ir para o conteúdo
 • 

Rotina de Estudante

08.setembro.2011 09:57:23

Falta qualidade na educação

Sabemos há muito que a educação brasileira é precária. Ainda mais a pública. E isso é consequência de uma série de fatores. O sistema educacional brasileiro é falho, e os projetos criados para tentar superar as falhas também são ineficazes.

A formação e a preparação de professores não são eficientes, e muitos chegam à sala de aula sem o suporte necessário. Para completar o ciclo, aquela educação que vem de casa também não é executada como deveria. Os pais não entendem que a educação é, acima de tudo, um processo que deve ser iniciado dentro do lar, junto à família e continuado ao lado do sistema escolar. O resultado é que muitos alunos terminam o colegial com uma grande deficiência em múltiplas áreas do ensino.

É realmente absurdo um aluno terminar o ensino médio mal sabendo escrever e ler um texto. E quando digo ler, me refiro ao sentido não só de juntar as letras, mas de entender o que é dito, de conseguir interpretar. Muitos alunos não se interessam pelos estudos, mas as políticas públicas também não incentivam. Os pais jogam a culpa nos professores, e os professores passam o abacaxi para o governo, que por sua vez devolve a culpa aos dois primeiros. E nada se resolve.

Além dos problemas já citados, há ainda o conflito interno, por assim dizer. Os professores são tratados com muito descaso pelo governo. As condições de trabalho (salário, espaço, material, entre outros) são inaceitáveis. Não há como cobrar um bom serviço de um profissional oferecendo a ele uma base frágil.

Claro que existem pessoas engajadas em projetos que visam a melhoria educacional, pessoas que lutam e fazem mudanças. Há pequenos avanços ocorrendo. Mas para dizer que o ensino brasileiro é de qualidade, ainda falta um longo caminho.

Luiza Nunes é aluna do Cursinho da Poli

comentários (6) | comente

  • A + A -
6 Comentários Comente também
  • 08/09/2011 - 17:49
    Enviado por: Caio Cesar

    Luiza, a educação brasileira realmente é precária. Mas, por quê?
    Acredito que o principal motivo de nossa decadência educacional seja a falta de continuidade política. Sempre que um agente do executivo(Seja governador, prefeito..) assume o cargo, o carrocel se repete:
    O pensamento a longo prazo – que deveria existir – é de apenas 4 anos(por motivos óbvios). Como melhorar a educação em quatro anos? Nossos governantes optam por construir escolas e hospitais, os quais possuam alta visibilidade, para se reelegerem.
    O buraco, infelizmente é muito mais embaixo. A própria máquina política conspira contra políticas públicas decentes

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2011 - 00:53
    Enviado por: Anonimo

    Procure na net o artigo ¨¨SEM HABILIDADE COM NÚMEROS¨, Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010. A grande possibilidade que esse nos traz é que a não aprendizagem seria fruto de uma doença genética. Por isso centenas de estudantes de Minas já tiveram o seu sangue retirado para teste. Precisava ampliar essa pesquisa para toda escola pública.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2011 - 08:32
    Enviado por: Arnaldo

    É incrível como culpam o sistema educacional ,,sou Professor e estou atualmente fora das salas de aula por opção ,porém fui aprovado no último concurso em SP na área das Ciências Biológicas ,amo ser Professor ,mas não vejo um sistema tão ruim ,acredito que há má vontade de todos os envolvidos ,a qualidade do ensino é ótima ,o estado oferece em quase todas as escolas públicas nas quais lecionei livros excelentes material de pesquisa aos professores com fartura.Foram bem poucos os professores que iam até as bibliotecas pesquisarem ,dar os livros aos seus educandos ,daí dizer que a educação no Brasil é de má qualidade ? no cursinho da garota (poli) ela estuda diferentemente ? não,os professores surgem do nada com equações modernas? não ,apenas esses alunos não foram tão bem nas suas escolas e agora tem que correr atrás ,aposto que a maioria ficou no celular trocando fotos em vez de assistir as aulas .Eu fico muito chateado pois fiquei horas e horas preparando aulas ,brincadeiras e fiquei muito feliz quando uma ex-aluna me disse que adorava química graças a mim .ela era de uma escola pública com duas bibliotecas e uma sala de informática em Jacareí,ufa ! penso que teríamos de parar criticar tudo isso e correr atrás do prejuízo ,levanta a bundona da cadeira principalmente aqui em SP.Realmente em outros estados está difícil mas aqui ? falta vergonha para todos .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2011 - 15:35
    Enviado por: Bel A.

    Concordo plenamente com o Arnaldo. Sou gaúcha e estudei em escola pública, e isso não impediu que eu me formasse por uma universidade federal antiga do RS. Na verdade, pelo menos a metade dos estudantes eram oriundos de escolas públicas.

    Não vou negar que a qualidade decaiu nas últimas décadas. Meus primos que estudam hoje em escolas públicas têm uma educação mais fraca do que a que eu tive, assim como a minha não foi tão boa quanto àquela que minha mãe teve acesso na década de 70. No entanto, isso não acontece apenas no ensino público, mas na rede particular também.

    Ou seja, mais do que um problema atávico, trata-se de um desmanche ocorrido no sistema educacional nas últimas décadas, principalmente o público que já foi, sim, muito bom. O aumento da oferta de vagas, infelizmente, não foi acompanhado pelo aumento da qualidade, mas, ao contrário, por um sucateamento do sistema educacional regular.

    Além disso, tem a questão cultural. Como bem disse o Arnaldo, o governo muitas vezes disponibiliza, sim, material didático, e existe professores interessados. Além de inúmeros sites que disponibilizam bons conteúdos na internet. A questão é que, no nosso país, não temos a cultura – ou o hábito, como preferir – de estudar. Mesmo tendo acesso a conteúdo, há professores e alunos que não se interessam em estudar, e muitos pais que veem a escola como um lugar no qual podem deixar seus filhos enquanto trabalham, ou então como o lugar que vai treiná-lo para passar no vestibular. É algo que ultrapassa o sistema regular de ensino, e que é reflexo de inúmeras coisas, incluindo a cultura corporativa e competitiva que vivenciamos hoje.

    Resumir tudo a um descaso do governo e a falhas do sistema educacional é simplificar demais um problema, ou uma situação, que não tem nada de simples.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • Madalena: Tamy geralmente para trabalhar em concurso é preciso ser indicado por alguém que já é colaborador da...
  • Math: Nossa cara, você deve ser demais! Você é meu ídolo, de verdade! Agora, me ajuda, acho que tenho um dilema...
  • Luiz Souza: Em algumas escolas se ensina o xadrez,acho que se deve proibir urgentemente essa pratica pois se trata de...
  • SILVANA ORDONHES: Sabrina nao consegui abrir o video, mas fiquei encantada com sua explicação, vou tentar encontrar...
  • DaisyAvatar: Simplesmente ridícula essa idéia e sem nenhuma base científica que valha a pena considerar!

Arquivo

Todos os blogs

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo