ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

09.fevereiro.2011 21:27:35

Dilma fará pronunciamento em cadeia de rádio e TV pela volta às aulas

Leonencio Nossa

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff fará pronunciamento, na noite da quinta-feira, 10, em cadeia de rádio e TV, para cumprimentar estudantes e professores pela volta às aulas. Em seu primeiro pronunciamento oficial desde que assumiu o poder, gravado no Palácio da Alvorada na manhã de terça-feira, a presidente reafirmará seu compromisso de melhorar o status dos professores, cobrará responsabilidade das famílias no dia-a-dia dos alunos e citará metas do governo para o ensino básico.

No Planalto, o pronunciamento de Dilma é considerado o início de um “diálogo” da presidente com o grande público. Desde que começou a governar, em 1º de janeiro, a presidente só deixou o gabinete para fazer viagens de emergência ao Rio de Janeiro, durante a tragédia das enchentes, e deslocamentos para encontros fechados em São Paulo e Rio Grande do Sul, além de uma viagem à Argentina.

À época da pré-campanha à presidência, no primeiro semestre de 2010, Dilma ensaiou os primeiros contatos com o público feminino e as famílias. Em discursos durante eventos ao lado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela disse que, por ser mulher e mãe, entendia as dificuldades e dramas do público feminino.

Na campanha, ela se comprometeu a elevar os investimentos em educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o País investe 4,7% no setor. A falta de capacitação de professores, os baixos salários, a precariedade de salas de aula, laboratórios e quadras esportivas são obstáculos para a melhoria do ensino, segundo as próprias análises do Ministério da Educação. Em 2010, o Brasil ficou na 73ª posição no ranking da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano, das Nações Unidas, numa lista de 169 países.

Tags: , , , ,

Comentários (11) | comente

  • A + A -
11 Comentários Comente também
  • 09/02/2011 - 22:25
    Enviado por: Tweets that mention Dilma fará pronunciamento em cadeia de rádio e TV pela volta às aulas « Radar político -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by altino correia and Harrison, Política Estadão. Política Estadão said: Dilma fará pronunciamento em cadeia de rádio de TV pela volta às aulas #radarpolitico http://migre.me/3QEax [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2011 - 23:33
    Enviado por: ROBERTO COSTA

    Ela falará tambem dos apagões, da explosão da inflação., da explosão da dívida pública. da HERANÇA MALDITA, etc….etc…etc. ACREDITA BOBÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2011 - 23:38
    Enviado por: Euller

    desedu cação…po vinho sem perspectiva…imediatistas e sem futuro…a idio tização é o objetivo do PT….e a mi dia faz bem esse papel…aliás muito bem paga….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 00:11
    Enviado por: Fabio Figueiredo

    Presidente. Muito mais do que prometer coisas já prometidas em campanhas e reafirmar coisas já afirmadas, V Excia poderia explicar ao povo brasileiro algumas verdades que não são ditas por mulheres e homens públicos que tem acesso aos meios de comunicação. Por exemplo, poderia “tentar” explicar porque governantes, políticos e sindicalistas não dão a menor importancia para a educação e por isso não fazem grandes esforços por ela. A Sra. Presidente poderia esclarecer que educação não dá voto, ao contrario, tira votos. Um povo melhor educado saberia avaliar que os políticos que mencionei e em na sua imensa maioria, tem interesse apenas no que vai para seus próprios “bolsos”. Investir em educação não é bom, emendas parlamentares, sim. Saberia também que esgoto melhoraria a saúde da comunidade, que planejamento melhora a vida do indivíduo, que falta de luz mata, que reinvidicações inconsequentes apenas são justificativas para os salários dos sindicalistas, que um bom transporte não é importante somente para a economia, mas também para a saúde pública.Se esses políticos fizessem esforços para a melhoria da educação estariam capacitando cidadãos a entenderem essas coisas.Provavelmente, o voto passaria a ser mais seletivo. Pense nisso Presidente e seja honesta não tentando dizer “abobrinhas”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 00:48
    Enviado por: Já que educação é fundamental…

    [...] Estadão Dilma fará pronunciamento em cadeia de rádio e TV pela volta às aulas por ricardochapola [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 01:12
    Enviado por: jonas

    Amigos leitores, reflitam profundamente, a edução no Brasil não interessa aos políticos, que tratam a população como meros pagadores de impostos, porque um povo educado corretamente, com cultura e discernimento, com noções de cidadania, moral e civismo vai gerar por consequência, seres humanos pensantes e conscientes de seu papel na sociedade e tendo compreensão sobre os direitos e deveres do Estado quanto ao bem estar da nação e de seu povo. Ora, quando isso acontecer, a primeira coisa que será questionada pelos seres humanos educados, cultos e pensantes, será a elevada carga tributária e a má administração pública que temos. Ficará claro para todos que nosso sistema político é falido e nossos governantes são incapazes, sendo eles os verdadeiros inimigos do povo. Para nossos governantes, educar o povo é assinar suas próprias demissões, por isso vemos que educação no Brasil é apenas um termo usado para ganhar voto e liberar verbas intermináveis que nenhum resultado trazem. Mas como tudo no universo está sujeito à lei imutável da evolução, um dia o povo brasileiro vai despertar e todo o sistema que nos oprime deixará de existir, mas isso vai levar alguns séculos. Por isso políticos de plantão: podem roubar a vontade e sem medo porque essa geração e outras próximas vão te aplaudir e continuar a votar em você.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 01:50
    Enviado por: Darcy Nogueira

    Abaixo o confisco de livros escolares.

    Já que a nova presidente quer aumentar os recursos para a escola pública, principalmente nos níveis fundamental e médio, aqui vai uma sugestão: Acabar com a devolução obrigatória dos livros didáticos entregues aos alunos. Os alunos da rede pública que tentam entrar numa universidade, não bastasse ter de enfrentar a concorrência de alunos mais bem preparados da rede privada, ainda tem de fazê-lo sem contar com os livros com que estudaram.

    Quem está no terceiro ano mèdio, vai prestar exame vestibular este ano e quis aproveitar as férias escolares para preparar-se não pôde, pois seus livros foram recolhidos no final do ano passado. Ao acabarem o terceiro ano médio, se não tiveram a sorte de entrar na faculdade, vão ter de arrumar outra forma de continuar tentando, pois os livros que usaram lhes serão confiscados. Parece que, apesar da carga tributária de mais de um terço do PIB, o Estado não pode arcar com a despesa de deixar aos alunos da escola pública os livros já usados frequentemente já por 3 anos.

    Acabem com o recolhimento dos livros nas férias de fim de ano. Ao final do curso, deixem os livros pelo menos para quem declare que deseja cursar faculdade, e demonstre essa intenção por exemplo tendo feito o ENEM. Pode ser uma forma mais criativa de diminuir a desvantagem dos alunos da escola pública do que inventar mais quotas, bônus ou exames “inclusivos”.

    Como ouvi o presidente anterior, no rádio, pedir os livros de volta, imagino que o confisco seja federal. Se não o for, fica a sugestão para os governos estaduais, pois a precariedade do ensino público fundamental e médio ignora fronteira de esfera governamental e partido político.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 01:52
    Enviado por: Marcio Fernandes Monteiro

    A situação do Brasil com relação à educação no mundo é vergonhosa. Também não poderia ser diferente. O que se gasta em educação não contempla bons salários para os professores. A formação docente é muito precária e os municípios administram, em sua grande maioria, muito mal seu sistema educacional. Vamos ver o que a presidenta Dilma vai fazer pela educação pública de qualidade e para todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 02:04
    Enviado por: Larissa

    Finalmente um presidente que dá importância à educação nesse país! Assim espero.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 10:12
    Enviado por: LINA BALZETTI

    PRODUTO INTERNO BRUTO…
    Quanta representa na despesa do PIB nacional, a corrupção dos políticos, a máquina governamental, incluindo o legislativo, judiciário, e o poder executivo. Até hoje não obtive resposta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2011 - 17:23
    Enviado por: Geraldo Moura

    Educação de qualidade para o povo brasileiro é coisa que nossos políticos(com raras exceções),não desejam.Professores com salários tão miseráveis,fazem verdadeiros milagres nesse país.

    responder este comentário denunciar abuso

Comentários recentes

  • David Gon: Da para acreditar em pesquisas do 2o turno se na semana passada o Serra estava em 3o lugar, agora esta em...
  • Vanessa: E isso Ai Tiririca!!!!! Nos te amamos!!!
  • Marco Aurelio Miquilini: Esse Lula engana e já enganou muita gente, mas a mim nunca enganou. Como pode ter tanta...
  • Fabio Fernando: Ministra Calmon, Nao estamos no Velho Oeste americano, onde funcionava a voz do Xerife, como a sra...
  • Cristina Rodrigues: Dias Toffoli tem alguma relação com o PT, que poderia talvez ser questionada. E Gilmar Mendes,...

Enquetes

Os deputados condenados pelo mensalão devem perder seus mandatos?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Arquivos

Seções

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo