PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Oportunidades

Sebrae-SP dá dicas de inovação para empresas no Dia da Pizza

10 de julho é Dia da Pizza, data é oportunidade para que os donos de pizzarias façam campanhas especiais, porém, a inovação precisa ser constante para atrair clientes

Por
Atualização:
 Foto: Estadão

Na próxima quinta-feira, 10 de julho, é celebrado o Dia da Pizza, um dos pratos favoritos dos brasileiros e que passou por diversas mudanças de sabores e tamanhos desde que chegou ao País, trazida pelos imigrantes italianos, popularizando-se por aqui a partir dos anos 1950.

PUBLICIDADE

Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, são mais de dez mil pizzarias no estado de São Paulo (5 mil delas localizadas somente na capital) e o consumo médio é de 1, 1 milhão de unidades por dia - levando em conta também as pizzas congeladas e as consumidas em padarias.

Os empresários podem explorar o Dia da Pizza para atrair clientes, oferecendo alguma promoção, por exemplo. No entanto, ações como esta devem ser feitas constantemente na tentativa de se destacar da concorrência. Tudo pode começar com uma boa divulgação. "Se conseguir fazer uma peça publicitária em um formato diferente já é importante. É uma inovação simples, mas que traz resultado positivo", orienta Caroline Minucci, consultora do Sebrae-SP.

Criar um ambiente tematizado é uma maneira de tornar o lugar mais agradável e aumentar a frequência. "Além do cliente se sentir mais a vontade, ele também sai da rotina. Mas é preciso fazer isso de acordo com o perfil dos frequentadores", explica a consultora.

Atendimento

Publicidade

Manter um cadastro atualizado com o histórico do cliente é uma forma de conhecer bem quem frequenta a pizzaria e ter informações que podem ajudar nas vendas. "Saber os últimos pedidos dá a possibilidade de oferecer algo a mais do que somente a pizza, como sobremesas e bebidas. Ele pode ter ido ao local somente pela pizza, mas, ao receber e aceitar a oferta de outros produtos,  resultou em aumento do ticket médio do negócio", aconselha Caroline Minucci.

A inovação em sabores é uma maneira criativa de atrair a clientela, porém, não pode ser feita de qualquer jeito. "É preciso saber antes se há mercado para o que você está criando. Pesquise tendências de gosto e faça testes", diz Caroline. "Faça uma pesquisa com os clientes para conhecer sugestões e críticas sobre os sabores e tamanhos e a textura da massa", completa.

Dicas

Crie um ambiente temático para tornar o lugar mais agradável;

Invista em publicidade para divulgação o negócio;

Publicidade

Mantenha um cadastro atualizado do cliente com o histórico dos pedidos;

Faça uma pesquisa de aceitação antes de lançar um novo produto;

O atendimento telefônico e o delivery devem estar de acordo com o perfil do cliente;

 Não esqueça do pós-venda. Envie novidades e promoções por mensagens de texto, redes sociais ou aplicativos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.