PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Missionário americano preso na Coreia do Norte conversa com jornalistas

O missionário e guia turístico americano preso na Coreia do Norte desde novembro de 2012 fez uma rara aparição nesta segunda-feira, 20, na presença de jornalistas, para pedir aos EUA que garantam sua liberdade. Kenneth Bae disse querer ser libertado "o mais cedo possível" para poder voltar ao país americano e ficar com a família, informou a agência japonesa Kyodo.

Por redacaointer
Atualização:

Bae, condenado a 15 anos de trabalhos forçados, falou com a imprensa durante três minutos, se declarou culpado, pediu desculpas pelos atos que cometeu contra o governo norte-coreano e pediu a colaboração entre Washington e Pyongyang, o que ajudaria em sua libertação. Não se sabe os motivos de a Coreia do Norte ter permitido que Bae conversasse com os jornalistas.

PUBLICIDADE

Um vídeo mostra Bae chegando em uma sala para falar com os jornalistas. Ele vestia um uniforme de presidiário e estava escoltado por guardas.

//www.youtube.com/embed/g3cI0-odAY4?rel=0

O americano foi preso em novembro de 2012 e condenado em 30 de abril de 2013 por violar o artigo 60 da Constituição da Coreia do Norte, sobre cometer um crime com o objetivo "de derrubar o regime". O crime de Bae nunca foi especificado.

Em agosto do ano passado, Pyongyang convidou um enviado especial do governo americano para negociar a libertação de Bae, mas depois cancelou o convite justificando que os EUA tinham realizado "provocações militares" contra o país./ EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.