1
Retrospectiva em tempo real

29 de setembro

Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, pediu ao Conselho Nacional de Política Fazendária que a redução dos tributos locais sobre serviços de telecomunicações possa ser discutida pelos secretários de Fazenda estaduais. A ação faz parte de um esforço para os governos estaduais aderirem e regulamentarem pelo menos os convênios firmados dentro do Plano Nacional de Banda Larga, que zeram o ICMS sobre a banda larga popular de R$ 35 por mês. De acordo com o ministro, o ICMS sobre os serviços de internet é de 33% em média.

Na corda bamba do dia.YouTube ficou instável durante toda a tarde desta quinta-feira. Alguns usuários, ao tentarem assistir a vídeos pelo site, se deparam com uma mensagem de erro temporário, que pede que uma nova tentativa seja realizada em 30 segundos. O YouTube afirmou pelo Twitter que estava ciente do problema e que já estava trabalhando para consertá-lo.

Novo serviço em tempo real do dia. Até hoje, o Google Analytics, serviço gratuito de medição de audiência do Google, disponibilizava relatórios com informações do dia anterior. A partir de agora, os gráficos vão mostrar para os administradores de sites o fluxo de leitores em tempo real. O Google aproveitou o anúncio para lançar também uma versão premium paga de seu serviço, disponível por enquanto apenas nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido.

Novo serviço de streaming do dia.Playstation Network, da Sony, agora conta com streaming de vídeos. O serviço Video Unlimited tem mais de 40 mil títulos entre filmes, séries de TV e documentários. Por euquanto, apenas usuários dos Estados Unidos e do Canadá podem acessar o conteúdo.

Novo serviço de compartilhamento de fotos do dia. O Flickr lançou o Photo Sessions, um serviço de slide shows de fotos em tempo real. Quando dois amigos estão conectados, cada vez que um mudar de imagem, a tela do outro irá acompanhá-lo. Combinado com ferramentas sociais e de chats, a ideia do Photo Sessions é recriar no ambiente online as reuniões em que amigos e familiares olhavam juntos o álbum do fotos de alguma viagem.

Divulgação da cultura chinesa do dia. A Amazon apresentou a versão em mandarim de sua livraria digital, uma parceira da empresa com uma editora estatal chinesa. A ideia é divulgar obras do país na rede, promover o intercâmbio cultural da China com o mundo e divulgar livros sobre a nação asiática escritos por estrangeiros.

Infográfico do dia.  Uma tabela comparativa entre os principais serviços de música online do mundo.

Clique para ampliar. 

Tópicos relacionados

28 de setembro

Um novo tablet chega ao mercado. É da Amazon, roda Android e se chama Kindle Fire. O aparelho é uma versão com tela sensível a toque do leitor eletrônico da empresa (o Kindle Touch) e um redesenho do tradicional e-reader Kindle. Com 414 gramas, tela touchscreen de 7 polegadas, 8GB para armazenamento interno, processador dual core e armazenamento de conteúdo feito na nuvem e sem limitação de quantidade, o novo concorrente do iPad vai custar US$ 200.

Acordo anti-Android do dia 1. Intel e Samsung vão presidir o comitê técnico que orientará o desenvolvimento do Tizen, um sistema operacional de fonte aberta e padronizado para múltiplos aparelhos, como smartphones, tablets, TVs inteligentes e netbooks. O programa, que deve chegar ao mercado na metade do ano que vem, foi anunciado pelos grupos LiMO Foundation e Linux Foundation.

Acordo anti-Android do dia 2. Samsung e Microsoft firmaram um acordo para desenvolvimento e comercialização de celulares Windows e um grande pacto de intercâmbio de patentes. O Google não gostou da notícia e voltou a acusar a Microsoft de deliberadamente tentar prejudicar o Android. Segundo a empresa: “Não conseguindo obter sucesso no mercado de smartphones, eles (da Microsoft) estão recorrendo a medidas jurídicas para extorquir lucro das conquistas dos outros e prejudicar o ritmo da inovação”.

Episódio da guerra de patentes do dia. A Samsung é a bola do dia. A empresa ameaçou pedir a suspensão das vendas do novo iPhone, que nem lançado ainda foi – o evento de lançamento mundial está marcado para o dia 4 de outubro. Se isso acontecer, será mais um episódio da longuíssima batalha de patentes que Apple e Samsung travam em diversos tribunais do mundo.

Medida da luta contra o spam do dia. Para combater o envio de mensagens comerciais não solicitadas em massa, a Índia proibiu definiu um limite máximo de mensagens de texto que os usuários podem enviar: até 100 SMSs por dia ou 3 mil durante todo o mês, de acordo com o contrato feito com a operadora.

Atualização de aplicativo do dia. O Flickr anunciou, nesta quarta-feira, o lançamento de seu novo aplicativo para Android. Pelo app será possível aplicar filtros às fotos (como o Instagram, que só está disponível em iOS) e já enviá-las para redes sociais como Facebook, Twitter e Tumblr.

Ampliação de mercado do dia. Foi lançado o Groupon Goods, divisão de varejo online da empresa conhecida por seu serviço de comprar coletivas. Disponível apenas nos Estados Unidos por enquanto, o Groupon Goods compete diretamente com a líder de mercado Amazon.

Pesquisa do dia. Segundo o estudo “Comunicação móvel e desenvolvimento econômico e social na América Latina”, divulgado nesta quarta em Barcelona, a rápida penetração da telefonia celular ajudou a reduzir a pobreza na América Latina ao melhorar as condições do mercado de trabalho em países onde o emprego informal prolifera.

Infográfico do dia. Segundo pesquisa da empresa de hospedagem de vídeos Wistia, os vídeos são a maior atividade da internet atualmente. Se, em 2006, 33% dos usuários de internet visitavam sites de compartilhamento de vídeos como YouTube e Vimeo, agora, esse número saltou para 71%.

Clique para ampliar. 

Tópicos relacionados