ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

14.maio.2010 01:01:41

Propaganda do PT revela preocupações com discurso e imagem de Dilma

Screen shot 2010-05-14 at 00.58.39

Pelos destaques do programa do PT, percebem-se as principais preocupações de Lula com a estratégia de campanha de Dilma:
1) ao compará-la a Nelson Mandela, tenta afastar a pecha de “terrorista” que a oposição tenta impingir à presidenciável através da internet, por ela ter participado da luta armada ao regime militar. O programa pintou-a como lutadora pela liberdade.
2) associá-la mais a programas sociais do governo: Luz para Todos e Minha Casa Minha Vida. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ficou em segundo plano.
3) reforçar seus laços com Minas Gerais e Rio Grande do Sul, colégios eleitorais importantes e onde ela perde para José Serra.
4) comparar realizações sociais da dupla Lula-Dilma com a dupla FHC-Serra.

Chamou a atenção o ângulo escolhido para enquadrar a candidata na maior parte do programa: meio de lado, como se ela estivesse dando uma entrevista. O objetivo dessa narrativa é apresentar a candidata ao eleitor, o que foi reforçado pela fala de Lula, captada no ângulo oposto. De quebra, só os mais observadores puderam perceber que ela estava lendo o texto, e não falando de improviso.

A contrapartida desse enquadramento é que Dilma não se dirige frontalmente ao eleitor, não cria cumplicidade. Isso só foi acontecer no final do programa, quando, segundo a lógica do roteiro, ela já havia sido apresentada ao telespectador. Foi uma seleção de imagens à la Dunga, cuidadosa, quase defensiva.

No esforço de criar empatia, o sorriso no rosto da candidata foi permanente, trocado por uma ruga na testa apenas quando Dilma falou sobre o período da ditadura militar. Algumas passagens soaram menos espontâneas do que outras, especialmente no trecho em que ela fala sobre seu “sonho de fazer avançar esse país”, em comparação a quando ela disse que sua vida “sempre foi enfrentar e vencer desafios”.

Embora tenha se esforçado para parecer afetuosa com as pessoas que “entrevistou” durante o programa, como ao pousar diversas vezes a mão sobre “dona Ieda” quando falavam do Luz para Todos, foram essas as passagens em que Dilma se mostrou menos à vontade, ora cruzando os braços às costas, ora acariciando o próprio braço repetidamente.

Em um ambiente controlado, dirigida e ensaiada, Dilma conseguiu projetar uma imagem com potencial para ganhar votos. Resta saber como ela se portará em situações em que precisará reagir de improviso, sob tensão e sem uma segunda chance, como em uma entrevista ao vivo ou em um debate com Serra.

Tags: , , , , ,

Comentários (46) | comente

  • A + A -
46 Comentários Comente também
  • 14/05/2010 - 07:19
    Enviado por: Marcello Menta

    Como vemos, no texto, o nome “PT” é mencionado apenas uma vez, confirmando o fato qde que a peça de propaganda que foi ao ar ontem foi eleitoreira, e não partidária. Acorda, TSE, enquanto demorar assim para punir, esses abusos irão continuar. As multas que têm sido impostas valem o risco.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 07:31
    Enviado por: wilson j teodoro

    concordo plenamente com todo o texto parabens.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 07:42
    Enviado por: joão norberto

    Tudo lembra os anos de ditadura militar, menos a eficiência e eficácia dos programas de desenvolvimento em infraestrutura!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 07:45
    Enviado por: Prates

    Pelo que vi no programa ontem exibido pelo PT realmente Dilma pareceu uma pessoa sem qualquer carisma ou interação com as pessoas pobres, os entrevistados pareciam que estavam dando uma entrevista espontânea, mais Dilma apareceu nervosa e com o texto decorado.
    O Programa também tentou passar uma justificativa das areas mal avaliadas do governo, Saúde, Educação e Segurança, principalmente depois do deslise de Dilma ao dizer que o país não precisa de um ministerio de segurança publica, mais precisa de um ministerio da integração racial, que até hoje ninguém sabe para que veio e o que fez.
    Realmente o programa tenta passar a impressão que Dilma só usou as armas porque não tinha outra solução, mais isto também pode ser um tiro no pé, porque outras pessoas protestaram naquela epoca e não precisaram usar as armas e tirar a vida de compatriotas.
    Quanto mais se aproxima as eleições, eu vejo que a opção de esquerda é a Marina.
    Vamos ver as proximas rodadas deste jogo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 08:02
    Enviado por: Edson

    Esta senhora é apenas um arremedo de satélite girando em volta de um sol

    falso chamado Lula. Quando surgir a verdade no debate politico , esta senhora

    será lembrada por ter jogado uma bomba no banco do Brasil. Todo o seu

    discurso, decoradinho, preparado pelos seus comparsas, cairá por terra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 08:04
    Enviado por: Antonio Lyra Filho

    Dilma é cheia de defeitos. Lula está preocupado com Dilma.

    Só que Lula está fazendo o correto em marketing. Está dizendo que Dilma é a sua candidata e portanto votem nela.

    A mensagem foi dada, pouco importa se a m´dia não gostou.

    Alias a mídia, gosta muito de Serra e destesta Dilma.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 08:09
    Enviado por: Luciano Julusi

    Bons comentários Toledo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 08:12
    Enviado por: Jorge Alberto da C. Rodrigues

    Se eu fosse estrategísta da campanha do Serra faria de tudo para promover debates ao vivo entre os principais candidatos à presidência. Considerando que Dilma é tecnicamente muito fraca, tem enormes dificuldades para se expressar (não consegue concatenar ideias e produz com frequencia frases sem nexo) e é a rainha das gafes, Serra teria grande oportunidade para conseguir votos em cima da fragilidade da candidata.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/05/2010 - 11:46
      Enviado por: Alexandre Porto

      Acho que li a mesma coisa em 2002 …

      responder este comentário denunciar abuso
    • 14/05/2010 - 12:43
      Enviado por: Leonardo

      O Serra não vai promover debates ao vivo na frequência que você deseja porque ele também é bem fraquinho ao vivo, viu.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 14/05/2010 - 14:12
      Enviado por: Almerindo

      Você tá falando daquele “gênio” que explicou sobre a gripe suína, é? Que também declarou que vai ACABAR com o Mercosul e criou mal estar até em outros países? Que disse que “nunca fez troca-troca”? Que disse que vai criar um ministéria da segurança, sendo que SP está cada vez pior em termos JUSTAMENTE de segurança, onde uma mulher foi roubada DENTRO da delegacia e os bandidos levaram embora 13 mil reais? Esse que é seu candidato “preparado”??? ACORDA, meu filho!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/05/2010 - 08:14
    Enviado por: LUIZ LYRA

    Absurdo a comparaçâo com Nelson Mandela. Sò na cabeça do presidente viajante.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 08:29
    Enviado por: T. Carvalho

    Esta eleitora paulista – avó – consciente e obediente às Leis e às Normas de nosso Brasil verde-amarelo, e que não é cega para o mundo que a cerca e nem surda aos “ruídos” à sua volta, aguarda com muita ansiedade pelos debates ao vivo e em cores. Eu, tenho certeza, e milhões de brasileiros já não suportamos mais tantas arbitrariedades e burlas às Leis e Normas de nosso País por essa gente que governa o país hoje. Que vergonha! Teriam de dar exemplos cívicos, morais e éticos robustos para a geração de cidadãos que moldam seu seu caráter em nosso Brasil. O seu desrespeito lhes será cobrado nas urnas, PTs e Cia. São um completo mal exemplo para o jovem que tenta florescer no Brasil.
    Até já, sr.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 08:35
    Enviado por: Francisco de Assis Martins.

    A não apreciação tempestiva da Medida Liminar postulada pelo PSDB, no sentido de impedir a propaganda eleitoral na TV pelo PT, toda maquiada por sinal, demonstram as feições do nosso Poder Judiciário.
    Por outro lado, do teor da propaganda eleitoral veiculada pelo PT infere-se o caráter e a personalidade do Presidente Lula e da sua Candidata: desprezam claramente o Direito e a Ordem Jurídica Pátria. Buscam o poder tão-somente pelo poder. Lamentável.
    Resta ao Eleitor avaliar e, após, julgar. Evidentemente nas urnas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/05/2010 - 11:44
      Enviado por: Alexandre Porto

      Você parece que não viu o programa eleitoral do PSDB em dezembro com os dois então pré-candidatos. Que diferença houve?

      Essa é uma lei eleitora esquizofrênica que permite candidatos correrem pelo país dando entrevistas para rádios e TVs, fazendo promessas, mas temos que fingir que não são candidatos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/05/2010 - 08:52
    Enviado por: Bruno Guerra

    Prezado Jose Roberto,

    Muito aprecio sempre os seus comentários sobre politica. Não concordo com eles umas vezes, outras sim, mas não interessa. A beleza da democracia na expressão livre de cada um e na capacidade de valorizar as pessoas mesmo que não sejamos de plena ou total concordancia.

    O comentario é para a parte “de quebra”. Porque na realidade só 1 cego ou 1 acéfolo é que poderia pensar que D. Dilma não estava lendo, e mesmo assim, com as dificuldades da falta de naturalidade em tudo aquilo que ela agora está fazendo. Simplesmente porque não é ela.

    Cumprimentos, BR

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 08:52
    Enviado por: Antonio

    É, O BRASIL ESTÁ SENDO GOVERNADO ATUALMENTE (POR ANOS) PELOS MARQUETEIROS. RISOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 09:03
    Enviado por: Marcia

    PORQUE ELA NAO OLHA DE FRENTE A POPULAÇÃO? a resposta é bem simples…..SEUS OLHOS MOSTRARIAM A VERDADE

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 09:20
    Enviado por: Salomao Cohen

    Apenas um adendo: não é a oposição que “tenta impingir a pecha de terrorista” à Dilma/Vanda/Estela. A própria o foi de verdade, e suas organizações mataram gente de verdade, de carne e osso, inocentes todos, e praticaram a maior forma de tortura que existe: seqüestro.

    A verdade nunca é relativa, como acredita o PT e os jornalistas carimbam.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/05/2010 - 12:08
      Enviado por: Leonardo

      Convido você a visitar Perus. Um lugar incomum, especialmente a vala comum onde os torturadores, criminosos escondidos atrás da farda, mataram e esconderam 1.500 corpos. São quase 400 jardas de área, uma visão impressionante. Sabe lá quantas valas iguais a essa, ou maiores, estão aí esparramadas pelo país. Se os militares como você resolvem acobertar bandidos, bandidos também são. E serão bandidos enquanto assim agirem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/05/2010 - 09:44
    Enviado por: Alberto

    Aodoro o Estadão por ser anti-petista. Se bem que eu sou anti Serra, anti políticos em geral. Sou contra a gravata e qualquer outro tipo de hipocrisia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 09:45
    Enviado por: Daniel

    Estou surpreso com o mau desempenho da candidata, não somente devido ao programa de ontem, mas principalmente nas entrevistas ao vivo.

    Eu imaginava uma pessoa mais preparada, sobre tudo devido aos vários anos como ministra.

    O que será dela quando tiver que encarar frente a frente o Serra? Ele pode ter defeitos, mas, no momento, claramente é o mais preparado para o cargo de presidente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 09:48
    Enviado por: Cláudio Marcio de Almeida

    Cuidar da imagem da Dilma é “inventar” um personagem” para se candidatar à presidencia pelo PT e dar continuidade a farsa que é o Lula e o seu PT. Parece que ele descobriu o Brasil em 2003, e mesmo tendo tirado proveito das ações dos governos anteriores, ele teima em chamar para sí todas as glórias. E o pior, tem muita gente que acredita. Mas engolir uma Dilma também já é demais, mesmo para aqueles, que por interesse, por teimosia ou por ignorancia, acreditam na lorota do nosso presidente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 10:01
    Enviado por: Urbano

    Diz aí. Quais são as preocupações da oposição?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 10:03
    Enviado por: Rosangela

    Entre os “criadores” e os “seguidores” masl agradecidos. Eu fico com o primeiro. Os seguidores nada criaram, seguiram e tomaram para só os feitos dos dois primeiros. É partindo dessa premissa que o eleitor escolhe o seu voto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 10:26
    Enviado por: J Nascimento

    .

    Lula, o principal cabo eleitoral da Dilma, está entrando em campo. Este é um dos muitos fatos políticos positivos que a oposição não tem para mostrar aos eleitores.

    A campanha da Dilma, além de muitos projetos concluídos, outros por concluir, e muitas proposições positivas para apresentar, tendo por base o governo Lula, vai para os palanques com os discursos: “eu fiz, estou fazendo e vou fazer mais” .

    O Serra não terá muito de concreto para apresentar, a não ser obras do governo paulista. A campanha tucana terá por base o discurso “eu vou fazer mais”.

    Vejo a oposição adotando aquele discurso político à moda antiga, baseado, praticamente, em belas promessas.

    Vejo no discurso da situação proposições concretas, além de belas promessas.

    Serra e Dilma são dois candidatos – semelhantes. O processo que vai diferenciá-los é o Lula, seu governo e seus aliados.

    Vejo o discurso da Dilma com mais conteúdo concreto que o do Serra, e, para mim, isso vai fazer a diferença a favor da candidata do governo federal

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 10:32
    Enviado por: PIERLUIGI

    Não assisti ao programa. Por isso, não dou palpites. Comentar desconhecendo a causa é puro chutômetro, coisa que a maioria dos foristas faz.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 10:39
    Enviado por: Tweets that mention Propaganda do PT revela preocupações com discurso e imagem de Dilma | José Roberto de Toledo -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Juliana Petroni, horacio banchero. horacio banchero said: Propaganda do PT revela preocupações com discurso e imagem de Dilma … http://bit.ly/bYKMD8 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 10:52
    Enviado por: marilda correia

    Fico indignada com a quebra das Leis Eleitorais que esse partido faz.
    Um chefe de estado que é profundamente ilegal, é um desastre.
    Desde que entro no Governo tudo que Lula faz é denegrir as instituições
    brasileiras. Um horror!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 11:08
    Enviado por: Antonio Sergio Grell

    Êta produtinho difícil de vender.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 11:34
    Enviado por: Fabio Barros

    Dilma é um boneco de ventríloquo…enquanto Lula segurar as cordas poderá fazer aquilo que lhe ordenam…por outro lado, sem ser “guiada” revelará a sua verdadeira face. O PT e o presidente estão tentando vender gato por lebre, isso ficou público com a propaganda (enganosa) que colocaram ontem na televisão. A máscara cairá. Dilma não é Lula e nem será, assim como Serra não é FHC e nunca será.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 11:40
    Enviado por: domingos roberto

    pobre povo brasileiro se éssa senhora ganhar a eleição para presidente. vamos virar outra venejuéla depois não adianta lastimar, já conhecemos as intenções do pt.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 11:40
    Enviado por: Alexandre Porto

    O programa estava simulando uma conversa com um interlocutor que não aparecia. tanto que Lula tb não olhava para a Câmera.

    Ela tem dado várias entrevistas, vendendo muito bem seu peixe e ao contrário de seu adversário não perdendo a calma quando pressionado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 11:42
    Enviado por: marco salles

    Ficou evidente a “marioneteDilma”. Ela não tem expressão facial, fala extremamente grave e sem sentimento e não consegue transmitir confiança nenhuma ao povo brasileiro de uma maneira geral.
    É portanto, incomparável ao SERRA que sabe exatamente o que a população necessita e VAI FAZER exatamente o que é importante a todos nós.
    Voo alto TUCANO e dá-lhe SERRA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 11:47
    Enviado por: Abreu

    Consolidou meu voto a Dilma, fundamentada as comparações e a diferença de ações; quero garantir meu futuro e do Brasil

    Sou de SP. e paulista de fato estes itens precisa de alguém de fora do estado para cuidar, realmente de Saúde, Educação e Segurança.( Esse dois últimos altamente relacionados) Pois o estado de SP foi o quem menos evoluiu no país nesse últimos 20 anos mesmo sendo o estado mais rico do país.

    A historia serve para não cometer os mesmos erros do passado, caminhar para um rumo certo e evoluir.

    Chega de PSDB em SP. e no Brasil

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 11:57
    Enviado por: Leonardo

    Caro José Roberto. lendo o seu texto, dá-se a impressão que esse tipo de subterfúgio é uso exclusivo do PT e da sua candidata. Ninguém mais usa marqueteiros, usa maquiagem, estuda o enquadramento, etc. Só o PT, primo-irmão do capeta, usa dessas táticas. As táticas que vocês da direita se valem não conta. textos tendenciosos como o seu costumam ser publicados sem assinatura, uma vez que o Estadão nunca se posiciona politicamente, preferindo passar uma idéia de isenção que mais se aproxima de dissimulação. Ainda bem que você deu a cara para bater. Por isso estou lhe escrevendo. Quero ver qual vai ser o seu posicionamento ao longo do processo eleitoral desse ano. pelo visto os ataques furtivos e tendenciosos vão ser a tônica do discurso desse prelo, tal qual os editoriais ufanistas aplaudindo a decisão do STF de corroborar a lei Golbery. Por que você não fala dos defeitos do seu candidato? Ou pelo menos assume que fará campanha para o Serra. A postura da direita no Brasil não me agrada nenhum pouco. Agem como se ainda estivessem sob o amparo da ditadura que, dissimuladamente, afirmam ter combatido. Essa eleição não vai ser um plebiscito entre a era Lula e FHC. Vai ser um plebiscito entre a direita e a esquerda. A máscara que vestem uma hora vai cair. Textos como o seu são ótimos exemplos de como é fácil identificá-los. Pois vejam, a direita incorreu num erro tático ao preterir Aécio, que tem presença e carisma, ao picolé de chuchu, que é um pau mandado. A possibilidade de perderem as eleições para Dilma os faz se precipitarem e “bater com a língua nos dentes” em ataques tolos como esse. Vou me divertir muito até outubro, especialmente com você. Nenhum dos capatazes da direita foi competente para avaliar os seus possíveis candidatos ANTES da corrida eleitoral. Agora que escolheram o Serra e a água começa a subir até a cintura, iniciam o surto verborrágico, sem medir consequências do que dizem. Vá lá… Sempre agiram assim. É que agora está mais difícil esconder o rosto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 12:08
    Enviado por: VOTOPT

    Dentre os cadidatos a Presidente a melhor opção é a DILMA, do PT ! ! ! !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 13:08
    Enviado por: jose

    aqui no nordeste, nao conhecemos a maravilha que tanto vcs citam do governo lula, a nao ser bolsa familia que cada vez mais aumenta e as pessoas nunca conseguem sair, lastimavel.
    Antigamente o controle social era no cacete, agora e no bolsa familia.
    vcs desenvolvem e nos dao esmola, pelo amor de deus.
    voto na Marina

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 13:29
    Enviado por: Emanuelle Cintra

    NO PROGRAMA DO PT ALÉM DE TRANSGREDIR DESCARADAMENTE A ATUAL LEGISLAÇÃO ELEITORAL DEIXOU BEM CLARO QUE A CANDIDATA PETISTA NÃO TEM LUZ PROPRIA E NÃO PASSA DE UMA SIMPLES E TRISTE MARIONETE
    MANIPULADA PELO LULA…..
    ATENCIOSAMENTE,

    EMANUELLE CONTAGEM- MG

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 14:23
    Enviado por: Almerindo

    Dizer que o Zé é “mais preparado” que a Dilma é ser POR DEMAIS mal informado! INACREDITÁVEL como tem gente que ACREDITA PIAMENTE no que a “grande mídia” espalha país afora sem pesquisar em outras fontes… É como se eles fossem deuses, PHDs em todos os assuntos onde dão pitacos!
    Mas outubro está chegando, e a Dilma será eleita presidente, e no 1º TURNO!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 15:51
    Enviado por: Pablo

    Triste historia de um presidente com seu partido.
    NO ABC PAULISTA, UM CASO DE CENSURA, MAS TAMBÉM DE PT VERSUS PT
    E a justiça se faz de cega para eles. Onde vamos parar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 15:52
    Enviado por: Pablo

    Há mais caroço num angu que engrossa, neste momento, no ABC do que sugere a luta por liberdade de imprensa. Explico-me. A Justiça proibiu o jornal Diário do Grande ABC, que tem sede em Santo André (o “A” da sigla), de publicar uma reportagem que acusa o prefeito de São Bernardo (o “B”), Luiz Marinho (PT), de promover o descarte de milhares de carteiras escolares — e sua suibstituição por novas, claro! — que estariam em plenas condições de uso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 16:53
    Enviado por: ALBERTO SOARES

    Nunca antes na hitória deste país,eu ví comparações tão exdrúxulas e mentirosas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 17:14
    Enviado por: ALBERTO SOARES

    Se é para lutar pela “liberdade” que existia na URSS e a que existe em Cuba há mais de 50 anos, a cumpanheira esta dispensada do “sacrifício”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2010 - 18:00
    Enviado por: Renato

    bom vamos ver agora qual candidatura vai decolar, falam que o lula faz campanha aberta para a dilma. E deve fazer mesmo, pois se fossem os tucanos que tivessem ao seu lado estariam fazendo agora a mesma coisas, isso é um disparate pensar que agora que estão na oposição posam de anjos. O Serra tenta vender uma imagem de bom moço, sendo que fez maquiagem nos dados da segurança em são paulo é só abrirmos o jornal, não deu aumento aos seus funcionários públicos. Sabem qual foi a maior obra do governo FHC- SERRA, foi o apagão, o caos na nossa economia, em um ano mais 100 bilhões foram parar nas mãos de estrangeiros isso que queremos novamente?. E falar que só o pt rouba isso é pura demagogia, qual o partido que não o faz. Por isso a Dilma ganha do Serra no 1° turma, a classe pobre ve a total diferença que foi feita dentro de suas casas com o goveno Lula.Por isso voto na CANDIDATA DO LULA.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo