Foto do(a) blog

Inovação e tecnologia no mundo das startups

Startup cria o Uber do técnico de informática

App FindUp usa tecnologia semelhante a do Uber para localizar técnicos próximos ao local onde o usuário está e agilizar processo de conserto de um computador

PUBLICIDADE

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

Divulgação

 

PUBLICIDADE

Nada causa mais pânico em um usuário de computador do que aquele momento em que o produto apresenta um defeito, trava, e todo o conteúdo fica preso na máquina até que um técnico possa avaliar o problema.

Um empreendedor de Pernambuco decidiu criar uma forma alternativa para dar aos usuários uma opção mais rápida de encontrar um técnico disponível nesses momentos. A ideia dele é que se é possível chamar um táxi ou pedir comida pelo telefone com apenas um toque, por que não chamar um técnico com alguns toques em um aplicativo?

:::Siga o Start no Twitter: @StartEstadao::::::Curta a página do Start no Facebook:::

Foi assim que Fábio Freire criou o FindUP, que funciona como um Uber do técnico de informática. Na tela de chamados do software, o usuário insere seus dados, descreve o problema, informa a data e o horário em que deseja ter o serviço realizado. O técnico mais próximo receberá um alerta em seu smartphone com todos os detalhes do chamado e confirmará a sua ida ao local na data e no horário solicitado.

Publicidade

Para garantir que o técnico vai cumprir com o prometido, a empresa exige que todos os técnicos cadastrados no FindUP façam um check-in ao chegar ao local. Após o conserto, ele deve enviar um relatório de atendimento técnico incluindo fotos e descrição do que foi realizado, para só então fazer o check-out do local. O usuário tem a opção de avaliar o profissional ao fim do atendimento pelo aplicativo.

O FindUP nasceu de uma demanda interna da empresa de Freire, a QE2 tecnologia, que já prestava suporte técnico para empresas. "Nosso call center recebia um chamado do cliente, acionava por telefone um técnico daquela região, orientava sobre o problema, indicando quem ele deveria procurar e quando. Na sequência, ainda por telefone, era preciso controlar e rastrear o técnico até a conclusão do serviço. Achávamos que era possível otimizar esse cenário e não sabíamos como, pois nossa expertise naquele momento não era desenvolvimento, mas sim, a prestação de serviços", diz Freire.

Divulgação

 

A ideia de criar o aplicativo foi colocada em prática após o empreendedor participar, no ano passado, da primeira turma do TI de Impacto - Programa de Capacitação Empresarial para o Desenvolvimento da Estratégia de Inovação da Softex.

A empresa diz que até agora tem 1.200 técnicos cadastrados - para usar o app, os técnicos se credenciam como empreendedores individuais ou como pessoas jurídicas para a prestação de serviços. A desenvolvedora do app checa todos os dados, incluindo o seu perfil profissional.

Publicidade

Como o serviço foi lançado inicialmente em Pernambuco, o número de técnicos disponíveis em SP ainda é pequeno: são 95 profissionais até agora.

O FindUP tem versões para o sistema Android e desktop. Uma versão para o sistema operacional IOS é prevista para "breve". Para usar o serviço, o usuário paga R$ 99 pelas primeiras 3 horas e R$ 14,99 para cada hora adicional. O pagamento é feito por meio do aplicativo, com um cartão de crédito a associado a uma conta do PayPal.

:::LEIA TAMBÉM:::::Feito por mulheres: entrevista com Jout Jout, Prazer!::::Empreendedor que trocou Vale do Silício pelo Brasil recebe R$ 1 milhão em investimento::

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.