ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

14.dezembro.2010 15:47:31

Santos e Palmeiras agora têm 8 títulos brasileiros

A CBF vai corrigir uma injustiça de anos no futebol brasileiro: reconhecer os vencedores da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que depois passou a ser chamado de Taça de Prata, como autênticos campeões brasileiros. O Brasileirão, nos moldes que conhecemos, foi instituído em 1971. E os campeões nacionais das décadas anteriores nunca puderam se vangloriar do feito. Pelé, por exemplo, não era campeão brasileiro. O Robertão e a Taça Brasil não tinham o mesmo significado para o torcedor. Nem para a própria CBF.

A entidade então decidiu regulamentar os torneios que eram nacionais. De um dia para o outro, o Santos ganhou seis títulos brasileiros. O Palmeiras, mais quatro. E assim por diante. Dessa forma também, o Bahia, campeão da Taça Brasil em 1959, roubou do Atlético-MG a honra de ter sido o primeiro campeão brasileiro. O Galo ganhou a edição do Brasileirão de 1971. A cerimônia de oficialização deve ficar para o dia 21. Veja os novos campeões brasileiros:

Santos – 6 titulos
Palmeiras – 4 títulos
Cruzeiro – 1 título
Botafogo – 1 título
Fluminense – 1 título
Bahia – 1 título

O que era:
Taça Brasil
Competição disputada em sistema de copa entre 1959 e 1968. Reunia as equipes campeãs estaduais do Brasil. Foi criada pela CBD (atual CBF) para indicar os representantes brasileiros para a Libertadores. Embora fosse organizada em caráter oficial, a CBF não a reconhecia como torneio oficial. Foi o torneio precursor do Roberto Gomes Pedrosa, que, por sua vez, foi o precursor do Campeonato Brasileiro.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata)
Disputa nacional de 1967 a 1970, antes da criação do Campeonato Brasileiro. Em 1967, foi organizado pelas federações carioca e paulista, e a partir de 1968, pela CBD. O nome foi uma homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo e da Seleção (Copa de 1934), que morreu em 1954 como presidente da FPF. Em sua segunda edição, o torneio passou a ser conhecido como Taça de Prata. É considerado o embrião do Brasileirão, e reunia os principais clubes do Brasil: Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo, Portuguesa, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Bangu, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Ferroviário. Depois, Bahia, Náutico e Atlético-PR.

Comentários (75)| Comente!

  • A + A -
75 Comentários Comente também
  • 14/12/2010 - 16:34
    Enviado por: jean bize

    muito bom, passado é passado, o que vale é daqui para a frente, se é justo ou não, pode até ser, mas e dai, o que vale é o futuro, time que vive de passado é porque esta em franca decadência, a história tem importância, mas não ajuda a ganhar torneios, é preciso pensar no presente !

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/12/2010 - 08:16
      Enviado por: lima fe marcos

      TAÇA , COPA , TORNEIO , FESTIVAL, TUDO AGORA E IGUAL A CAMPEONATO BRASILEIRO , ISTO E UMA VERGONHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/11/2011 - 17:59
      Enviado por: cristina

      DOR DE COTOVELO É FOGOOOOOOOOOOONÉ….
      ….. E PELO JEITOOOOOO DÓIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/12/2011 - 14:48
      Enviado por: mago da bola

      ENTAO VC NAO CONSIDERA O BRASIL PENTA CAMPEAO MUNDIAL? PELA SUA LOGIA OS MUNDIAIS DE 58, 62 E 70 DEVERIAM SER ESQUECIDOS? TITULOS NAO TEM PRAZO DE VALIDADE, CONQUISTOU É ETERNO.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/12/2010 - 16:45
    Enviado por: Marco Ferreira

    Injustiça era o maior jogador de futebol brasileiro ou melhor o Maior de Todos os Tempos NUNCA ter ganho um campeonato brasileiro mesmo tendo disputado várias libertadores e 2 mundias de clubes. A injustiça foi corrigida, o torneio parqa determinar o campeão brasileiro tinha uma regra, se foi dentro da regra, foi feita a justiça

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 16:51
    Enviado por: GUILHERME CIMINO

    Mas a Taça Brasil era uma Copa do Brasil piorada! Tem time que foi campeão jogando 4 jogos!

    Francamente!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 16:51
    Enviado por: Alvaro Silva

    Sou são-paulino e acho mais do que justo. Não há como negar o grande time do Santos e mesmo o Palmeiras. Quanto ao São Paulo, estava construindo seu estádio e não podia dar voos muito altos, mas tinha um bom time que deixou saudades. Foi uma grande época do futebol, com grandes times e sem torcidas assassinas. Quem viu não esquece.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 17:02
    Enviado por: Marcelo Moreira

    Morram de inveja, coitados. Gente ignorante, analfabetos funcionais incapazes de entenderem o que acontece ao seu lado…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 17:14
    Enviado por: Atirador

    De 1971 pra cá é o que vale…o resto é para agradar a gregos e troianos, apenas politica. Sou TIMÃO e sou Tetra. Valeww……..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2011 - 18:03
      Enviado por: cristina

      DOR DE COTOVELO DÓIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII …. NÉ GAMBÁ….
      CURINTIA NÃO CHEGA NEM PERTO DO SANTOS …. NEM CONSIDERO ESSE TAL CURINTIA DE RIVAL…. PRÁ MIM RIVAL É O REAL MADRID, MILAN, BARCELONA, MANCHESTER ….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/12/2011 - 23:05
      Enviado por: ingrid

      nossa só podia ser da gambazada msm olha quando vcs forem octa nos diculte ta ou quando vcs tiverem um libertadores os bichinhos da uma pena da loucura desses sem noção uiiiiiiiiii

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/08/2013 - 19:16
      Enviado por: felipe

      kkkkkkkkkk…nao e rival a altura, chuoa agora 8×0 …e o corinthians ta detonando entre os melhores do mundo so representando…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/12/2010 - 17:28
    Enviado por: Sãopaulino TOTAL

    O São Paulo Futebol Clube tem 19 (desenove) títulos Brasileiros, juntando os SEIS atuais mais TREZE do Paulistano que era o ANTIGO SPFC nos anos de Mil Novecentos e Bolinhas, assim como os do paumera e santusx.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 17:32
    Enviado por: MUTATIS MUTANDIS

    Vivi todas estas emoções. Realmente, no momento, eram os clubes de maior projeção do país. Não abrangia todos os possíveis candidatos, mas era a nata do país. Por isso, mesmo entendendo não serem iguais, é possível estender-se a denominação aos torneios anteriores a 71. Com sarcasmo, somente assim Santos e Palmeiras, hoje, podem ser alçados ao topo. Vê-se, claramente, que eram os times superiores no final das décadas de 60 até 70 e hoje, esporadicamente, aparecem como campeões.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 17:39
    Enviado por: dirceu

    nos anos de 1967 e 1968 temos 2 campeoes por ano ,e isso?QUE BELLLLEEEEZA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 18:07
    Enviado por: stefanini

    Justissimo. Depois de ver o Curintia ser “campião du mundu”arranjado tudo que vier agora ta certo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 18:30
    Enviado por: Eduardo Fabrizzi

    Justiça foi feita e ponto final. A nomenclatura não quer dizer nada, assim como também o formato em que era disputado o campeonato. O que interessa era sua abrangência e delimitação. Se formos por nomenclatura, então a Copa União e a Copa João Havelenge não podem ser considerados. Se for pelo formato, o mata-mata tem que ser desconsiderado também e por aí vai. Qualquer pessoa que entenda um pouco sobre o futebol nacional sabe que a Taça Brasil, o “Robertão” e a Taça de Prata foram os campeonatos nacionais da época, o que equivale hoje ao Brasileirão. Isto já é reconhedi pela FIFA há muito tempo, basta ver o site da entidade. Só faltava a CBF reconhecer o óbvio. Eu até entendo que os torcedores dos times que não ganharam na época fiquem com raiva, dor de cotovelo, etc, mas contra fatos não há argumentos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/12/2010 - 18:53
      Enviado por: GUILHERME CIMINO

      Mas é óbvio que a Copa União de 1987 não pode ser considerada!
      Ora, o vice e o 3º de 1986 não disputaram por não serem do Clube dos 13 (Guarani e America RJ, respectivamente), ou seja, não reuniu os melhores times do país. Além disso, o torneio não teve rebaixamento, o Corinthians foi o último e não caiu.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/12/2010 - 19:00
    Enviado por: Ademir Crespilho

    Parabens SANTÁSTICO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 19:51
    Enviado por: Antonio

    Uma grande palhaçada esta idéia da CBF..Considerar estes torneios e dar a eles
    status de campeonato Brasileiro é no mínimo uma incoerencia, mas como tudo
    neste país é aceito com pacividade, vamos engulir e considerar como se fosse
    normal, tudo beleza e não se fala mais nisso não é mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/12/2010 - 22:33
      Enviado por: NGF

      Caro “Pacivinho”

      Não é palhaçada, não. Era um absurdo se aceitar que o Brasil só tivesse a sua primeira competição de nível nacional reconhecida somente depois de ganhar três copas do mundo!!!

      Isso não era verdade; e só foi corrigida uma injustiça histórica.

      Times que honram o futebol brasileiro e jogadotres extraordinários passam a fazer parte da Galeria de Campeões Brasileiros, a saber:

      A Academia do Palmeiras; O Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes, Piazza…, o Botafogo que, junto com o Santos foi a base da Seleção Tri campeã de 70, e … com muito, mas muito orgulho para o Brasil, o mais brilhante time que o Brasil ja viu, e o maior jogador da historia, de todos os tempos. Justiça, afinal…

      (ah, e antes que falem, não torço pelo Santosç apenas respeito a história)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/12/2011 - 23:38
      Enviado por: guilherme

      dor de cutuvelo e foda
      pode chora chora mais eu so sei que e octacampeão

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/12/2010 - 20:27
    Enviado por: Valloy

    “Reunia as equipes campeãs estaduais do Brasil.”

    Essa é a minha visão do verdadeiro campeonato brasileiro.
    Quer disputar o Brasileirão? Trate de ser campeão do seu estado primeiro.

    Tá, lá vai, campeão e vice.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 21:02
    Enviado por: Ezequiel-SP

    Espera ai.

    Jogaram 4 partidas e foram campeões ????

    Tá me cheirando a politicagem….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 21:30
    Enviado por: Vitor

    Enfim a CBF reconheceu e deu méritos ao campeões nacionais em uma época que o futebol era coisa séria. Grandes times, times de tradição como Palmeiras, Santos, Botafogo, Fluminense e porque não o Bahia? Agora que o futebol virou isso que a gente ve todos os dias. Parabéns CBF, nunca é tarde para reconhecer os verdadeiros campeões nacionais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 22:32
    Enviado por: Sãopaulino TOTAL

    O “Ricky” da CBF continúa sua vingança contra o Juvenal via SPFC. “Qual é o Clube que tem mais Campeonato?” – “O SPFC” – “Então vamos dar títulos pré-históricos até que passem aquêle Juvenal!” – “MMMas até da antiga copinha do Brasil!?” – “Até do Rio-São Paulo se for preciso!”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2010 - 22:55
    Enviado por: Francisco Passos

    O SFC não ganhou 6 títulos da noite p/o dia,os títulos já estavam ganhos e só não eram reconhecidos,mas já estavam lá.Como será que o SFC disputava a libertadores,era porque tinha uma camisa bonita ou porque era o campeão brasileiro hein,porque o SPFC e o SCCP não disputavam a libertadores já que fazem parte do trio de ferro da capital.O SFC é 8 vezes campeão brasileiro sim de fato e de direito quer vcs gostem ou não.A CBF toma p/si as conquistas de 58/62/70 quando estas foram conquistadas na época da CBD e nem por isso deixamos de ser pentacampeão do mundo e nem pensamos se foi na época de A ou B e sim que fomos campeões do mundo 5 vezes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 01:08
    Enviado por: Valter Santista

    Fez-se justiça aqueles eram os campeonatos nacionais daquelas épocas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 04:41
    Enviado por: Helder

    http://blogs.lancenet.com.br/alemdojogo/2010/12/14/querem-parir-um-monstro/

    Naquela época, tirando sete ou oito estados, no restante o futebol era semi ou completamente amador.

    Nos dez anos de existência, passaram pela Taça Brasil as seguintes equipes: Rabello, Guanabara, Defelê e Cruzeiro do Sul, de Brasília (DF), América, de Propriá (SE), Perdigão, de Videira (SC), Fonseca, Eletrovapo e Manufatora, de Niterói (RJ), Paula Ramos, de Florianópolis (SC), Santa Cruz, de Estância (SE), Santo Antonio, de Vitória (ES), Metropol, de Criciúma (SC), Comercial, de Cornélio Procópio (PR), Olímpico, de Blumenau (SC), Siderúrgica, de Sabará (MG), e Rio Branco, de Campos (RJ), entre muitos outros que a maioria dos leitores certamente desconhece.

    Da Taça Brasil, São Paulo e Corinthians nunca participaram. Em compensação, o Metropol disputou quatro vezes, o Fonseca, três, e o Santo Antonio , duas.

    Num certo ano, Santos e Palmeiras se negaram a disputá-la e nada aconteceu.

    Em termos de representatividade e dificuldade, a Taça Brasil era sem dúvida mais fraca até que o Torneio Rio-São Paulo.

    Quando o Atlético-MG venceu o Campeonato Nacional de 1971, foi proclamado o primeiro campeão nacional. Num país de 92 milhões de habitantes, não houve nenhum que tenha ido a público para dizer: “primeiro campeão, não!. O Atlético é o 15º campeão. Já houve dez campeões da Taça Brasil e quatro do Robertão!!”

    E não foi só naquela época. Por mais de 30 anos, até o século 21, nenhum dirigente levantou a bandeira do reconhecimento dos títulos. Será que nos anos 70, 80 e 90, os presidentes desses clubes eram tão tapados que não enxergavam o óbvio ou são os atuais mandatários que agora se comportam como oportunistas?

    Os maiores perdedores dessa decisão, caso ela saia mesmo, serão o futebol brasileiro e os clubes aparentemente beneficiados por ela. Pois, de agora em diante, estarão condenados de ficar explicando como chegaram a uma decisão tão esdrúxula.

    Por fim, só para provocar, por que o Santos não pediu a Taça de Bolinhas no momento em que foi anunciada? Afinal, já não era penta?

    A Taça Brasil e o Robertão merecem ser reconhecidos como são. Como torneios pioneiros, precursores de competições que vieram para ficar. Não se pode dizer que o pai e o filho são a mesma pessoa.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/12/2010 - 09:57
      Enviado por: Ezequiel-SP

      Muito bom.

      Quero ver o que os torcedores inteligentes vão falar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 15/12/2010 - 10:21
      Enviado por: Valloy

      “Por fim, só para provocar, por que o Santos não pediu a Taça de Bolinhas no momento em que foi anunciada? Afinal, já não era penta?”
      Era pentacampeão nacional. Não do Campeonato Brasileiro formulado pela CBF ao qual a tal da bolinhas lá fazia referência.

      “não houve nenhum que tenha ido a público para dizer: “primeiro campeão, não!.”
      E você tem tanta certeza assim por ser Deus, onipresente e sabe tudo o que se passou e passará? Como você pode afimar que ninguém falou, meu time já foi o melhor do Brasil antes do Atlético Mineiro.

      “Os maiores perdedores dessa decisão, caso ela saia mesmo, serão o futebol brasileiro e os clubes aparentemente beneficiados por ela”
      Não. Os maiores perdedores serão os oportunistas de memória curta.

      “A Taça Brasil e o Robertão merecem ser reconhecidos como são. Como torneios pioneiros, precursores de competições que vieram para ficar. Não se pode dizer que o pai e o filho são a mesma pessoa.”
      A CBF pode e o fez. Você tem todo o direito de chorar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/12/2010 - 04:06
      Enviado por: Marco

      Vamos colocar um pouco de inteligência então:

      http://blogdoodir.com.br/

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/12/2010 - 08:54
    Enviado por: Degani

    É o mesmo que misturar água com óleo…não tem jeito, nem com canetada.
    Santistas e Palmeirenses amigos meus estão constrangidos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2010 - 04:09
      Enviado por: Marco

      Eu estou orgulhoso. Se eles estão constrangidos peça para lerem um pouco a história do futebol brasileiro nessas décadas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/12/2010 - 09:30
    Enviado por: Silvio

    Não. Os campeonatos anteriores ao atual Brasileiro tinham pesos e importância inferiores ao que hoje de disputa. Portanto, igualar coisas diferentes não é correto e muito menos justo. Se assim for, tem-se também que colocar no mesmo barco a Copa do Brasil, hoje até mais importante que alguns desses torneios do passado, os quais em várias oportunidades não passavam de um Rio/São Paulo,ou seja só com os melhores do Rio e São Paulo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 09:45
    Enviado por: NIRDÃO

    A taça de prata, como o próprio nome já diz, de acordo com os meus poucos conhecimentos, referiu-se ao campeonato equivalente como segunda divisão do brasileirão hoje. Lembro que naquela ocasião os times que não conseguiram classificação para a taça de OURO é que disputaram a taça de prata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 09:58
    Enviado por: josemariodeoliveira

    Essa é mais uma bobagem comparada ao título de campeão mundial do Corinthians. Cada campeonato tem sua denominação e importância dentro do seu tempo o resto é papo furado!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 10:03
    Enviado por: Punk

    Morelli, bom dia!
    A grande verdade é que o HEXA do São Paulo Futebol Clube incomoda os dirigentes dos demais Clubes brasileiros e incomoda muito mais vários jornalistas torcedores, entre eles, santistas, palmeirenses, corinthianos, flamenguistas, fluminenses, vascainos, botafoguenses, gremistas, colorados, cruzeirenses, atleticanos, etc.
    Dou um conselho aos dirigentes dos Clubes que conquistaram os títulos da Taça Brasil, Taça de Prata, Robertão; joguem os trofeus conquistados no lixo, pois não estão dando o devido valor a essas conquistas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 10:13
    Enviado por: emi

    Triste! O Palmeiras só consegue ganhar títulos no PASSADO.
    No presente e no futuro, nem São Filipão dá jeito, assim como Luxa e Muricy (além de outros menos votados) não deram.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 10:14
    Enviado por: KK

    É inacreditável como as pessoas estão realmente dando ouvidos para esse tipo de coisa!

    Futebol de botão também vale agora? Torneio Rio-São Paulo virou Brasileiro desde quando?

    Montem time e ganhem no campo cambada de …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 10:15
    Enviado por: KK

    E o título mundial do curinthia pelo menos foi ganho dentro de campo, convidaram eles pra jogar um mundial e deram mole.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 10:44
    Enviado por: Eduardo Fabrizzi

    A verdade sobre este assunto é que nunca haverá consenso e os torcedores de cada time tentaram puxar para o seu lado. Existem pelo menos mais duas grandes polêmicas no futebol nacional junto a esta da unificação, sendo elas a questão de o flamengo foi o campeão brasileiro de 1987 e a outra de o corinthians foi campeão mundial em 2000. Obviamente, cada um vai considerar o que é de seu próprio interesse. Vai sempre haver uma discussão em o que é oficial e o que é moral, então o consenso nunca existirá. Se formos ver os três assuntos, oficialmente a FIFA reconhece a unificação, o flamengo como campeão em 1987 e o corinthians como campeão mundial em 2000. Com relação à CBF: tudo indica que a partir de agora ela irá reconhecer a unificação, com relação ao flamengo em 1987 ela não reconhecer e acho (não tenho certeza, se alguém puder informar, eu agradeço) que considera o corinthians como campeão mundial em 2000. Ou seja, das três situações, duas serão oficialmente aceitas plenamente e uma será controversa (a questão do flamengo). Fora isso, vai sempre haver a questão moral e aí cada um tem direito a achar ou entender o que quiser. Eu, particularmente, considero a unificação justa e correta, entendo que o flamengo foi campeão brasileiro em 1987 (porém também acho que o Sport não pode ser prejudicado por causa da lambança entre CBF x Clube dos 13, o que levaria à situação de haver dois campeões em 87) e não considero o corinthians campeão mundial em 2000, pois para mim só pode ser campeão do mundo quem também venceu a libertadores. Assim, esta é minha opinião. Para deixar tudo às claras, eu sou santista e podem falar que só considero a unificação porque é do meu interesse. Tudo bem, pode ser que seja isso, mas é minha posição e ponto final. Antes dessa polêmica toda, eu já considerava o Santos octacampeão mundial, então o reconhecimento da CBF para mim só vai terminar de oficializar o que sempre considerei. No fim, os três assuntos tratados aqui sempre vão terminar em discussão entre os torcedores e cada um vai ficar com seu ponto de vista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 10:53
    Enviado por: rodrigo

    Me explica uma coisa: Como pode o Palmeiras ser campeão dos dois torneios em 1967 e ser considerado como dois titulos? Essa CBF é incrivel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 10:54
    Enviado por: Boris

    Como se pode dar credibilidade a CBF nesta atitude:
    Em 1967 o Palmeiras foi Campeão Brasileiro 2 vezes em um unico ano, tem sentido ?
    Vejamos : Campeão do Torneio R.Gomes Pedrosa e Taça do Brasil, e a CBF contou 2 brasileiros no mesmo ano, ah… tenha dó … me ajude aqui.

    Mais uma vergonha no futebol brasileiro, porque então não se soma tb os vencedores da Copa do Brasil ? qual a diferença entre Copa do Brasil e Taça Brasil ?
    E o Corinthians teria mais 3 titulos, ou não ?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/07/2012 - 09:41
      Enviado por: Drão

      Ae corintiano, a dor d cutuvelo é foda msm, mas assume ae se fosse o corinthians, vcs tavam pulando, quebrando garrafaz, fazendo algazarra, então aguenta ae…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/12/2010 - 11:01
    Enviado por: Victor

    Concretizado, CBF terá feito um acerto com os clubes que foram campeões brasileiros no passado. O Pelé não tem o título de campeão Brasileiro, absurdo. E naquela época os campeonatos Taça de Prata, Brasil e Pedrosa eram muito mais dificeis do que hoje´.
    Parabéns CBF!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 12:18
    Enviado por: Sérgio

    Bom, como tudo que vem da CBF, isso também foi uma grande besteira…
    Agora justo e direito dar a taça de bolinhas METADE para a porcada e METADE para os lambarís, com a copa no FIELZÃO PETROBRAS ficou do jeito que o “honestíssimo” Ricardo Teixeira gostaria!!

    SPFC… Contra tudo e Contra todos…

    Ps. Se o campeonato BRASILEIRO era disputado por apenas clubes do RJ e SP… deveria se chamar RIO-SP… (uahauhauauh)…
    Tadinho dos PORQUINHOS apenas assim ganham ALGO!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2010 - 12:37
    Enviado por: Ezequiel-SP

    Uruguai.

    Nessa mesma linha de rariocínio, devemos declarar o uruguai como primeiro campeão mundial, já que não havia copa do mundo.

    Cerrrrto mano ????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2010 - 12:10
    Enviado por: alex megaistar

    Campeonato de corridas de gays no Brasil…so “deu” tocedores do sao paulo em primeiro lugar …mais um titulo para os bambi da barra funda!!! kkkkkkkkkkkkkk
    Campenonato de briga de rua!! matadores!!!…..so bateu os truculentos da mancha verde”vômito”…….mais um titulo para o parmeira!! e ainda querem discutir 2005!?? ha! tenha dó!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2010 - 12:18
    Enviado por: alex megaistar

    Como pode?!?!? aquele “podre” time do fluminense ter sido campeao brasileiro este ano sem ter subido da segunda divisão no ano de 2000 , 2001 se não me engano??
    quem explica isto a CBF???? a diretoria da Unimed??? afinal quem de voces que estao lendo isto paga plano de saude caro da Unimed para que seja pagos os salarios dos jogadores do “fru”???
    Vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! assim não da!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/12/2010 - 11:52
    Enviado por: mancha

    Isto é o mesmo que o mundial do CURINTIANS. Torneio de veraoo…

    CHUPAAA….. bixarada…. da um salve ai no bicharlisom….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/12/2010 - 13:57
    Enviado por: filipe

    CAROS PALESTRINOS ESTAMOS VIVENCIANDO UMAS DAS MAIORES DOR DE COTOVELO DO BRASILLLL, ENTÃO ME RESPONDE UMA COISA . O QUE FOI AQUELE TORNEI DE VERÃO QUE, FOI CHAMADO DE MUNDIAL ???
    KKKKKKKKKK, ISSO SERA QUE ELES RECLAMAM……….
    PARABENS ME VERDÃO MAIS LINDO DO MUNDO AVANTI E MOSTREMOS
    PARA ESSES TIMECOS QUE COMEÇOU A GANHAR TITULOS AGORA E QUE É UM TIME VERDADEIRAMENTE CAMPEÃO DO SECULO !!!!!!!!!!!!!!
    OBS: TODOS OS TITULOS DE SÃO PAULU, E CURINTHIANS ANTES DE 71 NÃO VALE ?????????? TE AMO MEU VERDÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/12/2010 - 10:59
    Enviado por: elton

    o titulo de 2010 do fluminense ja faz parte do passado só esta recente,
    no entanto todos reconhecem isso, e o que muda é o tempo dos outros titulos
    e o que impede que algumas pessoas nao queiram aceitar é a paixão e não a razão, o passado faz parte do presente e futuro, tudo que temos de conhecimento
    hoje, faz parte do que aprendeu no passado! abraços a todos. = ]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/12/2010 - 17:37
    Enviado por: PORCO

    AINDA BEM QUE TEM CÚRINTIANO DE MONTE E BANBYS, BRABOS COM ISSO, QUEM MANDOU SER RUIM DE BOLA E NA VERDADE SÃO TODOS TÍTULOS BRASILEIROS VERDADEIROS…

    ENTÃO APROVEITEM A DOR DE CUTUVELO PRA SEMPRE AGORA… BEIJOS…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/12/2010 - 06:00
    Enviado por: Rodrigo

    É um absurdo proporcional a este momento de tanto individualismo e descaso em que vivemos, o pior em nossa história. Tudo acaba sendo possível. As racionalizações que servem para se justificar isso ou aquilo são mais importantes do que as abviedades e a sensatez.

    Certamente se trata de algum objetivo político a ser atingido. Talvez ainda conseguiremos entender quais as reais intenções deste ato infame num futuro adiante.

    De resto, como não poderia ser diferente, o corporativismo clubistico impera… Esperar o que depois de tudo o que vimos nas rodadas finais do último campeonato nacional em que as rivalidades eram mais importantes que o desempenho do próprio time no jogo em que estava envolvido ?? Vão me dizer que os que torcem pela derrota de seu clube para prejudicar o rival não terão um posicionamanto corporativo diante da “decisão” da cbf ??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2010 - 15:42
    Enviado por: nori yoshino

    NO TAPETÃO É O FIM DO MUNDO. SÓ ACONTECE NESTE BRASIL DE TODOS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2011 - 10:59
    Enviado por: maycom

    aff nada ve isso esses lixos desses time estao ganhando titulos que naum tem nada ver

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2011 - 17:23
    Enviado por: max love

    o palmeiras e o maior campeão brasileiro e primeiro campeão mundial e mais q justo reconhecer isso e eu deixo aqui meus pesames para nação corintiana mais uma vez eu canta libertadores corintias ñ nem centenario cem ter nada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/04/2011 - 16:48
    Enviado por: JU

    AI O PALMEIRAS VAI GANHAR A LIBERDADORES

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 22:19
    Enviado por: marcus

    torcemos que o corinthians ser campeao brasileiro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 22:26
    Enviado por: marcus

    torcemos que ocorinthians seja campeao brasileiro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 22:28
    Enviado por: marcus

    torcemos que o corinthians seja campeao brasileiro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2011 - 22:31
    Enviado por: marcus

    torcemos que o corinthians seja canpeao brasileiro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/11/2011 - 00:24
    Enviado por: Ale Esteves

    Parem de falar sobre libertadores, os curintiANús são leigos neste assunto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/12/2011 - 14:01
    Enviado por: eliel

    kkkkkkkkkkkkk 8 titulo brasileiro não é 9 não??? tem o campeonato do bar do zé que o parmeira disputou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 18:32
    Enviado por: rafael

    escutem aqui seus nobs
    taça brasil era o principal campeonato do brasil mesmo com o roberto gomes pedrosa,porque foi feito primeiro e dava uma vaga na libertadores,disputavam ele times que disputavam o robertão

    chupa mulmbada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/05/2012 - 17:56
    Enviado por: marcio

    a cbf tinha que apurrar os titulos porque ja ta ficando uma merda

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/05/2012 - 20:50
    Enviado por: reginaldo

    Sou flamenguista e me orgulho muito em ser o primeiro penta campeão brasileiro!!!
    Onde o palmeiras e é opta?
    por ventura foi o palmeiras quem conquistou a taça de bolinha?
    Uma vergonha total,querem ser o que não é.
    A verdade é que os únicos times de maior numero de brasileirão ate o momento são:

    Meu Flamengo e o São paulo,o resto quer apenas se aparecer.
    Vão trabalhar vagabundos,querem ? vão a luta!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/05/2012 - 14:14
    Enviado por: Rafael Oliveira

    Discordo Quase totalmente. Primeiro porque Hoje em dia para um clube ganhar um brasileiro, é um deus nos acuda. e Nessa epoca, teve time que jogou 4 jogos, e foram campeoes DUAS VEZES no mesmo ano.
    E outra coisa. Tava mais pra uma ‘copa do brasil’ do que brasileiro. Acho que quizeram agradar o ‘rei pelé’. Se tinha que contabilizar com alguma coisa, certamente no maximo deveria ser comparada com uma copa do brasil. Discordo…. Meu Time é Penta campeão BRASILEIRO, e eu vi ele ganhar os titulos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/05/2012 - 14:25
    Enviado por: Rafael Oliveira

    Vergonhoso. Como é vergonha para os corinthianos o ‘mundial’ de 2000.
    Taça brasil, não sei oque pedrosa, = BRASILEIRÃO ?? Ah, para né ?? No maximo do MAXIMO deveria ser contado como copa do brasil…. E pra vocês porquinhos alegres com TÃO POUCO ASSIM. lembre-se, que pra ganhar um BRASILEIRO, precisa ser o Numero 1° depois de 38 rodadas. E não jogar 4 jogos na decada de 50, e ganhar 2 titulos no mesmo ANO!, cujo nome virou ‘brasileiro’ kkkkkkkkk, que VERGONHA em porquinhos ??? que vergonha, que vergonha…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2012 - 18:27
    Enviado por: marcio

    isso é uma vergonha daqui apouco vão colocar os torneios de peladas de bairro como titulos brasileiros

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/07/2012 - 09:49
      Enviado por: Drão

      Na verdade, na minha opinião, futebol hoje em dia é tudo politicagem, jogos de interesse, na raça hoje em dia, não sai mais nada, pra quê? os tontos torram dinheiro, morrem e matam pelo seu time, enquanto isso os malandrões ganham e se divertem às custas dos fanáticos trouxas…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 31/08/2012 - 00:07
    Enviado por: Frankslei Campanate

    chupa cambada q o SANTOS tem 8 Brasileiros!!!!!!!! kkkkkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/05/2013 - 18:21
    Enviado por: mauro

    hei pessoal,torcedor de qual time for,torça para o teu time e esqueça os outros,viva o teu time
    não interessa se o outro ganhou titulos por merecimentos,que realmente foi,porque naquela epoca se jogava futebol,hoje futebol já não existe mais!!!
    na verdade para nós não vai mudar nada,só torcemos correto?
    então digo curta teu time porque amanhã temos que levantar cedo e agarrar para ganharmos o pão de cada dia!!!!
    e os jogadores de hoje não precisam levantar cedo ,porque levantam tarde e ganham não só um pão,mas uma cesta cheia!
    entenderam??????????????????????????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/07/2013 - 10:59
    Enviado por: sidnei

    quem vive de passado e museu,temos que viver do presente,ganhar títulos agora e não ha mais de 50 anos atrás!!!!

    c

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo