Ibope/CNI vê crescimento de Dilma e Serra estável - José Roberto de Toledo - Estadao.com.br
ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

17.março.2010 11:29:55

Ibope/CNI vê crescimento de Dilma e Serra estável

Diferentemente das pesquisas dos institutos Datafolha e Vox Populi em 2010, o Ibope não identificou queda na intenção de voto de José Serra (PSDB) na pesquisa contratada pela Confederacão Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 5 e 10 de março.

No cenário mais provável, Serra mantém a liderança, com 35% das intenções de voto, contra 30% de Dilma Rousseff (PT). São seguidos por Ciro Gomes (PSB), com 11%, e por Marina Silva (PV), com 6%. Os eleitores sem candidato somam 18% -são os que pretendem anular, votar em branco ou que não souberam responder. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No gráfico abaixo, com os resultados de todos os institutos, nota-se que desde dezembro a intenção de voto do candidato tucano apresenta uma tendência de queda. Segundo o Datafolha, Serra caiu de 37% para 32%. E, pelo Vox Populi, a queda foi de 39% para 34%. O Sensus não mostra queda do tucano porque já indicava o candidato do PSDB com 32% desde novembro.

clique na imagem para aumentar

Já na comparação das últimas pesquisas do Ibope, Serra mantém-se no mesmo patamar de intenção de voto, oscilando dentro da margem de erro: de 38% em novembro, para 36% em fevereiro e 35% em março.

Ao mesmo tempo, a tendência de crescimento de Dilma é unânime entre os quatro institutos. Os 30% alcançados pela petista na pesquisa mais recente, do Ibope, indicam que ela continua crescendo e atingiu o patamar histórico dos candidatos a presidente do PT (leia-se Lula) em março.

A diferença de tendência de Serra no Ibope em comparação aos outros institutos é pequena mas consistente. Cabe dentro da margem de erro e pode, portanto, ser casual. Ou pode ser provocada por diferenças metodológicas, seja na maneira de abordar o eleitor, seja no desenho da amostra selecionada para representar o eleitorado brasileiro.

Se a diferença fosse apenas em comparação ao Datafolha, ela poderia ser explicada por um instituto fazer pesquisas domiciliares e outro abordar o eleitor na rua (saiba mais sobre isso lendo outra nota deste blog). Mas o Vox Populi também faz suas pesquisas com entrevistas na casa do eleitor. Logo, a diferença pode ser tributada ao acaso ou ao desenho da amostra e execução da pesquisa.

Outras “explicações” vão se basear nas declarações reiteradas do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, segundo as quais Serra será eleito presidente, porque “o brasileiro não é pau mandado” e não votará em Dilma apenas por causa da popularidade de Lula. A aposta do dirigente do Ibope é isso, apenas uma aposta. É difícil acreditar que possa ter contaminado as pesquisas do instituto.

Tags: , , , , , , , , ,

Comentários (86) | comente

86 Comentários Comente também
  • 17/03/2010 - 11:52
    Enviado por: Euller

    Na hora do pega pra capar, o brasileiro que se finge de bobo o tempo todo, não votará em terrorista…..eu confio

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 16:24
      Enviado por: Amarildo Carvalho

      Certamente nosso povo não votará em terrorista. Não votará no projeto DEMOTUCA que nos jogou por oito anos no pior dos Infernos de Dante. Aquilo sim era terrorismo, o terrorismo da mesa vazia, época em que qualquer banquinho de quinta categoria, vinha aqui dizer o que podíamos comer, quantos filhos podíamos ter. Enfim, o terrorismo de não saber se amanhã teríamos trabalho. Nosso povo saiu daquele lodo e aprendeu a levantar a cabeça. O pequeno passou a ser ouvido e a ter fé na vida. E esse projeto vai sim continuar. E tem mais, vai papar é logo no primeiro turno.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 11:58
    Enviado por: Peixoto-P.Prudente/sp

    Este pessoal do Ibope, não tem jeito mesmo. Está escancarado que a DILMA já deve ter ultrapassado o Serra, só o Ibope não enxerga isto. Podem crer, que nas próximas pesquisas do Data Folha e do CNT/Sensus, que serão publicadas em breve, DILMA estará no mínimo 05 pontos a frente do Serra. Podem esperar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 12:34
      Enviado por: JOAO CARLOS DA COSTA FILHO

      ASSINO EMBAIXO. DA MESMA FORMA, O ESTADÃO VAI NO EMBALO, COM UMA ANÁLISE TENDENCIOSA COMO ESSA DO JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO. A DILMA JÁ MOSTROU SEU POTENCIAL E, NO QUE DEPENDER DE NÓS DE MINAS GERAIS, VAMOS ENTERRAR ESSES ÚLTIMOS RESQUÍCIOS DE TUCANATO.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 13:48
      Enviado por: saulo

      Meu companheiro, já chega de estupidez!!!! vc é inteliguente, vc sabe qui se Dilmar vencer éssa eleicão quem vai mandar é Dilma, ñ vai ser Lulaaaaa!!!! e me mostre o curriculo de Dilma, na politiiiiiiiica?!!! olhe eu ñ tó afirmando qui serra é bom mais tem muita esperéncia politica!!!! só te mostro dois exemplosss!!!! prefeito da maior cidade do Brasilllll e governador, da mesma!!!!! e é air que temos qui comparar Serra x Dilma QD ACABAR O MANDATO DO LULA, seja quem for venceeeeeedor!!! LULA ñ vai dar pitaco nem um!!! ou vc me descorda?!!!! vc sabe LULA É LULA TEMOS QUI ANALIZAR É Serra x Dilma EM 2011 QUEM VAI MANDAR É UM DESSES AIR OU EU TÓ ERRADO!!!!!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 14:57
      Enviado por: Ademir

      Amigo, o limite de um candidato do PT, que não seja o lula, é de uns 30 a 33%, portanto, sua querida dilminha está proxima do topo, queira voce ou não. Analise bem as ultimas pesquisas ( de 20 dias para cá) que verá que ela não apenas estacionou, mas PERDEU 1%, isso é a realidade, são os fatos, não o que voces gostariam que fosse, e aqui no sul a coisa vai ser bem pior para o PT…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 15:09
      Enviado por: Luiz Antonio

      Nem sempre os meios justificam os fins. O povo não aguenta mais os escandalos patrocinados pelo PT e gozam da impunidade. Será que o senhor não lembra do mensalão e agora do Bancoop. Até quando vai isso?…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 19:04
      Enviado por: Francisco Mattos

      Se no Ibope do Montenegro (que coloca os entrevistadores do RJ em frente ao Country Club, Ipanema) o Serra aparece só com 5% a mais é sinal que em outros Institutos …
      Agora esta análise aí em cima do Estadão é brincadeira!!! O Serra vem é caindo de modo estável … um pouco a cada pesquisa!!! E assim que vai sendo conhecida a Dilma sobe (16 pontos não é para qq candidato!!!) e diminui a sua rejeição. Outra coisa, na intenção não estimulada ela só perde para Lula, seu principal cabo eleitoral!! E não paramos por aí, quando perguntaram se votariam num candidato do governo ou da oposição o placar é somente Governo 54% x Oposição 10%!!! E se não bastasse a popularidade do Cara está batendo 87%, e agora aqueles 6% que o acham péssimo (muitos frequentam conhecidos Blogs da grande imprensa) já são só 5%!!!
      Portanto digo sem medo de errar: oMontenegro vai acertar ao contrário, o Serra está numa seuência cuja sérei dos votos converge para 12% de votos na eleição de outubro!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 21:29
      Enviado por: André Felix

      Caro, Luiz Antonio.

      Usando suas palavras, o povo não aguenta mais os escandalos patrocinados pelos DEM-TUCANOS (MENSALAO DEM, MENSALAO PSDB, CASO RODOANEL QUE DEM-TUCANOS NÃO DEIXA INVESTIGAR, CASO DO METRO DE SP QUE TAMBEM NÃO É INVESTIGADO PORQUE OS DEM-TUCANOS NÃO DEIXAO, MAS AS AUTORIZADES SUIÇAS ESTÃO E UM DIA CHAGA AQUI E OUTROS). Será que o senhor não lembra. Até quando vai isso?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 12:12
    Enviado por: Marcio Andrade (BH)

    A Dilma é mineira e vai ser presidenta do Brasil

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 13:36
      Enviado por: saulo

      Rapaz ñ somos pau- mandado de lula ñ!!!! se essa Dilma ganhar quem vai mandar num é o lula ñ, é essa DILMA!!!! qui só os mineirosss conhecem!!!!! saiiiiiiiiiiiii DILMA XÓXÓXÓ!!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 12:21
    Enviado por: Jose Mario Prado Vieira

    O Serra é Paulista e mesmo com o decaramento e a compra de votos (Bolsa Família) do PT, vai ganhar a eleição e fechar a boca do Lulla!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2010 - 07:13
      Enviado por: Zaidem

      José Mario, quem indica as pessoas para o Bolsa Família é o prefeito; portanto se isso é compra de voto quem é beneficiado é o prefeito. Dá pra entender agora?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 12:25
    Enviado por: Sobral

    Os números 38, 36 e 35 são decresentes e indicam uma queda. Sobre estar na margem de erro, vejamos, 38 menos 35 resulta em 3, como esse valor pode estar dentro da margem de erro de 2? É muito malabarismo de números pra manter uma manchete favorável ao Serra, não?

    Sem falar do gráfico que mistura alhos com bugalhos, metodologias e amostragens diferentes. Tudo para confundir o leitor, passando a informação visual que Serra cresce, quando na verdade ele cai.

    Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 12:42
      Enviado por: Jose Roberto de Toledo

      Você esqueceu que as margens de erro valem para os dois números: 38% significa de 36% a 40%; e 35% significa de 33% a 37%. Ou seja, há uma intersecção entre os intervalos. Logo, estão dentro da margem.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 13:01
      Enviado por: Idamar

      Prezado José Roberto de Toledo, ao se tratar da questão sob a ótica da estatística, sem dúvida que os resultados se encontram na margem de erro, porém a consideração feita delo leitor Sobral é consistente pois foca a tedência dos números. Mesmo dentro da margem de erro é razoável afirmar que a tendências dos dados (eleitores de José Serra) apresentam queda consistente.
      As novas pesquisas podem mostrar se realmente tratava-se de queda nas intenções de voto ou se representavam flutuações estatísticas.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 14:17
      Enviado por: Sobral

      Ok você tem razão quanto a margem de erro, eles podem se encontrar hipoteticamente. Mas se considerarmos a tendência dos outros institutos, todos fotografando a queda de Serra, e a própria tendência no Ibope, 38, 36, 35, é bastante precário dizer na manchete que Serra está estável. Ainda mais com as declarações do dono do Ibope vaticinando a vitória de Serra.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 17:01
      Enviado por: Saladino

      Ao colega Sobral eu recomendo, que antes de dizer sobre malabarismos e sobre iludir eleitores, estudar estatística.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 12:51
    Enviado por: Eliana França Leme

    Nossa, Dilma só mmmmmuito empurrada chega ao patamar histórico do PT, enquanto o Serra mostra uma resiliência impressionante: não se declarou candidato, aparece muito menos na mídia do que Dilma e ainda por cima, várias vezes seguidas foi divulgado a falsa notícia da desistência da candidatura do Serra. Ele ainda estar em 1º lugar a despeito do desprezo de Lula pelas leis eleitorais fazendo campanha para Dilma há muito tempo, na cara de pau, mostra como ela anda a passos de tartaruga, na verdade. Serra será o novo presidente do Brasil, sem dúvida!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 13:44
      Enviado por: Jorge Spínola

      E por falar em desrespeito às leis… Espero que você tenha visto as propagandas do governador José Serra sobre os avanços da educação em São Paulo: Salas de aula perfeitas, DOIS professores “felizes” em sala de aula, unidade metodológica, curriuculo unificado e tantas e tantas outras inverdades… Eliana, dê uma passadinha básica em uma das reais escolas da rede estadual ou pergunte aos alunos se as aulas já estão normalizadas, se já foram feitas as avaliações do primeiro bimestre ou quais os temas trabalhados até agora… Propaganda enganosa sempre foi uma arma utilizada por este grupo político que governa São Paulo a quase trinta anos… Há sim, não vamos nem falar em salários, saúde, habitação, condução pública ( pegue o trem Guainazes /Luz) etc. etc…

      Grato.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 13:09
    Enviado por: anesio foleiss filho

    Sem dúvida, Dilma vai ganhar, como qualquer candidato indicado por Lula ganharia. É a diferença Lula, o mito, para matar de inveja esses tucanos sem voto. A Dilma só subiu e o Serra só desceu a Serra. Logo, aquela onda da vitória que tanto amedronta está se tornando incontrolável e avalassadora. É só esperar a contagem de votos. Bye bye FHC e seus asseclas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 13:29
    Enviado por: PAULO BUENO

    o serra nao vai perder a eleiçao para presidente, porquenem candidatar ele vai ter coragem, porque tem certeza da derrota,para quem acompanha politica e sondagem de votos, o serra nunca atravessou os 37% OS VOTOS dele ja e contado, sendo ele inteligente nao vai deixar de ser governador do melhor estado da federaçao. que e um pessimo governador.O FHC TEM QUE TIRAR DAS PAGINAS DO BRASIL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 13:31
    Enviado por: eli mariott

    É,,,todas as pesquisas confirmam: José Derra abaixo e DILMA rampa acima! Adeus demo-tucanada! Até 2014. Se vcs ainda existirem como força política organizada, é claro…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 13:31
    Enviado por: Paulo

    “Lula, o mito”….faz-me rir. Que tristeza.
    Esse bonequinho de Chucky que ele está levando no chaveiro de lá pra cá, desobedecendo leis, dando de ombros para suas irregularidades (como sempre fez), não vai nem pro segundo turno. Só os paspalhos que procuram um cabide de emprego em Brasília votarão na mulher-marionete.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 21:20
      Enviado por: André Felix

      Caro Paulo,

      Cuidado com essa inveja, acho que vc esta vendo o barco dos DEM-TUCANOS afundar e esta entrando em desespero, DILMA ganha em 1 turno, quem é idiota de querer que o pais volte para a maos dos FHC

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 14:02
    Enviado por: João

    Tem que se amarrar muiti no tecnismo e ser muito cara de pau para iniciar o texto com a frase:
    “Diferentemente das pesquisas dos institutos Datafolha e Vox Populi em 2010, o Ibope não identificou queda na intenção de voto de José Serra “.
    Amigo, a coisa tá feia pro candidato dos jornalões.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 14:03
    Enviado por: Sérgio Paulo Terranova

    José Roberto…fala sério meu!!! Você sabe melhor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 14:08
    Enviado por: saulo

    Eu acho qui o PT tá bom de fiscalizar é os programas sociais, pois nós sabemos qui é um escandalo, esse programa do governo federallll várias veses óbservamos em noticiários, escandalosss!!!! mal distribuicão dos benéfiádos, onde quem recebe é gente de classe média!!!! e os de classe mais baixaaaa de nosso Brasil, numca tivero previlégio!!!!! ou eu estou mentindo, olhe como anda segurança do Brasillllll óbvia qui de mal a pior!!!! ou tó mentido,?!!! hoje se tira vida de pessoas nas paradas, óbrigátorria de trásito!!!! verdade ou mentira?!!! air é qui vc tem qui saber qui O LULA Ñ FOIIIII ESSE TÁO BOM COMO 78% ACREDITA!!!! QUE PENA QUI TODOS OS BRAZILEIROS, Ñ TEM ACESSO A INTERNET´!!! PRA SABER A VERDADEEE DE COMO É ESSE PÁISSS GOVERNADO PELO PARTIDO DOS Ñ TRABALHADORESS PT COMPARE BEM VC SABE QUEM TEM CURRICULO SERRA OU DILMA!!!! SE SER PREFEITO DA MAIOR CIDADE DO BRASIL, E GOVERNADO DA MESMA NUM SABER GOVERNA!!! E ELA FOIIII PREFEITA DE ONDE?!!!!!! EM ORA ME COMPRE UM BODE!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 17:30
      Enviado por: Carlos

      Sr. Saulo, pode me informar qual cidade o Lula foi prefeito e qual estado ele governou ? Haamm, Huumm, aaaa… nenhum, não é mesmo. Qualquer Zé Mané é melhor que o Serra, inclusive o senhor. Abraços !

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 14:09
    Enviado por: Sérgio Paulo Terranova

    José Roberto…fala sério meu!!! Você sabe que esse ano estava tudo certo pro Serra, mas deu errado.Esqueceram de combinar com o Aécio e ele vai apoiar o ilustre palmeirense pra presidência conforme noticiário…Acreditar nisso é o mesmo que ter certeza que o Ronaldo vai pesar 88kg e vestir a camisa 9 da seleção…O Montenegro continua fazendo um monte …calma…de besteira…vide Globo X Record..Abraços

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 14:19
    Enviado por: Enipol

    Quando ninguem, nem eu, conhecia a Dilma, o Serra ja estava com indice melhor do que agora; Dilma só subiu Serra só caiu. Os numeros não mentem Dilma presidente!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 14:22
    Enviado por: vianesio

    Se o povo for sabio, sabera votar ; cade o crescimento do brasil somente a corrupçao aumentou ……..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 14:45
    Enviado por: Donato

    Porque não falar nas pesquisas espontâneas?
    Lula – 20%
    Dilma – 14%
    Serra – 10%
    52% dos entrevistados votam em quem LULA mandar ! A DILMA já pode encomendar o vestido para a posse. Vai ser no 1º turno !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 15:14
    Enviado por: Nylson Gomes

    Eu falei antes aqui a respeito das séries temporais. Se observarmos o gráfico, verificamos que Serra tem uma tendência de queda e Dilma uma forte subida. Se fizermos a extrapolação das respectivas curvas, veremos que DiLma superará facilmente Serra, talvez já na próxima pesquisa. Convem ainda lembrar que só 58% dos eleitores sabem que Dilma é o candidato do Lula o que demonstra a impossibilidade matemática de Serra ganhar esta eleição.

    P.S. Já que Dilma é a candidata do Lula, Serra é o candidato de FHC. Seria ótimo que isso se cristalizasse para os eleitores saberem o que significam ambas candidaturas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 15:15
    Enviado por: José Fábio Barbosa Ferreira

    O tal “pico histórico” de 30 a 35% de votos do eleitorado brasileiro ao PT será sim ultrapassado, fazendo com que a candidata Dilma se consolide à frente do candidato da oposição. Isso por um simples motivo: Dilma não será reconhecida pelo eleitorado como uma candidata do PT, senão como uma candidata do governo (Lula) e deve ser eleita com 55 a 65% do votos válidos no segundo turno. Bye bye oposição!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 15:20
    Enviado por: Anderson

    Realmente, não consigo imaginar o que de bom aconteceria se o Serra fosse eleito presidente. Entretanto, não consigo imaginar como um ser humano, por mais inútil, tapado, analfabeto e ridículo, com um Q.I. próximo ou até mesmo abaixo do de um chimpanzé, possa querer e até ter a coragem de expor sua intenção de votar numa candidata como a guerrilheira/assaltante/terrorista Dilma. O Brasil está fadado a regredir (ainda mais) ao nível das Republiquetas que nos cercam na América. Só posso acreditar que se tratam de cúmplices partidários do PT que escrevem essas bobagens nos comentários às noticias de jornais. Se Dilma vencer (por votos dos ignorantes ou falcatruas eleitorais) preparem-se para morar em CUBA 2. Não se preocupem, todos terão direito a um pão por dia e meio sabonete por semana (afinal de contas, duvido que eleitores de uma pseudo-política como essa utilizem mais do que isso de sabonete mesmo…)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 15:23
    Enviado por: Anderson

    Desculpem-me pelo erro de português: eu quis dizer ‘Republiquetas” e não Repibliquetas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 15:37
    Enviado por: amancio

    o candidato careca que não sabemos que dia ele vai dizer que não mais serácandidato, está ficando feia para o pig ou seja os jornalões mais o óia ou seja veja. se o careca desistir seria melhor o demotucanato colocar o sérgio guerra quer elemento mais “simpático” do ele na politica brasileira. Dilma ascendente – Dilma presidente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 15:42
    Enviado por: Milton Bonassi

    O que é impressionante é a resistência do Serra nas pesquisas.
    Em relação ao Lula e a Dilma, ele não recebe nem 10% das “manchetes e espaço” na mídia (escrita, rádio e TV) em São Paulo e deve receber bem menos que isso nos demais Estados e, mesmo assim, continua se mantendo acima dos 30% e na frente tanto no primeiro como no segundo turno.
    Além disso nas últimas semanas as “manchetes” que recebeu foram de críticas, até mesmo de aliados, por não “aparecer”.
    Convenhamos: a) seu nome é mesmo forte, b) ele está absolutamente certo em continuar trabalhando no cargo para o qual foi eleito.
    Creio que no final sua seriedade, trabalho e sensatez vai virar um trunfo a seu favor e prevalecer à fanfarronice do Lula/Dilma.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 18:18
      Enviado por: raul

      O Serra superfatura as obras do metro e do rodoanel e amidia golpista nâo mostra. Bate em estudantes uspianos e a midia nao mostra e também em professores imagine se mostrasse, ele estaria com intenção de voto negativa

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 15:46
    Enviado por: Anderson

    Prezado Amancio Pinto,

    Você está falando sério? Você quer que a Dilma vença? Isso é só brincedeira, né? Quero crer que daqui a pouco saltará na tela o Serginho gritando “pegadinha do Mallandro!!!!”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 15:53
    Enviado por: Edwaldo Schimidt

    Acho muito difícil, senão impossível, que uma terrorista, assaltante de bancos e participante da cúpula do VAR Palmares consiga vencer uma eleição limpa no Brasil, porque na hora de votar o eleitor vai refletir muito sobre seu voto. Eu acredito que a Dilma só pode vencer, sabe onde? NO CÉU e sabe quando? NUNCA!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:03
    Enviado por: Alberto

    Serra ! Um democrata honrado que infelizmente foi absorvido pelo que há de pior na sociedade brasileira ! As bases que representa não tem compromissos com o País e nossa gente ! Lamentável ! Mas tem uma grande virtude ! É VERDÃO ! Não macule sua biografia com outra derrota eleitoral ! O Brasil caminha bem da forma como está sendo conduzido ! Fique por aqui mesmo e dispute a reeleição para o Governo do Estado que todos sabemos que tem grande chance de reeleição ! Coloque o Picolé de Chuchu para perder novamente ! Será um gesto de grandeza política em defesa dos interesses do Brasil !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:04
    Enviado por: Carlos Siqueira

    A chave para entender essa notícia:
    ” …difícil acreditar que ( a aposta do Montenegro) tenha contaminado as pesquisas (do IBOPE)…..”
    Pronto. Tá explicado.
    Vamos fingir que acreditamos para ver até onde vai a empulhação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:21
    Enviado por: José Benedito Napoleone Silveira

    Essa Senhora, D. Dilma, já mostrou que não tem apreço pela verdade e isso é fatal para um governante. Se bem que é muito pior para os governadose para o país. Vejam os casos do encontro dela com a ex- Secretária da Receita, Lina, da falsificação do curriculum e da fabricação do dossiê contra FHC, para ficar só em três. Mente, mente, mente. Além disso, já demonstrou que é despreparada e que não fala coisa com coisa, ao abordar questões técnicas. Nem de longe tem a capacidade de enganar do embusteiro-mor, o que permite prever que será desmascarada logo que o jogo começar. Deus nos livre dessa legítima reprodução do boneco assassino Chuck ( como mostram as fotos que circulam pela internet).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:31
    Enviado por: Roberto Almeida Przybylski

    Eu concordo, o Serra está estável nos 30% que é a marca ideal dele. Certamente vai continuar com os mesmos 30 até o fim da eleição, como nos 2 últimos pleitos.
    Parabéns Serra, o eternamente jovem, nunca sai dos 30.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:36
    Enviado por: josé carlos

    A verdade é que Dilma é uma tremenda ‘roda-presa’.
    Está em campanha ilegal há dois anos com as bênção do TSE, tem o apoio de nada mais nada menos que “o cara”, tem a máquina estatal trabalhando a seu favor, tem certa imprensa submissa embalando sua candidatura e omitindo seu passado, tem o apoio da AGU, comandada pelo lacaio Adams, que legisla no lugar do TSE definindo as regras da campanha etc etc etc e ainda não conseguiu alcançar o calcanhar de José Serra. Não tenho dúvida de que a margem de erro da pesquisa é totalmente favorável a Serra, o que significa dizer que o candidato de SP tem 37% e Dilma 28% da intenções de voto, ou seja, quase dez pontos percentuais à frente. E quando ela abrir a boca, essa diferença aumentará. Isso se ela não fugir dos debates.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:43
    Enviado por: ROMÃO ORLANDO MARAN

    Estas pesquisas são feitas sempre com pessoas que recebem algum beneficio do governo, por isso não se levar em conta, pois acredito que o Serra ainda nem lançou sua candidatura, e tem mais estes institutos de pesquisa são pagos por quem? duvido que eles estão trabalhando de graça, nosso dinheiro deve estar rolando a solto com este governo perdulario.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:50
    Enviado por: Blog Leituras Favre

    [...] [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:52
    Enviado por: Joao dionisio soares

    Será que essa tucanada não aprende mesmo vai levar outra taca pra aprender a ter voto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 16:54
    Enviado por: pedro

    Senhores,

    São Paulo será SEMPRE “O CAPITAL” e TODOS terão que nos aturar.

    Pedro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 17:04
    Enviado por: Serra diverse de outros institutos « Arena Pública

    [...] Por José Roberto de Toledo, para “Estado de S. Paulo” [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 17:06
    Enviado por: douglas franco

    nem Serra, nem Dilma: o nome é Ciro !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 17:37
    Enviado por: sidneig

    Tem gente querendo vender a Dilma como terrorista. Não vai colar, espertinhos: quem vota é adulto, e não acredita mais em bicho-papão.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 21:13
      Enviado por: jose carlos

      A própria Dilma reconheceu que em 60/70 “organizou” ações de resistência ao regime militar. Disse também ter sido vítima de tortura.
      Na verdade, os grupos armados aos quais ela pertenceu praticaram o mais puro terrorismo, explodindo, matando, roubando, sequestrando, falsificando etc, tudo em nome de umas tais igualdade e justiça sociais.
      Ela apenas organizava as ações. Lembro que Osama Bin Laden também só organizou atentados terroristas, sem nunca ter participado da execução de nenhum deles.
      Perguntemos aos familiares das vítimas de Dilma o que eles pensam dessas ações terroristas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 17:41
    Enviado por: aiaiai

    como assim o serra não caiu? 38 é igual a 35 na sua matemática…kkkkkkkkkkkk
    Tá cada vez mais difícil ganhar esse seu salário, hein?
    Eu fico impressionada com a falta de vergonha. Vc era um jornalista respeitado, não precisava se vender tão barato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 18:04
    Enviado por: marcos bonn

    Não acredito nessa, de ,52%,votam no candidarto do lula.Com toda essa exposição da terrorista dilma na mídia, com a conivência do TSE, e a grande parte da mídia comprada ,pelas propagandas das estatais do governo, o uso do meu dinheiro que pago todo mês o imposto de renda como todo cidadão de bem de país, o uso da maquina pública fazendo campanha há mais de dois anos, sem nenhum concorrente ,andando debaixo do braço do lula, como se fosse desodorante,já era p/ a mesma está ,há pelos menos há um ano atrás, com 100% dos votos ,com os PeTralhas,na sua loucura gostariam .O Serra ainda não se lançou candidato, não está na midia, não tem a maquína pública do governo federal p/ lhe financiar e gastar, e mesmo assim ,está nas pesquisas a frente deste terror, é porque o cara é bom mesmo.Vamos Serrar ,essa corrupção desses PeTralhas.E dai-lhe Serra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 18:51
    Enviado por: José Sousa

    Sr. Toledo, você deve ser um iluminado, pois foi único analista/comentarista que viu estabilidade do Serra. É claro que você está errado. Vc comete um erro crasso: compara margem de erros com ponto médio de pesquisas diferentes, sejam as duas pesquisas do Ibope, seja esta última com a Sensus, com o fito de negar o óbvio: a queda gradual e consistente do Serra. Se você quer comparar, compare média com média, margem com margem. A comparação que você fez não tem sentido. Ora, pelo seu método viesado, posso dizer que o Serra caiu de 40 (38 + 2) para 33 (35 -2). Que estabilidade é essa? Este é o problema dos nossos comentaristas: manipulam as informações, ao gosto do patrão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 18:57
    Enviado por: rene

    Este Montenegro, presidente do IBOPE acaba de dizer que está torcendo pelo serra, mesmo assim a Dilma esta na cola do Gov. Candidato a presidente, imagina se ele fala a verdade? A Dilma estaria disparada com mais de 40%.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 19:28
    Enviado por: JULIVAL

    É O SEGUINTE AQUI NA BAHIA SÓ DA DILMA ……. VAI SER 80% DOS VOTOS.
    SERRA NÃO TEM PALAQUE , ALIAS SÓ TEM O DO DEMO QUE ESTA EM FRANGALHOS AQUI , TODOS ABANDONANDO O BARCO.
    WAGNER E GEDDEL APOIAM DILMA ……………………………………………………..
    NA BAHIA SÓ DA DILMA .
    ESTE IBOPE , E CARLOS AUGUSTO MENTINEGRO NÃO ENGANA MAIS A NINGUEM.
    VIVA LULA VIVA DILMA …….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 19:36
    Enviado por: Fe3s

    Gente até que dia vocês vão se iludir achando que o Serra vai ganhar a eleição, quanta ingenuidade!!!! acho que tem mais chance o macaco Simão!!!! O cara não sai da casa dos 30% a 38% nunca, ainda sobra pelo menos outros 62% a eleição está definida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pode começar o Chororô!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 19:42
    Enviado por: Prof. Djacir

    Pronto
    Serra
    Desista,
    Bobalhão!!!!!!!!!!!!!!.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 19:59
    Enviado por: Prof. Djacir

    Meu caro José Roberto de Toledo, tua matematica(estatística) é diferente da que estudamos, mas muito diferente mesmo. Matemáticos(Estatísticos) como eu, devem estar se lamentando. O Cara assassinou a Matematica(Estatística). Cara seja menos parcial. Se continuar assim ficarás sem credibilidade. Matemática é algo que não dá para fazer só com a vontade, omintido valores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 20:05
    Enviado por: Elias

    Lula e Dilma empreenderam campanha a pelo menos dois anos, o que é notório. Contudo, duas de suas alças eleitorais já sucumbiram: O filme de Lula, cujo fracasso mostra o quanto o povo responde apenas momentaneamente ao bombardeamento propagandístico; e o estrondosamente alardeado “pré-sal”, que ao contrário de petróleo, até o momento só produziu discórdias e distânciamentos de aliados.
    Que Serra siga agindo conforme a conduta ética e respeitando as regras, porque a maior parte do povo brasileiro, que é ético, honesto e responsável, com certeza entrará em ressonância.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 20:06
    Enviado por: Arnaldo Keller

    Seja como for, O Lula já conseguiu dividir o país semeando o ódio. Pelos comentários acima já se vê isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 20:52
    Enviado por: Evaristo

    Quanto mais a Dilma fica conhecida, mais voto amealha. Quanto mais a Dilma fica conhecida como candidata do melhor Presidente que o Brasil já teve, amealha muito mais votos. Oh Anderson, o Serra pertence a raça que esteve por 08 anos no poder e acabou com o capital do povo brasileiro, vendendo (ou doando) as estatais. Daniel Dantas, lembra-se desse nome. Essa turma é demoníaca, praticaram o verdadeiro terrorismo. Assaltaram o nosso povo, tudo na cara dura, pois o FHC é cara de pau, gagueja quando perguntado sobre atos praticados (por ele) contra os interesses da nação brasileira. Serra, é considerado o rei dos pedágios, por sinal, os mais caros do brasil. São Paulo é o Estado em que o molho sai mais caro que a macarronada, pois, viajando, se gasta mais em pedágio do que em combustível. Ademais, a Dilma jamais foi terrorista, jamais foi assaltante, jamais matou alguém. Ela teve a coragem de ficar no Brasil e lutar contra a ditadura militar, lutar por mim, por você, para que fosse restabelecida a democracia, E onde estavam Serra, FHC e muitos outros dirigentes tucanos. Na verdade, colocaram o rabo entre as pernas e se auto-exilaram em países de primeiro mundo (França, Inglaterra, EUA, etc.) comendo e bebendo de graça do bom e do melhor. Realmente, a TUCANADA JÁ DEMONSTROU SER INCOMPETENTE E DE QUE NÃO GOSTA DE POBRE. Sobre a pesquisa: A curva do Serra é descendente e a curva da Dilma é ascendente. Isto diz tudo. DILMA VAI GANHAR NO 1º. TURNO. É só esperar e conferir.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 21:26
      Enviado por: jose carlos

      Dilma não tem luz própria. Vive à sombra do ‘cara’ tendo a campanha embasada em duas ficções: o pré-sal, que se existir, será explorado, sabe-se lá em que condições e a que custo, daqui a 15 anos, e um tal PAC cujas mentiras de desembolso financeiro e de cronograma já foram desmascaradas pelo Estadão.
      Sobre a resistência armada ao regime militar, ela somente causou morte para ambos os lados envolvidos. O que levou o Brasil à democratização não foram os atentados terroristas protagonizados pelos grupos de Dilma, mas as negociações de Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Mário Covas, FHC, Petrônio Portela e outros. A violência não leva à nada e só gera mais violência e ressentimentos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 21:21
    Enviado por: Paulo/Ctba

    Dilma 2010…contra a imprensa pena-paga do Serra e os paulistas (não todos) radicais.
    Quem lutou pelo restabelecimento da democracia é terrorista…tenha dó… Quem fugiu só de cueca no porta-malas para o Chile é gente boa…vixe Maria.
    A primeira coisa que o Vampiro vai fazer é chamar o presidente Obama e dizer assim:
    Desculpe pelos 8 anos do governo Lula. Se vc quiser nós seremos seus capachos novamente, perdão meu amigo Obama, o próximo chanceler que indicar já entrará aqui sem os sapatos para não macular essa sua terra sagrada..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 21:33
    Enviado por: luiz

    Eu não entendo de pesquisa, mas quando sai uma pesquisa, os jornais bradam, diDilma sobe Serra desse. Na pesquisa anterior a diferença pró Serra era de 4 pontos, agora é de cinco. na próxia é de 6 .7.8. Não entendo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 23:11
    Enviado por: carlos magno mendes de castro

    voto em que o grande lula indicar, ibope e tucano, não acreditem e mentira, dilma ja esta na frente, com certeza em minas gerais so da dilma, vai deixar o serrinha miando,miando, bye,bye, ate 2014, la sim quem sabe o aecio que é inteligente e um grande administrador, pode começar sua caminhada a presidente se deus quiser, mas pelo amor de deus despache o dem, livre dessa turma e aproxime de lula o nosso grande lider o maior que o brasil ja teve, agora e dilma em 2010.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2010 - 23:43
    Enviado por: Rodrigo Brito

    Estranho o fato do instituto nao ter divulgado as simulações de 2º turno. Será que Dilma já ultrapassou Serra nessas simulações e isso foi escondido. Lembro-me que na ultima pesquisa do Datafolha Serra vencia por 46×41, ou seja se atendencia de crescimento de Dilma se refletir neste placar provavelmente ela já deve ter ultrapassado seu adversário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 00:12
    Enviado por: Osmar Gazzoni Bastos

    Para com isso Carlos Auguso Montenegro…
    Voce entou derrotar o Brizola, com suas pesquisas manipuladas.
    Se não fosse o Jornal do Brasil, o Brizola, não teria ganho.
    Agora, voce fala que o leitor não é “Pau Mandado”, lógico que não é, mas o povo vai votar na Dilma, por que ela é competente, vioriosa, senhora gerente do governo federal.
    O Brasil é outro,o Lula, é mesmo o cara, vai pedir, e nós vamos votar na Dilma.
    Voce,não deu certo nem no Botafogo, deixou o clube em frangalhos.
    Att:Gazzoni

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 04:17
    Enviado por: CESAR OLIVEIRA DE FARIA

    VOCES QUE ACREDITAM NA DILMA PAREM PARA PENSAR ,tenho 70 anos
    pensava que o pior para orio de janeiro tinha sido o jurista armando falcão e o
    general geisel mas ainda poderemos ter a dilma. o falcão e geisel decretaram interveção nomeando o almirante faria lima interventor.
    lula e dilima poderão nomear Jose sarney; franklim martins e fernando collor.
    os dois primeiros especialistas em censura servirão para fechar tv globo como o chaves e sarney e color para prover o notavel desenvolvimento que deram a´ seus
    estado maranhão e alagoas.cesar faria

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 04:48
    Enviado por: Rubens

    So os ignorantes pra votarem no PT, essa mafia que se juntou ao PMDB e o DEM.
    Fora Lula Fora Sarney

    Estamos retroscedendo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 06:32
    Enviado por: gilberto

    Amarildo Carvalho, quando comecei ler a opinião dos leitores, tive a sensação de que alguem estava falando por mim, pois tambem fui vítima do terrorismo ocorrido no governo TUCANO, quando vi colegas de trabalho sendo tratados como objetos, demitidos em nome de um projeto que beneficiava apenas quem tinha estrutura para obter lucro, isso sim nunca mais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 08:04
    Enviado por: Moacir

    Com o percentual de que 53% votarão em um candidato indicado por Lula já garante a Vitória esmagadora em 1º Turno para Dilma.
    Serra é melhor correr e dar uma desculpa esfarrapada para ser governador dos paulistanos que atualmente já mostraram que é o pior indice no ENEM.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 08:20
    Enviado por: Deus

    Sr. Jose Roberto de Toledo. Datafolha e Ibope não são diferentes apenas na maneira de abordar os pesquisados (nas ruas x em casa). Os institutos trabalham com TABULAÇÕES numericamente diferentes. Tenho o doc pdf da penúltima pesquisa Ibope. Tenho também gráficos do Datafolha, do site uol, indicando a estratificação da última pesquisa (renda, escolaridade, faixas de idade, regiões,….). Há VÁRIAS diferenças entre as duas tabulações. Elas, em geral, não batem. O Ibope afirma que usou TRÊS fontes: Censo IBGE, PNAE e dados do TSE. Me fogem os anos desses dados. Quanto ao Datafolha, não consegui suas fontes. ISSO TUDO PODE AJUDAR A EXPLICAR AS DIFERENÇAS NUMÉRICAS NAS PESQUISAS DOS DOIS INSTITUTOS, NÃO?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 08:40
    Enviado por: PEDRO

    Por que esta pesquisa esta IMPUGNADA no TSE. Alguem sabe?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 09:08
    Enviado por: Geraldo Siqueira

    O TSE impugnou a pesquisa do IBOPE

    http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procPesquisa.jsp

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2010 - 09:34
    Enviado por: Anderson

    Prezado Rodrigo Brito,

    Deu no Estadão: Serra vence no segundo turno em TODOS os cenários.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/03/2010 - 10:33
    Enviado por: Wagner

    Se a imprensa como um todo permitir ao povo brasileiro tomar conhecimento de como tem sido o tratamento dado aqueles servidores que mais diretamente atendem as necessidades da população: digo os servidores da educação, da segurança pública e da saúde, pelo atual governo do Estado de São Paulo, garanto que esta estabilidade nas pesquisas deixará de existir.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão