ir para o conteúdo
 • 

Radar Global

25.fevereiro.2010 07:00:10

E o Brasil com isso?: A disputa sobre as Malvinas

Soldados britânicos nas Malvinas, em 1982

Soldados britânicos nas Malvinas, em 1982

O apoio do Brasil à reivindicação de soberania argentina nas Malvinas é coerente com a posição do País durante o conflito nos anos 80. Na época, o Brasil e a Argentina estavam num momento de reaproximação, depois da assinatura, em 1979, do tratado que resolveu a disputa sobre os projetos para a construção das hidrelétricas de Itaipu e de Corpus.

Em 1980, o último presidente do regime militar, João Batista Figueiredo, visitou a Argentina (na primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao país vizinho em mais de 40 anos) e assinou um acordo de cooperação nuclear. Para se ter uma ideia, anos antes a desconfiança entre os dois países era tanta que os argentinos afirmavam que Itaipu seria uma usina estratégica, porque se suas comportas fossem abertas, Buenos Aires seria inundada.  

Em 1982, o apoio – ainda que tímido ­- ao vizinho na Guerra das Malvinas ajudou a consolidar o processo de criação de confiança, abrindo caminho para o que seria o Mercosul. Durante a guerra, aviões Bandeirantes Emb-11 foram comprados pelos argentinos em condições vantajosas. A Embaixada do Brasil em Londres passou a representar os negócios argentinos junto à coroa britânica. E nas duas reuniões do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, o Brasil votou a favor das moções que condenavam o boicote da então Comunidade Econômica Europeia à Argentina.

É esse passado que Lula evoca ao apoiar a reivindicação argentina na Cúpula de Países da América Latina e Caribe. O grande problema, segundo analistas, é o momento em que a presidente Cristina Kirchner resolveu levantar de novo a questão. Metida numa disputa com a imprensa e setores ruralistas, Cristina vive uma das mais graves crises políticas e econômicas de seu governo. Como alerta o ex-embaixador brasileiro em Buenos Aires José Botafogo Gonçalves, a iniciativa cheira à “velha estratégia de forjar um inimigo externo para ganhar popularidade”. E parece que hoje em dia, na América Latina, tanto melhor se esse inimigo for uma “potência imperialista” – como diz Chávez.

Posts relacionados

Comentários (52)| Comente!

52 Comentários Comente também
  • 26/02/2010 - 05:39
    Enviado por: ezequiel

    varios conflitos em varias regiões do mundo,oriente medio, as coreias, a china e suas vizinhas, e agora , aqui perto , as questões das malvinas,,,,,ninguem conhece a mente humana….
    tudo ao mesmo tempo,,,
    fora o aquecimento global,,chuvas fora do normal,deslizamentos por toda a parte , com vitimas,terremotos em varias parte do mundo, a poluição dos oceanos,,secas por toda a parte,,etc
    quanto tempo temos ainda para nos arrepender

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2010 - 20:15
    Enviado por: Ricardo Saraiva

    Desde o século 19, o Reino Unido tem a soberania das Malvinas. A população das Ilhas se considera inglesa e nem cogitam ter a Argentina palpitando por lá. Essa causa é perdida pelos Argentinos. E como o governo brasileiro adora defender causas perdidas, entrou em mais um vacilo na politica externa para se somar a outros como o apoio ao Zelaya, à ditadura do dinossauro dos irmãos Castro, apoio ao louco Ahmadinejad e aos desequilibrados neo-comunistas Hugo Chavez, Evo Morales e Rafael Correia. Que vergonha esse nosso Itamaratí…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/02/2010 - 18:50
      Enviado por: Wilson Mousinho

      Sem dúvida que, uma opinião deste tipo só pode ser daqueles que reproduzem o que a mídia internacional publica. Como por exemplo, William Bonner que, no Jornal Nacional, falou da visita de Lula à ”ilha dos irmãos Castros”. Pensamentos assim, são extremamente repugnáveis, pois representam aqueles que desejam que os países latino-americanos continuem subrodinados aos jogos dos países que comandam a política e a economia mundial.
      Este tipo de comentário é, sem dúvida, de pessoas que leêm apenas Isto É, Veja, Época, e assistem comentários de Miriam Leitão, Bóris Casoy, José Neumane Pinto e outros que nem merecem comentários.
      É bom você rebuscar a História dos Países latino-americanos para saber das lutas travadas contra o domínio das potências estrangeiras sobre o nosso continente. É bem melhor do que ficar reproduzindo ”palpites” daqueles que têm certeza de encontrar, ainda, pessoas que pensam como você. Infelizmente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2010 - 18:51
      Enviado por: Wilson Mousinho

      Sem dúvida que, uma opinião deste tipo só pode ser daqueles que reproduzem o que a mídia internacional e nacional publica. Como por exemplo, William Bonner que, no Jornal Nacional, falou da visita de Lula à ”ilha dos irmãos Castros”. Pensamentos assim, são extremamente repugnáveis, pois representam aqueles que desejam que os países latino-americanos continuem subrodinados aos jogos dos países que comandam a política e a economia mundial.
      Este tipo de comentário é, sem dúvida, de pessoas que leêm apenas Isto É, Veja, Época, e assistem comentários de Miriam Leitão, Bóris Casoy, José Neumane Pinto e outros que nem merecem comentários.
      É bom você rebuscar a História dos Países latino-americanos para saber das lutas travadas contra o domínio das potências estrangeiras sobre o nosso continente. É bem melhor do que ficar reproduzindo ”palpites” daqueles que têm certeza de encontrar, ainda, pessoas que pensam como você. Infelizmente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/02/2010 - 19:12
      Enviado por: Wilson Mousinho

      Sem dúvida que, uma opinião deste tipo só pode ser daqueles que reproduzem o que a mídia internacional e nacional publica. Como por exemplo, William Bonner que, no Jornal Nacional, falou da visita de Lula à ”ilha dos irmãos Castros”. Pensamentos assim, são extremamente repugnáveis, pois representam aqueles que desejam que os países latino-americanos continuem subordinados aos jogos dos países que comandam a política e a economia mundial.
      Este tipo de comentário é, sem dúvida, de pessoas que leêm apenas Isto É, Veja, Época, e assistem comentários de Miriam Leitão, Bóris Casoy, José Neumane Pinto e outros que nem merecem comentários.
      É bom você rebuscar a História dos Países latino-americanos para saber das lutas travadas contra o domínio das potências estrangeiras sobre o nosso continente. É bem melhor do que ficar reproduzindo ”palpites” daqueles que têm certeza de encontrar, ainda, pessoas que pensam como você. Infelizmente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/02/2010 - 07:26
      Enviado por: Olimpio

      Sr. Ricardo, corroboro com suas idéias em genero, numero e grau ! Tanto que nem escrevi comentário, preferindo elogiar o seu. Imagine o Itamaraty comandado por Marco Aurélio Garcia, que parece que será o caso. Apavorado, eu ?…..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/02/2010 - 11:02
    Enviado por: freddy hurtado toledo

    por uma questão de lógica as malvinas pertence a los hermanos pela proximidade do continente. não tem nem o que se discutir, acho até que as ilhas e um pedaço do pré-sal.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/03/2010 - 09:13
      Enviado por: Alejandro

      As Malvinas são Argentinas, OK!, porém a Ilha Martin Garcia que está a 3km da costa de Uruguai e a 46km da Argentina porque é da Argentina ?
      E se descobrirem gás ou petróleo nessa Ilha que acontece ?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/02/2010 - 12:31
    Enviado por: AQUINO CORREIA JAPIASSÚ

    Pareçe que certos lunáticos ainda não entendem o que se passa com o Itamarati. O Brasil apoia à Argentina, pelas Malvinas porque é necessário fortaleçer os elos com a AL e o Caribe contra os EUA. Em relação ao Irã, fica claro que o Brasil está para ampliar sua questão nuclear, e sobre a Nicarágua, está mostrando que não permitem que os EUA deêm suas cartas sozinhos. Falando de Neo-comunistas. Eles são contrapesos do Brasil. Só não vê quem não quer. O Brasil tem soft power.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/03/2010 - 18:28
      Enviado por: Simone

      UHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUAHHA!!!!
      Eu não acredito que hoje, tantos anos depois do Muro de Berlim, da PERESTROIKA, ainda apareçam NEO-COMUNISTAS!!! Agora só faltam os GEOCENTRISTAS voltarem. Muito, mas muito hilário mesmo!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/02/2010 - 13:42
    Enviado por: Eddie Sampaio

    As Falklands são inglesas. Malvinas é um apelido de mau gosto dado pelos argentinos. Não temos que ficar dando pitaco numa causa perdida. O lula fala essa besteirada toda por ignorância. Se os argumentos dele (distância) fossem coerentes, as guianas nunca poderiam ser francesa ou inglesa. Ponto, parágrafo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2010 - 20:39
      Enviado por: Rodrigo Brilhante

      Pelo menos a “Inglesa” já não é mais britânica. Tornou-se independente no século passado. Restando apenas a francesa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/02/2010 - 22:57
    Enviado por: ÁTOJR

    Então deixe-me entender melhor:Itaipú,Angra,Ponte Rio-Niteroi,Pro-alcool,Salto, Osório,aumento de produtividade,matriz de comunicações instalada,e apoio a Argentina na Guerra sobre as Falklands, tudo isso no tempo da tal DITABRANDA? Então a DITABRANDA ACERTOU MUITA COISA MESMO!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2010 - 20:41
      Enviado por: Rodrigo Brilhante

      Esqueceu de acrescentar à lista: Inflação, Proliferação de favelas, desaparecidos políticos, Enriquecimento ilícito, direitos individuais violados, etc.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 02:00
    Enviado por: paulo siqueira

    Sabe o que é isso, é pura falta do que fazer, o lulla passeou esses 8 anos com nosso dinheiro, só sujou nossa pouca reputação internacional, atrasou nosso país em 60 anos, temos uma população de mais de 50% vivendo no nivel abaixo da pobresa, ou seja na miseria, a saúde publica, capengando, a segurança publica socateada, as estradas federais, essas sem comentarios, um caos, as redes eletricas a beira de um colapso, só uma coisa boa o lulla e o pt fez bem, aumentou assustadoramente a corrupção e a roubalheira ,vide o caso recente do discarado do jose dirceu, depois de nos humilhar perante a comunidade internacional com os casos de cuba, venezuela,bolivia e o caso de onduras. Agora se mete no caso das malvinas, que ao meu ver é caso encerrado, as malvinas é e será do reino unido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 10:13
    Enviado por: Mauricio

    Acorda ai Itamaraty.
    Britain has got the full domain of these Islands!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 13:51
    Enviado por: Nelson

    O Brasil tem os piores indices do mundo. É o campeão mundial de tudo que não presta. E o campeão da corrupção. Os corruptos e ladrões são os mais descarados do mundo. O Banco Central e o judiciario do país apoiam a agiotagem dos bancos. O presidente apoia os ladrões e corruptos.Tem a MAIOR carga tributaria do mundo, e o MENOR retorno para a população desses impostos pagos, do mundo. No entanto, o analfa vive fingindo que está preocupado com o Haiti e Malvinas. O Haiti é aqui mesmo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 17:49
    Enviado por: Dario de Souza

    Se entendi bem, EUA nunca deveria ter deixado de ser colonia da Inglaterra; Canada idem; Brasil sob as asas de Portugal; Africa da Europa etc.
    Acordem. Voces que são a favor da Inglaterra o são como se comportam dentro de suas casas, residencias: ACOMODADOS, com certeza ! E muito provavelmente pobres, de origem igualmente pobre !

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 07:32
      Enviado por: Eddie Sampaio

      E ser colonia da argentininha… isso seria legal? As ilhas não são colonia… simplesmente pertencem à Inglaterra.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/03/2010 - 18:32
      Enviado por: Simone

      Oh, my God…Será que ignorância nesse nível dói????

      QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA, PODENDO VIVER NUM TERRITÓRIO INGLÊS, VAI QUERER VIVER SOB DOMÍNIO ARGENTINO?????????????????????????? Que tal oferecer essa chance de OURO à quem mora lá???

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/02/2010 - 20:36
    Enviado por: Rodrigo Brilhante

    Agora que descobriu petróleo por lá é que o RU não irá mais se desfazer de sua colônia. Ainda mais porque, depois de mais de um século de ocupação, sua população não se reconhece argentina. Como a ONU tem por diretriz a autodeterminação dos povos, o máximo que poderia acontecer seria um plebiscito na ilha, cujo resultado, provavelmente, não traria nenhuma mudança de status.
    RU ainda é o país com o maior número de colônias pelo globo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 20:40
    Enviado por: Luiz Fernando

    Os ingleses estão nas Malvinas desde muito antes do Brasil incorporar territórios ocupados durante a guerra do Paraguai. O interessante é que para defender os direitos humanos em Cuba o nosso presidente se faz de mudo, mas para falar bobagem sobre as Malvinas, ele tem voz…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2010 - 21:40
    Enviado por: danilo

    Pouca reputação internacional? rsrs. o Lula é reconhecido como um dos mais competentes estadistas mundiais, recebeu prêmio de estadista em Davos por tudo o que tem conseguido fazer como presidente. O país nunca esteve em tanta evidência internacional, vários especialistas confirmam a importância do Brasil na atual conjuntura mundial. Pouca reputação? nunca na história desse país o mundo acreditou tanto no Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/02/2010 - 23:39
      Enviado por: Luis Inacio

      Danilo, vc já esteve no exterior durante este período das trevas? O que mais se sabe é que cada vez mais as economias afluentes se aproveitam de nosso país(exportador de bens primários) e nosso presidente é saudado como ignorante deslumbrado. Acabar com a fome a FAO faz melhor que discurso, devolver as Malvinas a Corte Internacional de Haia pode fazê-lo se a Argentina tiver razão. Nossa carne recebe menos da metade do que é pago pela carne do Tião Maia (Nova Zelandia) pq o MST gera intranquilidade e eles sabem que são assaltantes e assassinos (ouvi isto de um comissário do MCE)e ele sabia mais que eu das ocupações irregulares e mortes de empregados e trabalhadores. Estadista…. vc conhece a Estrada Cuiabá Santarém? e a Transpantaneira? Estadista é ver a frente… prêmio para pavão é para fazer bons negócios para êles… vc sabia que muitas indústrias estão fechando em razão do real super-valorizado? que os juros do Brasil só perdem para os da Turquia? que a comissão pela compra de jatos da França vai para o seu estadista? avião americano é impossível dar “por fora”, existe leis extremamente severas; os suecos não tem a cultura de dar vantagens… daí sobrou este avião de quinta….estive no Irã e lá é uma ditadura cruel e o Khomeini qdo chegou ao poder foi saudado como “Estadista”.. ledo engano, instalou-se um governo déspota, cruel, corrupto, que só faz política e o país está indo para trás… E noBrasil? só política….estadista zela pelo seu povo e não pelos outros; no acidente da TAM onde morreram todos os passageiros, seu estadista veio confortar as famílias? Blumenau espera seu estadista e o dinheiro prometido até hoje; ainda há muita gente sem nada, estadista zela primeiro pelo seu povo e isto ele não faz e jamais fez. Evo Morales, os Krischner, Chaves, Lugo e Correia assaltaram os bens de empresas brasileiras e isto é ser estadista? Estadista é perdoar dividas de mais de 600milhões de dólares e deixar o povo morrer na fila do hospital e os aposentados à mingua? Sinto muito, o sr é desinformado; uma coisa é o que é publicado (comprado) nos jornais e outra é a dura realidade das negociações e aceitação do país como confiável. O brasileiro luta muito para se tornar confiável e ter reputação ilibada lá no exterior.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/03/2010 - 09:30
      Enviado por: Bianca

      Concordo contigo Danilo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/03/2010 - 03:21
      Enviado por: paulo siqueira

      Descupe-me sr. Danilo, mas parece que o sr. nunca saiu do brasil, lá fora somos chacotiados pela corrupção exagerada pelo governo do lulla e do pt, aqui no brasil morre por assassinato, mais pessoas por dia doque a guerra do iraque, isso por falta de investimento na segurança publica, os nossos hospitais mais parece um açougue, nosso sistema de saude publica é o pior do mundo, aqui somos 50% de miseravel, afinal, o sr. ja prestou a atençao nas rua das grandes cidades do nosso país onde é crescente o numero de pessoas que dorme no relento?e as crianças que sao obrigadas a se prostituir para ter o que comer, vide o nordeste,e os menores abandonados?o lulla preferiu dar milhoes para o mst doque fazer a reforma agraria, e o sr. pensa que isso é ser estadista? as condecoraçoes que ele recebeu lá fora algumas é por algum interesse como o interesse da frança em vender uns caças ultrapaçados, outras pode ser o pessoal do pt que pode ter inventado como inventou o docier contra o governador JOSE SERRA,na minha opiniao o governo do lulla e do pt vai ficar na historia como o mais corrupto. um governo nao se conhece por medalhas recebidas lá fora, se conhece por competencia, coisa que o lulla nao tem, alias ele nem gosta de ler.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/03/2010 - 09:33
    Enviado por: Nikacio Lemos

    CASO MALVINAS.
    Só faltava esse por parte desse governo
    Contraditório.
    COMPRAR BRIGA COM OS INGLÊS DE GRAÇA !?
    Pára com isso !!!!!
    Não precisamos de desagregação e Guerra e sim de Paz !!!!
    Esse I D I O T A do Marco Aurélio Garcia e esse Governo contraditório, demagogo, mentiroso, corrupto e
    oportunista do Lula ficam comprando
    briga aléia que não nos diz respeito!!!
    Uma coisa é certa, os
    Argentinos já + fariam isso por nós.
    Duvido que os Argentinos colocariam seu povo em Guerra para
    nos defender !!!
    Isso nunca fez e fará parte da cultura deles em relação ao
    Brasil.

    Nikaci lemos
    23 anos Universitário

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 13:22
    Enviado por: Fernando Sakugava

    Já que é para criar confusão, por que não reinvicamos as ilhas para nós?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 16:40
    Enviado por: Marcps

    Eddie Sampaio: ignorante é você. Os ingleses tomaram, isto é, usaram força militar para obterem as ilhas. Gente como você adora adular paises poderosos, ainda que decadentes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 16:44
    Enviado por: Marcos

    Nicasio(?)Lemos: quem é que está declarando guerra aos ingleses? Tem galinha que ouve o galo cantar não sabe onde…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 16:54
    Enviado por: Marcos

    Paulo Siqueira: suas idéias são mais capengas que o seu português.Talvez o sr. ficasse feliz se tivessemos enviado soldados ao Iraque para dar uma ajudinha aos americanos.. aí sim teríamos respeito (dos americanos)…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2010 - 00:15
      Enviado por: paulo siqueira

      Respeitar os americanos, com certeza lá nos estados unidos existe respeito a vida, a dignidade humana, lá sim é uma democracia de verdade, mandar nossos pobres soldados para o Iraque, pra que?os soldados americanos que estao no Iraque, sao bem nutridos, bem equipados, e os nossos nao tem comidas nos quarteis, o lulla mandou tirar para ter mais dinheiro para dar aos bandidos do mst, e para as ratazanas do pt, o sr. sr. marcos deve ser um deles ou se nao é estar cheio de vontade pra ser.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/03/2010 - 18:43
      Enviado por: Simone

      Nãooooooo…Devemos é dar abrigo aos narcotraficantes colombianos, assassinos condenados de pais de família como aquela desgraça do Batistti, dar guarida a terroristas e apoiar os tiranos nojentos de PARAÍSOS como Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Irã. Assim quem sabe viramos logo PÁRIAS e o mundo que presta nos associe a estes estados terroristas, né??? Por que o senhor não vai viver lá no Afeganistão, um país tão liberal e democrático????

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/03/2010 - 18:41
    Enviado por: COMANDANTE MELK

    Senhores,

    oque sucede é simples(Para um observador atento), o Brasil esta fazendo uso daquilo que todas as grandes potencias fazem, “JOGO GEOPOLITICO´´. A posição declarada do Brasil sobre o Irã, sobra as Malvinas, faz parte de esforços mais amplos para garantir um maior peso para o país nas instituições globais, isso é fato…

    A própria UNASUL é resultdado disso, esta nova comunidade caribe-A.Sul também, em todas as iniciativas o Brasil está indo a frente, foi assim no G 20 foi assim em Copenhagen, e no G8…Ao contrário do que podem pensar isto não está preso a governos, são projetos de estado e tendem a ser continuados no futuro.
    O Itamaraty não está dormindo assim como pensam alguns, nem tão pouco agindo por influências de ideologias, é o futuro do Brasil no Mundo que está sendo jogado.

    Como bem disse João Paulo Veiga, do Instituto para Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, “O Brasil está dizendo que somos um grande país, podemos falar com quem quisermos e não precisamos da intermediação ou aprovação dos EUA ou da ONU para estabelecer as relações que quisermos e seguir nossa própria agenda”, ele disse.

    E entenda-se por “agenda propria´´, a conquista de: NOVOS MERCADOS PARA NOSSAS INDUSTRIAS, VAGA PERMANENTE NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, ACESSO A TECNOLOGIAS(Em parcerias com quem nos interessar) NAS ÁREAS AERO-ESPACIAL, BELICA, QUIMICA, NUCLEAR E ETC E ETC…

    É assim que se move na geopolitica meus caros, é assim…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/03/2010 - 18:40
      Enviado por: Simone

      Isso. Deixa os EUA resolverem deixar de comprar nossas bugigangas e mudarem de fornecedor por UM MÊS pra vc ver onde vai parar essa postura de superpotência bananeira. Vc deve ser funcionário público, né? Porque qq ser humano SENSATO que dependa de um emprego para sustentar a família jamais teria coragem de escrever baboseiras deste gênero.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/03/2010 - 22:06
    Enviado por: Reuben Silvermman

    Brasília não comprou briga nenhuma com Londres. Esta briga já tem um vencedor e não precisa ser muito inteligente para saber quem é.
    O que Lula esta fazendo é uma estratégia para ganhar força entre os irmãos do mercosul.
    Downing Street não cedeu Gibraltar à Espanha e não vai ceder Falklands aos nossos vizinhos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/03/2010 - 09:55
    Enviado por: Esteban crustille

    Lula da Silva, un oportunista que se promueve con la intención de ganar el Premio Nobel de la Paz
    El interés de Lula es que aparezca más que sus colegas presidentes?
    Para Lula quiere destacar más que sus colegas de la región?
    Es porque quiere ganar el Nobel de la Paz?
    Lula da Silva, una oportunidad que promueve la alta!
    Para nosotros, Lula da Silva es un demagogo y oportunista mentiroso.
    Esteban crsutille
    Córdoba/Argentina

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/03/2010 - 14:54
    Enviado por: Ceguinho

    Malvinas – um rabinho do colonialismo britânico – mas cheio de petróleo
    02/28/2010
    http://port.pravda.ru/news/mundo/28-02-2010/29024-malvinas-0
    http://port.pravda.ru/news/mundo/29024-1/
    http://port.pravda.ru/news/mundo/29024-2/

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/03/2010 - 17:49
    Enviado por: JUBANOSKI

    Aquecimento global, terremotos, enchentes,, etc. será que muitas fronteiras e territórios não mudarão de nome ou mãos dentro de alguns anos?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/03/2010 - 21:35
    Enviado por: Esteban crustille

    Lula apoya a los dictadores de Irán, Venezuela y Cuba, porque Lula describe a sí mismo con ellos.
    Lula es un demócrata y contradictorias mentiroso !
    Un saludo

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2010 - 00:05
      Enviado por: paulo siqueira

      Caro sr. como sua ideia é igual a minha e de milhares de brasileiros inconformado com esse desgoverno corrupto, e acima de tudo mentiroso e incompetente, agradeço muito pela sua ideia que vai somar a nossa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/03/2010 - 18:37
      Enviado por: Simone

      Si!!!!!! De acuerdo!!!! Lulla es un ladrón e peor cancer del Brasil!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/03/2010 - 00:01
    Enviado por: paulo siqueira

    As façanhas do lulla ja corre o mundo, quem foi que disse que esse incompetente e mentiros é estadista? estadista de que, só se for da corrupçao.Mas, bobo da corte, isso sim ele é e dos bons.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2010 - 11:07
    Enviado por: Milzo

    Concordo com os 2 lados. O Brasil e a Argentina não devem tentar pegar dos ingleses o que foi conquistado por eles, por questões óbvias. A Inglaterra com 1 único navio devastaria todos os países da América do Sul. Com o nível intelectual encontrado aqui e nos vizinhos, vê-se logo que é um povo que não enxerga o futuro e provavelmente matariam seus próprios nacionais para defender por exemplo a não criação da bomba atômica. Por outro lado, também concordo que deveríamos sim lutar pelo direito da ilha pelos argentinos assim como os EUA, que jamais permitiram que Cuba fosse dominado por qualquer país, por questões estratégicas, porque o povinho daqui não enxerga o futuro e não sabe que no futuro, tudo pode se resumir em força em último caso. Enganam-se os tolos que no mundo de hoje tudo se resolve pela força como no Iraque, a inteligência dos países do 1º mundo é subestimada, 1º eles tentam ganhar dos submissos pela crença ou doutrina, senão o Iraque é exemplo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2010 - 13:13
    Enviado por: Bruno Berlanda

    O apoio à iniciativa externa da Argentina, por parte do Brasil, é coerente tanto com o discurso oficial quanto com a estratégia de inserção e aprofundamento dos laços regionais. No entanto, muitas vezes a justificativa torna-se falaciosa. Justificar a soberania sobre um território apenas pela proximidade é cuspir na história e em tudo que foi feito das Grandes Navegações para cá. Uma diplomacia intelectual como é a brasileira pode oferecer mais subsídios para o presidente Lula falar coisas mais interessantes.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/03/2010 - 18:36
      Enviado por: Simone

      Concordo, é coerente com todo o amontoado de CRETINICES que caracteriza a política externa bananeira na Idade das Trevas, ou Anos Lulla.
      Tenha santa paciência, essa porcaria é da Inglaterra, MORAM CIDADÃOS INGLESES ALI DESDE O SÉCULO XVIII, e a coerência é apoiar a INVASÃO da ilha pelos argentinos????
      Vá morar em Cuba, no Irã, no Turcomenistão, na Venezuela, seus petralhas vendidos. Lá vai ter um BOLSA-PAPEL HIGIÊNICO pra vcs.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/03/2010 - 14:56
    Enviado por: Lula o entreguista

    Caro senor Reuben Silvermman

    Essa questão de Lula absorver problemas alheios é visto como estratégia ?
    Por favor, senhor, não subestime a inteligência das pessoas.
    É claro e evidente que o manifesto de Lula e não do Brasil em apoiar Argentina é uma jogada para promoção de Lula .
    Com essa atitude idiota e premeditada, Lula quer mostra que estar do lado do mais fraco e com isso é um solidário para com quem precisa.
    Na pratica, uma atitude demagogo e oportunista para se aparecer mais uma vez para o mundo e tentar ganhar pontos no intuito de ser cogitado para o Premio Nobel da paz.
    Em relação aos ganhar forças entre os Irmão do MERCOSUL, mas uma visão equivocada.
    Caro senhor, nosso vizinhos do MERCOSUL na pratica só querem é ns ferrar porque para eles somos visto como imperialista(inimigos) .
    Ou será que você acha mesmo que nossos vizinhos nos apoiariam em campo no caso de Guerra ?
    Perguntinha : Lembra do caso da Petrobras na Bolívia onde Evo Morales presidente da Bolívia tomou no grito e na força a Petrobras e Lula ficou calado com o rabo entre as pernas ?
    Lembra também a questão do Gás onde o boliviano exigiu que Lula alterasse o contrato para favorecer a Bolívia ?
    Pois é amigo, nessa briga os nosso vizinhos da Venezuela, Equador e Argentina se prontificaram e foram apoiar quem ?, Quem? O boliviano é claro.
    Portanto amigo, saiba que nesse continente somos os únicos que fala português e somos vistos por eles como imperialistas e eles tem muita inveja do Brasil e na pratica só querem tirar vantagem de nós .
    Lembra o que o presidente do Paraguai fez ?
    Ele exigiu que Lula alterasse o contato sobre os direitos do Brasil em relação a Itaipu e assim foi feito, Lula ficou com rabinho entre as pernas e atendeu outro vizinho tirando do Brasil para favorecê-lo .
    É amigo , nosso vizinhos observaram que tinham no Brasil um presidente que seria covarde e ao mesmo tempo aliado deles para favorecê-los .
    Lula para atender as exigências de nossos vizinhos, rasgou contratos do tempo do regime militar que resguardava direitos e soberania do Brasil .
    E assinou outros contratos favorecendo nossos vizinhos.
    Esse é o Lula que tira do Brasil para se promover .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2010 - 17:06
    Enviado por: Reuben Silvermman

    O presidente Lula apesar de todas as críticas,se sai muito melhor que os Kirchener,Chaves,Uribe…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/03/2010 - 12:18
    Enviado por: Fabrício

    A mensagem vai para o senhor Botafago: não foi a presidente argentina quem definiu o momento para “inventar” um inimigo externo. Lembre-se que tudo começou com o início da exploração de petróleo por companhia britânica nos mares do atlântico sul. Parece-me pouco sério o comentário do ex-embaixador, pelo menos da forma descontextualizada como foi editado pela reportagem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/03/2010 - 14:05
    Enviado por: San

    Quando nascemos fomos programados. A receber o que vocês. Nos empurraram com os enlatados. Dos U.S.A., de nove as seis. Desde pequenos nós comemos lixo …
    Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.
    Nunca a nova ordem mundial.hehehehe

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/03/2010 - 18:49
      Enviado por: Simone

      Nossa, esse sofreu lobotomia mesmo. Não tem mais conserto. Não há hospício que dê jeito. Tem que ir morar na Venezuela.

      responder este comentário denunciar abuso

Arquivos

TODOS OS BLOGS DO ESTADÃO