1. Usuário
Assine o Estadão
assine

iPhone terá sensor para impedir gravações ilegais

Nayara Fraga

segunda-feira 06/06/11

A Apple registrou pedido de patente de uma tecnologia que tentará impedir os donos de iPhone de fotografarem ou filmarem shows ou filmes ilegalmente. Segundo o Mobile Marketing Watch, trata-se de um sensor infravermelho capaz de detectar a gravação ou fotografia de um conteúdo protegido por direitos autorais. O sistema poderá ser habilitado até mesmo numa [...]

iphone.jpg

A Apple registrou pedido de patente de uma tecnologia que tentará impedir os donos de iPhone de fotografarem ou filmarem shows ou filmes ilegalmente. Segundo o Mobile Marketing Watch, trata-se de um sensor infravermelho capaz de detectar a gravação ou fotografia de um conteúdo protegido por direitos autorais.

O sistema poderá ser habilitado até mesmo numa festa, se o usuário tentar gravar uma música que toca ao fundo (da qual não tenha direitos), explica o MMW.  A ideia por trás da nova tecnologia seria a de impedir a pirataria.

No entanto, em outras ocasiões o sensor pode não ser habilitado e, no lugar dele, uma marca d´água seria aplicada. Ao fotografar um animal num zoológico que tenha ajustado seu sistema infravermelho, por exemplo, as fotos tiradas podem sair automaticamente com uma marca d´água que identifica o estabelecimento, como “The Vancouver Zoo”, exemplifica o blog Patently Apple.

O site informa que, ao mesmo tempo em que essa tecnologia colabora com a indústria da música e do cinema, ela pode transformar aparelhos móveis da Apple em uma espécie de guia turístico automatizado para museus.

Exemplo: um sensor  localizado junto a uma pintura pode incluir informações sobre a exposição ou dados codificados que representam um comando — como desabilitar funções de gravações onde fotografar é proibido. O sistema poderia funcionar também em uma loja, servindo para informar a clientes sobre produtos, preço, disponibilidade ou promoção.

Para mais detalhes, acesse o post da Patently Apple, em inglês. O blog cobre as novidades relacionadas à propriedade intelectual da empresa de Steve Jobs.

Post atualizado às 16h23