ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

20.junho.2011 19:54:51

Mãe de Eduardo Campos denuncia site que disse que Chico Buarque seria pai do governador

Angela Lacerda, do Estado de S.Paulo

 RECIFE – A deputada federal Ana Arraes (PSB), mãe do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), protocolou na segunda-feira, 20, queixa crime na Secretaria estadual de Defesa Social contra um site que divulgou, no fim de semana, notícia “apócrifa, inverídica e caluniosa” afirmando que o compositor Chico Buarque havia assumido a paternidade do governador.

Publicada no site “Diario Pernambucano”, que se afirma “um site de notícas fake (falsas)”, a notícia foi replicada nas redes sociais Facebook e Twitter, espalhando-se rapidamente e provocando reações. Muita gente acreditou no boato – antigo em Pernambuco.

A deputada também pediu ao Google a retirada de páginas contendo a notícia inverídica – no que foi atendida – e divulgou, através do Facebook, uma nota de repúdio.  “O governador Eduardo Campos é meu filho e do escritor Maximiano Campos, já falecido e de saudosa e respeitável memória”, afirma ela na nota. “Trata-se de matéria inverídica e criminosa, sobre a qual já tomei as providências legais, no sentido de fazer cessar e punir policial e judicialmente tal aberração”.

Ela afirma, na nota, só ter conhecido o compositor carioca na casa do seu pai, o ex-governador Miguel Arraes, em 1986, durante campanha dele ao governo, quando Eduardo tinha 21 anos. Reitera se tratar de “alegações criminosas que já estamos tomando as providências legais cabíveis” e pede para quem leu a matéria que circulou na internet que a tenha como “apócrifa, inverídica e criminosa, que agride a dignidade da família pernambucana”.

No site Diario Pernambucano, a notícia inverídica foi substituída por uma retratação  que inclui a decisão de “excluir notícias que forjam a fala inexistente de pessoas de imagem pública”. “Como no caso mais recente se trata de um ícone da política e não de uma figura pública costumeiramente posta em caricaturas (como no caso de jogadores de futebol ou figuras em evidência nas redes sociais), nos retratamos com humildade e reconhecimento da desmedida cometida por nós”, diz. Por fim, convoca “o direito ao perdão agradecendo a compreensão e a paciência de quem se sentiu ofensido conosco”. 

“Escândalo”

Intitulada “Escândalo no mundo da música e da política”, a notícia falsa era assinada por “Jarbinhas D´adelaide”. O nome fictício une o nome do principal opositor de Eduardo Campos em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), e o heterônimo utilizado por Chico – Julinho da Adelaide – na década de 70, época da ditadura, para driblar a censura às suas músicas.

A notícia dizia que Chico havia assumido a paternidade de Campos em uma entrevista exclusiva, na qual contava ter conhecido Ana em 1964, no Recife, durante uma extensa turnê no Nordeste, e com ela teria mantido um “relacionamento intenso, rápido e oculto”.

Meses depois teria recebido uma carta dela falando da gravidez, mas ele, “cretinamente”, ignorou.  Há alguns anos, tomado do desejo de saber quem era o filho, teria ficado impactado com a “surpreendente descoberta: ele é o governador de Pernambuco”.  Depois de vários detalhes, encerra afirmando que o governador Eduardo Campos, que havia acabado de saber sobre a paternidade, reagiu bem-humorado imaginando que a partir de agora, Chico Buarque poderia fazer mais shows no Recife e com “preços mais acessíveis”.

A brincadeira poderá custar caro.  A polícia civil identificou que o site é da cidade sertaneja de Taquaritinga do Norte. Três pessoas foram intimadas a depor.

Tags: , , ,

Comentários (4) | comente

  • A + A -
4 Comentários Comente também
  • 21/06/2011 - 10:09
    Enviado por: Carlos RM

    A notícia possívelmente é falsa, mas a cor dos olhos é de uma semelhança impressionante ! O boato só se tornou um pouco verossímil por conta da data de nascimento dos dois. Chico nasceu em 19 de Junho de 1944 ( fez 67 anos domingo passado ) e Campos nasceu em 10 de Agosto de 1965 ( vai fazer 46 anos daqui a dois meses ). Mas curiosamente o boato circula em Recife há anos. É mias um caso das famosas ” lendas urbanas “.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/06/2011 - 12:02
    Enviado por: Leonidas

    Elementar, meu caro Watson ! Já que tal boato circula há anos no Recife, que tal a família fazer logo um teste de DNA e esfregar o resultado na cara de seus detratores ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/06/2011 - 14:21
    Enviado por: Pensador

    Assino em baixo Leônidas.Mas vai que o bicho pegue,melhor deixar quieto!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/06/2011 - 17:34
    Enviado por: JP

    Também já ouvi esse boato em Recife, quando morei lá, mas a historia era um pouco diferente.

    Chico teria conhecido a Ana Arraes durante o exílio do seu Pai, Miguel Arraes, na França.

    Só pela quantidade de versões já se vê que mentira, e sair da boataria de rua e de buteco para sair como notícia em site é irresponsabilidade.

    responder este comentário denunciar abuso

Comentários recentes

  • David Gon: Da para acreditar em pesquisas do 2o turno se na semana passada o Serra estava em 3o lugar, agora esta em...
  • Vanessa: E isso Ai Tiririca!!!!! Nos te amamos!!!
  • Marco Aurelio Miquilini: Esse Lula engana e já enganou muita gente, mas a mim nunca enganou. Como pode ter tanta...
  • Fabio Fernando: Ministra Calmon, Nao estamos no Velho Oeste americano, onde funcionava a voz do Xerife, como a sra...
  • Cristina Rodrigues: Dias Toffoli tem alguma relação com o PT, que poderia talvez ser questionada. E Gilmar Mendes,...

Enquetes

Os deputados condenados pelo mensalão devem perder seus mandatos?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Arquivos

Seções

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo