ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

26.março.2012 17:49:32

O que você acha que deve acontecer com torcedores que se envolvem em brigas nas ruas e nos estádios de futebol?

Como o torcedor que participa de brigas no futebol deve ser tratado?

Ver Resultados

Loading ... Loading …

Comentários (91)| Comente!

  • A + A -
91 Comentários Comente também
  • 26/03/2012 - 18:17
    Enviado por: Ivan

    Com certeza “Os baderneiros, quando fichados, devem comparecer à delegacia mais próxima durante o horário do jogo do seu time ” já passou da hora de se adotar esta medida no Brasil.
    Querer abolir uma torcida, ou penalizar todos não é justo, e caso você diga que é justo julgar todos por meio de meia duzia então todos no Brasil somos corruptos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/04/2012 - 13:44
      Enviado por: Fátima

      Eu concordo com a sugestão, mas acho que ela ainda é insuficiente, pois, é um absurdo um torcedor prejudicar o seu time a sua torcida, ele deveria ser banido da torcida e dos estádios para aprender a agir como ser humano. Será que ele não se preocupa com sua integridade física e com a sua família?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/04/2012 - 15:14
      Enviado por: Henrique

      Sim somos todos corruptos minha concepção apartir do momento que você sabe de uma coisa e fica calado reclamando pelos cantinhos e conivente entao somos todos corruptos

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/03/2012 - 18:19
    Enviado por: João Ronaldo Marcucci de Araújo

    Simples. Devem pagar pagar pelo crime cometido e perderem o direito de frequentarem estádios de futebol. É como o uso de drogas. Se alguém usa drogas e fica descontrolado e fazendo o que é errado, esse alguém deve ser punido pelo o que fez de errado e deve simplesmente ficar impossibilitado de voltar a usar as drogas, pois senão, provavelmente voltará a cometer os mesmos erros de antes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 18:21
    Enviado por: Lucia

    Este País está FALIDO…uma bagunça, ninguém respeita ninguém em quase todos os setores da sociedade!! Só uma disciplina rígida para começarmos a ver algum resultado positivo!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 18:22
    Enviado por: eduardo

    eu acho que todo cretino, deveria responder criminalmente, obrigado a cumprir pena com prestaçao de serviço a comunidade , e que no dia de classico se apresente a policia e fique detido durante o jogo.
    os menores de idade , nao deveriam ir aos estadios, sem acompanhamento de um aduto responsavel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 18:28
    Enviado por: José Carlo

    Os Clubes devem ser punidos, os clubes devem ser rebaixados e suspensos dos torneios atuais.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/04/2012 - 05:01
      Enviado por: James

      Sou curinthiano, mas, realmente, a punição dos clubes em razão da violência de suas “torcidas organizadas”, é uma perfeita medida, pois, se os confrontos são um função dos clubes e dos confrontos em campo, com a suspensão da participação em torneios, não haverá razão das torcidas organizadas se confrontarem… prender os arruaceiros e briguentos de nada adianta, por que, prende um, aparece outro!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/03/2012 - 18:31
    Enviado por: Ricardo

    ”As torcidas organizadas de times de São Paulo devem ser abolidas de vez, inclusive do carnaval ”

    Votei nesta opção. Mas sou um pouco mais radical.
    As torcidas organizadas deveriam ser postas na ilegalidade. Simples assim.
    Só não concordo que escolas de samba como Gaviões, Dragões, Mancha devem ser expulsas do Carnaval. As torcidas, sim. Mas as escolas de samba não.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 18:32
    Enviado por: carlos

    Faltou a pena de morte!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 18:34
    Enviado por: Daniel

    O torcedor briga pelo time, talvez com o time perdendo algo ele pense duas vezes antes de começar uma confusão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 19:05
    Enviado por: Ozama

    Sou da seguinte opiniao, esses baderneiros nao sao de torcida nenhuma, o verdadeiro torcedor vai assistir o jogo que começa as 16,00hs e esse arruaceiros marcaram pela internet esse confronto as 10,00 hs da manha. A POLICIA NAO TEM DE APARTAR NADA, DEIXA QUE SE MATEM E VAI COLHENDO OS CADAVERES E JOGANDO NO TIETE PARA NAO DAR TRABALHO NEM PARA OS COVEIROS, E OS PRONTO SOCORROS NAO DEVEM ATENDER NENHUM DELES, DEIXA NA PORTA PARA MORRER. Eles é que procuram entao o Estado nada tem a ver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 20:08
    Enviado por: Artur

    Pena de morte era uma boa também.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 20:27
    Enviado por: Marcos Ribeiro/Vera Cruz SP

    Sou palmeirense e estou envergonhado, não pela derrota de ontem, isso faz parte do jogo,mas sim, por essas atitudes imbecis de marmanjos defendendo o rótulo de torcedoes organizados, fico imaginando se fossem desorganizados. A medida correta à ser tomada,dificil dizer, talvez leis mais severas e que sejam impostas realmente,telvez a extinção de vez dessas torcidas pelo brasil à fora.Talvez um modelo à ser seguido, seja o que foi feito na Inglaterra, só que lá a lei funciona e é pra todos e só assistir a Premier league e ver o espetáculo que é os jogos e o respeito da torcida,parecem estar num teatro.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/03/2012 - 21:59
      Enviado por: Fernando José

      Caro Marcos, todo mundo sabe como acabar com esses vândalos, mas para isso seria necessário fazer novas Leis adequadas e sem brechas de recursos para esse bandiidos. Quem faz estas Leis são aqueles nós elegemos, e vc acha que eles fariam isso, sabendo que eles mesmos poderiam ser enquadrados

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/03/2012 - 16:10
      Enviado por: RICA SALGADO

      CONCORDO EM GENERO NUMERO E GRAU, EXTINCÃO DAS ORGANIZADAS (TODAS), PROIBIÇÃO DE ENTRADA NOS ESTADIOS COM CAMISAS DE ORGANIZADAS, SOMENTE CAMISA COMUM OU DO CLUBE. ORGANIZADA SERVE SOMENTE PARA ORGANIZAR ATAQUES AOS TORCEDORES ADVERSARIOS, QUEM DEVE ORGANIZAR CARAVANAS É O CLUBE, SE NÃO TIVER COMO MONTAR ESCRITORIOS EM OUTRAS CIDADES, CONTRATA EMPRESA ESPECIALIZADA EM EXCURSOES PARA ORGANIZAR AS CARAVANAS, NÃO PODE DEIXAR NA MÃO DESTES MELIANTES TRAVESTIDOS DE TORCEDORES DE CLUBES, POIS ELES VÃO USAR ISTO PARA CRIAR SITUAÇÕES DE GUERRILHAS URBANAS, COM EMBOSCADAS ARTICULADAS, ENVOLVENDO TAMBEM AQUELES QUE SÃO CORRETOS E ACABAM SEM SABER, NO EMBALO DA SITUAÇÃO ENTRANDO NAS BRIGAS PENSANDO ESTAR DEFENDENDO PESSOAS DE BEM SEM SABER QUE SÃO BANDIDOS.
      SOLUÇÃO SOMENTE UMA EXTINÇÃO DE TODAS AS ORGANIZADAS, POIS O PROPRIO NOME DELAS JA DIZ SÃO MUITO BEM ORGANIZADAS POREM DIRIGIDAS POR MENTES DEFORMADAS E DESPROVIDAS DE PENA OU COMPAIXÃO.
      FORA DA VIDA DA GENTE – GAVIOES / MANCHA VERDE / INDEPENDENTE / PAVILHÃO NOVE / FORÇA JOVEM E TORCIDA JOVEM DO SANTOS E AS OUTRAS MENORES TAMBEM POIS AO EXTINGUIREM ESSAS FAMOSAS ELES VÃO SE INFILTRAR NAS OUTRAS MENORES OU VÃO CRIAR NOVAS E LOGO ESTARÃO DE VOLTA CRIANDO BADERNA DE NOVO, ISSO É NEGOCIO RENTAVEL POIS ESSES MARGINAIS ACABAM FAZENDO DISSO UM NEGOCIO VENDENDO BEBIDA, CIGARRO, E OUTRAS DROGAS E ATE ARMAS.5

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/03/2012 - 17:24
      Enviado por: jose roberto

      marcos eu sou corintiano e compartilho com voce faço minha as sua palavras é uma vergonha estes “torcedores” pois torcer é dentro de campo na hora do jogo saiu de la somos todos irmãos pra que brigar e odiar as pessoas só porque torcem por este ou aquele time é um absurdo inaceitavel….

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/03/2012 - 20:28
    Enviado por: Keizy

    Esse pessoal de torcida orgazinada tem que aprender que o ver seu time jogando é pra curtir e vibrar com a vitoria, e se perder torcer pra que no proximo jogo eles façam melhor e se superem, não ao ponto de sairem bagunçando e tacando o terror não é só a torcida que se envolve e as pessoas que não tem nada haver que simplesmente foi para ver seu time jogar, pra simplesmente torcer…
    Essas pessoas vão com sua esposas, filhos etc, hj nenhum estadio é seguro, deveriam tomar medidas severas para essas pessoas, se é que podem chamar de pessoas, sendo que eles só prejudicam o bom andamente do que se chama paixão pelo time…
    Isso já é doença.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 20:28
    Enviado por: marcio dantas

    para Bem os criminosos tenquepagar. pelos crimi quer comete.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 21:04
    Enviado por: domingos roberto

    É preciso leis mais sevéras contra a violência, cadeia sería o mínimo, caso contrário vai continuar tudo como está. O Brasil é sem sombra de dúvidas o país da impunidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 21:41
    Enviado por: João

    E ainda querem liberar a bebida alcoólica nos estádios…
    Acho que a Fifa pensa que o Brasil é a Suiça…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 21:54
    Enviado por: Americo Dias

    Acha que esses vandalos deveriam brigar pelo País com a mesma intolerância, todo dia vemos notícias de corrupção, de falcatruas envolvendo todos os setores públicos e ninguém se manifesta,a copa será mais uma obra faraónica para enriquecer poucos privilegiados, e nada reverterá à população, nem mesmo o direito de assistir os jogos do Brasil não temos certeza de ter, pois o valor dos ingressos será altíssimo para os padrões da população. Acorda Bando de Loucos, o Brasil é muito mais importante que uma partida de Futebol.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 22:29
    Enviado por: Mario Biondi

    Na verdade torcida organizada nāo sāo torcedoderos, sāo gangs que se aproveitam do time pra ganhar dinheiro e manipular jovens que gostam de violencia e varios bandidos se infiltram, no carnaval ja vimos a gaviões pondo fogo nos carros alegoricos e nada aconteceu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 22:36
    Enviado por: marcos

    n acho que deve acontecer nada com eles isso e normal e deixa um matando o outro bau que assim eles se exterminam e diminui o numero de vagabundos na rua

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2012 - 22:59
    Enviado por: osni

    tenque Dáááa Um serviço Pra Eles…….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 00:45
    Enviado por: marcelo gonçalves

    PRECISAMOS EXALTAR O BAILE QUE O CORINTHIANS DEU NO CLÁSSICO CONTRA O GRANDE PALMEIRAS, ISSO SIM É ESPORTE, HOJE GANHAMOS AMANHÃ PERDEMOS, FIM DAS TORCIDAS, VOLTA DA CERVEJA, JA QUE A MACONHA NOS ESTÁDIOS É LIBERADA A VISTAS GROSSAS POR PARTE DAS AUTORIDADES.LAMENTÁVEL, SE ELES QUEREM SE MATAR E O PODER PÚBLICO NÃO SEGURA, FAVOR ARRUMAR UM LUGAR AMPLO PARA ESTES ANIMÁIS, BEM LONGE DAS CIDADES DE HUMANOS, AI EU QUERO VER QUEM É MACHÃO. SÓ PALHAÇADA. E PASME DEPOIS DE TUDO ISSO É SÓ LER AS DECLARAÇÕES DE ALGUNS DESTES MARGINÁIS, SERÁ QUE AS AUTORIDADES NÃO LEEM.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 00:58
    Enviado por: Matheus Sousa

    Sou palmeirense, fiquei muito chateado com a derrota, mas é o futebol. O Corinthians é um grande time e fez por merecer a vitória. Quem não faz por merecer vestir um manto, que seja do Verdão, do Timão, do Trcolor ou do Peixe, são esses bandidos que se escondem atrás do pretexto de lutar por uma agremiação.
    PROIBIÇÃO A ATIVIDADE DE TORCIDAS ORGANIZADAS JÁ!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 05:58
    Enviado por: J.A.Marioti

    A minha opinião é de que deveria ser criada uma lei que penalizaria o encrenqueiro de futebol (e outros esportes), com pena imediata de prisão por dez dias. Ao ser solto, estaria demitido do emprego e seria mais um CHIFRUDO na praça …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 05:58
    Enviado por: aluisio de oliveira braga

    Futebol? só pela TV e rádio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 07:24
    Enviado por: del nero

    A melhor solução é aumentar significamente os preços dos ingressos, e os clubes não podem “oferecer” entradas as torcidas, visto que a maioria deles são arruaceiros.Em caso de brigas dentro ou fora dos estadios o clube paga a conta, e os clubes que pagam a segurança, ai quando doi no bolso as coisas ficam mais facil de administrar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/03/2012 - 19:41
      Enviado por: GUILHERME CIMINO

      Olha que visão ingênua e preconceituosa, aumentar os ingressos para afastar os mais pobres. Evidente que você acha que os pobres são o problema do mundo, são a causa da violência, e que os ricos são comportados e decentes.
      Sabe que a Unicamp traçou um perfil do torcedor das organizadas e concluiu que a maioria trabalha, mora com a família, é jovem e saudável. E que a maior responsável pela violência é a mídia, que estimula a rivalidade não saudável, além de colocar jogos em horários muito avançados (10 da noite).

      Além do que essas confusões não acontecem nos estádios, são sempre em locais distantes, onde a polícia não consegue prever a situação.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/03/2012 - 17:26
      Enviado por: jose roberto

      E del nero pelo jeito voce acha que a educação esta na alta sociedade…..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/03/2012 - 08:25
    Enviado por: julio leal

    Sou torcedor, NÃO SOU DOENTE!
    Gosto de ver um bom futebol e não sou de discutir se meu time perdeu ou ganhou.
    Sou corinthiano.
    Agora vamos ao que interessa.
    Eu acho que funcionaria se reunissem os jogadores destes times grandes,e mostrassem aos torcedores BURROS, que isso além de prejudicar seu time só traz desgraças a sua familia, como foi o caso do palmerense que morreu, por coincidência próximo da minha casa.
    Dizer com ar de DEBÓCHE, que enquanto eles se MATAM, nós ficamos ricos, mais tristes com esta situação.
    Ou até em campo antes dos jogos, chamar esses torcedores de BURRO, ou usar outro argumento que ofendesse só aquele torcedor que provocam essas lutas.
    ESPERO TER CONTRIBUIDO PARA O FIM DESTA GUERRA, EM QUE SEMPRE É O TORCEDOR QUE GOSTA DE FUTEBOL, O MAIS PREJUDICADO!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 11:17
    Enviado por: nilson manoel chaves

    Além de preso e pagar como todo criminoso deve pagar pelos seus crimes, tambem ser proibidos de frequetar esadios de futebol para sempre

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 11:38
    Enviado por: Vitor Cobra

    Sinceramente, o problema não está DENTRO do estádio, então medidas como aumentar os ingressos ou proibir o uso de camisas das torcidas dentro do estádio não vai resolver em nada, não são as camisas que se confrontam, são as pessoas.
    Acredito que, a compra do ingresso deve ser feita através de um cadastro dos torcedores pelo seu CPF, identificando assim todos os presentes dentro do estádio, em caso de torcedor envolvido em brigas, este CPF deve ser inativado, impossibilitando assim a compra do ingresso por este torcedor, sendo assim, ele nunca mais poderá frequentar estádios, como forma de punição.

    Isso não resolve o problema, pois os torcedores brigam fora do estádio, e nesses casos, os brigões devem sim ser fichados e presos por seus crimes cometidos, no caso de domingo, houve agressão, porte de armas, perturbação da ordem, etc…

    Prestar serviços ou comparecer à delegacia em dia de jogo também é uma medida, caso o meliante não compareça, deve ser preso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 13:49
    Enviado por: Rafael Bronzatti

    Simples, punir com cadeia os responsáveis, cortar os beneficios das organizadas (ingresso de graça), proibir a entrada dos envolvidos nesta brigas nos jogos para sempre e por fim, em clássicos apenas uma torcida comparece ao estádio, a do mandante. Aí vão dizer que isso é radical e tale coisa, quem mandou esses imbecis não crescerem e continuar com brigas idiotas e violência gratuita? E não vamos pensar que os palmeirenses mortos são vítimas, pois não são, se pudessem teria matado assim como foram mortos. Tenho pena das familias, dos pais, que acham que seus filhos vão apenas torcer para seus times. Há tráfico de drogas, há tráfico de armas, há violência, há racismo, há preconteito e há formação de quadrilha. Por traz dá justificativa de ser torcedor são cometidos inúmeros crimes que nunca recebem a punição adequada, pelo contrário, achamos lindo o “bando de loucos” e ainda incentivamos esses criminosos a manifestar seu “amor” incondicional pelo seu clube. Isso para ficar apenas em um exemplo, de maneira geral, todos estão errados e devem ser punidos. Fim das Organizadas Já!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 14:27
    Enviado por: hercules

    Os dois times deveriam ser proibidos de participar de campeonatos oficiais por um tempo determinado, algo como dois ou três anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 14:51
    Enviado por: timmy

    Os envolvidos, devem ser fichados, e dia de jogo fazer trabalhos para comunidades sociais!
    Casos mais graves cadeia por x anos!
    Os pontos do time mandante, perda de 1 a 2 pontos dependendo da gravidade da violência!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 14:58
    Enviado por: RONALDO

    Não são os clubes que fornecem ingressos para os baderneiros? Também são culpados!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 15:18
    Enviado por: Celso E. Silveira

    Minha opinião é que os infratores deverão ficar 5 (cinco) anos sem comparecer aos estádios.
    Em caso de morte, deverão ser julgados e se condenados ficar impossibilitados de comparecerem aos estádios pelo restos de suas vidas.
    Essas atitudes estão acabando com nosso futebol, como pode ser demonstrado através das rendas dos jogos, visto que, os torcedores já não querem frequentar os estádios com suas famílias com medo desses marginais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 15:45
    Enviado por: Vando Moreira

    As torcidas organizadas devem ser abolidas em todo território Brasileiro…sinto por ter certeza, que em nosso pais COLONIAL, nunca teremos um POVO educado e conhecedor dos seus direitos e deveres…..lamento que o campeonato tão lindo como o paulista tenha estes anormais que dizem ser torcedores….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 16:02
    Enviado por: SHAOLIN

    Não tem solução, não. Deixa os caras se matarem, aliás tem muita gente nesse mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/03/2012 - 16:19
      Enviado por: RICA SALGADO

      SHAOLIN VC NÃO FAZ JUZ A SEU NOME, SEJA MAIS ZEM. NÃO PODEMOS DEIXAR ADOLECENTES MAL ORIENTADOS QUE MAL COMEÇARAM A VIDA, CRUZAREM O CAMINHO DA VIOLENCIA, VAMOS ORIENTAR NOSSOS FILHOS E NETOS, VAMOS PRESSIONAR OS GOVERNANTES PARA ATITUDES QUE REALMENTE RESOLVAM.
      VAMOS CORTAR O MAL PELA RAIZ, FORA DOS ESTADIOS DE FUTEBOL E DA NOSSA VIDA TODOS AQUELES PSEUDOS TORCEDORES QUE USAM O FUTEBOL, ATRAVEZ DAS ORGANIZADAS, PARA LEVANTAREM GRANA VENDENDO BEBIDA PARA MENORES ADOLECENTES, BEM COMO DROGAS E ARMAS.
      EXTINSÃO DE TODAS AS TORCIDAS ORGANIZADAS, SÃO ANTRO DE FUMO, BEBIDAS ALCOOLICAS, DROGAS E ARMAS, SOMENTE PROLIFERAM O MAL

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/03/2012 - 17:31
    Enviado por: J. Paulo

    Sou a favor da criminalização pura e simples das torcidas uniformizadas.
    As pessoas tem o direito constitucional de se formarem em associações, mas as torcidas são entidades que praticam e incentivam o crime.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 17:39
    Enviado por: Fernando

    Sou a favor do fim das torcidas organizadas, pois acredito que você torcedor, deve ter amor ao seu time, a camisa do seu time e não a uma camisa de uma torcida que leva como o pano de fundo o nome do clube. O clube não leva nenhum centavo na venda destes uniformes, tem o nome do clube associado a esta torcida, fora que eles dizem que são eles que empurram o time e que se não fosse por eles, o time não jogaria…afinal o torcedor tem que ir no estádio e empurrar o time sim ! Acho que o clube deveria responder pelas torcidas, as mesmas deveriam se afiliar ao clube e clube cadastrar cada membro de cada torcida, confeccionar e vender os uniformes e não ficar dando prioridade de venda de ingresso para estes torcedores “organizados” pois olha a merda que eles provocam e sujam e tem o nome do clube relacionado aos mesmos ! Quer ser organizada ??? Vai pagar “royalties” para ser organizada levando qualquer caracteristica do clube, vai seguir regras, disciplinas, caso contrário…banidos, extintos ! Reflitam a respeito Clubes !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 19:23
    Enviado por: jose geraldo

    Deveriam ser proibidos de participar de qualquer evento esportivo no país, por no mínimop 30 anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2012 - 20:55
    Enviado por: Carlos

    Tem que ir para a cadeia, não só os autores, mas todos que participaram, pois todos foram com o mesmo objetivo. Quanto a extinção, não vai funcionar. A alguns anos atras as torcidas organizadas foram proibidas de entrar nos estadios. Todas estavam presentes só que sem a camiseta, ficavam nos mesmos lugares e em grupo. Qualquer reporter que costuma acompanhar jogos sabia onde elas estavam.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 00:44
    Enviado por: Daniel

    Cadeia para todos estes bandidos !!!! O torcedor de bem e suas famílias estão banidos dos estádios por gente que é bancada por dirigentes e que vive disso !!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 09:38
    Enviado por: Manoel Rodrigues Portugues

    Como amante do futebol, entristece muito que, ao invés de debatermos o assunto, nos vemos invadido por gangues selvagens.
    Mas preciso voltar ao assunto para destacar um fato interessante.
    Sou diretor de escola na periferia de Guarulhos; uma região absolutamente empobrecida. A frente da escola recebeu um belo gramado recentemente e, com são muito poucas as opções para as crianças no bairro, elas pedm e tentam jogar bola neste gramado. Sempre dialogamos, explicamos que a grama foi plantada recentemente e ainda não está pronta, que jogar irá danificá-la etc. Nossas explicações são aceitas e contam com a ajuda de muitos jovens da propria comunidade que contribuem para tirar as crianças da grama. Só que neste último domingo tudo parece ter explodido. Não houve possibilidade de diálogo; a escola foi invadida aos gritos de “é tudo nosso”. As Agentes de Portaria se trancaram na escola e acionaram a Guarda Civil, que chegou após uma hora e todo mundo saiu correndo. Esta forma de lidar com o problema prejudica a relação da escola com a comunidade. Cumpre ressaltar que esta escola nunca foi assaltada, roubada, invadida, vandalizada; não tem sequer um vidro quebrado. Atribuímos isso ao respeito com que nos dirigimos às pessoas e ao fato de todo mundo sempre ser bem recebido na escola.
    Acredito que o evento ocorrido no domingo, a briga entre gangues, teve interferência direta naquilo que aconteceu aqui nesta longíqua escola. Lamento que aas autoridades não se deêm conta da gravidade do problema para enfrentá-lo com a seriedade e gravidade que merece.
    Assim, por acreditar no jornalismo dessa rádio, incluindo o jornalismo esportivo (o qual em alguns veículos de comunicação são fofocas esportivas), é que encaminho esta carta, para que vocês possam contribuir com a sociedade demonstrando a gravidade de fatos como aquele, que prejudicam não só quem estva diretamente envolvido naquela insanidade.
    Muito obrigado
    Manoel Rodrigues Português
    Diretor da Escola da Prefeitura de Guarulhos “Prof Edson Nunes Malecka”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 12:14
    Enviado por: milton- rj

    O torcedor deve ser tratado como cidadão comum que ele é. Se cometer algum delito ou crime (agressão, lesão corporal, homicídio, tentativa de homicídio, formação de quadrilha, porte de arma, etc), deve pagar por ele como todo mundo e ser impedido de comparecer nos estádios de futebol em dias de jogos dos 2 times que estavam se enfrentando (p/ exemplo: Corinthians e Palmeiras). Os times deveriam perder o mando dos seus jogos – não apenas o mandante – por algumas rodadas (de 3 a 10) e caso a briga tenha sido de grandes proporções com ferimentos graves ou mortes, os times deveriam perder pontos (de 3 a 10) e na reincidência deveria aumentar (de 10 a 30), o que poderia até rebaixar as 2 equipes. Como é difícil extinguir as torcidas organizadas, deveriam responsabilizar seus presidentes e membros da diretoria pelos delitos ou crimes praticados pelas torcidas envolvidas. E além disso, deveriam proibir a participação dessas organizadas nos desfiles de carnaval. Fui !!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 12:42
    Enviado por: HENRIQUE FREITAS-SP

    LEMBRO QUE JÁ NOS BAVIS COM MAIS DE 100 MIL PAGANTES E AS TORCIDAS
    RUBRO NEGRA E TRICOLOR ENTRAVAM E SAIAM JUNTAS. ERA UMA GRANDE FESTA NO MAIOR CLASSICO DO BRASIL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 13:24
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    A torcida do curintia, toda, devería ir pra cadeia ou aplicar penas alternativas como, trabalhar pra devolver o DINHEIRO ROUBADO dos hospitais, para construção de campo de futebol menor que o Pacaembu, que já está pronto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 16:39
    Enviado por: Marcio Silva

    Acho que a polícia deveria organizar esses encontros de torcida, fechá-los num campo aberto, dar uma faca para cada um e observar eles se matarem, depois é só recolher os corpos, enterrar como indigente e organizar a próxima “BATALHA”, em poucos encontros resolveríamos vários problemas, como esses elementos mortos, teríamos mais vagas em hospitais, os poucos que eventualmente trabalhassem estariam contribuindo para a diminuição do desemprego pois vagas seriam abertas, ou seja, tudo seria MUITO MELHOR, porque baderneiro bom é bederneiro MORTO, é uma pena que tenha morrido apenas 2 neste último episódio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 18:17
    Enviado por: Daniel

    A perda de mando me parece a solução mais eficaz pois prejudicar o time irá criar uma fiscalização dos próprios torcedores contra os torcedores violentos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 18:37
    Enviado por: Hélio G.M.Fonseca

    “Sempre existirão os desequilibrados querendo brigar,e os bobocas querendo assistir(vide a absurda aceitação e crescimento dessa selvageria chamada MMA).Então,vamos reativar as arenas de luta!”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 21:28
    Enviado por: wendel

    sou gaúcho gremista e tenho que dizer que é impressionante como a gaviões da fiel sempre aparece em escândalos e brigas até entre eles mesmos quem sabe não está na hora do próprio “timão” não tomar uma atitude quanto a sua principal “torcida”….ou o presidente tem medo dela…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/03/2012 - 21:41
      Enviado por: tati

      também sou gaúcha e aqui o meu grêmio exclui umas torcidas que só faziam baderna, mas parece que os clubes de são paulo não ficaram sabendo disso!!!!???

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/03/2012 - 22:00
    Enviado por: fabricio

    As leis existem, falta vontade política para cumpri-las. O problema vai muito além do futebol e dos estádios. A violência desses canalhas invadiu as ruas, e fere e até mata quem não tem nada a ver com as brigas. Todas as torcidas organizadas deveriam ser banidas, todos os delinquentes deveriam ser processados e presos. Os bandidos das organizadas não são exceção, é muita ingenuidade um sujeito vestir a camisa de uma delas sem saber das barbáries que ela faz.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2012 - 07:36
    Enviado por: angelo nunes

    A PUNIÇÃO PARA OS ASSASSINOS INTEGRANTES DA FAMIGERADA MANCHA VERDE , SERIA CASTRAR OS PAIS DOS PALMEIRENSES PARA QUE NÃO PRODUZISSEM MAIS ANIMAIS VERDES….

    QUANTO AOS IDIOTAS DA GAVIÕES DA FIEL, PRIMEIRO EXPULSAS O LULA DO PARQUE SÃO JORGE, POIS O EX PRESIDENTE É MESMO UM AGENTE DAS TREVAS E A SEGUNDA ATITUDE SERIA FAZER OS CORINTHIANOS COMEREM OS PRÓPRIOS EXTREMENTOS, TODOS OS DIAS, ATE´O FINAL DA PROXIMA COPA, CASO O BRASIL VENCE…DO CONTRARIO…OS CORINTHIANOS DEVEM ASSIM PERMANECER, ATÉ A MORTE DO RICARDO TEIXEIRA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2012 - 13:34
    Enviado por: Marcelo

    Não acredito que leis mais severas resolvam o caso. Quem respeita as leis no Brasil?
    Talvez, responsabilizando os clubes surta mais efeito, pois esses bandidos pensarão 2 vezes antes de prejudicar o próprio time.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2012 - 19:49
    Enviado por: GUILHERME CIMINO

    O fato é que nunca ninguem é identificado, a polícia não sabe nem por onde começar.

    O ideal é cadastrar os torcedores. Envolvidos em casos de violência devem ser banidos dos estádios. Casos como esse de Domingo, longe das imediações, devem ser tratados de forma comum, são exemplos de violência urbana com previsão legal.

    Acho importante a sociedade ficar atenta e denunciar concentrações suspeitas. Se de repente dezenas de pessoas com camisas de times (e geralmente excitados ao extremo) passam na sua rua, não custa nada avisar a polícia, e tal…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 11:09
    Enviado por: Lauro Neto

    Times britânicos foram proibidos de participar de Champions League por 10 anos, após as bestialidades cometidas por torcidas marginais. O problema foi quase que completamente resolvido. Hoje as torcidas britânicas são algumas das mais pacíficas (e nem por isso menos fervorosas) do mundo, as torcidas vibram bem próximo ao gramado, tendo um contato quase que direto com seus ídolos em campo. Se quisessem resolver ja teriam resolvido, basta punir o clube com alguns anos sem participação em determinados torneios, multas pesadamente inesquecíveis, proibição de dar lances em janelas de transferência de jogadores, etc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 12:06
    Enviado por: federal

    o que ocorrido tem que ser entendido como crimes, formação de quadrilha, homicidio qualificado, pois foi premeditado, e todos que participaram dos tumultos são cumplices; com punições severas e acertadas diminuiria muito o numero de jovens pensando em ingressar nesses grupos criminosos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 12:17
    Enviado por: Fernanda Lopes

    Acho que toda vez que houver esse tipo de baderna por parte das torcidas,os times tem que começar a jogar sem torcida,quem sabe assim eles também comecem a ajudar de alguma forma,até por que ,quem oferece ingressos a torcidas organizadas são do próprio clube.E quando tiver dano ao patrimonio público não pode ser tratado como caso isolado,tem que ser punido dos os envolvivodos e começar a tratar como qualquer outro cidadão que viola as leis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 19:07
    Enviado por: Ricardo

    Como primeira medida deveriam ser extintas as torcidas uniformizadas ou organizadas (como queiram). Colheríamos frutos, ou melhor, nossos filhos colheriam estes daqui a uns 10 ou 20 anos, quando nossas crianças já estiverem adultas e somente tiverem na história este desserviço prestado por estas facções criminosas para a sociedade.
    Já estamos cansados desses animais que freqüentam os estádios, sempre cantando hinos de torcidas ao invés de cantos de incentivo ao clube que moram em nossos corações.
    E para que pudéssemos acelerar o processo de moralização e racionalidade, a quem de direito, também poderia ser criada alguma arena fechada, tipo as de “UFC”, mas gigante, para 200 ou 300 pessoas, para que esses torcedores (se é que são) pudessem se digladiar. Autorizariam a entrada de barras de ferro, bombas caseiras, rojões, armas de qualquer tipo. Paralelo as partidas e em outro local previamente determinado, os vândalos se encontrariam e praticariam as barbarias que estão acostumados. A Policia somente deveria se preocupar em não deixá-los sair da arena.
    Tenho certeza que sentiríamos um impacto logo no primeiro ano, senão vejamos:
    Torcida independente (São Paulo) e Torcida mancha Verde (Palmeiras), com a baixa de 20 por semana limparíamos em aproximadamente 1.000 pessoas cada torcida e pelo menos o transito de São Paulo melhoraria.
    Torcida Jovem (Santos) , com o mesmo de numero de baixas teríamos praias mais limpas e menos marginalidade no nosso litoral.
    Torcida Gaviões da Fiel (Corinthians), melhoraríamos o transporte coletivo.
    Brincadeira a parte, já passamos da hora do BASTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 20:00
    Enviado por: lindamar

    Sou santista de corpo alma e coracao desde o tempo do pele.Acompanho todos os esportes nacionais e internacionais tambem e cheguei a conclusao que nao sao torcedores e sim quadrilhas de bandidos que usam camisas de times apenas como disfarcepara praticar suas sandices.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 21:09
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    A culpada é a Globo. Antes dela mandar no futebol, o jogo era no horário do JN e das defectíveis novelas e não tinha nem 1% das brigas de torcedores que, SENTAVAM MISTURADOS NO PACAEMBU OU MORUMBÍ e assistiam aos jogos e ainda tiravam sarro quando o seu time fazia gol. Conclusão: “jogo muito tarde é para quem não tem compromisso com horário.”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 22:43
    Enviado por: jose geraldo

    Eu acho é que estamos em um País sem lei. Se a lei fosse mais severa e principalmente cumprida, diminuiria em muito as brigas e confusões. Mas o bando de imbecis que está em brasília,es5pu4ta se lixando para o povo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2012 - 23:41
    Enviado por: Leonardo Belchior - São LuisMA

    Outra Opção: PRENDE TODO MUNDO NUMA JAULA E DEIXA UMA SEMANA PARA ELES SE MATAREM. APÓS ESSA SEMANA ABRE O PORTAO E JOGA UMA BOMBA. PROBLEMA RESOLVIDO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/04/2012 - 12:50
    Enviado por: elizeu

    se até os politicos que são farinha do mesmo saco ( ladroes ) brigam entre eles, imaginas os torcedores, isto acontece porque nosso país é nota zero em segurança, só os ricos tem segurança, tirando os politicos safado, quando tiver uma lei branda é que vamos ver um pais mais decente, esta copa de 2014 vai ser outra guerra” quem rouba mais, chora menos”.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/04/2012 - 15:33
      Enviado por: Henrique

      A copa de 2014 não se comenta o desvio de verbas publicas que sera imenso um rombo de Milhoes Bilhoes e chegando ate trilhoes de R$ tem como segura os politicos nao impossivel estamos ligado em futebol arte estadios modermos torcidas se matando e tem pessoas (politicos) enchendo o bolso e construindo castelos para quem lembra disso pois nos brasileiros temos a memoria curta e esquecemos rapidos das coisa que uma opniao se eu tivesse no mei roubava tambem e foda-se o BRASIL

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/04/2012 - 20:15
    Enviado por: franck cr7

    esses caras sao uns palhassos babacas ke nao sabem ke futibol é alegria e nao pancadaria… bando de filhos da puta kerem brigar vao pro UFC viados covardes!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/04/2012 - 15:37
      Enviado por: Henrique

      Pergunta se algum deles tem coragem de pula no ringue sozinho com outro cara babando pra soca a cara dele aposto que esses fortoes das torcidas organizadas chora igual menino depois de perde o doce que caiu no chão e fortao brabao e rota grosso junto de galera sozinho chora e pede pelo amor de deus

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/04/2012 - 11:45
    Enviado por: stenio

    Nao em que acabar nada de torcida, o que tem que fazer e punir com rigor estes bandidos travestidos de torcedores. Se toda baderna que acontecer neste Brasil a puniçao for para extinçao da torcida, da escola de samba ou de Brasilia por exemplo com certeza nossa pais vai sair do mapa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2012 - 00:19
    Enviado por: ton rehem

    essas torcidas que mais parece bandidos impede que pessoas como eu nao var mais aos estadios
    tem que apodrecer na cadeia parei de levar meus filhos aos campos por causa desses marginais.
    que inveja ver os estadios la na Espanha/Inglaterra
    sem alambrado pessoal so tem um culpado nossa lei favorece os vagabundos
    nos que somos prejudicados um ate breve a todos valeu

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2012 - 09:50
    Enviado por: eu

    Coloca todos eles numa jaula e deixa se espancarem até a morte………… Com transmissão ao vivo para todo brasil…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2012 - 17:19
    Enviado por: PAULO AUGUSTO DA SILVA SOUZA

    Ao chamar estas miserias de trocedores, voce está ofendendo todos nos que gostamos de futebol, ao ver messi, neimar, ronaldinho gaucho (no alge de sua carreira)maradona, o rei de todos pelé e tantos artistas da bolas dando espetaculo precisa de algo mais ao não ser deliciar com estas dádivas que deus nos presenteou.Quanto as misérias acredito que nasceram de um goso mal dado pelos pais.

    cadeia neles e em todo o congresso nacional.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2012 - 18:47
    Enviado por: ednilsom

    Olha na verdade e lamentavel mas isso e so o começo coisa e na Copa do Mundo depois dessa lei ser aprovada o Brasil e um pais maravilhoso por natureza e pelas pessoas lindas mas e um pais da vergonha ano devemos esquecer que os nossos politiqueiros sao culpados nessa historia pq politico nao fazem que alguns fazem e sobre a pergunta faria como o futebol europeu e outros campeonatos e ligas estao fazendo banir,proibir esses pernas de paus de entrar no campo mas tenho umais tenho uma ideia melhor que tal fazer deles uma bola! é uma bola! inventava uma maquina que chutasse em uma velocidade de 500 km/h e colocasse cada um desses dentro e dasse 10 chutes e para homenagear o Brasil a camisa 10 seria uma nota dez

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2012 - 19:41
    Enviado por: joyce ferreira

    eu acho que ñ deviam nem ser chamados de torcedores
    por que torcedor apoia o time não agride o outros pq não
    tem opinião mais deviam ser todos presos pra se espancarem
    la dentro os times precissam de apoio ñ de briga p/ ter moral

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2012 - 21:24
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    Agora ficou EXPLICITO, a torcida do curintia é composta por PRESIDIÁRIOS que saem para Pascoa, dia dos pais e outras mas, não retornam, até por isto explica-se o aumento desta chinfrim torcida. A proposito, não existe uma Lei, que presidiário NÃO PODE SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO? Então, temos que nos unir ao MST,dinheiro PÚBLICO não é pra coisas ilícitas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2012 - 09:12
    Enviado por: Daniel

    Devem ser punidos, porém não apenas ficar presos, coçando saco o dia inteiro. Qualquer preso no Brasil deve trabalhar dentro do presídio para se auto-sustentar: por exemplo, plantar o que for comer (o estado deveria fornecer pacotes de sementes para eles plantarem. E se não plantarem nada, devem morrer de fome). Bandido marginal tem muito comodismo no Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2012 - 10:59
    Enviado por: carlos neves

    JÁ TEMOS LEGISLAÇÃO PARA CRIMINOSOS O PROBLEMA É QUE NO BRASIL QUANDO ALGUÉM É ASSASINADO EM UM ESTÁDIO DE FUTEBOL O TRATAMENTO É DIFERENCIADO BANDIDO É BANDIDO EM QUALQUER LUGAR , NA RUA , ESTADIO ETC.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2012 - 19:58
    Enviado por: carlos henrique candido

    As sugestões são muitas , mas será quais são realmente aplicáveis,comparecer a delegacias?Quem vai fiscalizar, a policia terá que buscar os marginais em casa ou na porta dos estádios.Proibir torcidas organizadas,é só eles não irem com camisas que os identificam.Cadeia para os bandidos é a única solução.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2012 - 23:08
    Enviado por: marcelo silva

    Os vândalos devem ser presos, e responder por seus crimes, assim como os clubes devem ser corresponsáveis , pois em sua maioria financiam os vândalos organizados!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2012 - 11:26
    Enviado por: JADER REZENDE

    Não existe, ao que parece uma legislação que tipifique a conduta do torcedor no caso concreto.
    Se houver algo, deve ser muito brando, por que a baderna continua.
    Neste caso, caracterizar o tipo penal seria de acordo com o delito em si.Lesão corporal, tentativa de homicídio, o próprio homicídio e outros crimes.
    Na maioria das vezes são enquadrados como de menor poder ofensivo.
    Quanto à culpa penso que ela é dividida. Pelos próprios vândalos, poder público, clubes,Congresso Nacional etc.
    No entanto, a médio prazo não creio em solução.Apenas, em minimizar os efeitos.
    O que se passa no caso posto é que este fato é um retrato do Brasil. Falta de educação, cultura e valores éticos.O Brasil é um país anárquico. Cheio de sutilezas, jeitinhos, favorecimento e tantas mazelas tão conhecidas.
    O quadro social horrendo, o domínio da elite impiedosa vem de séculos e estão escritas nas obras dos grandes sociológos brasileiros.
    Trata-se de um caso com solução radical. Não é suficiente reformar, é preciso revolucionar. Isso depende do povo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2012 - 14:52
    Enviado por: Alexsandro

    Vejo as torcidas organizada,como movimento repleto de baderneiros e bandidos que usam do nome das torcidas para cometerem delitos e se escondem na multidão contando com a impunidade formando assim,uma verdadeira gangue ao invés de torcida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2012 - 18:47
    Enviado por: Bruno - São Paulo - SP

    Votei a favor da condenação penal, caso julgado culpado um marginal, vagabundo, marmanjo ou não que fosse pego nessas arruaças de rua, mas o ideal é que fossem adotadas tb outras excelentes medidas aqui sugeridas pela enquete do site. São elas, na minha concepção, além da condenação penal: a abolição de todas as torcidas, inclusive do carnaval (infelizmente os bons torcedores tb pagariam, mas seria um preço aceitável para a sociedade devido ao fato de que no Brasil não há competência suficiente para fiscalizar quem é quem no meio dessas “torcidas organizadas”), os clubes perderem seus mandos de jogos, os clubes tb devem pagar pelas escoltas de suas torcidas enquanto não são abolidas e mesmo que fossem deveriam então, pagar por qualquer despesa relacionada caso houvesse, os imbecis que fossem flagrados envolvidos em confusões dentro ou fora dos estádios, inclusive a caminho, serem obrigados a comparecerem na delegacia de sua região em dias de jogos do time que torcem e por último… os clássicos terem torcidas somente dos mandantes. No nosso país é assim, somente quando o chicote estrala de verdade é que fulano fica numa boa. Enquanto for no mamão com açúcar… esquece, sempre vai ser isso ae, vergonha total! O pior… sabe quem paga por tudo isso no final? O Brasil inteiro, que além de td ainda vai sediar olimpíadas e copa do mundo. É PRA RIR OU PRA CHORAR?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/04/2012 - 11:06
    Enviado por: jose oswaldo

    sou socio de uma organizada,mas concordo que nos classicos teriam a presença da torcida do time mandante,mais isso me faz lembrar aquele cadastro que foi feito FPF(federaçao paulista de) falcatruas)nao serve pra nada pois o controle de entrada nos estadios e ridiculo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/04/2012 - 07:34
    Enviado por: edson

    Esses marginais devem ter suas impressões digitais, exame de retina e DNA registrados em delegacias, confederações, clubes e qualquer lugar onde haja eventos esportivos e, em dias de jogos todos devem comparecer a delegacia mais proxima de sua região e ficar encarcerado até o fim do jogo e havendo ausência a pena será dobrado mais o banimento definitivo dos estádios. Melhor a justiça brasileira fazer enquanto há tempo, chega de impunidade, muitos morreram por intolerância. Queremos levar nossas famílias para ver um espetáculo que nos encanta, mas infelizmente por inconsequência de alguns, temos medo de levar nossos filhos para assistir um jogo de futebol, pois não sabemos se voltaremos vivos para nossos lares. Os procedimentos que mencionei, podem ser caros do ponto de vista financeiro, mas benéficos e duradouros para o futuro dos eventos esportivos do nosso país.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo