Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

'A reciclagem na cidade de São Paulo é praticamente inexistente'

Autor do livro Os Bilhões Perdidos no  Lixo, Sabetai Calderoni - doutor em Ciências pela USP, consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial e presidente do Instituto Brasil Ambiente -,  responde algumas questões sobre o problema do lixo na cidade  enviadas pelo jornal.

PUBLICIDADE

Por Jerusa Rodrigues
Atualização:

Por Jerusa Rodrigues

PUBLICIDADE

- Qual a opinião do senhor sobre o serviço de coleta de lixo e reciclagem na cidade de São Paulo?

O serviço de coleta de lixo domiciliar cobre todos os bairros da cidade, com regularidade e é um excelente serviço.

Já a reciclagem é praticamente inexistente, ficando em cerca de 2% do total.  Isso significa que o Município tem de transportar e enterrar um volume equivalente a um estádio do Pacaembu por dia.

A Prefeitura gasta R$ 1,5 bilhão por ano com essa gigantesca operação, quando poderia economizar cerca de dois terços desse total, ou seja, R$ 1 bilhão por ano, se praticasse a reciclagem em centrais de reciclagem integral de resíduos.

Publicidade

- Como isso poderia ser feito?

Isso poderia ser feito por meio de parcerias com o setor privado, as chamadas Parcerias Público Privadas (PPPs), evitando o uso de dinheiro público nos investimentos e ainda gerando empregos, renda, impostos, novos negócios e equilíbrio ambiental.

- Por que há tanto descarte irregular na cidade?

O descarte mais grave é o do entulho da construção civil.  A média brasileira desse tipo de descarte é de um volume maior do que o de lixo domiciliar.  A disposição é feita de maneira clandestina, em sua maior parte.

Os geradores têm a obrigação legal de dispor corretamente o entulho, mas a maioria deles prefere evitar os custos envolvidos. Por isso acabam por jogar  em córregos, rios, morros, áreas públicas e particulares.

Publicidade

- O que poderia ser feito para coibir essas irregularidades?

Para a construção civil, se houvesse uma política de reciclagem envolvendo o momento do licenciamento da obra e a concessão do Habite-se isso não ocorreria.

Já para o cidadão comum, cujo descarte de pequenos itens é feito geralmente na rua, uma maneira eficiente de coibir é a aplicação de multas, como já ocorre no Rio de Janeiro e em vários outros países.

Leia mais:

Prefeitura do Rio começa a multar quem jogar lixo na rua

Publicidade

Em 10h, Rio multa 110 pessoas que jogaram lixo na rua

Bairro nobres do Rio recebem blitz do lixo

SP contabiliza 4.373 pontos 'viciados' de lixo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.