Retrospectiva da Década
SEÇÕES
ARQUIVO
TAMANHO DO TEXTO

Retrospectiva da Década
  • Twitter
  • DIGG
BUSCA NO BLOG

A/O líder política/o da década

  • Por Ariel Palacios

Caras e caros,

Nos próximos dias os internautas escolherão a/o líder política/o desta primeira década do século XXI.

 Até esta 5afeira reuniremos os nomes de 20 candidatos a “líder política/o da década”.

Para serem candidatos, as pessoas em questão devem ser líderes na área da política, isto é, podem ser presidentes, vice-presidentes, reis, rainhas, princesas, comandantes guerrilheiros, ditadores, generais, líderes de movimentos pacifistas, parlamentares, primeiro-ministros, ministros, prefeitos, governadores, líderes partidários, entre outros cargos formais e informais.

Na 6afeira defenestraremos gentilmente cinco nomes da lista, que ficará reduzida a um grupo de 15 aspirantes ao título.

É preciso ressaltar que a categoria de “líder política/o” não depende exclusivamente de um comportamento angelical, pragmático, demoníaco, perverso, edificante ou destrutivo da pessoa em questão. Isto é: a/o líder em questão pode ter o comportamento de um escoteiro…mas também o do mais perverso torturador.

O fato de ser o “líder” do decênio em questão deve-se ao poder, influência ou capacidade de alterar – ou manter – os fatos mundiais. Para bem ou para mal, um líder que influenciou os eventos mundiais.

Também é verdade que nem sempre as ações de um líder ficam evidentes em uma década ou ano determinado. Ocasionalmente, um líder planta uma boa – ou má – semente de algo e os resultados podem frutificar posteriormente.

Alguns líderes agem na surdina. Ou, às vezes suas ações conseguem mais ibope do que as próprias figuras.

Explico, em relação à ciência (que não é nosso assunto neste caso): uma lista das 100 pessoas mais influentes da História, realizado nos EUA no final dos anos 70, colocava nessa centena crucial, junto com nomes como o de César, Maomé, Napoleão, Mao Tsé Tung, Galileu – entre outros – o nome de Gregory Goodwin Pinkus.

Quem era este senhor? Nada mais nada menos que o inventor da pílula anticoncepcional, que possibilitou em grande parte a revolução sexual do século XX.

A revista Time, que faz a lista do ‘homem do ano’ desde 1927, colocou como o ‘homem do ano’ de 1930 o líder hindu Mahatma Gandhi. Em 1936 a pessoa escolhida foi Wallis Simpson, a pivô da renúncia do rei Eduardo VIII. Em 1938 o escolhido foi Adolf Hitler. E em 1939 foi Josef Stalin (eleito novamente em 1942). Em 1940 o eleito foi Winston Churchill. Em 1979 o homem eleito foi o aiatolá Komeini. E em 2001, o prefeito de N.York, Rudolph Giuliani.

Se a revista Time tivesse existido no 452 d. C, quando Roma – capital na época do Império Romano – esteve a ponto de cair nas mãos dos Hunos, possivelmente o líder desses hooligans das estepes, o sr. Átila, teria sido na revista “Tempus”, o “Anni Homo”.

Aqui segue uma lista tentativa e incompleta dos líderes políticos da década

Nicolas P.S. Sarkozy

Vladimir Putin

Barack H. Obama

Kim Jong Il

George W. Bush

Dalai Lama

Ossama bin Laden

Hu Jintao

Hugo Chávez Frías

Omar Hasan Ahmad al-Bashir

Jiang Zemin

Luiz Inácio Lula da Silva

Saddam Hussein

Alvaro Uribe

Fernando Henrique Cardoso

Evo Morales

Cristina E. F de Kirchner

Rei Juan Carlos I

Hillary R. Clinton

Angela Merkel

Silvio Berlusconi

Hamid Karzai

Manuel ‘Tirofijo’ Marulanda

Michelle Bachelet

Mahmoud Ahmadinejad

Néstor C. Kirchner

Gordon Brown

Tony Blair

José María Aznar

José Luis Zapatero

Bento XVI (como chefe do Estado do Vaticano)

João Paulo II (idem)

Por favor, aumentem a lista à vontade.

Quem quiser apresentar seus candidatos, será bem-vindo aqui!

Podem colocar apenas o nome da pessoa, ou também o nome e os motivos que levaram a essa escolha.

Ou simplesmente, debater com os outros comentaristas sobre os nomes que sejam apresentados.

blog1hand-prawo2As regras a seguir são estas:

Comentários racistas, chauvinistas, sexistas ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados.

Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes.
Além disso, não publicaremos palavras ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como back ground antropológico). 

 

Abraços a todos,

Ariel

Tópicos relacionados

229 Comentários Comente também
  • 08/12/2009 - 01:24
    Enviado por: Daniela

    Vc é bom, hein! Vou ter que fazer lição de casa pra discutir isso daqui. Apesar de não gostar nada do Bush, acho que ele foi o lider político cujas ações e decisões marcaram mais o período em questão. Será que qualquer presidente dos EUA seria a mesma coisa?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 11:25
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Daniela, tampouco aprecio George W. Bush (e nem o Bush senior…se for o caso, acho que R.Reagan, nos anos 80, foi mais líder que o George pai).
      Mas, tal como dizia no post sobre Adolf Hitler, Stálin (e até Wallis Simpson, que mudou a História da Inglaterra), nem sempre o líder da década ou do ano é um sujeito…digamos… ‘supimpa’.
      Isto é, não emprestaria minha bicicleta ao Stálin, nem permitiria que Hitler levasse para passear minhas duas cachorras…e nem gostaria que Bush fosse o vizinho de prédio (vai que ele ia achar que eu estava com uma arma secreta de destruição global escondido no meu criado-mudo!).
      No entanto, pelo impacto que o George W. teve no mundo (guerras, crise financeira), ele estaria entre as pessoas que marcaram a década…
      Abraços,
      Ariel

    • 08/12/2009 - 18:18
      Enviado por: Carla Alves

      O LIDER FOI GEORGE W.BUSH.
      TEVE A CORAGEM E LUCIDEZ PARA AFIRMAR QUE O TERRORISMO ERA O MAIOR PROBLEMA DA ATUALIDADE.
      Hoje, na era Obama, ”O NÚMERO DE MORTES DE VÍTIMAS DO TERRORISMO BATE TODOS OS RECORDS, SOBRETUDO NO IRAQUE E NO AFAGNISTÃO, ONDE A SITUAÇÃO SE AGRAVOU MUITO, INCLUSIVE COM RECORDS SUCESSIVOS DE MORTES DE CIVIS.
      AS IDÉIAS DE OBAMA, SÓ PIORARAM A SITUAÇÃO DAS VÍTIMAS DO TERRORISMO, PORÉM,HOJE, A MIDIA TENDENCIOSA FINGE QUE NÃO SABE E SIMPLESMENTE IGNORAM ÁQULO QUE CRITICAVAM TANTO NA ERA BUSH.
      -Embora os democatas apoiaram a guerra, Obama a criticava o tempo todo durante a campanha, e prometeu retirar os soldados americanos do Iraque, entretanto, esta tática vem causando muitas mortes, inclusive dos americanos.
      Agora, também depois de afirmar que não enviaria mais homens para o afganistão, sabemos que enviará 35.000 soldados americanos, ou seja, quando se tem a responsabilidade de dicidir, não sobra lugar para críticas levianas e incompatíveis com a cruel realidade do terrorismo.
      -Além do mais, Saddam ameaçou matar 1.000.000 de americanos, ao lado de seu filho, numa entrevista que foi exibida inclusive pela Globo no dia em que ela foi feita,porém, ao perceberam que esta ameaça aliada a desconfiança de que Saddam teria armas de distruição em massa, pois nunca apresentava a lista para a Onu, que a exigia muitos anos, a midia mundial, parece que não a exibiu mais, pois assim, poderiam criticar e acusar Bush a vontade.
      -Esqueceram até, que Bush usou a arma química, o gás mostarda, que mata por asfixia contra os curdos, provocando milhares de mortes.
      Enfim, Bush teve a coragem de combater o mal, a perversidade e a covardia, expostos no ataque de 11 de setembro, hediondo e covarde.

    • 08/12/2009 - 18:21
      Enviado por: Carla Alves

      Corrijo: No parágrafo, Esqueceram até que SADDDAM HUSSEIN E NÃO BUSH, USOU O GÁS MOSTARDA CONTRA OS CURDOS.

  • 08/12/2009 - 09:57
    Enviado por: Adalberto Queiroz

    Meu caro Ariel,
    Não gostaria de ver pessoas que admiro ao lado de alguns desses `Homens do Ano´ (à la Times!); mas do seu ranking, com certeza escolheria o Papa João Paulo II.
    Permita-me sugerir o ex-1o.ministro inglês Tony Blair, embora não tenha grande afinidade com outro personagem, mas respeito como persona política, .
    Abraço fraterno do
    BetoQ.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 11:26
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Adalberto, obrigado pela sugestão do Tony Blair! Sem dúvida, ele recompôs a imagem da Grã-Bretanha no mundo, e incrementou o peso político de seu país no cenário europeu.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 10:08
    Enviado por: Marcelo

    Bush

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 11:26
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Marcelo,
      Obrigado por colocar o voto.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 10:49
    Enviado por: Isabelle

    Evo marcou a década com a presença da Bolívia!

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 11:28
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Isabelle,
      Sem dúvida, Evo mudou a cara da Bolívia.
      E, de quebra, pelo fato de ser o primeiro indígena a chegar à presidência de uma República na América do Sul, teve impacto grande na região, especialmente na área andina.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 11:14
    Enviado por: Rodrigo Cerqueira

    Ariel,

    para o bem ou para o mal, George W. Bush é o líder da década. A própria eleição de Obama pode ser parcialmente creditada à política de Bush. Sua reação ao 11 de setembro transformou o caipira que era motivo de piadas na época de sua eleição numa espécie de encarnação de todos os males do chamado Império Americano. É ele.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 08/12/2009 - 11:30
    Enviado por: Ariel Palacios

    Caro Rodrigo,
    Pois é, Bush poderia mesmo despontar como o ‘líder’ da década. E, Obama, apesar do impacto que terá, ele chegou no finalzinho deste decênio. Talvez Obama possa ser o líder da próxima década. Ou ainda desta. Quem sabe?
    Mas, como dizia antes sobre Átila, o Huno…sem dúvida, foi o homem do ano 452 d.C!
    Obrigado!
    Abraços,
    Ariel

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 08/12/2009 - 14:00
    Enviado por: Gabriela

    Dificil, Bush esteve envolvido nos principais acontecimentos da decada, mas tanto o Lula quanto o Chavez ajudaram a por a America Latina de vez “no mapa”, por motivos diferentes, mas colocaram…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 14:07
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Gabriela,
      Concordo. No caso específico da América Latina por “X” e “Y” motivos, os presidentes Lula e Chávez fizeram que a região estivesse muito mais presente no contexto mundial.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 15:24
    Enviado por: Leandro Cortiz

    Evo é o lider da decada.
    Bush é o fascinora

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 08/12/2009 - 15:36
    Enviado por: Ariel Palacios

    Caro Leandro,
    Obrigado por participar.
    Mais um voto para Evo Morales…Até o momento, o reeleito presidente da Bolívia e o ex-presidente dos Estados Unidos são os principais indicados.
    Abraços,
    Ariel

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 08/12/2009 - 15:48
    Enviado por: Valder Hugo

    Falta o Adriano Queiroz, líder de Nárnia.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 16:10
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Valder,
      Obrigado por relembrar de Nárnia, grande obra de CS Lewis.
      Mas, no caso, o líder de Nárnia era Peter, o mais velho dos irmãos Pevensie (se bem que eles estavam ocupando o lugar do príncipe Caspian. O Caspian X).
      No entanto, a década dos Pevensie brothers é a de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial.
      Mas, se olharmos a cronologia de Nárnia, o primeiro livro acontece na primeira década do século X (de Nárnia), enquanto que o segundo livro é na primeira década do século XXIII.
      Portanto, não se enquadra em nossa década, a primeira do século XXI.
      No entanto, tua lembrança de Nárnia é interessante, já que, embora seja uma ficção, alguns líderes mundiais atuais pareçam mesmo personagens de obras de realismo fantástico….
      Nessas circunstâncias, eu teria ficado na dúvida entre votar no capitão Kirk ou no sr. Spock. Mas, infelizmente não pertencem a esta década…
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 15:49
    Enviado por: marcio varella

    um líder é um cara do Bem. Bush é do mal. Obama, Lula e Fidel são do Bem.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 16:13
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Márcio,
      Obrigado pelo comentário. Mas, a verdade é que um líder pode ser do mal, do bem, ou do mais ou menos…
      Hitler liderou uma horda de sanguinários nazistas. E mobilizava milhões de pessoas em toda a Alemanha (e fora dela). Stalin idem. E o mesmo outras figuras (que são as que eu prefiro) como Churchill ou De Gaulle.

      O Houaiss, por exemplo, define líder como “o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros. Ou, pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento ou comportamento de outras”.

      Se a categoria fosse a de “líder político do bem da década”, aí, sim, concordaria totalmente contigo. Mas, trata-se de “líder político da década”.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

    • 08/12/2009 - 22:05
      Enviado por: bert wesley

      Po…Fidel e Lula nao…para com isso…

  • 08/12/2009 - 16:34
    Enviado por: Rogerio Lima

    O lider politico da decada é Fernando Henrique Cardoso, se não fosse o seu governo o Brasil não estaria como esta hoje.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 16:50
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Rogério,
      Obrigado pelo voto.
      FHC pega a década no começo, já que ele deixou o poder no dia 1 de janeiro de 2003. Mas, entra de todas formas (da mesma forma como Obama, eleito no ano passado, e no cargo desde janeiro deste ano, pega a década no finalzinho, mas entra nesta competição também…).
      Concordo: boa parte do desenvolvimento atual do Brasil deve-se em parte a algumas bases colocadas por este sociólogo que um dia foi anfitrião do casal Sartre-Beuavoir para um almoço e uma visita à Araraquara.
      Abraços,
      Ariel

    • 10/12/2009 - 11:48
      Enviado por: Guedis

      Essa não cola O melhor e Lula….o Homem do ANO……
      Fernando Henrique….já era…..nunca mais…

    • 16/12/2009 - 23:08
      Enviado por: MCVESPI

      Concordo em gênero, número e grau. O Brasil é um antes de FHC e outro (muito melhor)após ele. Ademais, também gosto muito do atual presidente, Lula,deu sequência ao que FHC começou. Também é um grande líder.

  • 08/12/2009 - 17:04
    Enviado por: Sica

    George Bush. Para o bem ou para o mal foi o homem mais poderoso por 8 dos 10 anos em questão. Como herança, um mundo polarizado e duas guerras intermináveis. E, por incrivel que pareça talvez seu maior legado chame-se Barack Obama
    Não estou fazendo juizo de valores, apenas quantificando importancia

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 17:23
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Sica,
      Pois é, talvez as guerras de G.W. Bush tenham tido como resultado (involuntário evidentemente) a eleição de B.H. Obama.
      O fato é que, independentemente de um julgamento moral, Bush talvez foi uma das pessoas que por suas ações e pensamentos (mesmo sendo ‘freak’ em diversas situações) mais influenciaram os acontecimentos da década. E, para tal, nem sempre é necessário um grande intelecto.
      Aliás, que década esta, não é? Se a compararmos com os anos 40, vemos que ali estavam Churchill e De Gaule, que foram bons escritores nos tempos de folga, presidentes-intelectuais como Masaryk, sujeitos como Nehru e Ben Gurion (que pensaram nações), entre muitos outros…
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 17:13
    Enviado por: Fred

    George Bush, sem dúvida

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 17:24
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Fred, obrigado por participar!
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 17:31
    Enviado por: Jose Albino

    Sugiro incluir Al Gore, lider na área ambiental, tema principal dos tempos atuais.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 17:46
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Albino,
      Sim…Al Gore entraria como líder político…um líder político que age na área ambiental, mas um líder político no fim das contas.
      Em um momento como este, no qual o planeta está mal das pernas em questões climáticas, Gore deu uma série de sinais de alerta que despertaram a atenção de vários governos.
      Obrigado pelo comentário!
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 17:32
    Enviado por: Vinícius Ruiz

    Se o nome do Lula está na lista – e com razão deve estar – está sendo feita uma grande injustiça contra o Zé Dirceu, outro que ainda pinta e borda pelas bocas de Brasília.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 17:52
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Vinícius, o José Dirceu talvez entraria melhor na categoria “eminências pardas”…não chega a ser – na minha opinião – um líder político em si. Talvez um grande articulador.
      Mas, de todas formas, fica registrada aqui a candidatura desta figura da política brasileira, que sem dúvida merece uma detalhada biografia, não acha?
      No entanto, acho legal para a próxima década a categoria “eminência parda da década”, pois são figuras que agem nos bastidores, e são muitas vezes os ‘homens de ação’ dos líderes, não é?
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 17:34
    Enviado por: Sica

    De fato o mundo anda carente de grandes líderes.
    Comparar por exemplo um Blair ou um Gordon Brow com uma Tatcher só pra ficar na inglaterra, chega a ser hilário.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 17:43
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Sica, concordo.
      Vilões, mocinhos ou os fifty-fifty já não são como antigamente…
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 17:55
    Enviado por: Carlos T. Lemos

    Lula.

    Não só pela transformação que o país passou, mas pelo fato de nenhum político chegar ao fim do mandato com 83% de aprovação.

    E a história de vida dele só é crível porque é verdade. Você pode até não gostar do sujeito, achar que ele é isso ou aquilo.

    Ele ainda é a pessoa mais impressionante [pro bem ou pro mal] dessa e de muitas décadas.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 20:04
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Carlos, pois é, a elevada aprovação popular do presidente Lula recorda (um pouco mais elevada) a popularidade do ex-presidente argentino Néstor Kirchner era de 75%, enquanto que a do presidente uruguaio Tabaré Vázquez é de 71% (ele está em seus últimos três meses de governo).
      Não concordo no quesito “impressionante” como o ponto para designar um líder de influência…Mas, concordo sim contigo sobre as transformações que o país passou (independentemente se foram feitas com uma base deixada pelo governo anterior, nem os escândalos de corrupção, etc).
      A história de vida de Lula, tal como de muitos bilhões de outras pessoas, foi dura no início. Também é verdade que ele não é “operário” há várias décadas.
      No entanto, tal como dissemos antes, para ser líder destes tempos, não é preciso ser um sujeito honesto ou não, bom ou ruim…mas, ser alguém que, com seus atos, teve profunda influência na política.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 18:13
    Enviado por: Victor D. B. R. de Moraes

    Um sugestão para candidato é o XIV (14º) Dalai Lama, Tenzin Gyatso, o líder espiritual e temporal do povo tibetano no exílio. Eu não sou budista, mas qualquer pessoa pode garantir que ele é um exemplo não só de político, mas de ser humano. Ele foi expulso de seu país e foi forçado a observar seu povo ser oprimido e sujeito a uma ditadura cruel e violenta que se diz defensora do povo. E, mesmo com todos esses motivos para odiar seus semelhantes, o Dalai Lama jamais orientou a violência ou a raiva. Não dá para dizer que houve grandes avanços na questão tibetana na última década (embora, principalmente nas Olimpíadas de Pequim de 2008, tenha havido uma grande agitação), mas a postura do Dalai Lama chama cada vez mais a atenção internacional, o que pode vir a resolver a situação do Tibete, além de mostrar ao mundo que todos os homens são iguais.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 20:06
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Victor,
      Boa sugestão. Pois, claramente, o Dalai Lama não é somente um líder espiritual, mas também foi um líder político…E foi chefe de Estado do Tibet, isto é teve um cargo formal secular também. Sem dúvida, é um exemplo pela influência de pacifismo. Obrigado pela sugestão!
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 18:27
    Enviado por: luiz sergio nacinovic

    Acredito que vcs estão se antecipando nessa retrospectiva de década. A primeira década do sec XXI começou em 2001 e vai terminar em 2010.Assim, qualquer coisa representando a década tem que ser escolhida no ano que vem. 2009 não encerra década nenhuma, a não ser no calendário de vcs.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 20:09
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Luiz Sérgio,
      Obrigado pelo comentário. Mas, não temos calendário próprio. Quem dera, pois poderíamos ficar para a História, tal como o papa Gregório. Ou os maias (os da península de Yucatán, não a família – Os Maias – da obra de Eça de Queiróz)!
      O que consideramos neste caso, foram os últimos dez anos…tal como afirma-se costumeiramente, “os anos 60”. Isto é, o período que vai de 1960 ao final de 1969, já que 1960 não pertence aos anos 50.
      Problema mesmo é denominar os primeiros dez anos após uma troca de duplo ’0′, isto é, de uma centúria. Isto é: como denominados os primeiros dez anos do século XX? Os anos ‘zero’? Depois temos os anos vinte, os anos quarenta, e por aí vai. Mas e esses primeiros dez anos? Genéricamente, no caso do século XX, o pessoal refere-se como a “Belle Époque”, sem fronteira numérica. Ou, a “Era Eduardiana”, pela influência que o rei Eduardo da Grã-Bretanha teve naquele período.
      Eu mesmo era pré-adolescente quando a TV Globo, em 1980, lançou o tom “geração 80”.
      Sem dúvida, uma discussão que dá pano para a manga. Mas, que não tira o sabor de discutir, no fim formal da década ou começando o último ano dela, quais são as figuras mais ‘relevantes’ do período.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 18:28
    Enviado por: Erick Coser

    Ariel,
    Primeiramente parabéns pela iniciativa, achei muito interessante a proposta de valorização da memória, que eu, assim como muitos, facilmente esquecemos. No entando, acredito que ainda falte um pouco de rigor histórico para tal nomeação, principalmente em alguns votos, mas claro respeitando a todos. Tomando a premissa de que a/o lider da década foi um player global ao longo dos anos 2000, de que representaram os dois últimos anos do governo FHC, ou a eleição de Cristina e Néstor Kirchner ou Evo Morales em uma escala global? Claro que é natural termos uma tendencia ao bairrismo, mas se quisermos eleger o lider da época em questão, que o façamos com um minimo de rigor na análise, deixando de lado questões políticas e ideologicas. Decerto, da mesma forma, ignoramos algumas lideranças que para nós pouco significam, como a lideres asiáticos e africanos, que não frequentam o nosso cotidiano midiático latino.
    De qualquer modo, apesar de ter apenas 8 anos no início da década, e pouca capacidade de discernimento, a liderança de George Bush claramente foi a que mais marcou o nosso cotidiano, com suas atitudes unilaterais que culminaram em um anti-imperialismo visto antes apenas em épocas de colonização. De quebra, Bush ainda ajudou a mascarar o crescimento da bolha imobiliária, decorrente, principalmente, às suas atitudes característicamente republicanas de adoção de medidas neoliberais de desregulamentação do mercado. Ainda conseguiu causar polémica logo nas eleições presidenciais de 2000, no estado da Flórida, onde foram no mínimo suspeitas, e venceu o candidato Democrata Al Gore. Dia ou outro fico imaginando como teria sido o mundo se aqueles 500 e poucos votos tivessem ido para o partido Democrata, um mundo mais ecológico talvez? Ou quem sabe a mesma coisa…
    Ainda vale ressaltar ainda as figuras de Luis Inacio Lula da Silva, pelo que sua eleição e governo representaram ao Brasil e aos países em desenvolvimento e sub-desenvolvidos, ainda que não compactue com muitas de suas políticas; Vladmir Putin, devido ao seu neoczarismo, ainda que de forma mais discreta, como primeiro-ministro; o Papa João Paulo II por ser um ícone de liderança global e por ter conseguido se abrir a novas idéias, ainda que dentro de uma das mais conservadoras das instituições, e o digo ainda que sendo ateu. Tal como Voltaire disse, “Posso não concordar com nenhuma palavra do que disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dize-lo”.
    Abraços,
    Erick

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 20:11
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Erick, obrigado pelos parabéns.
      “Global player” é a expressão exata. Perfeito.
      Colocamos, como bem dissemos lá na postagem, a modo “tentavivo” e “incompleto” uma lista tentativa de nomes de líderes…para que o leitor pudesse complementar com suas próprias opiniões.
      Eu pessoalmente não votaria nos Kirchners ou em Berlusconi. Nem em José María Aznar ou José Luis Zapatero. Mas, sabia que várias pessoas optariam por eles, e era necessário pelo menos citá-los na lista.
      Pensei até colocar o rei Leka da Albânia…bom, o rei, que na verdade não é rei formal, pois seu pai, Zogu, teve que fugir do reino com a invasão italiana de 1940…Mas, vai que alguém pensa no esquecido herdeiro do trono da água bicéfala!!
      E que bom que recordou o grande Voltaire, que disse ao padre que foi oferecer-lhe a confissão em seu leito de morte: “diga, padre, em que posso ajudá-lo?”
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 18:38
    Enviado por: Luiz

    Se FHC está na lista, Fujimori também deveria estar. Faz sentido, é algo lógico!

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 20:13
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Luiz, Fujimori entraria formalmente por um raspão, pois teve que deixar o poder em novembro do ano 2000. Sua época de influência foi mesmo os anos 90…
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 19:46
    Enviado por: Edson L. Bortoletto

    BUSH,
    -Líder por líder, tem que ser ele.
    -Quem tem coragem de enfrentar o mundo ?
    -Apesar de que é Bíblico, todo grande império um dia cai.
    -Lembram-se do 11 de setembro ?
    -Mas Lider sem dúvida é BUSH.

    obrigado

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 20:20
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Edson,
      Concordo que George W. tem grande potencial para ser escolhido líder destes 10 anos…
      No entanto, Bush não enfrentou o mundo, já que, por exemplo, na invasão ao Iraque teve o apoio em peso da Europa. E a própria China não se opôs concretamente a isso. Nem a Índia, nem o Brasil.
      E, para deflagrar uma guerra nem sempre é preciso coragem. Muitas guerras, ao longo da História, foram desatadas por paranóias, problemas mentais graves, interesses econômicos, etc.
      Todo dia um grande império cai. Mas, Churchill foi sem dúvida um dos grandes líderes mundiais nos anos 40 e 50..e o império britânico caiu logo ali, após o fim da Grande Guerra.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 21:30
    Enviado por: JEAN FRANCISCO DE SENA

    Luis Inácio Lula da Silva

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 08/12/2009 - 21:40
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Jean, obrigado pelo voto.
      Caras e caros, vou jantar e volto mais tarde.
      Boa noite a todos! Bons sonhos para aqueles que forem deitar daqui a pouco.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 22:10
    Enviado por: bert wesley

    o grande lider sera sem duvidas Barak Obama…a luta sera grande,mas ele vai conseguir…E sabe o que? que seje rapida a sua vitoria nessas conquistas,pois o mundo vai precisar.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:03
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Bert, bom dia!
      Obrigado por seu voto.
      Sem dúvida, o presidente Obama terá muito trabalho pela frente, não somente na área política, mas também na econômica.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 23:05
    Enviado por: Fidel

    por que o nome do fernando henrique cardoso está nesta lista??. só se for para fazer menção ao seu entreguismo e como um dos piores do Brasil,ou seja, ser lembrado como contra exemplo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:06
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Fidel,
      O nome de FHC está na lista pois esteve no poder nestes 10 anos pelo menos durante três: o 2000, 2001 e o 2002.
      E, porque trata-se de uma lista “tentativa” e “incompleta”, tal como dissemos lá acima.
      Também colocamos o o afegão Karzai e a Michelle Bachelet, além dos nomes mais evidentes como Putin, Obama, Bush e Saddam Hussein, entre outros..
      Alguma recomendação ou voto?
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 23:16
    Enviado por: gonzalo alvarez garcia

    Una muy interesante iniciativa, la he reseñado en nuestro portal para mayor difusión, espero que tenga éxito, le dejo el enlace http://globedia.com/lider-politico-decada

    Felicitaciones

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:35
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Gonzalo,
      Muito obrigado pela divulgação deste debate em seu blog!
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 23:17
    Enviado por: idyliogm macedo

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:35
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Idyliogm,
      Muito obrigado pelo voto. Pelo visto o atual presidente brasileiro está disputando palmo a palmo este debate com o ex-presidente G.W. Bush.
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 23:19
    Enviado por: idyliogm macedo

    ACHO QUE ESTA FALTANDO O NOME, DE MIGUEL ARRAES DE ALENCAR.
    EX-GOVERNADOR DE PERNAMBUCO,REVOLUCIONOU A POLÍTICA NO NORDESTE.UM MITO.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:36
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Idyliogm,
      O nome do Alencar não entraria exatamente nesta lista, pois trata-se de uma lista dos últimos dez anos. Arraes foi uma das principais figuras da política brasileira nos anos 60…e novamente nos anos 80.
      E com menos peso nos anos 90.
      No entanto, desde a virada do século XXI, Arraes não teve influência de destaque.
      No entanto, rigorosamente falando, o ex-governador, que faleceu em 2005, neste decênio somente ocupou o cargo de deputado federal entre 2003 e 2005. Inclusive, nessa eleição, foi o quarto deputado mais votado em seu estado. Já não era o grande vencedor nas urnas. E de quebra envolveu-se no apoio ao Garotinho, candidato a presidente no primeiro turno (das eleições de 2002). E mesmo durante o primeiro governo Lula ele só teve influência para indicar o ministro de ciência e tecnologia.
      No entanto, como digo, Arraes teve uma grande presença na política brasileira em outras décadas.
      Mas, por rigor formal, deixaremos a candidatura de Arraes registrada.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 08/12/2009 - 23:46
    Enviado por: Christopher

    Para se vencer uma eleição bastam ter estratégias específicas e muito dinheiro. No entanto, ser um grande político é que são elas. Político é ser líder em potencial. E liderança depende de comunicação, flexibilidade e congruência.

    Unir mentes e corações num processo de liderança apaixonante e levar esta paixão para uma realidade de vida numa comunidade, cidade, estado e nação.

    Tudo isto com o objetivo do bem maior, sem legislar em causa própria. Portanto discordo veementemente de classificar como “Líderes” aqueles que colocam em risco os seus liderados.

    Como o desejo de votar é grande, fico com Barack Obama que apesar de pouco tempo na liderança, parece reunir todos os predicados acima.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:37
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Christopher,
      Acontece que “líder” é quem lidera, seja para o bem ou para o mal, seja Hitler liderando a Alemanha para a catástrofe, seja Churchill liderando a Inglaterra para resistir contra o nazismo. Líderes que colocaram em risco seus liderados há de sobra na História mundial.
      Obrigado pelo voto. Fica registrado mais um voto para o presidente Obama.
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 00:12
    Enviado por: Willians Correia

    Ariel, parabens pela inciativa. Meu voto fica para Bush. Sua influência no que vemos hoje foi muito grande e sem duvida preenche 8 anos do tempo proposto para a votação. O que dizer? Bush. não esqueceremos da sua atuação na história. e tenho certeza que quando meus filhos vierem…irão estuda-lo nos livros de historia. tenho 21 anos, vai demorar um pouco pata ter filhos. abracos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:38
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Willians,
      Obrigado pelo estímulo. Mais um voto para Bush.
      Sem dúvida, a influência do ex-presidente americano na História do último decênio é significativa! Para bem ou para mal, dependendo das opiniões, mas significativa de todas formas.
      E teus filhos com certeza lerão o nome dele nos livros de História (com críticas e elogios, ou ambos, dependendo do autor). Aliás, um dos grandes presentes que meus avós me deram quando era criança foi um livro de História, o Outline of History (que no Brasil chamou-se ‘Esquema da História’) de H.G. Wells. Pois é, o autor de ficção-científica publicou um livro muito bom sobre História do mundo. Muito ponderado e didático.
      Sim, 21 anos é um pouco cedo…use as devidas precauções e tenha os filhos quando considerar que está preparado.
      Muito obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 03:38
    Enviado por: Heitor Claro da Silva

    nbsp;Bom…começo com Manuel ‘Tirofijo’ Marulanda, mas só porque não queria citar Chávez, por ser um presidente, soa muito institucional, “um homem que faz pelo povo”, parece politicagem de campanha eleitoral.
    O Marulanda, que morreu, pelo menos não era candidato à nada, mas era político, e fazia política lutando com seus combatentes, de há muito, nas selvas amazônicas, pela liberdade do seu povo. É isso, admiro quem morre lutando. Aqui no Brasil quem morre lutando não vira exemplo, mas carniça para servir de mostra de como não se deve se meter em “coisa pra gente grande”. Aqui, vive quem aprende a dar um jeito na desgraça.
    De graça, perto do fim do ano, acho que temos a crise, que por apertar o cinto de muita gente, vira terreno de construção para muito herói, feito o Marulanda, o Marighela, o Lenin, e tantos outros.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:39
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Heitor,
      Obrigado pelo voto. O primeiro registrado para o defunto guerrilheiro colombiano.
      Aliás, no La Nación, de Buenos Aires, foi publicada no fim de seman uma matéria muito interessante sobre o filho de Marulanda.
      Abraços,
      Ariel

    • 10/12/2009 - 02:18
      Enviado por: Heitor Claro da Silva

      Oi Ariel, procurei a matéria sobre o filho de Tirofijo, achei uma “Desertora de las FARC devela que su ex líder Marulanda tuvo un hijo enano”. Eu li, achei interessante, obrigado pela dica.
      Leio sempre o Estadão, já fui assinante e, por um tempo fui até vendedor do jornal, quando eu fui Operador de Tlmkt ativo. É um jornal conservador, mas muito profissional, amplo, diverso, rico, um dos melhores do Brasil.
      Bom…acho que meu voto pelo Marulanda será um dos poucos pelo líder. Mas, valeu à pena.
      Abraços

  • 09/12/2009 - 05:38
    Enviado por: Luc

    Salve Ariel,
    Talvez para o autor da “Origem das Espécies” seria um bom tema, pois a fauna que aí está daria um bom livro.
    Quem foi bonzinho, mais ou menos bonzinho etc…, cremando estes cidadãos ainda sobraria muito espaço na lata de lixo da humanidade.
    Saudações

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:40
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Luc,
      Pois é, sinhô Carlos Darwin ia ficar abismado em ver a fauna política deste arraiá de início de século. E até diria que a capacidade de adaptação de políticos, com troca de nome de partidos, e troca literalmente de partidos como se fosse uma troca de meias, daria inveja à qualquer espécie.
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 07:25
    Enviado por: Cristiano

    Para mim o líder da década é Luis Inácio Lula Da Silva.
    Apesar de dos escândalos de corrupção que veio atona em seu mandato, é apenas uma demonstração de que o país está mudando e que a sujeira está mais exposta de maneira que a polícia federal está tendo mais liberdade para trabalhar.
    Quero que alguém confirme que nos governos anteriores não haviam corrupção. Com certeza havia e talvés maiores, só que encobertas.
    Queria saber por exemplo onde foram parar o dinheiro das privatizações das nossas grandes empresas que foram vendidas a preços de bananas.
    Lula fez com que o país fosse mais visto e mais respeitado internacionalmente.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:41
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Cristiano,
      Obrigado pelo voto.
      Sobre os escândalos de corrupção, com certeza nos governos anteriores existiam.
      Mas, tal como na Argentina, os corruptos de antes roubavam e sabiam “fingir” bastante bem que não roubavam. Talvez a diferença com os tempos atuais é que hoje em dia os políticos roubam mais descaradamente.
      E, também é verdade que a população começou a ficar cansada de ser roubada. Talvez por isso os escândalos tenham mais repercussão atualmente do que no passado. E isso, em todo o mundo, com políticos de esquerda, direita, da suposta esquerda, do suposto centro, etc.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 08:32
    Enviado por: sergio afonso

    Luiz Inacio Lula da Silva, pelo tamanho que o Brasil ocupa hoje no mundo.

    A proposito: O FHC foi citado nesta lista, PRQ??????????????

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:42
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Sérgio,
      Registrado o voto para Lula.
      O nome de FHC está na lista pois esteve no poder nestes 10 anos pelo menos durante três: o 2000, 2001 e o 2002.
      E, porque trata-se de uma lista “tentativa” e “incompleta”, tal como dissemos lá acima.
      Também colocamos o o afegão Karzai e a Michelle Bachelet, além dos nomes mais evidentes como Putin, Obama, Bush e Saddam Hussein, entre outros..
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

    • 10/12/2009 - 17:08
      Enviado por: João

      FHC com certeza, os Lulistas, esquecem e tudo, na época do Collor, os Petistas diziam que o plano encômico dele era o ideal, depois foram contra o Real, e hoje alguns acham que foi o Lula que criou o Real,O Lula cabou com a inflação, O Lula criou bolsa escola, o Lula descobriu o Brasil, o Lula descobriu a América. e só faltou morrer no lugar de Cristo, mas estava lá como apostolo São Lula, gente se o Lula fez qquer coisa foi em cima que o FHC deixou, pois o PT nunca teve plano ecônomico próprio, sem comentários, pois como o Lula diz os Petistas seguem, Não vi nada não sei nada.

  • 09/12/2009 - 08:52
    Enviado por: Jorge Kleber Teixeira Silva

    Os políticos e líderes ligados a INTERNACIONAL SOCIALISTA

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:43
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Jorge,
      Obrigado pelo comentário…mas poderia especificar um político e líder?
      A Internacional Socialista abriga uma variedade grande de partidos em todo o mundo…até o ex-presidente Fernando De la Rúa (1999-2001), por estar na União Cívica Radical (UCR), estava na Internacional Socialista…
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 09:01
    Enviado por: Giuliano de Moraes

    bin Laden… infelizmente!!!!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 09:48
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Giuliano.
      Pois é, muitas vezes alguns líderes não são sujeitos os quais convidaria para comer empanadas em casa ou emprestaria um carro ou dinheiro…
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 09:44
    Enviado por: Marcelo Loeser

    Acho que o Papa João Paulo II . Prova disso foi seu funeral que mobilizou o mundo inteiro.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 13:53
      Enviado por: Ariel Palacios

      Marcelo,
      Obrigado por participar!
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 10:06
    Enviado por: Eduardo

    Realmente uma escolha dificilima. O papa João Paulo conseguiu guiar a igreja e mante-la praticamente imutável em plena era cibernetica. O significado da eleição do primeiro afro descendente americano é algo grandioso e ainda trará desdobramentos. Já George Bush se fosse um filme (ainda será) seria um épico , pela relação tolerante frente aos ataques israelenses aos palestinos. Pelo conflito com o Iraque e Afeganistão , pela quase doentia busca ao Osama Bin Laden e pela visão direitista religiosa que implantou no país até então mais democratico do mundo. Nunca a América havia passado por sobre os direitos humanos de forma tão escancarada. O homem é quase imbatível.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 13:55
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Eduardo, concordo! Por acertos ou trapalhadas, o posto de líder é assaz disputado…
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 10:48
    Enviado por: Ramilson nascimento da silva

    Gostaria de imforma que na opinião de 83% dos brasileiros o melhor presidente que a republica federativa do brasil ja teve é Luis ignacio LULA da silva, não ha igual.
    igual somente a DILMA quando for eleita no proximo ano.
    sds
    pedro.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 13:57
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Pedro (ou Ramilson?),
      Obrigado por participar e pelo voto!
      Mas, explico que em português, ao contrário do espanhol, o segundo nome do atual presidente é ‘Inácio’ e não ‘Ignacio’.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 10:51
    Enviado por: isara cougo duarte

    Luiz Inacio Lula da Silva com certeza vai deixar saudades pois hoje a classe menos abastada da populaçao tem o direito ater ao menos o que comer . e e um governo transparente doa na quem doer

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 13:59
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Isara,
      Obrigado por participar!

  • 09/12/2009 - 10:59
    Enviado por: Hiroyto

    Meu voto para Chaves. Um dos poucos a enfrentar os EUA . Provocou a ira dos jornais conservadores . Chaves em pouco mais de 5 anos de mandato fez mais que os 500 e poucos anos que governos anteriores fizeram. A Venezuela hoje não é mais um mero exportador de petróleo . Parabéns Chave. Tem muitos votos fora da mídia pro americana . Pode ter certeza disso. Vá em frente .

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:06
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Hiroyto, obrigado pelo voto!
      Mas, Chávez está na realidade há 10 anos (ele celebrou o decênio recentemente) no poder.
      E, sobre enfrentar os EUA…bem, na verdade é mais lero-lero do presidente venezuelano, pois nunca especulou em fazer um embargo aos EUA. Chávez destina a maior parte de suas vendas de petróleo ao mercado ‘yankee’…e o país onde mais a PDVSA possui postos de gasolina no exterior não é nenhuma das denominadas ‘irmãs’ repúblicas latinoamericanas, mas sim, novamente, os EUA.
      E, infelizmente, informo que sim, a Venezuela é basicamente um exportador de petróleo…inclusive, não conseguiu desenvolver a agricultura, e portanto precisa importar muito da Argentina, entre outros países.
      Mas, independentemente da má administração econômica (pois a pobreza não foi reduzida), o presidente Chávez tem excelente marketing que satisfaz um bom nicho de mercado.
      Não podemos negar que é bom de propaganda, e, muitas vezes, a propaganda é a alma do negócio.
      Ele até consegue convencer muitos setores que ele é de esquerda, imagine só! E como poderia ser de esquerda e ser radicalmente contra o aborto, tal como ele é?
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 11:13
    Enviado por: Gitibá Guichard Faustino

    Pensar na possibilidade de considerar Hugo Chavez o líder político da década é um absurdo ! Esse cara é patético ! Ele pensa que é Simon Bolívar, e isso é um sinal de desequilíbrio mental. Uma coisa pelo menos tem o seu valor. Ele é engraçado !!!!!!!!!!

    Gitibá

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:11
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Gitibá,
      Pois é…mas um pateta sideral também pode ser líder…veja só o caso de Mussolini.
      E, é verdade…Chávez, independentemente das medidas autoritárias ou do caudilhismo, é engraçado. Digo, é um personagem que rende muito nas matérias, já que suas declarações costumam ser polêmicas, com um viés surrealista.
      Mas, como digo, líder, pessoa com influência, não é necessariamente alguém bom ou ruim, bom administrador ou péssimo administrador..
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 11:53
    Enviado por: Jorge

    O líder da década na América Latina foi com certeza o Hugo Chávez, que mudou totalmente o cenário político da região e criou uma nova realidade geopolítica a partir de suas alianças e de suas inimizades. E levou a região para o noticiário internacional bem antes que o Lula e seu pré-sal. Hoje termos como “bolivariano” e “socialismo do século XXI” são compreendidos pela maioria das pessoas que se interessam pelo assunto, enquanto há dez anos eram ‘papo de bar’ da R. Bartira, em Perdizes…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:18
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Jorge, concordo…como disse há pouco, a propaganda é a alma do negócio!
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 11:55
    Enviado por: João DoContra

    Seguindo a linha dos muitos que defenderam Bush Jr como líder da década, por sua atuação intransigente e suas guerras contra o terror, devo afirmar, concordando com Giuliano de Moraes, que o homem da década é Bin Laden. Se o Sec. XX começou tardiamente (em 1914, com a I Guerra), ele só terminou em 2001 por conta de seu dia 11 de setembro. Mudaram os inimigos, mudou o modo de guerrear.
    Agora, se for para eleger um líder político que exerceu (ou exerce) mandado como chefe de governo, aí o voto é para Lula. Com mais de 80% de aprovação popular interna, Lula e seu chanceler colocaram o Brasil como interlocutor privilegiado no cenário internacional. Para comprovar minha tese, recomendo reportagem de capa da Revista Carta Capital da semana passada.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:20
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro João, muito interessante essa análise!
      Pois é, mudou a forma de fazer a guerra, a imagem dos EUA ‘blindado’ acabou…sem dúvida, o sr. Laden é um potencial candidato.
      Abraços,
      Ariel

    • 09/12/2009 - 14:52
      Enviado por: Sergio

      Carta Capital não deve ser recomendada nunca como veículo isento.

  • 09/12/2009 - 12:20
    Enviado por:

    Luiz Inácio Lula da Silva

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:21
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Zé,
      Obrigado pelo voto e por participar!
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 13:17
    Enviado por: J.C.Cardoso

    Bom. Eu voto no Hugo Chávez.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:22
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro JC, obrigado por participar e pelo voto!
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 13:47
    Enviado por: Ana

    Sem dúvida nenhuma o líder da década foi o intragável Bush. Enfrentou o mundo todo e nem estava ai. Todo mundo só odiava ele e, por causa dele, um negro pela primeira vez foi eleito presidente da maior potência do mundo. Devido aos erros dele foi feita justiça com os negros em geral. Um fato histório formidável não só nos USA como para o mundo inteiro.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:24
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Ana, obrigado por participar. E sim, sem dúvida, as mancadas de GW Bush possibilitaram, em boa parte, a vitória de Obama nas eleições americanas.
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 13:51
    Enviado por: GERMANO DE FARIA

    Caro Ariel . . . FERNANDO HENRIQUE CARDOSO é o meu voto conciente pois contruiu o sólido alicerçe econômico e social que tirou o Brasil do caos inflacionário tornando-se um País mais respeitado de forma que muitos críticos do passado estão hoje colhendo bons frutos sem sequer entenderem de plantações mas, se quizerem, há muito ainda por fazer por este nosso País, se enumerar-mos a quantidade de problemas crónicos existentes veremos
    que não há motivos para tanta EUFORIA !

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:25
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Germano, obrigado por participar e pelo voto!
      Abraços,
      Ariel

    • 10/12/2009 - 12:54
      Enviado por: ELIZABETE BERNARDI;

      CONCORDO COM O SR GERMANO DE FARIA. SO QUEM SOFREU COM A INFLAÇAO GALOPANTE SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO. FERNANDO HENRIQUE FOI O MELHOR PRESIDENTE PARA O BRASIL NA EPOCA .

  • 09/12/2009 - 14:16
    Enviado por: poeta

    Líderes da década: Lula, Obama e Sarkozi
    Paspalho da década: Chavez

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 14:32
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Poeta,
      Obrigado por participar…mas o voto é para quem? Lula, Obama ou Sarkozy?
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 14:27
    Enviado por: Mayara Aguiar

    João Paulo II

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 15:00
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Mayara,
      Obrigado!
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 14:50
    Enviado por: Sergio

    W Bush.
    Otrea coisa: tem como colocar o espaço de comentários no início da página?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 15:01
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Sérgio, obrigado pelo voto.
      Mas, não entendi: como assim colocar o espaço de comentários no início da página? Refere-se a colocar os comentários acima da postagem com a lista tentativa e as explicações?
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 14:57
    Enviado por: Paulo Ferreira da Silva

    Alvaro Uribe na cabeça. combate com o braço forte uma esquerda criminosa.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 09/12/2009 - 15:02
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Paulo,
      Obrigado. Olhe só que coisa interessante…Uribe, tal como Lula, apesar dos estilos diferentes, possuem elevados índices de popularidade entre seus cidadãos…
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 15:25
    Enviado por: Cristiano A. Lima

    Infelizmente e sem dúvida George W. Bush. Mas, também infelizmente, Hugo Chávez não pode ser desprezado. Antagônicos porém “farinha do mesmo saco”. Contudo Bush influenciou muito mais decisivamente os rumos do planeta, para pior.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 09/12/2009 - 16:37
    Enviado por: Pedro Henrique França

    Lula, pela sua popularidade inabalável. E Bush, pelo caráter indiscutivelmente intragável.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 09/12/2009 - 18:05
    Enviado por: Julio Katz

    Ariel, parabéns pela moderação que sempre o caracteriza. E também pela fina ironia.
    Dá gosto de participar de um debate assim, sem agressões.
    Meu voto é pelo Hu Jintao, pois ele continua a politica de seus antecessores de tornar a China na grande potencia do século vinte e um.
    E afirmo isso enfocando o carácter de liderança…de liderar um país de 1,4 bilhão de pessoas..tarefa de vários Hércules!!!!!
    Nenhum pais no mundo trasformou-se tao rápido como a China nesta década: foguetes e sondas espaciais, peso político, peso econômico descomunal…Nem o Brasil, nem a Argentina nos anos dourados, nem os EUA registraram uma transformação tão rápida e com tanto poder…é fascinante o fenômeno chinês.
    Esse é meu voto. Obrigado e mais uma vez parabéns a você e a equipe do Estadão pela idéia destes debates.
    Atenciosamente, Julio Katz

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:00
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Júlio, muito obrigado mesmo pelos elogios para a equipe.
      Um debate sadio sempre é bom!
      Anotado seu voto para o presidente da China.
      Sem dúvida, comandar um país como esse, é tarefa para líderes de peso. Mais ainda, vendo a forma como o país cresce.
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 18:11
    Enviado por: carlos nunes

    Voto no Bin Laden.
    Não gosto dele não. Mas não dá para negar sua imensa influência, né?
    Teria votado tal como na Time, em Hitler em 1938 e em Churchill em 1940.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:01
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Carlos, obrigado por participar e pelo voto.
      Anotado um tento a favor do sr. O b Laden.
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 18:14
    Enviado por: mario martins gallo

    minha opcao é o Putin.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:04
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Mario, obrigado pelo voto. Mais um para o russo que outrora comandou a KGB…e fez seu sucessor, que até dias atrás, era bem obediente a ele. Agora parece que as coisas saíram um pouco dos trilhos previstos por Putin. Mas, sem dúvida, a Rússia recuperou parte de seu peso no mundo graças a ele.

  • 09/12/2009 - 18:18
    Enviado por: alexandra collen

    Escolho Jacques Chirac, que segurou as pontas da Uniao Européia nos momentos mais complicados…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:04
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Alexandra, anotamos o primeiro voto para monsieur le ex-president J.Chirac
      Obrigado!

  • 09/12/2009 - 18:20
    Enviado por: Neide Pontes

    Se François Mitterrand fosse vivo, votaria nele, já que foi um dos construtores da União Européia..
    Mas se eu for levar em conta, como o Ariel Palácios diz, que nem sempre um líder faz coisas boas ou nao (concordo com a definição, eu também dei uma olhada no Houaiss), fico na dúvida entre Jiang Zemin e Bush e Bin Laden. Voto nos chineses, meu voto é do Zemim.
    E quero deixar aqui minha admiração pelos teus textos no Estadão, o blog que sempre leio e tuas reportagens da Globno News. Quando é que você vai escrever um livro sobre a Argentina? Estarei na fila pra comprar!
    Abração da Neide

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:06
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Neide, pois é, François Mitterand é um dos grandes líderes europeus nos anos 80. Mais do que Thatcher, pois o peso de Mitterand foi crucial para fortalecer a Comunidade Européia, logo transformada em União Européia.
      E, fica registrado o voto para Zemim, ex-presidente da China.

  • 09/12/2009 - 19:03
    Enviado por: Marc Zablith

    Manmohan Singh, que pilotou suavemente o elefante indiano durante a maior parte da década, elevando o status da Índia no mundo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:07
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Marc,
      Sem dúvida, Singh é uma das principais figuras da Ásia!
      Obrigado!

  • 09/12/2009 - 21:38
    Enviado por: Uiram Kopcak

    Caro Ariel,

    Sem dúvida o líder da década é LULA pois com seu carisma destacou o Brasil no cenário Mundial e foi um contraponto ao neo-liberalismo que imperou na América do Sul. Hoje, a maioria dos países da América do Sul se alinham com esta nova esquerda democrática e comprometida com a distribuição de renda (de fato) inspirada na eleição do nosso metalúrgico. Somos ouvidos em relação ao combate a fome, programas sociais, meio ambiente, educação e muitas outras experiências deste governo. Em qual país a crise foi uma simples marolinha? Ele ensimou os países ricos como atravessar a crise… Aliás, a euforia dos mercados com os resultados brasileiros ajudou a diminuir a crise mundial… Que transformação nos últimos oitos anos héin?
    De fato LULA é o Brasil que brasileiros e estrangeiros admiram, e por isso é o lider da década.

    Abraços

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:09
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Uiram, sem dúvida o Brasil adquiriu um peso inédito no concerto mundial desde a presidência Lula.
      Na Argentina, diversos meios de comunicação nos últimos tempos têm usado a figura de Lula como contraponto ao casal Kirchner.
      Obrigado!
      Abraços,
      Ariel

  • 09/12/2009 - 23:58
    Enviado por: Junior G torres

    Com certeza Luiz Inacio Lula da Silva é o grande lider da decada e exemplo de vida. Nenhum pode trazer para o público tanta referencia de vida. Este homem influenciara gerações futura e está fazendo o Brasil ser visto como país de gente que tem posição e que deve tomar posição de lider no cenario internacional.
    Abraços

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:16
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Junior, sem dúvida, o governo Lula influenciará gerações futuras. E aproveito para lançar um assunto para um próximo e futuro debate: o PT conseguirá continuar vivendo, no futuro, sem sua figura?

    • 14/12/2009 - 12:37
      Enviado por: José Donizetti

      Voto no Luis Inácio Lula da Silva, por ter alcançado o reconhecimento internacional, vide o EL Pais e outras publicações internacionais, além do respeitos dos demais líderes com quem o nosso presidente construiu relacionamento. Infelizmente muitos apresentam a eterna vergonha de defender tudo que for nacional, será que ainda continuamos com a postura de colonizados?

  • 10/12/2009 - 02:36
    Enviado por: will robinson

    Meu voto vai para Barack Obama: Mesmo que alguns achem que ele ainda não mostrou a que veio, acho que sua eleição por si só é o fato político da década.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:21
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Will Robinson (é como o Will Robinson de ‘Perdidos no espaço’?), concordo! Só o fato de que um afro-americano chegue ao poder nos EUA, Obama consegue physique du rôle para aspirar a líder destes 10 anos.
      Abraços,
      Ariel

  • 10/12/2009 - 10:19
    Enviado por: Marcelo Castellani

    Dalai Lama

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:22
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Marcelo, obrigado pelo voto!

  • 10/12/2009 - 10:35
    Enviado por: João Silveira

    Para mim, a figura mais notável da década foi o Papa João Paulo II. Aqui, na Europa, as pessoas sabem desconhece quem é. São muito mais conhecidos jogadores de futebol brasileiros.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:24
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro João, mais um voto para o defunto Sumo Pontífice.
      Mas, não entendi sua frase sobre o desconhecimento na Europa…referia-se a ‘desconhecimento’ sobre o papa?
      Abraços,
      Ariel

    • 11/12/2009 - 10:41
      Enviado por: João Silveira

      Não, referi-me ao Senhor Lula. Só que eu estava com pressa e não completei a frase.É o motivo do mal entendido. Moro em Londres e aqui as pessoas,mesmo cultas e com bom nível de educação, não fazem ideia quem é o Senhor Lula. A maior parte dos britânicos nunca ouviram falar nele. O mesmo acontece na França, onde tirei o meu mestrado. O único país em que algumas pessoas podem acertar que o Senhor Lula é o presidente do Brasil é Portugal. Mas, verdade seja dita, interessam-se muito pouco por essa figura da política brasileira.

  • 10/12/2009 - 11:05
    Enviado por: Patrick

    Bush foi o líder político da década. Apesar de não gostar nenhum pouco dele, foi ele quem mais teve poder e mais influenciou tanto politicamente como bélicamente. Convenceu o mundo que uma guerra era necessária no Iraque, não por causa do petróleo, mas porque Saddam teria armas químicas. Depois conseguiu fazer mais uma guerra no Afeganistão, cujas razões também são duvidosas. Conseguiu verbas bilionárias para a “guerra contra o terrorismo” e deixou o seu próprio país sucumbir economicamente. Conseguiu fazer tudo de errado e o mundo aceitou seguir sua doutrina sanguinária.
    Infelizmente, Bush foi o líder da década

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:30
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Patrick,
      Tampouco aprecio Bush…mas admito que foi um dos sujeitos que mais teve influência nos rumos (bons ou não) do planeta nos últimos dez anos.
      Recordando as supostas armas de Saddam, na próxima edição destas votações poderíamos colocar a categoria “arma de destruição em massa mais escondida da década”…
      Voto anotado!
      Abraços,
      Ariel

  • 10/12/2009 - 11:24
    Enviado por: Washington Maciel

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, pelas dificuldades e superações alcançada ao longo da vida como também por não ter dado , vendido e ou leiloado empresas rentaveis Brasileira e dos Brasileiros.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:33
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Washington, obrigado pelo voto! Anotado.

  • 10/12/2009 - 11:29
    Enviado por: carlos

    Lider político é Barack Obama que em dois anos de luta se elegeu presidente da nação mais poderosa da Terra. Que competência. Agora, querer que el resolva problemas mundiais em menos tempo é querer demais. Ainda mais com a herança maldita do Bush, guerra e crise financeira. É querer demais

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:34
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Carlos, é verdade…a herança deixada por Bush é um tanto quanto complicada…
      Voto anotado para mr. Obama.

  • 10/12/2009 - 11:51
    Enviado por: Guedis

    Não podemos esquecer de quem estava no governo antes de lula era sim o FHC que estava vendondo tudo no Brasil ele e sim o maior privatizador do Mundo.
    Agora o Lider do Mundo chama – se LUIZ Inácio LULA da SILVA………………………….

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 12:36
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Guedis, obrigado pelo voto. Anotado mais um ponto para o presidente Lula.
      Mas, sobre privatizadores, posso lhe garantir que FHC é um mero aprendiz perto de Carlos Menem…isso sim que foi uma onda privatizadora, na qual – diziam os humoristas em Buenos Aires – a avó do presidente só salvou-se de ser privatizada porque já havia falecido…
      Abraços!
      Ariel

  • 10/12/2009 - 12:09
    Enviado por: Newton Rodrigues Martins

    CREIO QUE DEVERIAM SER ABERTAS DUAS CATEGORIAS, LÍDER NACIONAL E INTERNACIONAL, COM SUBDIVISÕES PARA LÍDER BOM E RUIM.
    OS RESULTADOS, DESSA FORMA, NOS DARIAM UMA IDÉIA MUITO PRÓXIMA DO QUE PENSA O BRASILEIRO QUE LÊ E SE INFORMA.
    JÁ DÁ PARA PERCEBER EM QUEM EU VOTAREI PARA LÍDER NACIONAL BOM E RUIM.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/12/2009 - 12:48
    Enviado por: Ariel Palacios

    Caro Newton,
    A categoria foi aberta como líder destes 10 anos…independentemente de líderes nacionais ou internacionais.

    As categorias de “atleta”, fato que alterou a História, e mesmo “mulherão da década” e várias outras não fazem discriminações entre nativos, residentes, naturalizados ou estrangeiros.
    Mesmo a categoria sobre os escândalos, com a variedade ampla que tivemos no Brasil nos últimos anos, está aberta para os escândalos de todo o mundo.

    No fim das contas, estamos em um mundo globalizado!
    Qualquer dúvida, é só ler a postagem no início da página, onde explicamos tudo, e inclusive, recordamos a figura de Átila, o Huno.

    Qualquer dúvida, é só ler a postagem no início da página, onde explicamos tudo, e inclusive, recordamos a figura de Átila, o Huno.
    E, como líder bom ou ruim, é líder no fim das contas, vota-se no líder de forma geral.
    Depois, que cada um tire suas conclusões se o líder escolhido é ‘bom’ ou se é ‘ruim’.
    Mas, em relação à sua frase “já dá para perceber em quem eu votarei para líder nacional bom e ruim”…a verdade é que…não dá para perceber!
    Se puder explicitar o voto para a categoria de “líder da década”, agradeço!
    Abraços,
    Ariel

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/12/2009 - 14:18
    Enviado por: deboranogueira

    Barack Obama e Lula

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/12/2009 - 15:49
    Enviado por: Ariel Valdés Chávez

    Yo propongo que se agregue también en la lista de líderes a Fidel Castro Ruz, aunque no es el actual presidente de Cuba, si comenzó la década siéndolo, en su gestión hasta el 2006, de dio la batalla contra el ALCA en el continente, se fundo junto a Hugo Chávez el ALBA (Alternativa Bolivariana para los Pueblos de América), en Cuba se llevó a cabo la revolución energética, cambiando equipos ineficientes por otros que contribuyen al ahorro de energía y al cuidado del medio ambiente. En la actualidad es la brújula con sus reflexiones, para los revolucionarios del mundo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 20:36
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Ariel Valdés,
      É verdade, Fidel esteve no comando de Cuba até metade desta década. Anotado seu voto.
      E, também é verdade que, sem avaliar as ações de governo de Castro, não dá para negar que é carismático. Outros líderes comunistas como Nicolai Ceaucescu ou Kim Jong Il não possuíam (ou possuem) o mesmo carisma.
      Abraços,
      Ariel

  • 10/12/2009 - 16:09
    Enviado por: Nelson Cardim

    Gostaria de acrescentar à lista:

    Xanana Gusmão

    Sérgio Vieira de Mello

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 20:37
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Nelson, anotado o voto para o líder da pequena – mas altamente noticiada – Timor.

  • 10/12/2009 - 17:33
    Enviado por: alberto weber

    Voto no Hu Jintao!
    Os chineses estao com tudo!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 20:37
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Alberto, registrado o voto do presidente do ‘gigante do Oriente’

  • 10/12/2009 - 17:34
    Enviado por: katia lins

    Meu voto è para o indiano Singh

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 20:37
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Kátia, obrigado pelo voto. Anotado mais um ponto para Singh.

  • 10/12/2009 - 18:34
    Enviado por: CapEnt

    Sem duvida alguma, Bush. Iria votar em FHC, mas a influencia dele foi mais nos anos 90.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 20:38
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Capent, obrigado pelo voto. Ponto para mr. Bush. Pois é, o presidente-sociógo teve mais peso nos 90…

  • 10/12/2009 - 18:43
    Enviado por: alga selva

    fernando henrique cardoso e hu jintao ,este ultimo no poder, trabalha para o progresso da nacao e do seu povo,quem conhece a china sabe da sua grandiosidade.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 20:39
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Alga, obrigado pelo voto.
      E concordo, a China é fascinante!

  • 10/12/2009 - 20:11
    Enviado por: Luiz Raatz

    Pela ordem: Bush, Putin, Hu Jintao, Ahmadinejad, Chávez, Lula, Evo Morales, Michele Bachelet, Sarkozy e Berlusconi. Tirei o Obama porque acredito que ele será influente na década de 2010.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 10/12/2009 - 20:39
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Luiz, muito interessante a ordem dos nomes! Obrigado!
      Abraços,
      Ariel

  • 11/12/2009 - 00:04
    Enviado por: joaquim

    Voto Lula. Por implementar multilateralismo (aponta o poder central para um órgão colegiado – ONU); pela postura de negociação/pacificiação; por incluir a pobrza/questões sociais, não só do Brasil e sim mundiais ( como sentimento/como princípio).

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 11/12/2009 - 13:35
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Joaquim, obrigado pelo voto e a detalhada justificativa.

  • 11/12/2009 - 00:06
    Enviado por: Francisco R. Zeferino

    Meu voto vai para Bush (George W.) apesar da herança maldita.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 11/12/2009 - 13:34
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Francisco, obrigado por participar. Pois é, como dizíamos antes, alguém pode ser líder e no entanto, deixar uma herança turbulenta, não é?

  • 11/12/2009 - 00:25
    Enviado por: Silvia Trevisan

    Parabéns pela lista. George W Bush é, com certeza, o líder político da década. Não gostaria de tê-lo como presidente do meu país. Entretanto, foi o único a tratar o terrorismo e os terroristas com o devido rigor. Quanto ao Lula, somente o tempo poderá mostrar as verdades sobre o seu governo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 11/12/2009 - 13:35
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Silvia, obrigado pelo voto. Tampouco gostaria de ter Bush como presidente do Brasil. Sem dúvida, Bush aplicou rigor a terroristas, mas também a pessoas que nem tinham tendência ao terrorismo. No entanto, sem dúvida, suas ações marcaram estes dez anos.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 11/12/2009 - 02:44
    Enviado por: Michael Pires

    LULA.

    Acredito que, sem dúvidas, o líder da década foi o Lula, o grande crescimento do Brasil nestes últimos dez anos, com certeza tem grande contribuição dele, sem falar da visibilidade internacional que o país passou a ter neste período.

    É LULA na cabeça.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 11/12/2009 - 13:36
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Michael, mais um voto para o presidente do Brasil. Concordo que o Brasil adquiriu mais “visibilidade” internacional com Lula. Diria que é um processo iniciado nos tempos de FHC, mas intensificado na administração Lula. Obrigado por participar!

  • 11/12/2009 - 10:04
    Enviado por: kazuo

    Esse pessoal que estão votando no Bush devem olhar debaixo da cama antes de dormir pra ver se não tem nenhum terrorista escondido.Se ele fez o bem(as guerras), e salvou a humanidade(graças a Deus) deveriam pedir pro Papa canoniza-lo. Ele é um Santo.Se fazer guerra é o bem ,o que é o mal? A paz?Vamos pedir pro Lula mandar soldados pro Iraque, Afeganistão,Palestina etc.pra ajudar a salvar a humanidade.Não podemos ficar fora dessa.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 11/12/2009 - 13:36
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Kazuo, obrigado pelo comentário…mas não entendi se vota – ou não – no Bush.
      Sobre canonizá-lo, considero que será difícil, pois o Vaticano não canonizaria um metodista (mais especificamente, um United Methodist).

  • 11/12/2009 - 11:02
    Enviado por: Matheus

    Lula é o homem do ano.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 11/12/2009 - 13:38
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Matheus, obrigado por participar. Suponho que quando se referia a ‘homem do ano’ queria dizer ‘homem da década’, que é o assunto deste debate, não?
      Abraços,
      Ariel

  • 11/12/2009 - 13:09
    Enviado por: João

    FHC Privatizador, concordo, mas uma linha telefônica precisava esperar, 10 anos, após ter pagado, a Vale, concordo que foi baratinha, poderia ser mais cara, Agora, pra serve estatais, para enriquecer políticos corruptos, cabide de empregos milionários, o Petróleo é nosso, então porque é tão caro, para manter o superávit primário de um governo mal administrado.
    È complicado explicar para pessoas que acreditam em toda a m… que o nosso atual Presidente Fala, sem falar em estradas, que até o atual está privatizando

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 11/12/2009 - 15:06
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro João, não ficou claro se seu voto era para FHC ou se tratava-se de uma comparação entre FHC e Lula sem intenções de voto.
      É verdade, o presidente Lula não fez muito pela defesa dos direitos trabalhistas. A flexibilização trabalhista continuou alastrando-se, sem parar, em todo o Brasil. Nesse quesito, o PT na oposição era mais eficaz do que no governo.
      Abraços,
      Ariel

  • 11/12/2009 - 14:29
    Enviado por: Sica

    De fato faltou uma enquete “Homem dos bastidores” da década que ficaria entre Zé Dirceu e Dick Cheney. Novamente, sem juízo de valores.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:07
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Sica,
      É verdade. Dirceu e Cheney disputariam firme o pódio. Montesinos, do Peru, também teria sido potencial candidato, se não fosse dos anos 90.

  • 11/12/2009 - 16:09
    Enviado por: CLAUDINEY ANTUNES ANDRADE

    Para nos brasileiros Fernando Henrique Cardoso, foi o homem que junto a sua equipe, nos deu direção e colocou o brasil nos trilhos para que o Lula podesse nos dias de hoje gosar de tremenda popularidade.e nos de equilibrio, para que possamos fazer planos, antes era impossível. eacesso a todos os bens que sonhavamos, é só trabalhar.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:07
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Claudiney, obrigado pelo voto e pela justificativa do mesmo.
      Abraços,
      Ariel

  • 11/12/2009 - 18:13
    Enviado por: manuela

    Decada sem grandes lideres mas mesmo tendo morrido antes do fim da decada acha que o maior foi o Yasser Arafat
    Tem tambem o Chirac , o ultimo presidente imperador da França e provavelmente o ultimo presidente de uma França que foi potencia, acho que o Sarkozy é o primeiro presidente de uma França pragmatica que sabe que não dá mais para ser uma potencia, dai a importancia do Chirac

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:03
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Manuela, Chirac foi mesmo crucial no processo da consolidação da União Europeia.

  • 11/12/2009 - 20:52
    Enviado por: DanielC

    Meu voto vai para Arnold Schwarzenegger por, inteligentemente, ter sido capaz de aproveitar a fama adquirida no cinema para prosperar politicamente e, ao contrário do imaginado pelos adversários, ter mantido elevadíssimas taxas de aprovação ao longo de seu mandato como governador de um dos estados mais ricos dos EUA.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:10
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Daniel, muito interessante sua explicação.
      Não concordo com as posições políticas de Arnold Schwarzenegger, mas acho muito interessante que um imigrante (e a verdade é que ele chegou com uma mão na frente e outra atrás nos EUA há mais de três décadas) possa chegar a um cargo de tal importância em um país.

  • 12/12/2009 - 02:01
    Enviado por: Zilda

    Fernando Henrique Cardoso

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/12/2009 - 04:07
    Enviado por: Luiz

    meu voto vai para o sarney, aprontou tudo que aprontou e continua la de boa, só no sossego.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/12/2009 - 07:45
    Enviado por: Eudes Cavalcante

    Fernando Henrique Cardoso. O brasileiro incauto comete muita injustiças, principalmente com os poucos politicos honestos. Fernando Henrique merece ser o indicado; primeiro por ter liderado uma nação por 8 anos num período de extrema turbulência financeira (foram várias no seu governo), terceiro, por ter tido a coragem (mesmo sendo chamado de ladrão) de privatizar empresas que só geravam ônus para o Estado; quarto; por ter acabado com a inflação. Se o Brasil está entre as maiores economias atuais, tudo isso se deve ao fato de ter tido um líder que conduziu todo esse processo. E vale ressaltar que tudo isso ele conseguiu mesmo com a oposição inexorável do atual governo. No contexto internacional FHC colocou o Brasil no roteiro dos país que têm credibilidade, até então o Brasil era um país que ninguém levava a sério.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/12/2009 - 07:55
    Enviado por: pedrodoria

    Prezado Ariel, desta acho que não conseguimos fugir… passamos a década discutindo o que George W. Bush fez ou desfez no mundo. Goste-se ou não, ninguém teve mais influência no mundo…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/12/2009 - 10:03
    Enviado por: Antonio

    O ( entreguista) só fez duas leizinha PLAQNO REAL e RESPONSABIDADE FISCAL deixou uma reta asfaltada
    onde hoje lula trafega a velocidade que quizer
    cuspinddo no asfaldo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:28
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Antônio, obrigado por participar!

  • 12/12/2009 - 13:51
    Enviado por: wsevangelista

    FHC!????? huaaaahuaaaaaahuuaaaaaaaaaaaaaaaaa

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:31
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Wsevangelista, não ficou claro que se era um voto a favor de FHC…
      O “huahauahua” suponho que seja uma onomatopéia para risada, tal como quiáquiáquiá, ou hahahahaha, ou ainda o heheheheheh ou o atual – e tão batido – kkkkkkkkkk (que suspeito que seja uma derivação do brasileiro quiáquiáquiá).
      Abraços,
      Ariel

  • 12/12/2009 - 14:15
    Enviado por: Milton

    O líder da década é sem dúvida nenhuma o FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, pois vejamos: o governo do PT quando assumiu veio com a falsa idéia da herança maldita, pois é graças a ela que o lula vem surfando nas ondas do desenvolvimento e da popularidade. Tem mais, o FERNANDO HENRIQUE CARDOSO criou o vale alimentação e o vale gás e o lula mudou o nome desse programa para bolsa família dizendo que foi ele que o criou ( outra falsa idéia).

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:31
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Milton, obrigado pela análise e o voto!
      Abraços,
      Ariel

  • 12/12/2009 - 20:28
    Enviado por: Jessica

    Não por feitos bons,mas por deixar seu nome na historia com um governo polemico e de certa forma radical.George W. Bush ficará para sempre na memoria das pessoas de todas as partes do mundo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:33
      Enviado por: Ariel Palacios

      Cara Jessica, concordo. Independentemente de fatos bons ou ruins, pessoas antagônicas ou similares como Hitler, Mussolini, Churchill ou De Gaulle, ou ainda Bush ou Dalai Lama, entram na categoria de líderes.

  • 12/12/2009 - 23:38
    Enviado por: paulo

    Prezado ARIEL,meu voto é para o pres. LULA.

    OBRIGADO.

    paulo

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:36
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Paulo, obrigado por participar e também pelo voto! Esta semana será interessante para ver quem será o escolhido!
      Abraços,
      Ariel

  • 13/12/2009 - 01:49
    Enviado por: Luciane Lazzarin

    FHC, colocou o país na rota do desenvolvimento iniciando as reformas necessárias no Estado, na economia e na legislação.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:37
      Enviado por: Ariel Palacios

      Obrigado, Luciane!
      Pelo voto e também pela justificativa.
      Abraços,
      Ariel

  • 13/12/2009 - 10:43
    Enviado por: arlindo lima

    é claro que o melhor
    da década é lula
    éle é o cara que o brasil
    precisava abraço
    é lula que combate a fome
    e a disigualdade social
    é lula lá

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:40
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Arlindo, obrigado pelo voto!
      Lembre que nesta semana começa a nova fase da votação!!

  • 13/12/2009 - 11:24
    Enviado por: Danillo Dal Seno

    Difícil escolha. Prefiro optar por líderes de esquerda latino-americanos como Hugo Chaves, Lula, Evo morales e Rafael Correa, que não vi sendo citado. Algumas atitudes desses líderes quebraram, ou estão quebrando, a hegemonia estado-unidense no mundo. Também pelo fato de adotar grupos econômicos alternativos, como a Alba. Mas vou ficar com o Lula. Me lembro que meu pai ia reformar a casa e não tinha cimento em nenhuma loja, ele disse para minha mãe: “nós já vivemos isso antes”. Bom isso aconteceu no final do mandato FHC. O plano Real foi ótimo, mas o tucano quase quebro o próprio plano.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:02
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Danilo, pois é, Rafael Correa não foi citado. Talvez porque sua esfera de influência é pequena, praticamente restrita ao Equador. Dentro do mesmo estilo, Hugo Chávez ou Evo Morales tiveram mais impacto do que o presidente equatoriano.
      Abraços,
      Ariel

  • 13/12/2009 - 13:32
    Enviado por: luiz franco

    lula levou a Brasil a ser prestigiado no exterior. É mais querido na Argentina que sua presidenta. Todos no exterior gostam des eu jeito franco.Todos os presidente querem sua visita e estar com ele, até a rainha da Inglaterra,o Sarkosy, que não gosta de ninguém. É o homem.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:05
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Luiz, sim, é verdade, a popularidade de Lula na Argentina é mais elevada do que a de Cristina Kirchner. Aliás, em duas recentes pesquisas, os argentinos confessaram que se pudessem votar em um estrangeiro para presidente da Argentina, votariam em Lula. Em segundo lugar ficou Obama.

  • 13/12/2009 - 14:58
    Enviado por: paulo eduardo c. barreto

    Considerando que todos os programas sociais existentes no país derivam de projetos de governos anteriores (e cultos). Hoje só existem programas e projetos eleitoreiros de perpetuação no poder, tais como: PAC – que nada mais é que a pretensa aplicação planejada do Orçamento; Minha Casa Minha Vida (ou Minha Dilma), vergonhoso programa eleitoral mascarado de social. Eu voto na DECADENTE E VENAL imprensa nacional que neste (des)governo abocanhou mais de seis bilhões de reais. Assim, até eu teria 78% de aprovação popular. Não tenho outra opção.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:16
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Paulo Eduardo, desculpe, mas não ficou claro em quem vota…poderia explicitar de forma mais clara?
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 13/12/2009 - 15:12
    Enviado por: Jefferson

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO!!

    Ainda bem que tivemos um presidente que conseguiu fazer algumas coisas para salvar esse país!!

    Era melhor fazer o político do século, porque sinceramente, com essa quadrilha que está ai, a perspectiva política futura não é das melhores…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 10:17
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Jefferson, obrigado por participar!
      E por deixar o voto de forma clara!
      Abraços,
      Ariel

  • 13/12/2009 - 19:20
    Enviado por: adriano bueno

    L U L A – Com certeza.
    Pessoas como Busch foram determinantes para o mundo nos últimos anos, o problema é que para o MAL. Lula mostrou que podemos resgatar a dignidade de milhões de Brasileiros com crescimento econômico e distribuição de renda.
    É um líder mundial, coisa que o Brasil só experimentou com Getulio Vargas.
    Coisa que a direita sempre negou ser possível.
    Na política não existem anjos, e Lula trabalha com o possível dentro de uma corporação podre.
    É o melhor presidente da historia Brasileira o que deixa os debiloides conservadores com dor de cotovelo.
    FHC foi submisso aos interesses estrangeiros, se não fosse covarde teria feito um bom governo.
    O Problema é a aceitação por parte da imprensa conservadora a liderança de um pobre que subiu na vida.
    Seus comentários seguem a linha de desqualificar as conquistas do PT e do Lula. Sempre tem um porque, ou alguém (FHC) é quem fez ou alguém de fora fez mais. É um tucano com dor de cotovelo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:48
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Adriano, obrigado pelo voto!
      No caso de Getúlio, um homem de direita, diria que foi um líder ‘regional’, mas não mundial.
      E regional, mais especificamente, no Cone Sul, já que não tinha influência no resto da América Latina.
      No caso de Lula, ao contrário de Getúlio Vargas, o atual presidente é conhecido em todo o mundo e sua influência vai mais além do Cone Sul.
      Obrigado,
      Abraços,
      Ariel

  • 13/12/2009 - 20:58
    Enviado por: Luiz Felipe Lehman

    Michelleti de Honduras por ter se oposto ao chavismo e conduzido Honduras de volta a trilha da democracia e da liberdade.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 13/12/2009 - 21:04
    Enviado por: Luiz Felipe Lehman

    Outros líderes da década – George Bush, Tony Blair, Alvaro Uribe

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:44
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Luiz Felipe, obrigado!

  • 14/12/2009 - 00:44
    Enviado por: TAdeu Zanoni

    Lula, sem sombra de dúvida.
    Se der para votar em mais um, Osama, também sem sombra de dúvida, ganhador do Nobel da Paz já no primeiro ano de mandato.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 09:43
      Enviado por: Ariel Palacios

      Caro Tadeu, obrigado pelos votos!
      Abraços,
      Ariel

  • 14/12/2009 - 10:56
    Enviado por: Getulio Jucá

    Bin Laden é o “cara”.
    Juntos a tecnologia americana + europeia e… pô meu, nînguém até hj conseguiu achar o homem!Esse é bom…
    Este é o “cara”.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 14/12/2009 - 10:57
    Enviado por: edison emos dos santos

    voto para lula ,paciente, perseverante,prudente.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 14/12/2009 - 11:00
    Enviado por: edison lemos dos santos

    voto lula, presidente ciro gomes 2010,governador saopaulo luiza erundina prefeita soninha francine vencendo ciro moura no segundo turno ….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 14/12/2009 - 12:15
    Enviado por: Edvaldo M. Dantas

    O homem da década, sem dúvida alguma, chama-se Osama Bin Laden.
    Daqui a 50 anos ninguém lembrará quem era o presidente em 11/09/2001. Mas ficará para sempre na História que o terrorista fundamentalista islâmico Bin Laden esfaqueou o Império.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 14/12/2009 - 19:41
      Enviado por: Edvaldo M. Dantas

      E torço para que o homem da década de ” 10 ” seja Barack Hussein Obama, realizando o que se espera do prévio “Nobel da Paz”…

  • 14/12/2009 - 14:24
    Enviado por: Marcos

    O meu voto vai pro FHC. Nada contra o Lula, mas com a casa arrumada é muito mais fácil de colher o bônus de uma boa administração.

    Abraço,

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 14/12/2009 - 18:37
    Enviado por: Renato Rech

    Voto em FHC.Como ministro criou a nova moeda com o plano real.Como presidente arrumou a casa e deixou o país com a inflação controlada(o maior problema da época), deu inicio ao desenvolvimento industrial e colocou o Brasil na igualdade dos demais paises em desenvolvimento.Abriu caminhos e divulgou nosso país no exterior,foi e é muito respeitado pelos lideres mundiais.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 15/12/2009 - 08:31
    Enviado por: Mauro

    Voto em Bento XVI. O que ele diz é importante para bilhões de pessoas em todo o mundo. Não vejo nenhum líder que, como ele, tenha reunido tantas qualidades espirituais e humanas a serviço de toda a humanidade.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 17/12/2009 - 15:12
    Enviado por: Samuel

    Michelle Bachelet , por estar a frente do 1° país da América do Sul a sair do estigma do subdesenvolvimento.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/12/2009 - 15:51
    Enviado por: Elvio

    Presidente Lula

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/12/2009 - 16:39
    Enviado por: BALIEIRO

    SEM DUVIDAS…LULA.
    MUDOU O PAÍS, DEU AO POVO O ORGULHO DE SER CHAMADO DE BRASILEIRO.
    HOJE O BRASIL É RESPEITADO NO MUNDO E É INVEJADO ATÉ POR EUROPEUS.
    GRAÇAS AO BRASILEIRO LULA.

    responder este comentáriodenunciar abuso

Deixe um comentário:

Blogs do Estadão