1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Dilma acompanhará jogo do Brasil no Alvorada

Lilian Venturini

sexta-feira 04/07/14

Presidente esteve em Porto Alegre nesta manhã; resultado do jogo deve pautar agenda dos próximos dias

Tânia Monteiro

Brasília – Antes de decolar de volta para Brasília, onde assistirá ao jogo entre Brasil e Colômbia, a presidente Dilma Rousseff, ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 4, com 14 prefeitos de cidades gaúchas cujos municípios foram atingidos por enchentes nos últimos dias e anunciou ajuda federal. A presidente Dilma desembarca em Brasília, onde passa o fim de semana, sem compromissos oficiais. Ela acompanhará o jogo da seleção brasileira contra a Colômbia no Palácio da Alvorada.

Depois de semanas sob mutirão de viagens de norte a sul do País, fazendo inaugurações que são permitidas pela lei eleitoral somente até este fim de semana, a princípio a presidente Dilma deve passar a semana que vem em Brasília. A ideia é reorganizar a sua agenda para o período de campanha, após a Copa do Mundo e após reuniões com presidentes que virão para o final do torneio e para as reuniões dos BRICs, em Fortaleza em Brasília.

O resultado do jogo desta sexta-feira poderá, inclusive, ditar a conduta do governo, daqui para frente. Se o Brasil perder e for desclassificado, o governo tentará desviar o foco para outras agendas, embora o campeonato continue em cidades brasileiras. Se ganhar, certamente Dilma aproveitará a onda positiva que isso já trouxe à sua popularidade.

No encontro com prefeitos, em Porto Alegre, que durou 40 minutos, a presidente anunciou apoio do governo federal para a reconstrução das áreas afetadas com as fortes chuvas que recentemente atingiram a região. Acompanharam a presidente Dilma na reunião os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira; da Saúde, Arthur Chioro; e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, além do secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior. Os municípios a serem beneficiados pelo governo federal são Campo Novo, São Borja, Porto Mauá, Marcelino Ramos, Porto Lucena, Candiota, Rodeio Bonito, Doutor Maurício Cardozo, Chiappeta, Porto Xavier, Porto Mauá, Tapejara, Porto Vera Cruz e Iraí.