Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Premiê israelense envia carta a vítimas de ataques

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enviou uma carta nesta segunda-feira, 17, às centenas de famílias vítimas de ataques terroristas planejados ou realizados pelos palestinos que serão soltos no acordo em troca de Gilad Shalit.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Veja também:Israel analisa recursos contra troca de prisioneirosLibertação divide parentes vítimas de atentadosOs libertadosTV ESTADÃO: Brasileiro relata captura de ShalitPARA ENTENDER: O acordo entre Israel e o HamasPARA LEMBRAR: A captura de Gilad ShalitHOTSITE: A troca de detentos entre Hamas e Israel

PUBLICIDADE

Na carta, Netanyahu, cujo irmão Yonathan morreu em uma operação de resgate em Entebe, Uganda, escreveu que entende as famílias mas que se sentiu "obrigado a trazer de volta para casa o soldado (Shalit), enviado para proteger Israel".

Shalit servia no Exército em 2006 quando foi capturado na fronteira com a Faixa de Gaza pelo Hamas. O acordo prevê a libertação de um total de 1.027 palestinos detidos em Israel em troca do miitar. A troca será feita em duas etapas - a primeira deve ocorrer na terça-feira, com a libertação de 477 palestinos.

Shalit deverá ser solto em seguida, inicialmente para o Egito e de lá para Israel. A segunda fase deve ocorrer dentro de dois meses. Nesta segunda-feira, a Suprema Corte de Israel discute o pedido de famílias para não libertar os palestinos. É bastante improvável, segundo a imprensa israelense, que a Justiça interfira em favor das famílias, alegando que essa é uma questão política e de segurança.

Leia a seguir a íntegra da carta de Netanyahu.

Publicidade

Queridas famílias,

Escrevo a vocês com o coração pesado. Eu entendo e conheço sua dor. Pertenço a uma fmília enlutada pelo terrorismo. Meu irmão foi morto na operação para resgatar reféns em Entebe.

Eu sei que você tem um coração pesado, e que suas feridas se abriram de novo nestes últimos dias, que seus pensamentos não estão tranquilos. Numerosas dúvidas me acompanharam ao longo das negociações sobre o acordo para trazer de volta o soldado sequestrado Gilad Shalit. Vocês sempre estiveram em meus pensamentos.

A decisão sobre a libertação de Gilad Shalit foi uma das mais difíceis que eu já tomei. É difícil para mim, pelas mesmas razões que é difícil para você, queridas famílias. Na decisão de trazer Gilad para casa, fui confrontado com a responsabilidade de primeiro-ministro de Israel de trazer para casa cada soldado que é enviado para proteger nossos cidadãos. Eu também, quando lutei em nome do Estado de Israel, soube sempre: o Estado de Israel não abandona seus soldados e cidadãos.

Diante do forte desejo de trazer para casa um soldado capturado estava a necessidade de limitar o alto preço que o Estado de Israel teria que pagar pelo rapto de Gilad Shalit, cinco anos atrás. Eu sei que o preço é muito pesado para vocês. Entendo a dificuldade de encarar que as pessoas vis que perpetraram os crimes terríveis contra seus entes queridos não vão pagar o preço total que eles merecem.

Publicidade

Durante esses momentos, espero que vocês encontrem consolo e saibam que eu e toda a nação de Israel abraçamos e compartilhamos sua dor. Seus entes queridos estarão para sempre no meu coração.

Benjamin Netanyahu

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.