Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

RG antigo é recusado pelo BB

"Não consta em nenhum banco essa informação", diz leitor

PUBLICIDADE

Por Luciana Magalhães
Atualização:

Por Luciana Magalhães

PUBLICIDADE

Reclamação do leitor: No dia 30/8 fui com minha mãe  a uma agência do Banco do Brasil (BB) recadastrar um senha, mas, para a minha surpresa, a funcionária informou que o RG da minha mãe não era válido, já que tinha sido  emitido em 1974. Questionei o motivo e fui informado de que são normas. Inconformado, procurei o gerente,  e de nada adiantou. Nunca ouvi dizer que RGs antigos não têm valor. Resumindo a minha mãe, uma senhora de 80 anos, ficou sem receber a aposentadoria e sem cadastrar a nova senha obrigatória na agência do BB da Av. Nossa sra. do Sabará. Marcelo Campos / São Paulo

Resposta: O Banco do Brasil informa que o caso foi esclarecido no momento do atendimento. Esclarece também que, embora o RG não possua data de validade, documentos mal conservados ou antigos podem ser recusados, se  impossibilitarem a identificação de um ou mais dos elementos legais, como a fotografia e a assinatura do cliente. Os órgãos emissores aconselham, inclusive, que o documento de identidade seja renovado a cada dez anos. A cliente foi orientada a providenciar a segunda via do documento, como sugere a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em casos de documento desatualizado.

Réplica do leitor: Aonde foi vinculado, em qualquer mídia, que um RG antigo não vale? Por qual motivo o BB fez isso com uma cidadã de 80 anos, que sempre recebe nessa agência, e estava lá?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.