Estadão.com.br
1
Renato Cruz
SEÇÕES
TAMANHO DO TEXTO

Renato Cruz
  • Twitter
  • Facebook
  • DIGG
  • RSS  ?

O fim de Lost

  • Por Renato Cruz

lost

Estava desde domingo evitando spoilers (revelações sobre detalhes importantes da história) no Twitter e nos blogs que eu acompanho. Cheguei a ler várias vezes a palavra decepção, mas parava por aí.

Enquanto via o último capítulo de Lost, agora há pouco, lembrei de uma entrevista do cineasta David Lynch sobre o seriado Twin Peaks: por ele, o agente Dale Cooper nunca descobriria quem matou Laura Palmer. A emissora acabou obrigando os produtores a eleger um assassino na segunda temporada, e o interesse pela série acabou.

Eu achava que gostava mais da parte de ficção científica de Lost que da parte mística. (Se você é o único que ainda não assistiu, melhor parar por aqui.) Pois é. Não existia ficção científica. Estava todo mundo morto desde o começo. Não foi por falta de aviso do Richard Alpert. Essa teoria, que se confirmou, surgiu na internet logo após os primeiros episódios, e foi negada várias vezes pelos produtores.

Por isso tantos acontecimentos desafiavam a física, a lógica e a continuidade. Daniel Faraday, afinal, não passava de um pianista mimado. Como a ação do último episódio girou em torno de uma rolha, o principal foram os momentos idílicos e proustianos. Momentos equivalentes à irregularidade no piso que fez Marcel pensar, no livro O Tempo Redescoberto, sobre como todas aquelas pessoas importantes na sua vida, que pareciam pequenas no espaço, eram gigantes no tempo.

No final, não importa qual seja o grande tema de Lost – redenção? As perguntas não foram respondidas porque não tinham resposta. Encontrar o assassino mata a série. O último episódio serviu para destacar que o importante é a jornada. E mostrar como todos aqueles personagens acabaram se tornando gigantes, por todas as horas dedicadas a eles, durante seis temporadas, na minha e na sua vida.

Tópicos relacionados

181 Comentários
  • 27/05/2010 - 07:44
    Enviado por: Silvio

    Pelo visto não perdi nada nestas 6 temporadas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 07:53
    Enviado por: Suminino

    Meu caro, não a que final de Lost você assistiu, porém ninguém estava morto, isto é fato! Todos tiveram sim sua vida na ilha normalmente e com os acontecimentos que ocorreram lá, o “flash if” como assim era chamado é que seria como um “purgatório” onde as pessoas ainda não acreditavam que estavam mortos. Se você perceber, o Hurley e o Ben no “purgatório” falaram “vocE foi um bom numero um” “você foi um bom numero dois”, ou seja, eles viveram na ilha por um bom tempo até morrerem. Outra, o pai do Jack fala “todos estão mortos aqui, uns morreram antes outros depois, mas estão se reencontrando aqui” ou seja, eles realmente estavam vivos na ilha e tudo foi real lá!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 08:23
      Enviado por: Thiago

      Cara desiste de tentar. Ninguem no Estadão entendeu o final da série. É o segundo artigo que eu leio com a mesma reclamação.
      Esses caras assistem só para ter o que escrever. No mínimo ficou no twitter durante todo o episódio e nem chegou a olhar a televisão.
      Diz que assistiu para trouxa que nem a gente ler o artigo pobre dele.
      Como eu ja disse anteriormente, eu tenho pena deles.
      P.S. Eu concordo com você. Eles realmente tiveram uma vida na ilha, e foi a melhor parte da vida deles. Isso ficou claro.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 08:26
      Enviado por: Renato Cruz

      A ilha e o universo paralelo eram realidades diferentes, mas isso não quer dizer que eles estavam vivos na ilha. Lembra do episódio do Richard Alpert, em que ele falava que lá era o inferno? O monstro de fumaça precisava de um cadáver para assumir a forma de outra pessoa, e o Richard Alpert recebeu a visita da própria esposa, que tinha morrido em outro lugar, quando estava na ilha.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 13:18
      Enviado por: Rogério

      Olha amigo Renato Cruz, realmente você deve ter entrado no estadão depois da lei que desobriga diploma… ou então você assistiu cenas do fim de Lost no You Tube…
      Porque você realmente não asistiu a série.. ahuehauehuaeh

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 13:23
      Enviado por: elaine

      renato cruz,
      lembro, lembro e lembro. Mas nada disso indica que todos estavam mortos. O pai do jack fala no final: “essas pessoas estão aqui por que fizeram parte de um momento importante da sua vida”.
      A ilha era um lugar especial, coisas espaciais aconteciam, como ver mortos por exemplo. E no episódio do Richard, a conclusão é de que aquilo não era o inferno.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 17:44
      Enviado por: Fabio Aurelio

      Renato, a Katie diz para o Jack
      “Senti muito a sua falta”
      Se ela sentiu muito, quer dizer que ela viveu um bom tempo depois que saiu da ilha.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 18:00
      Enviado por: @alinelip

      Concordo com você, o que matou a charada foi o que o pai do Jack falou no final, portanto os cara viveram sim na ilha. Outra que comprova é que os que conseguiramm voltar a primeira vez (Jack, Kate, Hurley, Sayid etc) viveram 3 anos na vida real com sua familia e estava VIVOS até retornarem a ilha no avião da Ajira… Eles foram morrendo aos poucos na ilha ou alguns até depois da ilha e se encontraram no flashin paralelo para irem em paz… O Ben não entrou na igreja porque não fazia parte dos que caíram do avião, simples assim… O Desmond estava lá porque ele foi o responsável por esse encontro.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 01:21
      Enviado por: ab

      Que ridículo! Dizer que todos estavam mortos na ilha é o maior absurdo que eu li essa semana. E olha que li vários. Sempre achei o LINK um blog meio n00b mas agora foi longe demais.

      Autor, você deve ter assistido ao episódio final, com sono, sem legenda, sem saber inglês direito e sem ter assistido o resto da série (com exceção da parte em que o Richard perde o controle e diz que todo mundo estava morto).

      Nem nos núcleos mais viagem de fãs e doentes por Lost espalhados por toda a rede tinha alguém surgido com uma conclusão… (nossa não tenho nem palavras…) dessas. Mas vamos chamar isso de equívoco.

      Olha, para não passar mais vergonha, traduz no Google umas resenhas da IGN ou da Metacritic, que mesmo sendo fraquinhas estão a anos-luz da sua.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 08:34
    Enviado por: Tá Louco

    Pra mim final que todo mundo morreu desde o começo ou que tudo não passou de um sonho são pura falta de criatividade de escritores ou roteiristas que inventaram situações tão absurdas na história que se perdem nelas mesmas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 14:01
      Enviado por: Paula Santos

      Concordo com vc. O Arquivo X sofreu desse mesmo problema. Eu fui teimosa e fui até o fim; afinal, eu tinha a convicção de que algo poderia mudar e todas as respostas seriam dadas. Mas interpretar um seriado…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 08:38
    Enviado por: Rodrigo

    Caro Renato Cruz,
    Você está equivocado quanto ao final. Se eles estavam mortos na ilha, porque o Christian Shepard (pai do Jack) diria que as coisas mais importantes na VIDA de todas aquelas pessoas na igreja foram os momentos que eles viveram juntos na ilha?
    Certamente tudo que aconteceu na ilha foi durante a vida deles. Ele diz bem claramente que todos morreram, pois todas as pessoas morrem em algum momento, mas que em diferentes momentos, uns antes e outros depois. Jack morreu na ilha, no último capítulo. Kate, Sawyer e outros morreram fora da ilha, pois conseguiram ir embora do avião também no último capítulo. Hugo e Ben viveram na ilha por mais tempo depois do Jack morrer ainda, sendo o Hugo “o novo Jacob”.
    Por favor reveja o final e terá esse mesmo entendimento. Colocar essa interpretação equivocada num artigo na internet num jornal do porte do Estadão só levará a mais confusões.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 08:48
    Enviado por: Meg

    LOST… estão todos vocês! Olhando o mundo através da caverna do entretenimento enlatado.
    Deveriam ler Viva o Povo Brasileiro, do João Ubaldo Ribeiro e aí sim, trazer bons temas para serem comentados.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 08:56
      Enviado por: Tá Louco

      Blah blah blah…pra fazer um comentário desses era melhor nem ter se dado o trabalho de escrever. Se só é literatura que lhe agrada, leia a parte de cultura e não incomode nós os “pobres sem cultura”.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 13:16
      Enviado por: JOSE

      Meus caros, o importante é discutir sobre LOST e dar as opiniões.A colega Meg, não entende que muitos são so seguidores de LOST e colocar aqui para ler obra do João Ubaldo,não é correto.Aposto que vc discute com suas amigas que tipo de batom vai usar ,que roupa colocará no final de semana.Fatos fúteis que não nos interessam.Deixa a moçada discutir e pronto!Se não gosta de LOST ou 24 horas, vai assistir Malhação com um livro do Maquiável do lado!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 08:53
    Enviado por: mauricio

    Concordo com o Suminino, os fatos na ilha foram reais. Alem dos fatos que ele relatou, há tambén a passagem do Jack, ele morrendo na ilha e despertando no ‘flash if’. Acho mesmo que o final deixou a desejar, quero dizer, no meu ponto de vista foi prematuro e seriam necessários mais alguns episódios para concluírem a linha de raciocínio que vinham seguindo e então optaram por um final meio sem sentido e místico, mas mesmo assim, Lost foi a melhor série que já assisti.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 08:53
    Enviado por: Daniel

    Kkkkkkkkkk, o Renato tá de sacanagem não é possivel!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 09:22
    Enviado por: putafaltadesacanage

    Mais um sobrinho do dono do estadão postando algo sobre uma série que passou durante 6 incriveis anos e ele não conseguiu entender o final.

    Mas é uma tremenda falta de sacanagem,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 09:31
    Enviado por: Diogo

    Como estariam mortos sendo que sairam da ilha e foram chamados de Oceanic 6? (e depois voltaram pra ilha)
    Como estariam mortos quando evidenciaram que teve uma farça do acidente mostrando um falso avião no fundo do mar? (farça criada por Charles Widmore)
    Reveja o episódio para melhor compreensão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 09:36
    Enviado por: Fernanda Lopes

    Eu gostei do final. Sério. Tanto faz se mortos ou vivos. Se a questão era a jornada, redenção, redescoberta, ou tantas outras coisas. Por que se tem de explicar cartesianamente o que aconteceu? Cada personagem construiu uma história bacana, emocionou e envolveu quem assistiu, deixando gostinho de quero mais, pronto. Só não gostei da forma da condução dessas multiplas realidades, confundiu ao invés de instigar: 1.) Se o avião nao tivesse caido na ilha; 2.) Se eles estiveram na ilha; 3.) Se a Juliet tivesse realmente destruido a bomba em 1974 e mudado o destino de todos. Bjos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 09:39
    Enviado por: Alex

    Por mais incrível que pareça, é fácil explicar o enredo de Lost. Tudo se resume a dois mundos paralelos. E a prova disso veio logo no primeiro episódio da 6ª temporada, quando mostra o Jack no avião e em seguida a câmera “sai” do avião em direção ao oceano mostrando a ilha submersa exatamente do jeito que vimos, com a vila dos outros destruida e o pé da estátua. isso já é a prova que houveram mesmo os dois mundos, do avião que caiu e do que não. Quanto a se morreram todos na queda ou não, deu a entender, em um momento do último ep. que sim, porém baseado na cena derradeira do Jack agonizando vendo o avião decolar, concordo que alguns morreram na ilha e consequentemente tiveram vida nela, e outros fora dela. Há também o esquema “céu/inferno/purgatório”, deixado bem claro no episódio que o Hurley encontra o Michael. E aoutra prova disso, o Ben se recusa a entrar na igreja, pois ele sabe que fez muita coisa errada e por conta própria, amargará o purgatório. Renato, muitas pessoas, muitas mesmo, ficariam extremamente felizes em poder ter um espaço como o seu numa coluna de tão renomado jornal. Concordo com a maioria que criticaram seu texto. Pelo fato de ser um formador de opnião, as palavras devem ser usadas com cuidado, porém, acima de tudo, com conhecimento.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 09:43
      Enviado por: Renato Cruz

      Oi Alex. Como você mesmo destacou, a ilha sempre esteve debaixo d’água.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 11:59
      Enviado por: Patricia

      Pessoal,

      Eu acho que o final de Lost foi coerente com toda a série. Passamos 6 temporadas discutindo interpretações diferentes. A série acabou, e aqui estamos nós continuando com as discussões.
      Na minha interpretação, tudo foi real até o final da 5a. temporada quando a bomba explodiu. Com a explosão, a ilha afundou, todos morreram, começou a realidade paralela e a série ficou mais mística.

      Bom é isso!

      Namastê.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 09:41
    Enviado por: Diogo

    hahaha
    Qual o sentido de criarem uma série em que eles estão mortos na ilha e fora dela?
    Ai eles estavam mortos fora da ilha, fazem uma recepção calorosa anunciando os Oceanic 6, que em vez de sobreviventes do acidente eram os mortos que conseguiram sair da ilha… hahhahaha
    pelamor…
    LOST conseguiu essas coisas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 09:43
    Enviado por: Diogo

    e outra:

    se eles estavam mortos, o que é essa redenção que você coloca na matéria?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 09:48
      Enviado por: Renato Cruz

      Oi Diogo. Sair da ilha fazia parte lá do “inferno” deles. É só ver o que aconteceu com os Oceanic 6 fora da ilha. A redenção do texto vem seguida de um ponto de interrogação, mas acho que a cena final tem a ver com isso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 09:53
    Enviado por: André

    Renato Cruz, você está equivocado. Reveja o final e leia as discussões nos fóruns. Você diz que “O monstro de fumaça precisava de um cadáver para assumir a forma de outra pessoa”, mas se todos estavam mortos, ele poderia assumir a forma de qualquer um, não só no Lock. Ele assumiu a forma do Lock porque o Lock morreu quando o Linus o matou, bem depois deles caírem na ilha.

    A morte de cada um deles aconteceu ao longo do tempo. Alguns morreram na ilha, outros morreram fora dela, e alguns morreram muito tempo depois que o avião partiu.
    O episódio na igreja, com o diálogo do Jack e o pai dele é bastante esclarecedor neste sentido. O pai do Jack é bastante claro neste sentido: eles estavam vivos na ilha, mas todos morreram um dia… alguns deles como o Hugo podem ter morrido de velho..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 10:03
      Enviado por: Renato Cruz

      Oi André. Ele não poderia assumir a forma de qualquer um. Assumiu a forma do pai do Jack, porque chegou um caixão à ilha. E assumiu a forma do Locke pelo mesmo motivo.

      O pai do Jack não disse que todos estavam vivos na ilha. Ele disse que alguns morreram antes e outros depois. Se você reparar bem, a Penny, a Juliet e o Desmond estavam na igreja, e não eram passageiros do voo que caiu. Eles morreram em momentos diferentes.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 09:55
    Enviado por: André

    Renato, a ilha aparece embaixo d’água no começo, mas depois isto se esclarece: ela está debaixo d’água na realidade paralela, no purgatório: lá a ilha nunca fez parte da vida deles!
    Mas isto é no purgatório apenas, ou seja, não é real!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 10:08
      Enviado por: Renato Cruz

      Quando o pai do Jack diz: “aqui não existe agora”, ele explica todas as viagens no tempo, e deixa subentendido que eles estavam mortos desde o começo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 10:02
    Enviado por: Alex

    Tem uma coisa que me intriga até agora, que imagino intriguem vários outras pessoas. No final das contas, qual é a função/motivo da Dharma e do Sr. Charles Widmore?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:13
    Enviado por: João Victor

    Muuuuito confuso,

    Mas tenho a impressão de que realmente eles morreram em lugares e situações diferentes porque o pai do Jack fala que não existe “Aqui”ou “agora”. Acontece que eles se reunem para se lembrarem dos melhores amigos que fizeram na melhor parte de suas vidas.

    Uma pergunta no entanto: De onde sai aquele filho do Jack? E porque ele também era filho da Juliet sendo que eles não se conheciam até o acidente????

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 11:10
      Enviado por: nathalia

      cada um “criou” sua vida no limbo com que gostaria que tivesse sido, possi jack tem um filho, sawyer é justiceiro, locke está com a mulher que ama etc.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 10:14
    Enviado por: Diogo

    Muito legal a Juliet que foi pra ilha para trabalhar se apaixonar por um cara que morreu numa queda do avião hahahaha
    Charlie, que estava morto pela queda do avião, se matou novamente na estação submersa para ajudar os Losties…
    Se eles já estavam mortos desde o inicio, o que foi essa realidade paralela na 6a temporada? Se era a vida real, como Sawyer e Juliet lembrariam no último episódio das coisas que viveram na ilha?
    Não faz o menor sentido eles estarem mortos desde o inicio…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:16
    Enviado por: André

    “e você reparar bem, a Penny, a Juliet e o Desmond estavam na igreja, e não eram passageiros do voo que caiu. Eles morreram em momentos diferentes.”

    Mas ele disse que todos lá se ajudaram e se conheceram, interagiram entre si, e que esta era a parte mais importante.
    Se eles interagiram, então A Penny, Juliet e Desmond, por exemplo, chegaram na ilha e encontraram eles vivos!
    O Desmond chega a sair da ilha e viver um bom tempo com a Penny, que estava vivinha fora da ilha!
    O Charles Wildmore vai e volta da ilha, e encontra a Sun fora da ilha quando ela conseguiu sair, e ele estava vivinho, e ela também!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:25
    Enviado por: André

    “Quando o pai do Jack diz: “aqui não existe agora”, ele explica todas as viagens no tempo, e deixa subentendido que eles estavam mortos desde o começo.”

    Não é isso que ele quis dizer. Ele só quis dizer que no purgatório não existe “aqui” ou “agora”, porque aquele lugar é qualquer tempo, ou qualquer hora. É apenas um lugar para eles se reencontrarem e partirem em paz.
    Ele não deixa subentendido qu estavam todos mortos: ele deixa bem claro que estavam todos mortos, mas também deixa claro que alguns morreram depois de outros!
    O pai do Jack deixa claro”Todos estão mortos na igreja filho, alguns morreram: alguns antes de você, e outros bem depois de você”, e os que morreram muito temp odepois dele são os que permaneceram vivos na ilha, como o Hugo e o Linus, e os que conseguiram sair.

    Isto fica ainda mais claro quando o Hugo diz pro Linus: “Você foi um excelente número dois!” e o Lunis responde: “e voc6e foi um excelente número um!”. Ou seja, eles permaneceram na ilha muito tempo depois que o Jack morreu no banbuzal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:29
    Enviado por: André

    Escrvi correndo e saiu um mone de erro:

    Leia :

    -”Ele não deixa subentendido que estavam todos mortos: mas também deixa claro que alguns morreram depois de outros!”

    -bambuzal

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:33
    Enviado por: Sanderz

    pessoal, qual a dificuldade de entender o final. esse renato cruz deveria nao comentar se nao tem capacidade de ler uma leganda ou mesmo entender uma conversacao em ingles. O jack pergunta ao pai se tudo aquilo que ele viveu era real e ele disse sim. Catzo! nao da pra ser mais claro que isso! vergonhoso abrir o blog do cara e ver que o cara nao entende lhufas – tah na cara que vu trechos ou escutou de outros – Estadao, pls, reavaliem pra quem vcs concedem espaco… saudade do jo auricchio!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:38
    Enviado por: KLEPTON

    Terminou como começou, uma imensa Bost.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:51
    Enviado por: Paulo Bueno

    Até o Rodrigo Santoro estava morto?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 10:53
    Enviado por: Fernando Fischer

    Meu Deus, o cara não entendeu nada e consegue escrever um monte de besteira numa site como esse.

    Estadão, como vocês contratam uma pessoa assim?

    Jornalistas deviam ser um pouco mais inteligentes (eu sei bem disso, pois sou jornalista também).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:02
    Enviado por: Larissa

    Não entendeu nada pelo jeito né? Todos estavam mortos desde o início?…fala sério hein….Assiste de novo porque para escrever uma besteira dessas com certeza vc não entendeu….e ainda escreve para o Estadão me poupe hein. Definitivamente LOST não é para qualquer um. Só faltava vc falar que a ilha era um purgatório também. E além de tudo tem a capacidade de falar que o Farady era um pianista mimado…rsrsrs…nossa não acredito que li tanta asneira. Tô abismada com a incapacidade de algumas pessoas para entender o final da série. O maior problema de Lost é que seus fãs não entenderam nada sobre o que assistiram durante esses seis anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:03
    Enviado por: carlos

    Renato,

    Independente do seu ponto de vista, acho que a discussão gerada já demonstra a complexidade e grandiosidade desta série. Afinal o mais importante foi a jornada de 6 temporadas, que quem não seguiu ou abandonou, simplesmente perdeu…

    Quanto ao final, não concordo com você e gostaria de comentar algo sobre o Richard. Há uma cena em que ele e o Millos estão na canoa indo para a outra ilha destruir o avião, quando o Millos nota um fio de cabelo branco no Richard, neste momento fica claro que o Richard esta vivo e que a maldição de “nunca envelhecer” foi quebrada. Este fato diz a ele que ele estava equivocado quanto a estarem no inferno ou purgatório, e a partir dai ele não quer mais destruir o avião e sim sair da ilha, o que é reforçado que eles encontram o piloto no meio do caminho. Enfim foi o que entendi…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:05
    Enviado por: nathalia

    renato, infelizmente você está muito mal informado.
    a VIDA na ilha foi real. a realidade paralela na sexta temporada era uma espécie de “limbo” onde se encontram depois da morte para que possam passar à luz.
    NãO ESTAVAM MORTO E ISSO SEMPRE FOI DITO PELOS PRODUTORES.
    isso se comprova de diversas maneiras, como por exemplo quando julieta diz quando está morrendo “it worked” na verdade já estava no “limbo” quando disse o mesmo a sawyer na máquina de chocolates e assim são disparadas as lembranças.
    tente se finromar melhor antes de colocar essa opinião em um jornal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:07
    Enviado por: Klaus Xavier de Oliveira

    Visão totalmente superficial. ” Todos Mortos desde o início” Caramba, sem ofensas, sugiro assistir a série novamente (ou pelo menos o ep. final) porque está claro que você não entendeu nada. Perdido mesmo você está como diria mestre Yoda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:08
    Enviado por: nathalia

    e o pior é que leio os comentários e só você acha isso e não consegue admitir que está errado! hahaha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:09
    Enviado por: Cassio

    27/05/2010 – 09:43 Enviado por: Renato Cruz

    “Oi Alex. Como você mesmo destacou, a ilha sempre esteve debaixo d’água.”

    A Série era um spin-off de Bob Esponja então?

    Acho que agora seria um bom momento para apagar essa matéria e rever o seriado por completo.

    Ai sim, escrever uma nova matéria sobre o fim de Lost, quem sabe dessa forma, você consiga sua redenção(?).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:17
    Enviado por: Ronado

    brincadeira
    depois de 6 anos ainda tem gente que acha que morreram na queda
    mas como dizem
    melhor ler do que ser cego
    mas so pra me certificar
    voce assistiu a serie toda mesmo?
    pois mais parece que assistiu o Pilot
    e o The End apenas
    e deu a opnião emcima deles

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:18
    Enviado por: Antero

    COlega jornalista
    Desculpe, mas para comentar faz-se necessário assistir a série inteira, sabia? É impressionante como QI conta nos grandes veículos, não? NINGUÉM estava morto desde o início em Lost, filho. Não diga asneiras. Só isso já te garante bons leitores.
    É só

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:22
    Enviado por: Santiago

    Renato, gostar ou não do episódio fica a seu critério, mas escrever coisas tão tolas no blog só mostra que você não teve o minimo entendimento sobre o episódio. O pai do jack foi muito claro sobre “o que vocês viveram na ilha foi real”.

    Isso ja foi dito desde o segundo comentario aqui, pelo Suminino. Você está sendo muito ignorante de não dar ouvidos aos seus leitores, porque isso? Tem medo de assumir que errou? Ou é tão ignorante de não perceber que errou? Reveja o episódio antes de falar mais asneiras, só está gerando mais confusão com isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:24
    Enviado por: Daniel

    Putz, voce nao entendeu nada. Eles nao estavam mortos desde o começo!! Tudo na ilha foi real!! Mas o final foi decepcionante, sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:29
    Enviado por: Melvin / Curitiba - Pr

    Pra mim LOST continuará sendo a melhor série que eu já assisti, não importa o que as pessoas digam. A sua opinião, Renato, não mudará a minha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:30
    Enviado por: Tweets that mention O fim de Lost | Renato cruz -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Renato Cruz, Cassio Cardoso. Cassio Cardoso said: A Maior cagada sobre o Fim de Lost que eu já li: http://blogs.estadao.com.br/renato-cruz/o-fim-de-lost/ [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:30
    Enviado por: Manoel Almeida

    Caro Renato, os internautas estão certos. A sua interpretação contradiz tudo o que foi exibido no último episódio. E também o que os próprios produtores disseram no início. Tudo o que aconteceu na ilha foi real. Eles não morreram na queda do 815. Por que acha difícil entender isso? Mas numa coisa você está certo: as perguntas não foram respondidas porque não tinham respostas. Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:30
    Enviado por: Douglas Felix

    Minha interpretação de Lost: os acontecimentos na ilha foram “reais”, e eles estavam vivos. Eles realmente “voltaram” no tempo quando estavam lá, e a explosão da bomba no final da quinta temporada não alterou a realidade deles, e nem criou outra. Como se a Dharma tivesse continuado suas atividades mesmo depois da explosão nuclear. O “mundo” no qual o voo 815 da Oceanic pousa em LA é como se fosse um prêmio de consolação pós-morte, mostrando como seria a realidade deles se o plano tivesse dado certo e o avião não tivesse caído na ilha. E nesse “mundo” (que pode ser interpretado como um purgatório) a ilha está no fundo do mar pois é lá que eles queriam que ela estivesse…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:34
    Enviado por: Janaina

    Renato vc assistiu mesmo? Peço por gentileza que se você REALMENTE assistiu assista novamente e poste outro comentário, porque esse está absurdamente EQUIVOCADO. ELES NÃO ESTAVAM MORTOS NA ILHA!!!! Tudo o q aconteceu na ilha aconteceu realmente. A vida paralela (onde vc diz q o Daniel era um pianista mimado) era a vida após a morte a redenção…
    Errr…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:36
    Enviado por: Cinthia

    Sinceramente? Acho q não assistimos a mesma série, e não, eles não estavam mortos desde o começo, pelo menos foi isso que eu e várias pessoas que assistiram o seriado desde o começo entenderam.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:37
    Enviado por: Thiago

    vai ser burro lá longe….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:37
    Enviado por: Helder

    Lamentável. O cara não entendeu o final.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:37
    Enviado por: Thiago

    vai ser burro lah longe…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:41
    Enviado por: Vinícius Cabral

    Eles não estavam mortos desde o começo. Tudo que aconteceu na ilha, de fato aconteceu. A realidade paralela vista na última temporada, era o plano onde eles estavam esperando para descansar em paz.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:41
    Enviado por: camila monteiro

    só não sei que último capitulo de lost que você assistiu pq o q eu assisti não tinha ng motrto desde o ínicio….talvez vc tenha perdido a parte que fala que “alguns morreram antes, outros depois e outros bem depois de vc, tudo q vc viveu foi real” pode ser q vc tenha ido ao banheiro nessa hora!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:43
    Enviado por: yara

    Vc está MUITO errado. Pq Mattew Fox declararia que eles estavam VIVOS na ilha se fosse mentira? Medo de apanhar dos fãs??
    Acho que vc deveria assistir tudo outra vez, ainda não etá pronto para entrar na “igreja”!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:49
    Enviado por: Cinthia

    Renato, é impressão minha, ou você acha que todo mundo tá errado, que só você entendeu o seriado e ninguém sabe o que está falando? Você não aceita outras opiniões, leia novamente o que você escreveu aqui, não parece um pouco absurdo o pessoal que já está morto, morrer novamente e depois criar outra situação paralela para entender que já estava morto? Como assim? Se lá era um purgatório, acompanhando a sua teoria, quem morreu durante o seriado é porque já havia se redimido e depois precisou se redimir novamente em conjunto no final? Não tem lógica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:51
    Enviado por: Renato Cruz

    Amigos, o Richard Alpert disse que a ilha era um inferno. E o pai do Jack falar que o que aconteceu foi real não quer dizer eles estavam vivos. Afinal, foi um pai do Jack irreal que disse tudo aquilo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 11:57
      Enviado por: nathalia

      Richard diz isso porque para ele! a ilha er um inferno, já que ele já não queria ser eterno e estava em conflito quando o diz. tinha perdido a fé em jacob!
      Christian Shepard diz que “estiveram juntos nos momentos mais importantes de suas VIDAS”.

      Se o vida paralela (purgatorio) fosse real porque loche diria a Jack que ele nunca teve um filho??
      Porque Desmond diria que Ana Lucia ainda não está preparada? Porque ela ainda n‼8o teve conexãao suficiente como os outros para poder recordar sua vida na ilha e poder “let go”.

      renato não insulte nossa inteligência!!!

      Depois se quiser coloco uns links de um textos muitos bons sobre o final de lost, assim te esclarece um pouco as dúvidas.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 12:00
      Enviado por: nathalia

      ia me esquecendo, o pai de jack que disse isso, era uma pessoa que já estava morta como todos os outros, em diferentes momentos.
      e já tinha visto, já sabia de tudo. como desmond, hurley. e ainda mais, como boom e rose, que já desde o voo que não caiu do oceanic já sabiam. vide os diálogos no avião.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 12:01
      Enviado por: Renato Cruz

      Nathalia, eu só insultaria a sua inteligência se oferecesse uma opinião igual à que você já tem.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 12:12
      Enviado por: Manoel Almeida

      Renato, se na sua concepção tanto o Richard quanto o pai do Jack são irreais, por que o que um diz sobre o Inferno seria mais verdadeiro? Afinal, não foi um Richard “irreal” que disse tudo aquilo, como você diz?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/05/2010 - 13:12
      Enviado por: Cinthia

      Renato, o Richard disse aquilo por causa da condição de imortalidade dele, vc assistiu isso? Eu já pessoas falando que moram no inferno e elas não estavam mortas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 11:55
    Enviado por: João Luiz

    Muito oportuno você ter mencionado o David Lynch na coluna. Lost tem um quê de “Mulholland Drive” e “Inland Empire” quando se tenta entender tudo. Mas talvez, assim como as obras de Lynch, Lost também não tenha a intenção de ser totalmente compreendido e explicado. A teoria de que todos estavam mortos, muito embora não a descarte, me parece cômoda demais, porque, a partir daí, tudo é possível. É como num sonho, tudo pode acontecer, nada precisa fazer sentido. Não acredito que fariam isso, ainda mais quando desde o princípio, disseram que não fariam.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:56
    Enviado por: Diogo

    Engraçado que não vi ninguém concordando com o autor desta pérola!
    hahaha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 11:57
    Enviado por: Marcus Silva

    Caraca, você deve ter assistido outra série! Não é possível!! Não entendeu nada…rs
    O Richard disse que a ilha era um inferno pois quando se viu razão para acreditar no Jacob, que havia morrido, e acreditou no Homem de Preto que havia dito a ele!!
    Lamentável…
    E o pior é que vc faz um monte de gente acreditar nessa besteira!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:03
    Enviado por: Janaina

    Ele está brincando…vcs não perceberam?
    Seria muita burrice todo mundo tentar explicar o final pro cidadão e ele continuar achando que está certo.
    Ele tá fazendo isso porque hj foi o único dia que o blog dele esteve tão popular kkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:04
    Enviado por: Rodrigo

    Como ele tem um emprego no estadão?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:04
    Enviado por: Fernando Fischer

    Esse texto devia se espalhar por todos os fóruns, blogs e twitters do Brasil.

    É sempre bom rirmos da infinidade da burrice humana.
    E também é bom as pessoas perceberem que até mesmo em grandes veículos da imprensa tem gente que não merece um pingo de crédito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:08
    Enviado por: Wagner

    Cara!!! Como pode ter gente que acha que eles morreram na queda do avião? O Desmond não estava no avião, o Wildmore também não, o Richard vai falar com o locke pequeno….Tudo isso eles já estavam mortos?
    Eles sairam da ilha de helicóptero e falaram com quem? Assombrações? A mãe do hurley, da kate da sun e do jack são assombrações fora da ilha!! Esse cara assistiu o recap antes de assistir o último episódio da série e joga algo no blog sem o menor sentido!! A próxima vez veja a série, pois você não viu LOST.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:09
    Enviado por: Crejo

    Renato,
    Assista a série para o seu bem. Pq todas suas palavras estão equivocadas.
    Vc tem q entender de um assunto para poder fazer uma resenha.
    Seja um bom profissional, e reveja o final novamente, principalmente o último diálogo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:10
    Enviado por: Cassio

    Meu Deus, cara, o Richard, só disse que a ele a ilha parecia um inferno, pois como o próprio diz momentos depois, Jacob havia morrido, e com ele havia ido embora o grande plano que Jacob tinha preparado para ele, porém ele ainda não sabia qual era o plano, por isso a existência dele não tinha sentido.

    Após isso temos a cena em que Richard e Jack vão ao Black Rock, pois Richard tinha a intenção de se suicidar, e o que acontece? NADA!

    Pois como Jack diz, Jacob não os manteria vivos até aquele momento, se eles não tivessem um bom propósito ainda a cumprir na trama.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:13
    Enviado por: manu

    Meu amigo assista novamente antes de postar coisas sem sentido!!Eles NÃO estavam mortos desde a queda do avião, eles morreram em momentos distintos das suas vidas. O pai do Jack diz: “Uns morreram antes, outros bem depois”, se eles tivessem morrido na queda do avião tinham morrido ao mesmo tempo!!Além disso, Christian ainda fala para Jack que “tudo que ele passou foi real, e que o tempo que ele viveu com aquelas pessoas tinha sido o mais importante de sua vida”. Como ainda assim você diz que eles morreram na queda do avião??? Assista de novo, com mais calma, quem sabe você entende melhor!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 13:21
      Enviado por: Cinthia

      Manu ele disse mais, ele afirmou que os tripulantes morreram na queda do avião, quando este caiu na ilha, e ainda disse que a ilha estava submersa, como assim?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 12:13
    Enviado por: Paulo Gomes

    Lost é a melhor série de todos os tempos por isso!

    Conseguiu fazer com que milhares de pessoas ficassem madrugadas e mais madrugadas, buscando pistas, atrás de respostas, que não vieram. Milhares montaram teorias e mais teorias… Que não se concretizaram…

    Uma coisa sem dúvida ela conseguiu, vários relacionamentos, amizades, namoros, casamentos, filhos, são frutos desta busca insessante por respostas…

    Acaba, respondendo o mínimo, dizendo que todos devem seguir em frente … isso é sensacional…

    o que acontecesse agora é sensacional, o fim de Lost provocou uma “Guerra”, opiniões, teorias, um burburio imenso em toda a internet…

    Somente Lost para fazer tudo isso …

    Apesar de ter ficado decepcionado com o final, como posso dizer que não foi Bom?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:14
    Enviado por: Ale

    Mas tu é burro hein Renato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:18
    Enviado por: João Luiz

    Acho que todos temos o direito de não concordar com a opinião do colunista, assim como ele também tem o direito de entender a série como achar conveniente. É notória e natural a necessidade do ser humano de tentar impor sua opinião através, nesse caso, argumentos. Mas, nesse caso, acho pouco provável que duas pessoas dentre todas que assistiram a série, concordem em todos os pontos. Vou esperar para ver se aparece algum texto dos produtores que esclareça algo, até lá vou continuar achando que eles não estavam mortos desde o princípio, pois seria frustrante saber que tentamos explicar situações que, de fato, não existiram.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:25
    Enviado por: Fabio

    Interessante a posição de Renato Cruz a respeito do fim de Lost. Faz a gente pensar… Será que na verdade eles realmente não estavam todos mortos desde sempre? Será que Carlton Cuse e Damon Lindelof não estão mortos também? E nós, será que estamos vivos lendo isso tudo aqui ou já morremos e alguém esqueceu de nos avisar pra não ficarmos perdendo tempo a toa? Eu aposto com quem quiser que todo mundo está morto (inluindo nós) ou … o nosso caro Renato errou feio na interpretação do excelente final de lost. kkkkk.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:43
    Enviado por: Giulia

    Cara, tu não entendeu p*rra nenhuma. Vai escrever sobre algo que você saiba

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:44
    Enviado por: JOAO JUNIOR

    Renato, e demais leitores,

    Todos os eventos ocorridos na ilha forma reais, inclusive a viagem ao tempo, pois foi a bomba jogada por Jack que causou o incidente, incidente que levaria a construção pela iniciativa Dharma, da maquina na escotilha que controlaria o nivel de eletromagnetismo da ilha.

    Função tao importante, que existia uma estação somente para observar essa atividade.

    Ademais, foi o tiro d Sayd que transformou o Ben, no elemento manipulador e aml que depois destruiria a iniciativa Dharma, mataria Loock, enfim, foi real a vida na Ilha.

    Depois da morte de Jack, é que todos ja mortos se encontram para uma partida ao ceu.

    Foi isso o que ocorreu

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:46
    Enviado por: Manoel Almeida

    O fato de o colunista haver se equivocado não dá a ninguém o direito de ofendê-lo. Apesar das críticas, ele não bloqueou os comentários nem desrespeitou ninguém. Ele merece o mesmo tratamento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 12:47
    Enviado por: Priscila

    Renato,

    Para os verdadeiros fãs de LOST é difícil ler um artigo como o seu sem reclamar.
    Para os fãs, ler uma crítica totalmente desfundamentada do que foi toda série publicada em um sitio de um jornal tão importante é barulho para os ouvidos. Veja, quem é fã de LOST acompanhou ao vivo pela internet, assistiu na segunda-feira, não quis esperar o episódio na AXN. Se você assistiu agora a pouco, como diz, não pode ser fã. Isso explica a falta de fundamentos de artigos. É muito fácil criticar uma série pelo seu último episódio sem a ter acompanhado-a por inteiro. Por favor, considere apenas a opinião dos fãs, não queira defender uma tese negada pela maioria sem sequer expor os pontos que considera equivocados da outra parte.
    Os comentários acima só reforçam o meu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:01
    Enviado por: Ricardo Moraes

    Concordo com você Renato que eles estavam mortos desde a queda do Oceanic.
    E outra… como em uma ilha, onde os acontecimentos são reais, pessoas podem sobreviver a queda de um avião, a explosão de uma bomba de hidrogênio e acreditar em monstrinhos de fumaça e ursos polares? Quem sabe entre os hostis não estava o coelhinho da Páscoa!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:02
    Enviado por: Diogo

    Acho que o Renato deveria tentar sua redenção:

    assista novamente o final, sem pular partes, se precisar volte um pouco nas falas importantes para uma boa interpretação, e escreva uma nova matéria sobre o fim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:13
    Enviado por: Eduardo Rabassallo

    pra quem ta perguntando como esse cara tem um emprego no estadão escrevendo tanta besteira , a resposta ta ai na cara de voces : gerando polemicas e acessos ao blog

    e voces ficam alimentando isso e nem se tocam , certeza que ele ja havia pensando em assistir o final de lost e vir correndo escrever qualquer coisa maluco só para ganhar clicks e comentarios

    é aquela velha historia , fale mal mas fale de min

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:18
    Enviado por: Pedro

    Podemos observar pelo artigo que o Sr. Renato Cruz não assistiu o ultimo episodio de LOST e talvez nenhum outro episodio.
    Agora como um colunista de um jornal conceituado como o Estadao pode escrever tanta baboseira em um só texto? Fica a pergunta.
    Acredito que ele deveria tentar outro seriado de mais facil entendimento para ocupar seu tempo livre, já que após 6 anos não conseguiu entender absolutamente nada sobre Lost.
    Talvez deva tentar Smallville.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:23
    Enviado por: Cinthia

    Gente, mas, eu concordo com o Manoel Almeida, ninguém tem o direito de ofender ninguém.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:32
    Enviado por: Cinthia

    Renato me tire outra dúvida, você leu a carta do Mathew Fox? Será que ele também não entende o que aconteceu?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:34
    Enviado por: Rafael

    Não consigo acreditar que as pessoas ainda achem que os personagens estavam mortos desde o início… A série e seu final explicados de forma interessantes e satisfatória (para alguns):

    First …
    The Island:

    It was real. Everything that happened on the island that we saw throughout the 6 seasons was real. Forget the final image of the plane crash, it was put in purposely to f*&k with people’s heads and show how far the show had come. They really crashed. They really survived. They really discovered Dharma and the Others. The Island keeps the balance of good and evil in the world. It always has and always will perform that role. And the Island will always need a “Protector”. Jacob wasn’t the first, Hurley won’t be the last. However, Jacob had to deal with a malevolent force (MIB) that his mother, nor Hurley had to deal with. He created the devil and had to find a way to kill him — even though the rules prevented him from actually doing so.

    Thus began Jacob’s plan to bring candidates to the Island to do the one thing he couldn’t do. Kill the MIB. He had a huge list of candidates that spanned generations. Yet everytime he brought people there, the MIB corrupted them and caused them to kill one another. That was until Richard came along and helped Jacob understand that if he didn’t take a more active role, then his plan would never work.

    Enter Dharma — which I’m not sure why John is having such a hard time grasping. Dharma, like the countless scores of people that were brought to the island before, were brought there by Jacob as part of his plan to kill the MIB. However, the MIB was aware of this plan and interferred by “corrupting” Ben. Making Ben believe he was doing the work of Jacob when in reality he was doing the work of the MIB. This carried over into all of Ben’s “off-island” activities. He was the leader. He spoke for Jacob as far as they were concerned. So the “Others” killed Dharma and later were actively trying to kill Jack, Kate, Sawyer, Hurley and all the candidates because that’s what the MIB wanted. And what he couldn’t do for himself.

    Dharma was originally brought in to be good. But was turned bad by MIB’s corruption and eventually destroyed by his pawn Ben. Now, was Dharma only brought there to help Jack and the other Canditates on their overall quest to kill Smokey? Or did Jacob have another list of Canidates from the Dharma group that we were never aware of? That’s a question that is purposley not answered because whatever answer the writers came up with would be worse than the one you come up with for yourself. Still … Dharma’s purpose is not “pointless” or even vague. Hell, it’s pretty blantent.

    Still, despite his grand plan, Jacob wanted to give his “candidates” (our Lostaways) the one thing he, nor his brother, were ever afforded: free will. Hence him bringing a host of “candidates” through the decades and letting them “choose” which one would actually do the job in the end. Maybe he knew Jack would be the one to kill Flocke and that Hurley would be the protector in the end. Maybe he didn’t. But that was always the key question of the show: Fate vs Free-will. Science vs Faith. Personally I think Jacob knew from the beginning what was going to happen and that everyone played a part over 6 seasons in helping Jack get to the point where he needed to be to kill Smokey and make Hurley the protector — I know that’s how a lot of the writers viewed it. But again, they won’t answer that (nor should they) because that ruins the fun.

    In the end, Jack got to do what he always wanted to do from the very first episode of the show: Save his fellow Lostaways. He got Kate and Sawyer off the island and he gave Hurley the purpose in life he’d always been missing. And, in Sideways world (which we’ll get to next) he in fact saved everyone by helping them all move on …

    Now…

    Sideways World:

    Sideways world is where it gets really cool in terms of theology and metaphysical discussion (for me at least — because I love history/religion theories and loved all the talks in the writer’s room about it). Basically what the show is proposing is that we’re all linked to certain people during our lives. Call them soulmates (though it’s not exactly the best word). But these people we’re linked to are with us duing “the most important moments of our lives” as Christian said. These are the people we move through the universe with from lifetime to lifetime. It’s loosely based in Hinduisim with large doses of western religion thrown into the mix.

    The conceit that the writers created, basing it off these religious philosophies, was that as a group, the Lostaways subconsciously created this “sideways” world where they exist in purgatory until they are “awakened” and find one another. Once they all find one another, they can then move on and move forward. In essence, this is the show’s concept of the afterlife. According to the show, everyone creates their own “Sideways” purgatory with their “soulmates” throughout their lives and exist there until they all move on together. That’s a beautiful notion. Even if you aren’t religious or even spirtual, the idea that we live AND die together is deeply profound and moving.

    It’s a really cool and spirtual concept that fits the whole tone and subtext the show has had from the beginning. These people were SUPPOSED to be together on that plane. They were supposed to live through these events — not JUST because of Jacob. But because that’s what the universe or God (depending on how religious you wish to get) wanted to happen. The show was always about science vs faith — and it ultimately came down on the side of faith. It answered THE core question of the series. The one question that has been at the root of every island mystery, every character backstory, every plot twist. That, by itself, is quite an accomplishment.

    How much you want to extrapolate from that is up to you as the viewer. Think about season 1 when we first found the Hatch. Everyone thought that’s THE answer! Whatever is down there is the answer! Then, as we discovered it was just one station of many. One link in a very long chain that kept revealing more, and more of a larger mosiac.

    But the writer’s took it even further this season by contrasting this Sideways “purgatory” with the Island itself. Remember when Michael appeared to Hurley, he said he was not allowed to leave the Island. Just like the MIB. He wasn’t allowed into this sideways world and thus, was not afforded the opportunity to move on. Why? Because he had proven himself to be unworthy with his actions on the Island. He failed the test. The others, passed. They made it into Sideways world when they died — some before Jack, some years later. In Hurley’s case, maybe centuries later. They exist in this sideways world until they are “awakened” and they can only move on TOGETHER because they are linked. They are destined to be together for eternity. That was their destiny.

    They were NOT linked to Anna Lucia, Daniel, Roussou, Alex, Miles, Lupidis, (and all the rest who weren’t in the chuch — basically everyone who wasn’t in season 1). Yet those people exist in Sideways world. Why? Well again, here’s where they leave it up to you to decide. The way I like to think about it, is that those people who were left behind in Sideways world have to find their own soulmates before they can wake up. It’s possible that those links aren’t people from the island but from their other life (Anna’s parnter, the guy she shot — Roussou’s husband, etc etc).

    A lot of people have been talking about Ben and why he didn’t go into the Church. And if you think of Sideways world in this way, then it gives you the answer to that very question. Ben can’t move on yet because he hasn’t connected with the people he needs to. It’s going to be his job to awaken Roussou, Alex, Anna Lucia (maybe), Ethan, Goodspeed, his father and the rest. He has to attone for his sins more than he did by being Hurley’s number two. He has to do what Hurley and Desmond did for our Lostaways with his own people. He has to help them connect. And he can only move on when all the links in his chain are ready to. Same can be said for Faraday, Charlotte, Whidmore, Hawkins etc. It’s really a neat, and cool concept. At least to me.

    But, from a more “behind the scenes” note: the reason Ben’s not in the church, and the reason no one is in the church but for Season 1 people is because they wrote the ending to the show after writing the pilot. And never changed it. The writers always said (and many didn’t believe them) that they knew their ending from the very first episode. I applaud them for that. It’s pretty fantastic. Originally Ben was supposed to have a 3 episode arc and be done. But he became a big part of the show. They could have easily changed their ending and put him in the church — but instead they problem solved it. Gave him a BRILLIANT moment with Locke outside the church … and then that was it. I loved that. For those that wonder — the original ending started the moment Jack walked into the church and touches the casket to Jack closing his eyes as the other plane flies away. That was always JJ’s ending. And they kept it.

    For me the ending of this show means a lot. Not only because I worked on it, but because as a writer it inspired me in a way the medium had never done before. I’ve been inspired to write by great films. Maybe too many to count. And there have been amazing TV shows that I’ve loved (X-Files, 24, Sopranos, countless 1/2 hour shows). But none did what LOST did for me. None showed me that you could take huge risks (writing a show about faith for network TV) and stick to your creative guns and STILL please the audience. I learned a lot from the show as a writer. I learned even more from being around the incredible writers, producers, PAs, interns and everyone else who slaved on the show for 6 years.

    In the end, for me, LOST was a touchstone show that dealt with faith, the afterlife, and all these big, spirtual questions that most shows don’t touch. And to me, they never once waivered from their core story — even with all the sci-fi elements they mixed in. To walk that long and daunting of a creative tightrope and survive is simply astounding.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/05/2010 - 10:31
      Enviado por: Plinio

      Por favor Rafael, coloque a fonte deste comentário em inglês com o nome da pessoa que escreveu.

      Um abraço

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 12:30
      Enviado por: Christiane

      Rafael,

      Maravilha de texto! Obrigada por compartilhá-lo conosco. Por favor, divulgue a fonte (o autor e o link). Valeu!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 13:09
      Enviado por: Rafael

      Pessoal, esse é um texto escrito por um suposto funcionário da ABC (parece que ainda estão investigando), mas mesmo que não seja, encaixa muito bem com a temática da série. Ele estava circulando em diversos fóruns americanos, é só procurar no google por: lost ending explained bad robot.

      Acho que o Renato não entendeu que a série é um debate entre ciência (DHARMA, eltromagnetismo etc.) e fé (Jacob e outros elementos sobrenaturais), sendo que os roteiras optaram pela fé.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 13:48
    Enviado por: charles

    Durante muito tempo escreveremos e falaremos sobre LOST nos diversos meios de comunicaçao. Incrivel como seus produtores nos fizeram duvidar do que estavamos vendo na tela da TV. Uma hora era ficção, outra, misticismo; uns vilões/herois ou vice versa. Talvez para compreendê-la sejam necessarias chaves criptograficas aplicadas a todos os capitulos: tais como: 4815162342108 ou Oceanicflight815 ou jacksawyerkatesayidhurleycharlielocke, Benjjulietmilesjacobrichardalpertfaradaycharleswidmore. LOST NEVER ENDS, Lost never dies..see you in another life…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 13:50
    Enviado por: MJRR

    Renato,

    Acho bom você observar atentamente ao diálogo do Christian na igreja.
    Ele cita que a parte mais importante da VIDA do Jack foi junto àquelas pessoas e que umas morreram ANTES e outras BEM DEPOIS dele.

    Cito também o diálogo entre o Hurley e o Ben que se cumprimentaram, mostrando que eles foram guardiões da ilha após a MORTE do Jack.

    Dizer que eles estavam mortos desde a queda do avião é incoerente, visto todo o contexto em que a cena final se apresenta.

    Enfim, se a teoria apresentada faz com que a série, para você, tenha algum sentido, abrace-a e seja feliz.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 18:31
    Enviado por: Lost: Hurley e Ben | Renato cruz

    [...] todos que gostaram do meu comentário sobre o fim de Lost: Anthony Clark, também chamado de Nedroid, fez uma tira sobre as vidas de [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 18:59
    Enviado por: Heitor

    Pelo visto nem se desenhassem as respostas as pessoas iriam entender, foi claramente esclarecido que a ilha foi real e que não morreram na queda, mas faze o que, cada um enxergo um final que quis, quem quizer realmente entender reveja o episodio que esta muito esclarecido e se não entender assisti novelas que essas sim as respostas ficam claras e faceis de entender nivelando por baixo igual seus telespectadores, critica o melhor seriado de todos os tempos, que vá ve malhação id e novelas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 20:06
    Enviado por: Escócio

    Não é possivel, eu já cansei de discutir isso com as pessoas, mas ai em baixo esta a prova definitiva! Os próprios produtores da série CONFIRMARAM que eles estavam VIVOS na ilha e que tudo aconteceu.

    Leiam o trecho abaixo:

    “Durante os créditos finais da série, foram mostradas cenas dos destroços do voo 815 – o que levou muitos fãs a cogitarem que isso seria uma dica de que todos morreram no acidente. Kristin negou veementemente essa possibilidade; e mais tarde Lindelof e Cuse disseram que aquelas imagens foram tão somente uma forma de “descompressão” do público, fazendo uma transição mais amena e menos impactante da cena final de “Lost” para a exibição do noticiário da ABC.”

    FONTE:
    http://colunas.tv.globo.com/lostinlost/2010/05/26/o-nome-do-homem-de-preto-e-mais-respostas-em-dvd-e-videochat/

    Sera que agora o Sr. Renato Cruz dá o braço a torcer???????

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/05/2010 - 20:36
      Enviado por: Renato Cruz

      Escócio, quem negou veementemente a possibilidade foi a colunista da E!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 00:17
      Enviado por: Escócio

      Ainda sobre respostas, temos mais: a colunista do E!Online Kristin dos Santos fez um videochat com fãs da série, em que respondeu a algumas questões por eles levantadas, de acordo com que os próprios produtores executivos e principais roteiristas de “Lost”, Damon Lindelof e Carlton Cuse, lhe contaram. O vídeo está aqui abaixo e, adiante e em tópicos o que ela contou.

      “… de acordo com que os próprios produtores executivos e principais roteiristas de “Lost”, Damon Lindelof e Carlton Cuse, lhe contaram”

      “… de acordo com que os próprios produtores executivos e principais roteiristas de “Lost”, Damon Lindelof e Carlton Cuse, lhe contaram”

      “… de acordo com que os próprios produtores executivos e principais roteiristas de “Lost”, Damon Lindelof e Carlton Cuse, lhe contaram”

      “… de acordo com que os próprios produtores executivos e principais roteiristas de “Lost”, Damon Lindelof e Carlton Cuse, lhe contaram”

      “… de acordo com que os próprios produtores executivos e principais roteiristas de “Lost”, Damon Lindelof e Carlton Cuse, lhe contaram”

      “… de acordo com que os próprios produtores executivos e principais roteiristas de “Lost”, Damon Lindelof e Carlton Cuse, lhe contaram”

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/05/2010 - 20:35
    Enviado por: sanderz

    Pessoal, acho que a melhor licao que podemos dar a esse renato cruz é o ostracismo! vamos parar de dar “ibope” para esses mequetrefes, farsantes, pseudo-jornalistas. Olha, é muito triste conhecer jornalistas de primeira que nao tem a oportunidade que esse infeliz tem. ter um espaco num veiculo de massa é uma tremenda responsabilidade, e claramente esse rapaz nao tem condições de exerce-la. Vamos parar de postar pra esse cara. Abtz!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 22:15
    Enviado por: danilo

    Renato, manda esse pessoal, q está criticando a sua opinião, ler o livro “Nosso Lar”, psicografado pelo Chico Xavier.
    Na 1ª temporada, eu tb achei q eles tinham morrido no acidente e estavam nesta espécie de mundo paralelo, até entenderem q tinham morrido. Mas os produtores da série, qdo perguntados, falaram claramente q não era esse o caso, então, fiquei tentando descobrir outra hipótese. Esse ano, depois de assistir ao filme “A Ilha Do Medo”, do Scorcese, com o Leonardo DiCaprio, pensei q Scorcese tinha estragado o fim de Lost, aquela podia ser uma boa explicação pro q acontecia na ilha: tudo não passava de alucinações do Hurley, q era o personagem q todo mundo sabia q tinha estado em um manicômio. Mas, q nada, a explicação foi mesmo a q a maioria das pessoas já tinha desconfiado desde o começo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 22:27
    Enviado por: charneca

    O legal da série é que possibilita várias interpretações, mas o que achei mais interessante em Lost foi a demonstração prática de conceitos como darma e carma. Gostei muito do episódio final. Vai deixar saudade…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/05/2010 - 23:18
    Enviado por: caio

    Fico espantado com o nível medíocre dos comentários. Um monte de ignorantes querendo se fazer de “doutores” em uma série de televisão! Parecem estar, no fundo, receosos de terem perdido tempo para um final pífio. E a verdade seja dita: perderam mesmo! Já pensaram na sugestividade do título “Lost”? Parabéns, Renato, pelo artigo bem escrito. Se os seus leitores tivessem mais humildade, talvez aprendessem um pouco de língua portuguesa com você. A sua interpretação pode até estar equivocada, mas se fosse esse realmente o caso bastaria uma pessoa com um pouco de inteligência para mostrar os equívocos; 106 “analfas” não sustentam uma tese, assim como 1.106 não sustentariam, mesmo sobre um reles seriado de televisão. O que me precupa no Estadão não é a qualidade dos jornalistas, que felizmente ainda é boa, mas a mediocridade e a arrogância dos leitores…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/05/2010 - 09:33
      Enviado por: Diogo

      Você assistiu LOST?

      Se não assistiu, não tem como defender o Renato, se ele escreveu algo coerente ou interpretou errado o final.

      Quando a maioria dos leitores que comentaram assistiram TODA a série e TODOS têm um entendimento diferente do Renato sobre o final, ai você não pode chamar de “106″ analfas.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 15:34
      Enviado por: caio

      Resposta ao Diogo:
      Eis aí mais um “analfa”: “a maioria disseram”. E quer vir discutir se eu assisti ou não ao Lost. Amigo, eu prefiro estudar. Se você fizesse o mesmo, pelo menos saberia se expressar por escrito. Você parece sequer ter compreendido o que eu escrevi. Eu não defendi esta ou aquela interpretação do seriado. Apenas comentei sobre o nível medíocre de certos “analfas”. Não tinha falado especificamente sobre você, mas se a carapuça serviu…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/05/2010 - 07:23
    Enviado por: Marcelo

    Impressionante como a morte incomoda! Todos estavam mortos, mesmo. Leiam Elizabeth Kübbler-Ross e passem para a próxima fase.
    1. Negação e Isolamento: Impacto inicial da notícia onde pode ocorrer uma paralisação na pessoa e ela não conseguir dar seguimento a pensamentos. Também é comum nessa fase que se tente negar o ocorrido, não acreditando na informação que se está recebendo. A negação é uma defesa temporária, sendo logo substituída por uma aceitação parcial. Também é comum uma transição em falar sobre a realidade do assunto em um momento e de repente negá-la completamente.

    2. Raiva: Surgem sentimentos intensos como: raiva, revolta, inveja e ressentimento, além da clássica pergunta: “porquê eu?”. Esta raiva, geralmente é projetada no ambiente externo, no sentido de inconformismo. Neste momento os familiares podem sentir pesar, culpa ou humilhação.

    3. Barganha: Após ter se revoltado, e nada adiantado, passa-se a utilizar inconscientemente outro recurso, tentando fazer algum tipo de acordo que faça com que as coisas se restabeleçam. Geralmente este movimento volta-se para à religiosidade. Ex.: promessas, acordos, pactos, geralmente em segredo.

    4. Depressão: Ocorre um sofrimento profundo, onde já não se pode mais negar os acontecimentos e nem se revoltar contra eles. É a fase de introspecção profunda e necessidade de isolamento.

    5. Aceitação: Tendo superado as fases anteriores, percebe-se e vivencia-se uma aceitação do rumo das coisas. Os sentimentos não estão mais tão a flor da pele, como se a dor tivesse esvanecido, a luta tivesse cessado e as coisas passam então a ser enfrentadas com consciência das possibilidades e das limitações.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 07:31
    Enviado por: Erik

    Cara, você não entendeu.

    Não estavam todos mortos, o que aconteceu na ilha, aconteceu enquanto TODOS estavam vivos. O “flash-sideways”, que se passa numa espécie de “purgatorio”, embora fosse mostrado em paralelo a sexta temporada e parecendo que se passava na primeira quando o avião não caiu, na verdade se passa bem depois da sexta temporada.

    Eles todos morreram em tempos diferentes. Charlie morreu na terceira temporada. Jack morreu ma sexta, Hurley morreu só depois de passar o cargo de protetor da ilha para outro. Sawyer, Kate, Miles, Desmond, Claire e Richard em seu devido tempo após fugirem da ilha…

    Então quando os produtores, quando questionados na primeira temporada se Lost se passava no purgatorio e falaram que não, não estavam mentindo, pois eles não estavam mortos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 09:01
    Enviado por: Vitor B.

    Assumam que a religião do Renato Cruz é a de que todos estavam mortos desde sempre, assumam também que um jornalista dizendo que escreveu um artigo raso não existe.

    Enfim, eu acho que quem estava morto desde 2004 era Renato Cruz.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 10:20
    Enviado por: Plinio

    Acompanhei Lost com fervor durante 6 temporadas e fiquei bastante decepcionado com o final, acho que porque eu desejava algo diferente, eu queria que as realidades paralelas se encontrassem e que Jack tivesse realmente conseguido reverter o passado e impedido a queda do avião.
    Não foi assim, de qualquer maneira em uma peça de ficção como esta o espectador deve dar a sua própria interpretação. Pois então concordo com Renato, eles estiveram mortos todo o tempo, inclusive nos três anos que estiveram fora da ilha. Acredito que a redenção deles foi conseguida na ilha e não na vida paralela criada por eles. Afinal a vida paralela era muito bonita, ao contrário do ilha que sim era um purgatório.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 11:51
    Enviado por: Bruno

    Renato, o teu argumento de que estavam todos no Inferno simplesmente por algo que o Richard falou é muito falho.
    O Richard somente disse que “eles estavam no Inferno” no começo daquele episódio é porque foi isso o quê o irmão do Jacob disse pra ele no começo. Após encontrar com o Jacob, ele fica convencido de que o irmão do Jacob estava mentindo e o Jacob estava falando a verdade. Mas após a morte do Jacob, como o Richard já havia dito antes, ele percebeu que tudo o quê o Jacob havia dito era uma mentira e a vida dele não tinha sentido. Então, basicamente, se o Jacob estivesse mentindo o tempo todo, então significaria que o irmão do Jacob estaria falando a verdade, por isso ele ter dito que a ilha era o Inferno. Ele, obviamente, não estava pensando muito racionalmente até a esposa dele o acalmar.

    Além do que, se fosse o Inferno, como os “Seis da Oceanic” teriam saído do Inferno por três anos, voltado para as suas vidas normais e depois ainda voltar para o Inferno?

    E só pra complementar, o Damon Lindelof já afirmou veementemente numa Comic-Con, de 2008, se não me engano quanto à data, que eles não estavam no Inferno. Então se ele disse, não dá pra discordar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/05/2010 - 12:04
      Enviado por: Renato Cruz

      Bruno, a minha interpretação disso tudo é que os Oceanic 6 saíram da ilha, mas não do inferno. Dá para chamar de inferno a vida que eles levaram fora da ilha, não dá?

      E acho que o Damon Lindelof ainda não sabia como terminar a série em 2008.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/05/2010 - 12:18
    Enviado por: Bruno

    Mas por que tu continua insistindo nessa idéia de que eles estavam no Inferno? Sem querer ofender, mas ela não faz o mínimo sentido.
    E mesmo que em 2008 o Lindelof não soubesse exatamente o final da série, a ilha continua sendo a mesma. Se naquela época não era o Inferno, agora também não seria. Ele não iria trair as suas próprias palavras.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/05/2010 - 12:28
      Enviado por: Renato Cruz

      Bruno, porque um personagem importante disse isso (o Richard Alpert), porque é consistente com o final (eles estavam mortos e não sabiam) e porque não foi dada nenhuma explicação científica, por mais absurda que fosse, para o que parecia ser ficção científica.

      Como eles usaram essa saída mística para final da série, essa é a chave que eles deram para a série toda.

      Não adianta a gente pensar que a Teria das Cordas prevê a existência de multiversos, se a única explicação dada pela série é que eles levaram uma vida depois da morte, sem perceber.

      Qual é a explicação física para a viagem no tempo na série? Não existe. Só temos a explicação mística do pai do Jack: “Aqui não existe agora”.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 13:18
      Enviado por: Rafael

      Renato, a explicação é o eletromagnetismo.

      - Man in Black (MiB) estava montando uma estrutura com a roda no poço, mas não conseguiu utilizá-la.
      - Ben gira a roda para fazer a ilha sumir no tempo.
      - Locke ajusta a roda para fazer com que a ilha volte ao normal (fim dos “flashes”).
      - Desmond recebeu grandes cargas de eletromagnetismo e sua consciência passou a viajar no tempo.

      Se você precisa tanto de uma explicação física, veja Exterminador do Futuro e De Volta Para o Futuro… Ou para você esses filmes apresentaram explicações plausíveis? Será que Doc Brown e Marty MacFly estavam mortos nos três filmes? =p

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/05/2010 - 12:22
    Enviado por: Bruno

    Só pra complementar, outra coisa bem simples: se todos já estavam mortos desde o começo, como é que teve gente que morreu novamente? Como é que os mortos iriam morrer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 12:27
    Enviado por: José

    Que burro da zero pra ele!!!!!

    rsrsrsrsrsrsrsrs

    Cara, quem chega a essa conclusão depois de assistir o ultimo eps, não a minima capacidade de interpretação!!!! A minima!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 13:50
    Enviado por: Bruno

    1º – Eu já expliquei o porque do Richard ter dito aquilo. Tu é quem não entendeu ou se recusou a entender.

    2º – Nem dessa forma seria consistente com o final, porque o lugar que eles se encontram depois e lembraram das coisas mostrava ser um lugar “bom”, bem diferente do conceito de Inferno. Logo, não há como aquilo ser uma continuidade do que aconteceu na ilha.

    3º – Só porque não foi dada nenhuma explicação pseudo-científica tu já sai afirmando que aquilo era o Inferno? Ah, tá. Explicação mística por explicação mística, a de que o lugar em que todos se reuniram era o purgatório faz muito mais sentido, e tu nem ao menos optou por essa explicação. É simples: estavam vivos na ilha. Tudo que aconteceu lá, aconteceu de verdade, como o pai do Jack disse. Aí o tempo foi passando, eles foram morrendo e no final todos se encontraram lá para continuarem seguindo em frente. É simples e faz bem mais sentido que essa história de Inferno.

    Mesmo que o final tenha tido um teor místico, não significa que dá pra sair achando uma explicação qualquer e dizer que é aquilo só porque as leis da física não se aplicam ao misticismo. Tem que fazer o mínimo sentido, o qual a tua teoria não faz.

    4º – Mesmo que eles não soubessem que estavam mortos na ilha, eles não poderiam morrer. Morto não morrer, oras. Eles estavam vivos na ilha.

    É isso. Recomendo que tu reassista toda a série, prestando atenção de verdade, dessa vez.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 14:08
    Enviado por: Fernando Fischer

    Renato, fala a verdade. Você só está querendo aparecer, né?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 15:06
    Enviado por: Manoel Almeida

    Segundo o Renato, todos são “irreais” e por isso o que o pai do Jack diz não deve ser levado em consideração. Agora ele se vale da fala dos mesmos personagens para validar sua teoria, inclusive o pai do Jack??? Santa incoerência! Sem falar que o rapaz só “responde” o que lhe convém. tsc, tsc…

    Em um primeiro momento o cara não ter entendido, paciência. Cheguei até a ficar com pena. Mas INSISTIR no erro depois de tantas explicações é uma atitude arrogante e indefensável.

    Como eu, muitos aqui devem estar acessando este blogue pela primeira vez, mas ficou suficientemente provado que o autor não está preparado para exercer o jornalismo. Como disse o Sanderz, o melhor que fazemos é devolvê-lo ao ostracismo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/05/2010 - 15:10
      Enviado por: Panina Manina

      Conta tudo para o chefe dele Manoel!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 15:42
      Enviado por: Renato Cruz

      Não disse que são irreais, Manoel. Disse que são mortos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 17:59
      Enviado por: Manoel Almeida

      Renato, se não foi você, quem escreveu o seguinte post?:

      27/05/2010 – 11:51
      Enviado por: RENATO CRUZ

      Amigos, o Richard Alpert disse que a ilha era um inferno. E o pai do Jack falar que o que aconteceu foi real não quer dizer eles estavam vivos. Afinal, foi um PAI DO JACK IRREAL que disse tudo aquilo?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 18:01
      Enviado por: Renato Cruz

      Sim, Manoel. Mas, se você prestar atenção, foi uma pergunta. Para mim, ele não era irreal, era morto.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 18:12
      Enviado por: Manoel Almeida

      Então por que se o pai do Jack falar que “foi real” isso não quer dizer que “eles estavam vivos”?. Ou isso também “foi uma pergunta” sua?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 18:32
      Enviado por: Renato Cruz

      Mais uma vez, Manoel: foi real, e eles estavam mortos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 18:34
      Enviado por: Rafael

      Pelo amor de Deus, eles estavam VIVOS na ilha! Há a cena em que o Hurley comenta o tempo em que foi protetor da ilha e provavelmente enviou Desmond de volta para casa, além do último diálogo:

      - Você é… Você é real?
      - Espero que sim. Sim, sou real. Você é real. Tudo o que já aconteceu com você é real. Todas aquelas pessoas na igreja… São todas reais, também.
      - Estão todas… Estão todas mortas?
      - Todos morrem um dia, garoto.
      - Alguns deles antes de você, alguns… Muito depois de você.
      - Mas por que estão todos aqui, agora?
      - Bem, não existe “agora” aqui.
      - Onde estamos, pai?
      - Esse é um lugar a que vocês todos chegaram juntos, para que pudessem encontrar uns aos outros. A parte mais importante da sua vida, foi o tempo que passou com essas pessoas. É por isso que vocês estão todos aqui. Ninguém consegue fazê-lo sozinho, Jack. Você precisava de todos eles, e eles de você.
      - Para quê?
      - Para se lembrarem. E para… esquecerem.
      - Kate… Ela disse que estamos indo embora.
      - Indo embora, não. Seguindo adiante.
      - Aonde estamos indo?
      - Vamos descobrir.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 19:07
      Enviado por: Manoel Almeida

      OK, para você a realidade a que o Christian se refere não é o mundo dos vivos. E quando você acha que eles morreram, Renato?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 19:18
      Enviado por: Renato Cruz

      Quem estava no avião morreu na queda. Todo mundo que apareceu na ilha já estava morto. Alguns dos que esperavam o Jack, como o Desmond, a Penny e a Juliet, morreram antes ou “muito depois” da queda do avião.

      E tenho certeza de que a realidade de que fala o pai do Jack não é a do mundo dos vivos, pois o Christian mesmo diz que ele é real e que está morto.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 19:49
      Enviado por: Manoel Almeida

      Renato, e quanto a isto que Christian diz ao filho: “A parte mais importante da sua vida, foi o tempo que passou com essas pessoas”.

      Essa “vida” a que ele se refere também não é o mundos dos vivos??

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 19:56
      Enviado por: Renato Cruz

      Sim. Já que real.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/05/2010 - 20:06
      Enviado por: Rafael

      Essa á lição do seriado: eles VIVERAM juntos NA ILHA e MORRERAM juntos NOS FLASH-SIDEWAYS.

      “If we can`t LIVE together, then we`re gonna DIE alone”.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/05/2010 - 15:09
    Enviado por: Panina Manina

    Que engraçado, surge mais um meme da internet!
    Agora vão ter que pegar menos no pé dos fãs de Crepúsculo que cometeram suicídio intelectual ao dizer aqueles absurdos do King.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 18:52
    Enviado por: André

    Nossa meu..
    vergonha alheia, na boa

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/05/2010 - 20:03
      Enviado por: Rafael

      Realmente… Quem escreveu esse post devia praticar o que a série prega: desprender-se (e aceitar o que só ele não quer ver, apesar de todas as provas).

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/05/2010 - 20:10
    Enviado por: Manoel Almeida

    Já que nem “vida” nem “realidade” se referem ao mundo dos vivos, como devemos denominá-lo então?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2010 - 23:40
    Enviado por: Renata

    O cara tá tomando chicotada de tudo quanto é lado (pode colocar mais umas duas ou três minhas, porque eu tb acho que você não assitiu a série) e mesmo assim vai morrer agarrado com a sua opinião! Não sei se te chamo de herói – por aguentar tanta coisa – ou se te chamo de arrogante – por estar achando ser o dono da verdade.
    Então, porque você não faz assim: assiste a série inteira, com um pouco mais de calma e depois escreve outro texto.
    Gostar ou não do fim de LOST é uma opinião que só pode ser intuída por aqueles que a efetivamente assitiram.
    ****
    Ah, e um recado pro Caio que escreveu lá em cima: o Renato deve ser muito seu amigo pra você vir discutir sobre um assunto que desconhece totalmente, conclusão que tiro pelo teor do seu post.
    Chamar os outros de “analfas” não só não é educado como também é um despropósito ante os comentários aqui postados. Ainda que o vernáculo não esteja sendo respeitado por alguns, todos os textos possuem um grau mínimo de intelecção, o que os tornam aptos à discussão.
    E se você acha que estudar é o mais importante de tudo, bom pra você. E espero que você alcance com os seus estudos o mesmo que eu alcancei, afinal não cheguei a Juíza de Direito sem, no mínimo, uns bons 5 anos debruçada em livros.
    Só espero que você não venha me chamar de “analfa” por gostar de LOST…
    P.S.: por que você não aproveita pra assistir a série inteira com seu amigo Renato – assim vocês dois podem ter algum embasamento para uma discussão em português castiço, à escolha de vocês: Luís de Camões ou Machado de Assis?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/05/2010 - 00:36
      Enviado por: caio

      Excelência,
      Eu achei que os juízes não se manifestassem fora dos autos e que não dessem “carteirada”. Percebi agora que a minha visão da magistratura brasileira era de fato muito otimista. Espero, humildemente (pois não quero ofender os delicados sentimentos da nobre magistrada), que a senhora se digne “intuir” esta minha modesta opinião. Aliás, se as opiniões podem ser “intuídas”, por que a do jornalista também não poderia? Vejo que Vossa Excelência é de fato um pessoa muitíssimo democrática. Deus me livre de ter um processo na Justiça brasileira!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/05/2010 - 00:55
      Enviado por: caio

      Mais uma coisa. Luis de Camões e Machado de Assis diriam “assistiu à serie” e não “assistiu a série”.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/05/2010 - 10:05
      Enviado por: mariana

      Prezada Renata,
      Espero que a Senhora não seja Juíza como está dizendo. Mas se for, sugiro que tenha um pouco de bom senso e, quando quiser se expor ao ridículo – fazendo comentários agressivos e desnecessários em jornal de grande circulação -, não se identifique como magistrada. O comportamento adotado pela Senhora, evidentemente infantil e incompatível com o cargo, pode causar prejuízos à imagem do Poder Judiciário e, ainda, criar problemas na Corregedoria. Eu não vou discutir, é apenas isso.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/05/2010 - 17:12
      Enviado por: Marcelo

      Caio disse: “Mais uma coisa. Luis de Camões e Machado de Assis diriam “assistiu à serie” e não “assistiu a série”.”
      Desculpe, mas quem assiste a alguém ou a alguma coisa está prestando assistência, ajudando. Quem assiste um programa de TV, assiste alguma coisa, assim o correto é ‘assistiu a série’, senhor Caio Pasquale.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/05/2010 - 01:26
    Enviado por: Renata

    Caio, você não fere os meus sentimentos não. Aliás eu me considero uma pessoa muito democrática, porque se não fosse, não estaria aberta ao diálogo como estou fazendo agora.
    Mas eu acho que você não tem noção de como um juiz realiza o seu trabalho. Então aqui vai uma pequena aula de processo civil para o sr.: tudo começa com uma petição inicial, onde o autor narra os seus fatos, junta os documentos que tiver e deduz o seu pedido. A parte contrária é citada para, querendo, responder à inicial e trazer aos autos os seus fatos e os seus documentos. Cabe ao juiz, após instrução probatória, decidir. O juiz decide com base um princípio chamado livre convencimento motivado, ou seja, o juiz deduz, de tudo aquilo que foi trazido aos autos, a quem cabe o bem jurídico, devendo sempre motivar as suas decisões.
    Assim sendo, o meu comentário anterior não foi nada mais, nada menos, do que uma decisão motivada pelos fatos que me foram colocados à disposição.
    Li todos os comentários postos e cheguei à conclusão de que você e o nobre “jornalista” não tem o mínimo conhecimento sobre o seriado LOST, pois, se tivessem, a fundamentação do texto do segundo não seria a de que eles estão mortos desde o início porque o personagem Richard Alpert falou que eles estavam no inferno, e o seu texto seria a respeito da série e não sobre os erros de português de quem comentou o artigo.
    E deste seu post eu “intui” – suas palavras, não minhas – que você não passa de um pseudointelectual que se acha melhor do que os outros porque talvez tenha um pouco mais de estudo – porque educação você não tem nenhuma.
    De qualquer modo, a Justiça sempre permite que os irresignados apelem, cabendo ao Tribunal Superior que decida.
    Quanto ao seu comentário sobre a minha pessoa: sim, existe vida fora do gabinete. Ninguém é juiz 24 hs por dia; juízes são de carne e osso, também soltam pum e vão ao banheiro como todas as outras pessoas. A impressão que me dá é a de que o senhor é uma daquelas pessoas que acham que juízes são nobres por conta do cargo. Conhece aquele velho ditado, de que o hábito não faz o monge. Pois bem, há pessoas de vestem terno e gravata e posam de importantes, mas que não valem o ar que respiram, e outras humildes ou normais que são muito mais valiosas, possuem uma sabedoria que nenhum dinheiro pode comprar e que nenhum livro pode explicar. E são essas pessoas que eu faço questão de defender no meu mister.
    E eu não dei carteirada; eu apenas respondi à sua afirmação de que estudar é mais importante. Realmente estudar é muito importante, tanto que se não fosse pelos estudos eu não chegaria onde cheguei, pois não tenho padrinhos no Tribunal. Assim sendo, quem não sabe interpretar um texto corretamente é V. Sa. – erro muito pior do que os eventuais erros de português aqui existentes.
    E eu espero que você continue tendo uma visão otimista do Judiciário Brasileiro, pois não há lugar mais democrático do que aquele. Poderia ser pior: nossos juízes poderiam ser escolhidos por apadrinhamento político, ou a nossa Constituição poderia prever que apenas os muitos ricos fossem os únicos beneficiários do sistema judicial. Não sei a sua classe social, mas você tem a oportunidade de deduzir as suas pretensões perante o Judiciário tanto quanto o Zina e tanto quanto o Eike Batista.

    Já que o senhor tem tanta sede de conhecimento, espero que este meu comentário tenha lhe sido de alguma valia.
    Se o senhor quiser continuar com a discussão, podemos fazê-lo amanhã, pois como eu disse anterioremente, juízes são de carne e osso e eu preciso dormir.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/05/2010 - 12:28
      Enviado por: caio

      Excelentíssima,
      Quanto lhe devo pela aula? Estou surpreso pela sua vastíssima erudição. Quem diria: os juízes são “de carne e osso”, “soltam pum” e “vão ao banheiro”. Se a senhora precisou de 5 anos de estudo para aprender essas coisas, imagino que com mais 10 anos conseguiria finalmente escrever um comentário decente. Continue estudando. De resto, a expressão “intuir uma opinião” não é minha, mas de Vossa Cultíssima Eminência. Releia a sua primeira mensagem, por favor.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/05/2010 - 19:05
    Enviado por: Escócio

    Não adianta discutir mesmo, porque o autor do artigo não dará o braço a torcer. Não vou mais ficar postando links aqui, mas basta perder 5 minutos no google procurando por “entenda o final de lost” e ler. Simplismente TODAS as matérias fazem menção ao purgatório e explicam que eles (os Oceanic 6) não estavam mesmo mortos na ilha. Até os produtores da série já deram entrevistas confirmando isso.
    Enfim, se o autor quer interpretar o final de maneira diferente em sua mente e fazer o final d elost o “final de Caverna do Dragão” , tudo bem, mas não pode sair afirmando isso como verdade absoluta.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/05/2010 - 01:37
      Enviado por: Rafael

      Escócio, no “Caverna do Dragão” eles também não estavam mortos! Não entremos nessa discussão, por favor! Hehehehe

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/05/2010 - 08:00
      Enviado por: Escócio

      Opa Rafael, disso eu sei, mas é a mesma coisa que dizem do Caverna do Dragão, sendo que nem final esse desenho teve. Foi só pra citar um exemplo mesmo, hehe. :)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 31/05/2010 - 00:05
      Enviado por: Rafael

      Escócio, o último episódio chegou a ser escrito, mas nunca foi produzido… Se tiver curiosidade, o roteiro está disponível e chama-se Requiem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/05/2010 - 10:53
    Enviado por: O fim de Lost por Renato Cruz - Trabalho Sujo - OESQUEMA

    [...] Renato publicou este texto em seu blog. « O fim de Lost por Carlos Alexandre Monteiro | » Por Alexandre Matias às 19:00 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/05/2010 - 12:34
    Enviado por: A luz no fim do túnel « PATOSBLOGUE

    [...] O público, de um modo geral, ainda não assimilou muito do que foi explicado, e continua esperando por respostas que já foram dadas: o significado dos números, o motivo de terem sobrevivido à queda e o porquê de Locke voltou a andar. Pior: continuam chamando de “realidade paralela” o que não é realidade nem é paralela, como adiantei na véspera ao explicar o déjà-vu das personagens, assim como estão equivocados os que dizem que “não existiu ficção científica”. [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/05/2010 - 12:53
    Enviado por: Manoel Almeida

    Todos os comentários que postei após as 21h41 do dia 28, foram DELETADOS pelo autor do artigo acima. Ele me informou, por email, que eu teria infringido o “código de conduta”, mas não respondeu quais cláusulas foram violadas pelos comentários.

    Acho que tenho o direito de receber uma explicação, principalmente em se tratando de um jornalista de uma empresa séria e que defende a liberdade de expressão.

    Seguem abaixo os posts CENSURADOS, para que os leitores tirem suas próprias conclusões:

    Enviado por: Renato Cruz
    — Manoel, como você acha que Jacob fazia para sair da ilha?

    Enviado por: Manoel Almeida
    — Ele estava vivo ou morto?

    Enviado por: Renato Cruz
    — Manoel, apesar de a sua teoria sobre lost ser diferente da minha, eu a respeito e gostaria de conhecê-la. Como ele fazia?

    Enviado por: Manoel Almeida
    — Sua teoria de que Jabob era o assassino também está ficando interessante, Renato. Por que ele fez isso?

    Enviado por: Renato Cruz
    — Você acha que o Jacob era um assassino, Manoel?

    Enviado por: Manoel Almeida
    — Oh, pensei que ele havia recrutado os candidatos para morrer, ou não foi bem assim?

    E o homem de preto, Renato? Ele morreu quando Jacob o atirou no Coração da Ilha ou aquilo também foi uma passagem para uma ‘realidade paralela’?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/05/2010 - 12:57
    Enviado por: Manoel Almeida

    Renato, você disse que gostaria de conhecer minha “teoria”. Para você não dizer novamente que o deixei sem resposta, segue linque para o artigo “Luz no fim do túnel”:

    http://www.patoshoje.com.br/novosite/blog/?p=1155

    Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/05/2010 - 17:26
      Enviado por: Renato Cruz

      Ótima teoria, Manoel. Diferente da minha, mas merece todo respeito. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 31/05/2010 - 16:12
      Enviado por: Manoel Almeida

      Obrigado, Renato. Apesar de eu ter sido bloqueado injustamente, você teve humildade para voltar atrás.

      Como eu disse, a sua teoria também estava interessante. Gostaria que você explicasse melhor por que Jacob precisaria de um morto como substituto.

      De fato, Richard disse que estava no Inferno. Mas se todos estavam mortos, por que ele teria dito que John precisava “morrer” para trazer os outros de volta? Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 31/05/2010 - 14:50
    Enviado por: Samara

    Como diria um colunista social aqui da terra fria: “Isto é SUCESSSO!!!” kkkk
    Conhecendo seu nível de nerdice ainda me espanta sua infinita paciência para responder repetida e educadamente para tamanha legião de gente fanática, a maioria capacitada a responder apenas com insultos quando encontra uma idéia divergente! Fabuloso!
    E quanto ao texto: você foge que foge, mas a literatura te persegue até nas coisas mínimas, né?
    Forte abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/05/2010 - 14:52
    Enviado por: Samara

    Ah, e eu acho que você deveria aproveitar sua recém-adquirida condição de “sobrinho do dono do Estadão” para ficar rico de uma vez!!! Prum cara que não sabe nem inglês, seria a única chance! >< Ninguém merece! kkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2010 - 13:38
    Enviado por: Escócio

    Acho que foi o post com mais comentários da história desse blog

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2010 - 15:18
    Enviado por: THIAGO

    Meu amigo, tem certeza de que assistiu a série desde o primeiro capítulo?
    É claro que nem todas as respostas forma dadas, como muitos esperavam, mas se teve uma coisa que ficou muito clara é que eles NÂO estavam mortos desde o príncípio.
    Muito me admira um jornal como estadão possuir um colunista tão desinformado como o sr. justamente para comentar sobre uma série que nunca assistiu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2011 - 19:44
    Enviado por: Link - Estadao.com.br

    [...] aquela outra, é sobre uma ilha em que acontecem viagens no tempo, e Jorge Garcia é um dos [...]

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:


Blogs do Estadão