PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

População de Roma abandona a cidade com medo de terremoto 'previsto' para amanhã

O Coliseu, em Roma, durante um apagão em 2003: vítima do 'terremoto' de quarta-feira?

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A população em Roma, na Itália, está com medo por conta de uma profecia. Trata-se de uma "previsão" de que um terremoto destruirá a cidade na quarta-feira, 11, amanhã. O medo é tão grande que, segundo agências de notícias, a cidade está se esvaziando às vésperas da "catástrofe". Por isso, as autoridades italianas estão sendo obrigadas a tranquilizar à população - com a simples explicação de que terremotos não podem ser previstos.

Há meses corre pela internet uma "profecia" do astrônomo e sismólogo autodidata italiano Raffaele Bendandi (1893-1979), que afirma que um tremor de terra de "grande intensidade" atingirá Roma no dia 11 de maio de 2011. Na previsão de Bendandi (na foto abaixo), dois dos principais cartões-postais da cidade, o Coliseu e a Basílica de São Pedro, seriam destruídos durante o terremoto.

PUBLICIDADE

A maior parte das lojas administradas por chineses entre a praça Vittorio e ruas adjacentes anunciou o fechamento do comércio na quarta-feira, enquanto a imprensa local garantiu que pelo menos 15% dos funcionários públicos pediram dispensa. Perante a situação criada, a prefeitura de Roma pôs à disposição um posto telefônico para tranquilizar à população e oferecer todo tipo de informação.

'Fraude'

Especialistas e sismólogos asseguraram que esses "prognósticos" são falsos. Paola Lagorio, presidente da Associação La Bendandiana, que guarda o legado de Bendandi, sentenciou que a história do terremoto "é uma fraude". Em uma entrevista a um programa da televisão pública RAI, Paola disse: "É uma notícia totalmente inventada, obra de alguém que sabe que a única pessoa crível na Itália para uma previsão desse tipo é Bendandi".

Publicidade

Segundo ela, as únicas previsões sísmicas que Bendandi fez são para 6 de abril de 2521, data na qual, segundo seus estudos, a situação planetária pode causar tremores de grande intensidade na Terra.

Perante o alarme criado, a associação de consumidores Codacons apresentou nesta terça-feira uma denúncia perante a promotoria de Roma por suposto "delito de abuso da credulidade popular" e pediu para investigarem "todos os que alimentaram e divulgaram a notícia do terremoto". O presidente da Codacons, Carlo Rienzi assinalou que se trata de uma notícia "sem fundamento científico, que está criando alarme entre muitos romanos, contribuindo para medos totalmente injustificados".

Efe

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.