Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Live blogging: negociações entre israelenses e palestinos

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, estão em Washington para relançar as negociações diretas de paz sobre o conflito no Oriente Médio. Nesta quarta-feira, 1, eles se encontram individualmente com o presidente Barack Obama. À noite, participaram de um jantar na Casa Branca. Na quinta-feira, se reúnem com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.  Representantes do Egito e da Jordânia  também estão em Washington.  Acompanhe no Radar Global os detalhes das negociações. 

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Raatz
Por Luiz Raatz
Atualização:

02/09-15:54:  Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, o presidente Barack Obama, está encorajado pela aproximação que observou nos líderes palestino e israelense, Mahmoud Abbas e Benjamin Netanyahu, nos quais observou que agora buscam de maneira genuína e sincera a paz.

02/09-15:46: Acaba a reunião no departamento de Estado entre Abbas e Netanyahu

PUBLICIDADE

02/09/-14:09:  "Abbas e Netanyahu estão comprometidos em fazer o que é necessário para o acordo"

02/09 - 14:05: 'A negociações se desenrolam em boa fé'

02/09-14:00: "Ambos concordaram em estabelecer um acordo em um ano para a criação de um Estado palestino. Vão se encontrar novamente em 14 e 15 de setembro no Oriente Médio e em manter reuniões quinzenais. O passo mais lógico é negociar um acordo prévio que imponha prazos para um acordo final", diz Mitchell

Publicidade

02/09: 13:55:  "Ambos concordaram em lutar contra o terrorismo", afirma o enviado

02/09 - 13:55: "Na reunião trilateral houve uma discussão produtiva sobre vários temas", diz Mitchell

02/09 - 13:55: O enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell, deve falar com a imprensa nesta tarde sobre as negociações em Washington, disseram funcionários do departamento de Estado.

02/09-11:49: Hillary encerra os pronunciamentos. Os líderes se cumprimentam e vão se reunir privadamente no departamento de Estado.

 Foto: J. Scott Applewhite/AP

Publicidade

02/09-11:49: "Em 1993 assinamos um documento que nos comprometemos a reconhecer o Estado de Israel. "

02/09: 11:46: "Jordânia e Egito acreditam que é do interesse vital de todo Oriente Médio um acordo de paz. E os EUA também acreditam nisso"

02/09: 11:43: "Estamos tomando as providências para encontrar os responsáveis pelo ataque aos colonos"

02/09-11:43: "Pedimos que o governo israelense interrompa a expansão de assentamentos e o bloqueio à Gaza"

02/09-11:43: "Estamos esperançosos com negociações que podem levar a uma paz justa"

Publicidade

02/09 - 11:42: O caminho a nossa frente é claro. O caminho da lei representado pelo quarteto e pelas posições da União Europeia e da Liga Árabe. Elas devem ser as bases da negociação, diz Abbas

02/09 - 11h41: Abbas começa a falar

02/09- 11:41 O premiê termina falando a palavra paz em hebraico (Shalom), árabe (Salaam) e inglês (peace)

02/09-11:40 Netanyahu cita a bíblia e diz que Abrãao é o pai de judeus e arábes.

 02/09-11:37: Netanyahu fala sobre os atentados contra colonos na Cisjordânia. "Presidente Abbas, você condenou os ataques. Isto é importante. Também é importante encontrar os culpados"

Publicidade

02/09 - 11:34: "Os acordos precisam abarcar ameaças de segurança ao nosso território. É possível reconciliar as suas demandas com a nossa necessidade de segurança", diz Netanyahu

02/09- 11:34:  Netanyahu diz que a paz deve ser fundamentada no reconhecimento de Israel e em sua segurança

02/09 - 11:33: 'Temos que sair de desacordos para um acordo. Haverá perdas de ambas as partes. Mas podemos andar por um longo caminho em pouco tempo', diz Bibi

02/09 - 11:32: Netanyahu volta a chamar Abbas de parceiro na paz e diz que juntos podem levar os dois povos a uma paz verdadeira.

02/09 - 11:31: Netanyahu começa a falar

Publicidade

02/09 - 11:30: "Precisamos de apoio e paciência. Haverá obstáculos e contratempos"

02/09 - 11:25: "Podemos resolver este impasse em um ano", afirma a secretária de Estado. "Vocês são os líderes que transformarão este sonho em realidade".

02/09 - 11:25: "Muitos de nós já estiveram aqui antes e sabem o quão vai ser difícil percorrer este caminho", diz Hillary

02/09: 11:23: Hillary começa a falar: Cada um aqui tomou um passo importante. Por isso, obrigado pela coragem de vocês.

02/09 - 10:59: Os colonos judeus, por sua vez, retomaram unilateralmente as obras de expansão de assentamentos nos territórios ocupados. Os palestinos dizem que a retomada da construção de assentamentos causaria problemas e poderia até fazer as negociações de paz fracassarem. Netanyahu adiantou na quarta-feira a reunião com o presidente Obama que seu governo não estenderá a interrupção para a expansão das colônias. 

Publicidade

02/09 - 10:55: Entre o jantar dos líderes na quarta-feira e o encontro de Abbas, Netanyahu e Hillary nesta quinta, houve um novo ataque contra colonos israelenses na Cisjordânia. O incidente, parecido com o de terça-feira, quando quatro israelenses morreram, deixou dois feridos. O braço armado do Hamas mais uma vez assumiu a autoria do ataque e disse que "as ações de resistência continuarão contra a ocupação de Israel".

02/09 - 10:47: A reunião entre Abbas e Netanyahu está marcada para as 10 horas locais (11 horas em Brasília) e terá a participação da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. O encontro marca oficialmente a retomada do diálogo direto entre as partes.

01/09 -20:43: Os cinco líderes partem para o jantar a portas fechadas.

01/09 - 20:40: Obama agradece a todos pela presença e pelos discursos. 'Estou cautelosamente otimista", conclui o presidente.

Abbas: "Não pouparemos esforços em garantir que as negociações alcancem todos seus objetivos em todas as questões: Jerusalém, refugiados e todas as outras. Reconhecemos os obstáculos na nossa frente. Mas pedimos que os israelenses parem a expansão dos assentamentos."

Publicidade

Netanyahu:" Estou muito feliz de estar aqui para começar nosso esforço comum em alcançar a paz. Quero agradecer Obama, Mubarak e o rei Abdullah por seu apoio em promover paz, segurança e estabilidade em nossa região. Nossa meta é shalom - a palavra hebraica para paz. Não procuramos um período de paz entre duas guerra. Queremos uma paz que dure por gerações. A nossa, de nossos filhos e a próxima. É a paz que o meu e todos nossos povos querem e merecem.

Mas toda paz começa com líderes. Presidente Abbas, você é meu parceiro na paz. Temos que concluir o confronto entre nossos povos. O povo judeu não é estranho na terra de nossos antepassados. E outros povos  também têm direito de viver ali. Não vim aqui para jogar o jogo da culpa. Vim para conquistar um compromisso histórico com uma paz que dê um benefício duradouro a todos.

Quatro pessoas ontem foram mortas, incluindo uma mulher grávida e uma mãe de seis filhas. E há duas horas houve outro ataque. Estes eventos mostram que a paz deve estar ancorada na segurança.  Não deixarei os terroristas ficarem no caminho da paz.  Há espaço para ceticismo, mas não tenho dúvidas de que a paz é possível."

Rei Abdullah II:  Dos dois lados há pessoas que querem que falhemos.  Nossa falha é o sucesso dos extremistas.  Dois Estados vivendo em paz são a condição necessária para a paz entre Israel e 57 países árabes e muçulmanos da região. Os olhares estão sobre nós. O tempo não está ao nosso lado.

Mubarak:  Não estaríamos aqui sem o considerável esforço de Obama e sua administração. O mundo quer que essas negociações sejam conclusivas. Ninguém valoriza mais o valor da paz do que aqueles que estiveram em guerra.

Publicidade

 01/09 - 20:05 : Obama, Netanyahu, Abbas, rei Abdullah e Mubarak chegam para falar com a imprensa na Casa Branca

Foto: Jim Localzo/Efe

01/09 - 18:51: Segundo o Exército israelense, houve um novo tiroteio nesta quarta-feira na Cisjordânia. Dois israelenses ficaram feridos.

 01/09-18:40: Obama, Hillary e Mitchell deixam jardim da Casa Branca após pronunciamento:

Foto: Jim Young/Reuters

01/09 - 18:36:  "Este é o momento. Uma oportunidade como esta pode não aparecer outra vez. Se não tentarmos, o fracasso é garantido. Extremistas e inimigos da paz tentarão de tudo para nos impedir, como aconteceu no ataque de ontem. Mas sangue demais foi derramado. Vidas demais foram perdidas e corações demais foram perdidas", conclui o presidente.

01/09 - 18h35: "Só israelenses e palestinos podem fazer escolhas difíceis. Não podemos fazer isto por eles.  Abbas e Netanyahu querem a paz e seus representantes têm trabalhado diariamente", afirma o presidente.

01/09 - 18h33:  "Não temos ilusão. A desconfiança de anos não vai desaparecer da noite para o dia. Mas o status quo é insustentável para israelenses, palestinos, seus vizinhos e o mundo todo", prossegue  Obama.

01/09 - 18h30:  "As negociações diretas visam resolver todas as questões pendentes para pôr fim a ocupação iniciada em 1967 e criar um Estado palestino viável, democrático, que viva em paz e segurança com Israel e seus vizinhos", diz o presidente.

01/09 - 18:27:  Obama começa a falar

01/09 - 18:00:  Veja foto do encontro de Obama com Abbas:

Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP

01/09 - 17:40:  Abbas reiterou a Obama seu compromisso pleno com o processo de paz, mas disse ao presidente que a questão dos assentamentos é crucial para destravar as negociações. "As próximas quatro semanas serão decisivas, delicadas e importantes para o futuro da região", disse um assessor de Abbas presente à reunião à Efe.

01/09-16:57: Uma coletiva de imprensa de Obama está marcada para às 18h20 (horário de Brasília) . Às 20h, o presidente e seus quatro convidados devem falar novamente com a imprensa antes de se reunirem para o jantar que lançará formalmente as negociações.

01/09-16:51:  Obama disse a jornalistas que acompanham as negociações que há progresso nas conversas com israelenses e palestinos. " Estamos progredindo", afirmou após encontro com Abbas na Casa Branca. O presidente se reuniu com Netanyahu pela manhã. À noite, os três líderes jantam na Casa Branca. O Rei Abdullah, da Jordânia, e o presidente do Egito, Hosni Mubarak, também participarão do encontro. 

01/09 - 16:32  Segundo a agência Efe, Netanyahu transmitiu a Obama na reunião entre os dois na Casa Branca sua decisão de pôr fim à moratória na construção de assentamentos judaicos na Cisjordânia.

01/09 - 16:12  Netanyahu deve dizer ainda hoje em discurso na Casa Branca que deseja pôr fim ao conflito com os palestinos de uma vez por todas. Segundo trechos de seu pronunciamentos antecipados pela AFP, o premiê dirá que Abbas é seu sócio na paz e que busca uma paz segura e durável entre israelenses e palestinos

01/09- 15:47: Veja os especiais produzidos pelo estadão.com.br sobre o conflito no Oriente Médio. Esta linha do tempo mostra como foram as últimas negociações de paz. E este infográfico apresenta as disputas territoriais na região no último século.

 01/09 - 15h37:  Na Faixa de Gaza, o Hamas voltou a se colocar contra as negociações. "Hoje começam as negociações entre alguns que não têm o direito de nos representar e os brutais invasores, que irão roubar nossa terra e dar Jerusalém aos judeus", disse Mahmoud Zahar, homem forte do Hamas. Ontem o grupo reivindicou a autoria do ataque a quatro colonos judeus na Cisjordânia.

01/09- 15:32: Em meio às negociações, a Autoridade Palestina voltou a pedir a prorrogação do congelamento na expansão de assentamentos judaicos na Cisjordânia. O porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeina, disse que a retomada da construção de colônias condenaria as negociações ao fracasso. "A colonização deve parar. Continuá-la significaria o fim do processo de paz", disse.

01/09 -14:40: Obama agora deve receber o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na Casa Branca

01/09 - 13:39: Obama e Netanyahu fazem uma declaração a imprensa na qual condenam o ataque aos colonos judeus na Cisjordânia. Netanyahu classifica as conversas como abertas e construtivas  para a busca da paz e segurança dos israelenses. Obama diz que ainda se encontrará com Abbas e agradece a presença do líder palestino em Washington.  "Temos muito trabalho a fazer", diz o presidente

01/09 - 13:33: As primeiras imagens do encontro entre Obama e Netanyahu foram divulgadas:

Crédito: Ron Sachs/Efe

01/09 - 13:02:  Em entrevista ao jornal palestino "Al-Ayyam", o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou que é possível se alcançar um acordo de paz em menos de um ano com Israel.

Abbas afirmou que antes da interrupção do último processo de paz entre as partes, em dezembro de 2008, aconteceram debates e negociações sobre todos os assuntos fundamentais do conflito. "Por isso, deveríamos construir sobre a base daquelas conversas em vez de começar do zero".

01/09 -12:48: Antes da reunião, Netanyahu pediu que os colonos judeus na Cisjordânia respeitem a lei. De acordo com o Haaretz, Bibi tem sido informado constantemente por Barak das investigações do ataque que deixou quatro colonos mortos perto de Hebron na Cisjordânia.

01/09 - 12h30: Em Israel, o ministro da Defesa, Ehud Barak, deu uma entrevista ao jornal Haaretz, na qual afirma que Israel poderia ceder partes de Jerusalém aos palestinos em um futuro acordo. O gabinete de Netanyahu desmentiu Barak. A coalizão de Bibi reúne os conservadores do Likud e do Israel Beteinu, o partido trabalhista, de Barak, e partidos religiosos como o Shas.

01/09 - 12h00: O primeiro-ministro israelense chega à Casa Branca para encontro com Obama. Eles devem discutir a questão dos assentamentos judaicos na Cisjordânia. Segundo o gabinete de Netanyahu, o premiê disse a Hillary que não pretende prorrogar o congelamento da expansão, como querem os palestinos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.