PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Ninguém esperava uma Ponte Preta tão ligada, nem o Corinthians

Os dois erros do goleiro Júlio César foram cruciais para a eliminação do Corinthians no Paulistão, após derrota para a Ponte Preta por 3 a 2 no Pacaembu. Falhou feio no primeiro gol e também no terceiro, ao repor mal bola que estava em suas mãos. O Corinthians pressionou nos dois tempo, como sempre fez durante todo o campeonato. No entanto, faltou ao time, além da tranquilidade de seu goleiro, maior organização ofensiva. A vontade de marcar, de empatar, de virar foi maior que a capacidade de a equipe atacar com inteligência. Foi no abafa e no abafa não conseguiu.

Foto do author Robson Morelli
Atualização:

E olha que Tite fez a coisa certa depois do intervalo, quando mandou a campo Alex e Douglas. Duas peças que deveriam dar esse toque mais cadenciado e certeiro ao Corinthians. Jogar apenas a bola na área é tática de time pequeno, sem recurso. Não é o caso do Corinthians.

PUBLICIDADE

É preciso reconhecer também o que jogou a Ponte Preta, equipe classificada em oitavo lugar para as quartas de final. Seus jogadores estavam em todos os setores. Cicinho, na direita, correu muito. Existia um combinado entre os pontepretanos: ninguém desistiria. E assim foi. Com a vantagem, o contra-ataque ficou à disposição dos visitantes. E a Ponte Preta poderia ter feito mais.

A eliminação do Corinthians só reforça a fórmula equivocada de disputa do Paulistão. O Corinthians foi melhor que todos durante 19 rodadas. E caiu em 90 minutos. Não acho que o futebol deva ser justo, mas era preciso ter jogos de ida e volta nas fases mais saborosas. As injustiças do futebol acabam premiando também equipes que não merecem nada.

Atrás da orelha do torcedor corintiano, fica uma pulga em relação ao sistema de mata-mata. Não no Paulistão, que esse não volta mais, mas na Libertadores, contra o Emelec, semana que vem. A semana no Parque São Jorge será difícil.

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.