A curiosa ordem das questões na pesquisa Vox Populi - José Roberto de Toledo - Estadao.com.br
ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

03.abril.2010 23:10:38

A curiosa ordem das questões na pesquisa Vox Populi

A pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado pela Band provocou polêmica antes mesmo de seus resultados serem conhecidos. Isso porque o questionário registrado no TSE mostrava uma peculiaridade: a ordem das perguntas era diferente das de outras sondagens feitas pelo próprio Vox Populi e pelos demais institutos. Em pesquisa eleitoral, a ordem dos fatores altera o produto.

Na pesquisa registrada com o protocolo 7.337/2010, o Vox Populi primeiro pergunta ao entrevistado em quem ele votaria se a eleição para presidente fosse hoje, sem apresentar a relação dos nomes dos candidatos. É a pergunta 11, que mede a chamada intenção de voto espontânea. Até aí, está tudo dentro do esperado. A novidade foi na pergunta seguinte (veja aqui o Questionario-2).

clique na imagem para ver a íntegra do questionário

clique na imagem para ampliar

Antes de apresentar o cartão circular com o nome dos candidatos e perguntar em quem o entrevistado escolheria dentre aqueles nomes, o instituto inseriu duas outras questões, a 12 e a 13. Nelas, o entrevistador cita nominalmente os candidatos e pergunta, primeiro, se o entrevistado conhece ou não aqueles nomes. Em seguida, pergunta se o eleitor saberia dizer quais cargos cada um dos quatro principais presidenciáveis ocupou, e volta a nominar cada um deles.

Que mal há nisso? Difícil dizer. Para termos certeza de que a colocação das questões 12 e 13 antes da pergunta sobre intenção de voto estimulada  alterou o resultado da sondagem, seria necessário fazer a mesma pesquisa, sem a 12 e 13, e comparar os resultados.

Mas isso já levou a especulações de que a menção e repetição dos nomes dos candidatos, mais o esforço do entrevistado para lembrar-se dos cargos já ocupados pelos presidenciáveis, poderiam, juntos, acionar alguma rede neural que associa o nome de Dilma Rousseff ao governo federal e, por consequência, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inflando sua intenção de voto estimulada.

É uma especulação propagada pelos adversários da candidata petista. Eles, provavelmente, recordarão declaração feita há duas semanas pelo diretor do Vox Populi, João Francisco Meira Neto, durante congresso da Abep, segundo quem “se não houver um acidente, não é impossível Dilma ganhar no 1º turno”.

Screen shot 2010-04-03 at 22.28.58

clique na imagem para ampliar

Colocando os resultados do Vox Populi em perspectiva, comparando-os com os do Datafolha e do Ibope e calculando a média móvel das três sondagens mais recentes, percebe-se uma pequena diferença, mas nada que fuja às tendências. Com maior ou menor intensidade, as pesquisas mostram Serra à frente, com Dilma crescendo, mas em ritmo mais lento do que até o começo de fevereiro.

Nesse caso, o maior prejudicado não parece ter sido nenhum dos candidatos, mas o próprio instituto. Difícil acreditar que houve intenção de inflar ou deflacionar os percentuais de um ou outro candidato. Mas a mudança da ordem das perguntas, fugindo ao que é a ortodoxia nesse tipo de sondagem, dá espaço para especulações e críticas que podem arranhar, mesmo que imerecidamente, a credibilidade do Vox Populi. E, em última instância, é isso que o instituto vende.

Tags: , , , , , , ,

Comentários (177) | comente

177 Comentários Comente também
  • 03/04/2010 - 23:35
    Enviado por: Claudivan

    Qual seria o resultado da pesquisa se os entrevitados fossem informados que Dilma é a candidata de Lula?? Na minha opinião seia a pesquis mais realista.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 04:30
      Enviado por: Jose Roberto de Toledo

      Isso seria propaganda, não pesquisa, não acha?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 10:41
      Enviado por: Juarez Marques

      Não acredito que seja propaganda, e o comentário que lhe obrigou a fazer tal pergunta carrega a questão que a maioria das pessoas que acompanha as pesquisas de forma isenta quer saber: qual o poder do Presidente Lula em transferir votos?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 10:47
      Enviado por: Adenilson

      No momento em que a populaçao em massa associar Lula a Dilma, acredito que a canditada governista não terá dificuldade em superar os concorrentes .Embora muitos caracterizem como injusto a campanha ,qual governo que não usaria sua alta popularidade para eleger seu sucessor?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 11:43
      Enviado por: Rodrigo

      José Roberto,
      A pesquisa, bem como o método do Vox Populi, ajudou José Serra na medida em que não relacionou na questão 12 que o candidato foi ministro de FHC. Ao omitir esse fato, haja vista a rejeição do ex, beneficiou-lhe. Portanto, a pesquisa reflete a realidade que parece ser muito amis favorável à Dilma.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 14:16
      Enviado por: Márcio Xavier

      propaganda informar? propaganda é mostrar alguma possível vantagem do outro lado. Se essa vantagem também é informação, não é de forma alguma propaganda.
      Aliás, como ele disse, seria “realista”, porque mais cedo ou mais tarde, todos saberão disso..

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 15:59
      Enviado por: Fernando

      Daqui a pouco não fará mais diferença dizer ou não em pesquisa que Dilma é a candidata do Lula. Estará escancarado por todos os meios com a propaganda política. E não há nada de errado em colocar Dilma nesta posição, pq é o que é. Assim como Serra é do FHC, queiram ou não.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 16:14
      Enviado por: Ricardo Andrade

      Engraçado. A verdade óbvia e ululante é que Serra é o candidato de FHC e a Dilma é a candidata de Lula! Cada um com o seu garoto-propaganda! Enquanto uns querem mostrar a verdade, outros querem esconder! O PT tem o seu PMDB, mas quem é o PSDB para falar, se tem, como irmão gêmeo e sócio, o DEM… VERDADES sejam ditas!!! Bons jornalistas devem mostrar a VERDADE, não escondê-la. Até 3 de outubro, os brasileiros hão de se esclarecer e responder melhor à pergunta do Claudivan.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 17:22
      Enviado por: Fernando Gabriel

      Propaganda?
      Quer dizer que a pessoa se lembrar que alguém trabalha para o governo federal ou para o estadual é propaganda?
      Então o Serra foi um governador tão ruim assim?
      Você está querendo dizer que o governo estadual foi tão ruim que é melhor o pessoal não associar o Serra ao cargo de governador e o governo federal está tão bom que não podemos deixar a Dilma ser associada à ele?
      Não me faça rir… você só vai estar postergando para o horário eleitoral gratuito a descoberta pelo povo de que a Dilma é a gerente do PAC, a indicada pelo Lula, etc.
      Ou é melhor deixar o povo “na ignorância”???

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 17:25
      Enviado por: Marcelo

      Propaganda que o Serra não tem, não acha?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 19:58
      Enviado por: Américo

      04/04/2010 – 04:30
      Enviado por: Jose Roberto de Toledo
      Isso seria propaganda, não pesquisa, não acha?

      Para não ficar propaganda só para um lado
      acrescentaríamos outra pergunta:
      serra é apoiado por fhc.
      Ai fica empatado propaganda para os dois lados,
      o pesquisado decide.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/04/2010 - 02:53
      Enviado por: Ana C. Martins

      Sim, como profissional de pesquisa, posso afirmar que são cenários que podem perfeitamente ser feitos, tal como as perguntas extras do Vox Populi e não é propaganda. Desde que a pergunta seja feita do mesmo modo para todos os candidatos como sempre é feito.
      Pesquisa eleitoral não é advinhação nem premonição, é apontamento de tendências e é um retrato do momento em que o levantamento é feito. Serve para orientar candidatos/ partidas sobre suas estratégias ao longo da campanha.

      As pesquisa em si é usada como propaganda quando é utilizada para criar um “fato político”, que muitas vezes não existe: como dizer que Dilma não tem chance ou tem poucas chances já que Serra voltou a subir. A subida de Serra, aliás, só foi apontada pelo Datafolha. Este resultado, sim, é que está fora da curva.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/04/2010 - 05:41
      Enviado por: Chico Motta

      O problema em dizer que a Dilma é a candidata do Lula é que o instituto não pode de nenhum modo dar informações que o eleitor ainda não tenha, visto que isso falsificaria o real posicionamento médio da população, nem todos sabem que a Dilma é candidata do Lula, dizer isso só para os entrevistados não mudaria isso, só falsearia o resultado para o momento atual….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/04/2010 - 07:41
      Enviado por: LUCAS

      Olha se fizeram assim pode crer é influência, da maquina do Governo, outra coisa, veja os petralhas estão muitos incomodados com o FHC, e quando alguem incomoda muito, é porque ele é lider, veja eles só tem o lula, esqueceram de fazer outro lider, e veja isto e coisa mesmo de esquerdistas, é so observar o chaves, o correia, moralles, castros e outro mais, vale lembrar que liderança e competencia não transfere, este patamar de votos a esquerda sempre tem, ainda mais com esta desta candidata de ter um estado forte, é bom lembra-los que o brasileiro não gosta disso, olha senhores petralhas os senhores devem falar que o candidado não é o lula, e nem o FHC, estes já foram os eleitores irão escolher agora são outros,

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/04/2010 - 23:50
    Enviado por: Thiago

    Quero saber as perguntas 1 a 10.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2010 - 23:55
    Enviado por: Tomás Rosa Bueno

    O que foge à tendência e está sob suspeita é o Datafolha, que mostrou um crescimento absolutamente injustificado e injustificável do Serra. O resto é firula para esconder o óbvio: o herdeiro do FHC não tem a menor chance de emplacar.

    Quando ficar claro aos olhos do eleitor que o Serra é o candidato *anti*-Lula, e que a Dilma é a candidata *pró*-Lula, o carnaval armado em torono ao recall de trinta e poucos por cento do governador de São Paulo vai revelar-se como o que é: propaganda vazia.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 06:10
      Enviado por: Sidney Siqueira

      Mas a eleição nao é para Pro Lula ou Anti Lula, a eleição é para Presidente do Brasil, e neste quesito a população tem que escolher entre os candidatos, aquele que tem melhor condiçoes de dirigir o pais, levando em consideração sua formação, sua experiencia, seu curriculo, seu passado, como por exemplo, se participou de grupos terroristas, se frequentou um universidade, se tem cultura suficiente pra administrar o país,
      Enfim…..eleição para Presidente e nao Anti ou Pró Lula.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 09:34
      Enviado por: garcia

      Prezado Sr.pra mim pouco importa quem sera o presidente,o importante é o meu estado e nele nos nunca,jamais,never veremos,pelegos,trabalhadores travestidos,de honestidade,caracter.a subir a rampa do palacio dos BANDEIRANTES

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 13:31
      Enviado por: Tomás Rosa Bueno

      Não, Sidney, sinto desapontá-lo nas suas ilusões mais queridas: a eleição não é entre quem tem diploma e quem não tem, é entre quem é capaz de dar continuidade ao que está dando indiscutivelmente certo, com crescimento e distribuição de renda, ou devolver o país a quem não é sequer capaz de impedir a própria polícia de assassinar os membros do seu governo, como a Yeda Cruz, ou corta salários e demite para não conseguir nem entregar o rodoanel (em obras há quinze anos) completo, como o José Serra.

      É entre a competência e a incompetência, entre a coragem e a honestidade de princípios e a baixeza moral de quem tenta esconder o que é. Os eleitores sabem muito bem quem é quem nessa história, só lhes falta ligar os nomes às pessoas – e disso a campanha eleitoral se vai encarregar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 18:39
      Enviado por: Fulano

      Só faltou vc indagar qual dos candidatos demorou mais tempo para largar a chupeta.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 18:45
      Enviado por: Rafaela

      precisa ser graduado para ser presidente ou precisa entender de politicas publicas q nao prejudique o povo? O que, alias, faltou em mtos presidentes que se disseram “intelectuais” e tiraram bens do povo e frenaram nosso desenvlvimento.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/04/2010 - 12:32
      Enviado por: Regina Cubas

      Cuidado com a questão de universidade, pode sair um revés, a Dilma tem graduação, já o Serra, experimente seu pedir o histórico escolar de graduação e o nome da faculdade, acho que você vai ficar decepcionado!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 00:13
    Enviado por: Constantino

    Bairrista este blog né!! Faria de tudo pra fazer um horrível, incompetente e principalmente ditador( Tem pavor de educação, bate em professores) governador presidente. Ora bolas, ruim é ver a diferença entre duas peaquisas do datafolha com menos de 30, para ser mais claro, aumentaram a vantagem de um candidato capemba que estava em ritmo acelerado de queda de 4 pára 9 pontos em menos de um mês. Ai é de doer!!! Santa paciência!! Pesquisa vox populi muito mais realista e bate certinho com a pesquisa data folha do início de março!! Agora querer justificar com perguntas 12 e 13 e tal!!!! É muito patético.Ou quem sabe desespero? kkkkkkkkkkk !!! Dima 2010 psdb nunca mais se Deus quiser!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 07:13
      Enviado por: Luciano

      Porque PSDB nunca mais???? Por favor responda sem escrever bobagens.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 08:48
      Enviado por: Carlos

      Só para lembrar: ditadores de fato são Raul e Fidel, os amigos do Lula. A capacidade que a esquerda tem de fazer ginásticas mentais para justificar suas escolhas imorais é impressionante.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 12:30
      Enviado por: Ricardo

      Constantino, fique tranquilo que no final do ano vamos ver que realmente essa pesquisa do Vox Populli estava errada, já que vai dar Serra na cabeça. E vc e seus compañeros vão poder se concentrar em torturar e perseguir inocentes em Cuba, na Venezuela e em outras republiquetas onde a democracia já é letra morta.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 17:44
      Enviado por: Ademir

      Meu caro Luciano.
      Essa é uma das respostas que gosto de dar, principalmente aos meus alunos. Isto é, uma resposta daquilo que vi em minha cidade.São quatro as situações. PRIMEIRO: Os fardos de roupas usadas, importadas para serem vendidas à nossa população. Alem de usadas, cheiravam a mofo.SEGUNDO: Mais de um milhão de pneus usados, importados da Europa, para a população usar. TERCEIRO: Encontrei em uma conveniencia da cidade, um produto amarelo, quadrado, pesando um quilo, importado a Itália e vendido em reais, equivalendo a 3 dolares. Componentes do produto: (Fubá, agua, sal e ácido latico). Voce conhece esse produto? E por ultimo a QUARTA razão: Você deve assistir televisão não é? Portanto responda: Desde quando a TV Globo não faz uma campanha, para recolher alimentos e manda-los ao sofrido povo do nordeste.
      Acredito e para mim, são razões suficientes. Obrigado por me conceder esta pergunta.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 20:15
      Enviado por: Marcelo Araujo

      Constantino. A pergunta que precisa de resposta: quais os resultado do PAC, que a mãe do PAC gerencia. Falo do PAC 1, e não do requentado PAC2. Se ela não consegue nem gerenciar o PAC, com resultados efetivos, imagine “gerenciar” o Brasil.
      Na verdade…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 00:14
    Enviado por: walter

    e só mais um detalhe.
    a ESPONTÂNEA DO DATA DA FOLHA (instituo de pesquisa do zé pedágio) estava 12 a 8 para a candidata do povo.
    Quanto está a ESPONTÂNEA do vox populi?
    Isso sem falar que quem lidera a espontânea do DATA DA FOLHA é o LULA com 20 %.
    Na hora que o povão souber que o vampiro é o candidato do FHC, aí sim, a vaca vai pro brejo, do Jardim Romano.
    Afinal o povão só vai saber de campanha depois da copa.
    Até lá só os bate estacas do PSDemB que estão na gritaria por aí afora.
    Zé Pedágio em SP, no Brasil, nunca.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:15
    Enviado por: roberto

    Quem é mineiro conhece bem a vox populi e a péssima reputação que tem o instituto e seu dono, Marcos Coimbra, primo do Collor….

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 08:55
      Enviado por: Fabio

      O que foge à tendência e está sob suspeita é o Datafolha, cujos donos são os mesmos de um jornal que admitiu fazer oposição ao governo Lula. Pesquisa séria é a do Vox Populi. Datafolha? Nenhuma confiança.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 10:48
      Enviado por: Juarez Marques

      Percebe-se que você nâo é mineiro, o Marcos Coimbra Filho, nâo é primo do Collor, o seu pai Marcos Coimbra é casado com uma irmã do Collor, o que não traz nenhum tipo de parentesco entre s dois. Com relação a confiabilidade do Vox-Populi é igual aos outro três que existem, talvez ele e o Sensus sejam um pouco mais isentos, pois além de não estarem umbilbicalmente ligado a qualquer veículo de comunicação, são os dois de Minas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 00:27
    Enviado por: Alexandre Porto

    O pesquisados não lembrou os entrevistado dos cargos deles. é uma resposta espontânea; as ‘respostas numeradas 1 e 2 são para o entrevistador anotar o acerto ou não”. A pergunta não tem nenhum poder de associar a ministra ao governo, a não ser que o entrevistado já a conheça.

    Essa foi a desculpa mais esfarrapada que eu já vi para desmerecer uma pesquisa.’

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:28
    Enviado por: Sérgio Corrêa de Carvalho

    “Mas isso já levou a especulações de que a menção e repetição dos nomes dos candidatos, mais o esforço do entrevistado para lembrar-se dos cargos já ocupados pelos presidenciáveis, poderiam, juntos, acionar alguma rede neural que associa o nome de Dilma Rousseff ao governo federal e, por consequência, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inflando sua intenção de voto estimulada.”

    Curioso… Mais parece a Teoria da Conspiração! Acho estranho a “desconfiança” (ainda que indireta) em relação a pesquisa Vox Populi, ao mesmo tempo que ocorreu uma aceitação (ou não contestação) da pesquisa DataFolha, que, ao meu ver, é um “ponto fora da curva” (pelo menos ao comparar os resultados dela com os dos outros institutos).

    Não estaria o caro jornalista sendo parcial? Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:37
    Enviado por: Cláudio Souza

    Interessante. Quando o sr. Montenegro vaticinou a vitória de Serra no primeiro turno e o fim do PT, isso não ameça a credibilidade do Ibope? Não sugere que os números possam ser distorcidos a favor de Serra?
    No final, vocês acham que há alguma chance para Serra quando Lula puder aparecer claramente, sem subterfúgio algum, dizendo em alto e bom som: ‘meus amigos, minhas amigas, minha candidata é Dilma, minha ministra, votem nela para continuar o nosso trabalho!’. Ah, só pra chatear, acho mesmo que deveria ter do outro lado FHC dizendo o mesmo e abraçado a Serra. rsrsrs.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 11:02
      Enviado por: Paulo Roberto

      Montenegro quando disse que Serra ganharia no primeiro turno. baseava-se na responsabilidade que o presidente Lula, por obrigação e respeito ao cargo, teria que ter em relação as instituições juridicas do país, como por exemplo o TSE. Jamais imaginou que um chefe de estado que quer (se diz) ser respeitado,, não pode fazer o que estar a fazer. Instituir a MENTIRA e a falta de respeito para alavancar sua candidata. Fazendo verdadeiros Comicios as custas do dinheiro publico, com um unico objetivo: fazer campanha descaradamente em favor de sua candidata.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 12:27
      Enviado por: Airton

      Acho que o senhor é meio surdo ou não lê muito , porque ao longo destes últimos dois , a única coisa que Lula fez foi dizer ” Dilma é a minha candidata “, se o povo não a aceitou ainda a cjulpa é de quem ?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 14:17
      Enviado por: Sérgio Corrêa de Carvalho

      Paulo Roberto, quando você fala que o Lula faz comícios para a Dilma, até concordo em parte… Agora esquecer de afirmar que o Serra faz o mesmo é no mínimo ser parcial: em outros estados, há propagandas da sabesp e das rodovias paulistas, como se isso fosse interessar a algum cidadão do Piauí ou de Goiás… Acredito que seja muito mais uma questão de oportunidade… Como diz o ditado popular: “A oportunidade faz o ladrão”. Fazendo uma analogia, em termos de propaganda é o mesmo: tanto Serra quanto Dilma já estavam em campanha a muito tempo; a diferença é que a Dilma, por ter um cargo federal, obtia uma visibilidade maior. Mas não que o Serra também não fizesse propaganda e se promovesse, como alguns tentam afirmar…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 16:31
      Enviado por: JOEL PALMA

      É, Serra foi maravilhosamente isento…Em Pernambuco, no Galo da Madrugada, foi apenas conhecer o Carnaval…na Bahia, quando Ivete disse-lhe que precisava de energético, foi apenas por seu IMENSO amor pelo Carnaval…Foi tomar banho de mar vestido, quase afogou a pobre senhora cadeirante apenas pelo amor aos necessitados…Vestiu roupa de ciclista por amor ao esporte, foi levar seu azar ao Cruzeiro no Mineirão por causa de seu amor palestrino…dá licença…chega de papinho furadinho…Ações de Governo têm sim visibilidade…isso é papo de quem já perdeu…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 17:15
      Enviado por: Geraldo Junior Gonze

      Caro amigo,

      FHC não apareceu nos palanques em 2002 para apoiar a candidatura de José serra por um motivo simples. Não tinha o que mostrar.
      Se a memória lhe falha, vou rememorar com estávamos no segundo mandato de FHC.
      Senado – Três Senadores da base aliada foram desmascarados com uma série de denúncias e acabaram renunciando ao mandato, são eles: Jader Barbalho, Antonio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda.
      Economia – Uma crise internacional atingiu o Brasil no início de 1999. Os investidores, receosos, tiraram bilhões de dólares do Brasil. Não houve como manter a paridade Dólar/Real. O governo foi obrigado a desvalorizar a moeda e também recorrer ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Com os empréstimos do FMI em mãos, teve de adotar um rígido controle sobre os gastos públicos, diminuir investimentos públicos e elevar ainda mais as taxas de juros.
      Obras públicas – Ainda em 2001, ocorreu o chamado “apagão”. Foi uma crise nacional que afetou o fornecimento e a distribuição de energia elétrica. A população teve que reduzir o consumo de energia.
      Portanto, Dilma aparece como candidata do Lula porque o presidente não tem vergonha de seu governo.

      Fonte:http://www.infoescola.com/historia/governo-de-fernando-henrique-cardoso/

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 00:37
    Enviado por: Tiago

    Não vejo nenhum mal inserir perguntas desse tipo, pois não há como esconder que a candidata será a continuação do governo do presidente Lula. Não há mal também em introduzir o assunto, pois foi dado respaldo a ambos os candidatos. Parece-me que, ingenuamente, esperava-se, como se isso fosse acontecer de fato, que todos votassem nesse mundo ideal para alguns: como se não fosse importante pensar um pouco em quem votar, e valasse somente a intenção espontânea. Isso não é democrático meu caro. Discordo da sua colocação; desqualificar a pesquisa é demonstração de insegurança, ainda mais, uma coisa pequena quando não responde ao anseio partidário defendido. Eu poderia dizer também que acho ridículo introduzir perguntas que discriminam as intenções de voto de acordo com a renda, fica a sensação que querem comprovar a tese:” elite vota com a elite (os ilustrados e inteligentes) e o resto (digo, o povo) vota em tal porque é ignorante, vejam só esses dados!” ; mascara-se e injeta, dissimuladamente, um sentimento de inferioridade nas pessoas despossuídas economicamente. Nesse caso, ao mesmo tempo, a pesquisa trabalha duas frentes: em prol da união da elite, demonstrando em quem ela vota e causa, por outro, um constrangimento naqueles que não votam de acordo com ela porque são pobres e possuem menor nível de escolaridade (ignorantes).

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 04:30
      Enviado por: Jose Roberto de Toledo

      Você é quem está dizendo.
      Aliás, ao contrário do que você presume, preconceituosamente, o perfil dos eleitores da Dilma e do Serra são muito parecidos tanto na escolaridade quanto na renda, pelo menos até agora.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 11:12
      Enviado por: Paulo Roberto

      Toledo, me explique essa coincidência. O Brasil tem 5.556 municipio. Na pesquisa anterior da VOX POPULI foi sorteado o municipio de Marizopoles na Paraiba. Pequeno municipio,no alto sertão do estado, localizado a 470 Km da capital. Deve ter menos de 5.000 habitantes, municipio fundado a 14 anos. Coincidentemente MARIZOPOLES -PB foi novamente sorteado nessa nova pesquisa VOX POPULI. Tem coisa !!!!
      Há 14 anos administrado pela mesma familia. Unico municipio da região onde o PSDB perdeu a eleição em 2008.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 16:13
      Enviado por: Tiago

      Na verdade, Toledo, eu comentei esse ponto de vista a partir da sua opinião sobre pesquisas; como eu coloquei:”eu poderia dizer…”, da mesma forma que você fala da suposta “condicionalidade” da pesquisa Datafolha. Outra coisa, preconceituosa é a conceituação da pesquisa que discrmina a intenção de acordo com a renda. Assista algumas coberturas jornalísticas sobre pesquisas nos últimos anos, não é algo recente.O problema não é quando elas não comprovam, ou não conseguem distinguir ligeiramente, mas quando conseguem traçar o perfil. Um levantamento histórico colocaria luz sobre essas sutilezas. Agradeço por ter postado o meu comentário.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 16:20
      Enviado por: Tiago

      Na verdade, Toledo, eu comentei esse ponto de vista a partir da sua opinião sobre pesquisas; como eu coloquei:”eu poderia dizer…”, da mesma forma que você fala da suposta “condicionalidade” da pesquisa VOX POPULI (correção). Outra coisa, preconceituosa é a conceituação da pesquisa que discrmina a intenção de acordo com a renda. Assista algumas coberturas jornalísticas sobre pesquisas nos últimos anos, não é algo recente.O problema não é quando elas não comprovam, ou não conseguem distinguir ligeiramente, mas quando conseguem traçar o perfil. Um levantamento histórico colocaria luz sobre essas sutilezas. Agradeço por ter postado o meu comentário.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 00:37
    Enviado por: luis

    Brincadeira essa análise. Agora estamos naquela de que Serra a frente e Dilma ja não cresce tanto!
    Depois que a ANJ disse o que disse, vocês todos estão desmoralizados!

    A questão central é que a pesquisa FSP é completamente diferente de todas as outras!
    José Serra estagnou ou desceu em todas as pesquisas!
    Dilma vem crescendo de forma consistente em todas as pesquisas!
    Não adianta ficar fazendo leitura tipo o que eu gostaria que fosse. O cenário está claro, a medida que as pessoas vão identificando em Dilma a candidata de Lula, da continuidade, não vai ser PIG nenhum que vai segurar. É por isso que a oposição está dependendo de coisas tipo pesquisa da Folha para pelo menos disputar!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:39
    Enviado por: luis

    O INTERESSANTE SERIA DIZER: A CURIOSA PESQUISA DA FOLHA!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:46
    Enviado por: luiz prestes

    PORQUE? O TEXTO, ESTÁ EM PASSO DEFENSIVO, AINDA NÃO FOI FEITO NEHUMA CRÍTICA PELO SUPOSTO “EMPATE” TECNICO. VOCÊS ESTÃO SENDO TENDENCIOSOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:48
    Enviado por: Fey

    Na minha opinião depende muito de como a pergunta 12 foi feita.
    Extraído do próprio questionário do Vox Populi fornecido em pdf:

    PARA CIRO GOMES: VOCÊ SABERIA ME DIZER QUAL CARGO CIRO GOMES OCUPA/OCUPOU?
    Acertou (Deputado, Ministro, Governador)
    PARA DILMA ROUSSEFF: VOCÊ SABERIA ME DIZER QUAL CARGO DILMA ROUSSEFF OCUPA/OCUPOU?
    Acertou (Ministra, Ministra Chefe da Casa Civil, Ministra do Gov. Lula)
    PARA JOSÉ SERRA: VOCÊ SABERIA ME DIZER QUAL CARGO JOSÉ SERRA OCUPA/OCUPOU?
    Acertou (Governador, Governador)

    Ora porque é possível mencionar que o Ciro foi deputado, ministro e governador mas não é possível responder que Dilma foi secretária além de ministra, e o Serra secretário, deputado, ministro, prefeito além de governador se a pergunta inclui o verbo no passado perfeito também?
    Dado a resposta limitada na questão 12 b, qualquer outro cargo seria considerado “errado”. Isso não seria importante se a pessoa fazendo as perguntas não revelarem a ‘resposta correta’, mas caso ela revele e depois disso pergunte em quem votariam, existe uma boa tendência dos pesquisados responderem que votariam no fulano sobre quem mais souberam falar a respeito, pois ninguém quer ser chamado de eleitor ignorante por mais que o seu nome não fique marcado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:53
    Enviado por: José Torres

    Caro Toledo e leitores,

    Tomara que o Sr e demais leitores tenham tido esta mesma procupação com a pesquisa datafolha, feita às pressas e sob sigilo, e sob a qual também permanece um mar de dúvidas.
    Quanto a esta pesquisa, não creio que as perguntas tenham mascarado o resultado verdadeiro, pois a tendencia é mesmo de subida de Dilma e queda de Serra quando eleitor ligar um e outro a FHC e LULA.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 10:08
      Enviado por: Jesse

      Caro Torres, é só notar que no resultado da Folha, após um encontro entre os quatro institutos, a Dilma “caiu”, aumentando a vantagem do Serra que não “subiu”. A Vox, veio para mostrar a realidade atual.Certo?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 00:54
    Enviado por: Vox Populi afirma que Dilma encosta em Serra. « Jornal O Expresso

    [...] jornalista José Roberto de Toledo, analisa a nova pesquisa: “A pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado pela Band provocou [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 00:58
    Enviado por: luiz prestes

    SE, SAIRAM NA DEFENSIVA ANTES DAS CRÍTICAS, É PORQUE SÃO TENDENCIOSOS, NÃO ADIANTA FALAR QUE MUDARAM, O SITEMA DA PESQUISA, O QUE VAI APARECER NO BRASIL INTEIRO É “EMPATE TECNICO” E ISSO NÃO É VERDADE. É A MESMA COISA QUE MUDAR DE BALANÇA PORQUE A ÚLTIMA DISSE QUE EU ESTOU GORDO.
    PESQUISA NÃO SE MUDA A AFERIÇÃO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:11
    Enviado por: Moises

    Só podia ser Vox Populi. aqui vai uma sujestão mudem o nome para VoxPT

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:31
    Enviado por: Fernando César Oliveira

    Depois de contribuir com a ‘tucanização’ do empate técnico (ou “empate impreciso”, como sugerido pela Folha), agora essa alegação de “curiosa ordem das questões”.
    É sabido que os institutos adotam variantes de um questionário para outro. E as questões do Vox Populi soam inofensivas, incapazes de “inflar” alguém.
    “Curioso” mesmo é o fato de a expressão “empate técnico” ter virado, de uma hora para outra, tabu na ‘grande’ mídia.
    Por fim, declarações por declarações, o Montenegro do Ibope já disse que a Dilma não passaria dos 20%, a Judith da Folha já admitiu fazer oposição a Lula, etc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:45
    Enviado por: Estadão recorre à “rede neural” para desqualificar Vox Populi » O Recôncavo

    [...] que descubro, lendo o Estadão, que o José Roberto de Toledo, tem uma suspeita do motivo que fez Dilma empatar com Serra: a culpa é da “rede neural”. Como? [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:46
    Enviado por: Sharp Random

    #Descredenciamento Já !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:46
    Enviado por: joao carlos MG

    Cuidado, Toledo, vcs ficarem procurando defeitos nos institutos para o crescimento da Dilma! Quando descobrirem de fato o percentual dela, a tucanalha sofrerá uma parada cardiorespiratória. Aí, será vitória por W x O.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:48
    Enviado por: Sharp Random

    Denúncia!
    Vox Populi repete a mesma amostra em pesquisas diferentes para presidência.
    Isto é gravíssimo!

    http://coturnonoturno.blogspot.com/2010/04/denunciavox-populi-repete-mesma-amostra.html

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:56
    Enviado por: Celso

    Seguindo as curvas vemos a credibilidade da datafolha arranhada não a da Vox.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 01:59
    Enviado por: lahoz

    Pesquisa é Datafolha.
    Vox Populi ? Nenhuma confiança. Dá para ver a última pesquisa antes da eleição e comparando o DataFolha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 02:28
    Enviado por: augusto ferreira

    O colunista toma cuidado em não escancarar que teria havido manipulação na pesquisa. É dura a vida de jornalista rabo preso. Como preservar certa credibilidade e ao mesmo tempo defender os interesses do patrão.
    É uma equação difícil de se estabelecer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 03:05
    Enviado por: Alberto

    Que tal dar uma checada no “sorteio” da amostra probabilistica dessa pesquisa? Segundo li na internet, os 100 municípios “sorteados” são praticamente os mesmos de uma pesquisa anterior, feita pelo mesmo VOX POPULI. Seria falta de recursos que ocasionaram isso? Volta lá nos mesmos municípios e pergunta novamente? Não parece coisa porca?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 03:58
    Enviado por: Pisquila

    Engraçado… Quando saiu o resultado da pesquisa do Datafolha onde Serra aparece “misteriosamente” do dia para noite com 9 pontos na frente da Dilma, ninguém aqui do Estadão achou estranho. Estava tudo normal. Agora que a realidade foi reposta com a pesquisa do Vox Populi, tentam desqualificar o instituto. Tá bom… Me engana que eu gosto.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 12:57
      Enviado por: Jose Ferreira

      As pesquisas estão erradas e só saberemos ao certo no dia da eleicão, mas acredito que apesar dos equívocos que são propositais, quase sempre com tendência ao financiador da pesquisa, pense bem sobre isso! “Vc encomenda uma pesquisa e o instiuto vem com um resultado te detonando”!!!!!!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 05:00
    Enviado por: Viviane

    As pesquisas do DATAFOLHA serão bastante usadas na campanha do Serra na TV. Quem viver verá aquela mesma voz enjoada e “vibrante” anunciando VIRADA ESPETACULAR e aquilo tudo que já se sabe. Por outro lado outra voz não menos enjoada e vibrante falando o mesmo , só mudando o nome do instituto. Nome é mero detalhe hoje em dia. Seja nome de jornal , revista ou instituto. Impressionante mesmo é como essas “marcas” ficaram tão desacreditadas ao longo do tempo. Fizeram uma confusão tão grande que atualmente o menos avisado cidadão já entende que a época da informação , que existiu um dia – ao menos na mente desses incautos e ingênuos, já se foi.Até ele sabe que o que se faz é participar de um jogo. Enfim, há muito mais coerência para esse eleitor quando Dilma aparece na dianteira( ou encostando) do que Serra disparando. É bom lembrar que o eleitor que tentam manipular nesse “jogo” aprova Lula, aí sim , disparado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 05:03
    Enviado por: Lucas Santos

    Caiu a máscara do Data-da-Folha.

    É compreensível. Serra foi colunista do jornal. Natural que eles queiram-no presidente.

    Agora, vamos concordar. A internet é um demônio, ein?

    Já está todo mundo sabendo da manipulação do DataFolha.

    Se não fosse a internet, era capaz da Mídia vender o Serra como vendeu o Collor pra nós: como um “caçador de alguma coisa”.

    Viva a internet! O meio de comunicação mais livre que existe! =)

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 11:19
      Enviado por: orlando moreno

      REALMENTE LUCAS!!

      CONCORDO COM VC…

      VIVA A INTERNET!!!

      SUGIRO UMA PASSAGEM SUA PELA VEJA.COM (AUGUSTO NUNES), A SUA MANIFESTAÇÃO VAI SER APRECIADA. ASSIM COMO TERA A OPORTUNIDADE DE AVALIAR COMO VAI A CAMPANHA…

      BOA SORTE!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2010 - 12:52
      Enviado por: Jose Ferreira

      Prezado: As máscaras irão caindo devagarzinho, bem devagarinho!
      Você deve ter acompanhado o PAC I e viu que a máscara acabou caindo de vez!
      Não te preocupes que tem outras máscaras que vão despencar, ainda até as eleicões!
      Recomendo a Você que ande pelo Brasil e veja o engôdo que tentam impor a vc e a todos nós!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 06:12
    Enviado por: Blog do João da Rocha - » NOTÍCIAS DIVERSAS E ATUALIZADAS

    [...] TOLEDO: Curiosa ordem das questões na pesquisa [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 07:04
    Enviado por: Held Caires

    Serra vai privatizar tudo que é cabide de emprego dos petralhas…Só assim o Brasil vai virar primeiro mundo. Privatizar já!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 07:17
    Enviado por: Pela Pátria

    Há tempos o Vox Populi está a serviço do PT, mas, para desespero, não conseguiu fazer Dilma passar Serra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 07:25
    Enviado por: gilberto silva

    Comecou a guerra na blogsfera….vamos lá …Dilma 2010….bye bye serra

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 08:02
    Enviado por: Lamarca

    Olá José!

    Quer dizer que heterodoxia incomoda?
    O resultado não é o esperado?
    Ah, então não vale. Esse instituto de pesquisa não merece crédito!
    José, o Serra não ganha porque não tem discurso.
    Ele vai aparecer na televisão e dizer o quê para o povo brasileiro?
    Que apoiou a educação.
    Que tal perguntar aos professores paulistas?
    Que é o melhor ministro da saúde do mundo?
    Que as estradas paulistas são as melhores do Brasil?
    E o pedágio??? É o maior, também.
    Ora, faça-me o favor….
    José, eleição se ganha nas ruas e não na mídia.
    Honestamente, penso que o Serra já era.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 08:11
    Enviado por: JOAQUIM (PIAUÍ)

    Que vergonha foi aquela pesquisa Datafolha, agora ficam procurando um buraco pra esconder a cabeça…
    …Bem feito!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 08:23
    Enviado por: Hernan Leon

    Engraçado, vi essa mesma patacoada no início de janeiro, fevereiro e março, depois a folha solta uma “pesquisa extra” corrigindo o mico. Será que voces não percebem que já esta pegando mal? Os tempos mudaram, voces não elegem mais ninguem, nós quem escolhemos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 08:27
    Enviado por: Eduardo Sanchez

    Como tem jornalista preocupado com o resultado dessa pesquisa. Um pouco de imparcialidade não faz mal a ninguém.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 08:33
    Enviado por: Antonio Clarete benjamim

    É a mesma imprensa que publica a mando do governo que só tem 1% de professor em greve . Essa pesquisa foi feita após o governo descer o cacete em professores ,e agora ficam desmerecendo o Vox Populi .Até quando ?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/04/2010 - 12:41
      Enviado por: Alex

      Não é possível que alguém realmente acredite que aquela bebel e aqueles professores estavam preocupados com um aluno sequer. Não sejam ingenuos. A greve era totalmente política. Totalmente PeTista. Independente de quem você vota ou não. Esse é o fato.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 08:47
    Enviado por: Cappilori

    Para mim, estranha foi a pesquisa do Datafolha.Mostrar José Serra crescendo em um momento em que a população só lhe faz críticas (administração questionável em SP com aumento da violência, falta de infraestrutura para suportar enchentes, inauguração desesperada de obras, incluindo uma MAQUETE, etc) é realmente algo que dá para desconfiar. Agora, como alguém já falou nos comentários, acho que a pesquisa seria mais honesta se lembrassem aos leitores que Dilma é a candidata do Lula, porque é isso que será mostrado nas campanhas. Não iria ser uma tentativa de inflar sua intenção de votos, iria ser apenas a realidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 08:53
    Enviado por: Julia

    Interessante que sempre que a pesquisa desfavorece o Serra, a mídia ou tenta escondê-la, ou tenta desqualificá-la. Isso já virou comum e é lamentável que nossos jornalistas, em vez de tentarem mostrar fatos, tenham virado dirigentes de “fanclubes” de determinados candidatos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 08:58
    Enviado por: Frederick Montero

    Até é possível haver alteração nos resultados da pergunta estimulada (o que é não parece ser provável devido à tendência que se verifica ao longo de várias pesquisas de vários institutos), porém isso não deve alterar os resultados da pesquisa espontânea. Quais os resultados da pesquisa espontânea?
    Parece-me mais um deslize do instituto de pesquisa, que deveria ter preservado a ordem das perguntas espontânea e estimulada, do que uma tentativa de influenciar os resultados. De qualquer forma, os resultados só confirmam as tendências das pesquisas anteriores de todos os institutos. A única pesquisa a fugir dessa tendência foi a última do Datafolha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 09:09
    Enviado por: domenico

    Prezado
    Não seria melhor fazer esse tipo de questionamento quando a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral? Por que só agora, quando foi publicada? Comeu barriga?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 09:10
    Enviado por: wilde

    A informação dos cargos ocupados e de que Dilma é a candidata de Lula é a que melhor reflete a pesquisa, pois se Serra precisa que depois de dois meses de horário político o eleitor não saiba disto, ele está perdido, pode preparar a forca.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 09:16
    Enviado por: Charles Carmo: Estadão recorre à “rede neural” para desqualificar Vox Populi | Viomundo - O que você não vê na mídia

    [...] que descubro, lendo o Estadão, que o José Roberto de Toledo, tem uma suspeita do motivo que fez Dilma empatar com Serra: a culpa é da “rede neural”. Como? [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 09:31
    Enviado por: Antonio Clarete benjamim

    O ex-covernador Serra entregou o seu governo com tres greves em andamento : greve da Educação, greve da Saúde e os pliciais civis em operação padrão e voces acham que isso não ia ter influencia numa pesquisa eleitoral . Parem de ficar dando desculpas para o declínio do Serra nas pesquisas porque daqui para frente isso será uma constante.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 09:43
    Enviado por: Mielo Guidelo

    Sempre acreditei na Data Folha, mas está claro que estão manipulando dados.
    Será que não se dão conta que pesquisa não vai alterar o voto do cidadão?
    Achei que esse tipo de baixaria não existisse mais.
    Foi uma bela decepção!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 09:50
    Enviado por: Marcel Gomes

    Caro Toledo,

    O resultado da espontânea é bom indicador para testar sua hipótese. Você tem esse dado? Se a diferença espontânea/estimulada do VP for muito maior do que essa diferença no último Datafolha, pode ser o viés. Mas sobre essa “novidade metodológica” do VP, particularmente não vejo problema. Os institutos estão a todo momento mexendo nos questionários. O Datafolha inclui os nanicos na última sondagem pela primeira vez. Na minha opinião, isso embaralha a cabeça do eleitor e favorece o candidato com maior recall – o Serra. O instituto não devia ter incluído os nanicos? Claro que devia. Pesquisa eleitoral não é ciência exata. Cada vírgula do questionário pode criar um viés. Fazer a pesquisa dias 21 e 22 e não 22 e 23 pode criar um viés. Por isso acho legal olhar sempre as médias, a tendência a médio prazo, que é muito mais reveladora do que cada pesquisa vista individualmente. Nessa perspectiva, a única novidade eleitoral desde 2009, na minha visão, é a subida da Dilma. Abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:06
    Enviado por: Estadão culpa os neurônios dos eleitores pela subida de Dilma | ESTADO ANARQUISTA

    [...] que descubro, lendo o Estadão, que o José Roberto de Toledo, tem uma suspeita do motivo que fez Dilma empatar com Serra: a culpa é da “rede neural”. Como? [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:09
    Enviado por: Caíque

    Prezado José Roberto,

    Como pós-graduado em pesquisa de mercado confirmo que este é dos truques mais manjados da prática da pesquisa. Esse tipo de manipulação é tão fácil de se fazer como de se desmascarar. Quer ver uma maneira simples? Eles poderiam ter feito a mesma pergunta (em quem votaria para presidente se a eleição fosse hoje) duas vezes, antes E depois de fazer o entrevistado “lembrar” que a Dilma foi ministra do Lula. Aliás, em alguns casos, por razões técnicas se faz isso mesmo, porém o profissional de pesquisa sabe que o resultado da segunda pergunta foi influenciado e quer, justamente, saber o quanto. Se o cliente pretende lançar uma propaganda nova, por exemplo, pode ser uma informação útil.

    Saudações

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 13:21
      Enviado por: Jaime Balbino

      A questão Caíque, é que neste caso o entrevistador não “lembra” o entrevistado que Dilma foi ministra de Lula, ele afere se o entrevistado sabe disso. Como pós-graduando você deve saber que é bem diferente. É como se perguntasse duas vezes a mesma coisa, mas ao contrário do que você diz, não há influência signficativa sobre o entrevistado, a não ser aquele que ele mesmo faz.

      Da mesma forma, o entrevistador também pergunta sobre José Serra e o entrevistado que já o conhece e acompanha sabe que ele é governador. Cá entre nós, Caíque, o que mexe mais no imaginário do eleitor? Um cara que foi ou é governador ou um simples ministro?

      Se com essa “forcinha” Serra tivesse subido no Vox Populi estaríamos discutindo o quanto essas duas perguntas influenciaram o resultado a favor de Serra. Como ela então “confirmaria” a estranha pesquisa DataFolha só teríamos petistas aqui reclamando e não o contrário.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 10:15
    Enviado por: rodrigo

    Petista acredita em tudo.
    Acredita em Sarney,
    Acredita em Collor,
    Acredita nesta pesquisa de mentira e
    Acredita até que Dilma é uma boa candidata.

    Acorda pessoal, Lula está fazendo todos de bobos em busca do que ele deseja.
    Dane-se o povo e viva o Poder.
    Acordem antes que seja tarde.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:19
    Enviado por: Dourivan Lima

    Nada a ver com a questão principal, mas quem lembrar a passagem do Ciro pela Prefeitura de Fortaleza ou da Dilma como secretária do governo gaúcho terá errado, não?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:24
    Enviado por: Márcio

    Estranha foi a pesquisa Datafolha que deu uma boa inflada na candidatura Serra. Sabemos que Serra é o candidato da grande imprensa de SP e que foi até editorialista da Folha de S. Paulo. O movimento pró-Dilma é irreversível. Os brasileiros sabem comparar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:30
    Enviado por: Jonny

    Acho que o Data Folha é questionável também! Alias agora é tudo ou nada para eleger o Serra, no qual a mídia é favorável.

    Isso é guerra política!

    Que a mídia favorece o Serra, tá na cara!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:33
    Enviado por: Uélintom

    Quando a própria diretora da Folha de São Paulo, Maria judith Brito, assume publicamente que a oposição está enfraquecida e que portanto cabe à imprensa assumir o papel de oposição ao Governo Federal, toda e qualquer credibilidade, toda e qualquer sombra de seriedade das empresas midiáticas são implodidas.

    Como acreditar no Datafolha se sua proprietária está assumidamente empenhada em derrotar a candidata do governo?

    E o mais grave: os jornalistas e comentaristas sérios, como fica sua situação com o partidarismo dos editores e proprietários das empresas de comunicação? Terão sua reputação minada, ou se rebelarão?

    Pois é evidente que a dúvida paira sobre a pesquisa do Datafolha, e não do Vox Populi, que simplesmente observa uma tendência que estava se mantendo em todas as pesquisas anteriores: Dilma crescendo, Serra estagnando. Assim, acredito que não haja polêmica real, mas fabricada, inventada, em torno da pesquisa do Vox Populi. Quem tem que se explicar é o Datafolha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:33
    Enviado por: Elisabeth

    TEria como checar se o Vox Populi tem algum financiamento do BNDES? Eu particularmente entendo que, como todo o resto do PT, é comprado para parecer lobos em pele de cordeiro…VIVA O DATAFOLHA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:37
    Enviado por: emerson frank

    Infelizmente em um país pobre culturalmente como o Brasil,o povo só pensa no momento em bbb,como seu time está no campeonato,as fofocas dos artistas,as novelas,e outras inutilidades.Sugiro que pergunte ao entrevistado qual é a função de um senador,de deputado federal e estadual.Na minha opinião o povo tem que participar mais da política,a maioria esmagadora não sabe como funciona o sistema político do país.Toledo você não acha que o eleitor acaba anulando seu voto quando vota em Lula para presidente e Artur Virgilio para senador por exemplo?O eleitor não sabe que para governar o presidente tem que ter maioria no congresso se não os projetos não são aprovados;é aí que surge o Mensalão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:43
    Enviado por: Biasoli

    Inexplicável foi a curva do datafolha. Ninguém apontava os motivos de uma dubida de 2 digitos no Sul por exemplo. A Vox é mais real em termos de análise de tendencia, até pq opiniao do eleitor é mutável mas não é bunda de nenem

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:44
    Enviado por: Tallis

    O Lula deveria devolver o dinheiro dos municípios, porque os prefeitos não estão tendo mais condições de trabalhar. a saude esta cada vez pior, está morrendo muinta gente por falta de remedio, passando fome , a criminalidade aumentando cada dia que passa. Entao larga a politicagem e vai trabalhar, por que eu tambem votei em vc cuida do Brasil,e larga de dar dinheiro nosso para outros Países. Ou vc também não sabia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:44
    Enviado por: D.Fuchs

    Que manipulacao? Serra sempre esteve na frente mesmo sem fazer campanha.E esse Vox Populi nao passa de um ninho de partidários petistas. Enfim quando o Governador de Sao Paulo fizer campanha como o petralhao e petralhona fazem ,ganhará no primeiro turno.

    .VAI SER DE LAVADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:46
    Enviado por: Jetro Araújo dos Santos

    Caros Amigos!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:46
    Enviado por: José Lopes Marques

    As pesquisas que sairam anteriormente,a estas do Datafolha e Vox Populi,estavam
    praticamente iguais,ou seja,Ibope,Sensus,Vox Populi e Datafolha.De repente surge
    a pesquisa mais nova do Datafolha,mostrando Serra com uma vantagem de 9 pontos,e agora a do Vox Populi,mostrando Dilma colada em Serra. Pergunto.Em
    quem acreditar? Qual é a correta?Naturalmente,a do Vox Populi,porque é mais
    coerente com as pesquisas anteriores,que mostrava crescimento de Dilma.Quando
    o povão começar a perceber que Dilma é a candidata de Lula,e Serra de FHC, a
    ministra vai crescer ainda mais.Eu fico com a pesquisa do Vox Populi.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 10:52
    Enviado por: sergio

    esperneia, dilam vencerá no primeiro turno, o datafraude chiou, pois, inflou os dados de serra para arregimentar as foças serristas que estão com espírito derrotista.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 15:00
      Enviado por: Jose Ferreira

      Ela está com performance parecida com a de Tarso Genro no RGS, até o momento, depois de ter feito campanha durante todo o tempo que esteve como ministro da justiça!

      Devemos considerar o fato de que o PT é forte, mas tem um teto, que não tem passado de 30 por cento! Entendo que os petistas estão ansiosos para verem a Dilma Duchefe, ultrapassar todas as expectativas e pode até ultrapassar o Serra em primeiro turno, assim com o Genro ultrapassa o Fogaça, mas isso no primeiro turno, porque depois é outra eleição e aí muda muito!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 10:54
    Enviado por: sergio

    se for favorável a dilma a pesquisa é questionável, se for para serra aí é verdadeira? o pig não se emenda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:16
    Enviado por: Lis-Bsb

    Além de repetir as cidades, a Vox Populi repetiu o mesmo roteiro das entrevista, indo ao mesmos lugares da anterior. veja aqui a prova: http://coturnonoturno.blogspot.com/

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:30
    Enviado por: Carlos Caldas

    Caro Toledo, queria abordar um outro ponto dessa pesquisa. Sou leigo no assunto, mas, já li em algum momento orientação do TSE (corrija-me se estiver errado)sobre a necessidade aleatoridade dos indivíduos/municípios consultados.
    Essas pesquisas do Vox Populi seguem praticamente os mesmos municípios “consultados”, sempre. Essas amostras levantadas dessa forma são válidas? Ou é mais um motivo para se entender como sendo uma pesquisa manipulável?
    Gostei de ter dado nome aos bois e ter colocado em xeque a credibilidade do Vox Populi. Independente de levantamentos atuais, se tivesse que apostar em um instituto, apostaria em quem quase sempre acertou: o Datafolha.

    Em tempo, a campanha começou, os nervos estão acirrados, pelos comentários, a nível quase da barbárie…Diálogo meio difícil. Tende a piorar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:31
    Enviado por: Paulo Roberto

    1.509 Pesquisas. SERRA ganha em todas. nem o XOV ILUPOP consegue dar um “jeitinho ” Que conferir a Parcialidade dessa pesquisa ? veja os municipios pesquisados na pesquisa anterior e nesta, do mesmo instituto. Verifique a coincidência de lugares. Veja quais partidos politicos administra esses municipios.
    Nota se nos comentários, pessoas de bom nivil, que vergonhosamente engana a se própio. Ninguem consegue TAPAR O SOL COM A PENEIRA, A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:32
    Enviado por: Akhenathon

    Apenas o Estadão noticiou esta última pesquisa Vox Populi. Depois da história do cartão com o nome de Serra ao contrário e das declarações de seu diretor sobre Dilma ganhar no 1.º Turno, a credibilidade deste instituto é nula. Mera firula para agitar a militância.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:37
    Enviado por: Mineiro de Mariano Procópio

    Pagou!… (com o dinheiro do povinho…) você terá o ressultado que lhe convém…

    Minhas ‘vaquinhas’ estão loucas para irem ao pasto…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:52
    Enviado por: Thomaz

    Dizer que Dilma é candidata de Lula é propaganda? Seria propaganda se o entrevistador dissesse que Dilma é “a melhor candidata” ou “a candidata do progresso”, ou seja, dados passíveis de relativização. Que culpa tem o instituto se o governo Lula é admirado pela maioria dos brasileiros? Aliás, nem sei por que o tom desconfiado do texto. O instituto sequer disse que Dilma é candidata de Lula. Apenas fez o favor absolutamente necessário de botar as pessoas pra pensar sobre os cargos ocupados pelos candidatos a presidência de seu país. Realmente, isso pode ter feito as pessoas se recordarem do time em que cada um joga (não vejo nada de mais nisso, uma vez que mais cedo ou mais tarde isso viria a tona, por se tratar de um fato, isto é, algo que não é passível de relativização). Esta deve ter sido a pesquisa mais realista até agora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:53
    Enviado por: Marcello

    A Vox Populi sempre sendo criativa em suas pesquisas, sempre mudando algo. Qual o problema em manter um padrão?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 11:54
    Enviado por: Eduardo

    Nem manipulando consegue fazer a dilma passar!
    continuem tentando!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 12:00
    Enviado por: Henrique

    Cara, esse contorcionismo de raciocínio proposto por você é uma forçação de barra tremenda, para com isso rsrs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 12:02
    Enviado por: Pesquisa Vox Populi com números bem distantes do Datafolha: estranho, não? « Philippe Fernandes

    [...] Em seu blog, José Roberto de Toledo, do Estadão, também expõe o que chama de “curiosa ordem” da pesquisa. [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 12:03
    Enviado por: Jose Ferreira

    Prezado Roberto Toledo: Não Torço pela Dilma, aliás torço como um fanático pela derrota dela, e para tal voto até no Ciro.Tem uma reportagem interessante na veja, com fotos ilustrativas que falam por sí, sem comentários!

    Toda véspera de clássico entre Palmeiras e Corinthians, Vasco e Flamengo, é um ânimo só, tanto de um lado quanto do outro e no dia seguinte ao jogo, com a vitória de um ou de outro acaba tudo, inclusive o frisson dos vencedores!

    Você já observou cachorro correndo e latindo atrás de carro em movimento? Pois é o que acho que vai acontecer com os petistas, t\ão logo se divulgue o resultado das urnas, sem não houver fraudes como no Irã.

    Toda pesquisa é complicada porque anima os dois lados e por isso pouco me importa o resultado delas agora, vamos aguardar um pouco porque muita agua ainda vai passar por baixo da ponte! O meu palpite é que será uma eleição disputada mas com uma pequena vantagem para a ética e a honestidade(Serra).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 12:59
    Enviado por: Fabio

    As pesquisas mais enganosas quem existem é da folha e do ibope.
    Pesquisas tendenciosas que deixam claro a preferencia pelo demo tucano Serra.
    Antes do sr Jose Roberto criticar o Vox Populi, deveria fazer uma analise da pesquisa da folha de sp, aquela sim é uma pesquisa fajuta.
    A realidade é uma só, a Dilma com certeza ja ultrapassou o sombrio Jose Serra, este sr para o desespero da direita vai comer poeira em 2010.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 13:01
    Enviado por: Yannick

    Esse assunto de como você faz as perguntas pode determinar o resultado é bastante interessante. Um exemplo que me vem a cabeça é esse http://www.predictablyirrational.com/?p=235 sobre doação de orgãos na europa (os paises em que a pergunta era “marque aqui se não quiser doar seus orgãos” tinham uma percentagem de doadores maior que aqueles em que a pergunta era “marque aqui se quiser doar seus orgãos”). Isso foi só para dizer que a pergunta não é inútil e que não é obvio que as pessoas pensam antes de escolher essas coisas. (As situações não são iguais porém, pois no exemplo supracitado era mais uma questão de “vou deixar aquilo que escolheram pra mim”).

    Sobre a possível influência nesse caso, bom: um primeiro jeito seria comparar os resultados entre a votação espontânea e a estimulada: quantos escolheram X antes e Y depois (sendo que X e Y estão na lista)? Quantos não escolheram ninguém antes e X depois? (esse acredito que possa ser significativo, mas é para isso que tem músicas na campanha eleitoral: quem ainda não esqueceu “Quem sabe sabe, vota comigo…”) Esses números são significativos perto do resultado final?
    Por outro lado é claro que a campanha do PT vai se basear em associar a Dilma ao governo Lula, então, no final das contas, quantos vão chegar as urnas sem saber isso? Aliás, quantos ainda não sabem isso? Eu lembro que o diretor do ibope tinha comentado, já faz um bom tempo, que a Dilma era conhecida por 80% das pessoas (qual é esse valor agora?): esses 80% já não sabem da associação? Se eles já sabem, precisa que alguém os lembre disso?

    Para quem questionou a presença de perguntas a respeito da faixa de renda, acredito que isso não esteja aí para mostrar que quem tem renda X vota em A e quem tem renda Y vota em B, mas está aí para garantir que a amostra de pessoas escolhida é representativa da população brasileira (daria para citar o que aconteceu com uma pesquisa feita nos estados unidos quando o Roosevelt foi eleito, quem tiver curiosidade procure por “sampling bias” na wikipedia).

    Para finalizar, dar palpites sobre o resultado da eleição não é exclusividade do diretor do Vox Populi. O diretor do ibope já fez comentários semelhantes (só no tipo, o resultado era o “inverso”).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 13:10
    Enviado por: Ivanildo

    Gostaria que houvesse a mesma desconfiança em relação ao datafolha, aquele resultado sim parece muito estranho, a margem de erro do VOX POPULI diz que SERRA está de 2 a 4 pontos na frente de DILMA, o que coloca essa pesquisa na média geral, já o DATAFOLHA destoa de todos os institutos !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 13:10
    Enviado por: Cidadão

    Oh José Roberto, nos poupe dos seus interesses. Por você não questionou a pesquisa do Datafolha? Se o Vox Populi tivesse mostrado crescimento do Mussolinni você com certeza não teria empreendido este esforço homérico para elaborar este artigo. Confesse que você é da panelinha, vai!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 13:12
    Enviado por: Jaime Balbino

    Como a questão seguinte era estimulada mesmo, com a apresentação dos nomes dos candidatos, as perguntas anteriores podem não ter tido influência significativa sobre o resultado. É como se perguntassem duas vezes seguidas se a pessoa conhece os candidatos da lista, mas a segunda vez é que é pra valer.

    Dessa forma, a pessoa que conhece vai responder a mesma coisa nas duas vezes, aquele que não conhece ou conhece muito pouco ou ainda não prefere tal candidato vai, de novo, responder a mesmíssima coisa.

    Talvez Serra até pudesse ter mais vantagem nesse caso, pois pode ser senso comum que “governador” é mais trabalhador que “ministro” ou “deputado”. Se Serra tivesse aumentado a vantagem na Vox Populi e indiretamente validado a estranha pesquisa DataFolha todo mundo poderia dizer que essas duas perguntas influíram no resultado a favor de Serra.

    Como nem assim Serra decolou no Vox Populi, insinua-se que beneficiou-se Dilma porque a sinápse do entrevistado faria Dilma + Ministra = Lula!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 13:16
    Enviado por: Jose Honorio

    José Roberto, voce quer enganar a quem com este tipo de análise. A única coisa que acontece aqui é a perda de sua própria credibilidade. Todo mundo viu, até colegas afinados ideologicamente com voce, lotados na Folha … e voce, nessa. O que está acontecendo, é puro fanatismo ideológico ou os Mesquitas são vingativos?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 13:28
    Enviado por: lucia andré

    Achei interessante a ordem das questões. Na verdade, a ordem pode mudar muito pouco, visto que não há como provar a relação neurológica entre uma coisa e outra. Primeiro o insitituto avaliou o grau de conhecimento do respondente em relação aos candidatos e DEPOIS o estimulou a responder em quem votaria. O que é mais lógico, do ponto de vista do que um eleitor faz (ou deveria fazer). Em tempo: sou doutora pela USP e pesquisa é a minha praia! Essa inversão pouco pode afetar o resultado. Seria interessante testar, por outro instituto, a mesma ordem e ver se há alteração no percentual de cada um e em seguida, testar, com amostra diferente, outra ordem. Lembrando que a estimulada mede menos a intenção consolidada do que a espontânea. E aí, comparar os resultados das espontâneas entre ambas formas de coleta, para ver se há alteração… E por aí vai…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 13:50
    Enviado por: José Carlos Brandão

    Na crise de 2009, comparável somente a crise de 1929, vimos claramente as grandes potências, principalmente os EUA, colocando o “estado” jogando bilhões de dolares na tentativa de controlar a crise.
    Isso mostra mostra precisamos de um estado forte, com capacidade de intervir e regular sempre que necessário, a teoria do “estado mínimo” defendida pelos tucanos é contraditória, estagnadora, precisamos de grandes alavancas na economia, cito o exemplo da PETROBRAS. O crescimento da economia em geral com criação de empregos em todos os setores observado no governo LULA deixa tudo muito claro. a continuidade da era LULA é melhor para o BRASIL.
    Esperamos que as lideranças percebam que BRASIL grande potência só será possível com a eliminação da corrupção, considerando que se sobe uma escada
    de degrau em degrau esperamos que a moralização da nossa política partidária seja o próximo passo, a reforma política é necessária.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 15:33
      Enviado por: Caribenho das Ilhas Virgens

      José Carlos
      É por isso que vou votar em Serra. O governo lula como sabemos terminará
      ao final deste ano.
      E fica a pergunta?
      Por que fazer proselitismo político de lula num blog analítico de pesquisas eleitorais?
      Está se discutindo os métodos de um determinado instituto de pesquisa, onde determinados
      princípios de isenção podem ter sido comprometidos e o senhor vem defender o “candidato” lula.
      Se a pesquisa foi viciada ou não são as hipóteses em discussão. Hipóteses.
      Vamos aos fatos:
      Lula não estará candidato nas eleições em Outubro.
      A disputa é entre Serra e Dilma.
      É por isso que vou votar em Serra.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 14:52
    Enviado por: José Abel Fornari

    Srs Diretores do Vox Populi, vocês sabem que esta pesquisa é induzida, não é a realidade , mas vá lá, s
    o estranho que pessoas como os Srs. não se deram conta que tudo o que a esquerda patrocina em dinheiro, num futuro bem próximo ela vos tirará em liberdade, olhem para Cuba, Venezuela e tantos outros, não posso acreditar que pessoas esclarecidas, estudadas, se deixem manusear por analfabetos que só querem o poder, para dizimar quem não partilhe de seus pensamentos atrasados, autoritarios, e demagogos, que vivem da miséria do povo, dizendo serem os salvadores da Pátria.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 15:34
    Enviado por: Myrna

    Não concordo. A fraude é o Datafolha. Boa tarde!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 15:52
    Enviado por: Eleições 2010: Vox Populi | Na Prática a Teoria é Outra

    [...] bem disse o José Roberto de Toledo, Que mal há nisso? Difícil dizer. Para termos certeza de que a colocação das questões 12 e 13 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 16:02
    Enviado por: Fernando

    Humm… só vota no Serra quem não tem neurônio… Concordo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 16:19
    Enviado por: brasil de fato

    O Serra tem a mídia, tem o dinheiro das elites, porem não tem o
    voto do povão, que viu suas vidas melhorar e não querem um
    retrocesso com esses tucanos-dementes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 16:23
    Enviado por: Mad Hatter

    Por que as pesquisas ligadas ao grupo folha, notório incentivador da candidatura Serra e do Ibope, unha e carne com a rede Globo, são os parâmetros corretos ?

    O correto seria somente se o Serra estivesse disparado na frente ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 17:12
    Enviado por: Marcos Doniseti

    Na última pesquisa Datafolha, 1081 dos 4158 eleitores entrevistados votam na cidade de São Paulo, ou seja, 26% do total. Mas, a capital paulista (cujo governador, até outro dia, era o candidato José Serra) tem apenas 5,7% da população do país. E 60% dos eleitores pesquisados eram da região Sudeste, sendo que a mesma tem apenas 49% da população do país.

    E a julgar pelos números da capital paulista, a quase totalidade dos eleitores da região Sudeste entrevistados pelo Datafolha devem ter sido paulistas, com bem poucos eleitores do RJ e MG.

    Isso, sim, é que é altamente suspeito e serve para desmoralizar qualquer pesquisa.

    A continuar deste jeito, daqui a pouco o Datafolha fará as suas pesquisas nas sedes dos diretórios municipais do PSDB paulista. Quem sabe, assim, o Serra ganha a eleição, não é mesmo?

    Mas, o curioso é que nenhum jornalista ou blogueiro da Grande Mídia questionou todas estas manipulações do Datafolha.

    Por que será, hein?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2010 - 18:47
      Enviado por: Alberto

      De onde vc tirou esses dados? Assino a Folha de São Paulo e posso testemunhar que os dados do Datafolha são os que mais chegam pertos dos resultados reais nesses anos todos. Posso reavaliar minha impressão, mas precisaria que você disponibilizasse as fontes desses números.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 17:59
    Enviado por: Jover

    Se o acréscimo dessas duas perguntas faz tanta diferença, imagine o que fará a propaganda eleitoral!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 18:23
    Enviado por: C, Matheus

    Essa nova paginada dada pelo instituto a ESTIMULADA é interessante, porém peca na série temporal, que em qualquer pesquisa deste naipe é importantíssima.
    Teria sido mais pertinente, talvez, uma leva de três: ESPONTÂNEA, ESTIMULADA padrão e, sim, ESTIMULADA com esse quê de ativação de memória.

    ::

    De fato é interessante observarmos a repercussão das “peculiaridades” das últimas pesquisas realizadas (datafolha e vox populi) bem como a grande mídia lidou e apresentou os acontecimentos.

    No mais, o desempenho de ambos pré-candidatos pode melhorar/piorar quando for realizado, pela maioria dos entrevistados, o link com seus padrinhos políticos Dilma-Lula, Serra-FHC, e claro, um link com o desempenho e avaliação de cada padrinho em seu governo.
    Mas não é só isso que elege o presidente, por mais imperial que seja a figura deste no Brasil, a atuação partidária dos envolvidos conta.
    E, ideologicamente, talvez, nos encontramos numa situação plebiscitária entre o (neo)liberalismo do PSDB e a social-democracia do PT.

    ::

    Pra quem está discutindo o comportamento dessas variáveis e também curte um debate político, aproveitem e apresentem estatísticas, fatos, dados. Evitem esse ataque exemplar de fanáticos, um embate entre os que lêem folha e acham que sabem de política e os que veem cqc e acham que sabem mais.

    #rZz

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 18:31
    Enviado por: Solange

    Dilma, Serra…é tudo farinha do mesmo saco. Parem de ficar discutindo e defendendo estes dois; enquanto isto os dois estão em uma churrascada rindo de nós povo brasileio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 18:34
    Enviado por: Solange

    Sr. José Roberto, não importa pesquisas desse ou daquele, o que vai importar são as urnas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 18:44
    Enviado por: Alberto

    O vox populi vai soltar nota alegando que a papelada enviada ao TSE não é a papelada real da pesquisa, e que tudo foi erro de um estagiário aloprado que só faz besteira. A justiça eleitoral vai assim virando a casa da mãe Joana, onde um presidente da república faz troça de multinhas de 10 mil reais e um instituto declara que com eles, só lida através de estagiários hahahahha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 18:49
    Enviado por: Luciano Prado

    Referindo-se ao Voxi Populi o blogueiro afirma: “Nesse caso, o maior prejudicado não parece ter sido nenhum dos candidatos, mas o próprio instituto”.
    Legal, mas dependendo da premissa quaisquer dos institutos escolhidos poderia ser o “maior prejudicado”.
    O blogueiro parte do princípio que as pesquisas do Vox Populi diferem das do Ibope e Datafolha e, portanto, o Vox Poluli é que sai com a credibilidade arranhada.
    Mas numa outra análise, baseando-se em outra premissa, poderia-se afirmar que as pesquisas do Ibope e o Datafolha diferem das do Voxi Populi e, portanto, Ibope e o Datafolha é que saem com a imagem arranhada. E assim por diante.
    É tudo uma questão de torcida. Encontra-se sempre um “bom motivo” para explicar porque o “meu” time é melhor do que o do outro. Ou porque o árbitro foi decisivo no placar.
    Interessante é que o bloqueiro sai pela tangente quando afirma: “percebe-se uma pequena diferença, mas nada que fuja às tendências”.
    O papel aceita tudo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 19:10
    Enviado por: Gilberto

    O “moderador” deveria retirar comentários ofensivos, coisas como chamar de idiota, sem neurônios, etc…..
    Independente da ideologia partidária, a pesquisa é metodologicamente tendenciosa. Espero que os especialistas do TSE avaliem e adotem providências.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 19:17
    Enviado por: Silva

    Se o governo PT, na verdade sob comando do clã Sarney, é tão perfeito porque será que nenhum tipo de pesquisa apontou maioria de votos?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 19:18
    Enviado por: Wagner

    Independente da ideologia partidária, a pesquisa é metodologicamente tendenciosa. Espero que os especialistas do TST avaliem e adotem providências.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/04/2010 - 00:02
      Enviado por: Paulo Motta

      TST não camarada, TSE.
      Olha eu acho que essa pesquisa beneficiou o Zé Serra, pois, Zé Serra é FHC.
      O FHC não foi nem na despedida do Serra, que vergonha!!!
      Tem que acordar antes das 10 e colocar o pé no barro, Lula já disse.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 20:27
    Enviado por: Humberto

    A discussão está quente aqui, imagine quando chegar perto da eleição???? Quanto ao Vox Populi, eu nunca gostei muito deste instituto. Não acho que é imparcial, muito pelo contrário. Em matéria de pesquisa, prefiro o datafolha. Mas, com relação a eleição, o que temos que nos ater é em quem está se candidatando a governar o país. Lula e FHC são passados… Cada um teve seus erros e acertos e um foi o complemento do outro. Mesmo o Lula não tendo a humildade de reconhecer, tudo que ele está colhendo agora é fruto dos governos anteriores, começando com o Itamar Franco com o plano e Real. Mas, exigir humildade de petista é coisa difícil mesmo. Mas, o que teremos que analisar são os candidatos para a partir de 2011, Serra, Dilma, Ciro?, Marina. Esses sim, é que teremos que ver o estão propondo. Esqueçam Lula e FHC eles são o passado e não o futuro !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 20:42
    Enviado por: Maria Aparecida Fraga Ferreira

    O que se está questionando é como nas duas últimas pesquisas foram “sorteadas” praticamente os mesmos municípios. Num universo de 5.500 cidades serem sorteadas mais de 100 duas vezes não tem metodologia que explique. Está tudo disponível no site do TSE. Em algumas cidades até o local foi o mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 21:34
    Enviado por: pepe nuñez

    Ohhhhhh Caribenho das Ilhas Virgens
    Voçe näo faz proselitismio?
    É por isso que vou votar em Serra. O governo lula como sabemos terminará
    ao final deste ano.
    E fica a pergunta?
    Por que fazer proselitismo político de lula num blog analítico de pesquisas eleitorais?
    .
    Vamos aos fatos:
    Lula não estará candidato nas eleições em Outubro.
    A disputa é entre Serra e Dilma.
    É por isso que vou votar em Serra.

    Voçe näo faz proselitismio?
    É engraçado como os Tucanos desrespeitam a inteligencia do povo!!!
    O Lula näo é candidato em Outubro mas a Dilma representa a mesma tendencia politica que Lula, assim como FHC nao é candidato mas o Serra representa a mesma tendencia politica que FHC .
    Meu caro, tu achas que os comentarios deste blog näo säo POLITICOS? que säo uma analissis meramente tecnica?
    Tá legal, continuem assim, nos enganando que nós gostamos!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 22:26
    Enviado por: Evanildo da Silveira

    Como propaganda? Dilma não é a candidata do Lula?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 22:34
    Enviado por: CELSO DUTRA

    O Vox Populi pesquisou praticamente as mesmas cidades em 2010, contrariando um princípio elementar da metodologia indicada para o Tribunal Superior Eleitoral.

    Quem duvida é só ver os detalhes no próprio site do TSE: http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procPesquisa.jsp

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 22:35
    Enviado por: CELSO DUTRA

    Comparem as duas pesquisas:

    http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procPesquisa.jsp

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2010 - 23:54
    Enviado por: Neidson

    O que a pesquisa fez foi mostrar que Dilma é a candidata de Lula, nada mais justo.
    Eu acho que o Vox Populi quebrou o galho do Zé Serra, pois, omitiu a sua ligação com FHC.
    Acho eu que a Dilma devia entrar com reclamação no TSE, porque foi uma avaliação desproporcional, pois, do jeito que alguns acham que ela pode se beneficiar com os dados apresentados, ela também poderia perder com isso.
    Na campanha isso vai ficar claro que Zé Serra é FHC, ai é que eu quero ver, vai ser de lavada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 02:16
    Enviado por: Adorno, S

    Senhores,

    Pesquisas nesse momento, antes das definições dos candidatos, é uma peça de ficção. Não há qualquer parâmetro científico. E mais, todos esses Institutos brasileiros, nenhum tem isenção adequada para auferir a opinião do eleitor após a campanha. Imaginem agora sem que os candidatos e suas plataformas tenham sido divulgadas à exaustão. Vejo os pseudos trabalhos de pesquisas agora divulgados nada mais que “cabresto” recriado pelo sistema, buscando eleitores incautos. Infelizmente!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 02:19
    Enviado por: Anonimo

    O que estou abestalhado é com o nível de atraso do conhecimento estatístico desses caras. Já existe a TRI e que foi aplicada no enem. Essa determina só pela forma como o cara marcou a questão se de fato fez isso por saber ou apenas chutou. Usando essa e um questionário simples, fica possível determinar exatamente como o cara vai votar no dia da eleição e não como ele supõe hoje como votaria.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 09:51
    Enviado por: Tetsuo Shimura

    Entendendo que tais pesquisas são apenas prestações de serviços portanto, existe a figura do cliente interessado. Nunca se divulga quem são os pagadores das ditas pesquisas ou será que Vox Populi, Data Folha, Ibope e outros trabalham de graça? Em meus sessenta e um ano de vida, nunca fui interpelado por qualquer pesquisador. Azar (ou sorte) demais!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 09:58
    Enviado por: saulo oliveira

    Eu respondo: para fraudar a pesquiza e tentar fazer o eleitor de Bobo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 11:48
    Enviado por: Pedro

    Se querem explicitar nas pesquisas, deveriam dizer que a Dilma é a candidata do Sarney, do Jáder Barbalho e do Garotinho, bem como de 9 em cada 10 coronéis do nordeste.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/04/2010 - 10:08
      Enviado por: EDILOY A C FERRARO

      Ok., e aproveita para dizer que José Serra, o idôneo, subirá nos palanques junto a Orestes Quércia, Campos Machado e Roberto Jefferson…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/04/2010 - 11:58
    Enviado por: Vox Populi « República dos Bananas

    [...] Vox Populi Deu no blog do José Roberto de Toledo (Estadão): [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 13:03
    Enviado por: Eder Luiz

    Prezado Roberto:
    Discutir pesquisas é jogar na mega sena, difícil de se acertar os números.
    2 fatos devem ser considerados e o resto é resto.
    1o. O Serra se mantém na frente desde as primeiras pesquisas e essa oscilação foi de 44 por cento até hoje 34 por cento. Oscilou para baixo 10 pontos mas e daí?
    Quando se faz a pesquisa sobre um possível 2o. turno não se alterou siginificativamente o quadro que é favorável ao Serra de 48 a 49 por cento contra 39 por cento da Dilma.
    Acho que esse dado é mais siginificativo do que pesquisas de 1. turno!

    Esse seu Blog é muito frequentado por petistas remunerados tentando fazer, o que a gente chama de “cortina de fumaça”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 13:06
    Enviado por: Fernando

    Uma vez que a média móvel de 3 pesquisas aponta uma tendência que é visível em todas elas, não vejo descrédito em uma pesquisa com relação às outras.
    Falar que Dilma é a candidata do Lula, teria o mesmo peso que dizer que o Serra é o candidato de FHC. Mas parece que a oposição não quer “aproveitar” essa “propaganda”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 14:52
    Enviado por: rodrigo

    essa pesquisa foi na maneira correta pois sabemos não nenhuma novidade, sabemos que a pesquisa verdadeira vai ser aquela da campanha do guia eleitoral ai vamos se lula vai transferir voto para dilma.
    na minha opinião lula tem tudo prar conquistar vota para dilma por que dilma fazia parte do governo lula, é uma mulher limpa e decente.
    pode ter novidade pode ganhar no primeiro turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 15:03
    Enviado por: Caio Higa

    Será possível isentar os dados da pesquisa do Datafolha?
    Quais resultados são mais confiáveis, os da Folha de São Paulo, que publica fichas falsas, ou os do Vox Populi?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 16:09
    Enviado por: Sergio

    Caramba! Como tem petista nesse blog! E o fato de se fazer a pesquisa no mesmo local da anterior,não é suspeita?
    Outra coisa: se o ciro não concorrer, tanto Serra, quanto dilma podem ganhar no primeiro turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 21:26
    Enviado por: Antoniel Viena

    Esta pesquisa pode influenciar a grande massa porque os brasileiros, de um modo geral, são analfabetos, politicamente falando. Só quando tivermos a verdadeira noção do que é governar um país seriamente é que não deixaremos de tratar eleição como algo secundário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2010 - 10:37
    Enviado por: Deus

    Toledo, o Vox Populi/Band vão informar o resultado da pesquisa espontânea e a simulação do 2.o turno?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2010 - 11:50
    Enviado por: A rede neural, a memória e as eleições « TOLEDOL, o blog sobre RAC

    [...] » Alguns colegas não entenderam o que eu quis dizer com “rede neural” em uma nota sobre pesquisas eleitorais no blog Vox Publica. Uns me ligaram para perguntar, outros fizeram graça. Sei pouco [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/08/2010 - 20:07
    Enviado por: Inacreditável: Vox Populi exclui Plínio de pesquisa de… avaliação do debate! « Philippe Fernandes

    [...] deles é o Vox Populi. Já era, há algum tempo, estranha a ordem das perguntas no questionário. Em outra pesquisa do mesmo instituto, o documento gerado para o TSE apontava como candidatos, na [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2010 - 16:17
    Enviado por: José Roberto Toledo: .A rede neural, a memória e as eleições « Eduardodelarocha's Blog

    [...] colegas não entenderam o que eu quis dizer com “rede neural” em uma nota sobre pesquisas eleitorais no blog Vox Publica. Uns me ligaram para perguntar, outros fizeram graça. Sei pouco [...]

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão