12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Radar Tecnológico
Filtro
Tamanho de texto: A A A A

Como rastrear um celular

31 de outubro de 2011 | 14h13

Nayara Fraga

Atualizado às 15h51

Rastrear telefones celulares em caso de crimes e sequestros tem se revelado prática crescentemente adotada pela polícia de vários países. No Brasil, o Sistema Global de Posicionamento (GPS) embutido em smartphones foi o que deu a pista, nos últimos meses, para localizar suspeitos de roubar uma produtora na Zona Sul de São Paulo e a de quatro homens que assaltaram um lava-jato em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília.

Mas não é só caso de polícia que pode revelar o paradeiro daquele smartphone comprado em muitas prestações e perdido numa noite de festa ou viagem. Você pode baixar um aplicativo no seu aparelho cuja finalidade seja localizá-lo. Há alguns, como o “Where is My Droid”, que informam a latitude e a longitude exata do local do celular. Este é um dos disponíveis no Android Market, loja de aplicativos do Google.  Para iPhones, iPads e iPod Touch, tem o próprio aplicativo da Apple, chamado “Find My iPhone”.

Foi este que permitiu às autoridades chilenas a localização dos destroços do avião que caiu no arquipélago Juan Fernández, no Oceano Pacífico, em setembro. Uma das vítimas estava com seu iPhone no momento do acidente. Assim, um de seus familiares se conectou ao programa “Find My iPhone” e comunicou a descoberta às equipes de busca.

Entenda o rastreamento

Existem, basicamente, duas formas de saber onde seu celular está, segundo o pesquisador da Escola Politécnica da USP Aislan Foina: por meio do GPS do aparelho e por meio da operadora de telefonia. A segunda opção se revela mais complicada, pois envolve as questões de privacidade do assinante. Ela é usada em casos extremos — por exemplo, no assassinato da juíza Patrícia Accioli, em Niterói (RJ). Veja no infográfico abaixo como pode ser feito o rastreamento de smartphones.

arte_rastreamento.gif

Pesquise na loja de aplicativos de seu smartphone quais são as opções para rastreá-lo. Na App World, da BlackBerry, um dos aplicativos é o FollowMee GPS Tracker.


											
5 Comentários Comente também
  1. Enviado por: BLITZ CURITIBA

    Pode não só evitar a perda dos aparelhos como, encontrar assaltantes e sequestradores…

  2. Enviado por: Mario Cesar

    Que comida de bola desta matéria. O Brasil tem um dos melhores serviço do mundo neste quesito e nem foi citado. Na próxima vez, não esqueçam do ZoeMob. Procure no Android Market ou mesmo na Web pelo termo ZoeMob.

  3. Enviado por: JPDE MELO

    temos outra opcao no nosso site
    grato
    http;//spybase.com

  4. Enviado por: Claudio

    No caso da operadora Tim, como vai funcionar o rastreamento se sequer o serviço padráo de ligações funciona decentemente ? E nao adianta reclamar na Anatel, como eu ja fiz dezenas de vezes, a Tim responde que “a cobertura é satisfatoria” e encerra o chamado, e a Anatel dá o assunto por resolvido. Ou seja, sempre pró-operadora. O serviço é satisfatorio, claro, DO PONTO DE VISTA DA TIM. Que falta faz uma operadora, de preferencia com um nivel de serviço melhor, para que essa porcaria de operadora Tim seja obrigada a criar vergonha na cara.

  5. Enviado por: Marcelo

    como rastrear um aparelho roubado, que possui gps, pelo n de serie?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo