ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

28.julho.2011 15:30:41

Probabilidade de candidatura de Lula em 2014 é muito alta, diz Serra

Gustavo Uribe, da Agência Estado

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) avalia que o problema da corrupção no Brasil nunca foi tão sério e considera que a probabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputar a sucessão presidencial em 2014 é muito alta. Essas afirmações foram feitas em entrevista ao jornal espanhol El País, divulgada na edição desta quinta-feira, 28.

Ao “El País”, Serra disse que Lula nunca deixou de estar em campanha e que algumas de suas declarações contra a oposição são retórica eleitoral. A respeito da ‘faxina’ que a presidente Dilma vem promovendo no Ministério dos Transportes, o tucano reconhece que a ação foi correta, mas considera que a petista atuou estimulada pela imprensa nacional, e não pela convicção de se promover uma limpeza na administração federal.

“O ex-presidente também afastou pessoas envolvidas em casos de corrupção, mas aquilo que poderia se transformar no início de uma política de transparência acabou em nada”, disse Serra. Na entrevista, o ex-governador vinculou a origem desses escândalos ao fato de o governo petista entregar a partidos da base aliada áreas onde exercem “um poder quase absoluto”.

“A corrupção no Brasil não é o único problema e não pode ser tratada como um fator isolado. Ela causa desvios de recursos, acentua a ineficiência e impossibilita o planejamento. Isso é exemplificado no caso do Ministério dos Transportes”, exemplifica o tucano.

O ex-governador admite que a imagem do Brasil no exterior é positiva e que a economia caminha em ritmo de crescimento, assim como a criação de empregos. Ele avalia ainda que o governo da presidente Dilma Rousseff começou bem no que se refere à defesa dos direitos humanos. O tucano acrescenta, contudo, que nos últimos tempos a posição da presidente começou a se mostrar ambígua e que o ímpeto em defender os direitos civis se diluiu.

Tags: , , , , ,

Comentários (28) | comente

  • A + A -
28 Comentários Comente também
  • 28/07/2011 - 16:28
    Enviado por: José Carlos Monteiro de Souza

    Que não sabe da intenção de LULA? Desde o momento que indicou a candidata da sua sucessão ficou evidenciado que não apoiou para presidência nenhum petista expressivo e sim uma pessoa que nunca exerceu qualquer cargo no Executivo e até desconhecida em alguns lugares no Brasil.Sempre foi assessora nos governos em que trabalhou.E, ainda ganhou força com o mito da primeira mulher presidenta. A ideia de LULA foi genial da candidatura feminina. O ex-presidente queria uma pessoa para guardar a sua cadeira até 2014. LULA não é mais Presidente do País, mais tem tido interferência no que ocorre lá no Palácio do Planalto e no Brasil. Cuidado LULA ! A presidenta Dilma poderá ter sucesso em sua administração e ficar muito difícil sua volta.Até porque, sua administração teve um grande escândalo de corrupção, chamado de MENSALÃO e que nas próximas datas será julgado pelo STF.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 16:28
    Enviado por: Eddy Lima.Show

    ***** Realmente o Serra tem toda a razão em dizer que o Lula esta pretendendo voltar em 2014. Primeiro se o Brasil esta crescendo isto significa que é mérito do Governo Lula. Agora se a corrupção esta existindo no governo da Dilma isto não é culpa dela, mais sim da ganância dos Mandatários dos Partidos Aliados. O que realmente importa é a real transparência a nossa Sociedade Brasileira. Dilma esta cumprindo a sua palavra da época das eleições, onde ela disse que em seu governo não iria aceitar corrupção. Parabéns por tanto o grande dinamismo e competência desta grande mulher chamada Dilma Housseff. Porque muitos Governantes deste nosso País não tiveram tamanha coragem e capacidade de serem transparentes igual a ela. Senhor Serra esta muito preocupado com 2014, só que! Devemos nos preocuparmos é com os dias de hoje, ainda teremos eleições municipais em 2012 isto significa que seus olhos estão sempre flutuando em busca do maior Pódio da nossa Política Brasileira, só que na minha concepção ele já era. Porque até lá, irá existir grandes nomes no PSDB, que realmente irão estar mais popular com seus eleitores. Ex: Geraldo Alckmin, Aécio Neves e outros… Mais infelizmente a Dilma e Lula, jamais irão baixar a guarda e deixar este governo de bandeja nas mãos do PSDB e Democratas… Assim como eles jamais irão deixar de bandeja o governo de São Paulo nas mãos do PT … Vamos aguardar porque muitas águas ainda irá passar por baixo desta grande ponte, chamada Política Brasileira….Quem ganha com tudo isto é realmente a nossa Sociedade Brasileira, onde os polítocos do bem serão sempre eficiente e capaz de administrarem bem melhor o nosso querido e amado país chamado My Brazil Tropical….Para José Serra só resta agora a vaga de Prefeito da Capital, aquela que ele abandonou exatamente com 02 dois anos de Mandato para ser Governador de São Paulo e, presenteou para Kassab transformar São Paulo em um grande Caos…
    Cronica de Autoria: Eddy Lima Show ******
    Por gentileza queira visitar nossos Blogs.
    http://eddylimabandaraizesdonordeste.blogspot.com

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 08:22
      Enviado por: João Pedro

      Escrever crônica com erros de português fica feio Eddy. Acho que ninguém vai querer visitar seu site depois de ler tanta besteira. Estuda a história do país antes de dizer que o crescimento do Brasil é mérito do governo Lula.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 13:47
      Enviado por: Eric

      Crescimento do Brasil é mérito de Lula???
      Isso parece aquele tempo em que o Maluf dizia que tudo era obra dele até a criação da Terra (se é que ela foi criada…)

      O crescimento do Brasil é um mero acaso de sorte da história, principamente puxado pela China e por outros países que se esforçaram em crescer (não que isso tenha sido obrigatoriamente bom).

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 14:52
      Enviado por: Nivaldo

      Concordo com o João Pedro acima.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2011 - 17:11
    Enviado por: Otavio ramos

    Só faltava isso mesmo, …ter que aturar incopetentes na direção do País.

    Porque ninguem mais do Governo manda o povo consumir…????? PORQUE????????
    Temos que ensinar sim…o povo a poupar, adquirir o necessário dentro de seus orçamentos, chega de JUROS ELEVADÍSSIMOS, e de JUROS SUBSIDIADOS do BNDS para alguns apadrinhados. Queremos o BNDS alavancando tambem os médios e pequenos, que tem muita dificultadade de financiamento e não recebem o presentinho de taxas de Juros de 6% ao ano….. CHEGA DE MAOZINHA NA CABEÇA, QUEREMOS HONESTIDADE

    TFA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 17:18
    Enviado por: gualberto cesar santos

    Será que o Serra aspira ser vice do LULA?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 14:55
      Enviado por: decio nunes

      Aspirar? É possível. .., no caso tudo é possível. Fantástico mesmo é o “jogo de cena” em torno do falante serra como ‘possível’ candidato a prefeitura de São Paulo. Bem orquestrado, bem ensaiado…e, muito bem divulgado, não? Para que será??? (por que é dejà vu).

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2011 - 17:32
    Enviado por: Antonio

    Pelo amor de Deus! Nem me falem uma coisa dessas que eu vou embora daqui!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 17:44
    Enviado por: Noir

    Realmente os políticos brasilieros não tem nenhum limites.
    Quem é o Serra para falar em corrupção ? Deve estar se referindo ao (des)Governo do FHC, do qual fez parte sem nada produzir, apenas se apropriando dos feitos alheios.
    O Serra é péssimo administrador,ou melhor, não é administrador público, e sim “enganador público”.
    Será que ele não se lembra do desvio de verba da limpeza do Tietê para a propaganda política realizada por ele ? E o Paulo Preto, esqueceu ? E as obras que prometeu e não realizou? E a “porrada” que mandou dar nos professores de São Paulo ? E a “bolinha de papel” que resultou em tomografia com laudo pericial ?
    São Paulo não merece “bichos políticos” como José Serra, Alckimin, Kassab e outros.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 18:30
    Enviado por: jose avelino

    Dor de cotovelo ainda doi?
    É tão capaz que planejou a marginal tiête,(uma só) e até agora não conseguiram superar todos os seus problemas. Grande planejador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 19:24
    Enviado por: melo

    antes da minha morte, ainda quero te ver presidente de todos os brasileiros, e o distino vai te te abençoar, serra 2014! pra governar o brasil de todos os brasileiros, ñ de um povo brasileiro. abraços…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/07/2011 - 21:17
      Enviado por: eve

      tu vai morrer e nao vai ver enchetes,serra nao v rio tiete serra nao v escola de lata serra nao v e oq sera q vc v q tanto quer t ele vc vai ganhar tanben um didim por fora

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2011 - 20:11
    Enviado por: Pierluigi

    Uma das característica mais evidente de Serra é a sisudez. Porta quase sempre fisionomia fechada o que lhe confere ar de apatia ou antipatia, como queira. Porém, quando escreve ou dá declarações é extremamente HILÁRIO. E é bastante pretensioso. Ao dizer que Lula se candidatará em 2014 e TENTA tirar da jogada a presidenta DILMA. É um engraçadinho. E a toda a hora se esforça para “aparecer”. Não adianta. Nas próximas eleições presidenciais o candidato do PSDB será Aécio Neves. By Serra! Você já perdeu duas vezes e não conseguirá perder três!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 20:19
    Enviado por: Maria Julia Xavier

    Quem acompanha a polica sabe que Sr. Jose Serra foi exelente como ministro, prefeito e governador. Ainda tem pessoas,que citam a bolinha de papel, como se não soubesse,que esta história, custou o banco do Silvio ao Lula com nosso dinheiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 21:03
    Enviado por: Alvaro Callejon Exposito

    Provavelmente?… provavelmente será candidato em 2014?… Alguém duvida que o Lula começou sua campanha para 2014 quando idealizou a eleição da Dilma?…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 13:50
      Enviado por: Eric

      O Lula saiu do Governo?
      Que eu saiba ele está silenciosamente no seu terceiro mandato já com vistas ao quarto….infelizmente

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2011 - 21:04
    Enviado por: Ferro

    Deus é Pai não é padrasto!!!! a volta desse canalha capacho do dirceu mensaleiro e chefe de quadrilha não pode nem ser mencionada pelo cachorro vira lata lá da rua.
    Esse exú tem que ser execrado da vida do país junto com sua quadrilha.
    Sai exú tranca rua!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 03:44
    Enviado por: Valderene

    Eu so espero qu eo PSDB tenha a decencia de nao colocar o Serra como candidato nas proximas eleicoes!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 04:40
    Enviado por: Diogo Costa

    Pessoal, se o Brasil está crescendo é mérito NOSSO, não tem nada a ver com Lula ou FHC. A corrupção também é demérito NOSSO. Se o povo é imoral, por que políticos eleitos por esse povo serão diferentes? O político Dominic Strauss-Khan não é o retrato do comportamento do povo francês (e sua nefasta influência na cultura ocidental)?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 07:32
    Enviado por: Paulo

    Da onde vem o dinheiro desse fóssil político para pagar matérias aqui no estadão?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 08:02
    Enviado por: Moacir F.

    De corrupção o Serrra entende, o amigo dele é o Paulo Preto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 08:05
    Enviado por: Moacir F.

    De corrupção o Serra entende, lembram quem é o amigo dele o Paulo P.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 08:09
    Enviado por: Moacir F.

    A Dilma está se mostrando uma excelente presidente, isto está deixando o ninho tucano bagunçado. Imaginem a briga novamente entre Serra, Aécio e Alkmin? Eu quero, eu quero, eu quero, parecem crianças querendo roubar um doce do outro, não tem articulação política. No Paraná o Beto Richa tá virando uma vergonha, colocando o estado como uma das piores capitais em crimes, escolas estaduais tendo que ser consertadas por zeladoras pois o poder público não faz a parte dele, o PSDB do Paraná está uma vergonha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 08:27
    Enviado por: Chico Reis

    Na minha modéstia opinião ninguém deveria ter o direito de ser presidente do Brasil por mais de dois mandatos. Acredito que isso apenas enfraquece o sistema republicando, conferindo um personalismo às insituições, e, que, por conseguinte, as deprecia.
    A imprensa brasileira também tem os seus pecados, todavia ela é fundamental para a nossa democracia cambaleante, deniunciando as prática inescrupulosas dos partidos políticos que estão se tornando em verdadeiras organizações criminosas. A imprensa é parte da opinião pública e o presidente, governador e prefeito tem de levar em cosideração todos os segmentos que compõem a opinião pública para tomar decisões.
    O sr. Serra, como tantos outros políticos do Brasil, pensam o governo com um empresa privada, na qual ele é o dono. Altamente centralizador, apático, sem habilidade polítitca para sequer construir unidade dentro do seu partido sem causar o enfraquecimento do PSDB.
    Serra, o mesmo para Lula, por que não te calas?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 09:54
    Enviado por: alfredo de azevedo

    Certamente o Lula não disputará eleições em 2014, até porque, nestas eleições a Dilma será a candidata natural para a reeleição. Agora, em 2018 o Lula será presidente. O Serra, com suas tortuosas projeções, pode se preparar para imaginar algo lá para 2022 (acho que não há limite de idade para uma candidatura à presidencia, não sei…), fora esse raciocínio é jogar palavras ao vento. Vai ser muito difícil essa turma do Serra pisar no Alvorada…mas, sonhar não é proibido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 11:24
    Enviado por: Renato Carvalho

    O Lula nao queria deixar o poder mas foi obrigado, pela constituicao, a sair, algo que lhe da arrepios (a constituicao e respeito). A Dilma esta guardando o lugar desse infeliz. Toda essa onda de corrupcao e fruto do governo dele. Se nao sabia de nada, e incompetente para tocar o pais. Se sabia e nada fez, e duas vezes incompetente. E se sabia e fez parte, entao deveria ser preso. Afinal, como e possivel os filhos desse ex-presidente, e hoje palanqueiro incorrigivel, serem tao bem sucedidos em tao pouco tempo? Como e possivel ficar por ai dizendo que nao houve mensalao? Se diz o grande benfeitor do “povo” e lhes entrega as esmolas das bolsas isso e aquilo, mas aos “patrocinadores”, garante emprestimos a juros subsidiados pelo BNDES – a conta corrente dos milionarios (e bilionarios) do Brasil. Nao tem espaco suficiente para listar todas as falcatruas e incompetencias do governo Lula, nem a falta de respeito com a historia do Brasil. Quero que esse sujeito suma do Brasil – por que nao vai para a Italia, como quer sua esposa “italiana”, ou se mude para algum pais africano como mico de ditador, ou se torne conselheiro do maluco iraniano Ahmadinejad? Seria melhor para todos nos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 13:43
    Enviado por: Lula rebate Serra e nega que vá concorrer em 2014 « Radar político

    [...] RIO – No segundo dia de compromissos no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que pretenda disputar a Presidência da República em 2014 e disse que a presidente Dilma Rousseff só não tentará a reeleição se não quiser. Lula respondeu ao ex-governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, que disse acreditar em uma candidatura do ex-presidente em 2014. [...]

    responder este comentário denunciar abuso

Comentários recentes

  • David Gon: Da para acreditar em pesquisas do 2o turno se na semana passada o Serra estava em 3o lugar, agora esta em...
  • Vanessa: E isso Ai Tiririca!!!!! Nos te amamos!!!
  • Marco Aurelio Miquilini: Esse Lula engana e já enganou muita gente, mas a mim nunca enganou. Como pode ter tanta...
  • Fabio Fernando: Ministra Calmon, Nao estamos no Velho Oeste americano, onde funcionava a voz do Xerife, como a sra...
  • Cristina Rodrigues: Dias Toffoli tem alguma relação com o PT, que poderia talvez ser questionada. E Gilmar Mendes,...

Enquetes

Os deputados condenados pelo mensalão devem perder seus mandatos?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Arquivos

Seções

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo