1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Passarela que liga aeroporto à estação de metrô ainda não foi inaugurada

Seleção Universitária

11 junho 2014 | 15:48

Expectativa é de que operação se inicie na quinta-feira, 12

Expectativa é de que operação se inicie na quinta-feira, 12

Emanuel Leite Jr. – especial para O Estado de S. Paulo

RECIFE – A apenas três dias do primeiro jogo da Copa do Mundo no Recife, a passarela que liga o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre à estação de metrô no Terminal Integrado do Aeroporto teve sua inauguração novamente adiada. Prevista para começar a operar na última segunda-feira, 9, a nova promessa é de que passarela entre em funcionamento na quinta-feira, 12.

Com a cidade cada vez mais tomada por turistas estrangeiros, o aeroporto internacional do Recife continua sem ligação direta com a estação de metrô Aeroporto, que fica no lado oposto da larga e movimentada Avenida Mascarenhas de Morais.

A obra, iniciada no primeiro semestre de 2012, deveria ter sido concluída em 2013, para servir à Copa das Confederações. Porém, após atrasos e sucessivos adiamentos, a Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco informou que a passarela será inaugurada no mesmo dia do início da Copa do Mundo no Brasil.

De acordo com o plano de mobilidade pernambucano, a expectativa é de que o metrô seja o meio de transporte mais utilizado pelos torcedores que irão até a Arena Pernambuco – 33% da demanda. O metrô também é a melhor opção para o turista que chegar ao Aeroporto Internacional dos Guararapes e quiser ir direto para o jogo, já que os táxis não poderão chegar próximo ao estádio e ficarão a três quilômetros da Arena.

A passarela mede 461 metros de extensão com 9,6 metros de largura e conta ainda com três esteiras rolantes e um elevador que dá acesso ao interior da estação. A obra custou R$ 26 milhões.