EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Sem Neymar, mas com Willian e Oscar mais ofensivos contra os alemães

Felipão tem algumas opções para a vaga deixada por Neymar. E todas boas. A melhor delas é a entrada de Willian. Ele e Oscar assumiriam a armação das jogadas ofensivas. Oscar teria de atuar mais centralizado, como fez boa parte do jogo contra a Colômbia. Teria também de deixar de dar carrinhos e pensar nos desarmes. Essa função ficaria para os volantes, com a volta de Luiz Gustavo. Fernandinho permaneceria no time porque pé mais marcador. É claro que Oscar ajudaria a fechar o meio de campo, setor onde a Alemanha se movimenta bem.

PUBLICIDADE

Foto do author Robson Morelli
Atualização:

Willian seria mais inventivo, ofensivo, arisco, driblador. O Brasil precisa ter alguém que incomode a defesa germânica, como fazia Neymar. Os alemães têm de ter alguém para se preocupar. Hulk, com sua caixa cheia, também daria esse trabalho ao rival, embora precise calibrar o pé e acertar a rede pelo menos uma vez. Apesar das lambanças, Hulk mostra-se perigoso ofensivamente. Só precisa acertar a c0nclusão.

PUBLICIDADE

Então, com Oscar e Willian, Hulk e Fred, o Brasil incomodaria os adversários.

Na parte defensiva, apesar da ausência de Thiago Silva, a seleção tem Dante preparado. O zagueiro conhece os alemães porque joga no Bayern de Munique. Isso ajuda. Não tem o mesmo senso de posicionamento que o capitão, mas é firme e mais alto que o titular. O que é bom também para conter a bola aérea da Alemanha. Felipão gostou da atuação de Maicon na direita e deverá continuar com ele no lugar de Daniel Alves.

O Brasil jogaria então com Julio Cesar, Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Willian, Fred e Hulk.

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.