ir para o conteúdo
 • 

Teatro

15.abril.2011 19:24:55

Reinventando o passado

É possível reinventar aquilo que já passou? É o que pretendem as atrizes uruguaias Florencia Infante e Danna Liberman, do grupo Impronta, no espetáculo de improvisação Histórias Descubiertas, que estreia amanhã, às 21h, na Sala Crisantempo (Vila Madalena).

Dirigido por Cesar Gouvêa, um dos fundadores da Cia Jogando no Quintal o espetáculo – primeiro a ser montado por companhias de países diferentes – foge ao padrão das montagens de improvisação já vistas por aqui; geralmente baseadas em jogos. Em Histórias Descubiertas o ponto de partida para as improvisações são fotos de infância das atrizes e fotos da plateia, tiradas com máquinas instantâneas. As cenas nascem então do fluxo de vontades que essas combinações de imagens despertam partir dessas imagens, explica Cesar.

Para desenvolver as histórias as atrizes têm quatro possibilidades, ou raias, como prefere o diretor. A primeira é a da improvisação, a segunda é a do palhaço, a terceira a do depoimento pessoal e a última a da metáfora. “Elas têm a liberdade de escolher e de transitar nessas raias, começando uma história na improvisação e dando continuidade no campo do depoimento pessoal, onde vai se valer da narração”.

Cesar define o espetáculo como sendo poético e diz não se tratar de um novo formato de improvisação. “É uma linguagem mais teatral. É o teatro fazendo uso da improvisação”.

A curta temporada de História Descubiertas vai até o dia 24/04. Daqui a trupe parte para apresentações no Chile e México.

Sala Crisantempo (100 lug.). Rua Fidalga, 521, Vila Madalena, 3819-2287. 60 minutos. 14 anos. Sáb. 21h. Dom. 20h. R$20. Até 24/04.

Comente!

  • A + A -

Comentários recentes

  • Rafaela: BANDO DE HIPOCRITAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAA
  • MARTELLO: adorei a peça, contineum em cartaz. Parabéns , queridos por me proporcionarem um dia de tranquilidade e...
  • Ricardo Martello: adorei a peça, contineum em cartaz. Parabéns , queridos por me proporcionarem um dia de...
  • Ricardo Martello: Bom dia, todos voces estão de parabéns porque a peça é genial. Este ano ainda não tinha...
  • Beatriz Mazarak: Bom, ainda não assisti, mas quero muito ver! (deve ser ótima) Acredito que essas provocações que...

Arquivo