(texto publicado na edição impressa de 29/03/2010 de O Estado de S.Paulo)
Do total do eleitorado, 76% avaliam que o governo Lula é bom ou ótimo, segundo o Datafolha. É o mesmo percentual de dezembro de 2002, que dava a dimensão da expectativa em relação ao futuro governo. Se Lula está entregando o que a maioria dos eleitores esperava, não se pode dizer o mesmo de sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff (PT).
A ministra patina no eleitorado-chave para sua candidatura: entre os 76% que aprovam o governo, ela oscilou de 35% para 33% no último mês. E está tecnicamente empatada com José Serra (PSDB), que cresceu de 27% para 32% nesse segmento. Se não ganhar os simpatizantes do governo, Dilma terá poucas chances de se eleger.
Serra lidera por ampla margem entre os que julgam o governo Lula regular. Desde dezembro, o tucano subiu de 46% para 51% nesse grupo, que representa 20% do eleitorado. Nesse campo Dilma tem tão poucas possibilidades (9%) quanto Ciro Gomes (10%) e Marina Silva (10%). Os 4% que desaprovam o governo Lula também têm preferência por Serra (48%).
Logo, ou Dilma reverte a atual tendência entre os que aprovam o governo, ou pode morrer na praia. Nada menos do que 25 pontos dos 27% de sua intenção vêm desses eleitores. Serra, por sua vez, conta com 10 pontos de seus 36% de intenção de voto entre os que dizem que o governo é “regular”.
Mantida alta aprovação de Lula, a única possibilidade de sua candidata vir a sucedê-lo é “roubar” de Serra eleitores pró-governo. Para ultrapassar o tucano além da margem de erro, Dilma precisaria tirar 10 pontos de Serra nesse segmento e chegar a pelo menos 43% dos pró-Lula. Aí o placar geral ficaria 35% a 29% em favor da petista.

Mas não é fácil chegar a 43% entre os eleitores governistas. Nem mesmo Lula conseguiu a totalidade dos votos de quem o aprovava. Em 2006, quando disputava a reeleição, o presidente chegou, no final do 1º turno, a 80% da preferência entre os que apoiavam seu governo.
Isso porque há gradações na aprovação. Quanto mais enfático o apoio, maior a transferência de voto. Os eleitores que mais tendem a votar no candidato governista são os que avaliam o governo como “ótimo” ou que dão nota 8 ou superior à administração.
Infelizmente, na maioria das vezes os institutos de pesquisa agregam as respostas “ótimo” e “bom” em um só percentual e perde-se a informação sobre a intensidade da aprovação.
Tags: 2010, datafolha, Dilma, eleição, infográficos, Lula, pesquisa, Serra
Toledo, considero correta a sua análise. Questiono apenas o seguinte: parte dessa votação de Serra não pode se perder quando ele for identificado como oposição a Lula?
Caro Alexandre,
Serra já é visto como candidato de oposição pela maioria dos eleitores. Ele pode perder votos se bater de frente com Lula, coisa que ele evitará o quanto puder, embora Lula deva tentar provocá-lo. Outra possibilidade é Dilma virar alguns votos de Serra ao se tornar mais identificada com Lula para a parte do eleitorado que ainda não sabe que ela é a candidata do governo. Mas, em se tratando de possibilidades, poderíamos ficar discorrendo aqui sobre outras tantas, de lado a lado. Melhor esperar para ver o que acontece.
Abraço
Toledo,
O Ciro Gomes esta dando vem dando várias entrevistas de conteúdo interessante sobre o futuro do Brasil, inclusive na área econômica. Existe chance do eleitor dar ouvidos a uma 3a opinião (Ciro) neste infeliz cenário plebiscitário para o qual estamos caminhando ?
responder este comentário denunciar abusoCaro Toledo, discordo da sua analise, vamos aos seguintes ponto: os votos dado a dilma corresponde a petista que sempre irão volta em petista. o pt sempre teve esses indices, certo. as pesquisas são dados para serem estudados com caltela, pois da uma visão para todo tipo. A analise que faço é que a dilma crecera no primeiro turno uns 15 á 12 por cento, pois esses são eleitores que vota no otimo, na qual ainda não idetificou o candidato.
terceiro. o serra perdeu ja votos para dilma se pergarmos o levantamentos anterior. Nos estamos analisando a pesquisa datafolha, mas temos que pergar o estudo de todas que foram feita. Agora se de na proxima pesquisa perda de votos da dilma ai sim estaremos nun quadro de estabilidade da candidatura coisa que não vejo por hora que esta. Pois a Dilma não rouba votos ainda do Ciro coisa que prevejo que vá rouba em um momento da campanha, que é po onde espera os petista em ganhar no primeiro turno coisa que não acho dificil.Ao analisar as duas ultimas campanhas vemos que o teto de 30 % hoje corresponde mais aos tucanos do ao petistas pois lula teve o teto superior a 45%, e os tucanos não chegaram a esse niveis.Mas temos que aguarda a proxima pesquisa.
Renato,
Nem li seu texto todo, para ver se valia a pena, pois antes de tudo seria bom você voltar para a escola e aprender a escrever……
responder este comentário denunciar abusoa hora que a candidata aparecer na tv para pedir votos, e começar a falar por ela mesma, Serra ganhara no primeiro turno sem duvidas alguma
Concordo plenamente. Dilma é péssima e não se sustentará.
responder este comentário denunciar abusoVejo 2 fatores subjetivos mas importantíssimos que complementam sua análise.
Primeiro, Serra leva vantagem por ser bom debatedor e ter experiência de campanhas e debates.
Segundo, a influência dos palanques estaduais. Por exemplo, Sergio Cabral no RJ e Helio Costa em MG a favor da Dilma, estados que podem ser decisivos.
O RJ está insatisfeito com a postura do Lula em relação aos royalties.Sentem que houve traição. Em Minas o Aécio vai ser o cabo do PSDB. Não seria bobo de ser acusado de amarelar na eleição: se Serra ganha ele se estrepa se perde, seria o maior culpado.
responder este comentário denunciar abusoDe fato a campanha nem começou ainda e Serra já é candidato desde 2002. Dilma surgiu no cenário nacional agora. Portanto a tendência e Serra cair e Dilma subir assim que sua candidatura ficar conhecida e o apoio de Lula a sua candidatura cair na boca do povo.
Ademais, essa pesquisa do datafolha está em discrepância com uma do Vox Populi também feita recentemente e aponta outro resultado.
responder este comentário denunciar abusoToledo, gostaria de saber qual o número de votos para os principais candidatos (Dilma e Serra) para que fossem eleitos em primeiro turno? É possível acontecer isso no atual patamar (base: última medição realizada pelo Datafolha? Ainda, excetuando-se esses dois, existe alguma possibilidade, mesmo que mínima, de algum outro candidato chegar ao segundo turno?
Para decidir no 1º turno, um candidato tem que ter 50% + 1 dos votos válidos (ou seja, apenas os votos dados a candidatos). Se a eleição fosse hoje, sem Ciro Gomes, haveria uma pequenas chance de Serra vencer no 1º turno, embora essa possibilidade seja decrescente, se levarmos em conta a média das últimas pesquisas. Mas, quanto menos candidatos e mais polarizado pleito, maior a chance de um deles vencer logo de cara. Não há nenhum indicativo de que Ciro ou Marina vão reverter suas tendências atuais, que os colocam como figurantes. Mas ainda há muito chão pela frente e o imponderável sempre pode mudar o quadro.
responder este comentário denunciar abusoLula é o 3º presidente na América com melhor nível de aprovação
Valor Online
19/01/2010 11:31
SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em terceiro lugar no ranking de popularidade da Consulta Mitofsky, empresa mexicana de investigação da opinião pública que reuniu estudos sobre a avaliação de mandatários por seus cidadãos. Com 83% de aprovação, a pesquisa, que englobou 17 dirigentes na América, destaca o mérito de Lula estar há mais de sete anos no poder.
No topo da lista, está o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, que, com apenas três meses no cargo, conta com 91% de aprovação. Na sequência, aparece Mauricio Funes, de El Salvador, com 88% de aprovação.
Após Lula, está a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que, no fim de semana, não conseguiu eleger seu sucessor no cargo. Com 81% de aprovação, a consultoria considera a cifra altíssima tendo em vista que está a ponto de deixar a direção do país.
Entre 55% e 75% de aprovação, estão Álvaro Uribe (Colômbia – 64%), Tabaré Vázquez (Uruguai – 61%), Evo Morales (Bolívia – 60%) e Felipe Calderón (México – 55%).
Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/politica/6/6056518/lula-e-o-3%C2%BA-presidente-na-america-com-melhor-nivel-de-aprovacao#ixzz0ja943CgH
Responder
Empresa “Mexicana” nao nao vale!
Manda uma empresa Suissa, Aleman, ou Americana para
ver o Lula e sua Corja despencarem!
Neli – Los Angeles
Toledo e Campbell, muito interessante vossas análises. Permitam-me acrescentar que após afastamento de Dilma e o lançamento oficial da campanha de Serra a demarcação de espaço ficará bem mais claro. Serra conta até o momento com o recall de outras campanhas e sua experiencia de executivo. Não poderá bater em Lula, ou nos programas do governo porque entre seus eleitores 67% acham o governo petista bom ou ótimo. Já Dilma terá o desafio de mostrar aos eleitores que ela é a continuidade de um programa que 76% dos eleitores consideram ótimo ou bom. Conta para a petista o fato que ela tem em que bater, os 8 anos de FHC que o PSDB tenta esconder nesta campanha. Dilma terá que convencer 1/3 dos eleitores que ainda não a estão apoiando, mas que consideram o governo Lula ótimo ou bom. Tarefa não muito dificil…
Engraçado como os petistas acham que tem que bater no goevrno FHC que acabou a quase 8 anos atrás. Na verdade eles ainda justificam fracassos do governo Lula como “heranças malditas” de FHC. Mas se o governo Lula é tão bom, como ele não ainda conseguiu desfazer o que FHC fez de ruim? E não é engraçado que os petistas ensaiem um discurso de que Serra seria uma ameaça às conquistas econômicas, que na verdade foram fruto dos anos FHC?
responder este comentário denunciar abusoEm tese Sebastião, pois, veja bem, o fato de uma pessoa votar que um governo é “Bom”, não quer dizer que esses eleitores aprovam todo o programa do governo, longe disso na verdade.
Agora, por mais que tentem colar a imagem de FHC a Serra, este efeito é limitado: Serra já admistrou São Paulo, a prefeitura, é autor de medidas muito populares (genéricos, antifumo, etc) e, portanto, pode dizer: “Eu não sou FHC, julguem meu governo e não o dele!”.
Já Dilma não tem essa opção, ela mesmo tenta colar sua imagem à de Lula, pois ela não tem um governo para chamar de seu. Tentam colar ela ao PAC, mas o PAC é tão frágil quanto a imagem de FHC.
responder este comentário denunciar abusoEm eleições uma parte do eleitorado vai com a onda. Se começa a pintar o vencedor, a turma do em cima do muro vota em quem está na frente.
responder este comentário denunciar abusoMACEDO: Os programas sociais que o Governo LULA executa, são a continuidade do GOVERNO FHC executava, com outros nomes. Creio que a campanha de SERRA se posicionará nos passados de ambos candidatos. O que SERRA fez em sua tragetória administrativa por onde passou. Enquanto DILMA tentará por todos os meios não lembrar o que fêz durante sua juventude. Das guerrilhas, incluindo os assaltos em BANCOS do RS
responder este comentário denunciar abusoMacedo,
Não sei se a sua colocação foi de que os 8 anos FHC foram péssimos, ou o que, mas considerando que o PSDB fica com medo de mostrar que muita coisa feita no tempo do FHC foram muito boas, até hoje inclusive, acho que isso teria que ser mostrado, pois ontem vi comentário de um petista-trotskista-babakista dizendo que a Vale foi dada de graça, e hoje vale 100 bilhões, mas o infeliz não sabe nem ver quanto ela valia nos anos anteriores em que foi privatizada, ou seja, ela foi vendida pelo que valie e não pelo que talvez iria valer 15 anos depois; o mesmo pode ser dito sobre a Embraer, que quase faliu nas mãos do governo e hoje é a 4a. maior fabricante de aviões do mundo, então não adianta petista ficar chorando hoje pois basicamente se algumas destas empresas ainda estivessem ans mãos do governo (de qualquer partido) ela seria umm cabide de emprego e sem competitividade. Outros petistas vão falar sobre Banco do Brasil e Petrobras, mas ele não se lembra que pagamos um dos maiores custos da gasolina no mundo, então claro que a Petrobras tem lucros absurdos – vindos dos nossos bolsos – então manter uma empresa com dinheiro dos outros é fácil, a menos que seja banqueiro americano usando dinheiro do governo….
Favor verificar o que você disse: “É o mesmo percentual de dezembro de 2002, que dava a dimensão da expectativa em relação ao futuro governo. ”
Em 2002, o governo era de FHC, excecrado pela Nação. Não seria 2006? Erros aconteccem.”
Com Lula já eleito, em dezembro de 2002, o Datafolha fez uma pesquisa, como de hábito, perguntando qual a expectativa sobre o governo Lula, se seria ótimo, bom, regular ou péssimo. É a essa pesquisa que fiz referência. Foi em 2002 mesmo.
responder este comentário denunciar abusoSó faltou divulgar um dado importante nesta análise e que está sendo omitida em todas as análises:
Segundo especialistas em pesquisa um fato ainda mais importante que a pesquisa estimulada é a pesquisa espontânea, nessa pesquisa Dilma subiu de 8% para 12% Lula tem 10% e o PT 1% e o candidato do PT 3%, Serra vem com10%
COITADOS DOS BRASILEIROS PENSAM QUE SO LULA TEVE ALTA APROVAÇÃO
LUGA E MAIS UM QUE TEVE SORTE NESSE CENARIO MUNDIAL, NÃO MERITOS SE TIVESSEMOS UM PRESIDENTE CAPAZ ESTARIAMOS COM UNS 5 PTO NO BRIC EM VEZ DE ZEROOO
LULA FOI UM CUPUM!!!
Lula é o 3º presidente na América com melhor nível de aprovação
Valor Online
19/01/2010 11:31
SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em terceiro lugar no ranking de popularidade da Consulta Mitofsky, empresa mexicana de investigação da opinião pública que reuniu estudos sobre a avaliação de mandatários por seus cidadãos. Com 83% de aprovação, a pesquisa, que englobou 17 dirigentes na América, destaca o mérito de Lula estar há mais de sete anos no poder.
No topo da lista, está o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, que, com apenas três meses no cargo, conta com 91% de aprovação. Na sequência, aparece Mauricio Funes, de El Salvador, com 88% de aprovação.
Após Lula, está a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que, no fim de semana, não conseguiu eleger seu sucessor no cargo. Com 81% de aprovação, a consultoria considera a cifra altíssima tendo em vista que está a ponto de deixar a direção do país.
Entre 55% e 75% de aprovação, estão Álvaro Uribe (Colômbia – 64%), Tabaré Vázquez (Uruguai – 61%), Evo Morales (Bolívia – 60%) e Felipe Calderón (México – 55%).
Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/politica/6/6056518/lula-e-o-3%C2%BA-presidente-na-america-com-melhor-nivel-de-aprovacao#ixzz0ja943CgH
Responder
Já conhecemos a forma de trabalho de Serra,Ditador,inflexivel,também conhecemos o jeito Lula,Negociador,Maleavel e acredito que Dilma só dará continuidade ao trabalho de Lula,que estará dando total apoio.O Estado de São Paulo já está saturado desses tucanos almofadinhas não podemos cometer o mesmo erro em relação a Nação,só é lamentável que o PT não lance um candidato para vencer o Srº Geraldo.Olha só o que essas pessoas fazem com os seus funcionários em especial, servidores que prestam relevantes serviços à população paulista que são os Professores e os Policiais,é uma vergonha,investir em funcionário,na pessoa, é investir em qualidade na prestação de serviço para toda a sociedade.Será que está preocupado com isso???
Matilde,
Acho que que voce não deve ver todo o passado das pessoas, pois dizer que Lulla é “maleável” foi cômico, já que realmente ele vai para onde a corda aperta menos.
E depois dizer que a Dilma vai seguir ele…s erá que você não foi ver o passado terrorista dela, assaltando bancos, sequestrando pessoas, e depois dizendo que tudo era para ajudar o Brasil ??? piada de mau gosto, só para se safar….
Se ela ganhar, imagina uma terrosrista tendo a caneta na mão ??????? que saudades dos milicos……
Acho que o Vander Silva, tem razão mas primeiro pesso ao Senhor que leia um pouco sobre historia. Pois, meu caro o dinheiro que pagou a vale foi financiado pelo Bnds, mas claro o senhor não tinha nascido ainda. E so para lembra-lo que metade do dinheiro que foi pago foi também por fundos de pensão que tem participações dentro da vale, juntamente com o Bradesco. E enquanto a Embraer, esta foi vendida por falta de compromisso que o governo não tinha, podemos ainda destacar que o FHC, fez um contrato milionário com paises da Asia para a compra de navios para então Petrobras. Agora se o Senhor for bom mesmo me responda, porque não podiamos fazer esses navios aki em nossa terra, se temos estaleiros suficiente para a entrega?? A e para excercicio de casa essa vc tem que saber, para onde foi o dinheiro da Vale se a venda foi tão boa assim??
responder este comentário denunciar abusoRealmente dizer que a Dilma é terrorista é correr na ingenuidade, ou seja, poucos brasileiros tiveram a coragem de lutar contra a ditadura que sangrava o país. As pessoas de senso comum não entendem ou não querem compreender essa questão. Além disso, o Serra também lutou contra a ditadura, inclusive explodindo uma bomba no aeroporto do Recife em 1966 e por que não falam isso? Penso que a eleição vai ser acirrada, o PSDB está muito preocupado com o pleito eleitoral, até porque caso não fosse assim, não estariam arregimentando com toda a força a mídia que faz campanha aberta para o tucano, enquanto isso os professores apanham e são impedidos de dialogar. Quem bate em professor, não tem capacidade de governar o país, ou tem?
responder este comentário denunciar abusoExiste quase uma unanimidade em relação ao fato que a ótima aceitação de Lula se deve ao bom desempenho da economia. Por sua vez, o bom desempenho da economia se deve ao fato do modelo macroeconomico ter sido herdado do governo FHC (superavit primário, lei de responsabilidade fiscal, controle da inflação e Proer – fatores determinantes para a estabilidade – são conquistas do governo FHC).
Assim, quem está apoiando Lula não necessariamente é contra FHC. Serra também poderá ter os votos de quem apoia Lula se realçar as conquistas do governo FHC. Além disso, Serra terá que atacar o que de pior há no governo Lula: corrupção generalizada, aumento dos gastos públicos, assistencialismo irresponsável e aparelhamento do Estado.
“Dilma só passa Serra se tirar 1/3 dos seus eleitores pró-Lula” ?? Esta frase não faz sentido.
Prezado Xará , perdoe a minha falta de conhecimento no assunto, porem gostaria de saber o seguinte:
1º- Essa popularidade absurda do Presidente Lula, se deve ao seu desempenho administrativo, ou puro populismo?
2º- Porque populista ele o é, pois O CARA que vem em publico dizer palavras como “desse jeito o povo fica na merda”, desfila em praia particular com a mulher de biquini branco com uma estrela enorme vermelha, fica contando piadinha da falta de seu dedinho (ridiculo) e etc.. e etc..distribui “bolsa familia” indistintamente,
é isso o que conta como popularidade? Ou seu afã de concluir obras iniciadas pelo seu antecessor e vangloriar-se que é sua? E outras coisas mais que não caberiam em muitas dessas paginas?
3º- Qual o grau de conhecimento “politico” que esse povo pesquizado possui? Não basta, na minha opinião, ter curso de 2º grau ou superior e não ser politizado, como o é um chileno, um argentino um alemão, etc..
Sinceramente tenho minhas duvidas quanto a esse percentual, pois se fizerem uma pesquisa somente no estado de São Paulo, acho que a coisa muda.
Um grande abraço, e parabens pela coluna e blog.
Concordo com vc. Muito da popularidade de Lula vem desse lado “animador de audotório” e não de seus “acertos” como governante. A Dilma, que está longe de animar alguém, não será imediatamente aceita por esses eleitores.
responder este comentário denunciar abusoCaro Toledo
Gostaria de um comentário seu a respeito de um dado das pesquisas pouco debatido: Dilma aparece na frente no voto espontâneo em todas as pesquisas. O que isso significa?
Toledo,
Acho que há um grande equívoco nas análises que se vem fazendoquanto aos eleitores potenciais do Lula (76% dos que acham seu governo ótimo ou bom).
Sou um ferrenho ante Lula e ante PT, mas, se me pergutarem o que acho do governo Lula, responderei que acho bom, embora jamais tenha votado e jamais votarei nele Lula e em seus companheiros.
Contradição? Não, pois, se me pergutarem quanto desse “bom” se deve ao Lula e ao PT, responderei que muito pouco (de 1 a 10, diria que 1 – pela escolha do Meireles para o BC e por não fazer as besteiras que passou a vida dizendo que faria).
Os 9 restantes eu dividiria entre os governos anteriores (do Itamar, do FHC e até mesmo dos governos Militares que criou a Embrapa, o Proálcool, o BC etc…) e a conjuntura internacional em que a locomotiva China arrastou o Brasil para enormes superávits comerciais e para o crescimento econômico (o minério de ferro, por exemplo, que vinha com preços praticamente congelados nos 20 anos anteriores, em 2002 começou a disparar subindo cerca de 450% até meados de 2009) e assim ocorreu com várias outras commodities em que o Brasil se tornou um grande exportador.
Os benefícios dessa valorização excepcional nos preços das commodities favoreceu praticamente todos os grandes exportadores delas. A conjuntura internacional foi tão favorável que permitiu que todos, repito todos, os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento liquidassem totalmente suas dívidas com o FMI, ao ponto de se falar nas possibilidades de sua desativação – antes da crise.
Ou seja, o Lula assumiu o governo na época da “colheita” de “plantações” realizadas por governos anteriores e de “colheita” em que os preços foram excepcionalmente favoráveis , engordando tremendamente o caixa do governo, sem nenhum esforço extra. Aí é fácil, com o caixa do governo bombando qualquer governo faz alguma coisa e fica popular. No meu entender, qualquer um dos atuais governadores do Sul a Minas (sobre os demais tenho menos informações) faria um governo melhor que o do Lula e gozariam de igual popularidade.
Conclusão, o fato de 76% dos brasileiros acharem que o governo do Lula é bom ou ótimo, não significa que a popularidade do Lula seja essa (como se divulgam). Conheço muita gente que pensa como eu, ou seja acha seu governo bom, mas jamais votou ou votaria nele ou em alguém de seu grupo.
Penso mais, que mesmo que fosse o Lula o candidato a Presidente contra o Serra, ao invés da Dilma, daria um páreo duro para ele e não seria essa barbada que se fala.
Até o presente momento, disparado o melhor de todos os comentários que foram publicados, e não apenas neste blog. Se o Sr. Milton Bonassi me permite a ousadia “Faço minhas as palavras dele”.
responder este comentário denunciar abusoToledo, não entendo porque a maioria das pessoas acham que os anos FHC foi um fracasso (herança maldita), esquecem que foi nesse período que a estabilidade econômia e política brasileira se consolidou, o Plano Real desmontou aquela inércia inflacionária de décadas, a Lei de Responsablidade Fiscal, que conseguiu, se não eliminar, mas pelo menos melhorar consideravelmente o equilibrio das contas públicas na esfera federal , e mesmos nas esdaduais e municipais, o polemico PROER, o câmbio flutuanteque, e tantas outra medidas, tão criticadas pela oposição de então (PT), e que hoje são reconhecidas como decisivas na salvação do sistema financeiro brasileiro das inteperias dessa última crise mundial.
E se Serra crescer a votação neste segmento? A insatisfação c om a Dilma é grande, ela não é do PT, nem sei se o PMDB endossa inteiramente, mesmo com Temmer. Acho que a realidade é que o Serra desde o início está na frente, e se der segundo turno sempre ele ganha com boa margem. Se crescer ainda mais, o que é possível,e provável, teremos mudança de govêrno. Sejamos democráticos, aceitem.
O Serra pode não ser simpático nem bonito.Mas já é conhecido e por isso não decepcionar ninguém nestes aspectos.
Já a Dilma, feia e antipática, vai, logo que aparecer na TV, espantar e afugentar seus eleitores potenciais. Na minha opinião, sem ser especialista em análises de pesquisas de intenção de votos,ela vai é despencar assim que aparecer e forçar a barra para agradar. Não suscita empatia.O carisma do Lula é dele e é in
transferível. Se a Dilma jogar suas fichas no carisma do presidente, vai perdê-las todas, e com elas os votos.
Em que pese essa pesquisa datafolha estar cercada de interrogações quanto a sua idoneidade, ainda assim vou tecer alguns comentários.
Essa história que o Serra é experiente; não vai bater de frente com Lula; que a Dilma quando começar a falar por si, entregará o ouro… tudo isso é balela. Tenho dito que o Serra é o maior embuste da política brasileira: ele não é economista, não é engenheiro, não criou genéricos e nem seguro desemprego, como tenta vender o PSDB. O PT com certeza colocará a verdade em seu lugar e ai o Serra será desmascarado de vez. Outra coisa importante é a Segurança Pública e a Educação, esta última importantíssima para qualquer sociedade que quer desenvolver-se, pois estas duas questão foram um desastre sob os governos tucanos em São Paulo. Basta ver os índices, eles falam por si só.
Na verdade, quem acha que a Dilma vai se complicar quando for falar sozinha, livre, leve e solta, comete o mesmo erro grosseiro que a oposição a Lula cometeu quando a convocou para explicações no Senado, que o digam o Senador Agripino Maia do RN que até hoje está desnorteado com a chulapada que levou de Dilma. Mas isto é bom, pois a surpresa marca muito mais que o esperado, então esperemos o show de Dilma, a verdadeira economista, contra o quase-ecomonista e quase-engenheiro Zé Serra.
Por fim quero dizer o seguinte, o povo não cai mais nesse trololó dos tucanos de dizer que eles são os preparados, competentes e experientes, pois com a eleição de Lula esses argumentos cairam por terra e o povo viu que tudo isto é discurso ideológico utilizado por quem está no poder como fim de nunca sair dele, desqualificando o opositor.
Legal, porem vc se “esqueceu” de informar que, dos 76%, qual a porcentagem que sabe que a Dilma e´a candidata do Pres. Lula.
qdo a populaçao do restante do pais ficar sabendo q aqui em sp governado pelo serra pagamos o ipva mais caro do brasil; temos o maior numero de pedagios em estradas do planeta, e temos os funcionarios publicos especialmente os de segurança publica com a menor remuneraçao do pais a dilma pode ficar tranquila que sera eleita no primeiro turno
A pobre ilusão dos paulistas é achar que o Brasil, como antes, gira em torno de SP, esperem a eleiçao e vocês virão que quem votou em LULA vota em Dilma é só uma questão de tempo, o povo vai perceber que Dilma representa LULA e Serrra o fracasso FHC. ESPEREM!
O PT esta sonhando em continuar no poder, só chegou pela pela pessoa de lula.
Os guerrilheiros do passado e os intelectuais invadiram o Partido que na época era uns dos mais organizados. isto e fato em todo o Brasil.
Se o PAIS cresceu e graças ao trabalho do povo. chega de PT
Parabéns Lula para o seu próprio bem saia do PT ……………………….
Gente, tenho medo, muito medo do que possa acontecer ao nosso país, caso Serra ganhe as eleições. Tenho medo do retrocesso que certamente advirá. Tenho medo do desemprego, da carestia, do crescimento da pobreza, da retirada de recursos da educação, da saúde, da segurança, da extinção dos programas sociais, magnificamente implantados por esse governo do PT, genuinamente popular. Tenho medo que devido a nossa fraqueza militar, fruto do governo inépto do PSDB, percamos parte de nosso País, percamos nosso petróleo, percamos o que ainda nos resta das grandes empresas estatais que deram pujança ao Brasil. Tenho medo da sanha entreguista declarada desses políticos vendidos ao grande império capitalista, que a todo custo querem nos manter subdesenvolvidos, para exaurirem nossas riquezas, impedindo nosso crescimento economico, impedindo a melhoria de vida desse nosso povo tão sofrido, aumentando a miséria e não permitindo que nos tornemos uma grande nação. Tremo ao pensar que durante oito anos vegetamos na mediocridade, inermes, endividados, empobrecidos, vendo o capital estrangeiro se apossar de nossas riquezas, vendo nossos jovens se desesperarem ante a falta de oportunidades, vendo o esfacelamento de nossas mais sérias instituições eivadas de uma politicagem suja, canalha, cujos tentáculos ainda estão até hoje a nos sufocar.Tremo ao pensar na possibilidade de nosso atual presidente, homem sério, capaz, dinâmico, verdadeiramente patrióta, humano e cheio de erros como qualquer um de nós, ceder o seu lugar de mandatário maximo deste nosso amado Brasil a um lambe botas entreguista, serviente ao capital estrangeiro e vendilhão da pátria, em tudo semelhante ao seu chefe e inspirador, aquele que do alto de sua imbecil senilidade, e usufruidor de diversas aposentadorias generOsíssimas, cinicamente chamou os aposentados brasileiros de vagabundos. Pensem nisso.
- O BRASIL ACIMA DE TUDO-
Prezado Bosco, tem um fator que não está sendo citado em seu post, e que é talvez mais importante que a pesquisa estimulada segundo os especialistas em pesquisas:
Sobre a espontânea. Por que não foi feito o mesmo carnaval em cima dos pontos da espontânea? Dilma se consolida com 16%! 12% dela mesma, 3% dos que dizem que votam no candidato do Lula, e mais 1% dos que votam no candidato do PT! Nessa modalidade, Serra está com 8%. Ou seja, o pior dos quadros para Dilma é 14% contra 10% do Serra; na melhor, o retrato é de 16% dela contra 6% do tucano.
Terceiro, a taxa de rejeição. O PSDB já comemorou no fim de 2009 os 41% de rejeição da Dilma. Esse número hoje é de 23%, empate estatístico com Serra (25%), mas declinante, enquanto que a taxa de rejeição do tucano é persistente.
Ah !! na espontânea é aquela em que se pergunta sem mostrar a ficha com o nome dos candidatos, e depois dos 12% da Dilma, 10% dizem que vão votar no Lula pois não sabem que ele não é candidato. Quando eles souberem pra quem vão esses votos do Lula, pro Serra?
Outro fato importante é que Dilma não é conhecida por 42% dos eleitores enquanto Serra é bastante conhecido nacionalmente(já foi presidencial e é governador), não seria ele que estaria com menos espaço de expansão do que Dilma?.
Só fico pensando no primeiro programa eleitoral, em que o Lula vai dar um abraço na Dilma, levantar a mão dela, e dizer “essa é a minha candidata, votem na Dilma”. Que números trarão essa pesquisa? Por favor, comente esses dados reais da última pesquisa Datafolha.
Quando as comparações do que Fez FHC e do que faz Serra em São Paulo vier a tona com o que tem feito LULA e o PT pelo Brasil. Dilma leva no primeiro turno apesar do DATAFOLHA, da Veja e de todos que torcem contra o Brasil
A tendência de Marina é crescer!
Só não vê isso, quem ainda não a conheceu, recomendo a todos que conhecem a senadora Marina Silva, que está revolucinando a política brasileira.
VocÊs aprovam o ficha limpa??? Então gostariam de saber q o PV de Marina aprovou um estato no partido proibindo a candidatura de políticos com ficha suja. UM AVANÇO NA POLÍTICA BRASILEIRA E NEM TEVE SUA MERECIDA ATENÇÃO PELA MÍDIA!!!!!!
Segundo o Datafolha , Serra já ganhou a eleição .Nem é necessário tentar explicar isso ou entender. A última ‘pesquisa’ fala por si e mostra bem o que vai ser esta eleição.
Baseado em ‘pesquisa’ tão disparatada , sem base factual seja ela qual for e sob qualquer análise , por mais condescendente que seja , não há a menor condição de levar qualquer avaliação a partir desta pesquisa a serio.
Fazia já algum tempinho que não via um instituto de pesquisa agir de forma tão dissimulada e cínica como o Datafolha o fez .
Com toda a tendencia pró-Dilma corrente , surge esta pesquisa tipo “carta da manga” , como um asteroide não detectado , vindo do nada e num passe de mágica coloca Serra à frente !!! E por 9 pontos !!!
E tem tanta gente acreditando nessa fraude.
Tenham paciencia, porque isso já é forçar a barra demais.
A trajetória da Ministra Dilma ao longo de sua participação política é digna de louvor. Ela é culta, competente, organizada e sabe qual o seu lado na história do Brasil.
Porém ela não tem o dom da comunicação. Porque isso é dom. Existem cursos em que, pessoas conseguem com dedicação, crescer na oratória. O grande público “sente” seus candidatos e consideram a comunicação irrelevante. Para uma comunicação na mídia, com inserção global, a Ministra precisa fazer um curso de comunicação, para melhorar a dinãmica de suas mensgens, se é que já não está envolvida nisso. Seus auxiliares mais diretos precisam levantar esse ponto. Um termos de comunicação o Pres. LULA é um ponto fora da curva. Ele tem o dom da comunicação verbal, sabe como ninguém interagir com as multidões que frequentam seus eventos. Mas esse é um caso raro. Não podemos esperar da Ministra, uma postura e um comportamento ao nível daquela que já nos acostumamos com o Pres. LULA. No mais, é esperar que na campanha que se aproxima, o nível ético esteja sempre presente, porque o Gov. Serra também não tem o dom da oratória que lhe apregoam. A questão dos pedágios que se multiplicam no Estado de São Paulo, pesará sobre ele. E a divulgação desse esbulho que os paulistas sofrem, será propagada aos 4 ventos, por todo o País.
Toledo, a oposição fez tanta algazarra com o que pode e não pode ser considerado como campanha anticipada, que é evidente que o Presidente LULA e DILMA, ficaram um pouco inibidos, mas quanto a pesquisa só serão de maior importância quando os dois tiverem cara a cara.
A Companheira Estela só irá ganhar do Serra se houver fraude e “conseguirem’ sumir com as fitas das maquinas de votos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná , Santa Catarina , Rio Grande do Sul e parte do Estado do Rio de Janeiro. O BRASIL A QUASE OITO ANOS ESTÁ SEM PRESIDENTE E VOLTARÁ TE-LO Á PARTIR DE 01/01/2011 QUANDO JOSÉ SERRA TOMAR POSSE. BRASIL URGENTE – JOSÉ SERRA PRESIDENTE.
Animadora essa matéria….tenho muita preocupação da Dilma presidenta. Mesmo gostando do governo Lula…apesar de nunca ter votado nele…acho que ela não é a substituta ideal….
Desdenhar do resultado de pesquisas eleitorais pode ser tão perigoso quanto dar excessiva importância a eles. Mesmo que os índices gerais de intenção de voto sejam inverossímeis, difíceis mesmo de acreditar, sempre haverá alguma informação útil em qualquer pesquisa. Até mesmo desta sondagem incrível do Datafolha de sábado passado, que conseguiu produzir um súbito crescimento de José Serra em relação a Dilma Rousseff.
Temos que cuidar ao ler as pesquisas. Temos que pensar nas pesquisas anteriores e ver o momento. O que aconteceu para Serra ter crescido tanto? Dilma participa de inaugurações de projetos do governo e o tucano? Devemos refletir sobre isso…
Achei a análise sensata, mas não consigo acreditar em uma pesquisa que vai totalmente contra tudo que estava sendo divulgado. Dilma vinha crescendo e isso já era notícia, de repente sai uma pesquisa justamente afirmando o contrário! Bem estranho. Ainda temos uma porcentagem considerável de eleitores que não sabem que Dilma é a candidata de Lula e seu crescimento com certeza virá daí. Existem muitos alarmistas mas estou confiante que esse ano elegeremos a primeira “presidenta” desse país.
Cristovam Buarque esteve na frente das pesquisas, como governador de Brasília, e todos deram como garantida sua vitória. Roriz ganhou. Pesquisas são só pesquisas. Debates podem mudar o rumo da onda dos votos. A questão que me pergunto é: o quão confiavel é essa pesquisa? Já vimos que a manipulação ocorre. O Jornal Folha de São Paulo arrasta uma asa pro Serra. Em que podemos nos basear? Afinal de contas o resultado mudou de uma ora pra outra e drasticamente. Estava caminhando a favor da Dilma e do nada mostra o Serra na frente. Sinto muito mas não confio. A pesquisa foi feita antes do tempo e isso indica algo estranho. Acho que foi manipulada.
Não entendo porque Serra cresceu se não houve nada surpreendete que favorecesse sua imagem. Eu acredito que Dilma continua sendo forte candidata para o poder. Ele tem participa de mutios projetos do Governo. A população reconhecerá isso.
É estranho a Dilma não crescer pois ela representa a continuidade do Governo Lula, cuja aprovação é excelente.
Os números mostram o potencial de Dilma para crescer. É claro que o governo do Brasil tem tamanha aprovação porque é bom. E Dilma irá crescer assim que os que ainda não sabem perceberem que ela é a cadidata do nosso presidente. Essa pesquisa é o último respiro de um decadente José Serra que não tem chance nessas eleições.
Acredito que Dilma terá um crescimento maior na próxima pesquisa. Esse crescimento de Serra deve ter uma leitura cuidadosa.
Temos que ler as pesquisas com cuidao para chegramos a interpretação correta dos fatos.
São muitas possibilidades, Dilma abre uma grande vantagem por ter como principal cabo eleitoral o Presidente Lula, mas ela também terá que provar que tem suas qualidades de forma a não apenas buscar votos entre os que acham o governo bom e ótimo, mas também nos outros segmentos. Ela me parece ter carisma, coragem e capacidade de enfrentar essa peleja. O que realmente acontecerá, só o tempo dirá.
Toledo, v. não acha que o Lula está aplicando um chocolate no PSDB? – Explico: Como não foram feitas as reformas importantes como a Trabalhista, Politica, Previdenciária entre outras de grande impacto na população e também bastante impopulares, o Lula apresenta uma candidata fraca, deixa o Serra assumir e executar as reformas impopulares para o PSDB, e depois êle retorna em 2014, para se beneficiar novamente das grandes realizações tais como o Plano Real, privatição da telefonia etc…
Que tal não é factivel?
Datafolha: Governo Lula ótimo e bom: 76%; Governo Lula ótimo: são 30%. Governo Lula bom: são 46%.
Dos 30% de Governo Lula ótimo: 46% votam na Dilma e 24% votam no Serra…
Dos 46% de Lula bom: 25% votam na Dilma e 37% votam no Serra .
Sua análise é imparcial e corretíssima, na mimha observação, vai ganhar aquele que souber conquistar esse exército de neutros e que tem uma pequena tendencia pra o presidente Lula;Como tenho um contacto direto com o povão,ao contrário de que muitos pensam,esse pessoal do bolsa familia não está fechados com o candidato do govrno,podem pender pra qualquer lado, as propaganda do gov. são genericas,uma exaltação do Brasil pra todos e isso não fisga o eleitor.Os benefiados do bolsa familia, os empregados da contrução civil,os moradores das periferia e outros seguimentos da sociedade com menos escolaridade estão presos a programas populares,como Datena, Ratinho e as famosas novelas.Então se a Dilma não souber conquistar essa gente,sobretudo, mostrando o que o gov. Lula realizou e como o país avançou;ela pode caminhar na direção contrária às pretensões da candidata do gov. Lula.
O nível intelectual dos debatedores deste blog é bem superior ao da maiores dos blogs que conheço (com exceção dos participantes do blog do RA, que também tem um ótimo nível). Diante disso, fico estupefata ao ver pessoas que parecem ter bom raciocíno, bom português, bom nível cultural defenderam Lula. Tenho muito diifculdade em entender os motivos deles. Tudo o que sei a respeito deste governo é de ruim a péssimo, a começar pela lamentável figura do presidente. Não me entra na cabeça.
Olá,companheiros,brasileiros esta na hora de conhecer a inteligencia,e a força da mulher brasileira! Dilma é a melhor pessoa que temos neste momento p/conduzir o nosso povo.Olhando o passado,valorizando o presente!vamos lar,povo que sabe o que-quer!
2012
2011
2010
2009
Deixe um comentário: