SEÇÕES
TAMANHO DO TEXTO

Renato cruz
  • Twitter
  • DIGG

A morte de um clipe eletrônico

  • Por Renato Cruz

Clippy

No lançamento do Office 2007, um fato importante passou despercebido, conforme destacou o blog Gizmodo (em inglês). A nova versão da suíte de aplicativos da Microsoft deixou de lado o Clippy (acima), assistente eletrônico em formato de clipe de papel que aparecia no canto de programas como o Word e o Excel e tentava dar dicas ao usuário sobre como usar o software.

Clippy tinha 10 anos. “Eu acho que a interface social do usuário ainda não estava pronta para o grande público”, disse, segundo o Gizmodo, o gerente de Programação do Grupo Office na Microsoft, Jensen Harris. Na prática, o assistente irritava muitos usuários com dicas óbvias ou que não tinham a ver com a tarefa executada, e acabava sendo desligado.

Tópicos relacionados

38 Comentários Comente também
  • 10/02/2007 - 19:52
    Enviado por: Julio Cesar

    Já foi tarde.
    É de se admirar que tenha durado tanto tempo.
    Em cada máquina que eu instalei o Office era a primeira coisa que eu desativava.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/02/2007 - 20:58
    Enviado por: Paulo Pommer

    Infelizmente as pessoas são comodistas e não experimentam outros sistemas operacionais. Na falta de comparação, acham que os programas da MS são bons. É como o camarada que só teve fusca. Ele diz para todo mundo que carro bom é fusca.
    Que tal não ter de se preocupar com antivírus? Com licenças? Pirataria?
    Mude para Linux e OpenOffice. Tem tudo que nós usuários comuns precisamos. Melhor ainda um Mac, mas este é mais caro.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/02/2007 - 21:26
    Enviado por: Milton dos Santos

    Paulo Pommer,
    Eu trabalho muito com macros VBA no Excel e há algum tempo testei minhas planilhas no OpenOffice. Nada funcionou. Então, desisti. Este cenário mudou? Se não, tenho que continuar tirando o chapéu para o titio Gates…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/02/2007 - 21:31
    Enviado por: Ricardo

    O OpenOffice é muito bom. Mas em termos de funcionalidade, deve para o M$ Office. Por isso há pessoas que o instalam no Linux…

    Voltando ao tema, realmente as dicas ajudavam mais a distrair pelas animações e apareciam quando você não precisava. No OpenOffice a lampadinha tem (dis)função semelhante…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 10/02/2007 - 22:25
    Enviado por: felipe

    O openoffice não presta … o calc sempre dá pau, não tem macro e table dinâmica é ridícula. O Lula instalou essas desgraças no serviço público e agora tenho q me virar e fazer o trabalho em casa.
    “Dexa o omi atrapalhar”

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 00:33
    Enviado por: Roma

    O Paulo Pommer esta totalmente fora da realidade!
    Tanto o Linux quanto principalmente o OpenOffice são testados por uma grande quantidade de pessoas, e na maioria da vezes, conclui-se as vantagens dos ja conhecidissimos produtos MS.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 02:37
    Enviado por: Monica

    O Problema não esta no Software, OpenOffice é muito bom, mas as pessoas tem que reaprender a usar uma Planilha eletrônica,ou editor de texto etc. Isto sim é dificil, muitas pessoas não conhecem a função que estao usando só os “simbolos” icones onde estão clicando.
    Isto leva a outra questão, não importa quão evoluido o Office da MS seja, a maioria das pessoas não sabe utilizar 1/10 de suas funções reais. Para muitas pessoas o Office 2000 esta perfeito, pois, não sabem fazer nada alem de digitar textos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 04:45
    Enviado por: gilda gomes

    Open Office é coisa para solitário. Impossível compartilhar. Por mais que digam o contrário, sempre perde a formatação, trava ou fica mandando avisos, o que irrita o usuário para quem você mandou o texto doc ou a planilha.
    Você envia um trabalho todo elaborado para o destinatário, e ainda tem que pedir desculpas.

    abraços.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 07:13
    Enviado por: Eduardo

    As discussões são as mesmas de 10 anos atrás!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 07:30
    Enviado por: andre celere

    Tá bom, tá bom, mas se o nosso serviço público fica “irritado” com o OpenOffice, por que será que a Europa inteira está migrando para ele?
    “no pain, no gain”. Lembre-se disso….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 08:21
    Enviado por: Fernando Reis

    Para resumir toda essa questão é muito simples:
    Como existem aqueles que não trocam o fusca por outro carro, também existem os que não trocam sua BMW por um Audi.
    Os gostos são diferentes, as capacidades próprias dos usuários, enfim, cada panela tem a sua tampa.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 08:26
    Enviado por: cristiano pessoa

    Aff… já foi tarde…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 08:37
    Enviado por: Doutor Silvana

    Tenho o Easy Office, o qual considero quase perfeito. Abre os arquivos do MS Office e tudo mais, ainda com um simples click converte DOCS em PDF. Só perde para o MS Office num pequeno detalhe: não tem a régua vertical à esquerda e o não há dicionário em Português. O resto é muito bom.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 09:07
    Enviado por: Antonio Carlos

    Quem elogia o MS Office é quem não paga para usa-lo

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 09:25
    Enviado por: Red Wings

    Compra um Mac….Compra um Mac…Compra um Mac…

    E nem vem com essa que é mais caro…olha no mercado livre o precinho dos clássicos que ainda dão muito couro em máquina novinha…Ou vocês acham que a interface lindona do vita saiu de onde?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 10:07
    Enviado por: Ughadoo

    O clipe já vai tarde. Poderiam também deixar os “automatismos” do Word desabilitados por “default”; eles alteram as palavras durante a digitação, provocando erros rídiculos nos textos dos usuários desavisados.

    Quanto ao Openoffice, tudo se resume a dois pontos: 1-Costume e 2-Assumir que o está usando. Usar o Openoffice mantendo os arquivos em formato MS (*.doc, *.xls, etc.) só leva a problemas como os citados por alguns usuários acima.

    Quando a minha empresa trocou os Softwares da Lotus para os da Microsoft há alguns anos atrás, também tivemos as mesmas choradeiras… (as minhas inclusive).

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 10:17
    Enviado por: Geison Rotta

    O clipe era a coisa que mais atrapalhava no Excell.

    E por fala r em OpenOffice, para simples trabalhos, ele serve muito bem mas qualquer formula um pouco maior como um simples somase ele n”ao funciona mesmo. Quem precisa usar formulas n”ao consegue trabalhar!!! Eu sou um deles, graças a Deus conseguí um Office.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 10:34
    Enviado por: Marco Antonio

    Concordo que as discussões são as mesmas de 10 anos atrás.

    A informática é democrática e podemos escolher, cada um, como, quando e o que
    quisermos.

    Não concordo com envolvimentos ou citações políticas nesta página.

    Não é o Lula quem escolhe pessoalmente os programas e essas opiniões são irritantes e desnecessárias.

    Se estamos insatisfeitos com a ocupação, o trabalho e as ferramentas podemos mudar e não ficar reclamando.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 11:33
    Enviado por: open@iffice_eh_bom.com

    “Comentário de: felipe [Visitante]

    10.02.07 @ 22:25
    O openoffice não presta … o calc sempre dá pau, não tem macro e table dinâmica é ridícula. O Lula instalou essas desgraças no serviço público e agora tenho q me virar e fazer o trabalho em casa.
    “Dexa o omi atrapalhar”"

    Que tal substituir o OpenOffice pelo MS Office de novo ? Mas demitindo um numero de funcionarios publicos necessarios para cobrir as despesas com compra do software? Ao inves de demitir funcionarios, poderiamos reduzir o salario de todos os funcionrios para alcançar a mesma meta de adquirir o software! Eh assim que se faz em paises civilizados!

    Entao, caro postante, voce esta dispnivel para demissao ou pretende contribuir com um cortezinho no seu salario que permita que as nossas repartiçoes publicas usem estas gracinhas (e caras) peças de software?

    “tenho q me virar e fazer o trabalho em casa.”

    A proposito, sua versao domestica do MS Office eh legal ?

    “openoffice não presta”

    Presta sim! Eh muito bom. So que voce se acostumou com MS Office e nao esta com disposiçao para aprender a usar o OpenOffice.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 12:23
    Enviado por: vinicius pinho

    Pessol, eu uso o openoffice para fazer calculos e não vejo nenhum problema,claro que as macros não funcionam mas isso se deve ao fato das macros serem gravadas em VB e o linux não usa vb. Mas tem outras linguagens de programaçãoq ue funcionam igual ou melhotr que ruindows…

    abraço

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 12:57
    Enviado por: Vladimir

    Porque as pessoas estão incomodadas com o Linux a ponto de tanta crítica em qualquer debate?
    O Linux não é uma imposição ele é uma oportunidade e é justamente pras pessoas que querem conhecer algo diferente do MS, uma alternativa,então antes de usar e sair atirando pra onde aponta o nariz tentem conhecer melhor como funciona o Linux.
    O que voce pode e o que não pode fazer nele, ai voce descobre se continua pagando as licensas e softwares MS.
    Linux Ms e Mac são opções de cada usuário porque tudo no Brasil vira Palmeiras x Corinthians.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 13:12
    Enviado por: Paulo Mota

    A empresa onde trabalho, mudou do MO p/ BrOffice, pois conseguimos alguns R$. 0.000.000,00 de economia. Trauma total junto aos usuários!
    Concordo c/ quem falou q é questão de adaptação, porém na hora de entregar um relatório urgente, o bicho pega e olha…. deixa p/ lá!!! Adeus Clippy, bonitinho mas ordinário. Vaí tarde.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 13:15
    Enviado por: Juarez Henrique Fiorelli

    Fala verdade aquele clipe era chato hein!!! put. que par.!!!!! Que idealizou naquilo ntem que ser um idiota

    A mudança sempre gera reclamações. O mais dificil é que se tem que pensar para faze-la, por isso muitas pessoas reclamam do open. Estão tão enraizadas num sistema que na hora de mudar não tem a capacidade mental de pensar um pouquinho diferente.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 13:33
    Enviado por: Sergio Santos

    Realmente, só quem não paga pelo MS Office o defende com unhas e dentes. Utilize o OpenOffice no formato aberto, “nativo” e você terá macros, fórmulas, funções, etc. As pessoas já se esqueceram quantos cursos, tempo e dinheiro gastos com a aprendizagem do MS Office. E as empresas que utilizam software piratas estão à margem da lei; não deveriam fazer isto.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 14:19
    Enviado por: Paulo

    Só usuario de Windows mesmo para suportar aquele clips idiota…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 17:11
    Enviado por: ASF

    A opinião do Milton dos Santos é bem emblemática do principal equívoco que as pessoas cometem sobre software livres como o OpenOffice.org. Ele pergunta se as macros que ele escreveu para o Excel por exemplo vão funcionar na suíte livre, eu respondo sem qualquer receito que a resposta é sim, se ele se der ao trabalho de portar o código adequadamente.

    OpenOffice.org e outras suítes não são meros clones do MS Office.

    Apesar de existir um esforço para compatibilidade dos formatos de arquivos (o OO.org hoje apresenta mais compatibilidade com formatos de arquivos do MS Office de várias versões do que a própria suite mais atual da Microsoft) todos são software completamente diferentes e independentes entre si.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 17:51
    Enviado por: Alextech

    ALEM DESSA COISA CHATA A MICROSOF PODERIA TAMBEM COM TODAS ESSAS MUDANCAS,REDUZIR O PRECO DO OFFICE EM TODAS AS SUAS VERSOES BEM COMO TODAS AS VERSOES DO WINDOWS VISTA QUE ALEM DA FALTA DE COMPATIBILIDADE COM VARIOS PROGRAMAS CUSTA MUITO O QUE INCENTIVA A PIRATARIA DE SOFTWARE EM PAISES POBRES COMO O BRASIL.ABRE O OLHO BILL GATES DINHEIRO NAO COMPRA RESPEITO PELA PROPRIEDADE INTELECTUAL.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 18:06
    Enviado por: Alextech

    A RESPEITO DO OPEN OFFICE,E BOM MAS PARA A MAIORIA DOS USUARIOS E COMPLICADO DIFERENTE DO OFFICE DA MS ,EM UNIVERSIDADES MUITAS PESSOAS NAO CONHECEM FALAM MAL PELO SIMPLES FATO DE TEREM PREGUICA MENTAL PARA MUDAR DE UNIVERSO.A EXEMPLO DO LINUX NESSE TAL COMPUTADOR PARA TODOS AS PESSOAS COMPRAM PARA DEPOIS TIRAR O LINUX E INSTALAR O RUINDOWS PIRATA.NA PRATICA TUDO QUE E DE GRACA OU BARATO ACABA SAINDO CARO PRA QUEM QUER MUDAR O CONCEITO DE TECNOLOGIA EM UM PAIS EM QUE O CRIME COMPENSA.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 20:43
    Enviado por: Carlos Sarti

    Os usuários leigos (que são bastante) até gostam do clipezinho e dizem que ajuda. Essas provavelmente sentirão falta do mesmo.
    O Open Office é ótimo, ja colei macros do VB e funcionou bem.
    O problema está em compartilhar arquivos pois usuários que conheço só usam Windows. Uso linux (kurumin) e windows, ms office e open office (no windows e linux) e como já fiz uso de vários sistemas desde 1982, posso afirmar: cada sistema tem vantagens e desvantagens.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 11/02/2007 - 20:49
    Enviado por: Baltazar

    Eu tentei fazer no linux da mesma maneira que fazia no windows, não funcionou. Tenho licenças do 3.1, 95, 98 e milleniuo, agora o preço ficou impossível. Ao final estudei um pouco e me adaptei muito bem. Passei a usar openoffice tanto na minha maquina windows quanto na linux, o resultado é muito bom. Problemas de imcompatibilidade existe sim, mas tente ler um arquivo office 97 no office 2000, sem convertê-los! Hoje sou apaixonado pelo linux, pelo openffice, pelo “office” da gnome, mas não desprezo o windows, me ajudou muito, mas hoje prefico linux.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/02/2007 - 00:24
    Enviado por: Antonio

    Só gosta do OpenOffice, quem usa pra fazer algo simples. É só começar a usar pesado pra gente ver que tem limitações. De graça já é caro. Quanto ao Clippy, já foi tarde.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/02/2007 - 02:54
    Enviado por: free@de-gratis.com

    ” Comentário de: Antonio [Visitante]

    12.02.07 @ 00:24
    Só gosta do OpenOffice, quem usa pra fazer algo simples. É só começar a usar pesado pra gente ver que tem limitações. De graça já é caro. Quanto ao Clippy, já foi tarde.”

    Na verdade, o problema eh que voce começou a trabalhar usando o MS Office, por isso a transiçao para outra ferramenta parece uma “fonte de limitaçoes”.

    Se, ao contrario, voce tivesse começado com o OpenOffice seria o MS Office a “fonte de limitaçoes”.

    Considere fazer uma migraçao lenta antes que uma radical! Para alguns funciona melhor.

    ” De graça já é caro.”

    Ho, ho, ho :) . Que exagero. Parece pirraçinha de adolecente:

    “…nao como jilo, nao como, nao como, nao comoooo….!”

    Ai o teen le numa “revista de garota” que jilo eh o viagra das hortaliças e o danadinho nao para mais de comer jilo.

    Observaçao!!!!!!!!!

    Jilo nao eh o “viagra das hortaliças” ! Eu inventei isto agora para ilustrar este post. To mencionado isto porque amanha algum teen maluco resolve tomar uma overdose de jilo e vao dizer que culpa eh minha!

    Repetindo:

    Jilo (ate onde eu sei) nao eh o viagra das hortaliças

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/02/2007 - 11:56
    Enviado por: michel de castro

    nem comentarios .. foi a pior merda …..que a microsoft já fez

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/02/2007 - 16:01
    Enviado por: Esteg

    O grande “problema” do OpenOffice é mesmo os usuários que só conhecem o Office da MS. É preciso dedicar um pouco de tempo para aprender as funcionalidades desta fantástica suíte para escritórios. E o melhor: é totalmente grátis e em portugues.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 12/02/2007 - 17:39
    Enviado por: Gil

    POIS é achei otimo, nem usava esse clip mesmo.
    que bom hein bill gates. rs.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/06/2007 - 12:38
    Enviado por: Gustavo Fortunato

    Estou aderindo ao BROffice na minha empresa pois preciso cobrir um defict de 13 licenças microsoft. Gostaria de Saber como colar as macros VB para o OPENOFFICE com o visitante “Carlos Sarti”:

    “Os usuários leigos (que são bastante) até gostam do clipezinho e dizem que ajuda. Essas provavelmente sentirão falta do mesmo.
    O Open Office é ótimo, ja colei macros do VB e funcionou bem.
    O problema está em compartilhar arquivos pois usuários que conheço só usam Windows. Uso linux (kurumin) e windows, ms office e open office (no windows e linux) e como já fiz uso de vários sistemas desde 1982, posso afirmar: cada sistema tem vantagens e desvantagens.”

    Por favor quem puder me ajudar envie resposta para gu.fortunato@hotmail.com

    Enquanto ao Clipe,…. Foi tarde D++

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 09/10/2007 - 12:42
    Enviado por: elba

    com utilizar macros no calc, é possível enviar resposta por e-mail?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 25/08/2009 - 17:14
    Enviado por: AFFF

    O OPEN OFICE É MMIO Q O O .. O OUTRO LA MS OFICE NE? O OPEN OFICE É MAIS MODERNU… TEM MAIS TIPO DE CORES PRA O TEXTO……… PUTANTO É MELHO. (EU TBM NUNCA USEI BEM POIS QUANDO TAVA APRENDENDU MEU DAD INSTALO O XP POIS ELE ACHO MIO Q O LINUX………. >:( OXI MAS O XP É MIO POIS DA PRA GUARDA + COISA.. O LINUX É MTO CHEIO DE APLICATIVOS UAI

    responder este comentáriodenunciar abuso

Deixe um comentário: