André Mascarenhas, Rodrigo Alvares, Anne Warth e Malu Delgado

Foto: Ernesto Rodrigues/AE
O primeiro debate dos candidatos à Presidência da República, promovido nesta quinta-feira pela TV Bandeirantes, teve como destaques a petista Dilma Rousseff como o principal alvo das perguntas de seus adversários e a desenvoltura do candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Ele reclamou que estava sendo excluído da discussão sempre que tinha a chance. “Se vocês dois fizerem blocão, vou fazer bloquinho com Marina”, disse, por exemplo, para o tucano José Serra e Dilma. Plínio também acusou seus adversários de “bom mocismo” e de evitarem o confronto de ideias. “Esta candidatura é a que contraria todo esse bom mocismo que vejo aqui.”
0h18 - Plínio: “Calote aqui quem foi o governo na dívida social. Ficou claro aqui que é uma ‘Poliana”, que só quer fazer o bem. Você não vai superar as dificuldades do País com um mutirãozinho a mais, um a menos. Estamos aqui para ajudar o povo brasileiro a superar essa muralha. Vamos arrebentar esse muro que nos separa de maneira brutal neste País”, finaliza o candidato. Termina o primeiro debate presidencial na TV.
0h15 - Marina faz suas considerações finais e agradece a Deus e aos adversários “pelo esforço de se expor para os brasileiros”. “Enganam-se aqueles que pensam que essas eleições serão vencidadas do ‘eu, eu’, ‘posso, posso’, ‘sei, sei’.” Segundo ela, ainda falta muito para ser feito, principalmente na educação de qualidade. E elogia as eleições de FHC e Lula. “Esse País é capaz de eleger a primeira mulher, de origem amazôniza”, disse. A senadora homenageia um menino que conheceu numa favela com um poema. E diz esperar que os quatro candidatos, caso eleitos, consigam superar os problemas do País.
0h13 - Dilma agradece aos espectadores, à Band e aos demais candidatos. “Esse debate é importante para o País. Tive a honra de coordenar a equipe de ministros do governo Lula. Porque conviver com a inteligência e a generosidade do presidente Lula foi incrível. Nosso governo devolveu ao País sua auto-estima. Considero que já conquistamos muitas coisas. Tenho um desafio que é o mesmo do presidente. As mulheres deste País estão preparadas para ser presidentes do Brasil. Eu não tenho um projeto pessoal”.
0h08 - Começa o último bloco. Serra é o primeiro a se dirigir pela última vez aos telespectadores: “Minha filha veio me falar no intervalo: ‘Papai, você sorriu pouco’”. Prossegue: “Quero dizer que, se a Band quiser fazer mais debates, até na próxima semana, estou disponível”. O tucano cita sua origem, as dificuldades enfrentadas pelos pais e o exílio no Chile.
0h04 - Muitas pessoas na plateia buscando sinal da internet. Mas não era para ver a repercussao do debate. Era para ver o resultado do jogo da Libertadores.
0h01 - Marina lembra ter autorizado, no Ministério do Meio Ambiente, a transposição das águas do Rio São Francisco. Plínio: “Ou seja, você acaba de dizer que foi a favor da transposição, a favor de Belo Monte. Você não sabe pedir demissão. Essa candidatura (dele) não é de bom mocismo”. Termina o quarto bloco. No quinto e último bloco, os candidatos têm dois minutos e meio para fazer suas considerações sobre o debate. Serra será o primeiro a falar, seguido por Dilma, Marina e Plínio.
23h58 - Pergunta de José Paulo de Andrade a Plínio sobre a transposição do rio São Francisco e ocupação de terras. “Nós achamos que a ocupação de terra é um direito da massa trabalhadora”, diz sobre as ações dos movimentos dos trabalhadores rurais. “Não se faz reforma agrária sem pressão.”

“Eu sou o menos perguntado”, diz Plínio. Foto: Clayton de Souza/AE
23h55 - Marina diz discordar da colocação do jornalista Joelmir Beting, que questionou o que é mais importante: “o aquecimento global lá na frente” ou a saúde das crianças pobres prejudicadas pelo falta de saneamento básico no Brasil. “Eu sou o menos perguntado. A Marina é a menos perguntada”, diz Plínio, que chama a candidata de “ecocapitalista”.
23h52 - Dilma comenta a acusação de loteamento político. Ela afirma que “o PSDB tinha apadrinhados na Petrobras e em outras estatais”. Serra insiste na questão dos Correios. “Vou fazer os Correios voltarem a ser o que eram.” O tucano volta a criticar o loteamento político do governo. Sobre as críticas às privatizações, ele cita Palocci, que “passou anos e anos elogiando as políticas do governo FHC.”
23h50 - Serra responde a pergunta do jornalista João Paulo de Andrade: “O senhor, eleito, de que forma vai tratar a questão do patrimônio público?”. “Eu não vou arrebentar empresas públicas importantes como fizeram com os Correios”, diz o tucano. “Se eles eram tão contra as privatizações, é um mistério, porque eles não reestatizaram nenhuma empresa”, provoca Serra. “Vou estatizar as empresas que já são do governo para servirem ao governo, e não aos partidos. Temos de prestar atenção na qualidade do crédito que governo dá”.

Foto: Clayton de Souza/AE
23h46 - Serra comenta a resposta da petista: “Vou fazer a nota fiscal brasileira”. Na tréplica, Dilma diz que “o governo desta vez enfrentou a crise e se deu bem”.
23h42 - Começa o quarto bloco. A primeira a responder à pergunta do jornalista Joelmir Beting: Até quando, no próximo governo, nós brasileiros vamos continuar pagando impostos de 34%. Vai dar para baixar impostos no setor privado?”. “Acredito que no final de 2014 nós chegaremos a uma relação de dívida líquida/PIB. Sou contra qualquer tentativa de querer baixar os juros de forma artificial. No que se refere a impostos, eu defendo uma reforma tributária. O Brasil sai também de um nível muito elevado de carga tributária. Houve muitas pessoas contrárias à reforma tributária nos últimos anos”, diz.
23h37 - Fim do terceiro bloco. No quarto, os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting escolherão um candidato para responder e outro para comentar a resposta. Os jornalistas terão 30 segundos para fazer a pergunta e os candidatos, dois minutos para responder. Comentário e réplica do candidato que respondeu inicialmente terão um minuto de duração. A ordem de quem responde é: Dilma, Serra, Marina e Plínio.
23h34 - “Nosso País foi um dos que fizeram a mais profunda reforma agrária dos últimos tempos”, afirma Dilma. “A da reforma agrária foi forte. Quem fez a reforma agrária fui eu. Fizeram menos que o Fernando Henrique. Se não socializar a Saúde, não soluciona a Saúde”, retruca Plínio. “Acho as duas respostas insatisfatórias”, completa.
23h32 - “Vocês agora viram porque o Serra é chamado de hipocondríaco, só fala de Saúde”, diz Plínio. Para Dilma, pergunta se ela vai ser a mãe dos pobres e cita o Bolsa Família: “Conseguimos tirar 30 milhões de pessoas da pobreza”, responde a petista.
23h30 - Serra afirma que os empregos não são criados pela indústria naval e ironiza a inauguração de pedras fundamentais. E retoma a questão dos multirões. “Você diz que é à favor dos multirões, mas o seu governo parou os multirões. Eu pergunto por que isso aconteceu nesses oito anos?”, questiona Serra.
23h27 - Serra para Dilma: “Por que houve o encolhimento de catarata, de exame de próstrata?”. A petista volta a exaltar as ações do governo na área, como as UPAs e o Samu.
23h25 - Na réplica, Dilma diz que ela “estava morrendo”. Sobre o Luz pra todos: “Quando nós chegamos o déficit era de 2 milhões”. Dilma retoma a questão da Apae e afirma que a instituição é financiada pelo Fundeb.
23h24 - Dilma pede que Serra comente dois projetos de Lula: um sobre a indústria naval; o segundo, sobre o programa Luz pra todos. “Em relação à indústria naval, acho bom”, diz o tucano. “Quanto à questão do Luz pra todos, acho um programa positivo do governo. Ele é um prolongamento de um programa do governo FHC”, afirma.
23h22 - Marina coloca na mesa sua proposta de “política social de terceira geração”, que implicaria na “igualdade de oportunidade”. Plínio afirma que Marina está defendendo as políticas do PT. “A diferença você está vendo”, diz, olhando para as câmeras. “SE a gente quer viver numa democracia, temos que enfrentar com coragem a questão da desigualdade.”
23h17 - Marina pergunta a Plínio qual sua proposta de política social para o País. “Minha proposta é a distribuição da renda”, diz Plínio. “Você percebe que os dois governos, o do Serra e o da Dilma, concentraram renda”, diz. E provoca risos da plateia, provocando Marina: “E o seu, até pouco tempo atrás.” Segundo Plínio, suas propostas são as únicas que propõe mudanças radicais para reduzir a desigualdade entre ricos e pobres. Queremos fazer a distribuição radical”, responde o candidato.
23h16 – Começa o terceiro bloco.
23h12 - Malu Delgado: O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, ironizou, no primeiro intervalo do debate, o desempenho da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no primeiro bloco do debate. Aparentemente nervosa, Dilma não conseguiu concluir o primeiro raciocínio (sobre qual seria a prioridade de seu governo, se educação, saúde ou segurança pública). Ao fazer sua primeira pergunta para um candidato, não especificou que seria José Serra (PSDB). “Ela parece gaga nas ideias, nas palavras e no pensamento. Não concluiu um raciocínio. Se a gagueira for intelecutal, aí é mais grave”, afirmou o tucano.
23h11 - Termina o segundo bloco. No terceiro, os candidatos escolhem quem vai responder e farão perguntas uns aos outros. A questão terá 30 segundos de duração, com resposta de dois minutos. Haverá um minuto para réplica e outro minuto para tréplica. A ordem de quem faz as perguntas é: Marina, Dilma, Serra e Plínio.
23h09 - Malu Delgado: No intervalo do programa, o assunto passou a ser o resultado da semifinal da Libertadores. O líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza (PT), informou que era palmeirense, mas não se conteve: “Quanto está, quanto está o jogo?”, indagava. Do outro lado, o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), também ouviu os comentários sobre o placar e repetiu: “Está quanto? Sou corinthiano, mas quanto está?”. Todos respiraram aliviados ao saber que, ao fim do primeiro bloco, o São Paulo marcou um gol contra o Internacional.

Candidatos se cumprimentam no estúdio. Foto: Clayton de Souza/AE
23h07 - Sobre o crack, Marina afirma que irá implementar uma estratégia integrada entre polícia e políticas sociais para o combate ao uso de drogas. Ela que, ao passar pelo Rio Grande do Sul, citou a proposta, que pouco tempo depois foi desarquivada pelo governo federal. Segundo Marina, a atitude do governo não a chateou. “Se eu tivesse apresentado, teria virado apenas uma proposta de campanha”, diz. Dilma: “Eu acho muito importante essa questão do combate ao crack”. Segundo a candidata, o Brasil tem sido elogiado pelo Departamento de Estado americano sobre o combate ao tráfico nas fronteiras.
23h05 - “Estamos atrás do Chile”, replica Marina. “É possível fazer um esforço para que mais recursos sejam colocados na Educação. Tem de haver um comprometimento do governo com isso. E acho que podemos virar uma potência”, afirma Dilma, que emenda a Marina uma pergunta sobre seus planos para o combate ao crack.
23h02 - Marina pergunta sobre Educação a Dilma: “Vai crescente a necessidade de investimentos para a Educação”. “Temos muito empenho nas escolas profissionalizantes”, diz a petista. “É muito importante acabar com a progressão continuada. Expandir as universidades públicas é essencial. Vou continuar interiorizando o ensino universitário”, completa Dilma.
22h57 - “Se vocês dois fizerem blocão, vou fazer bloquinho com Marina”, diz Plínio a Dilma e Serra.”Se vocês fizerem blocão, nós vamos fazer bloquinho aqui”. Para Serra, proibir propriedades de mais de mil hectares é “procurar sarna pra se coçar”. Sobre a jornada de trabalho, o tucano afirma que a jornada deve ser definida pelos sindicatos, de acordo com as regiões do País. O ex-governador diz ser contra a anistia para os desmatadores.”O Serra é do latifúndio, né? “Plínio, não brinca, vai”, responde o tucano.
22h54 - Dilma considera a questão “algo muito importante para o País”. Segundo ela, não houve outro governo que tenha dado tantas condições para que “essas pessoas tivessem o tratamento que elas merecem”. Segundo a candidata, em um eventual governo seu, haverá uma política específica de acessibilidade. “As APAEs vêm sendo perseguidas”, diz Serra. “Eu não concordo com o que o candidato está dizendo”, fala Dilma. Talvez o nosso governo foi o que mais deu condições para essas pessoas. Vamos criar uma política especial para as crianças da APAE”, completa.
22h52 - Começa o segundo bloco. Serra faz outra pergunta para Dilma: “Por que o governo federal está discriminando estas entidades (de apoio aos deficientes físicos)”. Ontem, o tucano disse que vai criar o Ministério da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
22h51 - JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO: Até agora, Dilma não citou Lula.
22h47 - Intervalo. Para o segundo bloco, os candidatos escolherão quem vai responder e farão perguntas uns aos outros. A questão terá 30 segundos de duração, com resposta de dois minutos. Haverá um minuto para réplica e outro minuto para tréplica. A ordem de quem faz as perguntas é: Serra, Plínio, Marina e Dilma.
22h44 - Dilma lembra da criação de empregos e dos programas sociais do governo Lula. “Nós agora temos as estradas duplicadas”, diz. Eu só sugiro, Dilma, que você vá a Salvador para ver um porto engarrafado”, responde Serra. “Hoje, andar em estradas no Brasil é um perigo público”, afirma o tucano.
22h42 - Dilma: “Eu acho muito confortável que a gente esqueça o passado. Não acho prudente.” Dilma cita investimentos em portos do País. “Os portos hoje tiveram um forte investimento na área de dragagem.” Ela afirma ainda que o governo duplicou estradas. Dos 20 aeroportos no Brasil, temos 19 engarrafados”, diz o tucano. “Temos de falar do futuro, do que a Infraero não fez”.
22h40 - “Você é contra a anistia”, rebate Plínio. Ele também critica a posição da petista a respeito da distribuição de terra e da redução da jornada de trabalho. “Não concordo com sua opinião. Acredito que as opiniões no Brasil têm de ser respeitadas”, afirma Dilma.
22h36 - Plínio diz que há muita convergência, e que ele traz a divergência para o debate. O candidato do PSOL pergunta as posições de Dilma para questões chaves da esquerda, como a redução da jornada de trabalho e a questão agrária. Dilma afirma que deve haver respeito aos avanços obtidos pelos movimentos sociais.
22h34 – Serra aproveita para falar sobre a Emenda 29: “Aprovei sete projetos na Saúde”.
22h30 – “Durante esses oito anos em que você foi situação e nos oito em que foi oposição que lições você tirou?”, pergunta Marina a Serra. “Fizemos a Constituinte e criamos o Real. Fizemos muitas coisas”, responde Serra. “Nunca fui da oposição do ‘quanto pior, melhor’”. Sempre me comportei dessa maneira: sempre trabalhei para todos os brasileiros, nunca para um partido”. “Fiz essa pergunta propositadamente”, diz Marina. na sua opinião, a polarização entre os dois partidos foi contraproducente para o País.”Por isso eu tenho feito essa proposta, de a partir dessa experiência, trabalhar para o Brasil avançar.”
22h27 - Dilma: “No caso da Segurança Pública, vamos usar as Unidades Pacificadoras que dão certo no Rio. Na Educação, daremos ênfase às escolas técnicas”. Na réplica, Serra diz que vai retomar os mutirões da Saúde. Dilma, na tréplica: “Eu tenho um proposta de criar policlínicas que poderiam oferecer atendimento específico. Dilma propõe a criação de centros para o combate ao câncer. “Eu não sou contra os multirões, mas acho que são políticas de urgência.”".
22h25 - Serra pergunta a Dilma: “Quais são as suas ideias e propostas concretas no caso da saúde, da educação e da Segurança?”. “Temos de completar o Sistema Único de Saúde”, começa a petista. “Acredito em amliar o Brasil Sorridente e o Samu”.
22h23 - Dilma Rousseff é a última a falar. “Eu acredito que governo sempre tem de atender simultaneamente todos aqueles problemas que afetam a população.” Dilma diz que saúde, segurança pública e educação são os pilares da política pública no País. Eu vou tratar a questão da Educação tratando da qualidade do ensino. Temos de pagar bem o professor”.
22h22 - “O combate ao crime não pode ser estadual, tem de ser federal. Para isso, vou criar um Ministério da Segurança”, diz Serra.
22h21 - José Serra começa sua fala: “Saúde, Educação e Segurança são como 3 órgãos do corpo”.
22h19 - Em sua vez, Marina Silva diz que também vai atacar os 3 problemas. “mas é claro que antes vou atacar a questão da Saúde. Eu sei o que é ficar na fila como ingente. Algumas coisas melhoraram, melhoraram. Mas a média de repasse dos municípios para a Saúde é de 22%”.
22h17 - A primeira pergunta é para Plínio de Arruda Sampaio: Entre esses 3 itens – Segurança, Educação e Saúde -, diga qual deles será o primeiro a ser combatido em um eventual governo. O candidato aproveita para criticar a “omissão” da mídia em relação à sua candidatura. Vou cuidar dos três”, diz Plínio. “Nos 3 problemas, há um problema de desigualdade social”.
22h15 - Em caso de ofensas pessoais, o candidato pode pedir direito de resposta, explica Boechat.
22h13 - O jornalista e mediador do debate, Ricardo Boechat, começa os trabalhos e apresenta os candidatos.
22h12 - O marqueteiro da campanha de José Serra (PSDB) à sucessão presidencial, o jornalista Luiz González, explicou há pouco de que forma o PSDB vai monitorar a avaliação dos eleitores em relação ao desempenho dos candidatos durante o debate da TV Bandeirantes, realizado na noite de hoje (5). De acordo com ele, o partido vai monitorar grupos em cincos Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco -, que vão utilizar um aparelho, conhecido como perception analyzer, para sinalizar quais momentos e discussões mais os agradaram ou desagradaram no debate.
O aparelho funciona como se fosse um seletor de canais, como aqueles dos antigos televisores, indicando indiferença, satisfação ou desagrado. Ao fim do debate, os tucanos gerarão um gráfico, que irá demonstrar a avaliação geral dos eleitores em relação aos temas discutidos. “Dá para saber exatamente quais pontos as pessoas desaprovaram”, explicou o marqueteiro.
Além desses grupos, o PSDB fará também análises com dois mil eleitores consultados por telefone em todo o País. De acordo com González, eles foram selecionados de forma aleatória e responderão a um questionário. Esses 2 mil eleitores, segundo o marqueteiro, já aceitaram participar do levantamento e vão responder à pesquisa assim que o debate acabar.
22h09 - A Band relembra debates realizados pela emissora após a redemocratização. Destaque para o de 1989, com as atuações de Leonel Brizola e Paulo Maluf.
22h01 - Começa o debate dos presidenciáveis na Band. Os candidatos são apresentados a partir da ordem de chegada aos estúdios.
Tags: Band, candidatos, debate, Dilma, Eleições, Marina, Plínio, Serra
GOSTARIA DE SABER DOS IMPOSTOS MAIS CAROS DO MUNDO COMO GASOLINA TELEFONIA REMÉDIOS ENERGIA ELÉTRICA PEDAGIOS MAIS CAROS DO MUNDO
Então o Jose Serra quer acabar com a educação pública?
O maior incentivador da Educação Pública não vai acabar come ela.Veja os resultados disso no Estado de São Paulo.
responder este comentário denunciar abusoVamos retroceder ao tecnicismo José Serra?
Minha amiga. O que o Brasil mais precisa é de educação técnica é isso o que falta nas industrias!!! De que adianta um estudante sair da faculdade todo endividado com o governo se ele nao acha um emprego??!!!! Se atualize, saiba das demandas do seu país!
responder este comentário denunciar abusoEspero que sim Marilene, melhor do que lotear as empresas e órgãos públicos com sindicalistas e apaniguados políticos sem competência, que além de encarecerem a gestão (aumentando o custo Brasil, aumentando a ineficiência estatal), ajudam a piorar o clima de trabalho onde são lotados, pois incompetente quando chefia alguma coisa só saberá comandar alguém através do grito, nem vou entrar em outros possíveis delitos que esse tipo de gente deve cometer nos órgãos públicos e que não vêm a tomna!
responder este comentário denunciar abusoIsso é verdade. Várias pessoas saem das faculdades e vão trabalhar no lugar de um técnico, já que não há no mercado. Detalhe, estudou muito para trabalhar como técnico e ganhar como tal.
A situação tem que mudar logo.
Gostaria de saber do candidato Serra!
Se ele negociar os movimentos financeiro federal para um banco privado, como ele fez na prefeitura.
Marilene M Camargo, é bom não se precipitar: Dilma também falou que investiria nas escolas técnicas- e cabe lembrar que tal investimento é uma tendência mundial. apenas no Brasil um curso técnico é ‘menor’ que uma formação acadêmica. O ataque clássico a uma possível perda de ‘criticidade’ na formação dos alunos que seria, supostamente, fornecida nas universidades é uma balela. Tal papel deveria ser cumprido na educação básica
A Marina, que tanto reforçou sua expectativa em um debate de idéias, na primeira oportunidade que teve ensaiou um ataque descabido ao Serra.
Pronto, Serra já negou FHC a primeira vez!!!
A candidata Dilma disse que a diversidade e a desigualdade da regioes precisam ser respeitadas. Diversidade tudo bem. Mas desigualdade jamais!
Engracado os candidatos batem na tecla de Seguranca Publica, mas o Serra por exemplo nao deu aumento de salario para a policia de Sao Paulo, e a 16 anos que o PSDB esta no poder, nao faz nada a respeito,…
Está fazendo muita falta nesse depate o candidato Zé Maria do PSTU. É lamentável terem chamado apenas os quatro. Com certeza as opiniões e o programa do PSTU contribuiriam muito para o crescimento do nível de debate. Repito: acho lamentável não o terem chamado.
O estado de Sao Paulo por exemplo tem um dos menores salarios para a Policia e o PSDB esta no poder a 16 anos, e os policiais ganhando salario de fome !!!!
Caramba, a Dilma tá bonita, bem vestida, com uma blusa da paz e um colar lindo, mas tá se enrolando toda!
A candidata Dilma parece desconhecer o assunto que está tratando neste exato momento – a atenção aos excepcionais. O trabalho das APAEs realmente está sendo desmontado pelo atual governo, exatamente pelo Ministério da Educação. A candidata Dilma parece imaginar que as crianças que possuem múltiplas deficiências podem e devem ser submetidas a programas acadêmicos das escolas normais. Este é o melhor caminho para condenar essas crianças a uma marginalização permanente. Bem se vê que este é mais um assunto que não tem o menor conhecimento…
Concordo com você, o atual governo está acabando com o maravilhoso trabalho das Apaes. Com certeza nenhum deles tem filhos ou conhecidos com deficiência intelectual e não sabem como é no dia a dia.As Apaes são a favor da inclusão e lutam para que isto ocorra, mas lutam de uma forma responsável. O que o governo está fazendo de acabar com a escola dentro das Apaes não é inclusão e sim exclusão, pois estas crianças particiam de festas, eventos sociais e muitas outras coisas.As famílias Apaianas estão entristecidas diante desta situação, pois os pais sabem que nas escolas regulares seus filhos não terão a mesma qualidade de atendimento. Mas como as escolas regulares vão receber verba em dobro por cada criança especial matriculada , já deu para entender o porque que tem que incluir de qualquer jeito.Fora Dilma!!! Você não conseguiu responder a pergunta, enrolou, enrolou e não disse nada.
responder este comentário denunciar abusoNossas escolas, hospitais e transportes sao paulo um dos piores do Brasil e o PSDB esta no poder a 16 anos o que fizeram, eu falo por que uso trem, hospitais so escola que nao pois tenho que pagar minha faculdade, pois faculdade gratuita no Brasil e para ricos….
Em São Paulo hospitais,transporte e escolas são os piores do Brasil?
Venha para o Nordeste e conheça o que é realmente ruim.São Paulo pode não ser bom,mas no nordeste é muitíssimo pior.
Em Fortaleza já entramos para a segunda greve dos motoristas de ônibus em dois meses… a verdade é aquela velha história: são paulo cresce mais rápido do que o Brasil acompanha…
responder este comentário denunciar abusoSeria importante sabermos qual a política de segurança nacional que os candidatos possuem para coibir eventual ameaça terrorista, em território brasileiro, praticada por extremistas islâmicos em tempos de “globalização do terror”
Estou achando o debate fraco.
Todos estão indo muito mal.
Gostaria apenas de complementar que sou jornalista e a minha pergunta se fundamenta em estudos de pós-graduação em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp)
Vocês não acham que a Dilma está meio nervosa?
Dilma está nervosa sim, é primeiro debate dela.
Serra é experiente em debates mas curiosamente eu também sinto ele nervoso.
Marina ainda apagada e Plínio um contestador, meio radical, mas ainda é o mais prudente aos ideais que defende.
Esse debate parece mais uma conversa de botequim, nao estou vendo nada claro, ha uma sombra muito grande em tudo isso.
Gostaria de saber dos candidatos por que todos os politicos quando necessitam de cuidados da saude vem a S.Paulo e para os melhores hospitais?
Se eles vivem do dinheiro arrecadado com imposto pago por nos, por que nos nao temos tambem esse direito?
Sinceramente, essa Dilma é muito enrolada.
Plínio, apesar do sarcasmo e do radicalismo, é o melhor.
Marina me decepcionou. Serra não empolgou.
O serra é um cara de pau mesmo! Ele insiste falar em futuro, mas não comenta o que o seu partido fez no passado e nem tampouco apresenta propostas concretas. Vamos combinar, que este debate está uma droga.
Nada de interessante.
O Serra deve se atualizar sobre a política da educação para todos e da inclusão.
Ate agora o Serra mostrou ter maior conhecimento dos problemas brasileiro e suas “receitas” parecem ser as melhores. A Marina e muito fraquinha, o Plinio nao ta nem ai e a Dilma e uma chutadora emerita.
é visivel o despreparo da Dilma no debate.
Chato. Raso. burocrático.
Dizer que pagamos os impostos mais caros do mundo ou é ingnorancia ou péssima intenção (mais provável). Há dias, a TV Globo, que pelo menos informa bem, mostrou que o país MAIS FELIZ do mundo é a Dinamarca, onde a renda média paga 50% de impostos. Imagine quanto paga lá os abonados tipo da Av. Paulista, tipos jabores que latem a serviço de seus donos. Lá ninguem reclama. Na Inglaterra os lorde vendem, ou alugam, seus castelos para poder pagar os impostos. Nos EEUU tem imposto de renda até municípal. E mais, sonega, vai pra cadeia, pode ser bilionário. Imagine o imposto que pagariam nesses paises esses nossos proprietários de terra do tamanho de Bélgica. Ou aquela fazenda que o Unibanco de 200 x 100 quilômetros, que comprou há anos dos americanos. E vai por ai. Nos poupem, misters, por favor.
Dilma, Marina e Plínio foram ótimo, novamente josé serra mostra inconsistência e despreparo. Achei o tempo para as respostas muito curtas, o que não é possível para aprofundar as questões.
Melhor momento: Plínio chama serra de hipocondriaco porque josé serra só fala em saúde. srsrsrs
responder este comentário denunciar abusoO Serra pensa que o Brasil é só São Paulo.
serra fala do futuro, mas prefere esquecer o passado obscuro que ele FHC, PSDB e DEM fizeram com o brasil, como se o futuro fosse algo descolado do passo. É preciso conhecer muito bem o passado e aprender com ele como disse a Dilma para não repetir os erros no futuro.
José Serra o sem memória por conveniência.
22:42 e 22:44
DILMA: de 2006 pra cá os portos já melhoraram e as estradas estão duplicadas ??
ela nào conhece o Brasil ou tá mentindo? Ela é mentirosa ou é despreparada??
Deus nos salve!!
Plinio se destaca por seu discurso vindo do tunel do tempo: de 1917 direto para 2010!
A Dilma é a candidata menos preparada, até o Plínio se saiu melhor;
os erros de português dela são grosseiros, é insegura nas palavras e não tem conhecimento sobre o que é perguntada;
muito ruim ela e olha que eu simpatizo com o Lula;
vai cair nas pesquisas;
José Serra um abraço…. depois dessa até 2014 !!!!!!
hoje o serra manteve um certo nivel, o psdb viu que as besteiras que eles mandaram o tal do indio dizer não deu muito certo, então resolveram mudar a estratégia
se a Dilma continuar a subir nas pesquisas de intenção de voto como vem ocorrendo até agora, a pose do serra não vai durar muito com certeza
Comentei e não foi publicado. Falo de novo, agora curto e grosso: O debate foi uma porcaria.
[...] Leia mais clicando aqui [...]
Tá parecendo que Serra é candidato ao governo de São Paulo. Dilma tem uma desvantagem: todo mundo sabe o que de bom e de mau foi feito no Brasil nos últimos sete anos e, fora de São Paulo, ninguém faz a menor idéia de qual salario o PSDB paga aos policiais, o que è PCC, ou que o massacre do Carandiru não aconteeu em alguma gestão petista. Dilma está nervosissima. Imagina substituir um jogador de futebol que acerta 80% dos chutes a gol? Pois é oitenta por cento de popularidade de Lula é um peso tambem… Marina vai se eleger presidente de uma ONG… Plinio é o seguinte: Dilma tem que fazer um curso rápido com ele ou então estudar os vídeos do finado Brizola. Politico de esquerda tem que ter a possibilidade de vez por outra, parecer que é candidato a presidente do DCE. Se não não é de esquerda!!
O candidato Plínio foi a grande revelação,enquanto o candidato José Serra mostrou o que todos já sabiam:é mesmo mais preparado.As candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva podem não ter cometido grandes equívocos,mas estiveram um pouco tensas e não mostraram ainda todo o potencial que possuem.Os grandes vencedores foram a TV Bandeirantes e a coordenação dos debates.
Existem comentários que não condiz com o que vimos e ouvimos, ora se Serra é o mais experiente junto ao Plinio , então Dilma e Marina deram um show, Dilma não tem nada o que esconder, o governo Lula é aprovado por 77% , criticar e que pode fazer mais, por que não fizeram quando governaram? Rídiculo, Serra é mentiroso e cínico, só uma parte do povo de S. Paulo não ver isso.
POIS É QUEM ESPERAVA QUE A DILMA FOSSE UM DESASTRE….APESAR DE NERVOSA NO PRIMEIRO BLOCO CONSEGUIU NAO SE COMPROMETER NO DEBATE. ERA A UNICA CHANCE DO SERRA REVERTER AS PESQUISAS E AGORA?????
Eu tenho certeza que a Dilma é a melhor candidata , sobre o debate e a primeira vez em sua vida isso é toleravel algumas gaguegadas ou erros ,mas nao muda o curso de plano de governo que pra mim que tenho 33 anos é o melhor para o Brasil .
Dilma na cabeça ….rumo a vitoria !!!
eu queria saber se é só o José Serra, Dilma Rousseff, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio que são candidatos a presidência da república?
Serra na cabeça…. rumo a vitória!!!
Bem, assisti ao debate e como os próprios jornalistas concordaram, ninguém vive de passado. Porém se é para citar o passado, tenho uma dura experiência quando da gestão do PT na prefeitura de SP.
O SUS, tão criticado, oferecia sim serviços domiciliares a deficientes. Meu irmão, bimestralmente recebia a visita da equipe do SUS, que colhia exames e material para análise, recebia a medicação, inclusive material para curativos de escarias, o que evitava deslocamento e agravamento do caso e ainda uma eventual internação.
Ao ser assumida a prefeitura pela Sr.a Marta (PT), a primeira coisa que foi cortada foi a assistencia do SUS. Não preciso dizer que logo meu irmão teve complicações, foi internado, Devolvido para casa sem que o tratamento hospitalar fosse satisfatório e a consequencia todos podem imaginar.
A saúde no País piorou sim, se na ocasião estava a um bom passo, o PT teria a oportunidade de se devicar a outras necessidades, mas preferiu economizar na população carente.
Assim, o único que está realmente comprometido com o Brasil é o Serra, epocondriaco ou não, o que fez deu certo.
É preciso fugir dos rótulos na política, quando a Dilma insinua que governos anteriores governavam para poucos ela mente, afinal os genéricos não beneficiaram poucos, o Pronaf não beneficiou poucos, a Bolsa Escola também não beneficiou a poucos então a candidata tem ter cuidado, por que embora estratégia de marketeiro dê certo o eleitor está cada dia mais maduro e vai atrás saber o que foi dito.
E afinal sobre o debate ficou evidente que o Serra é muito mais preparado, enquanto mostrava firmeza e tranquilidade, a Dilma se mostrava nervosa, gaguejava, falava uma porção de coisas sobre nada, e foi a campeã do debate em quesito insegurança, mostrou o tamanho da sua desqualificação para o cargo!
As eleições no Brasil são uma vergonha. Os debates horríveis, engessados, com dados incorretos que são fornecidos pelos candidatos.
Para começar as perguntas deviam ser feitas por telespectadores e os candidatos tem que responder e justificar como vão resolver os problemas e não fazer conjecturas e enrolar.
Os senadores e deputados com exceções só aparecem na época das eleições.
Como dizia aquele jogador de futebol famoso numa certa época”.
“O brasileiro não sabe votar”.
E eu digo:
“Continua não sabendo e vota achando que estava levando vantagens”
Infelizmente é assim que funciona para um povo que não tem história.
Olha como viram o Serra foi bem apropriado para o debate o Serra vem trazendo coisas boas com ele como o rodoanel que ele deu contintinualidade e agora pra passar por Sao Paulo vc leva menos tempo por nao atravessar o transito. E votando nele acredite teremos um Brasil melhor, a Dilma escolhida pelo Lula nao tem eficiencia nenhuma e se votarmos só porque queremos esperimentar uma mulher no poder nao irá adiantar nada pois se perceber o Lula só e bom de conversa porque fazer ele nao faz nada. O Plinio acreditasse que faça alguma coisa mais ele fala mal dos outros para se dar bem. A Marina nos da uma grande confiança nos planos dela mas acredito que para chegar a presidencia ainda falta um pouco,porisso digo que o melhor deles seria o Serra entao pelo amor de deus nao faça o Brasil ser entregue a uma mulher sem eficiencia como a Dilma e ajude nos a colocar Serra e teremos uma nova vida e um grande Brasil!!!!!!!
2012
2011
2010
2009