Foto do(a) blog

Movimentos, direitos, ideias

Adiado julgamento de recurso de coronel Ustra

O Tribunal de Justiça de São Paulo adiou o julgamento do recurso do coronel da reserva Carlos Alberto Brilhante Ustra contra a sentença na qual foi reconhecido como torturador de presos políticos. O relator do caso, desembargador Rui Cascaldi, pediu vista do processo, com sete volumes. O prazo para a retomada do julgamento não foi definido.

PUBLICIDADE

Por Roldão Arruda
Atualização:

A sessão começou com uma longa exposição de motivos feita pelo advogado Fábio Konder Comparato, que representa a família Teles na ação movida contra o coronel da reserva. Ao final, o relator, desembargador Rui Cascaldi, disse que precisaria reexaminar os autos.

PUBLICIDADE

A sentença inicial foi proferida no dia 8 de outubro de 2008 na 23.ª Vara Civil do Fórum João Mendes, em São Paulo (*). Foi uma decisão inédita, envolvendo o período em que Ustra comandou o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) do 2o. Exército, entre 1970 e 1974. 

Maria Amélia e César Teles estiveram presos naquele local, na Rua Tutóia, durante onze meses, em 1973. Em seu relato na Justiça, diante do juiz Gustavo Santini Teodoro, declararam que foram torturados  em diversas ocasiões.

O advogado Paulo Alves Esteves, que representa o coronel, considerou normal a atitude do relator. Ele insiste que o acusado foi beneficiado pela Lei da Anistia e também invoca a tese da prescrição dos fatos em julgamento. 

(*) A data certa da sentença é 2008. No post anterior foi dito, erroneamente, que seria 2010.

Publicidade

 Acompanhe o blog pelo Twitter - @Roarruda

Nota do moderador: comentários são bem vindos. Mas comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra o blogueiro e a publicação não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeo. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do blog.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.