Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Bicicletas infantis são reprovadas pela Proteste

Apenas  1 das 5 analisadas foi considerada segura pela Associação de Consumidores

PUBLICIDADE

Por Jerusa Rodrigues
Atualização:

 

 Foto: Estadão

 

A Proteste Associação de Consumidores realizou testes e analisou 5 modelos de bicicletas infantis aro 16, indicadas para crianças entre 4 e 8 anos de idade, e constatou que 4 deles apresentaram falhas de segurança.

Foram analisados os modelos: Colli Renault MTB; Houston NIC; Tito T16 e Track & Bikes Dino Neon e Caloi Monster High (foto abaixo) -  somente a bicicleta desta  marca foi considerada adequada para  uso.

 

 Foto: Estadão

 

Os modelos Colli e Track & Bike (fotos abaixo) tiveram as rodinhas de suporte deformadas durante os testes, o que representa um grande perigo de queda enquanto as crianças pedalam.

 

 Foto: Estadão

 

Já as bicicletas Tito e Houston  (fotos abaixo) apresentaram as distâncias entre as rodinhas e centro do quadro da bicicleta abaixo da medida mínima considerada segura.

 

 Foto: Estadão

 

 

Publicidade

Diante dos resultados, a Associação está pedindo que sejam adotados critérios mais rigorosos de segurança, por meio da revisão das normas técnicas.

Foram solicitadas providências ao Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). E com relação aos modelos Colli e Track & Bikes, eliminados por deformação de suas rodinhas, foi pedido ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e ao Procon-SP a retirada imediata do mercado.

Segundo a Proteste, o recall deve contemplar, no mínimo, o problema das rodinhas, trocando-as por outras mais seguras, e dar instruções sobre o modo correto de montar as bicicletas. Apenas o modelo Caloi foi considerado suficientemente seguro, por ser o único produto a ter condições a não apresentar os principais problemas apontados no teste.

 

*Fotos: divulgação (Proteste)

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.