12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Radar Tecnológico
Filtro
Tamanho de texto: A A A A

Mãe do FarmVille compra briga com empresa brasileira

17 de junho de 2011 | 18h57

Nayara Fraga

zynga_vostu.jpg

Plágio? Zynga acusa Vostu de copiar características de seus games

A Zynga, produtora dos jogos FarmVille, CityVille e Mafia Wars para o Facebook, entrou com processo na Justiça dos Estados Unidos contra a empresa brasileira de games Vostu, que produz jogos como Pet Mania e MiniFazenda para o Orkut. O motivo seria a violação de direitos autorais — ou, nas palavras da Zynga, copiar as características-chave de seus produtos, estratégia de produto, branding, missão da empresa, entre outros recursos.

“Nós damos boas-vindas à Vostu na arena dos games sociais, mas uma violação flagrante de nosso criativo trabalho não é uma estratégia de negócio aceitável — é uma violação da lei”, diz o diretor jurídico da Zynga, Reggie Davis, segundo o site de tecnologia TechCrunch. Na página da matéria, um vídeo compara jogos da Zynga com os da Vostu, como PetVille e Pet  Mania, Cafe World e Café Mania, CityVille e Megacity. (Veja aqui.)

Mas a Vostu nega que seu negócio seja apenas copiar os jogos da concorrente. “A Zynga tem sido acusada de copiar tantos jogos, que infelizmente eles perderam a habilidade de reconhecer games como os nossos, os quais são repletos de conteúdo original e têm sido criados independentemente”, afirmou o porta-voz da Vostu, Davidson Goldin, de acordo com o TechCrunch.

Segundo avaliação do TechCrunch, a acusação pode representar um grande problema judicial para a Vostu, já que a brasileira teria copiado “até os defeitos dos games da Zynga”.

A Vostu foi fundada em 2007 por estudantes de Harvard e é a maior empresa de jogos do Brasil, segundo informações do seu site. Ela está sediada em Nova York e tem escritórios em Buenos Aires e São Paulo.

Tópicos relacionados

8 Comentários Comente também
  1. Enviado por: Sergio

    Como que um pessoal tao inteligente cai num erro tao primario desses de violacao de direitos autorais?

  2. Enviado por: João Baptista Lago

    Para A Zynga, pimenta nos olhos dos outros é refresco mas ela esperneia, quando a pimenta é jogada nos seus próprios olhos: legalmente até pode reclamar, mas não tem a menor legitimidade ou, se preferirem, não tem “moral” nenhuma para isso, já que a Madame Zynga também é uma ilustre plagiadora de jogos alheios, e o faz na maior cara-de-pau. Parabéns, Vostu, por fazer a Zynga sentir, na pele, o que ela apronta e abusivamente com todo seu poder econômico, com outras startups.

  3. Enviado por: Rodrigo

    Estão apenas seguindo o modelo chinês :)

  4. Enviado por: Luciano

    Não vem querer chorar e justificar por ser empresa supostamente “Brasileira” mas que de brasileira so tem o dinheiro que eles pegaram “emprestado” do governo brasileiro. O jogo é uma cópia do jogo concorrente provavelmente produto de ROUBO de tecnologia pois apresenta os mesmos erros que o original o que não aconteceria em um desenvolvimento paralelo pois se o primeiro programador digitou 2+2=5 o que fez a copia tambem digitou errado ao “criar” seu código 2+2=5??? Muita conhecidencia em uma programa com milhares de linhas de código os erros estarem exatamente nos mesmos pontos!

    • Enviado por: Fearclown

      Concordo plenamente!

      Não haverá dificuldade alguma em identificar o plágio, já que as duas empresas são obrigadas a passar por uma audição nos códigos fontes.
      Não me admira nada se acharem até os mesmos comentários no código fonte do jogo original hehehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo