12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Radar Tecnológico
Filtro
Tamanho de texto: A A A A

iPhone terá sensor para impedir gravações ilegais

6 de junho de 2011 | 12h55

Nayara Fraga

iphone.jpg

A Apple registrou pedido de patente de uma tecnologia que tentará impedir os donos de iPhone de fotografarem ou filmarem shows ou filmes ilegalmente. Segundo o Mobile Marketing Watch, trata-se de um sensor infravermelho capaz de detectar a gravação ou fotografia de um conteúdo protegido por direitos autorais.

O sistema poderá ser habilitado até mesmo numa festa, se o usuário tentar gravar uma música que toca ao fundo (da qual não tenha direitos), explica o MMW.  A ideia por trás da nova tecnologia seria a de impedir a pirataria.

No entanto, em outras ocasiões o sensor pode não ser habilitado e, no lugar dele, uma marca d´água seria aplicada. Ao fotografar um animal num zoológico que tenha ajustado seu sistema infravermelho, por exemplo, as fotos tiradas podem sair automaticamente com uma marca d´água que identifica o estabelecimento, como “The Vancouver Zoo”, exemplifica o blog Patently Apple.

O site informa que, ao mesmo tempo em que essa tecnologia colabora com a indústria da música e do cinema, ela pode transformar aparelhos móveis da Apple em uma espécie de guia turístico automatizado para museus.

Exemplo: um sensor  localizado junto a uma pintura pode incluir informações sobre a exposição ou dados codificados que representam um comando — como desabilitar funções de gravações onde fotografar é proibido. O sistema poderia funcionar também em uma loja, servindo para informar a clientes sobre produtos, preço, disponibilidade ou promoção.

Para mais detalhes, acesse o post da Patently Apple, em inglês. O blog cobre as novidades relacionadas à propriedade intelectual da empresa de Steve Jobs.

Post atualizado às 16h23

26 Comentários Comente também
  1. Enviado por: mari

    Quero ver como os retardados que curtem a Apple vão explicar essa.

    • Enviado por: Luis

      A Mari fala isso porque ela é esperta. Todos os iludidos que compram Apple estão alimentando esta cadeia: enchem a conta da Apple de dólares, que são usados no desenvolvimento de novas tecnologias para limitar e cercear o seu próprio uso. E não adianta falar que usa jailbreak, pois a Apple já ganhou dinheiro e market share quando o aparelho foi vendido.

      A Apple deveria usar o slogan: “smartphones, dumb users”

    • Enviado por: Guto

      Então essa é a sua explicação??? Sério??? Esperava mais de alguém “rico”… Quero ser pobre!!!! Muito inteligente da sua parte!!

    • Enviado por: Marcos Almeida

      Pra mim retardado é que faz pinta de anti Apple, claros sinais de problemas psicológicos. Por um acaso sabe o significado de “respeito”. Uma pessoa normal discorda sem ofender a outra.

    • Enviado por: Guto

      Só pra ficar bem claro, meu comentário anterior foi devido a um tal chamar a Mari de “INVEJOSA” já que não tinha dinheiro pra comprar um Apple. Abraços.

  2. Enviado por: carlos

    Toda ação tem uma reação. Quero ver quanto vai demorar para fazerem o bloqueio do sinal.

  3. Enviado por: Talleyrand

    Mais uma jogada do Steve “Big Brother” Jobs na direção de controlar o que as pessoas podem ver, ouvir e fazer, a partir das suas engenhocas.
    Liberdade de expressão e de autodeterminação, tudo bem, desde que você deixe os 30% regulamentares na Apple Store.

    • Enviado por: Elmer Hartman

      Até aí, você é totalmente livre para nao comprar produtos ou conteúdo da Apple.

  4. Enviado por: beatriz

    sou uma que tem mac desde os anos 90 e estou bem chateada com a politica selvagem da apple… sem duvida este detalhe é mais um motivo pra nao comprar um i-phone… e nem i-pad…

  5. Enviado por: Sergio

    Foi exatamente pensando nesse tipo de atitude que os próprios ex-funcionários da Apple (leia-se Hackers) desenvolveram o JaillBreak, uma forma de aproveitar os benefícios de um ótimo aparelho sem cair nas garras do bom, velho e odiado “sistema”. Liberte o seu iPhone!

    • Enviado por: Luis

      Sergio, o problema desta filosofia é que, ao comprar o aparelho, você alimenta a Apple com dinheiro e market share. Ela vai usar todo esse poder para tornar o iPhone ainda mais ubíquo e a grana dos clientes para desenvolver novas tecnologias que vão limitar ainda mais a sua liberdade.

      Não nego que os aparelhos da Apple sejam bonitos ou cativantes, mas a política da empresa é de total controle, de querer definir não apenas o que podem fazer, mas como, quando e quanto.

      Rompa o ciclo, diga não à Apple!

  6. Enviado por: Luiz antonio rakosi

    Ora compra produto Apple quem quer,existe liberdade pra poder comprar outros produtos.Eu tenho um ipod 4g e não desbloquiei,por isso quem não concorda com a politica apple compre de outra marca.

  7. Enviado por: Resposta

    Justamente por esta notícia estar traduzida ao pé da letra, ela é um pouco tendenciosa ao conduzir o leitor a idéia de que eles não querem deixar você fotografar. Vamos por partes
    1 – Essa função é habilitada de acordo com a SUA vontade
    2 – Necessita de conexão com a internet pois os sinais infra-vermelhos transmitidos pelo LOCAL de onde você esta tirando foto serão analisados através de uma base de dados.
    3 – De acordo com os sinais emitidos e captados essa foto será armazenada ou NÃO no seu dispositivo.
    4 – Se for armazenada, essa imagem pode trazer informações históricas sobre determinadas fotos, por exemplo, monumentos, locais históricos, etc.

    E se alguém acha que isso dai vai ser utilizado APENAS pela Apple, vai segurando as pontas.

  8. Enviado por: Jean

    Ricardo, ai não é questão de “inveja”, é questão de inteligência mesmo. A Apple tem feito de tudo para controlar tudo que se faz com seus aparelhos, tirando a liberdade de quem PAGOU pelo produto para fazer o que bem entende com ele. No mínimo logo eles colocam tudo isso ai na Store pra você ter que PAGAR por algo que seu aparelho já teria recurso para lhe oferecer…

  9. Enviado por: Roberson

    Como não compro nada pirata não terei problemas. Os recursos de poder acessar informações detalhadas sobre os eventos serão interessantes. Falta a apple vir de uma vez para o Brasil. Nossa loja do itunes deveria ter os mesmos produtos que a americana. O iphoto é inútil sem a opção de imprimir os albuns ? Quando a apple vai oclocar os print services no Brasil ?

  10. Enviado por: Diogo

    Sou usuario de iPhone e é claro com o Jailbreak, o fato é que quanto mais recursos anti-piraria a Apple desenvolver ou adquirir, sempre terá alguem para desenvolver algo para burlar, um exemplo é o caso do app Celeste no Cydia, que faz o bluetooth funcionar perfeitamente.

  11. Enviado por: Luciano

    “Função habilitada de acordo com SUA vontade”… Aí Resposta, isto é algum tipo de piada? Se trata de uma tecnologia que visa IMPEDIR os donos de I-phone de filmarem ou fotografarem os shows. Que parte você não entendeu?

  12. Enviado por: Eduardo Roberto Alessi

    Como essa galera gosta de falar mal da Apple…. se dizem usuários de Android… bando de invejoso… ngm fez até hj o q a Apple faz (usabilidade)… quero ver dar um celular com Android pra minha vó usar… E naum, naum sou fanboy da apple… soh reconheço a realidade

  13. Enviado por: Grigori Feresin

    vai lá e compra um iPhone… paga pra ter seu phone bloqueado e so fazer oq a Apple acha que v pode.
    ou compra um Droid e faz oq quer, sem bloqueios, sem frescura!

  14. Enviado por: Rodrigo

    Juro que não entendo esses comentários. Não gosta de produtos Apple, não compra. Simples. Eu não gosto de carros FIAT. Não compro. Tenho carro de outra marca. E não fico falando um monte de bobagens gratuitas em todas as notícias que envolvem produtos da FIAT. Simples assim.
    Se eu gasto meu dinheiro com telefone bloqueado, problema é meu. Tem gente que gasta dinheiro com cigarro, pinga, prostituta. Problema deles. Não me incomodando…
    Ou eu usar meu iPhone incomoda as amiginhas???

    • Enviado por: Frederico

      Oi Rodrigo,

      Já que você não entende os comentários, vai a explicação: A Apple investe pesadamente em tecnologias que restringem a liberdade de todos os usuários de telefone, não só de usuários de produtos da Apple.

      Como isto funciona é mais complicado, a Apple desenvolve tecnologia que limita a liberdade do usuário. No caso é a de poder tirar uma foto num show, ou gravar alguma coisa que tenha uma música de fundo.

      Em paralelo, a industria de entretenimento faz lobby com os governos para implementação forçada destas tecnologias em todos os aparelhos telefônicos, câmeras fotográficas, etc.

      Finalmente, para a implementação desta tecnologia, é necessário que os produtores de aparelhos eletrônicos diversos paguem royalties para a Apple pelo uso de suas patentes, encarecendo seus produtos com tecnologia que a princípio, seus usuários não querem.

      E, por isso, existe muito rancor em relação aos clientes da Apple quando ela desenvolve uma tecnologia destas. Por causa da arrogância e alienação social de seus clientes a Apple tem desenvolvido tecnologias cruéis, que tratam como ladrões mesmo quem faz questão de não adquirir nenhum produto dela.

      E respondendo, sim, você usar seu iPhone incomoda todo mundo, inclusive outros clientes da Apple. Mas por outros motivos, não pela inveja como seu comentário parece inferir.

  15. Enviado por: Jorge

    Um dos Piores aparelhos que ja tive… agora com esssa tecnologia,, to fora.. alguem quer o meu e assumir a conta?? ou troco por um caixo de bananas maduras

  16. Enviado por: Wesley

    Caracas… confesso que me esforço, mas caramba… não dá. A Apple quer fazer zumbis. E está conseguindo. Há um romance entre os pecadores do jardim da maçã, e o que tem justificado isso é que o amor é cego. Tenho um android, e o que tem de porcaria no android market não tá escrito, mas de uma coisa eu sei… aqui, eu tenho LIBERDADE.

  17. Enviado por: felipe

    que falta de responsabilidade por parte da jornalista… quem acompanha mais de perto o mundo tecnológico SABE que a busca por patentes é uma coisa, sua implantação é COMPLETAMENTE outra.

    lamentável.

    • Enviado por: Nayara Fraga

      Caro Felipe, note que no começo do texto está escrito que “a Apple registrou pedido de patente”. Em momento nenhum o texto menciona a implantação da tecnologia ou data prevista para que isso ocorra. O Radar Tecnológico apenas explicou, de acordo com as fontes citadas, como a tecnologia funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo