Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Policiais civis ameaçam greve na véspera de jogo em Manaus

Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas reivindica equiparação salarial

PUBLICIDADE

Por Seleção Universitária
Atualização:

Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas reivindica equiparação salarial

PUBLICIDADE

Bruna Chagas - especial para O Estado de S. Paulo

MANAUS - A diretoria do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol) se reuniu na segunda-feira, 9, com o comando da greve e decidiram paralisar as atividades da corporação na sexta-feira, 13, véspera do primeiro jogo na capital amazonense entre Inglaterra e Itália, em frente à Arena da Amazônia.

A reivindicação dos policiais é a equiparação de salários dos cargos de investigador e escrivão com o cargo de perito. "Nossa lei de promoções é de 1993, que dá margem para arbitrariedade e que precisa ser mudada", destacou Moacir Maia, presidente do Sinpol. O Sindicato reivindica também a realização de um novo concurso público para a classe e o reajuste do vale-alimentação de R$ 220, valor que é pago há oito anos, para R$ 565,30.

Segundo o sindicato, a greve vem após inúmeras tentativas de diálogos com o governo que sem resposta não será mais adiada. "O diálogo foi cortado, por isso estamos seguindo em frente com a greve. Estamos abertos e esperamos algum tipo de contato por parte do governo uma vez que a paralisação comece", afirmou Maia.

Publicidade

Em obediência ao prazo legal relativo às greves de prestadores de serviços essenciais, a Polícia Civil do Amazonas deve parar as atividades no dia 13. "Vamos fazer uma grande concentração nas proximidades da Arena Amadeu Teixeira, a partir das 8h de sexta. Ninguém irá às delegacias, eles terão de nos ouvir", finalizou o sindicalista.

Em nota, o governo do Amazonas informou que em maio deste ano recebeu uma comissão formada por representantes de associações e sindicatos que apresentaram pautas de reivindicação em três reuniões. Como resultado desses encontros, o governo propôs estudar a viabilidade de atendimento de 16 dos 17 pleitos, ficando para uma discussão posterior proposta de reajuste salarial, tendo em vista a limitação legal da administração estadual em conceder aumentos salariais acima da inflação em ano eleitoral.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.