ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

05.novembro.2010 01:53:42

Mayara não pode ser transformada em bode expiatório, diz sociólogo

A estudante de direito Mayara Petruso virou uma “celebridade” na internet depois de ter publicado mensagens contra os nordestinos em seus perfis em redes sociais como Facebook e Twitter. Nas mensagens, a jovem “culpa” os nordestinos pela vitória da petista Dilma Rousseff contra o tucano José Serra nas eleições presidenciais de domingo. Na mensagem mais polêmica, datada do domingo, 31 de outubro, Mayara escreveu: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado.”

Veja também:

Internautas enviam mensagens contra nordestinos pelo Twitter

OAB/PE pede abertura de ação penal por racismo contra nordestinos

A partir de então, a estudante teve sua vida transformada pela velocidade de propagação da internet. Mayara não foi a única a postar comentários ofensivos aos nordestinos. No entanto, toda a revolta que tomou conta de boa parte dos internautas, que vê no episódio racismo e xenofobia, parece ter recaído sobre ela. A repercussão de seus posts foi tanta que Mayara acabou demitida do escritório em que trabalhava como estagiária e teve de fechar suas contas no Facebook e no Twitter. Ela chegou a se desculpar em sua página no Orkut, mas o estrago já estava feito. 

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco, entrou com uma ação de notícia crime, junto ao Ministério Público de São Paulo contra Mayara. Nesta quinta-feira, 4, o ‘caso Mayara’ ganhou o mundo, chegando a ser comentado pela mídia internacional, em veículos como o “The Telegraph” e o “Huffington Post”. Também na quinta-feira, Mayara alcançou mais citações o Twitter que a cantora pop Lady Gaga, por exemplo. O número de páginas citando seu nome chegam a mais de 73 mil no Google.

Para o sociólogo José de Souza Martins, professor emérito da USP, “é preciso tomar cuidado para não transformar a moça num bode expiatório.” Em entrevista ao Estadão.com.br, Martins, que é estudioso do linchamento, criticou a atitude de Mayara. “O que ela disse é grave”, afirma. “Agora, eu não sei se a reação precisaria ser desse tamanho”, acrescenta. ”Ela não fez isso sozinha e ela não é responsável pela disseminação dessa ideia preconceituosa e equivocada de que os nordestinos são isto ou aquilo”.

Para ele, é preciso “repreender e tornar público que houve uma repreensão, para que outras pessoas que são tentadas a fazer a mesma coisa saibam que não é tão fácil. Cada um tem de ser responsável pelo que diz.” E alerta: “meu medo é que essa moça acabe sendo linchada.”

O sociólogo critica ainda a falta de mecanismos para apurar crimes na internet. “Nós não temos uma polícia especializada em crimes na internet. O que tem é pobre, é insuficiente”, diz. Ele chama a atenção para o fato de que a internet também transmite uma sensação de impunidade, relacionada ao anonimato e à dificuldade de se localizar os autores dos comentários. “As pessoas se sentem encorajadas a dizer o que elas não diriam em outra circunstância”, afirma.

Martins atribui a violência dessas manifestações à disputa eleitoral. “Essa eleição dividiu o País”, diz. “O próprio Estadão publicou mapas mostrando que o País está dividido, entre o Brasil vermelho e o Brasil azul. Eu vi isso nos jornais. Parece que é uma fratura. Eu acho que houve todo um discurso político-ideológico no sentido dos “ricos contra os pobres”, ao mesmo tempo tentando dizer onde é que estão os pobres e onde é que estão os ricos”, acrescenta. Ele defende que o governo e a mídia atuem para desfazer essa “falsa informação”. “Essa polarização é boba”, diz. “Fazer esse jogo para conseguir resultados eleitorais é bobo, mas pode ter essas consequências, cria uma relação de ódio. É preciso interromper já.”

Apesar de alertar para os perigos do linchamento de Mayara, Martins também vê um lado pedagógico na reação. “Se as pessoas silenciarem, o que a Mayara disse e o que outros disseram vai se multiplicar, e isso não é bom. Então é bom que as instituições se manifestem, é bom que a OAB se manifeste”, defende.

Leia a entrevista na íntegra:

Por que o caso da Mayara ganhou tanto destaque?

É difícil a gente saber. A internet tem sido muito usada para dizer muitas coisas absurdas. Tem circulado muitas coisas absurdas pela internet, em todos os sentidos, geralmente odiosas. De tipo racista, de tipo político. Mesmo nessa campanha eleitoral o nível do grito pela internet foi deplorável. Isso tem muito a ver com o fato de que a internet garante um certo anonimato ou, senão anonimato, a distância, a dificuldade da localização fácil. É tudo muito complicado. Não existem mecanismos de controle social relacionados com essas formas novas de comunicação. Então as pessoas se sentem encorajadas a dizer o que elas não diriam em outra circunstância. A sociedade funciona com mecanismos de controle social. Mesmo que a gente não goste e diga ‘ah, isso é policialismo. Não, não é policialismo. Basta o olhar de um pai severo que um filho se enquadra. Na verdade, isso está acabando, mas até outro dia funcionava assim. Isso é controle social. Uma certa certeza da impunidade, mais a imaturidade da pessoa, acaba levando a por para fora o que de fato a pessoa pensa. Não é que ela não pense, não é que é inocente. O que ela disse é grave. Agora, eu não sei também se a reação precisaria ser desse tamanho. Eu acho que localizar, chamar, repreender, tornar público que houve uma repreensão para que outras pessoas que são tentadas a fazer a mesma coisa saibam que não é tão fácil. Cada um tem de ser responsável pelo que diz. E quando diz irresponsavelmente alguma coisa, responde por aquilo diz. Agora, o meu medo é que essa moça acabe sendo linchada. Porque estão procurando um bode expiatório para tudo. Para o resultado da eleição, enfim essa situação que agora começa a ser colocada para fora por aqueles que estão descontentes com o que aconteceu. Que já estavam antes. Se não estivessem descontentes por uma coisa estariam por outra. Isso tem muito da idade.

A reação que ocorreu ao gesto dela é válida ou já seria um linchamento?

Eu sou um estudioso do linchamento, do linchamento de verdade, do linchamento em que as pessoas morrem. O mecanismo é mais ou menos parecidos, só que com consequências trágicas: o outro morre. Ela cometeu um erro, de qualquer ponto de vista que se queira adotar. Ela não tinha o direito. Você não pode ficar pregando isso e aquilo contra a vida dessas pessoas… Bom, todo mundo faz isso, ou fez isso, em algum momento na vida: “Quero matar aquela pessoa por isso ou por aquilo.” Só que isso em uma escala em que duas ou três pessoas ouve e que ninguém leva a sério. Agora, na internet, você não sabe quais são os desdobramentos. Quer dizer, agora sai em jornais até mesmo de fora do Brasil. Isso vira uma onda, totalmente fora do controle dela, inclusive. É muito complicado, isso é muito grave. Num caso como esse, as pessoas que se sentiram mobilizadas para reagir e dizer “Não, isso aí não pode”, deveriam ter uma instância de manifestação. Nós não temos uma polícia especializada em crimes na internet. O que tem é pobre, é insuficiente. Todos nós somos diariamente bombardeados com informações absurdas, com pregações desse tipo, inclusive. Então, qual é a reação possível? É isso que está acontecendo? Não. Isso que está acontecendo é uma reação a casos efetivos. Digamos, eu chego diante de você com um revólver e digo “Quero te matar”, e eventualmente atiro. E não é esse o caso. Trata-se de um crime cibernético e nós não temos os instrumentos para isso. Por outro lado, os abusos são tão grandes, e esse é um caso gravíssimo, que mostra que eles vem crescendo, e não temos mecanismos de responsabilização das pessoas num nível apropriado, que é um nível de reeducação e sobretudo de divulgar: “Olha, quem fizer isso está sujeito a tal coisa.”

O senhor considera justa a demissão de Mayara de seu trabalho?

Ela usou o equipamento da empresa que ela trabalhava? Se ela usou os recursos do local de trabalho, é até compreensível que ela seja demitida porque a empresa não vai querer ser responsabilizada como cúmplice do que ela estava fazendo. Porém, se não foi, eu acho um exagero demitir. Ela será responsabilizada por outras vias, não é perdendo o emprego dela. Eu até posso achar, por exemplo, se eu fosse o patrão dela, “olha, eu não quero ter uma empregada desse tipo aqui”. Mas eu não associaria a demissão imediatamente ao caso. Tentaria dar uma chance. Diria “olha, você cometeu um erro e isso pode repercutir contra a empresa, é ruim para todos nós, está causando um prejuízo, ou pode causar um prejuízo”. Eu acho que as pessoas têm de ser mais tolerantes. Tudo isso define um cenário de brutal intolerância. Intolerância dela e de quem está tentando vitimizá-la, porque também não estão sendo tolerantes. Ela não nasceu assim. Ela não está movida por um intuito ou coisa… Ela teve a facilidade para dizer isso. Qualquer um pode fazer uma ‘droga’ de um site, uma coisa qualquer na internet e dizer um monte de abobrinhas, absurdos, difamar as pessoas. Isso é grave, qualquer um faz isso. Nós somos um povo atrasado que chegou a esses instrumentos ultra-modernos da comunicação sem ter se socializado para isso. No fundo o que essa moça fez, e também os que estão reagindo contra ela, mostra isso.

Isso é um linchamento virtual?

Acho que sim. Isso tem acontecido em outros planos, pôde ser visto na campanha eleitoral. Entre as abobrinhas que foram ditas na campanha eleitoral houve tentativas de linchar os candidatos. Diferentes grupos, opostos, fazendo isso. Isso não acrescenta nada num regime democrático, só piora as coisas, deforma a manifestação política. Um monte de difamações, por exemplo, contra o Serra, que eu vi. A Soninha (Francine, coordenadora de internet da campanha de Serra) se manifestou. Deve ter havido um monte de coisas contra a Dilma. Isso é uma forma primária, uma coisa tosca, de manifestação política. Não é por aí.

Isso é uma coisa da internet ou é uma coisa do brasileiro mesmo?

Violentos todos somos. É questão de termos oportunidade de expressar essa violência e como fazemos isso. Você de vez em quando diz um palavrão. Agora, uma coisa é o seu candidato perder a eleição e você dizer um palavrão. Mas aí você vai para a internet e tenta achar um bode expiatório, é muito complicado, porque você está extrapolando o limite da sua indignação, você está tentando socializar sua indignação e você está tentando mobilizar os outros para se manifestarem da mesma maneira. E você não tem o controle das consequências. Porque pode alguém ler isso e entender que é mesmo para sair por aí matando gente. Francamente, aí é que está o risco. Você colocar um revólver na mão de uma criança, um revólver armado com bala e tudo. A internet é isso. Quer dizer, nós somos um povo imaturo, de um modo geral, não estamos preparados para usar um instrumento. Percebemos que podemos fazer coisas com ele que a gente faz em privado às vezes, que é tentado a fazer, e não percebe que aquilo te põe em contato com milhões de pessoas. Você não sabe o que as pessoas vão fazer com aquilo que você está dizendo.

Muitas pessoas foram para a internet manifestar esse sentimento antinordestino, não foi só a Mayara…

É, ela virou o bode expiatório…

Esse sentimento atninordestino estaria se espalhando?

O brasileiro tem essa fama do ‘homem cordial’, de que não tem preconceito, mas tem tido preconceito desde sempre. O preconceito se dirige ora contra o negro, ora contra a mulher, ora contra o nordestino… Depende de para onde o foco do descontentamento está se dirigindo. Nesse momento, a vitória da Dilma, e os jornais também disseram: “O Nordeste foi responsável pela vitória dela”. Mostraram mapas, desenhos e parece que é verdade. Mas daí a concluir que eu tenho que matar todos os nordestinos… Francamente não, né? Não é por aí. Depende do foco. Amanhã os homossexuais ficam associados a um fato negativo qualquer momentaneamente. Aí vem toda a onda do preconceito contra eles. O preconceito é fluido, ele busca pretextos. Então uma hora é o negro, outra hora é a mulher, ou o homossexual, outra hora é o jovem, outra hora é o velho… Depende muito das circunstâncias. Nós não temos um preconceito do tipo estabelecido e institucionalizado como você tem nos Estados Unidos, por exemplo. O preconceito é dirigido contra o negro. Eventualmente contra imigrantes de certos países. Aqui o preconceito ele flutua. Então uma hora é contra o negro, difuso contra o negro permanentemente. O preconceito contra nordestino em São Paulo tem se manifestado episodicamente desde a década de 1950, que é quando começa a grande onda da imigração nordestina para cá.

O senhor vê algum risco de um acirramento do confronto entre identidades regionais, criando um clima de conflito permanente?

Tudo depende. Isso foi usado nessa eleição. Essa eleição dividiu o País. O próprio Estadão publicou mapas mostrando que o País está dividido, entre o Brasil vermelho e o Brasil azul. Eu vi isso nos jornais. Parece que é uma fratura. Eu acho que houve todo um discurso político-ideológico no sentido dos “ricos contra os pobres”, ao mesmo tempo tentando dizer onde é que estão os pobres e onde é que estão os ricos. Então, isso fraturou. Quer dizer, tentar tirar vantagem das diferenças regionais e tentar culpar alguém pelas diferenças regionais foi uma imprudência política de quem o fez. Se não se fizer imediatamente um movimento reverso.. Eu acho que cabe ao governo, com os instrumentos que tem, na mídia, na educação, etc, desfazer rapidamente essa polarização. São Paulo é o quinto Estado do Nordeste pelo número de nordestinos que tem. E tem uma multidão de pobres aqui em São Paulo que são paulistas. E tem ricos no Nordeste. Então essa polarização é boba. Fazer esse jogo para conseguir resultados eleitorais é bobo, mas pode ter essas consequências, cria uma relação de ódio. É preciso interromper já. Como você interrompe já? Desfazendo essa falsa informação. A mídia tem essa responsabilidade, no sentido de mostrar evidências de que as coisas não são assim. A mídia pode fazer isso, acho que especialmente a televisão, que frequentemente penetra com mais facilidade do que os textos escritos. Mas é preciso combater, porque senão daqui a pouco você tem de fato uma fratura.

Em que pese o exagero dessa reação contra a Mayara, será que isso não é didático não só para ela, mas também para outras pessoas que pensem parecido e que talvez pensem em se expressar da mesma forma?

Pode ser educativo. Eu sempre lembro a lei Afonso Arinos, sobre preconceito racial. Até a lei Afonso Arinos, as pessoas diziam, às vezes até inocentemente, expressando aquele preconceito arraigado do qual às vezes a pessoa não tem nem consciência, diziam alguma coisa contra o negro. Veio a lei Afonso Arinos, os próprios negros começaram a acionar a lei, a pessoa era até processada. Não deve ter dado grandes resultados do ponto de vista das punições, porque é todo mundo. Mas as pessoas começaram a se acautelar. “Isso é preconceito, é melhor eu tomar cuidado.” Se as pessoas silenciarem, o que a Mayara disse e o que outros disseram vai se multiplicar, e isso não é bom. Então é bom que as instituições se manifestem, é bom que a OAB se manifeste. Mas também é preciso tomar cuidado para não transformar a moça num bode expiatório. Ela não fez isso sozinha e ela não é responsável pela disseminação dessa ideia preconceituosa e equivocada de que os nordestinos são isto ou aquilo.

Isso é incitação ao ódio e ao homicídio, xenofobia ou racismo?

Eu não usaria nenhuma dessas classificações porque elas de fato não se aplicam. Eu acho que existe uma fragmentação ingênua da sociedade brasileira na consciência popular. Isso é expressão dessa fragmentação. Não é racismo, porque todos são racistas. Não é racismo porque se trata de um grupo regional. Não é xenofobia, porque não há razões para São Paulo ter… Apesar de muita gente tentar explorar o fato de que “São Paulo foi feito pelos nordestinos”… Foi feito pelos italianos… E esse preconceito que existe contra os nordestinos, existiu antes contra os italianos em São Paulo. Então é um preconceito flutuante. É mais uma intolerância ao diferente. Então você fica procurando bodes expiatórios para tudo o que acontece. Agora o nordestino… Ontem foi o negro, depois de amanhã pode ser o careca… Eu fico com medo porque eu sou careca…

Tags: , , , , ,

Comentários (105) | comente

105 Comentários Comente também
  • 05/11/2010 - 02:27
    Enviado por: Tweets that mention Mayara não pode ser transformada em bode expiatório, diz sociólogo « Radar político -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Marinho (neoCrumb), Stangler, Felipe Avelar, Gustavo de Paula ®, Jorge Guberte and others. Jorge Guberte said: Mayara is the new Geisy. Kinda. RT @politica_estado Mayara não pode ser transformada em bode expiatório, diz sociólogo http://ow.ly/34MQr [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 02:54
    Enviado por: Dimitri

    Ela merece toda punição possível,ainda mais por se tratar de alguém que conhece a lei e deveria ter mais reverência e respeito por ela! que ela aprenda agora na cadeia o que respeito a opiniões diferentes da dela e de que o preconceito é algo barbaro e absurdo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 07:52
    Enviado por: fa

    Precisa expiar a culpa sim, pois foi com esse tipo de argumento que Hitler subiu ao poder e dizimou milhões de pessoas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/11/2010 - 18:04
      Enviado por: Ieda

      Com certeza!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/11/2010 - 10:01
      Enviado por: Thiago

      Hitler não subiu ao poder utilizando argumentos xenofóbicos. Antes disso, ele soube muito bem manipular a frustrada Alemanha pós-guerra (1914-1918) e incutir nela o ‘orgulho de ser alemã’. O resto é consequência. A menina errou e deve ser punida pelo seu erro, mas isso não dá aos nordestinos nem a qualquer outro grupo o direito de revidar a ofensa no mesmo desnível ou de forma desproporcional. Muitos outros cometeram o mesmo crime que ela. E daí? Vão prender e matar todos? E se fossem os nordestinos falando mal dos paulistas, acusando-os de serem todos ‘bestas’, ‘palhaços’, ‘viados’…? Não seria igualmente ofensivo? Só porque a ofensa parte do ‘rico’ contra o ‘pobre’ ela é passível de punição?

      Se existe algum culpado nisso, com certeza, não é a Mayara, e sim o sr presidente da República, com sua ideologia odienta e sua personalidade torpe, vil e mesquinha. Se existe alguém que merece o repúdio de uma população digna e honrada é esse homem chamado Luiz Inácio Lula da Silva. Mas o brasileiro já provou que é igualmente mesquinho, interesseiro e oportunista tanto quanto seu representante, e elegeu uma mulherzinha do mesmo nível que eles.

      A Mayara teve todo direito de se indignar contra o que aconteceu, só que ela fez da maneira pior possível.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/11/2010 - 05:34
      Enviado por: Vanessa

      Entao agora o culpado eh Lula? Ta de brincadeira neh?! A opiniao de que o povo brasileiro eh igual ao seu representante, mesquinho, oportunista e bla bla bla… desculpa mas eh de menos de 20% da populacao, I`m sorry! E ela realmente tem todo o direito de nao ficar satisfeita com o resultado das eleicoes, se nao fosse uns seriam outros, nada mais natural, o que ela nao pode eh sair por ai ofendendo os outros. E viva a democracia! Nao ao racismo! E agora pode chorar! hahaha

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 08:09
    Enviado por: Baiano

    Ok Seu Sociologo,também sou estudante de Direito e existe um Principio do Direito Civil que a ninguém é dado o direito de desconhecer a lei ou alegar que nao sabia que tal conduta era atipica,antijuridica,culpavel e punivel.

    Como Sociologo o senhor deve saber muito bem que em SP ,existe grupos que nao suportam os nordestinos,negros,homossexuais,e judeus,a mocinha em questão apenas deu mais uma sugestão macabar,de afogar Nordestino,matando.

    Imagine se a moda pega,quando nós meros mortais,estudantes de Direito ou outra area que tenha Congressos em Sao Paulo,como fica a gente se tiver que trabalhar,ganhar a vida em SP,e ´ser Nordestino,virar vitimas dos skinheads?ou dos neonazistas.

    Nao Professor,São Paulo nao é uma Tremblika,muito menos estamos no periodo do Terceiro Reich.

    Ela nao pode ser o bode expiatório,mas pode ter sido o estopim de muitos paulistas que já nao suportam a Regiao Nordeste,hostilizar mais ainda pessoas que estao transitando com seus bens,legalmente em um país Constituido.

    SP e Nordeste fazem parte da União indissoluvel dos Estados,a moça pregou segregacionismo,divisão Apartheid.

    Eu nao me ofendi com as palavras da moça ,só tenho medo que meus filhos amanhã virem alvos humanos,por causa de um certo furor por meia duzia de pessoas que vivem no Sul ou Sudeste,nem todos paulistas sao ruins,assim como nem todos nordestinos sao de boa indole.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/11/2010 - 18:01
      Enviado por: Valdeci

      Concordo com suas assertivas, principalmente porque sendo nordestino tenho filha em SP, que poderá ser vitima dessa cega e burra intolerância

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/11/2010 - 14:00
      Enviado por: Kernell

      Também discordo com o “sociólogo” que a demissão dela foi injusta!
      A moça é estudante de direito. Mesmo em nosso horário de lazer, em nossa casa estamos representando a empresa na qual trabalhamos.
      Essa “criança” irresponsável maculou o nome do escritório!
      É inconcebível que um estudante de DIREITO tenha uma postura fascista, preconceituosa e racista!
      Qual a postura dessa pessoa num ministério público???? Uma Sra. Cureau?????
      Como será a postura dessa pessoa como juíza de Direito???? Juiza Lalalu????
      Cabe a sociedade “filtrar” os maus profissionais!
      Se os país foram permissivos, não souberam educar não é a empresa que fará!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 08:22
    Enviado por: Mario Cesar

    Não há dúvida de quem começou com esse sentimento de divisão e racismo foi o próprio Lula. Em seus devaneios ( e não discursos), ele sempre procurava pessoas ou partidos para atacar, de uma forma truculenta e raivosa e isso contaminou e estimulou muitas pessoas a agirem da mesma forma. O mais impressionante é que nenhum setor da nossa combalida justiça conseguiu barrar ou pelo menos chamar a atenção do presidente.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/11/2010 - 12:51
      Enviado por: lilian

      Sinceramente nao culpe o Lula ou sei la quem for, o que ela fez, e coisa de pessoas despreparadas, acho que ela esta na profissao errada.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/11/2010 - 17:52
      Enviado por: henrique

      Olha o outro ai culpando o Lula por uma atitude facista de uma patricinha paulista.
      Pelo amor de Deus! se liga ! se alguma campanha política pode ser culpada por preconceito contra nordestino só se pode exergar uma, a do PSDB e das elites paulistas, que por séculos vem alimentando a desigualdade e a exploração regional brasileira e nesta última eleição disseminaram o preconceito contra a mulher, contra a esquerda e contra nerdestino.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/11/2010 - 18:12
      Enviado por: Ieda

      Não seja hipócrita e mentiroso. Esse ódio é semeado em São Paulo há muito tempo, com essa falácia de dizer que nordestino atrapalha o desenvolvimento de São Paulo.
      Portanto, essa onda racista não é culpa de Lula, mas de uma burguesia elitista, de descendentes de imigrantes que foram recebidos de braços abertos por aqui depois que a Abolição da Escravatura proibia o uso de escrqavos, mas pensam em dominar o nosso país. Quando esses imigrantes chegaram por aqui, expulsos de sua própria terra (principalmente os países europeus), foi com a intenção de somar e não de fazer por aqui outro Apartheid. Não estão felizes, voltem para onde vieram!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/11/2010 - 14:04
      Enviado por: Kernell

      Mário, vc perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado!
      Alias… vc calado é um poeta!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/11/2010 - 16:07
      Enviado por: Mansur

      Você está totalmente correto em suas afirmações, vamos relembrar algumas besteiras do chefe na nação:
      1) Culpar pela crise os loiros de olhos azuis;
      2) Comentar sobre a Transviadeiro;
      3) Criar o Nós Contra Eles;
      4) Seu partido colocar no site da protegida que nord3st1no não é b3sta como paulista;
      5) Sua ministra dizer que preconceito de nergo contra barnco é aceitável.
      Esta autoridade pode tudo é um protótipo de diadtor nzai-fasictsa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/11/2010 - 07:26
      Enviado por: Marco Lulla da Silva

      Mario, concordo inteiramente com você!

      -Essa divisionismo foi sim estimulado pelo Lula et caterva…

      -Aliás a “luta” é o mecanismo básico da esquerda!

      -Luta de classes (ricos X pobres), Luta de raças (cotas raciais nas universidades), Luta de preferências sexuais (homos X éteros) e até uma novidade bem brasileira, “luta entre níveis culturais (“coitadinhos” que não gostam de estudar X “elite irresponsável” formada pelos que estudaram).

      -Centenas de vezes foi dito em alto e bom tom (e ficou claro pelas atitudes), que o governo só atuaria para os “pobrezinhos” do norte/nordeste (que têm no “bolsa família” a maior ação de “compra de consciências” da história universal) e, à “elite” do sudeste, só restaria pagar a conta com impostos cada vez maiores (vide “new CPMF”)!

      -Até os “coitadinhos” da Colômbia e de Cuba, são prioritários em relação às “zelites” do sul (como eles dizem).

      -Portanto, deixem de ser hipócritas:
      -Está ocorrendo tudo que o a esquerda PeTralha planejou!

      -Vocês ainda ouvirão, que a única solução será a Censura dos meios de comunicação e da Internet para coibir a divisão deste maravilhoso, glorioso, honestíssimo e “culto” povo!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/11/2010 - 07:37
      Enviado por: Marco Lulla da Silva

      -SE O TEXTO ABAIXO NÃO É PRECONCEITUOSO, COMO ENTÃO PODERÍAMOS CLASSIFICÁ-LO???

      “Enviado por: Ieda
      Não seja hipócrita e mentiroso. Esse ódio é semeado em São Paulo há muito tempo, com essa falácia de dizer que nordestino atrapalha o desenvolvimento de São Paulo.
      Portanto, essa onda racista não é culpa de Lula, mas de uma burguesia elitista, de descendentes de imigrantes que foram recebidos de braços abertos por aqui depois que a Abolição da Escravatura proibia o uso de escrqavos, mas pensam em dominar o nosso país. Quando esses imigrantes chegaram por aqui, expulsos de sua própria terra (principalmente os países europeus), foi com a intenção de somar e não de fazer por aqui outro Apartheid. Não estão felizes, voltem para onde vieram!”

      -COMO???

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 08:44
    Enviado por: celso ferro

    Quando FHC foi eleito e reeleito, não obteve grandes votações no NE?
    Ué qual a diferença?
    A grande verdade é que os tucanos carregam ranso racista e elitista, não a toa são “sócios” da antiga ARENA.
    Essa moça tem que ser punida severamente, pelo crime e pela tremenda ignorância. Em qual faculdade de diretito essa parva está matriculada? Quais são seu critérios de seleção? Será que alguma vez em sua vida leu um livro até o fim? Acho que não, deve estudar em alguma faculdadezinha paga, daquela que vendem o diploma parcelado em 60 meses.
    Triste.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/11/2010 - 14:07
      Enviado por: Kernell

      Celso… o nome disso é fascismo!
      Se vc pensa diferente de mim… vc está errado!!!

      No caso FHC, ele é paulista!!!!

      Se Serra tivesse uma esmagadora votação no Nordeste estaria tudo bem!!!

      O nordestino estaria pensando igual ao paulista!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 09:14
    Enviado por: Ney

    Tadinha, vai passar a ser vitima? Quantas vezes vai ter que acontecer para se tomar uma providência. Impunidade, desrespeiro,… , etc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 09:26
    Enviado por: Sérgio

    Sinceramente não sei quem foi mais infeliz, se a moça, o jornalista ou o sociólogo. Uma coisa é a reação maciça – provavelmente tão irracional e absurda como as frases que ela cometeu. Mas então vem o nosso sociólogo, do alto de sua cátedra, e diz, a respeito da questão da demissão: “Tentaria dar uma chance. (…) Eu acho que as pessoas têm de ser mais tolerantes. Tudo isso define um cenário de brutal intolerância”. Fantástico! Mas ele segue adiante, e lança mão da “explicação” clássica “nós somos um povo atrasado”! Palmas! O professor dá mostras de nunca ter lido Kant, do contrário saberia o que é o imperativo categórico. Se por hipótese estivéssemos num país tão atrasado como a Alemanha, a Áustria ou a Suíça, uma afirmação tão odiosa como a de Mayara a respeito, digamos, dos judeus, teria consequências imediatas, seríssimas. A moça certamente sofreria um “linchamento moral”, similar ao caso daquela nossa compatriota, há pouco tempo, na atrasada Suíça. Onde, aliás, também foi punida com a perda do emprego. Enfim, e sobretudo: teria sido inteligente e respeitoso que o Estadão tivesse ouvido também um sociólogo nordestino. Pois no Nordeste, salvo engano, também há sociólogos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/11/2010 - 12:04
      Enviado por: Brunno

      BRAVO! (de pé)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/11/2010 - 18:15
      Enviado por: Ieda

      Os fomentadores do ódio aos nordestinos estão agora defendendo a sua “cria”?

      Já estou de sociólogos até o gogó!

      A burguesia fede…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/11/2010 - 14:11
      Enviado por: Kernell

      Parabéns pela crítica!!!!
      Perfeita!!!

      Faltou também dizer que o escritório, na demissão dela, foi tão intolerante com ela como ela é com os menos favorecidos.

      Os pais de Mayara Petruso tinham a opção de construir Mayara para o mundo.. ou construir um mundo só pra Mayara.

      - Uma pena… não fizeram nenhum dos dois!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 09:41
    Enviado por: Paulo Palavra

    Muito bom o comentário do professor e penso que a “punição de mayara” deveria ser expo-la a programas de TV em um quadro com apenas sociólogos do nível de José de Souza Martins, professor emérito da USP. Neste caso, o caso de Mayara se tornaria didático para a sociedade, além de mostrar o nível de alienação que chega uma pessoa teoricamente considerada “esclarecida” pelo que a mídia questionável considera como senso “comum”, ou seja, estudante de direito de classe média alta de SP.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 10:12
    Enviado por: Ademilson Souza

    Não acredito que a punição está sendo severa demais. Pois, uma pessoa que faz advocacia deve ter certo nível de ética. A decisão do escritório de advocacia foi correta sim, pois, ele defendeu que a ética(feita apartir da ética de seus funcionários) do escritório ficasse manchada pelo episódio. Acredito também que foi por isso que ela ficou conhecida também, não porquê muitas pessoas fazem isso, mas porque um futuro advogado seria racista/xenofóbico. Esse é um caso parecedo com o do interunesp, onde um estudade de biotecnologia, promoveu o tal rodeio das gordas. Infelizmente, o episódio manchou sim o nome do curso, pois, um profissional dessa área deve ter muita ética. Voltando ao caso da moça, acredito eu que nenhum nordestino não gostaria de pegar ela como advogada de deesa – né ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 10:20
    Enviado por: Nordestinos | Blog

    [...] – Estadão: Mayara não pode ser transformada em bode expiatório, diz sociólogo [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 12:14
    Enviado por: Anderson Murilo

    Acho que estão dando muita importância ao comentário racista de uma pós-adolescente. Acho que devemos começar a descutir, o porquê desta repercussão toda e explanarmos melhor o assunto sobre preconceito contra nordestinos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 12:52
    Enviado por: WANDICKSON GUIMARÃES

    Acredito que os pricipios da educação doméstica e academica estão sendo largados as traças , pois acredito que pais e professores devem alertar a seus alunos e filhos que falar algumas coisas após os 18 anos acarretará em puniçoes e que a resposabilidade será cobrada. Vejo com muita pena , que despreparada garota universitária desconhece geografia , história e atualidades por isso resumiu ao seu mundo em sintese , coisas de sua mente restrita …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 12:54
    Enviado por: Celso Ferro

    Quando FHC foi eleito e reeleito, não obteve grandes votações no NE?
    Ué qual a diferença?
    A grande verdade é que os tucanos carregam ranso racista e elitista, não a toa são “sócios” da antiga ARENA.
    Essa moça tem que ser punida severamente, pelo crime e pela tremenda ignorância. Em qual faculdade de diretito essa parva está matriculada? Quais são seu critérios de seleção? Será que alguma vez em sua vida leu um livro até o fim? Acho que não, deve estudar em alguma faculdadezinha paga, daquela que vendem o diploma parcelado em 60 meses.
    Triste.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 12:54
    Enviado por: Andre GT

    Esse sociólogo só pode ser parente da fulana ou ou fanfarrão…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 12:55
    Enviado por: Celso Ferro

    O Q.I. desta moça é exiguo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 13:11
    Enviado por: Wagner Alvarenga Filho

    Não acreditei quando li tal manifestação.Precisamos de mais tolerância, contemplar a diversidade. o pleito já foi tão marcado por assuntos polêmicos que não deveriam serem discutidos na campanha eleitoral.Registro minha indignação. Uma pessoa assim jamais poderá exercer qualquer profissão. O linchamento seria profissional. Com relação a demissão, mais do que justa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 13:14
    Enviado por: lino da silva costa

    Ela é uma pessoa comum. já houve diversas declarações do lula preconceituosas inclusive incitando ao ódio entre brasileiros e ninguém fez nada,talves ela não seja tão má como todo mundo esta pensando e talvez seja algum deslize dela do momento , e agora ela esta sendo um pode espiatório…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 13:40
    Enviado por: Eduardo Marcondes

    Seria interessante avisar para o professor doutor emérito da USP, que NADA justifica o racismo e o preconceito. Por isso, a constituição considera o crime de racismo, um crime inafiançável. Espero que o emérito professor doutor da USP e o jornal peçam desculpas publicamente a seus leitores, principalmente aos nordestinos, por defenderem uma nazista!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 13:51
    Enviado por: giovani

    Muito interessante nesta entrevista o sociólogo, colega de FHC provavelmente, só ter tomado conhecimento do que falaram do Serra. Que pena que ele, apesar de em alguns breves momentos tentar mostrar uma certo balanço na sua opinião, é ideologicamente orientado pelo mesmo fascismo que agora percebe no suposto linchamento virtual de uma candidata a rábula.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 14:37
    Enviado por: Julio Cesar

    Questiono-me por que a OAB de SP não fez nada a r espeito,. Foi preciso que aqui em Pernambuco se tomasse uma atitude contra esse crime. Acho que o caso deve servir como exemplo, inclusive com as punições cabíveis a ela e a outros que também manifestaram xenofobia, preconceito e intolerância, incitando ao ódio. Concordo que foi um reflexo da campanha, quando houve uma enxurrada de emails difamatórios, mensagens fraudadas com assinaturas falsas de pessoas conhecidas e telefonemas caluniosos por parte da campanha de Serra, que apelou ainda,de forma sensacionalista, para a exploração de temas que envolvem a religiosidade do povo brasileiro, tudo bem ao estilo das campanhas da extrema direita americana, assim mesmo como fizeram lá nos EUA contra Barack Obama

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/11/2010 - 17:54
      Enviado por: NYLSON FILHO

      A OAB de São Paulo patrocinou o movimento da elite, o “Cansei!”, retrógrado e reacionário e isso explica o silêncio e a omissão neste indigno acontecimento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 15:03
    Enviado por: Sérgio Paulo

    Esse indivíduos não mudam nunca. Sempre haverá algum sociólgo ou ilustre advogado para, com engenhosa e manhosa argumentação, defender essa gente e seu repugnável comportamento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 15:13
    Enviado por: Marcone

    Eu sou nordestino e compreendo a indignação dessa jovem. Ela poderia também ter se indignado contra os mineiros e os cariocas naquele momento específico. Votei no Serra. Mas, agora, terminada a eleição, somos todos brasileiros, não há mais dilmistas nem serristas. A nós que votamos no Serra, resta a esperança de uma vitória em 2014. Ora, a presidenta eleita não teve o direito de participar de ações armadas durante o regime militar, então por que esta jovem não pode expressar sua indignação embora de forma equivocada? Aconselho a essa jovem a visitar o nordeste, principalmente a cidade de Maceió (AL), aqui o Serra venceu nos dois turnos! Sua manifestação refletiu seu inconformismo com o resultado da eleição em seu círculo de amizade, por essa razão, não há motivos para fazermos uma tempestade num copo d’água.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/11/2010 - 00:14
      Enviado por: Tu és nordestino mesmo???

      Tem certeza que tu eh nordestino? Só porque tu és Serrista vens defender uma falsa irmã??? Com licença meu colega, mas voce é muito mazoquista. Quero te ver em SP, perto de Skinheads/nazifascistas, para ver o que tu pensa depois. Mera hipocrisia. Vá estudar a Constituição antes de querer defender sua elite. Por um Brasil mais justo!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/11/2010 - 12:42
      Enviado por: Elismar

      Sou nordestino, acho que você como nordestino encontrou uma forma simplória de absorver uma pessoa de 21 anos ela sabe muito o que disse e perante a lei ela é maior e responde por seus atos. Agora o que eu sei que o nordeste sempre foi usado como palanque politico do Sul maravilha para eleger com promessas de acabar com a seca e a fome, desde D. Pedro II nesta forma uma estudante Direito sabe muito bem o que escreveu.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/11/2010 - 20:42
      Enviado por: Ana

      Você não deve saber o que foi a ditadura, a luta política que a esquerda empreendeu nesse país. Dilma foi torturada e muitos morreram para que você tenha direito de votar em Serra hoje e comparar essas lutas a manifestação preconceituosa dessa moça chega a ser falta de respeito com esse capítulo da história recente do Brasil. O preconceito contra os nordestinos é bem antigo e não é só dela mas não deve ser por isso que deve ser “perdoado”, ao contrário, já deveria ter sido combatido há mais tempo, então, antes tarde do que nunca. E a reação foi tão abrangente quanto foi a disseminação das idéias da menina. Isso se deve a internet, ao momento, ao “foco” do embate político. Ainda bem que desta vez não passou despercebido e que o país está vivenciando esse debate.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 15:42
    Enviado por: Rui

    E ainda dizem (quem será que diz?) que os velhos conceitos marxistas de “luta de classes” e “ideologia”, bem como a noção de “hegemonia”, de Gramsci, estão “fora de moda”!!! Pois é, está aí o mais recente exemplo de que o Brasil é absolutamente dominado pela “ideologia hegemônica”. Ademais, vale lembrar Paulo Arantes, quando diz que hodiernamente ocorre a “extinção da inteligência dos inteligentes”. Como é possível que a sociedade permaneça passiva em face de tamanha afronta? Onde está a verve crítica dos intelectuais brasileiros??? O que essa garota estúpida fez é contrário a qualquer valor, seja ético, religioso ou jurídico! É imoral e inconstitucional! É alguém assim que queremos exercendo atividade em cargos de poder, como a magistratura?? Como se não bastasse a enorme desigualdade social em nosso país, provocada pela corrupção, pela péssima distribuição de renda, tudo com amparo néo-liberal, somos obrigados a conviver com o racismo e com o preconceito, mas de forma velada, pois esta é a maneira de agir da classe hegemônica. Agora, meus caros, diante dessa demonstração manifesta, deixem fluir a verve! Sintam raiva e vergonha! Façam algo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 15:44
    Enviado por: Rui

    E ainda dizem (quem será que diz?) que os velhos conceitos marxistas de “luta de classes” e “ideologia”, bem como a noção de “hegemonia”, de Gramsci, estão “fora de moda”!!! Pois é, está aí o mais recente exemplo de que o Brasil é absolutamente dominado pela “ideologia hegemônica”. Ademais, vale lembrar Paulo Arantes, quando diz que hodiernamente ocorre a “extinção da inteligência dos inteligentes”. Como é possível que a sociedade permaneça passiva em face de tamanha afronta? Onde está a verve crítica dos intelectuais brasileiros??? O que essa garota fez é contrário a qualquer valor, seja ético, religioso ou jurídico! É imoral e inconstitucional! É alguém assim que queremos exercendo atividade em cargos de poder, como a magistratura?? Como se não bastasse a enorme desigualdade social em nosso país, provocada pela corrupção, pela péssima distribuição de renda, tudo com amparo néo-liberal, somos obrigados a conviver com o racismo e com o preconceito, mas de forma velada, pois esta é a maneira de agir da classe hegemônica. Agora, meus caros, diante dessa demonstração manifesta, deixem fluir a verve! Sintam raiva e vergonha! Façam algo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 15:49
    Enviado por: José Márcio da Silva

    Sinceramente, eu não consigo acreditar que esse ódio desmedido tenha saído da boca de uma estudante de direito, que Faculdade é essa? Onde ela estuda? Que livros ela anda lendo? Se é que já leu algum… O que ensinam pra ela?… será que já ouviu falar em ética? Temos mesmo que nos matar uns aos outros? Só porque uma população vota democraticamnete em alguém!!! O nordeste não trocou voto por miolo de pão, simplesmente exerceu o direito soberano do voto. E o que foi dito quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito também com maioria dos votos nordestino. Em 1994, a disputa presidencial foi resolvida no primeiro turno. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito com 54,27% dos votos, derrotando Lula, que teve 27,4%. No Nordeste, o tucano também venceu com 57,59% dos votos, contra 30,29% do petista.
    Naquelas eleições, os votos válidos do Nordeste representaram 22,69% do país. FHC venceu em todos os estados nordestinos. Desde a redemocratização, todo presidente eleito venceu no Nordeste. Essa garota tem que ser responsabilizada por sua atitude infeliz! Isso não pode ficar assim, os nordestinos não desejam morrer afogados, Uma pessoa com esse tipo de pensamento, não poderá caminhar impune pelas ruas, incitar a violência é crime…. A justiça tem que autuá-la e retirá-la do convivio social por uns tempos, porque isso poderá ser pior depois, poderão surgir outras pessoas pedindo que matem, índios, negros, homossexuais, estrangeiros, pessoas que nasceram em outras regiões. Repudio suas declarações insanas, descabidas e infelizes. justiça seja feita, que ela possa passar um bom tempo atrás das grades pensando e repensandos nos absurdos ditos… Sou nordestino e me orgulho de ser brasileiro. estar mais que na hora de repensarmos nossas origens e deixarmos de ser hipócritas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 16:11
    Enviado por: Nana

    Que me desculpe o sociólogo, mas a reação precisava ser esta, sim. É a única forma que temos de combater este tipo de crime na internet. As eleições presidenciais mostraram o quanto há de preconceito, facismo, xenofobia e outras questões ideológicas que o senso comum não identifica no país. A advogada me assusta, mas as reações me dão a sensação de que nem tudo está perdido. A indignação é um antídoto contra absurdos como o da advogada e é a partir dela que poderemos aperfeiçoar nossas instituições.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 16:44
    Enviado por: Albérico

    O pior de tudo é o sentimento que fica com relação as pessoas de sâo paulo,que nós do NORDESTE temos consciencia que a maioria do povo de lá é desecente e respeitador mais serão olhados de forma diferente, pois serão encarados aqui no NORDESTE como xenofobos(ou seja pagaram pela idiotisse de uma imbecil.)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 16:46
    Enviado por: Dani

    Se querem que ela seja julgada então que comecemos pelo presidente Lula, depois Dilma e descendo até o “povão”. Os políticos dão o pior exemplo possível. O ódio sempre existiu e sempre vai existir, porém tem se multiplicado largamente graças ao presidente Lula, criando divisões entre rico e pobre, sem-terra e fazendeiros, etc. Quantas vezes não o vemos em seus discursos acalorados palavras como “elite perversa” entre tantas outras? O que é isto senão incitar o ódio nos pobres para com a elite, os ricos? A constituição brasileira deveria ser rasgada e ser refeita, pois já começa torta, dizendo que todo brasileiro é igual perante a lei. Enquanto houver proteção à certas classes, como políticos entre outras, nunca haverá verdadeira justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 16:53
    Enviado por: Silvio

    Mayara nasceu no ano de 1989, coincidentemente no mesmo ano em que os alemães puseram os muros de Berlim abaixo, assim como o líder alemão Walter Ulbricht achou melhor construir um muro dividindo a nação, pois o oeste (ocidente) estava experimentando uma época de milagre econômico, sendo a Mayara líder da nação Brasileira, faria o mesmo, construiria um moro separando o Nordeste do resto do Brasil e mataria cada nordestino com frieza e crueldade como fez o sanguinolento HITTLER. Filha do Sr. Antonio Petruso e da Sra. Mayara Coreno Penteado de descendências Italianas e portuguesas que imigraram no Brasil. A imigração no território Brasileiro teve inicio no ano 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros. É inaceitável que um país que Abreu as suas fronteiras para todos estes povos que vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produção de borracha, a vinicultura, e desenvolveram o país, se cale diante de uma Brasileira descendente de imigrantes com uma opinião dessa ordem, para um país miscigenado aceitar tais declarações é negar a sua formação e fechar os olhos para o período tão duro que viveu na ditadura militar. As declarações feitas por Mayara Petruso devem ser julgadas pelas autoridades Brasileiras e trazer respostas para essa nação de Brasileiros mistos que lutam por um país melhor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 16:54
    Enviado por: Gleidson

    A postura de Mayara Petruso é plenamente racista e preconceituosa, e deve ser repudiada por toda a sociedade Brasileira, vejo que também falta inteligência da parte dessa garota inconcequente, que para a surpresa de todos os nordestinos em questão a Mayara é estudante de direito, lamentável esse fato, para todos os acadêmicos que terão que levar nas costas essa herança deixada por” uma Brasileira puro sangue”. Direito é um dos mais brilhantes cursos acadêmicos que arrasta matérias importantes e fundamentais como “História” e não é preciso se aprofundar muito para conhecer esse país de todas as raças de todas as cores, um país de todos nos, quem dos brasileiros não tem na sua formação genética um africano, um indígena ou um europeu? Para um país miscigenado não é aceitável discriminação. É completamente perturbador saber que uma estudante de Direito não conheça as leis de nosso país que pune a discriminação racial, induzir é persuadir, aconselhar, argumentar, pressupõe a iniciativa à prática da violência é crime, Incitar é instigar, provocar, excitar a pratica do crime, por qualquer meio ou de qualquer forma, sem necessidade de sê-lo pelos meios de comunicação social ou de publicação, o crime é formal, independe do resultado ou da consequência da incitação e equipara-se à própria prática.
    Todos os nordestinos que se sentirem ofendidos pelas declarações feitas pela Mayara Petruso podem entrar na justiça e pedir indenizações por danos morais. A vida é o bem mais precioso do ser humano, mas a vida sem liberdade não tem qualquer significado, nem dignidade, o que Mayara propõe além de matar os nordestinos e que sejam tirados os direitos de todos os nordestinos de votar e decidir segundo o seu entendimento político no candidato que mais se identificam, Incitando é induzindo, outras pessoas que resolvam praticar atos criminosos, Ela é uma figura também que faz apologia ao extermínio humano, que se consubstancia na sua pratica.
    Napoleão e Hitler, como tantos outros seres ignóbeis e cruéis, que emporcalharam a Terra, pretenderam ou ainda pretendem mudar a face do mundo, matando e violentando os homens que são para eles animais desprezíveis, não precisamos desses homens e nem dessa Mayara Petruso, guerrilheiros e homicidas infames que só querem sentir o sangue.
    Os nordestinos ofendidos com as declarações feitas por Mayara Petruso e seus amigos em uma Rede Social na Internet, pede ao Ministério Público uma ação investigatória profunda para que todos os envolvidos nessas declarações criminosas sejam punidos com justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 16:56
    Enviado por: halder rommel sakarov

    Essa cadela tem que ser punida severamente,porque praticou um crime contra a humanidade,o crime de racismo.Ela mesma se for na Rússia ou na Alemanha vai ser vítima desse mesmo crime porque ela não branca e nem tem olhos azuis e muito menos os cabelo loiros.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:11
    Enviado por: Ana Paula

    Essa imbecil deve servir de exemplo a outros imbecis que usam a internet de forma irresponsável, como se fosse espaço sem lei, aberta a toda e qualquer opinião. Tadinha!! Apesar de estudar direito, não deve saber a diferença entre democracia e anarquia!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:12
    Enviado por: Paula

    Já virou, querido! Pensasse antes de falar besteira, agora é arcar com o prejuízo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:16
    Enviado por: halder rommel sakarov

    Os Nordestinos e Nortistas não podem perdoar esse tipo de crime.Errou tem que ser punido.Tolerância zero.São cresceu mamando nos Estados.GETÚLIO foi salvou as outras regiões.O SERRA MULÁ perdeu a eleição, porque fez uma campanha suja com mentiras,jogo baixo.TFP a coisa mais atrasada na face da terra.Fez uma campanha direitista pregando o ÓDIO com panfletos racistas e mentirosos e Bisbos e pastores atrasados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:31
    Enviado por: Celso

    O brasileiro, seja de onde for, que discrimina pessoas de outra região de seu país, por se achar mais isso ou mais aquilo, muitas vezes, é o mesmo que é barrado na imigração de algum país europeu e volta para o Brasil com o “rabinho entre as pernas”, indignado, se sentindo ofendido. Ironia do destino.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:41
    Enviado por: PAULO

    é lamentavel, a democracia é isso fala o que quer e escuta o que nao quer. o missiva dessa reportagem, deveria informar que a vitoria da Dilma se daria sem os votos do Norte e do Nordeste com uma vantagem de 3oo.ooo votos, entao nao foram os nordestinos que elegeram a Dilma. creio que as informações devem ser posta para uma analise da situação. e depois nao querem que a midia seja fiscalizada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:43
    Enviado por: Paulo

    Não entendi tanta raiva dessa moça, ainda mais porque os paulistas foram responsáveis pela maior aberração eleitoral dos últimos tempos, tiririca, aliás, se não me engano, esse tambem um nordestino. Em outras palavras, paulista pode eleger palhaço que carrega pulhas e nordestino não pode votar em sulista….. Ta muito confuso….. isso…… eca

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:48
    Enviado por: Telma

    Essa moça é fraca de espiríto, deve ser uma tremenda patricinha sem noção, apesar de estar fazendo uma faculdade, o seu cérebro ainda ñ captou os ensinamentos que seus professores estão ensinando que são as LEIS.
    Sou do Norte com muito orgulho e amor pela minha terra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:48
    Enviado por: giovani

    O que é mais interessante nestes comentários, são sempre os serristas acusando Lula ou Dilma disto ou daquilo, enquanto eles mesmos esquecem que Marina Silva e Serra plantaram muitas das atitudes que estão sendo colhidas. O infeliz comentário da estulta esposa do Serra a respeito da posição de Dilma no aborto gerou extensos comentários dos candidatos do Tea Party brasileiro. Inclusive existem os “birthers” espalhando o ódio, provavelmente auxiliados por Soninha “marijuana” Francine, ilustre assessora do candidato tucano. Posso continuar e me estender, mas por que chafurdar na lama que se tornou o pleito? Por que chafurdar no lodo da ditadura, aonde os tucanos parecem gostar de nadar de braçada e no qual os lulistas cometem erros de cair em armadilhas preconceituosas por tolices que cometem?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:49
    Enviado por: NYLSON FILHO

    Eu gostaria que esta racista, quando fosse condenada, fosse presa numa cela junto com presidiárias nordestinas. Daria tudo para assistir.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:51
    Enviado por: Ricardo J.F

    Todos reclamam impunidade neste país, mas quando a lei chega para punir logo vem os caras tentando aliviar, é assim com os criminosos e as ONGs de direitos humanos, agora esta ai uma racista de carteirinha e aparece este sociólogo para aliviar? Toma teu rumo lei é para ser cumprida e ponto final.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 17:58
    Enviado por: Evaldo Augusto Torres Alves

    Se não há punição para o Lula, porque punir a Mayara?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/11/2010 - 00:19
      Enviado por: Toma essa

      Porque Lula tira dos ricos e dá aos pobres, e elitistas como voce e essa desgarrada tiram dos pobres e dão a si mesmos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 18:04
    Enviado por: henrique

    Sou advogado e sou cearense, não sei se fico indiginado pela ofensa ao povo de minha região, ou se fico envergonhado por essa atitude de uma futura colega advogada. Que tristeza meu Deus! Este pais é reconhecido mundialmente pela tolerância de seu povo, pela total ausência de cismas raciais, religiosas ou de qualquer tipo. Essa moça deve sim enfrentar um processo judicial, para servir de exemplo, afinal ela parece muito bem ter condições de se defender juridicamente, não só ela deve ser punida, mas qualquer outro que disseminar este tipo de absurdo, humano, jurídico e social. E sua dispensa do estágio foi muito bem acertada e a opinião do sociologo sr. José de Souza Martins me parece no mínimo estranha, tenta minimizar um fato desta gravidade!!! muito esquisito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 18:09
    Enviado por: Telma

    Você sim Mayara é uma , preconceituosa, racista, babaca, etc…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 18:38
    Enviado por: Joao Silva

    Ouvir algo diferente dessa complacência de um sociológo paulista da USP seria pedir demais. O que a estudante promoveu foi um ato racista e, não apenas no sentido popular da palavra, mas no sentido jurídico. Trata-se de crime que, junto com o de ação armada contra a ordem democrática (terrorismo) são os únicos imprescritíveis no Brasil. Trata-se de crime a respeito do qual a história brasileira registra um vergonhoso quadro, em que pese nosso mito da democracia racial. Qualquer reação que não a revolta será similar ao “silêncio dos bons”, nas palavras de Luther King.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 19:19
    Enviado por: jose nazareno martins carneiro

    Pela linha do raciocínio do Sr.Jair Stangler (psicólogo) me parece de leve ter ( o mesmo) uma simpatia pelo que escreveu essa jovem mimada que nunca soube lavar suas roupas íntimas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 19:32
    Enviado por: celia pereira

    Eu sou Nordestina com muito orgulho, sou do RN.

    As pessoas deviam se indignar é com a roubalheira do governo, com o desrespeito as leis, com o achincalhamento das instituições.

    Certamente os internautas alinhados e em algumas vezes pagos para sujar a reputação dos outros deve ter dado uma ótima inundada na rede e aumentando em muito os acessos, usou isto para espalhar e fomentar, que é bem mtípico deles.

    Supondo que eu tivesse jogado meu voto fora e evotado na Dilma, estou muito mais preocupada é com os rumos que o país vai tomar com ela na presidencia.

    Quem vive espalhando o ódio não é a Mayara ou qualquer outra pessoa, é o próprio presidente Lulla que vive pregando a extirpação disto oudaquilo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 19:35
    Enviado por: Nilsa Silva

    Desde pequena que ouço dizer que os EUA é hoje o que o Brasil será amanhã.

    O Serra conseguiu importar para o Brasil o programa do Partido Republicano americano que prega o xenofobismo contra os Mexicanos e Latinos, o racismo contra os negros, o confronto religioso entre os Christians e os NonChristians, o aborto, a guerra, etc. basta pesquisar sobre o partido de Bush que o internalta perceberá as semelhanças nas táticas eleitorais entre o PSDB de Serra e o Partido Republicano de Bush. O Serra passou no primeiro teste e conseguiu implementar o ódio entre os brasileiros.

    O triste nesta história é que a imprensa de um modo geral, parece estar do lado dessa Neonazista e da quadrilha que a apoia, pois não apresenta nenhuma reportagem para combater o manifesto neonazista de SP.

    Sou paulista e estou extremamente envergonhada com esse verme que encontra-se no nosso corpo, justiça seja feita, para que o exemplo seja dado a essa nazista e que ninguem ouse tentar dividir o país como acontece nos EUA.

    A proposito dos comentários postados aqui referentes ao presidente Lula, parece ser coisa de gente desinformada, pois o que Lula sempre combateu foi a “desigualdade” das regiões. Não é justo o Brasil inteiro depender totalmente de São Paulo.

    Essa gente neonazista é burra mesmo, não entende que se o resto do Brasil se desenvolver, não haverá mais necessidade de pessoas de outros estados virem procurar emprego aqui em SP.

    O que Lula sempre disse foi que precisa ter refinarias, fabricas de automóveis, centros de exportação, estradas boas, escolas boas, não só em SP, mas nas regiões mais pobres também, para que essas pessoas melhorem de vida na sua propria região.
    É isso que os desinformados não entendem, ou não querem entender nos discursos de Lula.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 19:36
    Enviado por: celia pereira

    Mayara, tenho certeza que você não falou isto de coração, os internautas pagos por aqule partido que todo munda sabe qual é, que vive o tempo todo contando mentiras e espalhando lama pela internete, estes sim, devem ter pensamentos odiosos.

    Sou Nordestina e não me sinto nem um pouco ofendida, tenho orgulho de ser Nordestina e tenho orgulho de ter SP em meu coração.

    Não se deixe intimidar, quem tem ódio no coração é o chefe atual da nação, ele sim é vingativo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/11/2010 - 00:24
      Enviado por: Outra nordestina deturpada

      Minha criança, faço o mesmo comentário de antes. Fique na frente de um Siknhead/nazifascista, diga que é nordestina e depois repita o que voce disse. Trágico!!! Por um Brasil mais Justo!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/11/2010 - 03:05
      Enviado por: Nanda Coelho

      Por conta de gente como essa aqui é que devemos ser duros com os racistass

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2010 - 19:43
    Enviado por: Vinícius

    Do mesmo modo, o motoboy psicopata não deve ser bode expiatório. Não devemos ter uma reação forte só porque ele matou e estuprou barbaramente aquelas mulheres.
    Adolf Hitler também não pode ser o bode expiatório do nazismo, só porque ele matou milhões de judeus.
    É essa a linha de raciocínio do “intelectual”?
    Faça-me o favor… Tem gente que não perde a oportunidade de falar uma bobagem, só pra mostrar um ponto de vista diferente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 21:54
    Enviado por: Helio Delgado Motta

    Em suma, o nosso sociólogo de plantão, quer mesmo, na realidade, passar a mão na cabeça da racista. Deve concordar com ela e vem com essa historinha de linchamento, deixa prá lá, o que é que tem. Que se aplique a lei. Aposto que deve ser um desses que vivem condenando a impunidade. E ainda vem com Soninha Francine, oportunista profissional, que não é tratadista para ser citada. E fez muito bem a empresa em demití-la. Arrumem uma vaguinha para a moça no Estadão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 23:45
    Enviado por: JOEL PALMA

    Gente, que absurdo esta entrevista…ABERRANTE! E absurdo MAIOR foi o RADAR realizá-la…ABERRAÇÃO…me causou ASCO e INDIGNAÇÃO…AONDE VAMOS PARAR, SE A PRÁTICA DE MAYARA CONTINUAR? Ninguém pegou a mãozinha dela e a fez escrever. PELO AMOR DE MEU DEUS! E ainda não vi NINGUÉM do PSDB falar sobre o assunto. SE FINGEM DE MORTOS PARA O PROBLEMA QUE ELES MESMOS CRIARAM, inclusive para a moça!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 23:50
    Enviado por: Claudia

    Porque não há linchamento para?

    1. Brasileiros que insultam argentinos, americanos, e etc.
    2. Nordestinos que insultam pessoas de outras regiões
    3. Nordestinos que insultam pessoas de outros estados do nordeste (sim, há rixa entre eles)
    4. Nordestinos da capital que insultam pessoas do interior

    HIPOCRISIA. Esse país ja era mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/11/2010 - 14:45
      Enviado por: Kernell

      Claudia, vc é nordestina????
      Pelo visto não!
      Como pode afirmar que há preconceito entre nordestinos????
      Sou baiano e conheço muito o nordeste… sempre viajei e continuarei a viajar pelo nordeste e NUNCA me senti humilhado por outro nordestino!
      Alias o nordestino trata os visitantes de outros estados com muita hospitalidade.
      Infelizmente pessoas idiotas tem em todo lugar inclusive no nordeste, na Bahia e em São Paulo.
      Adoro São Paulo, tenho grandes amigos em Sampa… mas preconceito como existe em São Paulo não conheço… infelizmente!
      E por incrivel que pareça os maiores preconceituosos de São Paulo são dos paulistas “pobres”… aqueles da ZL (sabe o que é Zê Ele??? – Zona Leste!!!) são os maiores preconceituoso.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/11/2010 - 22:41
      Enviado por: JOEL PALMA

      Acho que você está justificando a Mayara? Seria Vossa Excelência, também racista? Ou os votos dos nordestinos só servem quando elegem alguém do PSDB, como quando FHC foi eleito? Isso sim, é HIPOCRISIA…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/11/2010 - 01:17
    Enviado por: Bartira Coutinho

    Mayara votou em Tiririca………..Hahaha!!
    Fala sério, não sei o que ela queria quando postou o infeliz comentário, mas se era aparecer ela com certeza alcançou o intento, viva às celebridades instantâneas…Disso tudo que foi dito eu só tenho medo de uma coisa, vai que a doida conclui o curso e resolve ser “Juiza de Direito”, ui que medo….
    Sei que vivemos num país cheio de desigualdades, mas nunca vai ser com irracionalidade que essas diferenças vão sumir. Será que a doida da Mayara conhece algo do resto do país que não seja seu próprio umbigo?
    Mês passado estive em Sampa com minha filha pra levá-la pro SWU e fazer alguns passeios e visitas de meu interesse profissional, e com certeza não cruzei com nenhum paulistano com o mesmo pensamento infeliz dessa pequena criatura, fiz amigos, tomei cerveja, discutimos em algumas rodas de amigos sobre tudo, de arte a política, turismo e outras amenidades, trago boas lembranças de lá…Viva ao Brasil e suas diferenças!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2010 - 08:09
    Enviado por: José Alves

    É uma vergonha que pessoas, supostamente cultas neste espaço, comparem a atitude da garota com os líderes sanguinários nazistas como Alfred Eichman e Hitler.
    Não compactuo, de maneira alguma, com as declarações da garota, que considero racistas e tolas, no entanto, demonizá-la do jeito que estão fazendo é umv equívoco.

    A OAB deveria ir atrás de peixes grandes. No Norte/ Nordeste, assim como em todo o Brasil, o coronelismo e o curral eleitoral são uma triste verdade. Diariamente, pessoas pobres são discriminadas nos grandes centros quando pretendem arrumar empregos, moradores de rua são queimados.

    Tudo isso indica a face hipócrita de nosso povo, querem criar um bode expiatório, o que , em vias de fato, é uma vergonha imensa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2010 - 10:17
    Enviado por: Francisco Cavalcanti

    Sou nordestino com muito orgulho, votei na Dilma também com muito orgulho, sou um daqueles que Mayara provavelmente externou querer ver morto afogado. Mais eu tenho certeza que essa posição de Mayara é apenas o arroubo da juventude no momento de frustração, nada tem a ver com com o real entendimento dela, acho que o caso não deveria ser levado ao extremo e uma busca punitiva excessiva. Deixa Mayara, talvez já tenha pago caro pelo que falou. O Brasil é um país pacífico, não há necessidade apenamento excessivo. O Brasil ama o Brasil, somos todos brasileiros.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/11/2010 - 14:51
      Enviado por: Kernell

      Foi num momento de arroubo juvenil que os “meninos” de Brasília atearam fogo num índio!
      Cuidado com tanta benevolência!
      Já passou da hora das pessoas assumirem responsabilidade pelos seus atos, impensados ou não!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/11/2010 - 11:08
    Enviado por: Edinaldo Alves

    Orgulho de ser NORDESTINO

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2010 - 03:29
      Enviado por: thome

      Sou Nordeste Teresina Piaui,é uma pena que em um país rico em cultura,e em sua diversidade racial ainda haja esse tipo de preconceito bobo ,ter um conceito prévio de algo que vc não conheçe gera isso!!amo BRASIL de norte a sul de leste oeste amo meu nordeste, moro no RJ AMO ESSA CIDADE gente vamos fazer diferente não gerar mais preconceito DEUS disse ame teu próximo como assim mesmo pois,quem ama seu próximo ama DEUS!! errar é humano ela tem chançe e pode reparar o erro dela claro que não deve ficar impuni abçs do teresinense que ama esse país..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/11/2010 - 11:46
    Enviado por: Bartira Coutinho

    De Ney Matogrosso pra Mayara:

    Miséria no japão

    Somos tios da pobreza social
    Somos todos pára-brisas do futuro nacional
    Eu sou tio, ela é tia
    O pavio tá aceso, aqui é quente
    País é quente
    O mundo é quente
    E quem te disse que miséria é só aqui?
    Quem foi que disse que a miséria não ri?
    Quem tá pensando
    que não se chora miséria no Japão?
    Quem tá falando que não existem tesouros na favela?
    A vida é bela
    Tá tudo estranho
    É tudo caro
    Mundo é tamanho
    Paraíso, pára-raios, capital
    Parabólicas, pirâmides, trem-bala
    Coisa e tal
    Lá faz frio, cá é noite
    Os açoites nos navios são história
    Mas não é glória
    Memória triste
    E quem resiste faz a raça evoluir
    Mas ainda existe guerra
    Querendo fazer o mundo ruir
    Não tem medida o amor em certos casos
    O ódio atinge generais, soldados rasos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2010 - 12:47
    Enviado por: Marco Cardoso

    A imprensa alimentou essa idéia da divisão, como mostra o próprio comentário do especialista na matéria acima, sobre a divisão do mapa em “azuis” e “vermelhos”.

    O tal mapa é de um primarismo atroz já que não diferencia pela proporção de votos. Coloca, p.ex., o estado do RS como azul do mesmo modo que o AC, sendo q a votação no RS foi de 51 a 49% para Serra e no AC a vantagem foi de quase 40%.

    Mesmo em SP, Serra ganhou por 8%, ou seja, 46% dos paulistas votaram em Dilma, quase a metade.

    Resumindo, não existe a tal divisão norte-sul alardeada pela imprensa com seus gráficos de mural de escola primária. E parem de semear a discórdia!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2010 - 23:00
    Enviado por: sr Verdade

    Povo do Nordeste esta moça é uma criança , foi no embalo, pois aqui no sudeste ninguem engoliu a idolatria que muitos nordestinos tem pelo LULA ,o politico mais demagogo que ja conhecemos, este cidadão fez campanha durante 2 anos, para a Dilma as nossas custas ,ou será que o dinheiro para estas campanhas vieram de onde ? o triste e pagar impostos altissimos e só receber-mos de volta um lixo nos serviços publicos, grande parte da revolta começou quando o LULA disse num comicio gravado pela NBR ai no nordeste a seguinte perola, agora é nois contra eles la do SUL, não quantas ampolas de nectar de cana este elemnto havia ingerido, pois estava até babando, mas que falou falou então como fazemos ? processar o Molusco, se o mesmo usou e abusou de todas as leis, gente punir esta moça, e deixar Zé Dirceu / Genuino? Silvinho do Land Rover Delubio, Palocci/Lulinha/dos ai sem nenhuma punição é grave a proposito agora no governo Dilma quem for pego sacaneando nossos impostos não são mais ladro~es criminosos serão mal feitores. é povo só muda a moscas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/11/2010 - 01:09
    Enviado por: fabiano

    Eu acho mesmo é que Mayara é a cara do Estadão !!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/11/2010 - 08:41
    Enviado por: Fora Serra

    E alguém esperava uma reportagem do estadinho sobre o assunto com um teor diferente? Das inumeras possibilidades, é claro que o viés a ser explorado tinha de ser: “mundo malvado quer transformar uma pobre criança em bode expiatorio do rascismo no Brasil”. Afinal, de um lado, têm-se basicamente jovens paulistanos da classe média alta e do outro, hordes de nordestinos prontos a invadir Sao Paulo. Pouco importa se os do primeiro lado estão jovens mimados ignorantes e xenofobos. O importante é, como na “revolução” de 32, defender os valores umbilicais da paulicéia a todo custo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/11/2010 - 13:41
    Enviado por: Geraldo Fonseca

    Discordo, em parte, da análise do sociólogo, com todo respeito. Esse processo de preconceituar pessoas por sua raça, credo, cor, condição social, preferência sexual, etc., vem desde o período colonial e a jovem se prestou, como tantos outros preconceituosos, a reproduzir tal prática.

    A atitude da estudante revela uma lamentável constatação: há nas instituições de ensino uma enorme preocupação no sentido de “bombardear” o aluno com conteúdo, os quais são decorados para os exames; todavia, em contrapartida, não há nenhum empenho no sentido de transmitir valores (ética, moral, fraternidade, tolerância, respeito às diferenças, etc.) aos estudantes que um dia assumirão posição de relevância nessa sociedade decadente, caótica e doente.

    Ademais, ainda que a jovem seja carente de valores, deveria, ao menos ter noção de Direito Constitucional para saber que a atitude dela constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/11/2010 - 18:22
    Enviado por: Antonio - Santo André

    Essa mulher representa a empáfia da elite paulista, de um grupo que como os as pessoas que nascem no norte do país também não são daqui (São Paulo) não tem uma característica cultural própria a defender, ou seja, a não ser imitar os londrinos ou aos americanos. Com isso sente-se na “crista da onda” e discriminam seus patrícios, digo patrício, mas lamento muito ter milhares de Mayaras como patrícios. O diferencial do povo do nordeste é sofrer dos vícios da corruptora política nacional assim como São Paulo sofre de uma educação desumanizada, apegada ao capitalismo qual forma-se sujeitos para atender nada mais que a demanda das empresas. Mayaras são, em geral, xenófilos. Mayara é fruto de uma pequena burguesia que vive do presenteísmo para o consumo.
    É uma coitada! mas tem de ser punida SIM!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/11/2010 - 20:38
    Enviado por: Josy

    Nordeste Independente = Musica

    Já que existe no sul esse conceito
    Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
    Já que existe a separação de fato
    É preciso torná-la de direito
    Quando um dia qualquer isso for feito
    Todos dois vão lucrar imensamente
    Começando uma vida diferente
    De que a gente até hoje tem vivido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    Dividindo a partir de Salvador
    O nordeste seria outro país
    Vigoroso, leal, rico e feliz
    Sem dever a ninguém no exterior
    Jangadeiro seria o senador
    O cassaco de roça era o suplente
    Cantador de viola o presidente
    O vaqueiro era o líder do partido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    Em Recife o distrito industrial
    O idioma ia ser nordestinense
    A bandeira de renda cearense
    “Asa Branca” era o hino nacional
    O folheto era o símbolo oficial
    A moeda, o tostão de antigamente
    Conselheiro seria o inconfidente
    Lampião, o herói inesquecido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    O Brasil ia ter de importar
    Do nordeste algodão, cana, caju
    Carnaúba, laranja, babaçu
    Abacaxi e o sal de cozinhar

    O arroz, o agave do lugar
    O petróleo, a cebola, o aguardente
    O nordeste é auto-suficiente
    O seu lucro seria garantido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    Se isso aí se tornar realidade
    E alguém do Brasil nos visitar
    Nesse nosso país vai encontrar
    Confiança, respeito e amizade
    Tem o pão repartido na metade,
    Temo prato na mesa, a cama quente
    Brasileiro será irmão da gente
    Vai pra lá que será bem recebido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    Eu não quero, com isso, que vocês
    Imaginem que eu tento ser grosseiro
    Pois se lembrem que o povo brasileiro
    É amigo do povo português
    Se um dia a separação se fez
    Todos os dois se respeitam no presente
    Se isso aí já deu certo antigamente
    Nesse exemplo concreto e conhecido
    Imagina o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    Povo do meu Brasil
    Políticos brasileiros
    Não pensem que vocês nos enganam
    Porque nosso povo não é besta

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 09:10
    Enviado por: liberdadeDIGITAL » Comportamento. O exercício da tolerância e da responsabilidade em 140 caracteres

    [...] a atitude da estudante paulista, é interessante observar o que diz o sociólogo José de Souza Martins, professor emérito da USP, “é preciso tomar cuidado para não transformar a moça num bode [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2010 - 14:02
    Enviado por: Marcos Schimidt

    O Senhor achou injusta a demissão??? A empresa então deveria ser permissiva e num mundo competitivo e capitalista, arcar com todos os prejuízos por causa da estagiária???? Em que mundo está vivendo? As empresas para serem vencedoras não podem arcar com erros de terceiros e pagar a conta. Se ela não fosse demitida, deixando a “poesia” e o “o lado romântico” de lado o custo seria alto sim para uma empresa idônea. Ter uma estagiária neo-nazista sob os olhares da mídia, pelo foco do Senhor, seria a forma da empresa ser “boazinha”. hahahahhaa. O mundo de hoje para as empresas o lucro imediato é importante para continuar com as portas abertas e a empresa seria apedrejada como ela está sendo. Muito utópico acreditar que as empresas teriam que ser paternalistas e dizer: “Ai, ai ai… fez coisa errada, num faz mais não” rsrsrsrsr

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 11:07
    Enviado por: sergiocelestino

    um cidadão, acima, afirma q não há preconceito entre os próprios nordestinos. Claro q existe, assim como em quase todos os estados. Vivo há mais de 30 anos entre o Ne e SP e posso afirmar q as rixas no NE são evidentes, basta vc chamar um ”potiguar”, “paraense” ou qqer outro nordestino de “baiano”, p/ eles se ofendam. mesmo sabendo q os baianos são o povo mais receptivo do NE.Quanto ao fato de estar qualificando a ZL de São Paulo de “paulistas pobres”e “os mais preconceituosos”, nota-se q não entende nada de São Paulo: – A ZL é uma das mais populosas regiões de São Paulo;
    - Futura sede da abertura da próxima copa, e,constituída na grande maioria de origem nordestina.
    Quanto à essa moça, não concordo com suas declarações. Apesar de seu rompante, e´compreessível a revolta de ver a continuidade de uma sordidez deste governo corrupto, demagogo, cheio de ladrões,e acho que não se deve passar a mão na sua cabeça, da mesma maneira como Lula não poderia ter passado a mão na cabeça das corjas de ladrões q viviam dentro de sua própria “casa”, e ainda vivem, assim como sua sucessora tinha uma quadrilha dentro da “sua”
    Quanto ao Lula, endosso o repúdio ao seu comportamento durante toda sua gestão e principalmente durante a campanha, usando palavras de ordem e incitando nordestinos contra sulista, demontrando ser hipócrita e o principal catalisador dessas polêmicas. Quando assumiu o governo foi o primeiro a abandonar o país p/ fazer demagogia perante o mundo:
    - Mandar comida p/ a Africa, enquanto os grande parte do povo passa necessidade, principalmente nossos conterrâneos;
    - Mandar forças armadas p/ o Haiti, enquanto o Rio de Janeiro e São Paulo vivem um estado constante de guerilha urbana;
    - Mandar recursos p/ o exterior enquantos quase todos estados internos estão com a educação, saúde, transportes na penúria; por falta de recursos.
    Não sou contra ajudar quem precisa, mas é um absurdo querer arrumar a casa dos outros se não consegue arrumar nem a própria casa,Sei sso não for demagogia , não sei oq é!
    Isso é fazer cortezia com o chapéu alheio.( nesse caso o nosso)!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 12:59
    Enviado por: Benjamin Rodrigues de Carvalho

    Nós vivemos em uma federação, com uma Constituição que foi feita, para tudo e para todos, não podemos aceitar discriminação, de quem quer que seja. Essa garota foi infeliz e prepotente ao mesmo tempo.Como acadêmica de Direito, deveria ter pensado antes de escrever coisas indevidas. O Brasil é um país de gente maravilhosa, com todos os seus problemas, mas merecemos respeito. Nós Nordestinos, fomos ridicularizados e humilhados por essa jovem, que deve responder pelos seus atos, e que a justiça seja feita com uma punição forte, para que outras pessoas não procedam dessa maneira, alías todos os que denegriram a imagem e a cultura do povo nordestino, devem responder por este crime cometido contra o povo da região nordeste. ´E precislo lembrar a essas pessoas, que estudem e procurem conhecer melhor a histõria de lutas do nosso país, rumo a independência, as maiores lutas se deram no Nordeste, por isso merecemos respeito, com respeitamos o nosso país independente da região. O Brasil é de todos, sem discriminação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 15:51
    Enviado por: Cintia Amaro

    Concordo com o sociólogo quando ele diz que não deveriam ter reagido tão bruscamente contra a Mayarinha. Oooooo coitadinha. Vai ver que ela tava estressada. Que tal as pessoas se unirem e pagarem uma semana de spa pra ver se ela se humaniza mais……..
    Ora faça me um favor! O senhor sociólogo não honrou sua área de estudo ao permitir que se publicassem tamanha incoerencia! Sabemos muito bem qual o contexto social que leva essa e outras pessoas a se sentirem melhores que as outras…Cadeia nela e nos demais. Se fossem negros e pobres ja estariam presos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 23:38
    Enviado por: joão paulo

    concordo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/11/2010 - 00:49
    Enviado por: Geraldo

    Acho que o paulista não tem preconceito. O que ele tem é dor de cotovelo. Para entender basta observar a seqüência dos últimos 12 presidentes: Castelo Branco (CEARENSE), Costa e Silva (GAÚCHO), Médici (GAÚCHO), Geisel (GAÚCHO), Figueiredo (CARIOCA), Tancredo (MINEIRO), Sarney (MARANHENSE), Collor(CARIOCA), Itamar (BAIANO), Fernando Henrique (CARIOCA), Lula (PERNAMBUCANO), Dilma (MINEIRA). O pior é que eles só tem dois nomes para candidatar-se: Zé Bolinha e Picolé de chuchu. Não dá, né!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/11/2010 - 06:28
    Enviado por: THEL MONAJU

    Assim como é repugnante o preconceito da mayara,tambem há do lado oposto o mesmo por parte de alguns nordestinos em relação ao paulista,eu já fui vitima disso,e nem por isso fiquei pousando de injustiçado,a vida continua;só acho que isso é um prato é um prato cheio pros adeptos do coitadismo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/11/2010 - 03:32
    Enviado por: O Teatro dos Culpados : Carta Potiguar

    [...] direito de ser tratados como humanos, como cidadãos, independente da besteira que tenham feito. Ninguém merece ser humilhado, virar showzinho na mídia nacional ou servir de bode expiatório pra encobertar o que realmente está [...]

    responder este comentário denunciar abuso

Comentários recentes

  • Fatoma medeiros: Triste o desespero da oposicao e Gilmar Mente, que baxaria.
  • alexandre medeiros: Precisava tornar publico, divulgar e explicar os artigos 9°, 10°e 11°o que cada um significa...
  • Maria Alice: Deve ser investigado nao so os militares,mas os guerrilheiros que cometeram muitos crimes para tentar...
  • caio: É uma pouca vergonha isso abre logo as acusação deste bando de marginais que expoliam o povo brasileiro
  • fabio: O desemprego na classe media alta é um problema gigantesco e crescente. Emprego de 01 salario minimo tem de...

Enquetes

Você acha ético ministros do STF usarem aviões cedidos por autoridades?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Arquivos

Seções