12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Radar Tecnológico
Filtro
Tamanho de texto: A A A A

Facebook vai lançar assinatura de aplicativos em julho

19 de junho de 2012 | 20h21

Nayara Fraga

facebook_assinaturas.png
Aplicativos poderão oferecer ao usuário assinatura mensal (Imagem: Reprodução)

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 19, que oferecerá aos desenvolvedores de aplicativos a possibilidade de vender assinaturas aos usuários na rede social a partir de julho. Será uma maneira de obter receita oferecendo conteúdo atualizado ou experiências diferentes por uma taxa mensal, diz o blog de desenvolvedores da empresa.

O recurso estará disponível para os aplicativos existentes no site do Facebook e na versão móvel da rede social (para celulares e tablets). Alguns desenvolvedores já estão testando a ferramenta, como as produtoras de jogos Kixeye e Zynga.

O Facebook, segundo o site de tecnologia Mashable, ficará com 30% da receita obtida pelos desenvolvedores com a cobrança das taxas mensais.

O pagamento poderá ser feito na moeda local (dólar, iene, libras, real, etc.). Os Facebook Credits, modo de pagamento que a rede social lançou em 2009, não serão mais usados. A empresa afirma que, desde essa época, a maioria dos games usa sua própria moeda virtual, o que reduz a necessidade de uma plataforma de pagamento no site.

Mudança de planos

Em janeiro de 2011, o Facebook anunciou que o meio de pagamento usado na rede social passaria a ser oficialmente o Facebook Credits. A ideia era que todos os aplicativos trabalhassem apenas com a moeda da rede — e o Facebook ficaria com 30% de qualquer transação, a exemplo do que acontece no iTunes, da Apple.

A rede social imaginava, no entanto, que os aplicativos de jogos fossem usar os Credits dentro dos jogos. Assim, os usuários poderiam gastar o dinheiro em mercadorias virtuais de diferentes aplicativos, seja um bezerro no FarmVille ou uma caixa de armas no Mafia Wars, explica o site de tecnologia All Things D.

O problema é que isso nunca aconteceu. Os produtores de jogos continuaram a exigir dos usuários a conversão dos Facebook Credits para a moeda do game (FarmVille Cash, por exemplo). Para o All Things D, isso foi feito para ofuscar o valor real das mercadorias virtuais. É mais fácil gastar 5 mil na moeda do FarmVille, quando o usuário não se dá conta do dinheiro gasto de verdade, do que gastar 20 Facebook Credits, quando se sabe que foram gastos US$ 20, exemplifica o site.

Você é um usuário que compra produtos virtuais em jogos no Facebook? O que acharia de pagar uma mensalidade para ter direito a mais  itens ou a fases especiais nos jogos?

Tópicos relacionados

Sem comentários Comente também
  1. Enviado por: Elena

    Acabei de comprar um Ipod touch mas ne3o achei nada na app store puorrco por game e aparace coisas do tipo free car puzzle e drinking games free onde acho os te3o famosos jogos para o Ipod ate9 agora sf3 achei aquele polo challenge e super ball alguem pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo