Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Exército egípcio deteve e torturou manifestantes, dizem ativistas

Grupos de direitos humanos e dissidentes egípcios disseram ao jornal britânico 'The Guardian' que o Exército do país participou da captura e tortura de manifestantes favoráveis à renúncia do presidente Hosni Mubarak. Até então, os militares, bastante respeitados pela sociedade egípcia, têm mantido publicamente uma postura de neutralidade na crise.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Raatz
Por Luiz Raatz
Atualização:

De acordo com Hossam Bahgat, diretor da ONG Iniciativa Egípcia pelos Direitos Individuais, centenas, e possivelmente milhares de pessoas comuns desapareceram sob custódia dos militares nas últimas duas semanas. "Entre os presos há pessoas que estavam nos protestos, ou violaram o toque de recolher e também quem simplesmente respondeu a um oficial, ou se parecia com um estrangeiro", disse.

PUBLICIDADE

Ainda segundo o Guardian, os militares mantiveram uma prisão informal no Museu de Antiguidades do Cairo. Há relatos de uso de choques elétricos nos presos. Os militares acusavam os dissidentes de estar a serviço de países estrangeiros, como o Hamas e Israel. Militantes de direitos humanos, jornalistas e advogados estavam entre os presos, a maioria já liberada.

Leia o relato dado ao Guardian por Ashraf, jovem de 23 anos que ocultou o nome por medo de ser preso novamente. ( há descrição de cenas de violência)

"Eu estava na rua e um soldado me parou e perguntou onde eu ia. Respondi e ele começou a gritar que eu estava a serviço de inimigos estrangeiros. Então começaram a me bater. Fui levado a uma sala. Um oficial me perguntou quem estava me pagando para me colocar contra o governo.

Quando eu disse que queria um governo melhor ele me bateu na cabeça e caí no chão. Os soldados começaram a me chutar entre as pernas. Eles pegaram uma baioneta e ameaçaram me estuprar com ela. Depois a passaram entre minhas pernas. Disseram que eu poderia morrer, ou desaparecer na prisão que ninguém saberia. A tortura era dolorosa, mas a ideia de sumir em uma prisão militar era bastante assustadora"

Publicidade

Ashraf continuou a ser espancado por diversas horas. Depois foi colocado numa sala com cerca de dez outros homens. Ele foi liberado 18 horas depois. Os militares o avisaram para não voltar mais à praça Tahrir.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.