1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Quem faz

MARILIA NEUSTEIN é jornalista e repórter da Coluna Direto da Fonte. Meio judia e meio mineira, adora crônicas femininas - principalmente as sem retoques.

segunda-feira 08/09/14 18:01

Um domingo qualquer

O domingo não tem preconceito: aceita a preguiça de braços abertos. É o dia do sono, da leitura do jornal, do ócio. Do bacalhau da avó, de suco de tangerina, de siesta. É dia de aproveitar os sobrinhos. E é, acima de tudo, o dia do sofá. Convenhamos, o sofá é o melhor amigo do domingo. Ele abraça, acolhe, agrega. Começa na hora do almoço e só termina com o cair da noitinha.

Ler post
segunda-feira 01/09/14 15:13

Briga de amigas

No mais, não vale a pena brigar. Aquela blusinha florida de alcinha que ela nunca mais te devolveu? Deixa estar. Fica bem melhor nela do que em você, provavelmente. Se ela não te liga há três meses, talvez seja porque está realmente trabalhando demais. E se ela te cobra atenção é só porque sente sua falta. Quem sabe, quando o verão chegar, vocês já não terão feito as pazes?

Ler post
segunda-feira 25/08/14 14:10

A difícil arte de dar passagem

O que faz ser tão difícil ceder o lugar ao outro? Será que é a pressa? Não pode ser só isso. Afinal, nos fins de semana, tem um montão de gente que não dá passagem do mesmo jeito. Será que é a educação familiar? O pai, na mesa de jantar, ensinando a estudar, economizar dinheiro e não dar passagem no trânsito: “Meus filhos, nunca deixem um carro passar na sua frente, não ajudem pessoas que querem entrar nas avenidas...

Ler post
segunda-feira 28/07/14 13:51

Alérgicos de todo o mundo, uni-vos

Alergia acaba sendo um estilo de vida. Ir a um lugar empoeirado, por exemplo, é um drama. Procurar um livro especial raro em um sebo? Esquece. Frequentar aquele teatrinho alternativo, cujas cortinas guardam a história dos anos? Nem pensar. Viajar para o interior na casa da sua amiga que fica fechada por parte do ano? É melhor levar o kit. E o kit de um(a) alérgico(a), meu amigo, pode variar de pessoa para pessoa, mas um item não...

Ler post
segunda-feira 07/07/14 14:42

Imagina depois da Copa

Sabemos que na próxima segunda seremos de novo burocratas. A rotina volta ao normal, o regime, o busão, a trilha sonora. Nada de “amor amarrado na chuteira”, crianças correndo na sala com a brazuca, pipoca no meio da tarde de terça-feira ou namorado meio “altinho” cochilando no seu colo às 20 horas - depois da vitória do Brasil. É vida que segue - vida sem graça, diga-se de passagem.

Ler post
segunda-feira 23/06/14 11:08

A hora e a vez dos gringos

Claudio_Marchisio-586x404

Na Copa os gringos estão, acima de tudo, felizes. Não tem seriedade, ninguém está falando sobre o fla-flu entre PT e PSDB, a escassez do sistema Cantareira, se a Copa é reacionária ou não. Como em um carnaval, grupos de vintões, trintões, quarentões e cinquentões circulam pelas ruas, fantasiados. Sem medo do ridículo eles estão vestidos de cavaleiros da távola redonda, índios, mosqueteiros e até queijo suíço…

Ler post