PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Das sete colinas lisboetas direto para São Paulo

Opinião|Portugal aguarda Papa Francisco em euforia

No dia em que se celebram quatro anos do pontificado de Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, em Portugal apressam-se os preparativos para a chegada do Sumo Pontífice. Francisco estará em Fátima para uma viagem relâmpago onde comemorará, junto com milhões de fiéis, o centenário das aparições. Os hotéis estão esgotados há meses e os que ainda têm quartos estão cobrando preços ridículos. Já não há ônibus disponíveis para levar mais peregrinos até ao 'altar do Mundo' e ninguém consegue precisar exatamente quantas pessoas são esperadas para a mítica noite de 12 de Maio, no santuário.

Atualização:

A última vez que um Papa esteve em Portugal foi há 7 anos, quando Bento XVI esteve quatro dias no país: passou por Lisboa, Fátima e o Porto. Na época, estima-se que cerca de meio milhão de pessoas participaram na missa que o Papa celebrou no Terreiro do Paço, bem junto do Rio Tejo. Em Fátima, onde junto com os fiéis comemorou o aniversário das aparições, não terão estado mais do que 200 mil pessoas.

PUBLICIDADE

No entanto, para esse ano são esperadas muitas mais pessoas. Há quem queira fazer uma comparação direta com a visita do Papa Paulo VI - que há exatamente 50 anos visitou Fátima também nos dias 12 e 13 de Maio - e aponte números estratosféricos que rondam um milhão de pessoas. Já há livros novos editados, bandeirinhas para botar na janela... todos aqueles tarecos que não podem faltar quando a gente fala de um grande evento católico, não é? Tem até hino para a vinda de Francisco, gente!

O que a gente sabe? Que todo o mundo está vindo para Fátima nesses dias. O que a gente não sabe? Como o Santuário vai conseguir acolher todo o mundo. O que a gente quer saber? Que mensagem vai deixar o Papa Francisco, celebrando 4 anos de pontificado, e numa altura em que a Igreja está atravessando várias crises relacionadas com dramas de corrupção, pedofilia, conservadorismo e afins...

A gente aguarda ansiosamente pela visita e até acende uma velinha pelo responsável máximo da Igreja Católica.

--

Publicidade

Acompanhe no Facebook e no Instagram

© 2017. All Rights Reserved Foto: Estadão

 

Opinião por Margarida Vaqueiro Lopes
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.