ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

08.junho.2011 14:32:03

STF vota pela liberdade de Cesare Battisti

Felipe Recondo, de ‘O Estado de S.Paulo’, Jair Stangler e Lilian Venturini, do estadão.com.br

Por 6 votos a 3, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram pela soltura imediata do ex-ativista italiano Cesare Battisti. Com esse resultado, a Corte manteve a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não entregar o ex-ativista ao governo italiano. O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, deu voto contrário à liberdade.

No início da sessão, os ministros, também por seis votos a três, não admitiram a reclamação do governo italiano contra a decisão do ex-presidente Lula de manter o ex-ativista no Brasil. Após isso, teve início o julgamento da liberdade. Favorável a extradição, o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, leu seu voto durante cerca de três horas. Para ele, a decisão final sobre processos de extradição não cabe ao presidente da República, mas à Corte. A argumentação foi refutada pelo ministro Luiz Fux, que votou em seguida. O ministro Ayres Britto, também favorável à soltura, considerou que a decisão de Lula foi tomada com  base em tratados internacionais.

Votaram pela soltura: Marco Aurélio, Joaquim Barbosa, Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Os três que votaram contra, Peluso, Gilmar Mendes e Ellen Gracie, sustentaram que o argumento de que Battisti sofreria perseguição não era suficiente para barrar a extradição.

O ex-presidente, no último dia de seu mandato, aprovou parecer da Advocacia Geral da União (AGU) que recomendava a manutenção de Battisti no Brasil. No parecer, a AGU relata a possibilidade de Battisti ter agravada sua situação pessoal caso fosse entregue ao governo italiano para cumprir a pena de prisão por quatro assassinatos no final da década de 70. Na Itália, Battisti foi condenado à prisão perpétua. O STF autorizou sua extradição, mas limitou a pena a 30 anos, máximo previsto na legislação brasileira.

Battisti foi condenado à revelia em seu país à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979. Ele nega. Em 2007, Battisti deixou a França após a revogação de sua condição de refugiado, vindo para o Brasil. O italiano então foi preso no Rio de Janeiro e desde então cumpre prisão preventiva para fins de extradição na penitenciária da Papuda, em Brasília.

No último dia de seu mandato, em 31 de dezembro de 2010, após receber parecer da Advocacia-Geral da União, Lula decidiu não autorizar a extradição de Battisti.

Lula tomou a decisão dias antes de entregar o cargo à presidente eleita Dilma Rousseff. Ele chegou a afirmou que não queria deixar para a sucessora o desgaste de tomar uma decisão sobre um tema polêmico.

Com informações da Agência Reuters

Veja os principais momentos do julgamento:

21h08 – Com voto contrário à soltura, Peluso concluiu a votação e anunciou que “por maioria, a Corte determinou expedição de alvará de soltura” de Battisti. Foram 6 votos a 3.  Votaram pela liberdade: Marco Aurélio, Joaquim Barbosa, Ayres Britto, Lewandowski, Cármen Lúcia e Fux.  Votaram contra a liberdade: Peluso, Ellen Gracie e
Gilmar Mendes.

20h58 – Ministro Cezar Peluso, último a ler voto, também questiona argumentos de que Battisti sofrerá perseguição na Itália. Peluso sustenta que não há provas que comprovem essa ideia. “Não encontrei nenhum ato ou alegação que justificasse a existência de razões ponderáveis. São juízos meramente opinativos.”

20h48 – Ministra Ellen Gracie finaliza a leitura do seu voto, contra à decisão de Lula de negar a extradição, e reafirma que decisões do Executivo estão, sim, a sujeita à avaliação jurisdicional. Já na sequência, Marco Aurélio votou pela soltura do ex-ativista. Nesse momento, Peluso lê seu voto.

20h43 - Ministra Ellen Gracie, a exemplo do relator Gilmar Mendes, também desconsidera a preocupação de Lula, de que Battista sofreria perseguição na Itália, para justificação a não extradição.

20h35 - Relator Gilmar Mendes interrompe a leitura do voto de Ellen Gracie para manifestar sua preocupação caso a decisão de Lula seja acatada. “Fico imaginando que tipo de lobby vai se instaurar depois da decisão da Corte. Abre-se a possibilidade de que a decisão do Executivo rescinda uma decisão do Supremo. ” Minutos antes, a ministra Ellen Gracie disse achar que a decisão de um presidente da República também está sujeita à avaliação jurisdicional.

20h29 - Ministro Ayres Britto também vota em favor da soltura imediata por entender que a decisão do então presidente Lula foi com base no tratado internacional. Ellen Gracie começa leotura do voto, que será abreviado.

20h08 – Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa também votam pela soltura imediata do ex-ativista. Ayres Britto lê seu voto

19h57 – Fux abriu mão de ler a íntegra de seu voto, de 50 laudas, e manifesta-se favorável pela soltura de Battisti. Ministra Cármen Lúcia começa a leitura de seu voto e rapidamente também anuncia ser a favor da liberdade do ex-ativista. Ricardo Lewandowski começa leitura.

19h52 - Fux entende que o julgamento discute a soberania nacional e não o futuro de Battisti. “Não tenho a menor dúvida e não foi citado nenhum exemplo aqui de nenhuma Corte que tenha desautorizado uma decisão de um presidente da República.”

19h45 – Sessão foi retomada e Luiz Fux começa a leitura do seu voto.

19h24 – Gilmar Mendes declara seu voto e anula decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defende a extradição imediata de Battisti. Sessão foi suspensa por 10 minutos. Próximo voto será do ministro Luiz Fux.

19h14 – Ainda na leitura de seu voto, o relator Gilmar Mendes afirma que a alegação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que Battisti sofreria perseguição se voltasse à Itália, não deve ser usada como base para descumprir o tratado de extradição

18h15 - Joaquim Barbosa diz que a discussão sobre a decisão pela extradição, se é da Corte ou do Presidente da República, já é terminada e perdeu o sentido. Cabe, segundo ele, discutir sobre a prisão e deliberar sobre a soltura de Battisti. O relator, entretanto, defende que deva discusar sobre a autonomia da discussão para manifestar seu voto.

18h07 – Gilmar Mendes lê considerações que reafirmam que a decisão final sobre processos de extradição cabe ao Supremo e não ao Presidente da República

17h52 – Relator Gilmar Mendes entende que o Supremo tem competência para decidir sobre processos de extradição, os quais não têm discussão ou decisão somente política. Diz, de forma irônica, que a Corte não é um clube lítero, poético e recreativo e, portanto, tem papel relevante na decisão.

17h27 – Ministros debatem objeto do julgamento. Se é pedido do governo italiano ou relaxamento da prisão. Plenário decidiu que a representação do governo é incabível, por questionar ato de soberania. No entendimento da Corte, decisão não afeta julgamento sobre soltura de Battisti.

17h05 – Peluso levanta a questão que a sessão deve decidir ou não se ser expedido alvará de soltura a Battisti.

16h57 – Ministros debatem sobre cabimento da reclamação do governo italiano.

16h40 – Foi reaberta a sessão. Relator, ministro Gilmar Mendes, começa a ler seu voto.

15h51 - A sessão foi suspensa por 20 minutos para invervalo. Na volta, o relator, ministro Gilmar Mendes, dará seu voto.

15h48 - Gurgel: “Aceitar a ação do governo italiano, significaria exacerbar o significado de estados estrangeiros no foro brasileiro.” Procurador-geral manifestou-se novamente pelo não reconhecimento da reclamação italiana e destacou o que decidiu o plenário do STF, de acolher a decisão de deferimento da extradição.

15h40 – Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresenta os argumentos contrários ao pedido do governo italiano

15h37 – Barroso: “Quando a França negou a extradição, a Itália não disse uma palavra. Agora, quando o Brasil negou a extradição, foram extramente agressivos”

15h34 – Barroso diz que há razões para supor que a situação de Battisti, em função de ele ter sido militante de extrema esquerda e  em face de manifestações feitas na Itália.

15h30 – Barroso enumera as razões para não extraditar Battisti. “A primeira razão é porque não cabe a reclamação da justiça italiana. Um país estrangeiro não pode vir questionar uma decisão soberana. Em segundo lugar, porque é uma decisão política, não é uma decisão passível de controle jurídico. Por qual razão iria o STF entregar uma pessoa em situações que a Constituição brasileira não prevê?”

15h27 – Barroso invoca ainda a Lei da Anistia para justificar o refúgio, dizendo que o País concedeu anistia a militantes de esquerda e de direita. Barroso diz que ele não foi, em seu primeiro julgamento, acusado de homicídio. Segundo ele, a acusação se deu quando companheiros presos de Battisti resolveram culpá-lo por crimes cometidos por eles.

15h22 – Luís Roberto Barroso, advogado de Battisti, diz que volta à tribuna para defender a honra de Lula e para impedir que se mande Battisti para morrer na prisão. Segundo ele, a decisão de Lula é “moralmente legítima”. De acordo com ele, os 32 anos transcorridos desde os supostos crimes cometidos por Battisti superam em muito os 20 anos de prescrição previstos na lei brasileira. Para ele, nos últimos 30 anos, Battisti foi um homem pacífico. Afirma que a única razão para a pena seria a vingança.

15h15 – O advogado-geral da União, Luiz Inácio Lucena Adams, diz que decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tomada depois de decisão do STF, que reconheceu como sendo do presidente a prerrogativa de decidir sobre a questão. Diz Adams que juízo para decidir sobre refúgio e extradição é um ‘juízo de suposição, juízo hipotético’, não precisaria se basear em fatos concretos.  “Entende a AGU que não há razões que possam justificar o juízo de suposição do presidente da República por outros juízos”, afirmou. Segundo Adams, essa regra está prevista no tratado entre os dois países, assinado em 1982. Diz ele ainda, que a regra vale inclusive para momentos de democracia como o que os países vivem atualmente.

15h09 – Bulhões critica a “fundamentação suicida” da Advocacia-Geral da União no parecer que defendeu a permanência de Battisti no Brasil e afirma que “o então presidente da República (Lula) deve ter sido induzido em erro”. “É sabido que a execução da pena é exercida pelo judiciário italiano”, afirma. Segundo ele, não extraditar Battisti é lançar sobre as instituições italianos “uma suspeita absolutamente infudada”.

15h07 – Bulhões lembra que Conare, MP e o próprio STF já se manifestaram contra o refúgio e a favor da extradição de Battisti, lembrando que a Itália é uma democracia e não haveria risco de agravamento da situação de Battisti. Lembrou também que os crimes imputados a Battisti são bastante graves.

15h00 – Após leitura do resumo do caso pelo ministro Gilmar Mendes, advogado do governo da Itália, Nabor Bulhões afirma que para além do pedido da Itália, a questão remete à jurisprudência do STF. ‘A corte decidiu que o refúgio era insubsistente’, afirma. Nabor Bulhões critica o governo por rever decisão do STF e o próprio tratado bilateral Brasil e Itália para conceder o refúgio.

14h54 - Mendes lê parecer anterior do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, em que este determina a manutenção da prisão de Battisti, afirmando não entender que exista qualquer agravante da situação pessoal de Battisti na Itália.

14h42 – O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, procede agora à leitura de seu relatório, lembrando todos os episódios do caso até agora.

14h33 – Ministros já abriram a sessão. Por enquanto, outros assuntos estão sendo discutidos.

Tags: , ,

Comentários (144) | comente

  • A + A -
144 Comentários Comente também
  • 08/06/2011 - 14:57
    Enviado por: Angelo Menezes

    Sinceramente. Se STF manter a decisão do Sr Todo Poderoso Deus Lula da Silva, NÓS BRASILEIROS não teremos mais em quem acreditar neste País.

    Será uma Vergonha Nacional.

    Se isto ocorrer sempre vou colocar em minhas mensagens QUE:

    - BRASIL, UM PAÍS DOS PTistas E DE SEUS CUUUUMMMMPADRES E NÃO UM PAÍS DE TODOS.

    TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/06/2011 - 19:47
      Enviado por: CID COSTA

      Se tem vergonha ceu Angelo, mude de cidadania.
      Ou melhor mude-se para o apt. do FHC, bastiao da moralidade tucana corrupta deste Pais.
      Seu Angelo, deve ser daqueles que nao le, nao ouve, e deve fivar nos botequins da vida ouvindo os ” colonistas” do PIG.
      Seu Angelo, que o diabo te carregue…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 20:16
      Enviado por: Capitão Gancho

      CID COSTA

      Alguém que não pensa no coletivo como você e apenas deseja um bem de um grupo pequeno, não é BRASILEIRO é entreguista.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 20:42
      Enviado por: A.Busa

      Sr. Angelo, defato este país está cheio de patifaria e corruptos, na política tiramos premeio nobel. Mas enquanto tivermos estes e os CID COSTA da vida, continuaremos a gritar contra tanta cara dura. Corrupção e mau carácter não se julga e nem se justifica pelo que os outros fizeram ou deixaram de fazer, é uma questão de formação de carácter.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 21:21
      Enviado por: Vagner

      Sr.Angelo parabéns pelo seu comentário. Concordo plenamente. Somente em um país que prende ilegalmente bombeiros que são funcionários públicos revindicando salário justo, e contrário a vontade soberana do povo, mantem um assassino italiano abrigado com toda mordomia por ideologia política ultrapassada e derrotada. Concordo que é revoltante ter pessoas submissas à partidos decidindo questões tão importantes, é de sentir VERGONHA de ser brasileiro.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 21:22
      Enviado por: João Ninguém

      Caro Cid, aqui não é lugar de analfabeto.
      Escreva o português correto, PeTralha analfabeto funcional!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 21:31
      Enviado por: César

      Lula, aquele que fingiu que o mensalão não existiu e deixou seus amigos roubarem, assim como Palocci e como seu filho lulinha que mamou nas tetas de contratos do governo, nos deixou esse legado: Um STF politiqueiro e pouco técnico. Parabéns pelo comentário SEU (e não ‘ceu’, como escreveu algum capacho lulista) Ângelo pelo comentário!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 21:34
      Enviado por: Nilo Bento

      Caro Ângelo, concordo com você. O país chegou ao fundo do mais profundo poço. Mas se você for para o inferno, como deseja o Cid Costa não entre junto com ele, pois pelo que ele escreve já está entupido de cachaça da marca putralha, produto químico altamente inflamável e explosivo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 21:50
      Enviado por: Vitor Hugo Piangers

      Sr Angelo, eu me solidarizo com o Sr, na sua reação à essa decisão exdrúxula do nosso Supremo manter a decisão demagógica do Sr Inácio da Silva. O Sr Inácio mostra mais uma vez que seu nome rima bem com P…… pois apenas seguiu a decisão do ministrinho da justicinha Tarço Genro. Esse sim, representante vivo das brigadas vermelhas no Brasil e cheio de rancores e complexos com a direita européia.
      Vergonha, Vergonha, Vergonha

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 22:04
      Enviado por: MDBJR

      Provavelmente, sr. Ângelo, o sr. Costa deve ter alguma colocação de trigésimo escalão na hierarquia PilanTrista, como muitos que conheço por aí. Pessoas como o sr. Costa – certamente uma pessoa respeitável antes de se dependurar em um dos muitos tentáculos do molusco-mor – vendem o respeito próprio por um punhado de pratas, ou pior, por uma ideologia falida, que serve apenas às justificativas ilusórias necessárias à manutenção do poder. É impressionante como a própria história nos diz qual será nosso futuro a cada passo que damos. Desde a revolução francesa que os movimentos da esquerda no pensamento político inicialmente defendem um estado de liberdade e nivelação social. Mas ai de quem protestar contra o governo posto. Até hoje, poucos governos de esquerda fugiram à regra. Na sua maioria são ditaduras ideológicas que justificam os fins pelos meios horrorosos da opressão populista. Opressão essa, em larga escala, feita com a arrecadação excruciante de impostos e a transferência PaTernalista de renda para camadas menos favorecidas da sociedade. As bolsas-cabresto não me deixam mentir. Sou totalmente a favor de uma distribuição de renda que favoreça mais as camadas da sociedade que desejam realmente trabalhar por um país mais decente. Ainda estamos patinando em termos de democracia. Não sabemos nem ao certo – nós, brasileiros – o que fazer sob uma bandeira democrática. Certamente os governos pós-ditadura-militar e pré-ditadura-lulista também não fizeram muita coisa pelo país. Mas o que os PilanTristas estão fazendo com o país somente poderá ser contado daqui algumas décadas, por nossos filhos e netos, quando estiverem estudando nas escolas mais esse prodígio da nossa democracia claudicante: o lulismo!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/06/2011 - 14:58
    Enviado por: Santista roxo

    Com essa atitude o Brasil está mostrando a cara para a comunidade mundial.Nos EUA, um figurão assedia uma camareira e vai para a cadeia. Aqui um criminoso julgado e condenado por um país livre e democrático, ganha a liberdade e a amizade do governo brasileiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 14:59
    Enviado por: paulo ferreira

    tem que mandar de volta este bandido pra Italia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 15:04
    Enviado por: ricardo rodrigues

    bombeiros presos( chamaos d vandalos), assassino de 4 pessoas livre…. tem coisa esquisita nessa união pt pmdb

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 15:32
    Enviado por: mandioca

    Este STF é uma verdadeira piada, primeiro decide que se deve extradita-lo, tomou uma comida do governo e voltou atras, Votou novamente e decidiu depois de muita deliberação, que, quem deve decidir é o presidente.
    O presidente obviamente decidiu por não extradita-lo, agora o STF vai decidir se a decisõa do presidente vale ou não.
    Senhores, convenhamos, o STF não é uma piada?
    A unica função deles é a de tomar uma decisão e não conseguiram isso faz mais de dois anos.
    Culpa deles?
    Não
    É de quem colocou eles lá, só para rimar com lula lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 15:40
    Enviado por: mandioca

    Estes são os mesmos que depois de muitas delongas decidiram que nao podem julgar o Paloci.
    Tenha a santa paciencia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 15:42
    Enviado por: Francisco Tavares

    É claro que manterão a decisão de Lula e das hordas petistas, talvez decidam por libertar o terrorista, conceder asilo político ou título de cidadania, depois encostam em alguma secretaria do PT ou uma ONG qualquer e pronto. A justiça esta feita.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 15:46
    Enviado por: Tetsuo Shimura

    Most of law ofenders in their own countries may be granted with official protection by Brazil’s government authorities.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:03
    Enviado por: Herbert

    O PT precisa de muito mais gente do padrão Cesare Batistti, os criminosos italianos daquela época tem muitas técnicas a ensinar aos líderes desse ParTido aqui no Brasil. Todos já sabemos como este tribunal com seus componentes devidamente indicados vão decidir.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:05
    Enviado por: Ceaudo

    Pelo amor de Deus, escutem o povo brasileiro que paga seus salários !!!!!! Mandem este terrorista de volta para a Itália !!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:17
    Enviado por: Edmilson

    A decisão do Gurgel, com relação ao Palocci foi uma chicotada na justiça e agora parece que ele está empenhado em continuar chicoteando a mesma justiça!
    Ele está louco para mostrar serviço e não perder o emprego!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:22
    Enviado por: mandioca

    Ele vai ser souto e depois receber pensão vitalicia pelo tempo que ficou injustamente preso no (B) brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:31
    Enviado por: mandioca

    Todo militante de esquerda no brasil hoje é vaca sagrada, heroi, santo.
    Isso vale para todos eles inclusive estrangeiros.
    Estes militantes hoje governam este pais e fazem o que querem, a revelia da opinião publica.
    Aode isso vai parar? Veremos daqui a vinte ou trinta anos, quem viver verá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:35
    Enviado por: Ronaldo

    Não se iludam meus amigos…Esse criminoso vai ser acessor de algum politico do tal partido (vcs já sabem qual) ganhando uma grana preta ao passo que nós pobres contribuintes, ficaremos olhando passivamente mais uma demonstração tupiniquim. Esse é o país que nos aguarda daqui p/frente. Como se diz popularmente, um criminoso a mais não faz diferença. Que pena que seja assim. Meus pessames meu brasilzinho de meia tijela.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:35
    Enviado por: Joaquim Macêdo

    o que mais me dói, é saber que bombeiros do Rio estão presoa, seus familiares sofrendo, o governador aloprado os acusando e a mais alta corte do país tentando garantir a estada no Brasil de um deliquente assassino, ou melhor atender a vontade do molusco barbudo e demagogo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:46
    Enviado por: Carlos Gomes

    Se um terrorista brasileiro assassinasse filhos de algum figurão da política ou do poder judiciário nacional e fugisse para a Itália os mesmos que hoje dão refúgio a Battistti seriam os primeiros a clamar ao governo italiano pela extradição do criminoso brasileiro! Entretanto em nossa republiqueta tropical os poderosos são sórdidos e pusilânimes…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:57
    Enviado por: Maria Nascimento

    O STF foi todo escolhido a dedo pelo lula. Ao não enviar Battisti de volta para a Itália deixa claro qual é a direção do governo brasileiro. lula e Dilma não disseram uma palavra em defesa a iraniana que foi condenada à morte por apredejamento não vão agora entregar para o governo italiano um assassino. É VERGONHOSO!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:57
    Enviado por: Luis Stefano Gigolin

    Parecer de Roberto Gurgel e Luís Adams subvertem as leis. Para serem levados em conta precisam de alterações nas leis, via legislativo, e não suas interpretações exdrúxulas.
    Estamos à beira do abismo jurídico, onde pareceres de “notáveis” querem se sobrepor ao espírito das leis.
    É o fim do mundo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 17:00
    Enviado por: mandioca

    Agora eles estão debatendo se o governo Italiano tem razão.
    Não é uma piada?
    Recentemente eles julgaram que o ratado de extradição entre br e Italia valia, agora voltam a discutir este assunto de novo, é simplismente peripatético, ridiculo, teatrinho para enganar a todos? Ou total falta de discernimento?
    Acho que é tudo isso e muito mais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 17:01
    Enviado por: ulderi

    Eu sou Italiano,vivo no BRASIL a 61 anos sempre respetei as Lei Brasileira,nunca tive problemas com ninguem.
    Quero dizer aos Brasileiros que dizem de estradir Battisti.
    Sera que este Brasileiros nao sebem ler os jiornais,ver TV ,radio ou uviram dizer as cronica Italiana e que o governo Italiano diziam do BRASIL e os Brasileiros?
    Eu digo pra estas pessoas que me envergonhais di ser Italiano,porque estas gentes que diz tao mau do Brasil e Governo Brasileiro nao sabe nada do que foi Battisi,ele nao matou ninguem alias foi o proprio pai que ser querer matou o filho,acusaram ele para se livrar dos crimen dele.
    Entao digo para estas gentes cale a bocaque vòçeis sao mais atrazados que o rabo do caxorro. Tenho Dito.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/06/2011 - 17:18
      Enviado por: mandioca

      Caro Ulderi voce tem toda a razão em dizer que os italianos são uns idiotas, concordo com voce plenamente.
      Concordo com voce tambem que os brasileiros não leem cronicas italianas, se as lessem entenderiam o problema. Como voce mesmo disse foi o pai que matou sem querer o filho, e para não ser condenado acusou o Batisti.
      Caracas, voce é italiano ou lusitano, nunca vi tamanha besteira.
      Voce acredita na justiça brasileira?
      Não, voce não existe.
      Leia mais jornais brasileiros por favor

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 17:20
      Enviado por: Fernando

      Vivo entre Sao Paulo e Milano, o marxismo armado de decadas passadas equivale aos radicais islamicos de hoje….. Battisti aderiu a este bando, ainda quando estava preso pela primeira vez…. livre, sem gozar de sua segunda chance de forma decente ele se manteve envolvido com atividades criminosas do grupo responsavel por assassinatos e sequestros…. nao cabe aqui falar em nada das relacoes Brasil x Italia e sim de justica, ou falta dela, a nos Brasileiros ja nos basta os criminosos e suspeitos locais, o STF deve entregar Battisti a Italia….. todo o resto pode ser tratado em outros debates, mas nao neste.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 17:39
      Enviado por: ricardo

      Caro Ulderi. Você é o símbolo máximo do atraso do brasil. É por pessoas como você que Sarneys, palocci, lulas, collors, martaxas estão no poder

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 21:28
      Enviado por: Solange

      Somos um país de gente atrasada mesmo, prá receber vc e seu cumpanheiro italiano aqui. VÃO EMBORA DAQUI!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/06/2011 - 17:16
    Enviado por: Zé Angelo

    Já ouviu a frase “o gato subiu no telhado!!!” .
    Então tens idéia do que vai acontecer. Na verdade o Battisti vai ficar impune aqui no Brasil. Num País onde ninguém ve nada, ouve nada e a Presidente demora mais de 20 dias para tomar uma decisão quando o seu principal e mais próximo Ministro se envolve numa maracutaia …. esperar o que ???
    Vergonha de ser Brasileiro ….. esta é a realidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 17:29
    Enviado por: Adikson

    Realmente esse procurador geral está sendo uma benção para o governo, eita cara mais baba-ovo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 17:33
    Enviado por: ricardo

    O Lulinha(filho) tem dupla cidadania (italiana). Ele tem CPF Italiano. O terrorista tem dinheiro lá fora…. Então tudo resolvido. Agora quero ver o terrorista andar na rua. vai ser linchado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 17:35
    Enviado por: ricardo

    Bandidos de todo mundo. venham para o Brasil: A terra da impunidade

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 17:46
    Enviado por: messias

    O Tarso vai trazer o batisti pra porto alegre. pra dar uma maõ ao pt

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 17:51
    Enviado por: Shlomo

    Bandido assassino solto nas ruas, POR DECISÃO JUDICIAL, SOMENTE NA PORCARIA DESSE PAÍS.

    O PT ESTÁ DESTRUINDO O QUE ESSE PAÍS TINHA DE BOM.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:00
    Enviado por: José Conrado de Souza

    Esta decisão não deve surpreender a ninguém, afinal, dos onze membros do STF nove foram indicados por Lula e Dilma, portanto, o que Lula acha é lei.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:03
    Enviado por: Pedro Vicente

    Pedir aos Ministros do Supremo para fazer justiça e o mesmo que pedir ao diabo para acender uma vela para Deus, é algo impossivel de acontecer, acho que nem sabem o que é isso, Aqui no Brasil, onde eles acham que ser pobre é falha de carater, e ser esperto é o que importa nos vai tentando roba um dia de cada vez.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:13
    Enviado por: marcelo monteiro

    Será que ninguém se deu conta que esse Supremo é pau mandado do petismo? A esmagadora maioria de seus integrantes foram escolhidos por Lula, portanto, irão sempre endossar as decisões do partido.

    E mais uma coisa: esperem pelo julgamento do mensalão; todos serão inocentados, o Supremo Tribunal Federal Petista jamais condenará a canalha mensaleira. Podem esperar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:17
    Enviado por: Horácio

    bem feito pros italianos, tão pensando que aqui é terreiro deles,banana pra eles. Estou orgulhoso do STF…parabéns STF. Sou brasileiro com muito orgulho!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:18
    Enviado por: Pedro Vicente

    No fim essa não é uma decisão judicial é uma decisão ideológica.
    Nois tem a Força!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:20
    Enviado por: Robson

    Já temos criminosos, nacionais, de mais no Brasil, é só ler as noticias sobre os políticos brasileiros, não precisamos e não queremos criminosos internacionais, que esse assassino volte para a sua terra e que lá cumpra a sua pena.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:22
    Enviado por: Pedro Vicente

    Cara Presidente Fofinha, você tem o poder de reverter essa cagada, Faça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:23
    Enviado por: José Carlos de Oliveira

    Com a soltura de BATTISTI, BRASIL perde o senso de JUSTIÇA e cria tenebrosos predentes, colocando em risco os cidadãos brasileiros.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:28
    Enviado por: Pedro Vicente

    Quero me retratar, tenho que admitir que alguns Ministro do Supremo estão dando opiniões que refletem o que a lei e os costumes do nosso povo e do nosso pais entendem como certo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:30
    Enviado por: Marcos de la Penha Chiacchio

    Alguém em sã consciência acha que esses capachos do STF vão discordar do Lulla.
    Eles não tem caráter para isso. Ou como diria o lider sindical são Pelegos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:32
    Enviado por: Vizinho do Lula

    Vocês acham que esses juízes irão contra a decisão do nosso ex-presidente, sendo que a maioria deles foi por ele nomeada para os cargos?
    É mais uma atração sob o patrocínio do PT e seus aliados.
    É mais um que está e ficará sendo sustentado pelo povão, que tanto foi defendido pelo então presidente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:33
    Enviado por: José Carlos de Oliveira

    Quando os politicos fazem os juristas desfazem o melhor da LEI. Neste caso, o que está em jogo não as prerrogativas legais, mas a defesa dos ‘companheiros’. O Brasil acolheu RONALD BIGGS, mas expulsou os atletas cubanos. Acolheu um bandido comumfugitivo da JUSTIÇA inglesa por muitos anos, mas os atletas cubanos estavam ofendendo a moral da ‘inteligentsia’ fidelcastrista, e mais uma vez lavou-se a cara dos ‘companheiros’. TARSO GENRO, quando ministro da Justiça foi à EUROPA e quando voltou trabalhou pela liberdade de BATTISTI. É certo que os politicos não têm vergonha na cara e pouco se importam com ética e moral, mas não cabe a eles decidir pelo povo. O povo brasileiro tem vergonha na cara e ficará muito constrangido em receber este terrorista italiano. Se não é terrorista é bandido, e em ambos os casos não deve receber guarida do BRASIL. Da forma que está como julgar um criminoso brasileiro? Alerta, brasileiros, alerta, porque o PT e seu governo está afundando este país como nunca antes se afundou uma pátria. Não concordo com promiscuidade que o governo e o PT trata certos assuntos, tais como, AHMADINEJAD, HUGO CHAVES, CASTROS DE CUBA, COREIA DO NORTE, e tantos outros. Espero que um dia não tenhamos que lamentar toda esta sapiência socialista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:38
    Enviado por: Se-Gyn

    Deixem-me ver se entendi: o governo brasileiro pode questionar o sistema democrático e as respectivas garantias, para dar guarida a um assassino covarde, frio e pergioso.

    Mas a Itália não tem o direito de questionar o ato do presidente da república, a par do tratado que os dois países tem, em matéria penal?

    Pois, é…

    Vamos esperar…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:42
    Enviado por: Pierfrancesco Bottero

    Cesare Battisti, un assassino comunista, un terrorista, un bandito, torna libero protetto dalla “giustizia” brasiliana. Grazie governo brasiliano! Grazie Lula!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:46
    Enviado por: cacife

    so falta fazer a naturalização para ser o futuro presidente do Brasil,seria conveniente ficar um tempo de ministro no lugar do palocci,alem da copa do mundo,olimpiadas,que beleza como aqui tudo é lindo,so falta comida,remedios,casa,roupa,escola,segurança,para nos eternos palhaços.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:48
    Enviado por: Giovanni

    Sou natural da Itália e tenho ficha limpa. Mas a maioria dos Brasileiros não sabem que na decada dos anos 70 na Itália tava uma legislação chamada ‘di emergenza’ que não respetava os direitos humanos…um cara com sospeito de terrorismo podia fazer ate’ 12 anos de prisão preventiva. Nunca acreditei na condana do Battisti..era so vingança. Un solo grido BATTISTI LIBERO!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/06/2011 - 19:00
      Enviado por: Pierfrancesco Bottero

      Bravo. Cesare Battisti ha solamente assassinato 4 innocenti in nome del terrorismo comunista, della dittatura del proletariato, della violenza politica omicida ed è stato perseguitato dallo stato democratico nato dalla resistenza contro fascisti, nazista e fondato sulla costituzione repubblicana.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/06/2011 - 18:49
    Enviado por: emilio voli

    Vergonha. Trata-se de um criminal qualquer, nao e um preso politico. Vergonha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 18:59
    Enviado por: Javan

    Finalmente. Provamos que somos um estado soberano e não bajuladores dos ricos países. Isso vai chocar o mundo, é rebeldia de antigos serviçais das ricas nações.Foi preciso um governo do povo para provar nossa soberania. Viva o Pt, Lula e Dilma, viva o povo brasileiro

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/06/2011 - 19:35
      Enviado por: cacife

      a companheirada do PT são um bando de enganadores pagaram a dívida externa que custava jurros baixos com emprestimos internos.agora CAPTAM dolares a
      12% aa e INVESTEM estes mesmos dolares a 3% na Suissa,um dia a casa cai
      estão fazendo a piramide de MADOFF so que com o dinheiro do povo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/06/2011 - 22:09
      Enviado por: lcss

      “… vai chocar o mundo”

      oh, lobotomizado…
      esqueça o surado papo marxista do professor de história do cursinho..
      O brasil sempre tomou decisões soberanas (inclusive as patéticas, como a em tela). Ronald Biggs que o diga.
      (aliás, são muitas: a não apreensão de avião militar líbio transportando armas para guerilhas na AL na década de 80, a retenção de aeronaves inglesas durante a guerra das malvinas, a compra de usinas nucleares alemãs para se provocar os eua, etc).

      Quanto à decisão: bem que a itália podia prender palocci, dirceu, genoíno e cia. quando fossem lá fazer turismo com o argumento que as ABSOLVIÇÕES dos meliantes não foram justas pois nossa justiça agiu sem neutralidade pois eram vítimas de perseguições políticas da camarilha no poder.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/06/2011 - 19:00
    Enviado por: Rolando

    Não tenho duvidas de que o Brasil irá livrar mais um homicida de cumprir a pena pelos crimes que cometeu em seu país de origem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:01
    Enviado por: Fernando Augusto Rodrigues da Costa

    Se foi Lula quem nomeou a maioria desses ministros, como eles vão votar contra a decisão dele? O Brasil, além de infestado de criminosos nativos, ainda importa os de fora. De Supremo, não restou nada além de uma grande submissão. E ainda se fala em independência de poderes. Que vergonha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:02
    Enviado por: Javan

    Até que enfim, uma descisão acertada. Onde ficaria nossa Constituição que diz que a decisão final é do presidente? Certa ou errada foi uma descisão constitucional do presidente. As elites bajuladora que sempre se ajoelharam diante das nações ricas,do fmi, dos eua, não gostaram. ALIÁS foi um Brasil sempre dependente e serviçal que herdamos do século xx. No último governo venderam por preço vil muitas empresas altamente lucrativas entregando o patrimonio do povo à especulação e ao lucro fácil de estrangeiros.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/06/2011 - 19:29
      Enviado por: flavio

      Javan
      Na ocasiao a justica mandou lula decidir de acordo com o tratado existente com a Italia. E lula contrariou.
      Aproveito a oportunidade para dizer que compro a sua participacao nas empresas estatais do povo brasileiro do qual voce tanto se orgulha.
      E, voce talvez devesse jogar no lixo seu celular moderno com internet, etc…..que somente existe porque o sistema foi privatizado.
      A VALE hoje paga de impostos a Uniao mais do que pagava de impostos, e e a maior responsavel pelo saldo comercial da balanca de comercio internacional

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/06/2011 - 19:05
    Enviado por: Aloisio A.De Lucca

    Só se for mágico para conseguir mandar meus comentários…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:06
    Enviado por: Walter

    Sou italiano e tenho vergonha de um pais que proteje um assasino terrorista de 4 innocentes e umo paralizado por tuda a vida (cadera de rodas) muita pena per um pais que uma vez amavo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:07
    Enviado por: Alberto Nunes

    Evidentemente a Justiça brasileira cumpre ordens. No caso Battisti o STF cumpre ordens de Lula, uma vez que foi Lula quem colocou a maioria desses ministros nesse grande emprego vitalício. Nosso Supremo Tribunal Federal é uma vergonha nacional.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:07
    Enviado por: Fernando Augusto Rodrigues da Costa

    A Itália, em represália, deveria anular a cidadania concedida a Marisa da Silva e que dá a Lula, como marido, o mesmo direito. Olho por olho, dente por dente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:08
    Enviado por: Tulio

    …um bando de corruptos togados,julgando um assassino , um criminoso, não se pode esperar condenção, o Brasil torcia pela ficha limpa o supremo virou as costas para o Brasil e disse não a ficha limpa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:09
    Enviado por: Tulio

    ………….a censura no Estadão contra o supremo é grande será porque este acredita que podera publicar sobra a vida dos Sarneis?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:10
    Enviado por: felicio

    Só resta uma pergunta ; As Forças Armadas tambem estão submissas ao Lulla e ao PT? Reportagem informa que o caso é dos anos 70. Tendo em vista que não se decide nada coerente com a Ordem Institucional,e que cada partido e partidarios, no seus interesses emendam o seu retalho .Porquê não reativar os atos institucionais de 1970 . democraticamente , sem forças para não ficar sequelas de alto custo para os que pagam impostos …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:11
    Enviado por: Javan

    As elites, os ex-privilegiados, os que fizeram de nosso país o mais desigual, o país das favelas, dos sem terra, dos sem teto, dos analfabetos,da criminalidade, dos latifundios, terra de ninguém, choram a mudança de rumo dada por Lula, pelo Pt e agora Dilma.O Brasil finalmente se libertou e não é mai submisso como no tempo deles.Parabéns ao povo que conduziu o Brasil para essa nova fase.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:12
    Enviado por: Ricardo IB

    VERGONHA!!!
    O que mais teremos que ver neste país antes que acabe este pesadelo?
    Não existem mais esperanças. A justiça está dominada (como vemos), oposição já não existe, a imprensa é vendida ou está censurada. Nada mais impede a corja petralha de perpetuar sua DITADURA!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:12
    Enviado por: Alberto Nunes

    A cada dia a bruma se dispersa e vemos que esse governo está protegendo bandidos, criminosos, colarinhos brancos. Daniel Dantas está isento, tudo arquivado. Estamos nas mãos de uma quadrilha que faz questão de mostrar que para eles a justiça não chega. Sendo assim, a Justiça faz parte dessa quadrilha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:15
    Enviado por: JucaFacchini

    “No parecer, a AGU relata a possibilidade de Battisti ter agravada sua situação pessoal caso fosse entregue ao governo italiano para cumprir a pena de prisão por quatro assassinatos no final da década de 70. Na Itália, Battisti foi condenado à prisão perpétua”.

    E aqui no nunca antes neste País…ficará como está? Battisti condenado a prisão por quatro assassinatos, vivendo as nossas custas? Que País é este?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:17
    Enviado por: JucaFacchini

    ” De tanto ver triunfar as nulidades,
    de tanto ver prosperar a desonra,
    de tanto ver crescer a injustiça,
    de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
    o homem chega a desanimar da virtude,
    a rir-se da honra,
    a ter vergonha de ser honesto “.
    (Rui Barbosa)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:18
    Enviado por: José Carlos de Oliveira

    A BRASILIA e aos POLITICOS DE PLANTÃO, uma BASTILHA e um par de ROBESPIERRE’S e DANTON’S só assim para melhorar este país como antes foi feito em FRANÇA à base de GUILHOTINA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:21
    Enviado por: José Carlos de Oliveira

    O que esperar de um país onde LAMPIÃO é considerado herói? Onde BIGGS viveu como herói ‘jamesbondiano’? Onde o PT é governo. Onde terroristas fazem parte do governo. NADA, NÃO É?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:22
    Enviado por: zinho

    O Lula e um cachaceiro analfabeto de pai e mae, vai levar o Brasil a falencia, pegou o país nadando em dinheiro e hoje deve pra todo mundo, o povo esta passando fome,as fabricas de carro estao fechando tem apgao todo dia os aeroportos estao vazios, ninguem mais anda de aviao.
    Ops Tenho que falar mal do Lula pra garantir uns trocados no fim do mes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:23
    Enviado por: Jesper

    A última esperança caiu….
    Nosso “supremo” que durante meses ficou se masturbando com o caso.
    Empate de 4×4; decisão do voto da coitada da Minerva, prova que os grandes detentores de notável saber jurídico, só sabem se promover(?) com discursos de horas, dias, (ganhando $ ), nada mais fazem que um teatrinho, para agradar os donos do “puder” do qual fazem parte.
    Ainda bem, que médicos não tem tal postura ; senão:
    È fimose, corta……È apendicite, abre……corta a perna……….
    Que pena, morreu por que deus quiz assim….
    ……Se o estadão censurar….tá junto….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:23
    Enviado por: Jose Antonio Caliman

    Nos parece que o Supremo apresentou-se como Poncio Pilatos, simplesmente lavou as mãos.

    Tratados e acordos devem ser cumpridos independentemente se outro país cumpriu ou não afinal, ou honramos nossos acordos ou rasguemos as constituições de ambos os paises.

    Entender que outro país esta se imiscuindo no Brasil por solicitar a extradiçao é retórica pura, é voto de paixão e não de razão.

    Um pais que recebe Chaves, o Presidente do Irã , Evo caloteiro Morales, o Embromation Paraguaio e outros que NÂO cumprem acordos, realmente deve-se achar no direito de furtar-se ao cumprimento de seus acordos.

    Lamentável pensar que nossa corte não deu conta do recado, simplesmente passou uma bola torta ao Presidente que a devolveu, mais quadrada ainda.

    Entreistece-me o fato de saber que não é a Lei que afinal decide no país e sim o Presidente da Republica.

    Abidicando de seu direito o Supremo nos frustra e decepciona trazendo-nos a triste lembraça dos anos de chumbo on a Lei era o Governo e não a Justiça.

    Triste Brasil

    A decisão de lavar as mãos do Supremo mostra que ainda não estamos levando a sério nossos acordos, o respeito aos países acordantes e ao povo daqueles países.

    Como SUPREMA CORTE quem decide NÂO pode ser o Presidente da República – Nossos magistrados deveriam representar a LEI e não delegar suas funções indelegáveis. É preciso assumir as responsabeilidades.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:24
    Enviado por: José Carlos de Oliveira

    O que esperar de um pais onde LAMPIÃO é considerado um HERÓI? Onde RONALD BIGGS é considerado um herói ‘jamesbondiano’? O que esperar de um país onde o PT e diversos terroristas fazem parte do governo? NADA, NÃO É?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:25
    Enviado por: flavio

    como eles mesmo disseram, decidiram politicamente e nao de acordo com os tratados. E teremos que conviver com um assassino terrorista em nosso meio, de repente sentado ao nosso lado no aviao, na mesa ao lado do restaurante, na praça, no metro.
    Quem sabe estes juizes hospedam este individuo na casa deles, contratam-no para cuidar dos filhos deles, ja que pelo jeito o tal batisti e tao inocente.
    Lamentavel. Somente espero sinceramente que a Italia retalie de forma coerente o brasil.(com minusculas)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:26
    Enviado por: Ivo R S Andrade

    Se o Governo da Itália tiver vergonha, deveria chamar o seu Embaixador, ou mesmo, romper as relações diplomáticas com o nosso Brasil. Decepcionante é o STF apoiar esse assassino da esquerda jurássica, que entrou no nosso país com um passaporte “FALSO”, soménte para ficar bem com esse governo. Além de homicida ( 4 mortes ) e um falsificador de documentos, um autêntico bandido que se juntará com os milhares que infernizam as vidas dos brasileiros. Pobre Brasil, país da IMPUNIDADE.

    Falta ao PT admitir o Battisti, para o Ministério da Defesa…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:27
    Enviado por: eduardo romeiro dos reis

    E,assim caminha a democracia do faz de conta,comandada por criminosos/genocidas/terroristas das esquerdas corruPTas,com os seus vassalos do judiciário e legislativo.Somente o isento Tribunal Penal Internacional é que resolverá oportunamente tal questão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:41
    Enviado por: eduardo romeiro dos reis

    Tudo é possível em um país,comandado por uma sequestradora/torturadora,assaltante de bancos,assassina e terrorista.E,assim caminha a democracia do faz de conta,submissa aos seus criminosos/genocidas/terroristas travestidos de políticos das esquerdas corruPTas com os seus vassalos do judiciário e legislativo.Para libertar o Brasil desta corja,somente com a intervenção da ONU.!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:52
    Enviado por: CID COSTA

    GILMAR e aquele que deu dois HC, ao socio do PSDB, DANIEL DANTAS ????
    Que moral tem a nossa justica ???
    O processo do Batistti, esta baseado segundo a imprensa, em DELACAO PREMIADA, nao ha prova material nenhuma, agora no ” causo ” DANIEL DANTAS, as provas sao fartas e o GILMAR soltou o homem…
    EssA nossa justica e uma piada…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 19:58
    Enviado por: BRRJ

    Não consigo entender razão para tanto espanto …
    Estamos vendo a repetição do processo de colonização do brazAfrica … lembrem-se que as coroas portuguesa e espanhola mandaram para estas terras todos os bandidos e prostitutas que não queriam por lá …
    O que vemos hoje são os 3 podReres tomados pelos representantes dos antigos bandidos e prostitutas … este país vai looooooooge!!! Battisti vai se sentir nos braços dos amigos e ainda acaba se elegendo.
    Palocci para presidente!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:01
    Enviado por: Stone

    VERGONHA VERGONHA VERGONHA!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:01
    Enviado por: Ricardo Martins Soares

    A meu ver o governo italiano agiu de maneira errada. Era lógico que um governo de esquerda como o do ex-presidente Lula não ia facilitar a entrega desse terrorista por evidentes motivos de carácter ideológico. O certo teria sido mostrar indiferença e entretanto procurar por outros meios conseguir reaver o terrorista vivo ou morto. Imagine-se se os Estados Unidos estivessem esperando que a Suprema Corte do Pakistão se posicionassem em favor da extradição do Bin Laden… Poderiam esperar sentados…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:02
    Enviado por: Afonso silva

    Jah nao temos bandidos suficientes no Brasil…. para que importar mais. Pior ainda, para que fazer propaganda do “resort’!?!! =-)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:03
    Enviado por: Afonso silva

    ah nao temos bandidos suficientes no Brasil…. para que importar mais. Pior ainda, para que fazer propaganda do “resort’!?!! =-)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:09
    Enviado por: Cristiano

    Os agentes do Governo Italiano estão autorizados à eliminar Césare Batisti. Nada que um serviço de Inteligência não resolva.Qualquer coisa perguntem aos Israelenses como se faz!!! Se quiserem, levem um Ministro de Brinde!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:09
    Enviado por: Joao Riscado

    O Bin -Laden é um idiota. Se tivesse vindo para o Brasil ainda estava vivo e em liberdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:11
    Enviado por: ELEMAR BUETTGEN

    Melhor seria decidir pela soltura desse criminoso de outras terras, com passagem paga e retorno obrigatório à sua própria Patria. Enquanto isso, vamos prender os verdadeiros ladrões, sejam eles do Poder Judiciário, do Poder Executivo ou do Legislativo. Palocci, Ereneci, José (Dirceu, Genoino, etc…… etc……) que digam o quanto é lucrativo o ecercício do poder na república bananeira.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:14
    Enviado por: jose silvestre ferreira

    É uma pena que nós, cidadãos brasileiros, não temos voz ativa nessas decisões! Ficamos assistindo e torcendo para que o Joaquim Barbosa seja possuido pelo demo e vote por nós, ficamos assistindo para ver ser o Lewandovski se desgarra do Lulinha e vota com o povo, ficamos assistindo para ver se o Marco Aurélio Melo vota por ele mesmo e não pelo Primo e assim a coisa vai indo pro brejo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:19
    Enviado por: Edivelton Tadeu Mendes

    Sinto como brasileiro que um assassino internacional – Battisti, fique em nosso solo – comendo e bebendo as nossas custas -, por culpa e dano do Sr.Luiz Inácio Lula da Silva, que entre outros ficou milionário sem ter trabalhado, estudado, ou ganho prêmio de loterias!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:21
    Enviado por: ivane

    E dizem que a justiça no Brasil é séria. A turma do Lula Suplicy, Zé Cardoso
    estavam comemorando este resultado desde que o caso foi parar no Supremo.
    Aos amigos a benesse da lei, aos inimigos os rigores, e nós relés mortais comuns
    aonde ficamos? Reage Zé povinho!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:30
    Enviado por: Marcos

    Algumas pessoas comentam sem conhecimento de causa. Quem recebe o pedido de extradição é o executivo e quem decide em última instância se extradita ou não é o executivo, portanto a responsabilidade total é do executivo que nesse caso contrariou o parecer do supremo. O que está em causa agora é a soltura do ex-estraditando, pois a extradição já foi negada pelo chefe do executivo e não há reversão nisso. Eu fui a favor da extradição, porém mediante a decisão do presidente tenho que me conformar em tê-lo aqui tomando nosso Sol. Só tenho uma dúvida: Ele vai viver de quê? Vai trabalhar? Se calhar lhe arrumam uma boca em Brasília ou no PT…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:31
    Enviado por: Leifsbudir

    Ué, será apenas mais um terrorista/assassino vivendo nessa republiqueta das bananas.

    Só para confirmar que TODO mal caráter vem para o brasil. Não à toa que em todos os filmes, quem quer se esconer da polícia e da justiça vem para cá…

    Por muito menos, o apedeuta deportou os boxeadores…

    ô terrinha…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:33
    Enviado por: abraão bastos

    BEM LONGE DA REALIDADE- O STF de tanto se apegar aos detalhes juridicos se distanciaram da realidade. Nunca se deram conta de quanto o contribuinte teve que pagar para que dois criminosos, DANIEL DANTAS e BATISTI continuassem impunes neste país que nos causa tanta vergonha no exterior. Que tal fazer uma avaliação do judiciário brasileiro não só dentro do Brasil mas também no Exterior?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:39
    Enviado por: Márcio Ivam.

    Mais um bandido impune, para causar irritação e vergonha de ser brasileiro!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:40
    Enviado por: jorge luiz c roque

    STF deveria ter decidido ficaram encima do muro….agora vão ter de aceitar o que o Presidente Lula acatou………….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:40
    Enviado por: Carlos Barreto

    Como é que é???!!! Já não bastam tantos bandidos aqui, em todos os setores da nossa sociedade, e teremos que aceitar mais um e estrangeiro? TENHAM DÓ !!!
    Lá na Europa não gostam de brasileiros honestos, que dirá bandidos. E nós vamos acolher oficialmente um bandido??? Essa não !!!
    LAMENTÁVEL !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:43
    Enviado por: Carlos Barreto

    LAMENTÁVEL !!! Com tantos bandidos aqui e vamos importar oficialmente mais um.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:47
    Enviado por: Luana

    Coloque o voto da Min. Ellen Gracie sim! Bem desenvolvido e dotado de um brilhantismo ímpar, merece menção. É uma luz no fim do túnel, de que nem tudo está perdido!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:52
    Enviado por: Octavio

    Os asceclas do lulla & cia. vão libertar esse safado. PODE E SCREVER NA ROCHA!Não adianta. Não somos um país sério.!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:54
    Enviado por: Octavio

    Os asceclas do lulla e cia., vão libertar esse assassino; pode escrever na ROCHA! Ele aida poderá ser candidato pelo pt e/ou conseguir um belo emprego.
    Realmente não somos um país sério.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 20:58
    Enviado por: eduardo romeiro dos reis

    Como sempre,trata-se de jôgo com cartas marcadas,para beneficiar o terrorista paradigma.Pobre,Brasil com o seu STF de faz de conta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:02
    Enviado por: Francisco Tavares

    O correto é dar um chute no traseiro desse tal de battisti e entregar a justiça italiana. O cara é problema deles, nós já temos muito terrorista dos cofres públicos aqui, basta Zé Dirceu, palocci, Delúbio, o traidor dos cumpanheros Genuíno e outras tralhas piores. Seria bom mandar o padrinho dele, Lula, no mesmo container.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:04
    Enviado por: Rolando

    Pois é, vamos ver se esse homicida defendido com unhas e dentes pelo Lula e seus cupinchas irá para a Itália pagar por seus crimes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:05
    Enviado por: aureo

    Atenção, não haverá surpresa. Battisti e o PT, DE lULA à sARNEY, sabem que o jogo é de carta marcada. A companheirada escolhida pelo Lula e por Sarney vai livrar o terrorista criminoso.Alguem aposta? Nossa DEMOCRACIA é uma fachada e atende aos quesitos dos companheiros gramscistas. Por que voces acham que a companheirada do PAC italiano mandou vir pra cá?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:08
    Enviado por: Emerson Santos

    Já na basta a quantidade e a qualidade dos bandidos brasileiros agora temos mais um para sustentar. Vai ter que aumentar os impostos para pagar tanta propina.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:09
    Enviado por: Francisco

    Está errada essa manchete. Gilmar perdeu feio e Lula é como sempre o grande vitorioso. Gilmar furioso hhahahahhahhahha Viva Lula. Sempre ganha do Gilmar… Gilmar o raivoso perdedor…Gilmar é PSDB ihihihihih.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:11
    Enviado por: joaquim

    Mandem o bandido assassino para cumprir pena no seu País. Já temos muitos po-li-ticos bandidos soltos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:11
    Enviado por: Pedro sartori

    Parabéns ministro doutor Gilmar, de ladrões,assassimos estamos cheios,
    ele que vá pagar o que deve em sua pátria.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:12
    Enviado por: Atha Kaldeira

    Está decidido, Lula ganha mais uma. Fica reconhecido que Lula é o Estado e o Estado é o Lula que já foi dito “O Filho do Brazil”. O Estado Lula da Silva decidiu que Battisti é Brazileiro, que assim seja. STF manda expedir o Albalá Alvará de Toltula Tolturada Soltura e Lula o aguarda na porta para beber uma 51. Nem o Intelectual FHC, que agora defende a liberdade do Mago chamado Magonha Maconha, teve tamanho reconhecimento por parte do STF..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:14
    Enviado por: joaquim

    O bandido foi solto para prestar serviços de consultoria ao P T

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:18
    Enviado por: roberto pinho

    Justiça aparelhada pelo governo pe.tista.
    resultado esperado.
    sem palavras…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:24
    Enviado por: OSVALDO SILVESTRE JUNIOR

    Parabens supremo tribunal federal, está escrito todo com letras minusculas porque
    minusculo é o que nós brasileiros ganhamos com mais esta vergonha de não extraditar um criminoso para pagar pelos seus crimes. Criminosos do mundo inteiro que não estão presos já estão sabendo que aqui aceita tudo e todos, pois aqui cadeia é apenas para pessoas dos tres P preto, pobre e puta. É duro mais somos o país da vergonha ou melhor sem vergonha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:26
    Enviado por: Theu

    Mais uma bandido a solta no Brasil, não bastassem os tantos que já existem a solta por aí…O STF não tem competência sequer para julgar “rinha de galos”, os srs. ministros do STF estão só “mamando” nas tetas do governo, são uma cambada de incomPeTentes nomeados pela presidencia da república.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:28
    Enviado por: PAULO

    nesta terra um bandido livra a cara por dia. ontem o palocci, hoje o basttiti.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:30
    Enviado por: Viviane

    Pare o mundo, eu quero descer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:32
    Enviado por: Olavo

    São estes que são a instância máxima de nossa justiça? Réu confesso, assassino, solto. País da impunidade. Já não bastam os nossos, também importamos bandidos.
    Vergonha.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:34
    Enviado por: luiz

    O suplici vai fazer festa.
    Mais um cosa nostra
    fica no Brasil.
    Obrigado. justiça brasiliana.
    até

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:35
    Enviado por: PAULO

    só falta dar uma bolsa terrorista para o camarada!!!!
    este cara vai trabalhar no que? vai viver do que? qual a contribuição positiva que vai trazer para nosso pais?
    porque tanto empenho em defender criminosos e ladrões?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:39
    Enviado por: Ivanildo J S Filho

    A composição do STF de outrora errou ao extraditar Olga Benario Prestes aos nazistas, tudo baseado em tratados internacionais e dentro dos moldes legais, um erro grosseiro e mortal, à época, uma decisão política que faz parte da história. Hoje presenciamos uma decisão que libertou Cesare Battisti, a extradição não ocorrerá, afinal todos seguirão os desígnios do ex-presidente Lula. Mais uma decisão política, porém com os mesmos erros de outrora. Desta vez não entregaremos um criminoso para um país Democrático.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:42
    Enviado por: sergio olavo guimarães

    Aquí prendemos os bombeiros e soltamos um assassino julgado legalmente. Demitimos um pobre caseiro e inocentamos um ministro acima de qualquer suspeita , entalado até o pescoço em cambalachos em Brasília e em Ribeirão Preto. Triste Brasil …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:43
    Enviado por: Ivanildo J S Filho

    A composição do STF de outrora errou ao extraditar Olga Benario Prestes aos nazistas, tudo baseado em tratados internacionais e dentro dos moldes legais, um erro grosseiro e mortal, à época, uma decisão política que faz parte da história. Hoje presenciamos uma decisão que libertou Cesare Battisti, a extradição não ocorrerá, afinal todos seguirão os desígnios do ex-presidente Lula. Mais uma decisão política, porém com os mesmos erros de outrora. Desta vez não entregaremos um criminoso para um país Democrático. @ivanildojsfilho

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:51
    Enviado por: Nilo Bento

    Desde quando matar os outros é sinônimo de ativista, hein? Por que a mídia apelidou este assassino assim? Com esta decisão esses afilhados de políticos travestidos de ministros jogaram o povo e o país no fundo do poço. Aceitaria esta decisão se quem libertou este assassino fosse para a cadeia, grade, cana, etc, no lugar dele. Esses sujeitos não se envergonham do que fazem perante familiares e amigos? Ou já não tem consciência para se envergonhar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 21:55
    Enviado por: E agora, quem vai pedir desculpas a Lula? « Ficha Corrida

    [...] de Battisti ao governo italiano é ato soberano e não podia sequer ser analisado pela Corte. E ao final de uma sessão de aproximadamente seis horas determinaram a imediata soltura de [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 22:00
    Enviado por: Antonio Gagliardi madeira

    Empate de competências!
    Os Deuses estão dormindo? Os Deuses do Olimpo estão de férias? Hoje é carnaval? É um filme de Hollywood? Que filme! O povo que espera por justiça, ve, sem grandes esperanças a justiça desaparecer da realidade. A cada dia que passa, nos deparamos com situações inusitadas, onde a própria corte maior, guardiã da Constituição, desfaz o que já havia transitado em julgado e feito.
    Mais um criminoso solto. Agora o sujeito bem instruido, irá, sem dúvida nenhuma buscar os seus direitos, inclusive ressarcimento do tempo que ficou preso. A conta da viúva aumenta, quem paga, o Zé povão, nós que acreditamos na justiça. Que justiça? Só mesmo apelando para a justiça Divina, nestas horas, é a única que não se comprova nada, pois é o último ópio para essas ângústia do real!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 22:35
    Enviado por: lcss

    Quero ver a cara do supremo quando um país estrangeiro não extraditar um brasileiro com o argumento que o julgamento aqui não foi justo.
    Ou ainda, quem sabe, prender algum brasileiro com o argumento que a justiça brasileira não agiu corretamente quando o inocentou.
    enfim, quero ver a cara dos “doutos ministros” quando os gringos dizerem que o trabalho deles não é digno de se acreditar, dar fé ou se levar em consideração.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 22:45
    Enviado por: Por 6 votos a 3, STF aprova libertação de Cesare Battisti « Jorge Roriz

    [...] Battisti ao governo italiano é ato soberano e não podia sequer ser analisado pela Corte. E ao final de uma sessão de aproximadamente seis horas determinaram a imediata soltura de [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 22:46
    Enviado por: Brasil:O País da Impunidade: Supremo Tribunal livra o terrorista Cesar Battisti da prisão e deportação para a Italia » SBNews

    [...] de Battisti ao governo italiano é ato soberano e não podia sequer ser analisado pela Corte. E ao final de uma sessão de aproximadamente seis horas determinaram a imediata soltura de Battisti. Beto Barata/AE Julgamento da liberdade de [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 23:16
    Enviado por: Linnus

    Vergonha. Assassino. Não foi isso que aprendi no direito PUC 30 anos atras.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 23:17
    Enviado por: Linnus

    Vergonha de ser bacharelnde direito. Nao foi isso que aprendi na PUC Direito 30 anos atras.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/06/2011 - 00:45
    Enviado por: Link - Estadao.com.br

    [...] URGENTE: Por 6 votos a 3, STF dá liberdade a Cesare Battisti: http://migre.me/50T7Y (134 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/06/2011 - 04:32
    Enviado por: nidia machado Salvador

    Para os bombeiros cana.Que tal erguer uma estátua em frente ao supremo e gravar os nomes daqueles que o inocentaram.Seria mais uma atração em Brasília.Quem sabe o governo italiano resolva financiar este monumento?Oh! pátria Amada.DSK,estava no lugar errado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/06/2011 - 07:58
    Enviado por: Hebert ferreira

    A bandidagem tem vida fácil no País da COMPANHEIRADA……

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/06/2011 - 09:07
    Enviado por: manuel ribeiro

    Não tem que DAR moral para esse GOVERNO ITALIANO,NÃO!! nosso pais é o país da liberdade,quando o brasileiro atravessa as fronteira é tratado do jeito que é,vamos mostras para esses comedores de macarrão que quem manda aqui somo NÓS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/06/2011 - 14:02
    Enviado por: Pierfrancesco Bottero

    Non si deve dare sostegno morale all’assassino italiano Cesare Battisti.

    Hasta la cattura di Battisti, sempre!

    responder este comentário denunciar abuso

Comentários recentes

  • David Gon: Da para acreditar em pesquisas do 2o turno se na semana passada o Serra estava em 3o lugar, agora esta em...
  • Vanessa: E isso Ai Tiririca!!!!! Nos te amamos!!!
  • Marco Aurelio Miquilini: Esse Lula engana e já enganou muita gente, mas a mim nunca enganou. Como pode ter tanta...
  • Fabio Fernando: Ministra Calmon, Nao estamos no Velho Oeste americano, onde funcionava a voz do Xerife, como a sra...
  • Cristina Rodrigues: Dias Toffoli tem alguma relação com o PT, que poderia talvez ser questionada. E Gilmar Mendes,...

Enquetes

Os deputados condenados pelo mensalão devem perder seus mandatos?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Arquivos

Seções

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo