1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Holandeses desfilam pelas ruas de Porto Alegre

Seleção Universitária

18 junho 2014 | 13:30

Orange Fest foi conquistando o público por onde passava

Multidão vestida de laranja deslifou pela capital a gaúcha (Lucas Oliveira/Seleção Universitária)

 

Lucas Oliveira – especial para o Estado de S. Paulo

PORTO ALEGRE – Fazendo jus à fama, a Orange Fest – festa na cidade que recebe jogos da seleção holandesa em Copas do Mundo – foi arrastando os torcedores desde a concentração até o “Caminho do Gol”, acesso para o estádio Beira-Rio.

Organizado pela Federação de Futebol Holandesa, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o evento começou na concentração de mais de 3 mil fãs no Largo Glênio Peres, no centro, para que depois caminhassem até o estádio. Nos 4km do percurso, a passeata, que tinha um trio elétrico ditando o ritmo da animação, foi aumentando cada vez mais de tamanho, absorvendo pedestres e quem estava trabalhando.

Torcedores, principalmente holandeses, entravam nos estabelecimentos e formavam filas para comprar cerveja.

Além de holandeses e gaúchos, australianos, adversários nesta segunda rodada, também marcaram presença. Ryan, de Sidney, na Austrália, se surpreendeu com o número de torcedores, mas quer ver essa força toda no campo. “Eles trouxeram muito mais torcedores do que nós, mas não tenho medo, o que importa vai ser daqui a pouco, no estádio.”

Alexsandro Santos, 26, que trabalha entregando panfletos, estendia uma camisa da seleção brasileira e pedia autógrafos ao grupo. “Eles são estrangeiros, tem que pedir. Nunca mais vou ver, já fica de recordação”.