Organização fundada por Gorbachev pressiona líderes da Rio+20 por 'compromisso real'

A Cruz Verde Internacional, organização fundada pelo ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, pediu nesta segunda-feira, 11, aos líderes que estarão na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que apresentem soluções concretas contra a mudança climática.

PUBLICIDADE

Por João Coscelli
Atualização:

ESPECIAL: A cobertura da Rio+20

PUBLICIDADE

"O que queremos é liderança. A liderança não se expressa detectando os problemas, mas apresentando soluções. Até o momento, nenhum dos mais de cem líderes que participarão da Rio+20 apresentou alguma ideia. Precisamos resolver esse problema agora", assinalou Alexander Likhotal, presidente da Cruz Verde.

"O desenvolvimento sustentável não será nunca alcançado se não lutarmos previamente contra a mudança climática", completou Adam Koniuszewki, diretor da comissão de alto nível sobre Mudança Climática estabelecida pela Cruz Verde.

O ex-presidente da União Soviética iniciou essa organização com a intenção de estimular "uma resposta internacional urgente" diante dos riscos da mudança climática.

Declaração

Publicidade

No próximo dia 18 de junho, quatro dias antes do início da Rio+20, a Cruz Verde apresentará um documento contendo um resumo com as principais consequências da mudança climática, os benefícios da ação preventiva e o pedido de uma decisão política urgente.

"A mudança climática é só a ponta da crise sistêmica que afrontamos. Isso traz ameaças existenciais à estabilidade global e a segurança que podem sacudir os alicerces da civilização moderna", diz a declaração. "É o maior desafio da próxima década. Portanto, deveríamos enfrentar esta crise sistêmica com soluções adequadas baseadas no conhecimento cientifico e centrado diretamente nas causas e no impacto da mudança climática", completa o texto.

Concretamente, essa declaração possui o objetivo de implementar medidas de redução na emissão de poluentes, de preservar o capital natural e recuperar ecossistemas e de empreender uma adaptação rápida ao impacto inevitável da mudança climática, além de reorientar a economia com um enfoque sustentável e mobilizar os recursos financeiros necessários para essas transformações.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.