviado por: Francisco Vicente

    Então Toledo só espero que o ataque que você se refere, não seja igual ao ataque que Collor fez na campanha de 89.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:35
    Enviado por: carlos

    O problema é que Serra não tem discurso para apresentar.
    Nem plano de governo tem e não tem o que comparar positivamente a favor do governo PSDB realizado cor FHC e onde foi ministro com as realizações do Governo do Lula. E não vamos esquecer que foi necessário o “aval” do Lula junto ao FMi no final do Governo FHC para o Brasil ser socorrido (mais uma vez) naquela altura.
    E o Governo Lula saldou o débito do brasil junto ao FMI e a´te, para desespero do PSDB, agora até empresta dinheiro doa FMI.
    Diante de fatos como este que comparação pode o Serra fazer entre o governo PSDB e o Governo Lula?????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:49
    Enviado por: Fernando

    Mas sseerra não está sozinho, não podemos nos esquecer que grandes concentradores do poder na área de midia, e com grande controle da informação, estão francamente ao lado dele.
    Ainda que ele tenha sido um péssimo governador, isto não aparece na mídia e o psdb é muito forte em sampa, então, ele segue no jogo.
    É como uma cobra que levou uma paulada, já não se move mais, mas ainda tem o veneno todinho lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:50
    Enviado por: Giovani

    Dilma vence no primeiro turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:51
    Enviado por: Helio Leite

    Como? Partir para o ataque, contra Lula? Bater em Lula e em Dilma?Só se ele pensa em descer a Serra mais rápido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:52
    Enviado por: adriano bueno

    São ótimas noticias para a Dilma e ruins para os tucanos.

    Serra tá fora de moda, quanto mais reclamar mais antipático será.

    Um abraço

    Adriano

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:52
    Enviado por: José Sampaio Filho

    A candidata esta na linha certa de campanha, sem atacar os adversários.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 19:57
    Enviado por: Marcelo José Gonçalves

    Os Demotucanos não se entendem , na questão do vice, o Guerra, questiona o IBOPE, alem de estar envolvido em denuncias e Serra “agride” jornalistas, mostrando descontrole. Pra fechar o comentário, um agradecimento: Obrigado Demotucanos…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 20:14
    Enviado por: Chico Almeida

    Bela comparação Toledo. Realmente o candidato Serra está sozinho e não conseguirá, tão cedo, montar um ataque, contra um time comandado espetacularmente pelo presidente Lula. Sem rumo, sem vice e sem discurso, vai mal. Marina que já encontrou um vice e um discurso, poderá até ultrapassar o tucanato e os demos. Se Marina não crescer, Dilma leva no primeiro turno, coisa que nem Lula conseguiu. Voto Dilma para o Brasil continuar crescendo.
    Chico

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 20:27
    Enviado por: rudi

    Eu já sabia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 21:10
    Enviado por: Ademir

    Ué. Vpcê não disse após a última pesquisa que a tendência seria os dois se manteriam emparelhados? O que houve com a sua profunda análise do processo eleitoral? Sinceramente, até o Zé do Botiquim sabia que a Dilma passaria o Serra em logo. Mas enfim …..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 21:14
    Enviado por: ricardo mello

    depois da enxurrada de propaganda gratuita utilizando-se dos horários do próprio partido e de coligados o indice de “Zé Serra” despencam e a sua rejeição aumenta.
    enquanto isso a sua adversária continua crescendo. imaginemos se Zé sofresse pela mídia a mesma perseguição que sua adversária Dilma sofre…..por parte da midia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 21:24
    Enviado por: Francisco Jesus da Paz

    Dilma ganhará no 1º Turno e o Serra Pedágio terá menos de 30% dos votos. Quem conhece o Sera Pedágio não vota nele. Mais de 80% dos professores e dos policiais votarão contra o Serra Pedágio e contra o Alckmin. O FHC deve ser o candidato do PSDB a presidente da República e o Serra Pedágio como vice. Será uma boa oportunidade para FHC explicar a privataria de seu governo e com quem está o dinheiro da maior privataria da história.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 21:25
    Enviado por: Cleves Lourenco de Abreu

    DILMA SERA O NOVO TECNICO DA FRANCA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 21:29
    Enviado por: Warley Dias

    Prezado jornalista torcedor fanático do PSDB e Serra, vai aí umas dicas do que REALMENTE aconteceu e acontece:
    1. O Serra caiu justamente por causa de suas aparições. Quanto mais ele fala, mas as pessoas percebem que ele não acredita no que diz.
    2. A Dilma não vive apenas da garupa de Lula.

    Então, seu PSDB nunca vai se recuperar porque vocês são muito soberbos para aceitar uma realidade diferente da que vocês montaram dentro de sua mente obscurecida pela soberba.

    Continuar a pensar diferente das duas coisas acima colcado é a razão de sua derrota anunciada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 22:02
    Enviado por: Osmar Gazzoni Bastos

    Caro José Roberto de Toledo

    Seus comentários, estão sempre corretos.
    A Dilma, chegou aos 40% das pesquisas, no meio do ano de 2010.
    Em cada mes, deverá subir mais ainda, não deverá haver segundo turno, o Serra e os seus companheiros, Maluf, FHC, Roríz, Arruda, Roberto Jefferson, Roberto Freire, ACM Neto, Agripino, Jarbas Vasconcelos, Demóstenes, Yeda, Leonel Pavan, Marconi Pirillo, Cesar Maia, Gabeira, e outros, tiram votos do Serra.
    O próprio Serra, já não soma muita coisa, desde que ele abraçou políticos que respondem processos.
    Em comentários anteriores, havia dito que a Dilma, com o apoio do Lula, e da maioria dos governadores, seria a presidenta.
    O Serra, nem vai conseguir Vice com base eleitoral, o único que tínha, era o Aécio, mas ele pulou fora, deu uma rasteira no Serra e nos partidos DEM e PPS, que não tem grande representatividade.
    Um grande abraço.
    Sds.Gazzoni

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 22:42
    Enviado por: Tina

    Já elogiei os seus conhecimentos de estatística em outras matérias. Entretanto, hoje você viajou geral ao dizer qual o caminho que o Serra tem que seguir. Serra já está no ataque. À maneira dele, é claro! E como eu disse em outro comentário, isso é a foto que aparece no momento. Calma! Vem coisa por aí. Restrinja-se aos números e especule as tendências….Você sabe que em estatística a certeza não existe. Dê-se uma margem de erro, vai lhe fazer bem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 22:44
    Enviado por: DANILO JUNIOR

    CADA VEZ MAIS SÓ CONFIRMA DILMA PRESIDENTE NO PRIMEIRO TURNO…
    OUTRO ASPECTO É QUE MESMO COM A MAQUINA DA IMPRENSA ESCRITA E TELEVISIVA O PSDB COM SERRA NÃO DECOLA…
    ARRISCO UM PALPITE …DILMA PRESIDENTE, HELIO COSTA GOVERNADOR EM MG E COMO PREMIO DE CONSOLOÇÃO AÉCIO SENADOR POR MINAS …
    BRASIL PODE MAIS SIM , MAS COM DILMA ….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 22:45
    Enviado por: Umberto

    O PSDB/DEMO, será reprovado nas unas porque o povo é sábio,no governo do PT
    a mobilidade social foi acentuada e relevante para grande maioria da população que
    vivia á margem da pobreza, tirou milhões de pessoas da linha de pobreza, outro ponto negativo foi criação do fator previdenciário que achatou a renda das aposentadorias apartir de 1999, pelo presidente FHC

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 22:57
    Enviado por: ademir rocha

    voces só publicam o que interessa a voces, são capiciosos, desinteresados pelo futuro do nosso pais, uns vendidos, porque não aceitaram o meu comentário imparcial sobre a sra. dilma, a sra. marina, e o sr. josé serra?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 22:57
    Enviado por: Abreu

    SERGIO(FANTASMA) GUERRA E UM OTIMO COORDENADOR DE CAMPANHA FALOU A POUCO QUE TINHA CERTEZA QUE SERRA TINHA CRESCIDO E ACERTOU EM CHEIO, PARABÉNS

    CRESCEU NA REJEIÇÃO QUE FOI 23% PARA 30 %

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 23:15
    Enviado por: Carlos

    Pela análise corretíssima do José Roberto de Toledo, somadas às outras de conceituados analistas, quando deslancharem as campanhas, sob o comando do
    “Marechal de Campo” eleitoral Lula; este atuando livremente, não sobrará Serra
    sôbre Serra . Vai dar Dilma no primeiro turno!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 23:18
    Enviado por: fabricio

    O Serra tem sido um homem antipatico.Encheu o estado de pedagio.Quase metade do frete de um caminhão de outro estado vai embora. cobra 9 por cento para protestar ou sustar um titulo demonstrando que é inimigo das empresas,sem contar que aumentou os impostos em São Paulo e ainda se sabe que é um grande amigo do CPMF.Sei la…mas é desanimador ter que votar nele.vamos ver no desenrolar das coisas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 23:30
    Enviado por: Santos

    Concordo com teu comentário. O Serra tem que mostrar que os avanços que o Brasil teve, nos dois governos, tanto Lula quanto FHC são medíocres. Até porque comparando o Brasil com outros paises, mesmo os mais atrasados, estamos a anos luz de termos melhorado. Pobre Brasil; Os marqueteiros do Lula, vendem uma mentira e os brasileiros mais pobres, principalemnte estes, que não sabem o que é bom acreditam.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 23:34
    Enviado por: ROBSON DONIZETE LINCOLN

    O SERRA JA ERA…….. ESTA SERRADO….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2010 - 23:47
    Enviado por: EDUARDO FAUSTINO

    O PSDB ERROU, O AECIO TERIA MUITO MAIS APOIO POLITICO, OUTROS PARTIDOS SE JUNTARIAM A ELE, SERIA O NOVO POLITICO NACIONAL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 00:01
    Enviado por: JB

    Parabéns ao povo brasileiro, ao presidente Lula e candidata Dilma. Pois, com todo apoio da Mídea(Veja Golpista, Rede Globo, etc.), um já foi e o outro careca está ficando para trás. O povo é sábio, o que esses tucanos/demos arrasam com SP e com o Brasil, ninguém de bom senso quer mais isso. Agora só falta o Mercadante emplacar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 00:05
    Enviado por: Adriano Dias

    Será que o PSDB vai contestar o resultado desta pesquisa também?? rsrsrsrs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 00:06
    Enviado por: Valdimiro Vieira Sobrinho

    O Serra é o “DUNGA” da política, com uma diferença, A seleção ganhando todos vão ficar alegres.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 00:13
    Enviado por: Luiz Nogueira

    Esperto é o Aécio que pulou da barca furada.
    O povão acordou e lembrou da lambança que o PSDB entregou o país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 00:17
    Enviado por: Paulo Afonso de Sampaio Amaral

    Serra tem de partir para o ataque, precisa parar com esse negócio de parecer pisar em ovos quando fala de Lula e de Dilma. A candidata é fraquíssima e apresenta muitos flancos para ataque. Por exemplo, com Pernambuco e Alagoas submersos, o que desafia nossa ideia habitual do Nordeste como uma região seca, por que não cair de pau em cima como o PT fez no início do ano em SP? Por que não trombetear que o ministro Geddel Lima desviou a esmagadora maioria da verba para a Bahia e que o apedeuta é responsável porque era o seu chefe? Serra precisa insistir na sua crítica à política monetária do Bacen para mostrar a coerência das suas ideias ao longo do tempo e PRECISA COMPROMETER-SE COM UMA REDUÇÃO DE IMPOSTOS, a nação anseia por isso. E é necessário conseguir um debate com essa mulher, porque sua fraqueza virá à tona de forma escancarada. É tudo ou nada. Essa é a minha opinião.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 06:00
    Enviado por: Manoel Goldenberg

    As campanhas oficiais ainda não iniciaram oficialmente, gostaria que quando publicassem as pesquisas, não apenas quantativamente, também qualitativamente de forma resumida. Desde a volta da democracia as caras são sempre as mesmas. Como falar em pesquisas com uma população de baixa qualidade educacional, onde quase 60% são analfabetos ou analfabetos funcionais que mal sabem ler e interpretar um simples textos, fazer contas matematicas basicas e etc, uma população facilmente e docilmente manipuladas com falsas promessas e propaganda enganosa.O Presidente Lula recebeu 5 multas por antecipação de campanha e debochando das Leis, Quanto mais ignorante mantivermos a população, mais poderemos oprimilas. Infelizmente o povo vota não por conciencia e convicção politica,mas por quem esta na liderença das pesquisas, Isso é muito triste.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 07:47
    Enviado por: Hélio Jacinto Pereira

    No dia de ontem, vi uma entrevista na radio Jovem Pan, nesta entrevista Serra criticava o Governo federal pelas enchentes no Nordeste, como se a culpa fosse só do Governo Federal. Serra se esqueceu que o Governo de Alagoas é governado pelo PSDB de Teotónio Villela Filho. Serra também se esqueceu da destruição de São Luis do Paraitinga, das enchentes no Vale do Paraiba, no Vale do Ribeira, das dezenas de mortes causadas pelas enchentes no estado de SP. Serra também se esqueceu das enchentes do Jardim Romano onde os moradores tiveram suas casas submersas por dois meses. Enfim Serra tem se tornado um politico previsível e repetitivo, que não assume seus erros e pior não consegue apontar soluções convincentes para os problemas do pais, Serra toda vez que abre a boca perde votos, e se ficar mudo também perde, Serra não tem futuro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 08:03
    Enviado por: lorival vighy

    Surpreende a falta de criatividade de alguns marketeiros…Será que não aprenderam nada com as últimas campanhas?? E os ensinamentos da campanha de Barack??Há muito o que se aprender e os marketeiros do José Serra estão afundando o candidato do PSDB. Abre o olho, Serra…Sua oportunidade está indo embora…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 08:54
    Enviado por: Arquimedes

    Lula está com o maior índice de aprovação da história dos presidentes no Brasil e indica Dilma como continuidade de seu governo.

    Serra, coitado… não pode criticar nem bater no governo, pois vai perder votos de todos os que aprovam a política atual.

    Logo, continuidade por continuidade… teoricamente o povo votaria na Dilma.

    Isso se a Terra não modificar o esse cenário, chamando de forma mais enérgica a atenção para o óbvio: O mundo só poderá crescer de forma sustentável!!!

    E nesse caso… Marina Silva presidente do Brasil 2011.

    Não acredita???…
    Guarde meu e-mail e me fale depois.
    Grande abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 09:39
    Enviado por: mário bezerra guimarães

    Não adianta colocar a cara do Serra (sorridente) falando dos problemas da saúde no Brasil. Tem que botar imagens sensibilizadoras com fundo musical e pessoas testemunhando o drama em que vivem. A mesma coisa deve ser feita em relação às drogas. Imagens valem por mil palavras. Os dramas das famílas devem ser mostrados sem medo. Os marqueteiros do PSDB devem trocar a cara do Serra por imagens reais dos problemas que afetam o país (não aprenderam com o PT ?). Do contrário, se preparem para a posse da Dilma.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 10:24
    Enviado por: Walcir Felix

    Serra é uma figura antipática, em SP é imbatível em razão de não ter adversários, traça rumos tortuósos em sua campanha, apostando no seu carismoa em SP, esquecendo-se que a visão deve ser nacional. A história do PSDB em eleições para Presiedente não é muito favoráve. FHC ganhou a corrida em função do Real, que se quer sabia da existência, depois históricamente se reelegeu, uma tendência do eleitor brasileiro , dar o segundo mandato. Lula, no que pesem as críticas, é um hábil articulador e tem ao seu favor o populismo do retirante nordestino, operário fabríl e umaimensa identidade com a classe póbre. Acredito que serra como a Grécia será desclassificado e voltará para casa mais cêdo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/08/2010 - 10:55
      Enviado por: Silvia Cibele

      Lamentável ver que tem pessoas como o senhor que acha que ser pobre nos torna incapaz de pensar. FHC foi reeleito porque gez uma excelente gestão.Não sou filiada a nenhum partido,mas sou contra populismo ser comparado com eficiência política ou,competência administrativa.Creio que o bom representante deva ter como virtude compromisso público,transparência nas suas relações e na administração,ao contrário do que vimos nessa gestão:tudo escondido e todos apadrinhados. Sua visão política é no mínimo “lamentável”.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 24/06/2010 - 16:36
    Enviado por: 007BONDeblog

    É, prezado jornalista, parece que a “média móvel”, aquela do efeito alicate, se moveu para o lado de Dilma, e acabou virando uma “torquês” para o lado de Serra.

    A estrela de Dilma sobe, José desce a Serra, mas, como eleição só termina depois de todos os votos apurados, pode ser que surja uma ferramenta milagrosa que o candidato tucano saiba utilizar.

    Boa tarde

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2010 - 19:15
    Enviado por: Globo Um

    Uma eleiçao para ficar na história do povo brasileiro. Eu espero que as eleições sejam de otimo nivel e que os candidatos se respeitem e que seja uma grande eleição.
    Não vale bater e sim as proposta de governo para que lá na frente possamos cobrar.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão