O que o Datafolha mostra até agora sobre a sucessão - José Roberto de Toledo - Estadao.com.br
ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

28.fevereiro.2010 16:44:29

O que o Datafolha mostra até agora sobre a sucessão

1) Petistas e lulistas descobrem Dilma

Eleitores pró-Lula descobriram que Dilma Rousseff (PT) é a candidata do presidente. Em dezembro, 20% citavam espontaneamente Lula e 8% diziam Dilma. Agora, sem ver antes o cartão com os nomes dos candidatos, os que citam Lula caíram para 10%, e os que falam Dilma subiram para 10%. Ainda há 4% que, na pesquisa espontânea, falam “o candidato do Lula”, sem saber quem ele é. Ou seja: o lançamento oficial da candidatura petista ajudou a ministra a consolidar-se entre seu eleitorado cativo.

2) Dilma cresce entre os que vivem com até 5 salários mínimos

O crescimento de Dilma na pesquisa estimulada, de 23% para 28%, reflete a descoberta, principalmente pelos mais pobres, que ela é apoiada pelo presidente. Entre os que vivem com até 2 salários mínimos Dilma subiu de 23% para 29% e empatou com José Serra (PSDB), que caiu de 35% para 30% nesse segmento.

Ela cresceu exatamente nessa mesma proporção na faixa seguinte de renda, entre aqueles que vivem com entre 2 e 5 salários: de 23% para 29%. A diferença é que, nesse estrato do eleitorado, Serra ainda leva uma pequena vantagem, pois oscilou menos, de 37% para 34%.

3) Entre os homens, Dilma empata com Serra

A ministra também evoluiu no eleitorado masculino, ao ponto de alcançar Serra. Dilma subiu de 27% para 32% entre os homens, enquanto o tucano variou de 36% para 32%.

4) Mulheres ainda dão vantagem a Serra

Não fosse pela vantagem que mantém entre o eleitorado feminino, Serra dividiria a liderança com Dilma. O tucano, porém, perdeu eleitoras desde dezembro: caiu de 38% para 33%. Mas o avanço de Dilma entre as mulheres não foi suficiente para alcançar o adversário. Ela foi de 20% para 24% no eleitorado feminino.

5) Divisão geográfica do voto repete 2006

A predominância de Serra no Sul e no Sudeste, e de Dilma no Nordeste repete a divisão geográfica do eleitorado que se viu em 2006, quando Lula foi reeleito. Naquela eleição era possível traçar uma diagonal no mapa, separando os territórios eleitorais pró-Lula e pró-Alckmin. A diferença foi a intensidade da vantagem obtida por Lula no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que anulou a vitória tucana mais ao sul.

6) Pano de fundo da eleição é governista

Os 73% de aprovação do governo, um patamar inédito para um presidente em segundo mandato, sugerem que os candidatos de oposição terão mais dificuldade para encontrar um discurso de campanha do que a da situação. A Dilma basta defender o status quo. Os adversários, ao contrário, precisam propor alguma novidade atraente.

CONCLUSÃO

Dilma cresce e pode empatar com Serra, talvez ultrapassá-lo, na pré-campanha. Mas nada garante que a aceleração da petista se mantenha constante. O intervalo entre a sua saída do governo, em março, e o início oficial da campanha, em junho, será um período de menor exposição, o que tornará mais difícil para ela sustentar a velocidade de crescimento que mostrou em fevereiro.

Por ora a candidata de Lula avançou entre simpatizantes do PT e entre os que aprovam o governo com mais entusiasmo. As próximas camadas a convencer talvez sejam mais resistentes. Cantar vantagem antes da hora é também uma armadilha em que alguns petistas estão caindo.

A indefinição de Serra obviamente não lhe rende votos. Se confirmar sua candidatura e, ao fazê-lo, obtiver espaço na mídia, o tucano pode recuperar parte de sua intenção de voto. Mas, por ora, tem contra ele as chuvas que afundam a popularidade do aliado Gilberto Kassab (DEM) como prefeito de São Paulo.

Apenas uma minoria do eleitorado tem candidato na ponta da língua. O que se mede por ora é o grau de conhecimento do eleitor sobre quem são os candidatos, se eles os identificam com o governo ou com a oposição. Ou seja, até que a campanha comece para valer ainda há muito espaço para volatilidade da intenção de voto.

PS: Quando o Datafolha divulgar os relatórios completos da pesquisa será possível aprofundar a análise sobre aprovação do governo versus intenção de voto, peso dos programas sociais na eleição, entre outros temas.

Tags: , , , , , ,

Comentários (94) | comente

94 Comentários Comente também
  • 28/02/2010 - 19:05
    Enviado por: Jorge

    agora voce exagerou para dar esperança ao Serra… O sujeito não estagnou, está em queda. Em queda. Esse é o fato das últimas pesquisas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 19:07
    Enviado por: Luis Flavio Dias

    Caro,

    Tente fazer analise politica sem paixão. Sua analise, data venia, parece um conselho para o PSDB.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 19:10
    Enviado por: Luis Flavio Dias

    Ademais, não é so a Dilma que esta exposta na midia, basta ve o aumento de propaganda institucional realizada pelo Sr. Governador.

    A verdade é que o povo sabe que a vida melhorou e identifica a Dilma como a Presidente que irá continuar melhorando a vida do povo brasileiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 19:23
    Enviado por: pedro alexandre

    Os números que a pesquisa mostra são avassaladores (e desesperadores para o tucanato).

    No cenário mais provável, a situação é a seguinte: Serra 32% (contra 37% em dezembro), Dilma 28% (23% em dezembro), Ciro 12% (13% em dezembro) e Marina 8% (tinha os mesmos 8% em dezembro).

    A manchete da Folha destaca esse quadro: “Dilma cresce e já encosta em Serra”.

    Ok. Está correto.

    Mas, quando digo que os números são avassaladores, refiro-me a outras variáveis. Vejamos…

    1) Rejeição – Serra é agora o mais rejeitado: 25% não votariam nele de jeito nenhum, contra 19% em dezembro.

    2) Voto espontâneo – Dilma está em primeiro lugar, com 10%; com os mesmos 10% aparece… Lula! Serra é apenas o terceiro, com 7%; em quarto aparece o “candidato de Lula”, com 4%, em quinto está Aécio, com 1%.

    Reparem que a soma de Lula/Dilma/”candidato de Lula” alcança 24%, contra 8% de Serra/Aécio.

    3) Transferência de Voto – 42% dizem que votariam num candidato apoiado por Lula; 26% dizem que “talvez” votariam em quem Lula indicar; e só 22% afirmam que “não” votariam no candidato de Lula.

    4) Conhecimento do candidato – Serra é conhecido por 96%, Dilma é conhecida por 86%.

    Resumo da ópera: há uma avenida aberta para que Dilma siga a crescer.

    À medida que ela se torne mais conhecida, a tendência é que a intenção de voto em Dilma se aproxime dos 42% – que é o total de eleitores inclinados a escolher um candidato indicado por Lula.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 10:45
      Enviado por: Paulo

      Agora sim vc fez uma análise coerente e conclusiva. Troque de lugar com esse blogueiro tendencioso…
      Quem votou no CARA vota agora na COROA

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 18:33
      Enviado por: PraFrenteBrasil

      Expressão corretíssima “avenida está definitivamente aberta para a Dilma deslanchar”.

      Digo mais: Helio Costa como vice da Dilma faria um estrago para o Serra em MG e Sudeste, assim como o Ciro em SP poderia dar mais alguns votos para a Dilma, só pelo fato do Ciro ficar batendo no Serra como “num treino de boxe”.

      PSDB não teve estratégia e se quiser recuperar o momento em nos próximos meses, que trate de arrumar um vice de ALTA CAPACIDADE DE AGREGAR, como a Marina Silva, por exemplo. Se não, babau eleição facil….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 18:48
      Enviado por: PraFrenteBrasil

      Atenção para Rio de janeiro e Minas Gerais.

      Rio – Sergio Cabral e Garotinho apóiam Dilma. Serra não tem palanque. Tradicionalmente o Rio vota mais à esquerda. Serra parece não ter “apelo po lá”.

      Minas – Helio Costa, José Alencar, Patrus Ananias, e Pimentel são todos fortes nomes a favor da Dilma. Mineiro não gostou de ver Aécio fora. Basta Dilma por Helio Costa de vice

      Sei não, mas tá feia a coisa pro lado do Serra…vai ter que tirar coelho da cartola, ou confiar demais nos debates….

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 19:38
    Enviado por: Osias Costa Lima

    Eu ja sabia que o eleitor iria mudar de tendença pois votar no serra é desenterrar o passado de privatizações e estabelecer um governo nem aí para os mais pobres. todo mundo consegue perceber os avanços do Brasil que o tem colocado como uma nação respeitada internacionalmente. precisamos garantir a continuidade de um governo que esta dando certo, por isso, mas do que nunca vamos juntos construir a vitória de Dilma 13.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 19:54
    Enviado por: uberVU - social comments

    Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by zerotoledo: Dilma cresceu entre os homens e entre os mais pobres. Ela pode crescer mais? http://bit.ly/aqk9fX...

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 19:56
    Enviado por: trombeta

    Os Tucanos estão fritos, o DEM despencou de podre, nem o Chapolim Colorado vai salvar a eleição. Só uma coisa me deixa um pouco chateado: embora não pareça tem gente instruida na oposição, pena que falem tanta bobagem e com tanta raiva.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 20:02
    Enviado por: Pedro Paulo Pimenta

    As mulheres não são unidas, pela primeira vez na historia ela tem a oportunidade de eleger uma presidente da república. Mas mesmo assim elas prefere continuar em segundo planos e depois somos nós os homens que nãosomos unidos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2010 - 22:46
      Enviado por: Rose

      Mulher vota em mulher. Bem que dilma gostaria! Obviamente não falor por todas, mas eu só voto em quem me inspire confiança, que tenha comprovada competência e que – principalmente – não tenha por projeto transformar o Brasil na Venezuela. Três pequenas exigências, que deixam dilma totalmente de fora.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 09:00
      Enviado por: Paulo Henrique Oliveira

      O problema do eleitor “comum” do Serra é a falta de informação (e de motivos!). Nenhum eleitor do Serra com o qual eu me deparei até agora forneceu argumentos sólidos que sustentassem um voto neste candidato.
      No máximo, os argumentos (fracos e ruins) são desfavoráveis à Dilma.
      Desafio à Rose a descrever o que é “a Venezuela”. E pelo seu tom, desconfio que esta senhora tem uma visão negativa daquele país, se eu estiver certo, além de descrever o que é a Venezuela, descreva quais ações da ministra Dilma sugerem que ela fará do Brasil “uma Venezuela”.
      Conselho: não se torne uma papagaio da imprensa, pois os interesses das 11 famílias que controlam os meios de comunicação em massa do país com certeza são diferentes dos interesses do restante da sociedade.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 09:55
      Enviado por: José Lopes

      Pobre Rose, seu analfabetismo político é de estarrecer mas vc. tem todo o direito de dizer sandices

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 11:40
      Enviado por: said

      Rose,

      transformar o Brasil em Venezuela??? O que diziam do Lula antes da Primeira eleição? O que a Dna. Regina Duarte falava? O que falaram antes da segunda??? Por favor deixe de ser influenciável, veja a realidade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 20:07
    Enviado por: Pedro Paulo Pimenta

    A queda do governador Serra é resultado da sua péssima administração no governo de SP, bastou a enchentes para vermos as falhas em sua administração.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 20:09
    Enviado por: Paullus

    Tudo menos o PSDB. Só.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2010 - 22:46
      Enviado por: Rose

      Tudo, menos pt!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 11:43
      Enviado por: said

      Rose,

      Voce precisa ler mais, ver mais os números. Não estou falando de reportagens da Veja, JN, FOLHA, etc… Estou falando da realidade. Estou falando de um mundo REAL, não de fantasia ou de vontades. Estou falando de comprometimento com o povo Brasileiro e não de subserviência com os estrangeiros. Estou falando de Nacionalistas e não de entreguistas. Sendo assim… só sobra o PT (não que seja o ideal, mas é o muito menos pior…)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 18:40
      Enviado por: PraFrenteBrasil

      Serra e Dilma representam o passado, uma geração que precisa ser superada e aposentada.

      Precisamos de um novo partido, moderno e sem vícios.

      Marina Silva é o novo. Aécio será a liderança de um novo partido, pós PT, pós PSDB, pós Lula, pós FHC.

      Até 2014, teremos que aguentar um desses dois “monstrengos” Dilma ou Serra. Pobre, Brasil, sem renovação política em 2010, cheio de vícios.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 20:09
    Enviado por: ACFiuza

    Concordo com o Luis Flavio… moro na europa e aqui todo mundo sabe e fala que o governo Lula foi um marco importantissimo na vida dos brasileiros e do Brasil e que o PSDB é a MAIO FURADA, uma MENTIRA… o Serra, um grande INCOMPETENTE… a Dilma é a garantia de que o Brasil continue no caminho certo… quanto as pesquisas, sejamos francos: o serra cai a cada vez que um brasileiro fica sabendo que a Dilma é a nossa garantia…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 13:04
      Enviado por: Sergio - SJC - SP

      Continue morando na Europa meu amigo, nós que moramos aqui é que sabemos para onde está caminhando este país.

      Mais um mandato do PT e você pode ficar por ai para o resto de sua vida, pois a democracia tal como conhecemos aqui mudará para algo parecido com o que se tem na Venezuela. Procure saber o plano de governo da pre-candidata do PT e o que diz o Plano Nacional de Direitos Humanos versão 3 assinado pelo Lula em 29/Dez/2009. Veja também o que falam do Hugo Chavez e Venezuela por aí…

      Se você houve falar bem do Lula aí na europa e especialmente na França (via o Le Monde)há uma razão para isto.

      Ouviu falar da venda do caças franceses Rafales? É isto aí, nos os trouxas que moramos aqui no Brasil teremos que pagar aos Franceses US$ 8bi, a opção mais cara e a pior opção apontada pela Aeronáutica Brasileira.

      Mas como falam bem do Lula por aí ele mandou a opinião dos brasileiros às favas e preferiu devolver a gentileza da França com a confirmação da compra dos caças Rafales.

      Entendeu porque se fala bem do Lula por aí?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 20:10
    Enviado por: Vanderlei Rebolho Gonçalves

    Olá! Não queiram fazer uma tartaruga ganhar de um coelho. sou PMDB, se meu partido fizer coligação com o PT, voto nocandidato indicado, menos em Dilma que para mim é um pessoa doente e como todo o ser humano pode ter reações adversas. O candidato deve ser um elemento clínica e psicológicamente são. É meu entendimento.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 11:47
      Enviado por: said

      Vanderlei,

      Preconceito a esta altura é… Por favor, CLINICAMENTE e PSICOLOGICAMENTE SÃO??? Olhe a aparência e as oilheiras dos candidatos. Olhe e repare bem nas suas reações frente a adversidades. Me parece que se tem alguém que não é CLINICAMENTE e PSICOLOGICAMENTE SÃO dentre os candidatos, este alguém não é a Dna. DILMA.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 20:24
    Enviado por: Hélio Zito Maia de Oliveira

    acho que esse governo fez políticas sociais a longo prazo sólidas que para o desespero dos tucanos, democratas e aliados fechou-se as portas, não tem mais espaço no Brasil para governos deseperançosos que sempre deixava para o povo a falsa esperança de que o pais não tinha mais jeito. Derrepente aparece uma pessoa humilde de dentre os povos e realiza um fato expetacular é de que um pais só vai para frente se uma classe puxa a outra, classe alta puxa a média alta, a média alta puxa a média baixa, a média baixa puxa a pobre e a pobre puxa a classe miserável que está quase extinta e estaria se os governos passados destribuisse melhor a renda sem que primeiro esperasse que o pais enricasse para depois ajudar a pobreza. Isso só criou mais criminalidade pois ninguém ia esperar que o pais enricasse para depois matarem a sua fome, vocês que são anti-lulas que não dele pela sua voz tropa pela sua expotaneidade escutem com o coração e com a razão dê um voto a dilma por continuidade e se lembrem que em 1999 Serra como ministro da fazenda quase levou o País a uma bancarrota e quase o levou a falência ele e o Malan já elaborando um pacote gigantesco de empréstimo ao FMI caso fosse o novo Presidente do Brasil, naquele mesmo tempo a Argentina teve várias crises bancárias que precisaria chegar a dar calote no FMI e essa crise perdura até hoje com muitos efeitos negativos é isso que queremos para o Brasil ou contunuidade de um governo sólido com políticas de destribuição de renda mais significativas…
    obs:pode acreditar não sou partidário pois a unica pessoa que voto do PT é a de presidente pois sou um brasileiro que tenho muita esperança que nosso país dê certo e só vejo esse caminho a continuidade do governo Lula, porque o Brasil é um pais de todos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 20:26
    Enviado por: Paulo Roberto da Silva

    Serra e oposição parece que esta trabalhando para situação nao sai de cima do muro. Parece casamento sem fim. niguem decide quem é canditado mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 20:46
    Enviado por: João

    Tá difícil esconder sua preferência, meu caro blogueiro. Lanço um desafio: tente no próximo texto ser neutro. Será um bom exercício.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 11:50
      Enviado por: said

      João,

      Não confunda constatação com preferência. Mostra da realidade com opinião. Uma coisa é preferir algo, outra é constatar a realidade e discorrer sobre ela.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 21:09
    Enviado por: Domingos Pereira

    Concordo. Campanha mesmo só a Dilma, com a forte ajuda de Lula e do seu governo que nunca sairam do palanque. Colhem frutos que não semearam, em sua maioria. Serra precisa sair do muro, lançar a candidatura e estruturar a campanha. Aí sim, que vença o melhor!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 21:13
    Enviado por: Radar

    Esta Sra. “Dirma”, que tem cara é de madastra marvada do PAC “Progama de Aceleração da Corrupção”, tem autonomia de vôo de uma galinha, ou seja esta ascensão não dura sem a MÁQUINA DO “CUMPANHERO”……

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 01:00
      Enviado por: m.soares

      Faltou argumento companheiro? Mas sobrou truculência;Eu não sou psicólogo, nem psiquiatra,mas entendo a sua arrogância, embora a condene.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 04:41
      Enviado por: Carlos VII

      Nossa, que comentário mais inteligente!
      Você se formou em qual faculdade?
      Quero estudar nela!
      Parabéns!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 21:17
    Enviado por: Francisco

    Não acredito que uma candidata tão limitada como a Dilma possa fazer frente a alguém tão preparado como José Serra. Na hora em que houver o confronto direto, após a definição final das candidaturas, ficará claro qual o melhor candidato para o Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2010 - 22:11
      Enviado por: Warley Ferreira Dias

      Bem, Francisco,
      No debate entre o analfabeto Lula, como dizem os PSDBistas, deu uma surra no seu preparado Serra. Se a Dilma tem um mestrado pela metade, como tem o Serra, e fala bem, não vá crendo muito que esta citada superioridade vá aparecer um dia.
      O Serra convence aos paulistas, mas no resto do país, ele aparece como um indivíduo quase abobado, do ponto de vista de comunicação.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 21:22
    Enviado por: Carlos Antonio

    serra esta exposto desde 1998 e como candidato desde 2002, serra é candidato a muito tempo serra é o queridinho da mídia conservadora que esperam em aécio para salvar o “home” que vem em campanha o muito serra ainda acredita que a rede globo e os demais meios vão elege-lo como fizeram com collor e fhc, serra aécio não tem projeto para o Brasil se vê em seus estados que em verdade é maquiado por propaganda onde tucano gosta de gastar dinheiro…
    Enfim tucanos demos pfl estão ali juntinhos com arruda!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 21:45
    Enviado por: benedito roque

    isto é apenas o começo, com a aproximação das eleições e com o apoio declarado do Lula, todos nós que representamos o povão iremos de Dilma.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2010 - 22:04
      Enviado por: Sergio - SJC - SP

      O Dito, não fale por mim não. Eu sou povão e não lhe autorizo falar em meu nome. Por que o povão do Brasil tem que aderir a dona Dilma? Povão não é cabestro do PT não.

      Quem não se lembra do Serra Ministro da Saúde criando o medicamente genérico (Jornal do Brasil noticiou na semana passada que os brasileiros economizaram desde o lançamento do programa do genérico até os dias de hoje R$ 13 bilhões). Sabe quanto este valor significa? Isso sim é trabalhar para o povão.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 10:21
      Enviado por: oda

      Muito boa Benedito, avisa o Sergio que ele é muito mal informado e que o Serra se aproveitou de um projeto que foi aprovado para os genéricos. Normal como todo os roubos que o PSDB faz, vejam que o Plano Real quem fez foi o Presidente Itamar, mas insistem e dizer que foi o FHC. Este até em livro deixou de colocar o nome dos seus parceiros coautores.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 11:52
      Enviado por: said

      Quem lembra do SERRA distribuindo ambulâncias SUPERFATURADAS? Quem lembra do SERRA PRIVATIZANDO o que podia?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 11:54
      Enviado por: said

      Sérgio,

      Você lembra do SERRA investindo 22 bilhões nas TELES e vendendo por 13 bi. Isto sim é trabalhar em prol dos estrangeiros e de seus grupos de interesse.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 17:58
      Enviado por: Sergio - SJC - SP

      Está questão de privatização do governo do Fernando Henrique (Teles, Vale, Embraer). Todas, todas elas foram feitas e resultaram na maior benção para o povo brasileiro.

      Graças as elas temos hoje um telefone celular para cada brasileiro (lembram quando se precisava entrar na fila da Embratel e Telesp para conseguir uma linha fixa telefônica? Demorava +/- 2 anos). Graças a elas estamos aqui conversando via internet. Está cara? Culpa do governo que cobra 40% de impostos sobre o serviço de banda larga. Se quizerem resolver a situação é só desonerar este serviço para universalisar o uso e não precisa criar a Telebras (outra empresa estatal acomodar amigos do partido).

      Embraer passou de empresa estatal que servia de cabide de empregos das forças armadas para a empresa que mais da orgulho ao Brasil, pois trata-se praticamente da única multinacional brasileira que exporta produto de tecnologia de ponta e de valor agregado.

      E quanto a Vale, passou de uma estatal que dava prejuízo ao estado e servia de cabide de emprego para apadrinhados políticos vagabundos para ser a segunda mineradora do mundo, hoje a Vale emprega mais de 40 mil pessoas e trata-se da empresa que mais pagas impostos para o governo.

      Então façam-nos o favor mudem este discurso militante de esquerda barato contra privatização porque isto já ficou velho, desbotado. Troquem a música.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 21:56
    Enviado por: Osvaldo

    Evidentemente a política que Serra(PSDB) adota em SP certamente será rejeitada pelo eleitorado de outros estados. Na crise de 2008/2009 nenhuma atitude, foi covarde. Apostou cegamente na crise para se eleger presidente. Passado isso, vem com descontos em impostos e vantagens para os servidores. Agora creio ser tarde.
    Espero que o pessoal veja o IPVA antes de votar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 21:56
    Enviado por: Antonio Lemos

    “A indefinição de Serra obviamente não lhe rende votos. Se confirmar sua candidatura e, ao fazê-lo, obtiver espaço na mídia, o tucano pode recuperar parte de sua intenção de voto.”

    ‘Cê deve tá de gozação!!!

    O Serra não sai da mídia!!!!

    É ele inaugurando site de internet, ciclovia que liga nada a lugar nenhum ao lado de um esgoto a céu aberto que é o “Rio” Pinheiros…

    Sem contar aquela cena ridícula dele no meio do mar com aqueles cadeirantes… Ridículo!

    Ah, já que você é amigo dele pede para ele trocar essa camisa polo!!!! Não tem outra no armário, não?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 21:58
    Enviado por: José Fernandes Lopes

    VC VERÁ DILMA, QUANDO A COISA FOR PRA VALER…VC NÃO É O QUE PENSA SER… PARA MIM, VC NÃO ENCHERGA NADA, NEM SE ENCHERGA…VC TAMBÉM NÃO É SANTA, TEVE E TEM SEUS PPROBLEMINHAS POR AÍ…TENHA UM POUQUINHO DE PACIÊNCIA E SABERÁ DO QUE SE TRATA…AGORA O ENTUSIASMO NÃO A DEIXA VER A REALIDADE… AGUARDE E PREPARE SEU CORAÇÃO PARA SUPORTAR…MAS EU NÃO SEI NÃO…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 22:02
    Enviado por: edilton andrade

    essas pesquisas desorientam o front midia/tucanos . mais ñ adianta cada brasileiro e um voto um governo com 90% de aprovaçao tem que continuar

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 22:03
    Enviado por: Tina

    Caro Jornalista,

    Parabéns por manter suas análises coerentes com o seu conhecimento.
    Pode-se gostar ou não do que se lê, mas desqualificar quem escreveu um texto tão claro e conciso é coisas para pessoas mal educadas.
    O Serra leva essa! Aos petistas aconselho uma visitinha ao portal do Governo do Estado de São Paulo. Cuidado! A inveja que vocês sentirão poderá provocar-lhes um ataque (de nervos ou cardíaco).

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 10:37
      Enviado por: Cloves

      Não sou petista, mas o Portal do Governo do Estado de São Paulo não demonstra nada a não ser ficção, imagens e discursos midiáticos. Sou professor há 10 anos amargando a indecência da política para educação do PSDB há 16 anos neste Estado. O maior Estado da federação e, economicamente mais rico, com índices vergonhosos no campo da educação, resultado de políticas regionais implementadas por Covas, Alkimim e Serra. A cidade literalmente boiando devido ao desleixo dos governos municipais e estadual(até porque, limpeza pública, das calhas dos rios e bueiros, bem como dar suporte às vítimas de trajédias como a da Vila Romana no jardim Pantanal, são atribuíções do SERRA e de seu “filho” pródigo, KASSAB, que ganhou de presente uma administração depois que o irresponsável do SERRA resolveu dar asas à sua ambição de ser governador e presidente da república). Arrebentaram o país, deixaram o país de joelho privatizando tudo. Agora que as coisas estão encaminhadas, querem se apropriar do governo para arrebentar tudo de novo!!!!!! Auto crítica não faz mal a nínguém: Em 2002, votei Serra. Aprendi com o operário “semi-analfabeto” que realizou em 8 anos o que nossa elite letrada não fez em mais de 500. EM 2010 É A CANDIDATA DA CONTINUIDADE, DO PRESIDENTE LULA, DILMA PRESIDENTE!!!!!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 22:08
    Enviado por: Warley Ferreira Dias

    Já melhorou em relação à última análise. Dar a esperança aos eleitores de Serra ainda é o foco da notícia, mas, para mim, é aceitável da forma que foi colocada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 22:09
    Enviado por: Ronan Melo

    Caro Sr. Toleto

    Como analista de pesquisas eleitorais o Senhor mostra-se um grande conselheiro dos DEMO/TUCANOS.
    Comente como é ver seu candidato afundando nas enchentes do aliado/afilhado político Kassab; a tristeza de ver o candidato a vice, Arruda, preso (grande administrador e tão preparado quanto o Serra, diziam); o DEMO se acabando em corrupção (vão mudar de nome outra vez?).
    Poupe-nos de análises tendenciosas! Se não consegue ser isento deixe o osso para que o faça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 22:25
    Enviado por: felix

    o lula ganhou a primeira eleição porque o serra não convenceu. ganhou a segunda, porque o alkmin não convenceu. agora, o serra não convence de novo, vacila, não sabe se se candidata ou não. o PT hoje domina as eleições nacionais por falta absoluta de uma alternativa com carisma. é triste.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 22:58
    Enviado por: luiz carlos

    duvido que serra seja eleito,povo quer estabilidade,e esta estabilidade foi conseguida no governo lula,plano real so foi bom no inicio,logo dpois comecou a afundar,tarifas publicas ,impostos e instabilidade monetaria continuaram e isto com salarios congelados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 22:58
    Enviado por: Raimundo Castro

    Não adianta amenizar a situação do Serra. Ela é de calamidade total, assim como a cidade de São Paulo em época de chuva, aliás qualquer chuva! O PSDB deve se preocupar com o pós eleição. Corre o risco de ficar sem os governos de Minas e São Paulo. Quanto ao DEM, este estará, no ano que vem, no time dos partidos nanicos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 23:14
    Enviado por: paulo

    A última pesquisa eleitoral reflete bem a ascensão da Dilma e da ótima administração do governo federal.Enqto aqui no Estado que moro, estamos cercados por todos os lados de pedágios que nos roubam a cada vez que passamos por eles, será que é isso que queremos para o Brasil? No governo do psdb, aqui em SP todos lembram bem, a cratera do metrô de Pinheiros, coisa que antes nunca havia acontecido, viaduto do rodoanel BR116 desabando, metrô que não passa um dia, sem muitos problemas, super lotação, passagem cara, oras, o povo não é bobo. O povo está atento.PSDB de novo não.Sem contar, com seus maiores aliados Gilberto Kassab e Arrudão, ambos do DEM, antigo PFL.Deus nos livre.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 23:41
    Enviado por: rbarreira

    Dilma cresce e continuará a crescer. Serra desce e continuará a descer. Serra, perdido, vai desistir. Aécio irá dar gargalhadas. E Dilma, eleita. A menos que aconteça o tal tissunami no Brasil. Sem querer duvidar do TODO PODEROSO, é a mesma´probabilidade de Serra ser elito. E o tucanato acabou, junto com o finado sociólogo(?), que mentira…sociólogo…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 00:19
    Enviado por: Nick

    Vocês tem como base o dia a dia do brasileiro.
    Leitores este mandato é de guerrilha, totalmante socialista, “ante americano”. “Legal”, se a Dilma não mantiver o plano econômico do Fernado Enrique e a história dela diz que não. Seus beneficios vão sumir, porque este governo esta nadando de braçadas com os investimentos estrangeiros que estão ocorrendo aqui. Que vão sumir no primeiro sinal que a política econômica do PSDB (este partidindo que vocês odeiam) sumir. Nossos benefícios, conquistados em 16 anos vão para o espaço. Veja o programa de governo do PT.
    Acho bom pensar duas vezes.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 17:30
      Enviado por: trombeta

      Na primeira eleição do Lula, 800 empresários iam deixar o país, agora o Brasil vai virar uma Ditadura de esquerda, comunisca e radical com a Dilma. Isso é coisa de pessoas desiquilibradas, que não tem argumento legal para comentar. Deus me livre désta direita, capacha dos mentores e patrocinadores e culpados da America do Sul estar néssa situação, os sanguessugas Ameicanos. Fora com estes canalhas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/03/2010 - 00:20
    Enviado por: Nick

    Fernado Henrique

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 00:26
    Enviado por: EDILOY A C FERRARO

    Há dados a serem considerados: a subida da rejeição a Serra ( em 25%) contra Dilma (23%), além da fatia considerável do eleitorado não ter total conhecimento do candidato(a) apoiada pelo Presidente. Têm-se colocado que Dilma tem inaugurado obras, o que vitaminou a sua exposição pública, o que é relativo, visto que são atos regionais e de pouca exposição na grande mídia, restrita, quase, à região visitada. Serra é nome nacionalmente conhecido como candidato, o que não ocorre com Dilma. Enfim, são dados que devem ter a sua relevância, o fato, inconteste, é de que a candidata da situação vem crescendo de forma consistente, em detrimento ao seu principal provável adversário, José Serra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 00:48
    Enviado por: santos

    quem é SERRA?
    o que é PSDB?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 01:25
    Enviado por: Domingos Pereira

    Carlos Antonio, nunca antes neste país se viu tanta propaganda vazia e tanta colheita de fruto que não se plantou, pelo contrário…não queriam que plantassem a estrutura que agora gera frutos que, ainda que superdimensionados, fazem este país melhor do que antes de 1994…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 01:58
    Enviado por: Juvencio

    Trocando em miúdos : se a eleição fosse hoje Serra estaria eleito. A análise do colunista está muito coerente. Uma pedra no caminho de Dilma pode ser esse boato alimentado pelos próprios petistas de que Serra desistiu ou vai desistir. Isso num primeiro momento pode favorecer Dilma , mas pode se revelar uma faca de dois gumes quando o governador paulista ofializar a candidatura. Nesse caso a intenção de voto daqueles que tem na candidata governista a segunda opção , pode retornar para Serra. Outra bomba que pode cair no colo dos petistas : Ciro já não vai mais desistir da candidatura à presidencia. Isso sinaliza que ele e a turma do planalto já perceberam que Dilma chegou no teto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 02:59
    Enviado por: Pierluigi

    Viche!!! E agora o que vamos fazer? Peloamordedeus, Aécio Neves! Aceite ser o vice do Serra pra gente ter alguma esperança. Será que o Serra não aceita sair de vice do Aécio?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 03:56
    Enviado por: Anderson

    Quando Lula apoiar a Dilma, ela vai cair nas pesquisas, já que lula tem a pior aceitação entre todos os governantes, inclusive na minha casa que fica no centro de são paulo ninguem gosta do Lula.
    FHC é o mais admirado pelos brasileiros junto com Arruda o mais honesto governador que o Brasil já viu.
    Por isso acredito que Serra ganha mesmo sem o porcaria do vice como o Aécio.
    Serra vai ganhar já que Lula é rejeitados por todos que conheço. Em qualquer roda de empresários e socialites que participo Serra é o mais querido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 04:43
    Enviado por: Carlos VII

    Como assim o Serra não lançou sua candidatura? Como ficam todas as pesquisas feitas a mais de ano com o nome dele? A Dilma faz campanha antecipada com Lula? Beleza , está certo! Mas e todo o aparelhamento midiático plantando factóides contra o PT e deixando de lado o seu preferido do PSDB quando ele precisa aparecer para dar explicações. A mídia usa a grande popularidade do Lula para fazê-lo passar saia justa, como no caso de Cuba ou Honduras. Para associá-lo ao mensalão do DEM. Alguém aqui viu alguma declaração do Serra falando do seu quase vice? É essa a visão mais ampla que a direitona tem que ter. Ela infelizmente vive num ambiente criado pelos jornalões e não enxergam, por exemplo, as 20 milhões de pessoas que hoje tem comida na mesa. Ou seja, vivem mais de factóides do que da realidade!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 07:40
    Enviado por: Fábio Maiche

    Ja estou cansado de pagar R$18 de pedágio para andar 60km de SP a Santos. É isso oq querem para o resto do país?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 08:26
    Enviado por: E SIlva

    O Serra eh preparado para que mesmo? Preparado para destruir o estado sao paulo!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 08:49
    Enviado por: henrique luz

    Esta pessquisa não está reflitindo o verdadeiro crescimento da ministra Dilma;há muito neguinho escondendo o leite nesses dados!Qdo começar a campanha e for mostrado a melhoria de vida do nosso povo e desenvolvimento do país,então não tem como ela não disparar e ganhar no primeiro turno.mesmo porque o povo quer a continuidade do gov. Lula e ao mesmo tempo,temem a volta dos neoliberais do PSDB,como mostra outras enquetes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 09:01
    Enviado por: clara leonor vaz guimaraes

    Eu considerei o melhor indice aferido os dos indecisos, que saltou de 46% para 58%, ou seja, quem não sabe em quem votar é a maioria.E não é para menos porque os escandalos de corrupçao envolvendo o PT e o DEM não param de sair na midia. Agora é novamente o Zé Dirceu envolvendo a Dilma e o Lula pessoalmente no escandalo da Telebras no momento em que se expos os interesses privados na reativação da empresa. O Empresario Nelson dos Santos patrão do Dirceu se beneficia.O outro é o que envolve o maior amigo e responsavel pela condução da campanha da Dilma, ex-prefeito Pimentel de Minas Gerais que tem que explicar um monte de dinheiro desviado do erario publico em Minas Gerais. O PT desde que assumiu o Gov. definiu o caminho da corrupção como estratégias de Gov. Foi assim no mensalão capitaneado por Zé Dirceu no inicio do 1º mandato, embora a morte de Celso Daniel já dava pistas que bandidagem no partido seria sem limites.Não sera facil para o eleitor brasileiro decidir seu voto.Os mais esclarecidos tem condição de avaliação mas os 70% que aprovam o Gov. é o grupo da população que teve menos acesso a educação.Prova disso é que no Nordeste a aprovação do presidente é de 80% e no Sul 62%.Acho que o Lula não priorizou a educação sabedor que povo culto não o elegeria.No entanto sinto que a sociedade organizada esta mais atuante no sentido da luta pela moralização politica no Brasil. Aproveito o espaço para parabenizar o empresario Oded Grajew pela Carta às elites empresariais brasileiras.É uma voz importante na medida em que Dantas, Elke,Camargo Correia, Odebrech para citar só alguns trabalham para fomentar cada vez mais a corrupção politica no país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 09:04
    Enviado por: Severino

    Oxente!!! eu como bom nordestino não votaria em Serra de jeito nenhum. O PSDB vendeu o Brasil, por sorte sobrou alguma coisa que foi reestruturada por Lula como Banco do Brasil, CEF e Petrobrás, a Petrobrás FHC botou um francês para administrar e vendê-la, felizmente o povo gritou e ele recuou, já pensaram se FHC/PSDB vende a EMBRAPA em pouco tempo americanos iriam dizer que aqui não produz arroz, soja milho, nada, assim como disseram no início do século passado que aqui não tinha petróleo. PSDB/FHC/SERRA, nunca mais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 09:22
    Enviado por: Fabio

    “Se confirmar sua candidatura e, ao fazê-lo, obtiver espaço na mídia”

    Como assim? MAIS espaço na mídia do que o Serra já tem?

    Leia-se “se Serra der mais desculpas para a mídia lhe dar destaque”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 09:28
    Enviado por: Eloy

    Dilma se elege em primeito turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 09:37
    Enviado por: poeta

    Apesar de Serra ainda ser favorito, acho que ele terá uma grande dificuldade de encontrar o tom da sua campanha.
    Até que ponto Serra poderá criticar Lula e o seu governo?
    Até que ponto Serra poderá manter as políticas sociais de Lula (Bolsa Família, aumento do salário mínimo)?
    E as indefinições quanto às políticas monetária e econômica?
    O interessante que tanto Serra como Dilma não são carismáticos (pelo contrário).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 09:38
    Enviado por: José B. Bello

    O serra ainda não está em campanha. É Ilegal! Portanto, não pode e nem deve abrir a boca!
    Muita sujeira vermelha ira aparecer. Não acredito que o total de eleitores pró Dilma saibam de seu passado criminoso. Não creio que seus eleitores saibam que ela já empunhou uma arma para roubar, como também não creio que seus eleitores saibam que ela e o LULA assinaram (sabendo ou não) um projeto que defende o registro em carteira de meninas de 16 anos como prostitutas!
    Como reagiram os eleitores ao saberem que sua candidata e o Lula defendem o aborto?

    Não acredito que todos os eleitores dessa pesquisa tenham conhecimento que existe suspeição acerca do enriquecimento do Lulinha, tampouco que, mais uma vez, o Zé Dirceu esteja envolvido numa maracutaia do tamanho de uma ELETRONET (Rr$240.000.000,00). O caso de Pimentel, ex – Prefeito de Belo Horizonte, é apenas um aperitivo. Tem muita batata assando e muita água passará por debaixo da ponte!
    Quem viver verá!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 09:44
    Enviado por: lucas velletri

    quem escreveu a matéria errou. em 2006, o alckmin, no primeiro turno ganhou do lula em toda região Centro-oeste. no segundo turno, manteve vitórias no MT e MS e no DF.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:04
    Enviado por: Batista

    Pelos comentários acima parece que Dilma já Ganhou. Ela vai pra planice com a desencompatibilização. Esperem!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:09
    Enviado por: Batista

    Não contem com ovo no fofó da galinha, falta muito pra Dilma ganhar!. A oposição nem tem candidato ainda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:22
    Enviado por: eduardo loures

    O melhor plano B do PSDB seria o FHC calar a boca e sumir do mapa. O governo discriminatório dele para com Minas Gerais jamais será esquecido por nós mineiros. Quanto mais ele falar, melhor será para o PT, pois iremos nos lembrar dele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:32
    Enviado por: Marcelo

    PESQUISA DATAFOLHA: NENHUMA NOVIDADE EM 2010!

    1. Todos os cruzamentos e projeções em 2009 mostravam que Dilma cresceria na base da superexposição e companhia de Lula, e que chegaria, no início de 2010, aos 30%, de onde partiria a polarização com Serra. A pesquisa Data-Folha sugere que o PSB não vai dar sustentação a Ciro Gomes, e que esse não será candidato. E que Marina (com programa de TV recente) será paisagem nessa campanha, que tende a ser decidida no primeiro turno.

    2. O DataFolha (24-25/02) dá a Serra 38% das intenções de voto, a Dilma 31%, e a Marina 10%. O Ibope (6-7/02) deu a Serra 41%, Dilma 28% e Marina 10%. O Sensus (25-29/01) deu a Serra 41%, Dilma 29% e Marina 10%. O Vox-Populi (14-17/01) deu a Serra 38%, Dilma 29% e Marina 8%. Portanto, tudo dentro rigorosamente da dita margem de erro. O óbvio e esperado crescimento de Dilma em pesquisas se deu no correr de 2009, pela superexposição e transferência possível de Lula.

    3. Em 2010, o quadro está estabilizado. Elas por elas com Serra 40%, Dilma 30% e Marina 10%. O fato de Ciro e Dilma -quando se inclui Ciro- ficarem estacionados, é mais uma prova disso.

    4. Curiosamente, o DataFolha diz que cresceu o percentual de eleitores indecisos na pergunta não estimulada: eles são hoje 58%, contra 47% no Datafolha anterior. E informa que a vantagem de Serra no Sudeste teria caído de 22 para 14 pontos. Isso ainda há que se comprovar na série, pois a margem de erro por região é pelo menos o dobro da nacional

    5. A aproximação no segundo turno da pesquisa DF só corrobora que a eleição será mesmo plebiscitária e tende a ser decidida no primeiro turno, sem Ciro, claro. Quando o eleitor se aperceber disso, fará o voto útil ainda no primeiro turno, minimizando a intenção de voto em Marina.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:32
    Enviado por: eugenio figueiredo pacelli

    AS PESQUISAS ESTAO APONTANDO O QUE ESTA NO INCONÇIENTE COLETIVO !!! É CRUEL, MAS NÓS MACHITAS SABEMOS QUE MULHER SUPORTA MELHOR AS DORES, É MAIS GUERREIRA, É MAIS ORGANIZADA E SAO EXELENTES CHEFES. DE FATO A GRANDE ADMINISTRAÇAO LULA SÓ PECOU UM POUQUINHO DADO AO SLOGAN…LULINHA PAZ E AMOR. O BRASIL DE FATO ESTA SENDO OBRIGADO E TER ALGUEM MAIS DE PULSO E ESTE ALGUEM IMAGINO EU É A DILMA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:33
    Enviado por: Regina

    É parece que o pessoal do PT não esta acreditando muito na própria canditada, é o que se percebe, e tem motivos. O PT é ruim como partido, mente, ludibria, falso discurso, Lula é ambivalente, esta em Porto Alegre e em Davos. Não é isto que o Brasil precisa, a concorrencia é muito forte lá fora, e precisamos retomar as boas idéias do governo FHC que possibilitou o crescimento do país nos últimos anos. Sem fazer campanha o Serra mantém 1/3 dos votos; a Dilma em desesperado campanha eleitoral ilegal, com direito a plástica, aumenta muito lentamente se considerarmos que esta em campanha desde o último semestre do ano passado. Dá Serra na cabeça!, mas é verdade que o PSDB precisa se mexer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:37
    Enviado por: Golçalo

    DILMA PODE GANHAR MAIS NÃO LEVARÁ!
    Gostaria de perguntar aos petralhas de plantão se eles acreditam que mesmo ganhando a Dilma ela vai governar, evidente que não, vejam bem o partido que dará a sustentação no poder é o PMDB que é extremamente de centro direita, este sim será o partido do comando, não se esqueçam que Temer e o PMDB terá a oportunidade de assumir a presidência caso aconteça algum impedimento de Dilma, e terá maioria para exigir qualquer coisa, junto com a oposição o PMDB é a grande maioria
    O PMDB é Sarney, Renan, Color, políticos oportunistas de direita, não permitiram mudanças de rumo e guinada a esquerda, isso qualquer avaliação mais atenta constatará
    Não esqueçam de Itamar Franco, lembram!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:41
    Enviado por: Osmar Gazzoni Bastos

    Colocações e Comentários:
    O FHC, é pé frio, ele vai ser responsável pela derrota do Serra.
    O Povo,não gosta dele, não vota nele e muito menos em quem ele pedir.
    Pode fazer pesquisa, vai dar isso.
    O Serra,é antipático, está governando São Paulo, sem vontade, seu aliado, Kassab, está envolvido em escandalos com as empreiteiras sobre doações e subfaturamentos.
    Ele já vendeu todas as estradas de São Paulo, para as empreiteiras.
    O time dele, secretários, ex ministros do FHC, estão no Governo dele,isso é uma vergonha.
    O Ciro Gomes, está com a razão, não acreditamos também que ele tenha coragem e sair candidado para presidente, por que sabe que vai tomar um pau feio.
    O Lula, vai estar nos palanques da Dilma…
    Nos Estados federativos, mesmo no sul e sudeste, não vai ser nada fácil o Serra ganhar.
    Por exemplo:No Rio Grande do Sul, a Dilma, vai ganhar, com o apoio do Tarso Genro,que é disparado, o melhor candidato para Governador.
    No Rio, O Governador Cabral e o Prefeiro, estão fechados com a Dilma, No Espírito Santo, todas as facções políticas, estão fechadas com o Dilma.
    A diferença de São Paulo, Paraná, onde o Serra, se for candidado, deverá ganhar, será tirada no nordeste, onde o Lula, é santo, é comparado com o padinho Cícero.
    Em Minas, vai ser no pau, o PT, lá é bem forte e tem bons candidatos.
    Se o Aécio,for candidato a Senador, a Dilma, vai ganhar também em Minas Gerais.
    Existe uma outra colocação:
    Se convenserem o Ciro, para ser candidato por São Paulo, é possível que ele ganhe lá,porque a maioria os moradores de São Paulo, tem orígem nordestina,Lula vai estar no palanque dele…
    O DEM, deveria nem participar da chapa do Serra, vai sim,ajudar a afundá-lo ainda mais…
    Os escanda-los de Brasília, está em todas as cabeças dos eleitores,isso vai ser mostrados na telvisão pelo PT, e tem que mostrar mesmo,para ver se melhora a qualidade política do Brasil.
    Se a Federal, fizer escutas dos senadores e deputados federais, vai sobrar poucos,quase todos tem o rapo preso com as empreiteiras e outras fontes de corrupções, que vai da contravensão, até com traficantes,ladrões de cargas, sonegadores e muito mais…
    Basta olhar o que está acontecendo com o poder judiciário no Estado do Espirito Santo, juizes, desembargadores, advogados, conselheiros do Tribunal e Contas, sendo aposentados na marra, por estarem envolvidos em falcatruas, formação de quadrilha.
    Lamentamos é que uma juiza,com 7 anos na magistratura colocada para fora, ainda vai rceber 21.000,00 por mês.
    Isso é uma vergonha!!!
    Tem que ser derrubada essa lei.
    Lula,mande uma MP,para a câmara e o Senado, abrir uma discução sobre esse assunto.
    Estou mandando também para o Ministro a Justiça e o Procurador Geral da República.
    Att:Osmar Gazzoni Bastos
    Vitória/ES
    Tel 55/28/9969-3800

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:52
    Enviado por: MULHER

    Como é que alguém consegue ser favorável a uma candidata que a posteriori deveria ser inelegível??? O passado desta mulher é obscuro, se ela prestasse concurso não poderia assumir nenhuma vaga, porque com certeza analisariam sua vida pregressa, no entanto vai servir para o cargo maior do País?? tenha santa paciência.
    Sou mulher com orgulho e jamais votaria em assaltante!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 10:59
    Enviado por: nataline

    Nooooossa! Zezinho.
    É essa sua paixão tucana o impede de fazer a análise técnica sobre os que os números da pesquisa estão dizendo.
    Assim você tapeia a nós leitores e eleitores
    Cruzes assim não dá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 11:10
    Enviado por: Cássio

    Uma piadinha para começar o dia……A chuva está caindo,o tietê está subindo e a SERRA está afundando…..E o grupo Roberto Marinho tentando jogar uma bóia salva-vidas……será que pelo menos ele consegue agarrar a bóia???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 11:15
    Enviado por: José

    Depois de 02 anos de campanha dura do lula empurrando a dilma para candidatura e só conseguir passar 28% dos seus 800000% de apraovação (se as pesquisas não forem verdadeiras), quantos anos mais ela precisa para ganhar as eleições ? talvez o mesmo tempo que o lula levou , ou seja , quase 20 anos !!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 11:23
    Enviado por: Cássio

    Não precisam ficar nervosos……..foi só uma piadinha!!

    Mas,lendo estes comentários,uma coisa fica bem clara.
    Quando os comentários são feitos apenas por pessoas cadastradas no ESTADÂO,eles são bem diferentes……Para sentir a opinião do povão,os comentários deveriam ser livres……..Como nas pesquisas,o resultado delas depende muito do pesquisador.
    Não sabemos até que ponto podemos confiar nelas!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 11:27
    Enviado por: savio

    está claro que serra com seus vacilos, não está apto sequer a concorrer a eleição com a Dilma, serra ja era!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 11:39
    Enviado por: o botucudo

    A coligação PSDB/DEM é um deserto de liderança e de idéias. A par disso o dilúvio em SP e o festival de roubalheira no DF joga a última pá de cal sobre as esperanças tucanas. Não é que a Dilma seja excelente, a outra opção mais viável é que é ruim demais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 13:17
    Enviado por: paulo zimmermann

    quem diria….. o presidente Lula dá um show de carisma
    e competencia, enquanto govenador Serra fica estagnado no meio da chuva e da falta de transporte coletivo em SP. O presidente fará a sucessora sim,p desespero do DEM e do PSDB, comandados pelo sociólogo Fernando Henrique, kkkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 16:33
    Enviado por: Lucas Brasil

    O comentário deste blogueiro mostra o quanto os eleitores paulistas são sistematicamente desinformados pela imprensa de SP (estadao, folha e Abril), que frequentemente favorece o PSDB. Por causa disto muitos paulistas insistem em achar que o Brasil se resume a SP. E a culpa é da imprensa de SP, que não logra um mínimo de isenção, mesmo qdo os fatos falam alto e claro.

    Assim, foi precioso o comentário do sr Pedro Alexandre (28/02 19:23): ele mostrou-se muito + desenvoltura ao interpretar os dados da pesquisa do Datafolha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 19:24
    Enviado por: COMANDANTE MELK

    Olha o Lula indo… Olha o Lula vindo… e foi. Foram 2 mandatos de governo Lula, qualquer pessoa em sã consciência não poderá negar que foi um bom governo, é até clichê falar isso. A oposição não nega, mas busca tirar o mérito de Lula colocando outros fatores para o sucesso econômico. Só é estranho explicar o fato de que a sorte sorriu para o Brasil justamente no governo Lula, vai vê FHC é azarado…

    Por enquanto Dilma está em segundo lugar porque a campanha na TV ainda não começou, Dilma Rousseff é ainda apenas uma incógnita nos corações dos brasileiros. E José Serra continua sendo o mesmo. Coitado, ele já está tão desgastado que nem a imagem dele combina mais com o que o Brasil espera, o Brasil quer mais desenvolvimento, quer continuar crescendo, quer energia, e um idoso insistente não representa muito bem essa expectativa brasileira.

    O eleitor agora esta mais atento, inclusive os mais pobres, muito deles hoje possuem acesso a computador, internet, tem uma razoável opinião formada, etc. O eleitor agora votará no candidato que continue com a mesma política e tenha argumentação para corrigir onde o governo foi falho. A economia cresceu e a mente de seu povo também….

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão