PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Vídeo questiona versão de morte de jovem negro nos EUA

SÃO PAULO - A divulgação de um vídeo obtido pela rede de TV ABC nesta quinta-feira, 29, levantou dúvidas sobre a versão original do "vigia voluntário" George Zimmerman, que matou o adolescente negro Trayvon Martin há mais de um mês na Flórida. Nas imagens, Zimmerman aparece ileso ao chegar a uma delegacia policial na noite do crime.

Por Redação Internacional
Atualização:

Veja também:Amigos temem por homem que matou adolescente na FlóridaMorte de adolescente negro em caso suspeito de racismo indigna ObamaObama diz que jovem negro morto na Flórida poderia ser seu filhoEntenda o caso do adolescente negro assassinado na Flórida

PUBLICIDADE

Zimmerman afirmou ter atirado contra Martin em legítima defesa, após ter levado um soco no nariz do jovem, que teria ainda batido a cabeça do vigia contra a calçada. A descrição dos fatos, contudo, é desmentida pelo vídeo, que mostra o vigia sem ferimentos na cabeça e no rosto e sem marcas de sangue na roupa. Assista.

O caso despertou a indignação nos americanos e rendeu uma declaração do presidente Barack Obama, que disse que "se tivesse um filho, ele se pareceria com Trayvon".

Capuz. No entanto, nesta quinta o Congresso dos EUA proibiu que um legislador usasse um capuz em homenagem ao rapaz durante um discurso. Para o representante negro Bobby Rush,  Trayvon foi alvo dos disparos por causa da cor de sua pele. "A discriminação racial precisa acabar, senhor presidente. Não é porque usa capuz que alguém é bandido", disse, antes de ser interrompido pelo presidente da sessão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.