ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

30.setembro.2010 21:31:56

Dilma e Serra fogem de confronto direto no último debate da campanha

André Mascarenhas, enviado especial ao Rio, e Jair Stangler

Os quatro principais candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff(PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) fizeram um debate morno na noite desta quinta-feira, 30. O evento promovido pela Rede Globo foi o último do primeiro turno. Dilma e Serra, os dois primeiros colocados nas pesquisas, fugiram do confronto direto, e não fizeram perguntas um para o outro.

Veja Também

O Rio em dia de debate

Serra critica ação do PT contra exigência do título de eleitor para votar

Dilma diz que debate ‘contribui para a democracia’

Marina promete nova eleição e Plínio não descarta alianças

Dilma procurou desde o primeiro bloco destacar realizações do governo Lula: “Chegaremos, no final do ano, perto de 15 milhões de postos de trabalho criado durante o governo Lula.” Ao final do debate, em suas considerações finais, voltou a citar realizações do governo Lula.

Serra também evitou fazer críticas diretas e procurou apresentar propostas, numa atitude que lhe rendeu críticas até entre aliados. Uma liderança do DEM, partido do vice do tucano, classificou o encontro como um “não debate”. Em uma de suas falas iniciais, o tucano afirmou que, se eleito aliviaria a carga de impostos sobre os pobres e prometeu um plano de metrô que atinja todas as grande cidades do País.

Num dos raros momentos de confrontação do debate, o tucano trocou farpas com a candidata Marina Silva. A candidata verde acusou o tucano de não ter respondido uma pergunta sua sobre críticas do DEM e PSDB aos programas sociais do governo Lula. “Não use sua régua pra medir os outros”, rebateu Serra. “Se eu fosse usar minha régua, diria que você e a Dilma tem muitas coisas parecidas”, atacou. Ele acusou Marina de ter ficado no governo, apesar do mensalão.

Marina, mais uma vez, centrou críticas tanto em Serra quanto em Dilma, numa estratégia para tirar votos de ambos. “Eu fui lá na favela da Mata Virgem. É lamentável que, no Estado mais rico da federação, não haja um equipamento público nessa favela”, afirmou, numa crítica a Serra. Quanto ao governo federal, afirmou que programa “Minha Casa, Minha Vida”, não alcança a camada mais pobre da população.

Plínio, como em outros debates, voltou a distribuir críticas aos outros candidatos, principalmente a Dilma e Serra – deixando de lado seu alvo favorito de outros debates, Marina Silva. Criticou o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, que constrói casas para reduzir déficit habitacional. “Tem de fazer aluguel compulsório. Se não quer fazer isso, é porque está a favor dos proprietário”, afirmou. Aproveitou também para pedir votos para os candidatos do PSOL.

O Radar Político acompanhou o debate ao vivo, direto do Projac, no Rio.

Veja os melhores momentos do debate:

0h22 - Plínio diz que “a guerra vai continuar. A guerra é derrubar esse muro que separa você de seus direitos. Eu estou falando para o futuro, para os jovens. É preciso ter coragem, tenacidade, é preciso é força. É preciso falar as coisas como elas são. 60 anos de vida pública, exílio, perda de cargo, perda de mandato. Mas valeu a pena. Se a juventude levar adiante o meu projeto. Viva o Brasil!”

0h20 – Dilma, em suas considerações finais, disse estar feliz por ter tido a chance de conhecer pessoas, e cita o Bolsa Família, o Luz para Todos e a criação de empregos. “Estou preparada para ser a primeira mulher presidente da República se você me der seu voto, que eu peço humildemente. Pode contar comigo, eu vou contar com vocês também.”

00h18 – Em suas considerações finais, Serra afirma ter estado em todos os debates. “Através de uma imprensa livre, que é o que eu defendo no nosso País”, diz. O candidato tucano pede votos e que seus eleitores consigam mais votos. “O que eu ofereço em troca? A minha história”, acrescenta. “Sempre lutei pelo nosso povo”

0h16 – Marina agradece a Deus e ao povo brasileiro. “Eu me dispus desde o início a quebrar o plebiscito. E agora eu posso dizer que a onda verde já quebrou o plebiscito. Eu havia dito que não queria o embate, eu queria o debate. E é isso que eu tenho feito em todos os debates. Eu preciso do seu voto para ir ao segundo turno.”

0h14 – “Eu volto ao que falei antes”, responde Plínio, que afirma ter havido em todos os debates duas propostas distintas. A de mudanças radicais, que ele representa, e a de melhorias pontuais, dos outros candidatos.

0h13 – Serra diz que vai colocar as agências que decidem sobre reajustes a serviço do consumidor. “Não a serviço de loteamento”, afirma. Promete retomar genéricos e voltar à questão das patentes.

00h10 – Plínio acusa os governos FHC e Lula de representarem os interesses dos ricos. “Quando a turma do celular quer aumentar o celular”, critica. “Aqui tem três candidatos do sistema, e um de fora do sistema. E por ser de fora é chamado de brincalhão, é chamado de louco”, diz Plínio.

0h10 – Serra pergunta para Plínio porque o governo faz reajustes e repassa a conta para a população.

0h08 – “Marina, não use sua régua pra medir os outros”, responde Serra. “Se eu fosse usar minha régua, diria que você e a Dilma tem muitas coisas parecidas”, ataca. Ele acusa Marina de ter ficado no governo, apesar do Mensalão.

0h08 – Marina: “Serra, não fique irritado em eu fazer a pergunta novamente para você, cada debate é um debate. As coisas vão se dando com uma lógica de promessas, não de programas. Os programas sociais são muito importantes. Você simplesmente não responde, não faz uma auto-crítica.”

0h06 – Serra lembra ter criado, quando ministro, o Bolsa Alimentação. Cita programa semelhante criado pelo ministro Paulo Renato. “O que o governo federal fez foi juntar no Bolsa Família”, acrescenta. Serra afirma que ainda assim irá ampliar o programa. “Agora, gasto social é muito mais que é isso. É também educação, é também saúde, é também saneamento, e nós fizemos isso.”

0h05 – Marina pergunta para Serra sobre programas sociais. “Várias lideranças do PSDB e do DEM foram contra Bolsa Família e políticas sociais. Você faz uma auto-crítica?”

0h03 - Marina diz que o discurso de Dilma é “fruto da visão que ela tem de desenvolvimento”, gerencial, como Serra. “Eu tenho dito que ela e Serra são muito parecidos”. “No seu mundo você coloca os acertos e os ganhos, mas não olha para os desafios”, diz. “O brasileiro não quer mais entrar no mundo azul do Serra ou no mundo cor de rosa da Dilma”, afirma.

0h03 – Dilma: “Diante da crise a gente não faz teoria, tem de ter propostas concretas e agir. Nós aumentamos os empregos, colocamos recursos para as empresas privadas manterem os empregos, reduzimos impostos. O Brasil foi o último País a entrar na crise e o primeiro a sair.”

00h01 – Marina afirma que o planeta passa por uma série de crises, que vão da economia ao meio-ambiente. “Pensar o País de forma mais abrangente é fazer que esse desenvolvimento que tanto se quer se faça em novas bases”, diz. Segundo Marina, é necessário se investir em educação para que o País tire proveito “da grande oportunidade” econômica que se coloca diante do Brasil.

0h00 – Dilma pergunta a opinião de Marina sobre a atuação do governo Lula durante a crise.

23h59 – Na tréplica, Dilma diz que a realidade do Brasil é diferente da Inglaterra. “No Brasil, todo mundo quer casa própria.”

23h58 – Plínio, na réplica, diz que tem 5,6 milhões precisando casas e 5,7 milhões de casas vazias. “Tem de fazer como na Inglaterra, aluguel compulsório. Se não quer fazer isso, é porque está a favor dos proprietário. Mas se não quer ocupar, tem de construir. Isso é bolsa empreiteiro.”

23h57 – Dilma diz não saber nem que palavra usar para a proposta de Plínio. “Eu acredito que o País pode construir moradias”, diz. Ela afirma que o programa Minha Casa Minha Vida gera empregos e tem escala para resolver o problema. “Isso significa também que as mulheres vão ter a propriedade de suas casas”, diz em reação a comentário feito mais cedo por Marina, que citou as mulheres pobres como al

23h57 – Começa o quarto bloco. Plínio volta a questionar Dilma sobre deficit habitacional.

23h48 – Plínio, na réplica, diz que Serra não se comprometeu com 10% do PIB para a Saúde. “Isso significa brincar com credores, com bancos. Essa é a diferença aqui nesse debate. Entre os que melhoram e os que resolvem.”

23h46 – Em sua resposta, Serra cita que é sua a proposta de vincular os gastos da saúde ao orçamento. “Isso salvou a saúde do pior, porque a saúde do País andou para trás”, diz. Serra critica o governo por não ter apresentado projeto de lei para regularizar o aumento anual do gasto. “Depois o governo vem inventar que faltou dinheiro na saúde por causa do fim da CPMF.”

23h45 – Plínio diz que precisa destinar 10% do orçamento para a Saúde e pergunta para Serra: “Por que você não fala nisso? Por que se recusa a elevar esse gasto?”

23h43 – Plínio reitera que a “dívida está consumindo todos os recursos”, e acusa Dilma de defender as mesmas políticas “do governo Fernando Henrique Cardoso”. “O custo anual da Bolsa Família e despendido a cada 13 dias com a dívida externa.”

23h43 – Dilma afirma que o governo Lula colocou R$ 40 bilhões em saneamento. “Mais de três vezes que o governo anterior”, afirma. Dilma diz que saneamento será prioridade em seu governo e diz que o PAC 2 prevê R$ 45 bilhões para o saneamento.

23h41 – “Metade das casas no Brasil não tem esgoto”, responde Plínio. Segundo ele, para resolver o problema, será necessário gastar R$ 35 bilhões em oito anos. O candidato diz que, para solucionar o problema irá fazer auditoria da dívida externa. “Sem dinheiro não tem como resolver o problema do saneamento. O saneamento é caro, não dá dividendos eleitorais imediatos, mas é fundamental.”

23h41 – Dilma diz que será necessário colocar metas para o saneamento para fazer com que todas as casas tenham água e esgoto tratados e pergunta para Plínio como ele vê a política para o setor.

23h40 – A candidata do PT diz que irá duplicar a experiência das UPPs caso seja eleita.

23h38 – Marina: “A questão é: por que ainda não foi feito?” Marina diz que uma boa ideia como as UPPs do Rio podem se perder. “A população que mais vem sofrendo é a população jovem. A nossa população jovem está sendo ceifada.” Promete mais recursos para a segurança e policiais valorizados.

23h36 – Dilma cita a parceria com o governador do Rio como exemplo de política bem sucedida na Segurança Pública. “Essas Unidades de Polícia Pacificadora partem do princípio de que nós temos um território de guerra”, diz. A petista afirma que irá construir presídios para transportar os presos de alta periculosidade.

23h36 – Marina diz que Estados não dão conta da segurança pública sem a ajuda do governo federal e pergunta para Dilma como fazer para resolver esse problema.

23h34 – “Essa questão de tratar as coisas como passe de mágica é que precisa acabar no Brasil”, critica Marina. Ela afirma que Serra não fez o que promete como prefeito ou governador. “Eu fui lá na favela da mata virgem. É lamentável que, no Estado mais rico da federação, não haja um equipamento público nessa favela.”

23h32 – Serra diz que vai dar ênfase a quatro aspectos da habitação: regularização da propriedade, preferência a famílias que ganham menos de três salários mínimo, urbanização de favelas, e construção de vila para idosos.

23h31 – Marina diz que o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, não alcança os brasileiros de melhor renda. Ela promete ampliar o programa para as mulheres de baixa renda, que “são responsáveis e não foram beneficiada por este governo”. “Priorizar a habitação é fazer com que ela seja de qualidade, com saneamento e qualidade de vida.”

23h30 – Começa o terceiro bloco. Serra critica programa do governo federal para o deficit de moradia. “Entregaram 4 mil de um milhão prometidos. Qual a sua visão sobre isso?”, pergunta para Marina.

23h22 – “Eu gostaria de dizer que nós registramos todas as doações no Tribunal Superior Eleitoral”, diz Dilma. Parte da plateia ri quando ela diz que “nós registramos todas as doacoes oficiais no TSE, todas as doações a gente anuncia Ela lamenta a reação das pessoas “que tem outras práticas” e ganha aplausos de seu correligionários.

23h22 – Plínio: “Pois eu vou pedir votos para os candidatos do PSOL. Pedir para vocês elegerem o Ivan Valente, a Luciana Genro e o Chico Alencar.”

23h21 - Plínio pergunta para Dilma por que ela não pede votos para os candidatos a deputado por seu partido. “Você tem vergonha dos candidatos de seu partido?”

23h20 – Dilma agradece a oportunidade levantada por Plínio. “Meu partido é um partido com grande popularidade no País”, diz. Dilma acrescenta considerar o País muito diverso para que apenas um partido tenha poder. “Eu não acredito que nenhum partido governa sozinho o País”, acrescenta. “Daí porque eu considero importante a coligação de vários partidos que vai sustentar o meu governo”, diz.

23h19 – Plínio diz que “gosta” de ouvir a resposta de Serra. “Com que dinheiro vai fazer isso se não fala claramente em fazer a auditoria da dívida, suspender o pagamento dessa dívida, que consome os recursos”, diz. O candidato do PSOL cita dívida de R$ 1 trilhão, que começou com o governo passado.

23h18 – Serra: “Metrô é ferrovia. E o governo federal tirou o time de campo nessa questão.” Segundo candidato, governo federal não investiu em Metrô em nenhuma capital.

23h16 – “O que eu sinto é que a ênfase na ferrovia está prejudicando o transporte ferroviário e hidroviário”, responde Plínio. Ele afirma que Serra usa o metrô porque essa é uma vitrine dos tucanos, mas diz que é necessário ver se o tucano fez o mesmo para outros tipos de transporte. “Eu concordo que tem que fazer metrô, mas tem que fazer ferrovia e tem que fazer hidrovia”, acrescenta.

23h16 – Serra pergunta as propostas de Plínio para o metrô nas grandes cidades.

23h14 – “Os recursos federais, são poucos, não são gastos na sua totalidade”, critica Serra. O candidato volta a citar sua atuação como governador e lembra do trabalho na Serra do Mar, em São Paulo.

23h13 – Marina: Quem acompanhou o lamentável episódio do Morro do Bumba e do Morro dos Prazeres sabe o que é o sofrimento de perder sua casa.”  Também promete um sistema para  evitar esse tipo de problema.

23h11 – “Eu vou criar uma defesa civil nacional, bombeiros, técnicos e especialistas que estejam estacionados em Brasília”, diz Serra. Ele promete qualificar melhor as prefeituras e cita os incêndios que atingiram parte do País. “Nós não temos nem os hidroaviões.” O tucano cita a “experiência como governador”, em São Luiz do Paraitinga, e critica o governo federal, que “vai se arrastando”, como no Rio, exemplifica. “O governo federal tem que ajudar os Estado e Municípios.”

23h10 – Marina pergunta o que Serra fará para prevenir desastres.

23h09 – Marina reitera: “É essa visão fragmentada das coisas que faz com que passa ano, e a gente fique com a ideia de que ainda se vai complementar a solução”, diz. A candidata do PV critica a resolução pontual dos problemas. “Quando pensamos de forma fragmentada, nós pensamos a presidência do País como se fosse uma prefeitura. Isso é uma eleição para pensar o País”

23h08 – Na réplica, Dilma afirma que há um plano nacional de logística. “É por causa dele que nós sabemos que precisa fazer integração entre ferrovia, hidrovia e rodovia. Vou completar toda a ferrovia norte-sul, e a ferrovia de integração do centro-oeste. A Transnordestina vai ser completada no meu governo”.

23h05 – “Eu acho que a gente precisa pensar a infraestrutura para o século 21″, diz Marina. “É lamentável que não tenhamos um plano para a infraestrutura”, continua. Ele critica a falta de um plano para a ampliação da malha ferroviária. Ela afirma que há hoje apenas “um plano de gestão”. “No governo anterior a gente não tinha nem isso”, diz. Para a candidata verde, é necessário que esse plano conjugue a melhoria da qualidade de vida e os desafios do meio-ambiente.

23h05 – Começa o segundo bloco. Dilma pergunta a Marina sobre ferrovias. “Como você a expansão das ferrovias e das hidrovias?”

22h58 - A candidata do PV diz que os idosos não estão sendo acolhidos de forma adequada. “Do outro lado está a juventude”, diz. “As políticas públicas não estão ajudando os jovens”, continua, afirmando que é necessário aproveitar o bônus demográfico para solucionar o problema

22h57 – Serra diz ter defendido desde a Constituinte uma reforma que separe quem já está trabalhando daqueles que ainda não entraram no mercado de trabalho. Diz que se eleito, irá propor 10% de aumento aos aposentados e R$ 600 reais para o salário mínimo.

22h55 - “De fato nós temos um grande problema na Previdência e temos que enfrentá-lo enquanto a população ainda é jovem”, diz Marina. A candidata do PV diz que irá propor um modelo em que o sistema saia do déficit e entre na capitalização. “Criando um mecanismo de recuperação do poder aquisitivo”, explica Marina. Ela critica a campanha dos adversários, que, nas suas palavras, prometem resolver os problemas sem pensar na sustentabilidade social e econômica das propostas. E estende a crítica aos governo Lula e FHC, que não solucionaram as questões da Previdência.

22h55 – Serra pergunta a Marina sobre sua proposta para a Previdência.

22h54 – Na réplica, Plínio diz que vai zerar o ICMS. Diz que Serra não fala em desvincular as despesas sociais e defende a taxação de grandes fortunas.

22h53 – “Eu só contra essa vinculação”, diz Serra em reposta a Plínio. “Eu sou contra coisas que foram feitas pelo governo, inclusive por coisas feitas pela Dilma, como o imposto sobre a água e o esgoto.”

22h50 – “A minha proposta de reforma tributária alivia a carga de impostos sobre os pobres. É ao contrário do que você disse”, afirma Serra. Ele cita emenda de sua autoria na Constituinte e promete retirar impostos dos alimentos básicos, dos remédios e combater a sonegação. “Muita gente não paga imposto e quem paga, paga o dobro”, diz. Segundo Serra, a carga tributária brasileira é a maior “do terceiro mundo”. “Mais justiça e mais eficiência na arrecadação.”

22h50 – Chamando Serra de ‘Zé’ e arrancando risadas de jornalistas, Plínio acusa o adversário de propor reforma tributária que aumenta imposto para pobres e diminui para ricos. Se atrapalha no tempo e não faz a pergunta.

22h48 – Na tréplica, Plínio diz que a Petrobrás não é pública. “Uma porcentagem enorme de suas ações está na mão de pessoas privadas. ”O Sr. Eike Batista é o oitavo homem mais rico do mundo. Isso no seu governo”, diz o candidato do PSOL. Na questão do funcionalismo o que precisa de fato é recompor a força do Estado brasileiro, para que o Estado brasileiro possa cuidar de você.”

22h47 - Dilma nega que tenham ocorrido privatizações durante o governo Lula e cita a Petrobrás como exemplo de valorização dos funcionalismo público.

23h45 – Plínio: “Minha política para o funcionalismo público é completamente diferente da do seu governo. Sem arrocho, sem terceirazação. Quero saber se você se compromete a não privatizar, a não terceirizar e a recuperar as estatais que foram vendidas.”

22h44 – Dilma escolhe perguntar para Plínio de Arruda Sampaio. Ela defende o funcionalismo pela meritocracia e pergunta a proposta do candidato para o funcionalismo.

22h43 – Dilma volta a destacar a criação de empregos no governo Lula, defende a manutenção dos direitos trabalhistas. Para ela, o Brasil precisa ter crescimento para continuar gerando empregos.

22h42 – Marina diz que sua questão não foi adequadamente respondida. “Nós temos cerca de 50% da força de trabalho na informalidade. Precisamos manter os direitos dos trabalhadores, mas ao mesmo tempo diminuir as dificuldades para contratar.”

22h40 – Dilma: “Uma das grandes conquistas do governo foi a melhoria da formalização do trabalho. Tanto é assim que batemos recordes, chegaremos perto de 15 milhões de postos de trabalho criado ao final do ano. ” Candidata destaca também aumento do crédito durante o governo Lula e o combate à crise.

22h40 - Marina pergunta para Dilma qual sua proposta para resolver a informalidade.

22h40 - Começa o debate.

22h32 - Entre os tucanos que acompanham Serra no estúdio está o candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin. O deslocamento do aliado, em plena campanha em São Paulo, se justifica pela estratégia de mostrar a união do partido em torno de Serra, como delineado na noite de ontem pelo próprio candidato, em comício em São Paulo. Nas palavras de um assessor de Alckmin, “a tucanada toda vem pra cá hoje.”

22h26 – Todos os candidatos que participarão do debate desta noite já se encontram no Projac. Na sala de imprensa, além de jornalistas de todo o Brasil, há grande presença de correspondentes internacionais, como o da RTP, de Portugal. Na visão dele, o que mais chamou a atenção no processo eleitoral até agora é o “nível baixo” da campanha. “Não se discutem propostas”, avalia. “Mas não é diferente da Europa.” O português também se diz surpreso com a ascensão meteórica de Dilma. “Há um ano e meio ninguém a conhecia.”

22h09 - Plínio de Arruda Sampaio já está no Projac. Segundo ele, “esse é o debate que vai decidir.”

21h32 - Entre os profissionais de imprensa, chama atenção o homem de cabelos grisalhos na altura do pescoço, fácil de reconhecer entre os que acompanharam a campanha pela internet. É coordenador de Dilma na internet, Marcelo Branco, que também irá tuitar o debate a partir da sala de imprensa. Assediado por alguns jornalistas, ele diz que não haverá novidade para esta noite. Apostará na estratégia que tem dado certo: bombardear as redes sociais com informações sobre a candidata petista. Sobre a campanha de Dilma na web, Branco avalia que foi bem sucedida. “Nas redes sociais, somos mais bem avaliados do que ele”, diz. Ele é o candidato do PSDB, José Serra. E a que ele atribui o sucesso? “A diferença é que fizemos uma campanha propositiva. Eles (os tucanos) usaram a internet para atacar.”

21h28 – Jornalistas de todo o Brasil acompanharão o debate de hoje de uma sala de imprensa anexa ao estúdio em que será realizado o debate. O contato com os presidenciáveis acontecerá apenas ao final do encontro, em breve entrevista coletiva.

Tags: , , , , , , , , ,

Comentários (165) | comente

165 Comentários Comente também
  • 30/09/2010 - 21:40
    Enviado por: Denardo

    Último debate DO PRIMEIRO TURNO.

    O MAL não pode vencer!

    A terrorista não pode ganhar, quem perde é o Brasil!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/09/2010 - 23:55
      Enviado por: PT NUNCA MAIS

      A Dilma parece um panetone.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 02:56
      Enviado por: Jose da Silva

      Com tantos que não prestam poderíamos escolher o Plinio, mas este já tá mais pra lá do que pra cá e estaríamos votando no vice dele.
      Uma pena!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 07:02
      Enviado por: Pedro Almeida

      Tem quem diga que terrorista foi o Fernando Gabeira (apoiante de Marina Silva), quando ele sequestrou o embaixador dos EUA…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 09:31
      Enviado por: Paulo Roberto

      Pelo que entendi, no debate, a Dilma, cita as obras passadas do Lula, mas não respondeu nada em relação ao que viria a fazer em seu governo…alguém aí assistiu o CQC de segunda-feira ??? A Dilma foi entrevistada no palanque em SP, com o Palocci ao lado…vai começar toda aquela palhaçada novamente…essa ptsada não tem vergonha na cara !!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 14:11
      Enviado por: Rodrigo

      Antes de mais nada gostaria de perguntar… Qual o percentual de eleitores assistiram ao debate?? Aquela hora, a grande massa que vai eleger o Dilma já estava dormindo.
      O Brasil é um grande picadeiro, onde só há shows com palhaços…..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 21:57
    Enviado por: Gabriel Wigor Moreira

    se eleitos como vcs achão que vai estar o Brazil no final do mandato

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 08:38
      Enviado por: haroldo

      Como está mal a educação neste país. A sua frase está repleto de erro de português. Não há pontuação e foi difícil entender o que você quis dizer. Você se enganou com o “achão”, é acham. Bem! respondendo a sua pergunta, eu acredito que nada vai mudar, apesar que a esperança, como diz um velho ditado popular, nunca morre.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 22:01
    Enviado por: Tweets that mention Candidatos à Presidência realizam último debate nesta quinta; acompanhe ao vivo « Radar político -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Tereza Machado and WENDELL ROCHA, Política Estadão. Política Estadão said: #estadaoeleicoes acompanha ao vivo o último debate entre os presidenciáveis nesta quinta-feira, às 22h30 http://ow.ly/2MEp5 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 22:30
    Enviado por: Delano Ribeiro

    Espero que os candidatos, principalmente Dilma, respondam as perguntas feitas e o programa não permita que os candidatos fujam do assunto com outros temas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 22:33
    Enviado por: bianca viana

    boa noite para todos!!! bom acho o Plinio de Arruda um candidato inteligentíssimo mas poderia ter investido a mas tempo, ou talvez em outro partido. a Marina Silva também é ótima boas propostas formadas ,a Dila caiu a mascara dela com este escandalo bem em frente da porta dela. Serra estamos com esperança em você nao deixe a corrupção tomar conta do seu governo. Queremos melhor saúde (poder chegar em umhospital e ser atendido com dignidade ) , melhores ensinos , sair na rua e não ter medo de uma bala perdida ou mesmo de um indivíduo furtando nossa bolsa, queremos pagar impostos de IPVA e outros e termos nossas rodovias sem buracos, ter direito a uma faculdade sem ter que pagar por isto pois uma faculdade de medicina ( que se diz federal) somente filhos de papaizinho que estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 10:40
      Enviado por: aparecido izidoro

      seu raciocinio vai direto a lei da oferta e da rocura.temos mesmo que ter um governante que dê escola sufciente para os brasileiros.
      um pais se faz com homens e livros
      “ivo morgante’

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 22:46
    Enviado por: Fabio C

    Dilma tem medo de perguntar para o Serra. pode ver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:02
    Enviado por: joseane

    BOA NOITE!!!! NO MEU PONTO DE VISTA….O MELHOR, O MAIS EXPERIENTE , O MAIS JUSTO É COM CERTEZA O SERRA VAMOS VER QUE ELE É O MELHOR PARA O BRASIL!!!!!EU SEI QUE QUE DEUS VAI FAZER O MELHOR PRA GENTE….MAIS VOTE CONCIENTE!!!!!
    OBRIGADO PELO ESPAÇO DADO A NOS….

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 12:29
      Enviado por: Karla

      Vc é louca! O PSDB, só fez os brasileiros passarem fome e digo mais durante a gestão de FHC ele só fez privatizar e agir de acordo com as conveniências do partido dele, de modo que se o povo não se sentisse totalmente insastifeito não teria votado em lula. Não sou Ptista, mas tive o disprazer de ir a SP nas férias e vi como está lá, estas escolas técnicas q seu Serra fala é contempla a alunos de boas escolas, não incluindo a bública. E vc sabe quanto custa uma escola particular para criança na 1ª série? não menos que R$ 250,00, escola de birro “ralé”! E sabe o que anda acontecendo nas escolas públicas estaduais? uma verdadeira escola de criminalidades, em SP é bem definido as classes sociais, quem é pobre sempre será pobre, sem condições de estudo dígno e os ricos sempre ricos, equivalentemente ao que aconteceu com o Brasil durante a gestão de FHC! É esse seu Serra!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 23:12
    Enviado por: Fabio C

    Não disse? Dilma evitou o Serra. Fica só nesse debate morno.
    E a Marina reconhece bem os “graves problemas”, mas as soluçoes estão abrangentes demais. Precisa especificar mais as soluções.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:13
    Enviado por: Junior

    Marina parece ser a novidade ética e de sustentabilidade para o Brasil pois no mundo a economia esta sendo substituída pela ecologia. Serra esta em um partido que tem que ser redundado de perdeu na história e abandonou fhc, Dilma representa um bom governo mais que aparelha o estado e e totalitário , enfim o caminho e marina. Senão agora em um futuro será.abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:13
    Enviado por: christianne

    Nossa, tudo continua no plano superficial.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:14
    Enviado por: Marcelo Hargreaves

    E aí gente, já dá para arriscar quem está mais à vontade no debate?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 01:13
      Enviado por: Rocha

      Com toda certeza, Marina Silva e Serra pois a candidata do pt é insegura e somente fala do que o seu governo fez ou etá fzendo mas, nada de propostas concretas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 23:18
    Enviado por: Rafael

    Como o povo brasileiro é cego… você querem o Serra como presidente para ele fazer “tudo” o que fez por SP quando fora governador ?

    Meu voto é Dilma, pelo menoso Lula continuará a ajudar o governo federal.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 01:05
      Enviado por: Rocha

      Acho que depois deste debate, o amigo deve ter mudado de idéia pois asua candidata não tem proposta de governo mas tão somente citou o que o governo atual fez, quem realmente disse algo sem medo de ser feliz foi a senhora Marina Silva, sempre segura e firme nas suas respostas e perguntas aos candidatos.. A senhora Dilma somente tem uma melhor posição nas suas pesquisas devido ao apoio dos 80% de aprovação do seu presidente…Espero que o amigo tenha mudado de idéia a partir deste debate. O povo brasileiro dependerá do seu voto.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 10:27
      Enviado por: aparecido izidoro

      esse moço vai votar no descobridor da roda.sera que na cabecinha dele,tem,neuronio suficietes para arquiquetar,e implantar um plano de combate contra a infração?
      sera que fi a turma do pt que arquiquetou a moeda corrente no pais?
      se fhc,foi um pessimo overno,adinistrou mal,porque então não mudaram tudo?
      se tem os uma economia forte devemos aos senhores itamar franco,fernando henrique cardoso e jose serra.
      conteste com porvas ,contrariando o que eu escrevi

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 11:31
      Enviado por: Clayton

      Não diga que vai votar na Dilma, por que o seu voto no minimo é do Lula, e não é ele quem irá comandar o país… A Dilma não tem propostas e fica simplesmente dizendo o que o partido fez (sem a ajuda dela) ja viu alguma foto de Dilma lutando por nosso país? Sabe ao menos quem é ela? Uma mulher surge do nada, com uma historia de vida macabra e simplesmente por que esta sendo apoiada pelo Lula deve comandar o país?
      Marina tem feito uma boa campanha, limpa e cheia de propostas, ela não diz que vai destruir o que Lula construi, diz que vai melhorar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 17:54
      Enviado por: ANTONIO NACIF BOAN

      O lula no eventual governo da Dilma vai atrapalhar, vai forçar a bancada do PT para votar a reforma politica e acabar com a reeleição e assim poder voltar. Será que a Dilma vai virar o boneco Polichinelo e brigar com seu criador? Vamos esperar.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 23:19
    Enviado por: Marcelo Hargreaves

    Fabio C, na terça o Mercadante fazia a mesma queixa em relação ao Alckmin. Parece que os marketeiros estabeleceram que não se deve arriscar o confronto quando se está em primeiro lugar. Você concorda com a regra?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:26
    Enviado por: marcela prado

    acabou de dizer com todas as letras….AS CONTRIBUIÇOES LEGAIS estao no site do TSE…e as ilegais????? meu DEUS quanto despreparo…acaba de perder mais 1% dos votos

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 01:00
      Enviado por: cedne

      Vc deve ser surda

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 01:08
      Enviado por: Rocha

      Uma candidata que se mostrou completamente despreparada, sem propostas concretas e que somente falou do que o seu governo fez…nota zero..esperamos que o povo brasileiro possa até o dia da eleição, perceber que esta senhora não tem a minima possibilidade de ser nossa governante.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 10:30
      Enviado por: aparecido izidoro

      realmente voce prestou atenção no debate.invetaram uma conta chamda (recursos não contabilizados)
      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 23:32
    Enviado por: marcela prado

    as perguntas estao matando a Dilma…coitada fica so observando, e pensando em que fria me meteram!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:33
    Enviado por: Mario Eduardo

    O debate está morno, e achar que esse ou aquele esta se saindo melhor é pura torcida pelo candidato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:42
    Enviado por: eduardo

    Que pena que Lula não pode estar no debate no meu lugar( Dilma pensando!!)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2010 - 23:42
    Enviado por: Marcio

    Está visível o joguinho da Marina. Penso que ela saiu do PT para dividir votos da oposição para depois voltar para o seu partido ocupando um ministério. Vamos esperar. A sua postura é de defesa do Lula e poupar a Dilma. Tirou a mascara !

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 07:52
      Enviado por: BARTOLOMEU

      Isto não é nenhuma novidade,já era esperado!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 13:24
      Enviado por: cátia

      Pense com a razão, não se deixe levar pela iluzão.A Marina é uma vencedora, pois sua trajetória de vida não nega. Ela foi do PT sim, mas ela tb era analfabeta e não se acomodou com a situação e mudou, assim como mudou de partido para alcançar novas conquistas em sua vida. Isso é um exemplo para o povo brasileiro que precisa de lutar pelos seus ideais e não ficar acomodado, aceitando tudo que lhe é imposto.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2010 - 23:55
    Enviado por: Fabio C

    Marcelo,
    Acho que eles estão na chuva para se molhar e ninguém deveria evitar nada. Inclusive gostaria que o Serra tivesse perguntado para a Dilma, pois a pergunta que Plínio fez sobre mencionar deputados foi uma grande perda de tempo (não ajudou em nada ao eleitor indeciso). Mas finalmente o debate esquentou um pouco mais com a pergunta sobre saúde.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:01
    Enviado por: Fabio C

    Também ficou mais engraçado.. “Na Inglaterrra, eles são ingleses”…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:07
    Enviado por: Eu Ja Sabia

    Claro que estao atacando a Dilma. Ela eh governo.
    Os outros podem dizer o que querem. Nao tem que se responsabilizar por nada feito.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 10:59
      Enviado por: ELIANA ANAcleto caet\ano

      estão mesmo atacando a dilma para poder comprar voto sabe que ela na sua hymildade não quer ataque mas sim polica onesta sem gerra

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 00:10
    Enviado por: Eu Ja Sabia

    Sobrou pra Marina agora…

    :)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:12
    Enviado por: Pilguinho

    Adespois deste debate, eu já decidi im quem eu vô votá… é na Dirma sô…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:13
    Enviado por: Sonia HP

    A dilma se contradisse muito, nao apresentou seguranca, se comprometeu, sua candidatura foi por agua abaixo. A Marina Silva está muito melhorpreparada para assumir a presidencia do Brasil. Parabéns Marina!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:15
    Enviado por: Teresa

    Lastimável a candidata Dilma, que mal consegue esplanar e seguir um raciocinio lógico, ficar na sombra do Lula.

    Independente de partidos, pois admiro boas propostas da Marina, acredito que o mais experiente e sênior é o Serra.

    O debate realmente está morno até o momento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:16
    Enviado por: Eu Ja Sabia

    Nao gostei do debate.
    O Plinio eh muito radical e nao acho que seria viavel no mundo real.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:27
    Enviado por: Fabio

    Não vou votar nele e acho suas propostas um tanto “duvidosas”, mas o Plinio foi otimo em suas considerações finais, um belo discurso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:54
    Enviado por: Gerrys Blog » Blog Archive » Ferrovias | Blog Conselhos e Humor: Construindo Ferrovias na Alemnha

    [...] Candidatos à Presidência realizam último debate nesta quinta … [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 00:55
    Enviado por: Marcelo Hargreaves

    Na opinião de vocês, o desempenho de DIlma no debate vai ajudar a liquidar a fatura no 1º turno ou ela abriu mais a guarda e a hipótese de 2º turno ficou mais viável?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:02
    Enviado por: cedne

    Não entendi nada desse debate. O Serra precisa tirar voto da Dilma para ir para o Segundo turno, passou todo o debate e não teve coragem de falar diretamente com a adversaria. Oh homem que não sai de cima do muro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:22
    Enviado por: ricardo

    O Serra pedeu as estribeiras no finzinho do debate. A Marina sutilmente conseguiu provocá-lo.
    Bye Bye Serra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:28
    Enviado por: Adilson P. Mendes

    Debate sem Graça, parecia mais uma entrevista com perguntas já formuladas tudo isso patrocinado pelo padrão Globo de péssima qulidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:31
    Enviado por: jm

    Serra é o melhor, sem duvida. Collor ontem é a Dillma hoje.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:32
    Enviado por: Silvio

    O que é a cara da Dilma, parece que está sempre pronta para comer alguém vivo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:32
    Enviado por: Otario brasileiro

    Circo armado dos politicos do brasiusiusiuuu .Tudo combinado e acertado entre o pt e sua thurma e psdb e amigos.Basta aguardar os otarios cumprir o dever civico para assumir as posicoes.otarios Neste domingo todos estaremos perdendo nosso tempo do circo armado .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:35
    Enviado por: Paulo

    Em determinado momento Dilma pensou…Ai se eu tivesse uma bomba aqui…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:37
    Enviado por: Fátima

    Penso que o não pagar a divida externa para investir no país é uma idéia equivocada dos candidato-SERRA e PLINIO.E como penhorar um imóvel,reforma-lo e não pagar o que deve ao banco. O devedor terá que entregar a casa arrumada para o banco para pagar a divida. Continuam com a idéia de querer vender o Brasil, não têm visão do todo. E quer Humilhar quem tem. Um abraço para todos que desejam o melhor para o Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 01:47
    Enviado por: Fátima

    Serra e plinio pareciam ser do mesmo partido, ridiculo da parte deles , faltou postura partidária. Fico com Dilma que está disposta a unir forças, pois ninguem faz nada sozinho.E devemos estar prontos para aprender sempre, enovar, ousar. A oposição quer de volta o bife inteiro para continuar dividindo com a familia no exterior as custas do FMI/do povo brasileiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 02:08
    Enviado por: Eduardo Costa

    A Dilma foi uma grande adversária, conseguiu enfrentar os três adversários, eles tinham combinado entre eles, o Velhinho e o Serra deve estar com açaime não parava de repetir as mesmas coisas, a Marina na esperança de ir para o segundo turno fez trio contra a Dilma, ela e ruim de matemática igual ao Serra, ela com toda experiência acha que vai para o segundo turno, o que não vai acontecer, seria o Serra não ela, mais uma vez a Dilma se saiu muito bem sem nenhum aranhão . Que vença o melhor para o bem do nosso Brasil.Amém!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 03:06
    Enviado por: Serra critica ação do PT contra exigência do título de eleitor para votar « Radar político

    [...] Dilma e Serra fogem de confronto direto no último debate [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 03:35
    Enviado por: Carla Gomes

    Deprimente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 03:49
    Enviado por: Antonio Fouto Dias

    O que será que Dilma quiz dizer com: minhas doações são oficiais, inclusive recebeu gargalhadas por esta colocação.

    Deixe-me fazer um instante de “MIgué”, oficial porque são recursos públicos ou porque são todos realmente registrados?

    Será que não existe caixa2, nem um pouquinho?

    Ela gaguejou, mudou de rumo em umas perguntas, não respondeu e mudou de assunto em outras, passando simplesmente a elogiar o governo Lula, fugindo completamente do assunto, será essa a pessoa que os brasileiros vão querer como Presidente?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 03:53
    Enviado por: Antonio Fouto Dias

    Não estou encontrando no site como acessá-lo para rever o devate ou realmente só ha resumos por escrito, em outros debates poderíamos assistí-lo novamente inclusive no dia seguinte ou será que sou eu que estou encontrando dificuldades, já que tenho limitações quando se trata de internet.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 06:14
    Enviado por: Luiz Pedro

    A bala perdida foi achada sim…(D E M – Vampiro), com idéias golpista. O PSDB-DEM chegaram a investir no STF (Gilmar Mendes) e nao deu certo. Talves seria interessante estes VAMPIROS, pegarem suas malas e se deslocarem até o EQUADOR, para dar uma forcinha na TENTATIVA de golpe naquele país vizinho…o que acham???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 06:16
    Enviado por: José Noronha Sobrinho

    Foi um debate frio e sem novidades. A candidata da situação fica falando em Lula.
    Lula nada reformou e apenas fez o improviso de dia a dia. A questão de ter pago o FMI foi um mal negócio, ne época, pois o dólar estava em queda e os juros eram de 2% a.a.
    Lula viveu do improviso e “surfou” nas reformas feitas pelo Governo anterior. Todos estão buscando um ABACATI criado por Lula, com a sua gastança, de certo modo, irresponsável.O Brasil real é bem diferente do Brasil mostrado por Lula.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 06:22
    Enviado por: adalgisa mendes

    Falta de respeito ação do STF. Fez o povo e os funcionários dos TREs de bobos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 06:31
      Enviado por: adalgisa mendes

      STF fez dos pobres funcionários do TRE trabalharem várias horas, se desdobraram para cumprir uma ORDEM e os que não dispunham de título por algum motivo, coitados, enfrentado fihas, perdendo serviço, seu tempo. Ora é um absurdo a posição do STF! Pra que vale o título de eleitor?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 08:33
      Enviado por: BARTOLOMEU

      Muitos irão jogar o título fora.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 06:29
    Enviado por: Ricardo Rangel

    Estamos com a Dilma e Mercadante.

    HIGIENÓPOLIS – RJ – SP – BR.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 06:52
    Enviado por: michel

    Uê! A Dilma parecia o Alkemin no debate de terça, toda vez que teve oportunidade de fazer pergunta ao Serra, não o fez. Dilma seguiu a risca as determinações do maqueteiro dela, que disse “não se faz pergunta para segundo colocado”. E aí Mercadante! Reclame da Dilma por não fazer pergunta ao Serra. Como vocês são cara de paus.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 06:58
    Enviado por: gsavix

    acho muito bom os esclarecimentos que os debatem promovem. nós estamos aprendendo a identificar as propostas mais concretas e possíveis de serem executadas. precisamos maior atenção dos candidatos não só para as grandes cidades , mas nas cidades menores e núcleos rurais para fomentar o desenvolvimento em todo o Brasil e naturalmente aliviar as demandas nas cidades. os debates deveriam ser semanais e os candidatos “nanicos” onde estão? saudações a todos os candidatos pois os requisitos mínimos foram cumpridos. vamos lá Brasil!!! acorda gigante adormecido!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 07:15
    Enviado por: PT NUNCA MAIS

    Dilma continuou gagejando. Não respondeu direito e pra variar só colocou dados do passado. Ela não tem jeito pra isso não. Vai ser um poste mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 07:24
    Enviado por: Paulo Goya

    Bom dia,,, e claro um excelente fim de semana a todos. Acabou. Uma pena que nem lá ontem e nem aqui alguém queira discutir o problema maior. Ou seja nós mesmos. A falta maior é a da consciência política. Por isso um debate como esse. Ninguém tem que convencer ninguém de nada. O convencimento é através de plataformas eu diria inúteis, diria a minha mãe, viva a física… o que vale é a lei da inércia. Uma falta de respeito pra com todos nós. Isso é o que deveríamos estar discutindo aqui. Um monte de gente se achando engraçados. Fazendo piadas de mal gosto acreditando que o mundo é uma novela. Vamos nos preocupar com o que acontece conosco e com o que está acontecendo com o vizinho. Farto de ser assaltado, viver numa cidade violenta, inóspita. Onde o único valor é uma ascensão social baseada em valores menores. Direito de ir a um shopping center nunca foi ou será uma premissa de felicidade. Lamentável

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 11:22
      Enviado por: Mauro Colin

      Concordo com vc Paulo 01/10/2010 – 07:24

      É preciso ter uma discussão dos problemas reais que nos cercam.
      Infelizmente a maioria de nós se tranca em um “mundinho” em que a única preocupação é a carreira profissional, ter dinheiro, ter um carro e gastar no shopping e outros que se danem, não é problema meu, o meu está garantido, etc…é uma atitude egoísta, mas não é culpa nossa, fomos apenas incentivados a isso, motivados pela políticagem hipócrita e demagoga, que nos obriga a buscar total indepência do poder público, sem tem que esperar que a saúde, o transporte, a segurança atendam as nossas necessidades.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 07:27
    Enviado por: Dermival Ferreira

    Não adianta chorar, com DILMA o Brasil continuará crescendo. Chega de babaquiçes desesperados!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 09:00
      Enviado por: Emerson

      Provavelmente, babaca é toda sua família e principalpente vc que deve estar trabalhando o dia todo p/ ganhar salario mínimo e ganhar bolsa(esmola) família e achar tudo isso uma maravilha, acorda p/ o mundo seu mané!!!!!!!!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 09:10
      Enviado por: Cristina

      Complete a frase: “continuará crecendo” menos do que deveria, se as reformas de FHC/Itamar tivessem sido realmente puxadas pelo PT (que as impediu durante 8 anos, e as ignorou durante mais 8).
      E aí vem um ingênuo como você falar em crescimento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 07:30
    Enviado por: Carlos Tadeu Furquim

    É realmente um fantoche do atual governo essa candidata Dilma, totalmente despreparada. É uma forma de os atuais donos do poder continuar (des)governando o país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 07:32
    Enviado por: BARTOLOMEU

    Infelismente o Plinio parou no tempo,o discurso dele seria muito bom na época da DITADURA,Lula e o PT derrubou o muro que ele se refere,e ainda fala em”Guerra”
    Estamos em regime de paz e diálogo”ESTE E DOS QUE QUEREM O QUANTO PIOR MELHOR.Dilma ,apenas irá deixar a casa arrumada para a volta de LULA no próximo mandato.Os radicais e os conservadores não viram que o BRASIL de agora não é mais o pais de 40 anos atras.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 07:38
      Enviado por: BARTOLOMEU

      O que é que há,a verdade não pode ser moderada.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2010 - 10:10
      Enviado por: Eduardo Araujo da Silva

      BARTOLOMEU, BARTOLOMEU DEVIDO A PESSOAS COMO VOCÊ O PAÍS SE $%&*(#

      O seu comentário é repugnante, como você pode dizer que o Plínio parou no tempo e que ele quer o pior? Tenho mais revolta de pessoas com a sua opinião do que com o PT.
      Pessoas cegas, sem consciência política e sem a menor noção do seu papel na sociedade, você não passa de mais um grão na grande massa de manobra que é a população deste país.

      ATENÇÃO: Não deixem de votar no Plínio, por ele ser “velhinho”, votem no Plínio devido à ideologia de seu partido, o que realmente importa, caso não tenhamos mais sua presença durante um possível mandato, seu vice assumirá seguindo a ideologia do partido.

      Não adiantaria termos a nossa mãe na presidência, sendo que ela fizesse parte de um partido/coligação corrupta, acorde população!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 07:36
    Enviado por: Carlos Tadeu Furquim

    O que é postura partidária, a Dilma não é do PT e tambem participou de um governo que não ousou e não inovou e muito aprendeu coisas boas. Cadê a reforma da previdência? Cadê a reforma tributária? Cadê a reforma política? Tudo balela.. e se eleita a coisa pode piorar muito…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:12
    Enviado por: Marcelievsky

    Dilma gagueja, gagueja, gagueja, gagueja e gagueja. Não sabe falar, não tem argumentos quando lhe é perguntada sobre qualquer tema. Imagino que Dilma é como um leitor de CD/DVD: só faz a função de reproduzir o conteúdo construído e arquitetado pelo Lula e não consegue criar seu próprio. Essa candidatata esculpida pelo Lula reflete exatamente as intenções do mesmo para o país. Ele está pouco se importando com conteúdo, quer mais é ver números (para o ParTidinho zero a esquerda dele). Como era na Russia; não importa a qualidade se a quantidade supera, e assim foi na 2º guerra com as armas que eles fabricaram, com a sociedade que eles organizaram e com a relação que eles possuíam com outros países. Hoje é assim com é assim com alguns países da América Latina, do Oriente Médio, Asia e Oceania.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:15
    Enviado por: Zecapira

    O único candidato que teve um pouquinho de moral pra cobrar os recursos das campanhas e falar sobre a realidade brasileira foi o Plínio, que infelizmente não tem condições de chegar lá, mas que a Dilma gaguejou novamente e ficou numa situação ridícula em várias situações do debate. Agora é esperar pra ver se no segundo turno as coisas melhoram… Coisa que acho impossível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:16
    Enviado por: Mario

    A a Dilma “sem o ponto eletronico” só fala besteira, e na hora que ela disse estar no site todas as doações, pelo menos as oficiais.
    KKKKKKKKK
    Ficou muito declarado isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:19
    Enviado por: Mario

    Agora por parte de todos os candidatos: É UM VERDADEIRO FESTIVAL DE MENTIRAS.
    É um tal de vou fazer isso e aquilo, o Lula prometeu, tanto, mas tanto que nem ele lembra.
    Todos mentirosos.
    Eu vou escolher pelo menos o que tem experiencia politica.
    Vamos pensar ninguem contrata um funcionario sem qualificação e experiencia.
    Quem dos 04 tem mais experiencia???
    Vamos apostar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:19
    Enviado por: Raffael Fraga

    Ontém conseguimos ver a dificuldade de mínimo raciocinio lógico da candidata Dilma. Ela não consegue juntar lé com cré. “Na Inglaterra, eles são ingleses” Ah Vai !!.
    Não acredito que pessoas com um mínimo de preparo podem achar que está senhora conseguiria levar o Brasil para um patamar de desenvolvimento e bem estar para a população.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:21
    Enviado por: Zecapira

    Quero ver o candidato que tem coragem de criar uma Lei vinculando os lucros das empresas e instituições financeiras ao número de funcionários. Acho que o Plínio teria essa coragem pois com certeza isso mudaria o quadro do desemprego no País.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:32
    Enviado por: luiz oliveira

    Sem dúvida o desempenho do Serra foi melhor. O jeito é torcer pelo 2º turno

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:40
    Enviado por: Paulo Gastaldo

    Dilma, definitivamente, não tem o menor preparo, técnico, cultural e político. Não é de nada. Serra está engessado ou se passando por burro. O Dr. Plínio é o legítimo aproveitador. Deveria explicar como, sendo funcionário público a vida inteira, conseguiu amealhar a fortuna de três milhões de reais. Estão depositados em bancos públicos ou privados ? Parte está no exterior ? Não se constrange de manter um discurso de distribuição de renda e taxação de grandes fortunas ? A parcela aplicada em imóveis está entregue à população de baixa renda ? Além disso, aparenta não saber nada dos grandes temas administrativos do país, limitando-se à discussão de assuntos políticos. Enrolador. Marina, como sempre é um espetáculo. Não há como entender a sua agilidade mental, e a compreensão clara e objetiva dos nossos grandes problemas estruturais. Muito preparada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:44
    Enviado por: juliano

    Debate ruím, fraco. Da mesma forma que a Dilma não fez perguntas a Serra, em nenhum momento Serra fez perguntas a ela, ou seja, àqueles que a consideram covarde cabe a mesma medida ao Serra

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:46
    Enviado por: Edivelton Tadeu Mendes

    Concordo com o Sr.Denardo.

    A terrorista, assaltante, outros – Dilma, não pode vencer, a Nação e seu povo, estarão desmoralizado!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:50
    Enviado por: maria jose mesquita

    Se os que usam jornal para outra utilidade conseguirem eleger uma terrorista, quem ira’ representar o Brasil nos Estados Unidos,por exemplo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:54
    Enviado por: Emerson

    Temos que tirar esse PT do poder de qualquer forma, sem importar com quem seja, Serra, Marina, Plínio ou outro qualquer. Se a “Dilmonstro” ganhar teremos outro Hugo Chaves na América Latina, uma mulher que foi guerrilheira, assaltante de bancos, imaginem só quantos ela já não matou e deixou ferido. É esta a imagem que queremos de nós brasileiros para com o mundo? Não para mim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:55
    Enviado por: Adamor Neves

    O Serra foi brilhante, espero que seja vitorioso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 08:57
    Enviado por: Dinarzad

    Mas que generosidade com Dilma. Ela deve estar muuuiiito agradecida. às 23h22, ela “gostaria de dizer que nós registramos todas as doações OFICIAIS no Tribunal Superior Eleitoral”. Entendeu, repórter, ou precisamos desenhar? Não houve embate porque quen pergunta tem 30 segundos p/ pergunta e 1 minuto de réplica, já quem responde tem 2 minutos só de resposta para mentir à vontade e mais a tréplica. Quem é bobo de levantar a bola pro adversário, hein?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 09:10
    Enviado por: Rodrigo

    Serra foi quem fugiu do debate. Era ele quem precisava obter votos enfrentando Dilma.

    Dilma, só pra lembrar, está bem na frente. Não tem, que ir pro embate.

    Portanto, o tíutlo da matéria, no mínimo, atenta contra a inteligência de seus leitores..

    Mas o que se esperar de um jornal que apoia a candidatura tucana?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 12:49
      Enviado por: Marcelievsky

      Acho que vc não viu o debate. Foi assitir o Pato Fu em algum lugar tbm?

      Nenhum dos dois perguntou nada sobre o outro. Zero a Zero.

      E quem crê só em pesquisas é analfabeto funcional que não tem expressão e inteligência pra refletir sobre quem vai votar – e vota no escolhido pelo populacho.

      EDUCAÇÃO BRASIL!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 09:13
    Enviado por: Hawk

    … Procurei durante todo o tempo ouvir todos os candidatos sem ser tendencioso e me apoiar nas propostas de cada um sobre os principais temas sociais e economicamente vitais ao país, partindo desse ponto e analisando as idéias o que posso dizer é que a candidata petista infelizmente não fará o que esperamos, não só pelo fato dela não ter uma história de lidere pública (senadora …prefeita…) ou de não ter propostas concretas, digo isso porque assim como eu, você que me lê sabe reconhecer um lidere quando o vê e ela não é esse tipo de pessoa… Ressalto que o basta uma consulta ao histórico dela ou uma analise do comportamento que ela exibe no seu horário político ou debate para ver que ela NÃO É quem esperamos para nos governar.

    Entre os demais candidatos (Serra, Plinio e Marina) vejo o seguinte: Dar continuidade ao que temos, qualquer um pode fazer, mais para traçar planos para o FUTURO e guiar do país para o que esperamos é a Marina, digo isso, pois sabemos que em 4 anos não mudaremos radicalmente da água para o vinho como o Plinio diz nem se fará o que o Serra menciona…. o que acho que devemos pensar é como queremos o nosso país para os nossos filhos e não como queremos para nós agora… e se você acha que ela não é capaz de fazer o que ela diz…. Bom! consulte a história dela… procure sobre o seu passado não só politico mais de vida e verá que se tem alguém que de fato sabe o que é conviver com os problemas que enfrentamos TODOS os dias!

    Voto por um futuro de educação, saúde e principalmente consiência da importância dos recursos naturais do meu país…MARINA!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 12:58
      Enviado por: Marcelievsky

      Penso o mesmo. Aplico a dialética (apesar de sempre pesar os lados ruins dos políticos) e conclui que a Marina é a mais correta para assumir. Ela pode não ter experiência, como muitos dizem, mas e a Dilma, tem? Se pararmos pra analisar, menos ainda e o pior, está envolvida com escândalos. Então, eu fico com a coerência e reputação ilibada.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 09:16
    Enviado por: tiago anrcopunk

    Nada de comentários expressivos e significativos nesse debate, isso tudo e uma baboseira da politica desse país capitalista e desumano.
    Mas se fosse para escolher um cadidato antagônico a tudo isso, escolheria
    Marina silva.

    Outra ação que seria boa também, o caos total desse sistema cópia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 09:29
    Enviado por: Menelli

    Os cachorrinhos de madame emitem seus latidos esganiçados, correm de um lado pra outro, sem destino, desesperados. E a caravana vai passando, segura, calma, respeitosa, vitoriosa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 09:32
    Enviado por: olavo

    Espero que o povo abra bem a mente,Dilma não.mensalão não e Palocci nunca mais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 09:41
    Enviado por: Zé Mané

    Candidatos à Presidência 2010

    Dilmagogia

    Plínoquio

    Blablarina da Silva

    Zé Bunitinho, o pirigote das mulheres.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    rsrsrsrsrrsrsrsrsrsrs lololol

    O Brasil do jeito vai, não fica… kkkkkkkkkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 09:45
    Enviado por: Zé Mané

    Plínio tocando na caneta, é a treva

    Marina Silva é só bla, bla, bla

    o Serra, conseguiu fazer o Brasil, em um ano como ministro do FHC

    a Dilma! Salve-se quem puder…

    Simplesmente os actos falam mais que as palavras.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:17
    Enviado por: luccas

    Nenhuma imprensa é imparcial diante os votos isso é ridículo, vendo outras reportagens. Melhor nao comentar sobre a divulgação em outros sites, a imprensa só com o trabalho de influenciar !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:22
    Enviado por: Joao Francelino - Guarulhos

    o Debate deu sono…não houve embate.
    Sem proposta de governo…no entanto, em matéria de se falar bem..o Serra e Marina ganharam.
    Agora em termos de avançar o governo com a continuidade desse governo… que vença a Dilma!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:30
    Enviado por: Gustavo Ojuara

    No Debate a Marina se saiu bem, e o Plinio tambem. A Dilma teve um atuação razoavel, e o Serra foi o que mais perdeu. Prova disso foi quando houve as considerações finais, onde todos foram aplaudidos depois de sua consideração, menos o Serra, onde o público da platéia ficou em silencio. O grande problema da Dilma é que ela tinha muitas respostas prontas, quando era confrontada com algum questionamento inesperado, ela ficava meio gaguejando ou fora as vezes que ficava irritada; A Marina estava pronta pra tudo o que vinha e falava o que tinha de ser falado, ela mostrou que tem um certo preparo para o que vier, incluindo o inesperado; o Serra fez seus discursos, falando do tempo que era ministro, governador, etc, mas todo mundo já sabendo que quando governador ele não fez muita coisa, principalmente na educação, e como o Plinio disse uma certa vez: Serra os professores te odeiam. O desempenho do Plinio, foi muito bom pra ele sim, embora se fizesse de bobo, falava o que era preciso e cutucava todo mundo. Sou +1+1+1+1+1… que vou votar na Marina, pois ela vai melhorar tudo aquilo que precisa sem arruinar o que já foi feito, e não vai levar o país ao retroscesso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:37
    Enviado por: Eric

    realmente a máscara da dilma caiu
    vejam o trecho do debate onde a dilma dá a entender que existem doações ilegais: http://www.youtube.com/watch?v=2qAwwH_mDm4

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:54
    Enviado por: Bebedouro

    Debate é pura perda de tempo. Os caras só respondem o que lhes interessam e fazem o povo de bobo. A Dilma já ganhou essa! Resta aos tucanos tomar vergonha na cara e assumir os erros do passado, trazendo gente nova para as futuras disputas. O duro é que o Lula volta daqui a 4 anos e ai já viu, né?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:54
    Enviado por: jose oliveira filho

    O estilo do cabelo da candidata petista faz com que ela se pareca muito com aquele ditador norte coreano. Deve ser admiracao pelo crapula; afinal, sao do mesmo naipe: chavez, (I)morales, correia, ahmadinejad, castro, zelaya, jong-il… Assim mesmo, com minusculas, e logo, ao que parece, tambem dilma. Ja imaginou uma reuniao de toda essa gente? Seria ainda uma reuniao de cupula?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:55
    Enviado por: Francisco Santos

    Vou votar na Dilma porque é continuidade do governo Lula, que foi bom. Era até simpático a Marina, mas analizando melhor me pergunto: se dizem que Dilma tem pouca experiência, a Marina muito menos, quem está por traz do apoio a Marina? Brasileiros não esqueçamos que as falças multi estrangeiras estão colocando as fichas na Marina, lembrem da construção da nova usina hidrelétrica Belo Monte, que o Ibana, na gestão da Marina fez tudo para proibir e atazar, a mando dos falços ecologistas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 10:55
    Enviado por: Luiz Antonio

    Estamos aguardando o segundo Turno com a candidata Marina, vamos de verde porque de fumaças, estardalhaços e safadezas estamos saturados, estamos afogados há tempo.
    Segundo Turno já: Marina e Serra

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:17
    Enviado por: Emília

    Debate morno, como os outros.

    Dilma prometeu coisas que vão na contramão do PNDH 3 e do(s) seu(s) programa(s) de governo, como o respeito à propriedade. O que será que ela vai cumprir? Se até Edir Macedo a defende, fica mais difícil de confiar.

    Plínio faz de conta que não presta atenção nas respostas (ou não presta mesmo) e chove no molhado com suas idéias jurássicas dizendo que os adversários não responderam, mesmo tendo respondido. Absurda sua idéia de calote. Vou pedir empréstimo no banco em nome dele e dar o calote.

    Marina é insegura, tem tique nervoso, como petista arrependida coloca Lula e FHC no mesmo saco e esquece que fez parte do governo do mensalão. Poderia ter ido dormir sem a resposta que Serra lhe deu. Marina despencou no meu conceito. Se for Dilma e Marina para segundo turno, anulo o voto. Já cansei dessa gente que faz chantagem emocional com sua sofrida vida para buscar identificação com o povo, e tem empresário como vice; é uma posição unilateral e, quem age assim, não governa para o País inteiro, continua loteando cargos. Sem contar que não aguento aquela voz de taquara rachada.

    Por incrível que pareça, nunca achei que diria isso, sou muito mais a Dilma que a Marina em sua pseudo valentia. Na Dilma, a gente sabe o que pode encontrar, a Marina é brasinha coberta, dissimulada e metida a frágil e coitadinha. É bem pior que a Dilma que não esconde o que é.

    Serra continua sem carisma, não nasceu para animador de auditório como o Plínio e o Lula. Mas é o único com competência para arrumar essa bagunça chamada Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:30
    Enviado por: RoMecca

    “DEBATE PRESIDENCIAL – DILMA E SERRA EVITAM EMBATE DIRETO”

    Definitivamente, somente poucos detalhes biológicos separam esses dois candidatos.

    Já que não vai dar pra fazer Marina – Presidente, melhor resolver tudo já no 1º turno para, pelo menos, ficarmos livres do horário eleitoral no radio e na tv.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:35
    Enviado por: Jonathas

    Plinio ! 50 !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:37
    Enviado por: ELIANA ANAcleto caet\ano

    o presidente lula foi o unico amenizar os problamas criticos que os antepassados deixaram .pois tem que continuar o trabolho do presdente lula. tem que ser guerreira e lutar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:37
    Enviado por: Pedro

    Pô cara que dureza vai ser esta escolha…é…vai ser o Plínio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:45
    Enviado por: Lila

    Meu Deus…PT de novo não… Vamos virar uma Colombia…E a cara dela? Meu Deus, tá mais feia do que o Bicho Papão….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:50
    Enviado por: thiago

    Debate presidencial da Globo: quem foi melhor?

    Plínio de Arruda Sampaio 37.0%, 16,181 votos

    Marina Silva 34.0%, 14,631 votos
    José Serra 24.0%, 10,397 votos
    Dilma Rousseff 5.0%, 2,170 votos

    http://veja.abril.com.br/blog/enquetes/eleicoes/debate-presidencial-da-globo-quem-foi-melhor-em-todo-o-debate/

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:54
    Enviado por: MARIA DIAS

    nao sei como aida tem gente que vota na Dilma terrorista….afff

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 11:54
    Enviado por: Roger

    Lamentável a matéria “Plínio perde o fôlego”. Estão e suas jornalista no mínimo Tontas, e no máximo tendenciosas para Serra…o paulistano. Plínio, aliás, foi o único candidato sério e com propostas, os demais repetem a demagogia de quem quer o poder como um bebê quer o brinquedo. Lamentável a ignorância de jornalistas paulistanos…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:02
    Enviado por: Leandro Pieroni

    Olhem se a Dilma não parece a Mônica na foto da manchete! Acho que é por isso que ela dá tanto com a língua nos dentes!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:03
    Enviado por: celia pereira

    A DILMENTE disse com todas as letras que o CAIXA 2 do PT continua operando a muitísimo vapor.

    Não é atoa que sempre que ela vai dar alguma entrevista tem sempre 2 capangas do PT atrás dela para lhe dar um sopapo caso ela revele sem querer as falcatruas do PT.

    Credo, SAI PRÁ Lá COISA RUIM

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:13
    Enviado por: Maria José

    o que eu espero e que a dilma mude as leis sobre o que ta acontecendo com as mulheres no brasil com tanta violencia contra a mulher por isso eu e minha familia vota na dilma e com muito prazer

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:14
    Enviado por: Marcos

    Na minha opinião todos que votam no pt parecem piores que zumbis , uma especie de lavagem cerebral que se stagnou nas pessoas que não permite que não se enxergue nada a uma palmo dos olhos. Todos os comentários em relação á divida a candidata do pt se esquivou, o pac aumentou para mais 2 milhões e não fizeram nem 150 mil, cade o dinheiro. A saude ta um licho , segurança nem se fala ……Engana-se quem quer estou indignado de ser brasileiro infelizmente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:18
    Enviado por: Warley F. Dias

    Paulo Henrique Amorim denuncia tentativa de golpe apoiado por grande Rede de TV.

    Ver no ConversaAfiada.com.br

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:28
    Enviado por: Luis Fernando

    Marina é a melhor candidata, porém, não tenho a certeza que seria a melhor presidente. Gostaria de vê-la no segundo turno onde poderia aclarar seus pontos de vista já que ela me passa a idéia de alguém com a melhor das intensões mas que imperraria o desenvolvinto do país.
    Não entendo, o Serra teve a oportunidade de enfrentar a Dilma e não o fez. A Dilma tem números muito melhores para apresentar (inclusive corrupção) do que os que ele tem, porém, era a grande chance.
    O Candidato Plínio só atrapalhou o debate com perguntas que pouco interessam ao eleitor. Pode-se respeitar as suas convicções, porém, ele poderia ter usado parte do seu tempo para ajudar os brasileiros.
    Com relação a Dilma, é de se imaginar que ela seria muito melhor em seu cabinete do que em público. Foi escolhida pelo Lula que, falem o que quiser, está mais que provado que ele é muito safo (em tudo!).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:55
    Enviado por: luiz

    Ontem o debate, amanhã a divisão dos cargos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:57
    Enviado por: Paiva

    FHC fez um governo tão bom que depois e 8 anos o Lula deu uma surra no PSDB do Serra (2002), tornou a surrar o PSDB com Alckimin (2006) e agora a Dilma dá de chinelo novamente no fregês Serra. Ao cidadão com 1/4 de neurônio na cabeça que falou da continuidade no governo, me diga, o Collor abriu o mercado brasileiro no começo da década de 90. Se ele foi mal Presidente, por que o FHC não fechou o mercado novamente? Aí te pergunto, era necessário o PT acabar com o real? E dizem que o ser humano é racional…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 12:59
    Enviado por: Ingrid Maia

    Peço a todos que ainda não sabem em quem irão votar não deixe a Dilma ganhar,vamos para o segundo turno vote Serra 45 e vamos dar adeus para esse bando de petista.
    Eu voto SERRA 45!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 13:00
    Enviado por: Mário Luiz Lúcio

    Chi, parece que o Serra já jogou a toalha…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 13:29
    Enviado por: Marli

    ninguem falou em corrupcao, escandalos, mentiras, nada se esclarece, nao se ve os fichas sujas pagando pelos seus crimes. O Plinio ainda bem que citou o eiki batista, pelo menos isso mas peca por propor aluguel compulsorio. O Serra promete muito, fez muitas melhorias na saude, mas falta sua auto-critica. a dilma usa em parte as palavras de Marina para se auto-promover e ganhar votos e os numeros do governo lula. Nao se fala em reforma agraria e definitivamente uma reforma tributaria que diminua o montante de encargos sociais pagos por pequenas, media e grandes empresas. Nao se fala em superpopulacao nas cadeias agravando a violencia. Nao se fala como fazer com as enchentes, como prevenir, consertar tudo, nao se fala em combater as causas…A Marina ainda alfinetou, respondeu com precisao as perguntas, apontou erros, elogiou. A resposta vai estar nas ruas, que haja bom senso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 13:40
    Enviado por: Luiza Vilhena

    Por que excluíram o meu comentário?
    Era ofensivo a política do nosso país?
    O que manipula o ser humano voltado à questões de expressão individual vocês não querem deixar aqui ? Mas manipulas para questões voltadas para o bem de vocês individual você querem…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 14:07
    Enviado por: Luiz Miranda

    As ideias do Plinio servem apenas como alerta queles que pregam o continuismo, e nada apresentam de real para a solução dos problemas demais conhecidos !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 14:13
    Enviado por: pagina12

    A Marina está certa. Nem mulher ou esposa gosta de homem banana como o Serra. Hoje temos métodos modernos de publicidade que tanto criam um medíocre, um banana ou uma louca para Presidente da República. O povo não opina quem manda é os publicitários e as pesquisas. Estamos terrivelmente perdidos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 14:17
    Enviado por: Pedro Silva

    Debate às 23:00 horas é um (des)serviço da imprensa televisada à Nação. O debate deve ser realizado a partir da 20:00 horas e nada mais. Quanto a Dilma, não poderia acrescentar nada, haja vista que Lula não estava presente e quem fala por ela é Lula. Quanto a Serra acovardou-se e perdeu a oportunidade de forçar Dilma a falar da corrupção que é a marca desse (des)governo do PT. Sendo do PSDB, ficou em cima do muro, como sempre.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2010 - 17:45
      Enviado por: ANTONIO NACIF BOAN

      Comungo com suas palavras. Perdeu-se a oportunidade de esclarecer as várias corrupções havidas no governo lula. Credito também aos poucos votos do candidato Serra a omissão do FHC que o deixou as feras.Tucanos covardes. Fica ouvindo marqueteiros medrosos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2010 - 14:24
    Enviado por: Danilo

    Uma vergonha um debate em pleno século 21 em que não se propõe nada.

    Isso só mostra o despreparo de TODOS os candidatos.

    Serra e Dilma dois covardes!!!!!

    Se tivesses se questionado o Brasil ganharia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 16:05
    Enviado por: JESSICA DZIEDCZ

    Ola boa tarde!!!

    Eu assisti o debate ontem e sinceramente acho uma pura vergonha! A Dilma, nossa se achava a tal, ate mesncionou uma hora que quando eu assumir…Poxa parace que esat eleita! A Marina Silva es a pior de todas, so falava em periferias e em GRAVE PROBLEMA…nossa!!! maravilha, a incoerencia das palavras repetitas!O Plinio na minha opiniao so soube criticar a questao financeira…Onde ele proprio mencionou varias vezes: da onde vc;s teram dinheiro para colocar em pratica esses projetos? O Serra sim, que se for parar para analisar, (embora tenha fugido um pouco do assunto), mas esse sim, falava palavras baseadas na lei, na experiencia que ele teve…Eu, como administradora acredito muito no Serra, tanto na questao da saude, como no desenvolvimento do Pais para melhor..Agora, por favor, a Dilma nao! O povo precisa ser menos ignorante e saber que nao se vive so de filhos e de bolsa familia…Precisamos de desenvolvimento, de mais empregos…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 16:07
    Enviado por: o botucudo

    A proposta da Dilma é perfeitamente concreta e consistente: dar continuidade ao governo Lula que tem alto nível de aprovação, goste ou não a turma do contra.

    Já o Serra pode prometer maravilhas como aumentar aposentadorias, salário mínimo de 600 reais, dobrar bolsa familia, reduzir impostos e os escambal. Se por ironia do destino for eleito fará como fez com a promessa de não renunciar à prefeitura para concorrer a outro cargo.

    O Plínio pode fazer propostas radicais porque não está na disputa para se eleger mas para mostrar contradições do sistema.

    A Marina tem discurso claro num português elegante mas não tem chance de chegar lá. A esta altura o voto que Marina lograr tirar da Dilma só aumentará a chance do Zé Pedágio guindar-se ao segundo turno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 16:42
    Enviado por: Cassiano

    Acesse http://www.flickr.com/photos/tietaeastor/ e veja quem é Jose Serra e Dilma Roussef.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 16:54
    Enviado por: Isabela Santos

    Eu já estava esperando que não houvesse confronto entre os dois,uma pena.
    Mas estou aqui para alertá-los sobre os deputados federais! Nestas eleições, não vamos colocar Tiririca no poder, com tantas pessoas competentes, como o candidato Walter Feldman, que tem ótimas propostas para a área esportiva, vamos e ja efetuou vários projetos. Voto Consciente, por um Brasil muito mais decente!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 17:20
    Enviado por: Mauricio

    Pena que o zeh povo, aqueles que possivelmente irao eleger Dilma como presidente deste circo, ou estavam dormindo devido ao horario do debate ou no boteco tomando pinga. Esta na cara que a Dilma e mais um boneco na politica brasileira, ja vimos este filme antes, o boneco Pitta que Maluf colocou no governo. O Pitta que nos debates estava tao perdido quanto a Dilma, cheio de frases prontas e cliches.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 17:31
    Enviado por: CESAR BUTTURINI FRAMBACH

    CESAR BUTTURINI FRAMBACH
    01/10/2010 – 17h23m.
    Me sinto pequenino quando ouço que nós ELEITORES não precisaremos levar o nosso TÍTULO DE ELEITOR, hoje eu chegando aos 80 anos e ELEITOR e iniciante em minha juventude quando o meu TÍTULO já tinha uma FOTO o que tenho guardado até hoje. Posterior, resolveram eliminar a FOTO e agora estão eliminando o referido TÍTULO, Documento de tão grande importância quando das eleições e hoje ouvimos que não mais precisamos leva-lo desde que tenhamos um documento com FOTO! Isto é uma vergonha para mim que sou brasileiro, como para outros milhares que nasceram no BRASIL. Por isto é que quando criado foi chamado de: *TÍTULO DE ELEITOR*!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 17:40
    Enviado por: ANTONIO NACIF BOAN

    O confronto entre os candidatos foi muito procotocolar. Quem está lutando por uma vaga, não pode deixar passar a oportunidade de falar da fraqueza dos adversários. Há que ser incisivo na inexperiência, no que prometeram e não fizeram, busca erros do passado como nas falas anteriores.Vamos torcer pela virada mas op ortunidades foram perdidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 17:41
    Enviado por: luiz antonio

    Este debate foi muito mingau; alem de estar tudo combinado anteriormente os personagens nem sabiam disfarçar. Incrível o Serra não fez perguntas a Dilma e nem a Dilma do Chefe fez ao Serra. O MEDO era de quem?
    O sr Plinio Sampaio estava prá lá de Marraquesh, imagino um debate dele com o sr Eduardo Suplicy: enquanto um fala sobre futebol o outro iria responder sobre o apocalipse.
    Este debate teria sido bem melhor se lá estivesse o tiririca, o maguila, a mulher pera , o netinho( da dilma), e outros canditatos de tão grande relevancia para este pais(circo).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 17:45
    Enviado por: scheila

    Como Brasileiro é besta ficam se matando falando mau de um metendo pau no outro e na segunda estao todos festejando independente de qual partido e nem ai pra vcs.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 19:01
    Enviado por: Renato Plima

    Conforme a reportagem da TV Bandeirantes, questiona-se que os próximos governantes já estão escolhidos!
    Por que?
    Porque, em caso de duvida, simplesmente não temos como recontar os votos ….SOMENTE com o VOTO ELETRONICO !!

    NÃO É A TOA QUE O JOSÉ DIRCEU DISSE QUE ESTA ELEIÇÃO JÁ ESTÁ …CARIMBADA!

    Aqui nos USA, o sistema eleitoral permite a recontagem de votos se houver dúvida porque o eleitor primeiro preenche um formulario e depois submete esse mesmo formulario à leitura ótica do sistema de computação + Urna !!
    Na penúltima votação, na qual o Bush foi o vencedor, houve atrasos no resultado porque o sistema de computação de alguns estados ainda não estava totalmente instalado. Já na última do Obama, o resultado foi anunciado no final da noite do dia da votação.
    Votarei no Consulado Brasileiro no domingo, mas, realmente, não estou confiando nessas “urnas eletrônicas…exclusivas”!!
    Acorda Brasil !!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 19:16
    Enviado por: Ricasou

    Na verdade são ambos iguais a diferença é só o sexo. Coitado do povo brasileira esta ficando sem opção nestas eleições.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2010 - 19:20
    Enviado por: Reinaldo Morais

    Dilma parece um panetone? Vida longa aos panetones! Teremos panetone nos próximos 4 Natais! Viva!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/10/2010 - 00:06
    Enviado por: Cesar Alexandre

    Serra, mais uma vez, mostrou ser o melhor, o mais capaz pra comandar a nação!

    responder este comentário denunciar abuso

Comentários recentes

  • Fatoma medeiros: Triste o desespero da oposicao e Gilmar Mente, que baxaria.
  • alexandre medeiros: Precisava tornar publico, divulgar e explicar os artigos 9°, 10°e 11°o que cada um significa...
  • Maria Alice: Deve ser investigado nao so os militares,mas os guerrilheiros que cometeram muitos crimes para tentar...
  • caio: É uma pouca vergonha isso abre logo as acusação deste bando de marginais que expoliam o povo brasileiro
  • fabio: O desemprego na classe media alta é um problema gigantesco e crescente. Emprego de 01 salario minimo tem de...

Enquetes

Você acha ético ministros do STF usarem aviões cedidos por autoridades?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Arquivos

Seções